Azul pede autorização para operar em Londrina

Denis Carvalho 10 · outubro · 2011

A Azul pediu autorização à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para a inclusão da cidade de Londrina em sua malha. Se aprovada, a companhia passará a oferecer três voos diários entre a cidade paranaense e o aeroporto de Viracopos, em Campinas. Hoje, a Azul voa para Curitiba, Maringá e Foz do Iguaçu.

O pedido foi feito para operar três freqüências diárias de segunda a sexta-feira e duas aos fins de semana. O início dos voos está previsto para 1º de fevereiro de 2012, com os jatos Embraer 190/195. Os horários de saída no trecho Campinas – Londrina seriam 9h17, 17h42 e 21h54, enquanto do Paraná os voos partiriam às 6h05,11 horas e19h20.

A partir do Aeroporto de Viracopos, o cliente poderá fazer conexões para cidades brasileiras, como: Rio de Janeiro, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Belo Horizonte, Belém, Fortaleza, Ilhéus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Uberaba, Brasília, entre outras. Em algumas, será possível ir e voltar no mesmo dia, o que dá mais comodidade para viajar a negócios, por exemplo.

Conhecida como a “capital do café”, Londrina é a segunda cidade mais populosa do Paraná e é um importante pólo de desenvolvimento regional e nacional, composta de comércio, serviços e agroindústrias.

Com informações da Azul

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Eduardo

    BOA!!!

  • Kelen

    Era a notícia que eu precisava!!! em 2012 vou mudar para Londrina, e adoro voar pela azul (principalmente rota campinas-poa, que agora terá incluída Londrina. Tomara que seja aprovada mesmo!!! Me atenderá perfeitamente! Gol e Tam só possuem vôos com escalas demoradas, em Curitiba principalmente, e Trip só tem 1 vôo diário (e não todos os dias). Só vai faltar incluir Santa Maria-RS na rota da Azul (minha terra Natal), aí meu circuito estará completo. hehehe

    Valeu pela notícia MD!!!!

    • dunga

      vem pra londrina fazer o que?

  • Luis Eduardo Araujo

    muito boa essa informação, falta promoções de companhias áreas em londrina, porque para voos diretos tem mais a maioria dos passageiros vão para regiões que não tem voo direto, agora londrina vai contar com 5 companhias.

  • Brum

    Pena que a Azul vai cobrar uma fortuna (como de costume) pra viajar neste trecho.

    Essa cia aérea fez tanto estardalhaço quando começou a operar no Brasil, se dizendo cia low-cost e hoje suas tarifas conseguem ser MAIS CARAS do que as da TAM e Avianca.

    #Triste

    • Pedro Zinn Hensel Nu

      Muito pertinente teu comentário. Muito merchandising e pouca efetividade

    • jose moraes

      As tarifas estão altas devido a boa taxa de ocupação dos võos. Boa sorte para azul com estes vòos diretos.

    • Igor – Poa

      A simples e mais pura verdade!

  • Ricardo

    A cidade já é bem servida por 4 companhias (Gol, Tam, Trip e Passaredo) mas nada melhor do que mais uma para entrar nesta disputa. O passageiro só tem a ganhar. Que venha a Azul!

  • A concorrência é boa sim, mas já são 5 empresas aéreas operando em Londrina… E com vários horários diários.

    Enquanto isso, outras cidades continuam sem operação regular de uma única empresa. É o caso de Votuporanga, localizada em uma região extremamente interessante do estado de SP, que tem um aeroporto com boas condições e fica próxima de diversas cidades médias de SP, MG e MS (Fernandópolis, Jales, Santa Fé do Sul, Aparecida do Taboado, Paranaíba e outras), mas distribui seus passageiros entre Rio Preto e Araçatuba, pois ninguém enxerga o potencial do local.

    Só depois que uma empresa passa a operar é que aparecem outras para dividirem a fatia de passageiros.. Vai entender.

    • Roger de Paula

      Desculpe falar, mas não dá pra comparar Londrina com Votuporanga. Londrina é a segunda maior cidade do Estado paranaense, com mais 600 mil habitantes quando se conta a cidade de Cambé. É polo da agroindustria, comercio e, principalmente, de outras universidades. Já Votuporanga é uma cidade muito menor, com importância tanto quanto outras de igual porte da mesma região, sendo muito proxima e se apoiando na cidade São José do Rio Preto, principal cidade do Noroeste Paulista. Vai demorar muito para ter uma demanda de passageiros que incentivem novas empresas áreas a se fixarem na região, se isso acontecer algum dia, claro.

  • bruno

    Pois é! A azul expandindo suas rotas e tal…ate q gostei dessa ideia dela de ter esse novo voo pra londrina…mas na vdd queria saber sobre chapecó…MD vcs sabem algo sobre isso se tem alguma data especifica pra azul ter voos em chapecó?? Parabens pelo site!! to sempre ligado

  • Vlander V Signoretti

    AZUL, estamos esperando uma promoção, ao menos um código promocional, assim, aqui em Manaus, não tenho outra opção e vou de GOL, TRIP e até de TAM pela metado do preço.

  • jose moraes

    Bom este canal de comunicação de voçês. Legal.

  • João

    Parabéns para Londrina, ganhou 3 voos da Azul de uma só vez!

    Só falta colocaram pelo menos mais um voo em Foz! Aquele único voo no meio da tarde não ajuda muito, e nunca tem tarifas boas. O bom é que TAM, Gol e Webjet tem mais horários e preços melhores, mas a Azul é a Azul né!

  • Eloisa Pessoa

    Será que essa ladainha acaba?!?!

    Faz um tempão que a lenda da Azul vir pra Londrina existe…espero que se confirme…

    Agora que o aeroporto está passando por reformas pra aumento da pista, espero que mais empresas se instalem na cidade, que tem estrutura para comportar mais voos diários, por mais empresas…

  • Pingback: Companhia aérea Azul quer operar em Londrina « Paçoca com Cebola()

  • Edna

    achei otimo…concorrência é boa…mas acho que Viracopos já tem vários voos…gostaria que Cuiabá fosse incluido como saída para esses destinos.

  • luciano

    por que a azul nao faz voos direto de juiz de fora para belo horizonte, para de la distribuir os voos para outros destinos, fica muito mais caro ir para campinas, ajuda ai azul pensem nisto.

  • Igor – Poa

    A Azul se perdeu na tabela de preços a muito tempo.E hoje tem preços exorbitantes bem maiores que os da TAM em alguns trechos e única diferença de serviço entre as duas é as poltronas.

    Além que de a Azul tem um péssimo programa de pontos.O Smiles e o Fidelidade dão show neste quesito.

    Outro dia vi Porto Alegre – Navegantes R$ 400,00 na Azul isso é uma loucura, na GOL estava R$ 149,00 e TAM R$ 89,00!!!É lógico que usaria TAM mesmo com conexão!

    Sei lá o que a empresa está pensando com estes preços.

  • luciano

    eu tambem nao entendo o que a azul linhas aereas pretende com esses preços altissimos, talves eles digam: empresa com avioes novos, pontualidade, servico de primeira, mas isso nao justifica um exemplo é pagar R$ 219,00 BSB-RIO, e ainda com conexão sendo que na GOL ou mesmo na TAM voce paga R$ 79,00 e voo direto, so mesmo quem ta rasgando dinheiro para voar na AZUL, acho que a AZUL não esta pensando na classe media e somente na classe media alta e aqui em Brasilia talvez a AZUL quer que so os POLITICOS voem.

  • Heinz Backer

    nunca vi preço vantajoso na Azul saindo de Ctba.

  • Heinz Backer

    A terceira maior cidade do Sul merece um aeroporto melhor e com mais voos ainda. Uma pena Londrina ter ficado abandona pelos governantes.

  • luciano

    nada a ver seu comentario, dizendo que as tarifas estão alto devido a taxa de ocupação, isso é politica da empresa

  • luck

    Concordo, no começo as tarifas da AZUL incomodaram e muito as outras companhias, hoje chega a ser o dobro ou o triplo, nem perco mais meu tempo entrando no site deles. Aliás nem sei se vendem alguma coisa lá.

  • Roger,

    Apesar de Votuporanga estar quase no mesmo porte das demais cidades vizinhas, tem cerca de 90 mil habitantes, seria o aeroporto mais próximo para mais de 300 mil pessoas.

    Outra coisa é que, segundo pesquisas feitas na região, cerca de metade do movimento dos aeroportos de Rio Preto e Araçatuba são de passageiros que vem de cidades mais próximas a Votuporanga do que das anteriores.

    Tem ainda a questão da divisão de passageiros. Se Londrina tem 600 mil habitantes, divididos entre 5 empresas, se o mercado fosse dividido igualitariamente seria 120 mil para cada. Como não é, tem empresa que explora uma fatia menor do que isso.

    E quando falo em Votuporanga, e não em Fernandópolis (um pouco menor), é simplesmente pela estrutura do aeroporto, que é o melhor da região. Em 1995 já recebia vôos charter de Fokker 100, tem capacidade para operar com Boeings da Gol, Embraer ou ATR da Azul ou da TRIP, Airbus da TAM e da Avianca, e aeronaves menores como os Embraer da Passaredo, que aliás opera em Catalão, uma região até menos populosa.

  • NÃO GENERALIZE, A TRIP TEM UM VOO DIÁRIO DIRETO PARA CAMPINAS COM UM ERJ-190 PARTINDO DE LONDRINA A 99,00, SE A AZUL QUISER SE MANTER EM LONDRINA VAI TER QUE SE ESFORÇAR.

  • LONDRINA NÃO TEM SÓ 600 MIL HABITANTES, E O AEROPORTO NÃO É SÓ PARA ELES, LONDRINA TEM 850.000 HABITANTES COM REGIÃO METROPOLITANA E É SEDE DE 64 MUNICIPIOS MENORES QUE USAM NOSSO AEROPORTO, A POPULAÇÃO QUE USA O AEROPORTO DE LONDRINA É DE MAIS DE 3 MILHÕES DE PESSOAS.

  • A TRIP JÁ INAUGUROU O VÔO LONDRINA CHAPECÓ.

  • EU NÃO ENTENDO AS COMPANHIAS AÉREAS, ENTRE A REGIÃO METROPOLITANA DE LONDRINA,MARINGÁ,JOINVILLE E FLORIANÓPOLIS, NELAS HABITAM MAIS DE 3 MILHÕES MILHÕES DE HABITANTES SEM CONTAR AS CIDADES VIZINHAS DESTAS CIDADES QUE NÃO FAZEM PARTE DAS REGIÕES METROPOLITANAS. NÃO EXISTE UM VOO SE QUER LIGANDO ESTAS CIDADES.

  • ALTAMIRO

    Quero conhecer meu país nada contar os outros , daí temos que fazer promoções de passagens constantes em voos nacionais.
    Obrigado

  • Pingback: Azul já vende passagens para Londrina por R$59,90()

  • Lucas

    25% da ocupação total da Aeronave tem preços mais em conta, agora não adianta ir uma semana antes que o voo já está com mais de 25% de ocupação que a tarifa já aumentou e está no preço do mercado, isso é em todas as cias, quando mais lotado o voo mais caro fica, tem que comprar com antecedência de 30 a 45 dias antes do voo.

  • Rogerio

    A Azul poderia operar pelo menos um voo diário direto de Londrina para Navegantes, Joinville ou Florianópolis, enfim pelo menos um voo diário para o litoral norte de SC. É uma rota promissora, tenha base pela lotação dos ônibus que fazem esse trajeto, ou dos passageiros que vão de ônibus de SC até Curitiba, para de lá embarcar num avião para Londrina. Os voos operados nesse trecho atualmente são muito caros e demorados, com longas escalas.. Ah claro, as tarifas tem que ser atrativas! Fica a dica Azul!