Azul cobra até R$ 300 a mais nas passagens por ônibus que anuncia como “gratuito”

Denis Carvalho 8 · fevereiro · 2012

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A Azul Linhas Aéreas iniciou suas operações em 2008 tendo como principal base um aeroporto até então pouco usado pela maioria dos passageiros: Viracopos, na cidade de Campinas. Para competir com as rivais que operam nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas  a empresa lançou um recurso interessante: ônibus rodoviários gratuitos, partindo de diversos pontos da capital paulista e região para Viracopos. A estratégia deu resultado e a Azul fez o mesmo em outra regiões. Hoje, a empresa oferece saída de oito pontos em São Paulo e de Blumenau, em Santa Catarina.

Mas a comodidade, que é sempre anunciada como gratuita pela empresa, pode acabar pesando no bolso do passageiro. Comparando os trechos com e sem o ônibus, os valores mudam na maioria das rotas – sempre sendo mais caro para quem precisa serviço rodoviário. Fizemos várias simulações e o problema ocorreu em quase todas – dependendo do trecho escolhido, a tarifa sobe de R$ 10 a R$ 180, por um serviço que é anunciado como gratuito!

É o caso dos voos para Manaus. Selecionando a saída de Campinas, o menor preço de saída no dia 18 de fevereiro é R$ 559. Alterando para alguma saída com o ônibus, como Piracicaba ou Barra Funda, o valor do mesmo voo sobe para R$ 739. Na volta, o problema se repete: o trecho sem o ônibus custa R$ 489 e com o transporte rodoviário pula para R$ 609 no voo R$ 171. No resultado final, ida e volta saem R$ 1.086,69 para descer em Campinas e R$ 1.386,69 para usar os ônibus – uma diferença de exatamente R$ 300 nos mesmos voos! Antes de publicar esse post, refizemos o mesmo processo várias vezes para ter certeza.

A denúncia foi enviada ao Melhores Destinos pela leitora Juliana Plens, que descobriu o problema enquanto pesquisava passagens e ficou inconformada: “Como de costume, entrei no site da Azul para ver se conseguia uma passagem de Joinville ou Navegantes para Campinas e descobri uma coisa que não tinha notado: apesar de a Azul divulgar que o ônibus é gratuito, pode haver diferença no preço das passagens se você seleciona como destino as cidades atendidas pelo ônibus”.

A leitora fez questão de enviar as seguintes telas comprovando a mudança nos preços, que se confirmou em nossas pesquisas:

“A dica que fica: ao comprar passagens da Azul, não procurar por destino final, e sim por aeroporto. Admirava tanto a Azul, era muito fã da empresa. Com essa, fiquei decepcionada, me senti enganada”, lamentou Juliana.

O Melhores Destinos enviou a reclamação à Azul solicitando uma posição da companhia a respeito. A empresa informou, por meio de sua assessoria de Imprensa, que já está averiguando o caso e prometeu enviar um posicionamento ainda nesta semana. Esperamos que haja uma boa explicação e que a cobrança deixe de ocorrer, ou que a Azul aja com transparência e deixe de anunciar que os ônibus são gratuitos. Entre no site da Azul e faça algumas simulações que você vai confirmar a diferença dos valores.

Atualização às 16h03 – A Azul entrou em contato com a redação do Melhores Destinos e garantiu que o ônibus continua sendo gratuito. Segundo a empresa, a diferença nas tarifas é gerada por um problema no sistema do site, que já está sendo resolvido. A empresa informou ainda que todas as vezes em que a falha ocorreu ela honrou a menor tarifa e se algum cliente se sentir prejudicado poderá pagar o menor valor encontrado no trecho sem o ônibus.

Atualização às 18h14 – A assessoria de Imprensa da Azul enviou ao MD a seguinte nota: “A Azul Linhas Aéreas esclarece que a diferença de tarifas encontrada pela reportagem no site da companhia ocorreu devido a um erro no sistema, que já foi corrigido. A empresa reafirma que todas as linhas de ônibus que opera – 7 dentro do estado de São Paulo e 1 em Santa Catarina – são gratuitas e oferecem o máximo de conforto e comodidade aos Clientes com destino aos aeroportos de Viracopos e Navegantes. Para utilizar este serviço exclusivo, é necessário somente apresentar seu cartão de embarque ou itinerário 15 minutos antes do horário da partida da linha de ônibus. Nas ocasiões em que os Clientes encontraram esta falha, a companhia ofereceu a menor tarifa disponível. Por fim, a Azul pede desculpas pelo erro e ressalta que sempre honrou este serviço de forma gratuita para todos seus Clientes, desde a sua fundação”

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe