Azul Linhas Aéreas compra Trip Linhas Aéreas

Leonardo Marques 27 · maio · 2012

Segundo a Folha de São Paulo, a Azul e Trip anunciarão amanhã uma fusão, ou compra da Trip pela Azul. Com o acordo a Azul terá 80% dessa nova empresa e a Trip 20%. A nova empresa irá operar apenas com o nome Azul.

Nós sempre comentamos que esse acordo fazia todo sentido, afinal as duas empresas têm muitas semelhanças, mas ninguém esperava que isso já fosse acontecer agora.

Juntas as duas empresas terão 15% do mercado e irão atender mais de 100 destinos nacionais (para você ter uma idéia, a TAM voa para 45 destinos no Brasil). Em termos de número de passageiros transportados, até o meio do ano essa nova empresa deve ter aproximadamente metade do tamanho da GOL, porém com uma malha que atende um número muito maior de destinos.

A Azul é hoje a terceira maior empresa aérea brasileira, voando para mais de 50 destinos e com uma frota de 53 aviões, sendo parte Embraer 190/195 e parte ATR. Já a Trip, voa para 88 destinos e tem uma frota de 58 aviões que são dos mesmos modelos utilizados pela Azul. Até o final de 2012 essa “nova Azul” deve ter uma frota muito próxima a frota da GOL, 135 aviões.

Mais concentração é sempre ruim para um mercado que já tem poucas empresas, porém esse movimento de fusões de empresas aéreas tem acontecido no mundo todo e podemos dizer que é um caminho natural. É importante a gente lembrar que a Trip se unindo à Azul cria uma terceira força mais capaz de concorrer com TAM e GOL. Caso a Trip tivesse se juntado à TAM teríamos um desequilibrio bem maior.

Com essa fusão teremos basicamente 4 grupos de empresas aéreas no Brasil.

TAM (TAM + Pantanal)   39,89%

GOL (GOL + Webjet + Passaredo*)   40,77% (34,81% + 5,31% + 0,65%)

Azul (Azul + Trip)   14,23% (9,94% + 4,29%)

Avianca   4,98%

* A Passaredo não é uma empresa da GOL, mas as duas empresas estão cada dia mais parceiras e a Passaredo tem até um contrato e parceria de interline exclusivo com a GOL.

A soma de todas as demais empresas aéreas representa apenas 0,12% de todo o mercado.

Mais informações nesse link.

Com dica dos leitores Leonardo Santana, Vitor Toffoli, Leonardo Santana, Rodolpho Farias e Cairo Gontijo.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • LG

    Antes a Azul comprar a Trip que a TAM fazê-lo.

  • titobosco

    Vixii agora sim acabou a concorrencia… Adeus bons preços regionais. Avianca cadê você???

    Ganhamos em aumento de malha aerea, mas perdemos em disputa de preços. Se os mesmos forem praticados com o selo da riqueza da AZUL, nossas viagens intrarregionais voltarão a ser de ônibus.

  • Tarcísio Mede

    Ao menos para aqui (Recife), isso não fará taaaanta diferença. A Trip pelo que eu vi é uma empresa que concentra muito seus vôos nos trechos regionais e já tem uns preços salgados quanto a Azul. Acredito que os preços dos vôos entre capitais não irá se modificar substancialmente…

  • Ivan

    será que daremos adeus às promoções? =/

    • Thiago Castro

      Q promoções??

      • Ivan

        rapaz, ja viajei 6 vezes pela trip, sempre em promoções. juiz de fora – rio, rio – bh, bh – cks, são trechos regionais, mais caros, mas sempe tem promoções. O trecho do rio pra jf se comprar com antecedencia, sai a 49,90.

  • Carlos

    Eu posso imaginar que no futuro,não terá muitas promoções novamente na TRIP ou AZUL.Gostei de os dois!

  • A Veja também já noticiou isso http://veja.abril.com.br/noticia/economia/azul-an

    E quero ver o pessoal aqui comentar, adoro os comentários contra e a favor!!!!

  • Leonardo Ibiapina

    Tem dinheiro da LATAM nesse negócio?

    • Rodolfo Leyton

      LATAM? :S a Tam e Lan não tem nada a ver com isso.

  • Isso é ruim pois a Trip oferece preços e condições muito melhores que a Azul. Se for nivelar pelo preço da Azul quem sairá no prejuízo serão os consumidores.

  • Patricia Pato

    E cada vez vai dminuindo a competitividade.

  • Diego

    Caramba… Isso é péssimo! O consumidor sai perdendo, e MUITO!

    A azul tem preço abusivo nos voos em bons horários (primeiro e último voo do dia) e principalmente nos voos de sexta e segunda feira..

    Os preços da Azul só são competitivos para os voos as 14:30 da tarde de quarta feira.

  • William Boscardini

    Dá-lhe, Azul! Agora teremos 3 grandes cias!

    Esperamos o Passaporte Azul de volta!

  • Jorge Moacir

    Do jeito que está se desenhando o cenário da aviação nacional, a empresa Azul vai acabar monopolizando o setor. Esta empresa quando entrou no mercado brasileiro prometeu valores acessíveis para que todas camadas sociais pudessem viajar de avião, e agora após 3 anos de Brasil, está no seu 4º incompleto, faz exatamente o contrário. Estas fusões que estão ocorrendo no setor aeronáutico são ruins para todos nós que utilizamos este meio de transporte, e vai acabar acontecendo como era antes, quando não havia concorrência o preços eram exorbitantes. Mas infelizmente estamos no Brasil, onde as autoridades competentes fazem vistas grossa para o que vai acontecer após.

    • Fernando Costa

      Embora para NÓS passageiros, seja pessimo qualquer tipo concentração de mercado proveniente das fusoes, cada vez mais surgem esse tipo de negociação no resto do mundo, não sendo "exclusividade", nem "vista grossa" das nossas autoridades…Claro q é pessimo haver concentração de mercado, mas neste caso foi dos males o menor: vc prefere ver a Azul comprando a TRIP ou ver a TAM fazendo isso???

  • Marcos Cantero

    Espero que não desapareçam com as promoções, principalmente em destinos regionais onde não se costuma ter muita concorrência e os preços acabam sendo mais elevados.

  • Marcelo

    Lamentave!!! Mais um fator para nos habituarmos a pagar mais caro por uma passagem aerea! Parabens mais uma vez Agencinha reguladora do bolso dos empresários aéreos! Parabens mais uma vez! I

  • Jorge Moacir

    INFELIZMENTE isto é o nosso Brasil, quando uma empresa pequena começa a incomodar as grandes,as grandes logo a compram

    • Thiago Castro

      Mas tudo é culpa do Brasil?? Não seria "culpa" do mercado aeronáutico no mundo?? Se a Trip quisesse era só dizer não e ia continuar operando numa boa. Se aceitaram foi pq foi bom pra eles. É o mercado, fazer oq?

  • Muitas pessoas acreditam que um numero maior de companhias aéreas gera concorrência e fatalmente, bons preços para o consumidor. O que esquecem é que neste caso estamos falando de empresas que não concorrem em grande parte das suas malhas (leiam destinos) e que esta fusão será sim um excelente negócio para as empresas – que quando estiverem juntas poderão diminuir a frota e staff – e também para muitos passageiros, que terão mais opções de conexões, especialmente para voos regionais.

    Sobre preços, é bom lembrar que para quem planeja com antecedência, não há do que reclamar… A TAM, Gol e Azul têm feito promos praticamente mensais, tanto nos preços quanto com milhas. Naturalmente, nos trechos onde a demanda é maior do que assentos, onde não há concorrência ou nos trechos premium, como a ponte aérea, o preço sempre será mais elevado.

  • Leonardo Ibiapina

    Estive vendo o mapa de rotas da Trip se não vai mais ter aliança com TAM a Azul vai ter que repensar os voos com origem e para Brasília como Hub aproveitando os horários que a Trip já tem.

    • titobosco

      Ate mesmo pq a TAM trabalha com a Trip em codeshare. passagens para Lençois (Ba) mesmo a TAM oferece, mas via Trip, assim como Vit da Conquista.

      • Victor

        E para Fernando de Noronha também.

  • Cristiano

    Quero ver quem vai comprar a AVIANCA… Não vai demorar muito.. e uma delas irá comprar a operação brasileira da Avianca!

    Mercado se resumindo à apenas 3 grandes empresas (TAM, GOL e AZUL) é ruim!!

    Não que eu morra de amor pela TRIP, aliás nunca voei por esta empresa. Preços salgados.. sempre a concorrência oferecendo preços mais justos.

    • Thiago Castro

      Duvido que alguém compre a Avianca no Brasil. Ela tem uma matriz grande dando base e o mercado brasileiro é rentável.

      • Thiago

        Uma concepção errada muito comum é achar que a Avianca tem uma "matriz" colombiana e uma "filial" brasileira. Não foi a Avianca que comprou a Oceanair, mas o controlador da Oceanair que comprou a Avianca colombiana e uniformizou nome e pintura.

        Ambas (E várias outras linhas aéreas!) são de um grupo da área de O&G, que além disso possui companhias de energia, exploração de petróleo, outras linhas aéreas, estaleiros… E praticamente todas as suas operações são altamente lucrativas.

        • Thiago Castro

          Mais um motivo para a Avianca não ser vendida para quem quer que seja.

    • Guilherme Ortale

      A Avianca tem que se mexer mais rápido, aposentar de vez todos os Fokker 100 e aumentar o ritmo de expansão de rotas senão vai ficar pra trás e isso não é bom, se tiver 2 médias fortes, o mercado será mais competitivo frente as outras 2 grandes.

  • julio

    Entao agora a Azul vai entrar em CGH e GRU, nao é?!?! Será que vai derrubar a gol e a tam nos precos nestes aeroportos?

    • Thiago Castro

      É essa a pergunta q eu me faço!!! Até hoje não voei de Azul pq é inviável ir até Campinas com Congonhas aqui do lado. Espero que a TRIPAZUL tenha maior presença em Congonhas!!!!

      • Daniel

        TRIPAZUL ?????? Bom nome… rsrsrs (Cacofania: Tripa Azul kkk).

        .

        .

        Somente lamento que cada vez mais com os monopólios, damos adeus a concorrencia. Os preços sobem, não há promoções e o salário ohhhhhhhhhh!!!!!!!!!

    • Born to Fly

      Como será que ficarão os funcionários da TRIP nessa história?

      • Thiago

        Imagino que os funcionários da Trip ficarão bem, já que o ritmo de contratações da Azul é altíssimo e ela só tende a crescer ainda mais.

  • Thiago Castro

    Como se a Trip tivesse preço em conta. Pra mim acho que deu no mesmo. Pra mim, a melhor notícia que a Azul poderia me dar era passar a voar de Congonhas. Alguém sabe se a Trip voava (voa) de lá?

    • Sarah Moyses

      A Trip não voa CGH.

    • Jubran

      A Trip voa congonhas sim e Guarulhos também… vamos ver quais voos vão ocupar os slots de lá né…

  • Thiago Hudson

    Há seus prós e seus contras. Aqui mesmo no MD foi publicado a noticia que a Azul ira operar em Sinop-MT na linha Sinop-Cuiaba. Isso era uma Otima noticia ,pois ate então somente a Trip fazia esse trecho. Era a chance de termos bons preços. Ja com essa fusão nao acredito que isso vá ocorrer, uma pena.

    • Thiago

      A Azul nunca entra pra competir em preços. O foco dela, assim como o da Avianca, é o viajante que paga um pouco mais (E, principalmente até, a empresa que paga um pouco mais pro funcionário viajar por ela!) em nome de conforto, tratamento digno e o melhor serviço.

    • Dirlei Carvalho

      Pois é Thiago Hudson, acho que meu sonho de ter mais opções em Sinop foi por água abaixo…

  • Leandro

    Espero que isso não se concretize pois sou funcionário da trip e não quero ir para a azul pois a trip e uma mãe

    • Alex Freitas

      Isso acontece em qualquer mercado capitalista, é uma via de mão única, não é possível pegar retorno.

  • Alexandre

    Se continuar assim vamos igualar a bolivia, venezuela, colombia e ter 1 ou 2 companhais aereas voando dentro do país.Lamentavel!

  • Alex Freitas

    Será que a AZUL manterá as operações no Aeroporto de Guarulhos ?

  • Victor N

    Gente, mas vcs falam como se a Azul fosse uma companhia de luxo e com preços altíssimos. Vôo muito de Azul aqui em Brasília e acho os preços muito bons, incluíndo as aeronaves. Talvez essa fusão seja boa pois recentemente a TRIP entrou pro GDS e agora a Azul deverá entrar junto com ela. O Brasil ainda é muito precário de empresas com fusões e parcerias… Aqui tudo é muito segmentado e com preços altíssimos. Pelo lado ecônomico a fusão pode ser ruim, mad pelo lado turístico ela pode ser boa. A TRIP emite voos com a Tam e agora emitirá com a Azul. Vc terá mais alcance da malha aerea do país e não ficará dependendo só de uma companhia,

    • Thiago Castro

      A Azul é uma companhia de luxo e com preçcos altíssimos. Algumas vezes, quando não há promoção na Gol e Tam (como em vôos de última hora por exemplo), a Azul se torna uma boa opção econômica, mas fora isso, é caro pra caramba!!!

  • Que conta foi essa?

    GOL (GOL + Webjet + Passaredo*) 40,77% (4,81% + 5,31% + 0,65%)

    • Denis Martins

      Faltou um "3" na parte da GOL hehehe Já arrumei, obrigado!

  • Gabi

    Eu já voei pela Trip algumas vezes única e exclusivamente pela conveniência de horário, porque a diferença de preço para as outras companhias era mínima.

  • WalberFor

    A Trip não voa pra FOR,vai ter alguma mudança na malha então?Os adesivos das aeronaves muda?Ou so e voos compartilhados?

  • André Cri-Cri

    E com isso a Azul passará a operar em Fernando de Noronha.

  • Moacyr Lopes

    Prezados Amigos,
    Vejam alguns fatos:
    Os horários da Trip em Congonhas são os de codeshare com a Tam. Portanto, a Azul não vai se beneficiar de horários em Congonhas. Já em Guarulhos, haverá um ganho. Explico: algumas cidades regionais atendidas pela Azul (Juiz de Fora, Uberaba, Uberlândia, etc) não possuem voos para GRU. Com a entrada da Trip, estes horários com certeza serão reaproveitados. Por exemplo, GRU-Varginha- Juiz de Fora-BH.
    Outro detalhe, que acho o mais fundamental para a fusão: as coincidências de rotas e de HUB. As cidades atendidas pela Trip e Azul são as mesmas. Logo, com uma readequação da malha e, consequentemente, de aeronaves, mais destinos poderão integrados. Exemplo: Uberaba-Confins são 2 voos diários e a Trip vai iniciar mais 2 horários em junho. Com a fusão, poderão ser somente 3 horários, liberando a grade para um outro voo. Além disso, o 2o HUB da Azul é em Confins, onde está o HUB principal da Trip. Com certeza, este fator pesou em muito na fusão.
    E aí, MD, o que acham disto?
    Um abraço

  • marli siqueira silva

    muito ruim pra nós Sinopense,vamos torcer pra que venha pra ca a Gol ou uma outra concorrente.

  • Lívia Mochile

    Antes a Azul do que a TAM

  • Slogan da TripAzul:

    Deixando a concorrência roxa de inveja…

    =)

  • Márcio

    Não é "culpa" do Brasil, não. United/Continental, Air France/KLM, Lufthansa/Swiss, Delta/Northwest, British/Iberia, AA/USAir, LAN/Tam… é tendência mundial!

    Hoje em dia, salvo raras exceções, apenas as empresas dos países árabes e da China estão efetivamente crescendo (Turkish, Emirates, Etihad, Qatar, China Southwest, etc).

  • Márcio

    Thiago, até agora a Avianca Brasil só deu prejuízo. Está diminuindo ano após ano, é verdade, mas ainda não teve lucro. Tanto é que desistiu (pelo menos por enquanto) das rotas internacionais.

    E mais, o foco da empresa é exatamente o mercado corporativo, por isso dificilmente temos promoções nos seus vôos.

    Querendo ou não, ainda são 2 empresas distintas, tanto que possuem até programas de milhagem diferentes. A Avianca Colômbia é associada da TACA, e é talvez o maior rival da LATAM na América Latina. Não sei se o Efromovich está aguardando a LATAM se concretizar p/ unir a ex-OceanAir ao grupo, definitivamente, ou se está avaliando o mercado nacional para, na primeira oportunidade, vendê-la.

  • FABIO JUNIOR – GIG

    Vamos ve se agora a AZUL tenha mais voos no Nordeste ligando cidades de medio porte para grandes centros urbanos como: Campina Grande-PB, Mossoró-RN e Caruaru-PE uma cidade muito importante no interior pernambucano. voos que facam ligação de e para capital a interior Exemplo: A Gol faz em Campina Grande, Juazeiro do Norte, Petrolina.

    Concerteza ha uma malha aérea que muito tenha a se explorar rotas inexistente até o momento. e que poderia da resultados, com aviões ATRs com economia em rotas curtas.

    1º Natal – Campina Grande – Rio de Janeiro ou São Paulo

    2º Caruaru – Recife* da para fazer operaçõs com os ATRs, esta mas que na hora da cidade fazer parte da malha aérea brasileira.

    2º Campina Grande – Recife – já foi o trecho da Gol e tinha uma boa porcentagem diária de passageiros chegadno a 70% da ocupação de um total de 144 assentos.

    Esperemos para ve os resultados mais adiante. e que sejam todos positivos.

  • Não sei dizer se isso é bom ou ruim…

  • Thiago Castro

    Qual nome será pior: TRIPAZUL ou LATAM?? Rs 🙂

  • R.M. Bandeira

    Falta a nova Azul deixar o programa de fidelidade mais competitivo, mais parceiros, etc.

  • Gol dificilmente entrará em Sinop é mais facil a Azul ou Passaredo entrar aí!!!

  • Com certeza!!!!!!!!!!!

  • os preços da Trip muitas vezes é mais caro que os da Azul as vezes mesmo com antecencia porém agora Tam e Gol que se cuide, a Passaredo encomendou Atr mas fazer parceria com Gol fica caro,realmente antes na mão da Azul que na mão da Tam,delta,Lan Chile!!!!!!

  • eu já voei na Trip e sabem a unica diferença é o serviço de bordo que na Trip é uma delicia fora isso os preços que na Azul me deram uma espantada pois de vez enquando a Azul fica mais barata que a Tam,não há muita diferença de uma para outra não!!!

  • pelo jeito sim!!

  • na Bolivia só uma agora a Aerosur faliu!!!!!tem uma outra lá quebra galho!!!

  • pensar que antigamente a Varig fez o mesmo rsrssr!!!quando comprou a Real Aerovias e depois fechou quase um pacto com o governo militar da época e botou a Panair pra correr daqui!!!!!!sem mais e sem menos!!!!!!

  • Marcelo

    Mais ficou meio contraditorio o que disse! Todo

    Livro de adm diz e vemos na pratica que quanto maior a concorrencia maior eh a oferta e consequentemente o preço cai! Ex: gol x webjet – apos o anuncio da compra os preços da web aumentaram pelomenos 20% em suas tarifas promocionais(programadas).

  • Romualdo

    A Trip não voa para congonhas, a Azul tem um voo sabado de Campias e só.

  • Romualdo

    Então pede demisão pois a Azul comprou 80% da TRip e vai ser tudo Azul.

  • Romualdo

    Gostei.

  • paula

    eu ADORO a Azul! atualmente na minha opinião é a melhor cia aerea brasileira. prefiro pagar uns reais a mais e voar de azul. poltronas confortáveis e 2 – 2, serviço de entretenimento bom, serviço de bordo ótimo. reclamam do preço, claro, é mais caro, mas pq a azul trabalha com diferenciação, não com preço. é a mesma coisa que comparar um Pão de Açúcar com um Carrefour. são mercados diferentes que, consequentemente, tem preços diferentes.

  • RÔMULO AUGUSTO

    Também espero pelo Passaporte Azul, só que sem muitas restrições.

  • Carlos

    AA e US Airways não firmaram nenhum acordo, muito menos uma fusão.

    Trata-se de mera especulação.

  • Sérgio Soares

    Agora poderei comprar IDA e VOLTA

    de (GYN)Goiânia para (VDC) Vitória da Conquista voando na AZUL – Que ótimo.

  • Marcelo Zampier

    Como vcs acham que vai ficar Juiz de Fora então? NO aeroporto da Serrinha, perto do centro opera a Trip e em Goianá a 50km opera a Azul com apenas 2 voos para Campinas? 2 aeroportos , 1 cia aérea?

    Aliás vou aproveitar para fazer um protesto, vcs sabiam que o volume de passageiros dos 2 aeroportos somados foi o maior crescimento do Brasil em 2012? 160%.Apesar do Serrinha registrar 100% de aumento não esta previsto 1 centavo sequer de investimento ali, vamos ver agora com esse acidente absurdo que aconteceu…

  • Marcelo Zampier

    160% de aumento no primeiro semestre em comparação com 2011. 33 mil passageiros no ano passado e 85 mil este ano. Em Juiz de Fora existe uma situação esdrúxula, inacreditável. Existe demanda para voos da Gol por ex. mas a empresa não vem pra cá porque um aeroporto é longe demais, 47 kms do centro(Regional da Zona da Mata) e o outro não tem pista suficiente, é muito curta(Serrinha). Isso é Brasil!!!

  • Matheus

    É espero mesmo que Azul entre agora em CG! Nem que for com os ATRs. A GOL monopoliza legal aqui! Voo de 1 hora pra Salvador em promoção é 150 reais, isso não é promoção não! Agora vcs imaginem o preço normal e o preço de última hora!? e se é q vc vai achar assento de última hora, outro dia a GOl deixou passageiro de fora porque o avião tava muito pesado!

  • Rogerio

    Eu achei péssima essa fusão. No caso de quem usava a trip para viajar Vitória da Conquista-Salvador a um preço acessivel de R$99,00 reais ficou péssimo pq agora o preço mínimo para este voo agora é R$140 a R$189,00… As promoções que a Trip forneciam já eram… Inclusive os descontos para pessoas acima de 60 anos (melhor idade) que a Azul NÃO oferece (já perguntei hj e é confirmado que eles não oferecem desconto para pessoas da melhor idade). Péssima fusão…