Azul Linhas Aéreas compra Trip Linhas Aéreas

Leonardo Marques 27 · maio · 2012

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Segundo a Folha de São Paulo, a Azul e Trip anunciarão amanhã uma fusão, ou compra da Trip pela Azul. Com o acordo a Azul terá 80% dessa nova empresa e a Trip 20%. A nova empresa irá operar apenas com o nome Azul.

Nós sempre comentamos que esse acordo fazia todo sentido, afinal as duas empresas têm muitas semelhanças, mas ninguém esperava que isso já fosse acontecer agora.

Juntas as duas empresas terão 15% do mercado e irão atender mais de 100 destinos nacionais (para você ter uma idéia, a TAM voa para 45 destinos no Brasil). Em termos de número de passageiros transportados, até o meio do ano essa nova empresa deve ter aproximadamente metade do tamanho da GOL, porém com uma malha que atende um número muito maior de destinos.

A Azul é hoje a terceira maior empresa aérea brasileira, voando para mais de 50 destinos e com uma frota de 53 aviões, sendo parte Embraer 190/195 e parte ATR. Já a Trip, voa para 88 destinos e tem uma frota de 58 aviões que são dos mesmos modelos utilizados pela Azul. Até o final de 2012 essa “nova Azul” deve ter uma frota muito próxima a frota da GOL, 135 aviões.

Mais concentração é sempre ruim para um mercado que já tem poucas empresas, porém esse movimento de fusões de empresas aéreas tem acontecido no mundo todo e podemos dizer que é um caminho natural. É importante a gente lembrar que a Trip se unindo à Azul cria uma terceira força mais capaz de concorrer com TAM e GOL. Caso a Trip tivesse se juntado à TAM teríamos um desequilibrio bem maior.

Com essa fusão teremos basicamente 4 grupos de empresas aéreas no Brasil.

TAM (TAM + Pantanal)   39,89%

GOL (GOL + Webjet + Passaredo*)   40,77% (34,81% + 5,31% + 0,65%)

Azul (Azul + Trip)   14,23% (9,94% + 4,29%)

Avianca   4,98%

* A Passaredo não é uma empresa da GOL, mas as duas empresas estão cada dia mais parceiras e a Passaredo tem até um contrato e parceria de interline exclusivo com a GOL.

A soma de todas as demais empresas aéreas representa apenas 0,12% de todo o mercado.

Mais informações nesse link.

Com dica dos leitores Leonardo Santana, Vitor Toffoli, Leonardo Santana, Rodolpho Farias e Cairo Gontijo.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos