Azul cobra até R$ 300 a mais nas passagens por ônibus que anuncia como “gratuito”

Denis Carvalho 8 · fevereiro · 2012

A Azul Linhas Aéreas iniciou suas operações em 2008 tendo como principal base um aeroporto até então pouco usado pela maioria dos passageiros: Viracopos, na cidade de Campinas. Para competir com as rivais que operam nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas  a empresa lançou um recurso interessante: ônibus rodoviários gratuitos, partindo de diversos pontos da capital paulista e região para Viracopos. A estratégia deu resultado e a Azul fez o mesmo em outra regiões. Hoje, a empresa oferece saída de oito pontos em São Paulo e de Blumenau, em Santa Catarina.

Mas a comodidade, que é sempre anunciada como gratuita pela empresa, pode acabar pesando no bolso do passageiro. Comparando os trechos com e sem o ônibus, os valores mudam na maioria das rotas – sempre sendo mais caro para quem precisa serviço rodoviário. Fizemos várias simulações e o problema ocorreu em quase todas – dependendo do trecho escolhido, a tarifa sobe de R$ 10 a R$ 180, por um serviço que é anunciado como gratuito!

É o caso dos voos para Manaus. Selecionando a saída de Campinas, o menor preço de saída no dia 18 de fevereiro é R$ 559. Alterando para alguma saída com o ônibus, como Piracicaba ou Barra Funda, o valor do mesmo voo sobe para R$ 739. Na volta, o problema se repete: o trecho sem o ônibus custa R$ 489 e com o transporte rodoviário pula para R$ 609 no voo R$ 171. No resultado final, ida e volta saem R$ 1.086,69 para descer em Campinas e R$ 1.386,69 para usar os ônibus – uma diferença de exatamente R$ 300 nos mesmos voos! Antes de publicar esse post, refizemos o mesmo processo várias vezes para ter certeza.

A denúncia foi enviada ao Melhores Destinos pela leitora Juliana Plens, que descobriu o problema enquanto pesquisava passagens e ficou inconformada: “Como de costume, entrei no site da Azul para ver se conseguia uma passagem de Joinville ou Navegantes para Campinas e descobri uma coisa que não tinha notado: apesar de a Azul divulgar que o ônibus é gratuito, pode haver diferença no preço das passagens se você seleciona como destino as cidades atendidas pelo ônibus”.

A leitora fez questão de enviar as seguintes telas comprovando a mudança nos preços, que se confirmou em nossas pesquisas:

“A dica que fica: ao comprar passagens da Azul, não procurar por destino final, e sim por aeroporto. Admirava tanto a Azul, era muito fã da empresa. Com essa, fiquei decepcionada, me senti enganada”, lamentou Juliana.

O Melhores Destinos enviou a reclamação à Azul solicitando uma posição da companhia a respeito. A empresa informou, por meio de sua assessoria de Imprensa, que já está averiguando o caso e prometeu enviar um posicionamento ainda nesta semana. Esperamos que haja uma boa explicação e que a cobrança deixe de ocorrer, ou que a Azul aja com transparência e deixe de anunciar que os ônibus são gratuitos. Entre no site da Azul e faça algumas simulações que você vai confirmar a diferença dos valores.

Atualização às 16h03 – A Azul entrou em contato com a redação do Melhores Destinos e garantiu que o ônibus continua sendo gratuito. Segundo a empresa, a diferença nas tarifas é gerada por um problema no sistema do site, que já está sendo resolvido. A empresa informou ainda que todas as vezes em que a falha ocorreu ela honrou a menor tarifa e se algum cliente se sentir prejudicado poderá pagar o menor valor encontrado no trecho sem o ônibus.

Atualização às 18h14 – A assessoria de Imprensa da Azul enviou ao MD a seguinte nota: “A Azul Linhas Aéreas esclarece que a diferença de tarifas encontrada pela reportagem no site da companhia ocorreu devido a um erro no sistema, que já foi corrigido. A empresa reafirma que todas as linhas de ônibus que opera – 7 dentro do estado de São Paulo e 1 em Santa Catarina – são gratuitas e oferecem o máximo de conforto e comodidade aos Clientes com destino aos aeroportos de Viracopos e Navegantes. Para utilizar este serviço exclusivo, é necessário somente apresentar seu cartão de embarque ou itinerário 15 minutos antes do horário da partida da linha de ônibus. Nas ocasiões em que os Clientes encontraram esta falha, a companhia ofereceu a menor tarifa disponível. Por fim, a Azul pede desculpas pelo erro e ressalta que sempre honrou este serviço de forma gratuita para todos seus Clientes, desde a sua fundação”

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Deyvisson

    É assim que se vê que um site tem credibilidade.

    Parabens ao time do Melhores Destinos.

  • Igor – POA

    Ano passado enviei 10 reclamações a respeito desta diferença para a Azul.Todas foram respondidas e corrigidas na ocasião.Sob alegação que era erro do site.

    Mas se voltou a acontecer parece que é uma forma "deselegante" de ganhar dinheiro com quem não percebe a diferença.

    • Luiz Henrique Rodrig

      Igor, concordo plenamente com voce. Aquela velha historia…"se coar, colou"…

      Errar uma vez podemos ate reconsiderar, agora tantas vezes assim….PURA MÁ FÉ.

      Parabens MD por divulgar!

  • Julio

    Isso mostra o quanto somos enganados neste país se não ficarmos atentos às "comodidades" que nos oferecem….

  • Um desrespeito ao consumidor. Me coloco a disposição para todos que quiserem reaver o dinheiro pago abusivamente.

    • Thiago Castro

      Ue, vc eh advogado ou trabalha na Azul?

  • Danilo

    Que absurdo! Deveriam enviar uma reclamação ao PROCON!!

  • Vinicius

    Além disso, a Azul está mais cara em quase todos os trechos do que as outras companias. Lamentável ;(

    • Verdade, viajei de Azul 2 vezes e depois nunca mais valeu a pena. Gosto bastante dos serviços deles, mas não compensa comprar uma passagem pagando mais caro, para voar de Campinas (moro em São Paulo) e ainda não ter um programa de milhagens.

    • ana santos

      e verdade ano passado, viajei com AZUL na época do Natal Rio de Janeiro Uberlândia ida e volta R$ 380.00 serviço excelente. Este ano fui pesquisar o preco para a passagem R$ 1.480.00. Fiquei sem entender, vou com a GOL pois o preco ida e volta e R$ 480.00

  • Anderson Brito

    Agora f****!!!

  • Karine Ferreira

    Bem, é claro que ninguém vai dar nada de graça pra ninguém, meu povo. Vocês acham MESMO que o ônibus ia sair de GRAÇA, sem a Azul imbutir nada no preço das passagens?

    Eu adoro a companhia, acho o serviço de bordo excelente, as aeronaves então nem se fala… Comecei a voar pela Azul logo no ano de sua inauguração, quando ela ainda tinha preços baixíssimos e virei fã.

    Mas hoje a companhia é extremamente absurda no quesito preços.

    É óbvio que pra oferecer esse serviço de ônibus (que é sim muito bacana), ela precisa tirar de algum canto esse dinheiro. Ou vcs acham que toda a gasolina e manutenção dos ônibus vai saindo do bolso deles? Claro que não. Que paga somos nós mesmo.

    • Vinicius

      O problema não é este. O fato é que ela anuncia de uma forma e pratica de outra. É óbvio que alguém paga a conta, mas ela não tem o direito de cobrar algo anunciada como gratuito.

      • Vitor J. Nunes

        Perfeito, Vinícius.

        Isso cabe denúncia ao Procon, sim.

    • Cesar

      Cobrar não é o problema. O problema é dizer que é de graça e cobrar. Ou é de graça ou não é…

    • Caren

      A TAM tem serviço de ônibus também, e é cobrado separado. Mas você fica sabendo desde o início que é cobrado e qual o valor. Exemplo que eu usei em outubro/2011, do aeroporto de Navegantes até Blumenau.

  • Henrique Sanches

    Vai sobrar pra quem não usa o ônibus! Eles vão aumentar o preço da passagem para cobrir esse "gap"! Pode escrever!

  • Marketing Digital

    Bem complicado esse caso. Sempre fui fã da Azul, mas venho observando algumas atitudes pequenas que não condiziam com sua política. Aguardo uma resposta da empresa, à qual sempre me proporcionou boas experiências. Espero transparência.

  • Lucas

    Parabéns pela investigação, além de nos presentear com dicas de passagens baratas ainda denuncia sem vergonhice, muito bom.

  • Karine Ferreira

    galera do MD é fera! 🙂

  • Mauricio

    Que absurdo!

  • Eliane da Motta

    Este fato é caso de denúncia ao Procon.São milhares de usuários enganados.Não apenas um caso de esclarecimento por parte da empresa.

  • Olimpya

    Nossa, fiquei surpresa com essa notícia. Pois para mim a Azul é a melhor cia aerea que atende, como sou de Campinas sempre que posso utilizo. Espero que eles revejam essa situaçao e consertem esse "erro". Para não manchar a sua imagem.

  • Ni

    Isso já tinha acontecido comigo há muito tempo atrás, não sei nem dizer a data com precisão. Eram voos saindo de Florianópolis para Campinas e o trecho com o ônibus "gratuito" ficava uns 150 reais mais caro. Na época achei que tinham começado a cobrar pelo transporte e acabei comprando com a Gol. Mas foi uma decepção, tanto que nunca mais cotei pela Azul.

  • Anderson Brito

    Confirmadíssimo. BBS CGH com 30 reais a mais na passagem.

  • Bruno Bocci

    Poderiam ser transparentes e demonstrar o custo adicional do ônibus.

  • Cristiano

    Olha… de fato acredito que foi um ERRO da AZUL!! Eu sempre viajo partindo de VCP, porém ao comprar as minhas passagens para BSB ou CNF eu coloco sempre direto a partida do Aeroporto de Viracopos… e nunca utilizando no site o ônibus da Barra Funda… Nunca pesquisei assim, pois sei que de FATO o transporte é gratuito, basta apresentar o código de reserva válido, eles verificam e após o OK, deixam embarcar no ônibus na Barra Funda, que pra mim é um dos grandes diferenciais da AZUL. Antigamente era o Crédito AZUL, porém eles cancelaram este serviço inédito até então.

    Passageiros de SP, dependem do ônibus para voar AZUL. Por isso a manutenção e continuação do serviço grátis, é fundamental, pelo menos para mim… continuar a voar por esta empresa.

    • Thiago Castro

      So pq vc consegue usar os onibus de graca nao quer dizer q seja "apenas" um erro. Estao ai as telas comprovando e os relatos de quem tb passou por isso. Contra fatos nao ha argumentos. A Azul precisa eh parar de dar um "jeitinho" e agir de forma ETICA!!

    • Se o Igor – POA disse que já enviou várias reclamações desse tipo desde o ano passado, isso não pode mais ser considerado um simples "erro".

      É o tipo da coisa, "deixa ai, se alguém pagar a mais azar dele". Isso é pura má fé, pois é totalmente improvável que ninguém que cuida da parte de sistemas e de negócios na empresa tenha notado isso.

  • Diogo

    Verifiquei que sempre havia divergência de preço entre os trechos saídos diretamente de VCP e os com saída da Barra Funda. Como diz a música do Barão Vermelho: "chega de passar a mão na cabeça de quem te sacaneia". Desencanei da Azul e nem cogito utilizar seus serviços, pra mim é carta fora do baralho.

  • Daniel Bazetto

    Noticia Lamentavel eu nunca notei isso, pois como moro em Sumaré vizinha de Campinas sempre vou de onibus "cirucular" ou de carona. É triste ver como a Azul vem mudando, ela consegiu fazer com que Viracopos se tornasse mais importante, mas infelizmente seus trechos estão qse sempre mais caros que o da outras empresas aéreas

  • André Bas&iac

    Ótima denúncia! Parabéns à leitora Juliana Plens e ao site Melhores Destinos pela imparcialidade!

  • marcel

    parabens pela reportagem q nos alerta…

  • Ricardo

    A mim parece tempestade em copo d'água isso aqui, entendo que ao simular a compra e marcando que utiizará o onibus está alterando o preço final do bilhete então é bom questionar com a cia. isso, sou de Piracicaba e qdo voo de Azul simples/e não marco a opção de onibus no site, apenas imprimo meu bilhete e apresento ao motorista no shoppping piracicaba, no caso é onde é o ponto aqui, e embarco normal/e, a mesma coisa ocorre no retorno em VCP, nunca paguei a mais por isso, o que ocorre no momento provavel/e é 1 erro do site e eles devem arrumar isso, nesse meio tempo a dica que eu como usuário faço é isso compre seu bilhete e não marque a opção de onibus.

  • Vitor J. Nunes

    Nada contra cobrar. Inclusive nada contra as low cost que cobram até para marcar poltrona, bagagem, etc. Mas, que deixe isso transparente e façamos nossas contas, claro!

  • Renato C

    Que mau caratismo, AZUL !

  • Thalisson

    Absurdo cobrar por algo que é anuciado como gratuito.

    Parabens a leitora Juliana Plens e ao site Melhores Destinos.

  • Bruna Machado

    Olá,

    Uso este serviço da azul, de ônibus, há um ano e meio, ou seja, desde o seu surgimento, praticamente!

    Tenho observado o aumento de preço há, pelo menos, um ano… desde que eles colocaram a opção de ônibus direto na compra da passagem. Perguntei várias vezes no guichê da azul e nunca obtive uma explicação sobre o aumento de preço!

  • Valquiria Quintana

    Não vivo mais sem os Melhores Destinos! Vocês são OS MELHORES mesmo!

  • Hurbem

    Infelizmente no comércio eletrônico (inclusive as passagens aéreas, como apresentado no Post) as empresas aprenderam que maquiar os preços.

  • Bruno

    Você faz o que se conhece por 'jeitinho brasileiro'. Tente comprar Barra Funda x Brasília pra vc ver.

  • Vanessa Roeder

    Eu já reparei nesse detalhe há pelo menos um ano atrás, quando procurava passagens de Porto Alegre para Blumenau. Questionei a empresa pelo Twitter e a única "resposta" que tive era que o ônibus de Navegantes para Blumenau é gratuito. Sendo assim, só compro sinalizando o aeroporto como destino e chegando lá embarco no ônibus. Pelo menos até agora não tive problemas.

  • Fabiana Bortoleto

    Nossa MD vcs tiraram as palavras da minha boca. Fui pesquisar ontem após o anúncio da promoçao de passagens por 39,00 da Azul e verifiquei exatamente essa situção!!! Na simulação entre RAO – Piracicaba, portanto com o onibus a passagem sai por 99,00… agora se for RAO-VCP sai 39,00 conforme anunciado na promoção!!! Achei que isso fosse por causa da promoção e não uma política descarada da Azul!!!!

  • Thales

    É um absurdo mesmo! Não pode mais ser considerado erro, principalmente tendo o site sido reformulado há tão pouco tempo. Eles deveriam ressarcir todos os que pagaram a mais pelo ônibus, mas seria muito difícil pro cliente comprovar…

  • Thiago SSA

    Como dito aí em cime: "Se colar, colou." rsrsrs.

    Gostei muito de voar com a Azul. Mais últimamente os preços estão bem salgadinhos, e de Salvador então, poucos vôos passam por aqui.

    E quanta má-fé com o consumidor hein? Espero que seja feito um pedido de desculpas aos que utilizaram o serviço "gratuito" e passem a informar o valor do deslocamento com ônibus. Não será nada justo os que não utilizem com o serviço acabarem arcando com esse custo.

  • Feliciano Martins

    P.A.L.H.A.Ç.A.D.A. !!!!

  • Ingrid

    Eu nunca gostei da Azul. Nunca consegui achar nenhuma tarifa mais barata do que outras empresas aéreas nas minhas pesquisas. Claro que de vez em quando tem alguma promoção, mas sempre que eu precisei olhar alguma passagem para um destino específico, a Azul SEMPRE foi a mais cara. Nunca voei e pretendo nunca voar com Azul, é uma cia aérea que nunca fez falta nem diferença nenhuma nas minhas viagens. Fico com Tam, Gol, Web, Passaredo, Trip, Avianca…

  • Renan

    Bom trabalho, aguardamos uma resposta da Azul.

  • Marcus

    Estes "erros" nunca são pra menos, que legal!!

  • Cledson

    Pois bem, mas o site da azul já apresenta erros faz tempo.

    Nunca consegui fazer o chekin online, pq ele dá um erro e apresenta um xml no final.

    Isso é ruim pq fica prejudicada a imagem da empresa

  • Diego

    Pessoal, não precisa tanta indignação assim. Se você comprar a passagem tendo como destino final o aeroporto poderá embarcar no ônibus sem nenhum problema; não há nenhum prejuízo ou diferença decorrente de comprar até o aeroporto ou até a cidade atendida pelo ônibus.

    Então, das práticas irregulares das empresas brasileiras, essa está entre as menos relevantes.

  • Pedro Silvestre Juni

    Nunca viajei na azul so na tam e gol posso confiar em seus voos, fico com receio por se uma aeronave menor, aguardo algum comentario

  • Uma vez comprei um trecho da Azul saindo de Goiânia para descer em Campinas tendo com destino final o Shop Eldorado, em SP. Na época também ficou mais caro e ao ver que a Azul anunciava como agratuito o serviço adicional de ônibus eu reclamei e eles devolveram a diferença.

    Realmente é muita semvergonhice anunciar que é gratuito e agir como "joãozinho sem braços" dizendo que era falha do sistema e devolvendo a diferença só p/ quem reclama! Curioso é que essas falhas nunca acontecem no sentido inverso, para ficar mais barato p/ consumidor, porquê será minha gente????

    Com certeza há um custo no serviço de ônibus, mas este deve ficar na linha de despesas gerais da empresa para que assim efetivamente a pessoa que optar por usa-lo não pague a mais, que é o aunciado pela empresa.

    Sou advogado, se alguém quiser posso ajudar a receber as diferenças de volta. Obrigado!

  • João Paulo

    Eu nunca voei Azul porque nas minhas cotações isto ocorre há mais de um ano sempre. Como nunca voei, achava que o serviço deixara de ser gratuito e com o acréscimo era mais jogo voar para CGH pelos concorrentes. Esse "erro" já ocorre há muito tempo. A mim fica a sensação de ser má fé. Como consumidor, vou acabar deixando de cotar na empresa. Tiro no pé.

  • Letícia

    Os preços não estão compensando nem pra quem mora em Campinas.

    Ultimamente, estou voando de Gol. Na maioria das vezes, saindo de SP!

  • marilda

    Além do ônibus não ser gratuito a AZUL é uma empresa que foi criada para ter um serviço mais barato que as outras e está cobrando bem mais caro em quase todas as opções, já que não aguentou e teve que embutir preços como os do onibus nas passagens.

    Está cobrando uma FORTUNA pelas passagens.

  • Letícia

    Vamos nivelar por baixo, então?

    • Diego

      Não falei isso. Falei que se é pra reclamar de práticas abusivas e expressar indignação extrema há alvos muuuito melhores, como, por exemplo, os programas de fidelidade.

      Essa questão da Azul me parece completamente irrelevante.

      Se o cliente possuir mais de 2 neurônios vai buscar um pouco de informação (talvez até atraves deste site aqui) e constatar que deve comprar a passagem até o aeroporto de destino, e não até o destino do ônibus. Se não for capaz disso (alô pessoal que pede pro Leo e pro Denis procurar passagens e mandar por e-mail), acho que tem mais é que se dar mal mesmo e pagar R$ 300,00 a mais.

      • Francisco

        Esse raciocínio é absurdo. O que você está dizendo é que enganar o consumidor desavisado pode.

      • Renan

        É errado, erradíssimo, e deve ser denunciado!

      • Thiago Castro

        Acho q vc falou besteira. O certo eh a empresa informar com TRANSPARENCIA e agir com ETICA!!!

        Concordo com o Francisco. Pelo seu raciocinio o desavisado paga o.pato?!?!?! Absurdo.

      • Brum

        Nossa, como vc pensa pequeno. Por causa de pessoas como vc com este pensamento medíocre é q o Brasil está desse jeito. Tsc tsc…pena.

  • Igor – POA

    Mas tá explicado no site que é terceirizado e cobrado.

  • Marcelo Oliva Pinhei

    No dia 31 de março de 2012 partindo de Campinas para o Rio de Janeiro o voo 4456 que parte às 21:22 h de Campinas rumo ao Santos Dumont está custando R$ 1.099,90 (um mil e noventa e nove reais e noventa centavos) enquanto que de manhã às 06:40 custa R$ 99,90 (noventa e nove e noventa centavos). Por que será se ambas partem no mesmo dia? Está é a politica de preços baixos que a empresa anunciava antes da sua entrada em operação? Será que a Azul Linhas Aéreas poderia explicar sua política de preços. O combustível do avião que voará a noite é mais caro? Aditivado?

    • Rodrigo Gonzalez

      Marcelo,

      Hoje as cias aéreas trabalham por ocupação. Se a ocupação está elevada-aumenta. Se estiver baixa-diminui.

      Simples assim!

      Abs.

  • Igor – POA

    Enviei sim, inclusive me responderam também pelo FaceBook e na época havia mais pessoas relatando e corrigindo.Se voltou é porque é sacanagem mesmo.

    • Luiz Henrique Rodrig

      Concordo Igor, prá mim é sacanagem mesmo!

  • Igor – POA

    Atualização às 16h03 – A Azul entrou em contato com a redação do Melhores Destinos e garantiu que o ônibus continua sendo gratuito. Segundo a empresa, a diferença nas tarifas é gerada por um problema no sistema do site, que já está sendo resolvido. A empresa informou ainda que todas as vezes em que a falha ocorreu ela honrou a menor tarifa e se algum cliente se sentir prejudicado poderá pagar o menor valor encontrado no trecho sem o ônibus.

    OBS:O mesmo que me disseram ano passado.Mas esta empresa não tem responsável de T.I?Sempre site com erros???

    • Paulo

      Também, o que se nota é que estes "erros" em sites/sistemas são sempre contra o consumidor e nunca contra a empresa.

      • Igor – POA

        Exatamente!!!

    • Thiago Castro

      Duvido q a Azul devolva o dinheiro de quem nao reclama (nao percebeu o abuso). Isso nao eh problema de TI e sim de ETICA!!!

  • leonardo

    Concordo contigo Ingrid.Viajo frequentemente de Brasilia a Campinas e nunca vi uma passagem que valesse a pena pela Azul.

  • andre

    Concordo plenamente!

    No começo todas elas são boas, com otimas e maravilhosas promoções, mas depois…as coisas param e assim so continua o vai ou vai.

    Um bom exemplo disso é o caso do trecho e voos de e para SJK (são josé dos Campos) a Azul fez a festa e lançou o passaporte azul.

    Depois disseo com o sucesso das rotas esses preços foram praticamente impossiveis de serem encontrados.

    Basta fazer uma breve pesquisa, em muitas das rotas a Azul ainda tem o maior valor.

    Ué? não era pra ser um ''produto diferenciado''?

    Produto diferenciado pelo qual não concordo! promoção é boa, todos aqui do MD adoramos, mássss ficar na velha '' se colar – colou'' não pega.

    Onibus gratuito? nem de jegue!

  • Patricia

    Pessoal, sempre que compro passagem da Azul coloco na pesquisa o local de onde o voo vai partir.. sem contar o onibus..e aí se for necessario pego o onibus.. tendo feito o check in no stand do eldorado, ou em outro local, eles te deixam embarcar no onibus sem problemas.

    Concordo que é ridicula a diferença de preços, só estou dando uma dica para dribla-la.

  • Patricia

    Só acho que entao cabe a empresa tirar o ponto como shopping eldorado,da opçoes de destino nao?? se o onibus é serviço a parte, que fique a parte a busca pelo melhor horário..

  • Rodrigo Gonzalez

    Pedro,

    Voe tranquilo. Já voei e continuo voando. Se o preço for bom, não deixe de ir. Tem lá seu serviço diferenciado.

    Abs

    • Rafaela

      Pedro, quanto ao que estão dizendo sobre as diferenças de valores prefiro não me manifestar…

      Não sei se é pelo fato de eu morar perto de Campinas (Onde é a base da Azul), sempre viajo com eles e sempre consigo preços excelentes…ja voei com os dois aviões que eles operam ATR E Embraer e não tenho o que reclamar e em todos os voos foram bem pontuais.

  • Marcus

    Especula-se que a AZUL opere com margem estreita de lucro…

    Vamos combinar: o mercado da aviação civil no Brasil é dificil, sobretudo para pequenas e novas companhias aereas. Prova disso é a WEBJET, que sempre operou no vermelho, acumulou dívidas até ser vendida…

    Outro ponto: não ter a poltrona do meio é bom pra quem? Pro passageiro, nao para a companhia… Enquanto GOL e TAM transportam cerca de 180 passageiros em suas aeronaves; a Azul, no máximo, 118.

    Além de a manutençao de aeronaves, a empresa é obrigada a investir em manutençao dos onibus que anuncia como gratuitos, mas que dao despesas…

    Eu voei de AZUL uma unica vez em 2009. Depois de lá, nunca encontrei tarifas atraentes… O programa de fidelidade da companhia também nao me agrada. Mas é claro que anunciar uma coisa, e praticar outra é errado… Tomara que ela seja acionada pelo PROCON.

    • Teresinha Coutinho

      Já não seria o caso de acionar o Ministério Público?

  • Ulisses

    Bruno, a Azul tem o programa Tudo Azul que é uma espécie de programa de milhagens, mas que reembolsa em dinheiro e pode ser usado quando se junta 50,00. Procure se informar. Inclusive, acho melhor que os programas de milhagem da outras que precisamos juntas mais de 10 mil pontos e quando tem promoção nunca se encontra vaga em bom horário e destino. Fica a dica!

    • Brum

      Que engraçado! SEMPRE q o Smiles faz promoção de milhas eu encontro com bastante facilidade trechos do Rio p/ vários destinos, em horários excelentes. Já resgatei passagens p/ Manaus e Brasília (ida e volta), São Luís (ida) e recentemente Maceió (ida e volta p/ 2 pessoas num feriadão).

      Vc deve estar chegando atrasado nas promoções, aí realmente fica bem difícil encontrar vagas em voos com horários melhores pra destinos mais procurados. #ficadica

    • Eu conheço o programa, porém você só acomula voando com eles, não é possível se transferir milhas dos principais cartões, que é a forma de acomulo mais rápido que a maioria das pessoas usa. (As que não voam com regularidade).

      • Alan

        Eu vendo as minhas milhas. Estava querendo ir aos Estados Unidos com milhas e ia precisar de umas 100 mil milhas para emitir uma única passagem. Vendi 60 mil milhas por quase R$2000 que foi quanto gastei para comprar duas passagens de ida e volta para Las Vegas na mega promoção da COPA. Usar milha em vôos é furada.

  • Romulo

    Também moro em campinas, e nos últimos 2 anos não tenho voado pela azul, pois sempre as passagens são mais caras. Além disso, a ausência de um programa de milhagem é uma desvantagem sim, visto que em períodos promocionais passagens são emitidas com 4.000 milhas.

  • lidianne

    Que vergonha, Azul! Reincidente no delito! Lamentável.

    Parabéns ao MD!

    • Igor – POA

      Em janeiro de 2011 tive este problemas, um ano depois o mesmo problema.Lamentável.

      • Desde que lançou os ônibus tem essa diferença. Sempre comprei sem o ônibus e peguei o ônibus.

        É óbvio que é um belo truque que a empresa realiza.

        Quem seleciona "o ônibus" acaba pagando por quem não seleciona.

        Fato!

        • Leonardo Marques

          Até ontem 🙂 agora eles resolveram o problema.

  • Leandro

    Eu já tinha percebido que os preços aumentavam quando colocava partida ou destino algum trecho operado pelo ônibus. O que faço é comprar a passagem apenas aérea e me dirigir até o local onde embarco no ônibus com o comprovante do voo e embarco gratuitamente. Outra forma, é ligar para a Azul com o localizador e eles incluem o ônibus na sua reserva gratuitamente.

  • YuriBF

    Henrique,

    tive a mesma conclusão que você. Simplesmente vão arrumar esse erro no sistema: tira o preço da passagem sem o ônibus. hahaha.

    O povo não dá ponto sem nó…

  • Igor – POA

    Azul sempre reincidente nos erros do seu site, aliás aquele site é um problema.

    E sempre com desculpas esfarrapadas.

    É verdade que seu serviço é bom, mas estas trapalhadas, entre outras e os preços exorbitantes em rotas curtas deixam muito a desejar.

    Só comigo já aprontaram várias vezes, em uma delas, apareceu no meu cartão de crédito uma compra de um localizar no qual nunca comprei e nem no meu nome estava.Levaram 90 dias para reconhecer o erros e muito estresse com aquele SAC! E tem um péssimo programa de milhagem.A GOL não é lá estas coisas mas tem Smiles, isso recompensa e muito.

  • marcelo

    Nunca mais consegui comprar uma passagem da azul, sempre que pesquiso a Gol esta sendo a mais barata.

  • YuriBF

    Pessoal, uma ideia interessante é incluir o descontentamento com esta prática no site da empresa. Apesar de ela certamente estar acompanhando o desenrolar da estória por aqui, é importante registrarmos para deixar claro que não toleraremos tal conduta!

  • Teresinha Coutinho

    Não seria o caso de acionar o Ministério Público contra a companhia?

  • Antonio Mario

    Parece que o "erro" no site ainda persiste, 21h30m fazendo uma simulação para Maceió a diferença de com e sem ônibus era de R$ 40,00.

  • Wander

    Bom, eu já usei o ônibus e foi tudo de bom… Muita comodidade… Na hora de comprar a passagem escolhi como origem Campinas-VCP mesmo, não escolhi o trecho que pegaria o ônibus… Só precisei apresentar o comprovante de embarque… Quanto ao preço da passagem, só compensa em promoção mesmo… Porém já fui a Foz do Iguaçu e Florianópolis por preços bem melhores do que Gol e Tam e com serviço de bordo bem melhor… Depende muito da época, ou seja, tem que pesquisar, pesquisar e pesquisar…

  • Carlos Vieira

    Eita, fiquei decepcionado com o MD dessa vez, recebeu uma reclamação sem filtrar, era só ligar la na Azul que saberia que o erro é no site. Sempre compro para o aeroporto e então ligo pedindo o ônibus de graça.

    • Denis Martins

      Carlos, em primeiro lugar nós ligamos sim para a empresa antes de fazer a matéria. Está lá no texto: disseram que só poderiam responder na sexta-feira, mas devido à grande repercussão enviaram uma resposta hoje mesmo. A Azul está no direito dela em justificar, explicar e mandar nota oficial, mas o fato é que o valor das passagens com o ônibus estava mais caro – em alguns casos muito mais caro – do que sem o ônibus. Imagina quantas pessoas compraram sem pesquisar e pagaram a mais? Devíamos nos calar e deixar que mais pessoas pagassem a mais pelo erro no site da Azul? Ou fazer a matéria para alertar os leitores e mesmo a empresa, que prometeu corrigir o erro? Eu é que ficaria decepcionado com o MD se ele se omitisse neste caso. Nosso compromisso é com os nossos leitores, não com empresa A nem B. Agora se quiser um site que "filtra" todas as reclamações contra as empresas para obter vantagens obscuras, certamente vai encontrar às centenas por ai…

      • Carlos Vieira

        Oi Denis, obrigado por responder.

        Na minha opinião vcs foram um pouco precipitados em fazer a matéria. Poderia ter colocado algo como: comprem para o aeroporto e depois entrem em contato para pegar o ônibus de graça, ou peguem no próprio aeroporto. Como vários leitores e comentários aqui fizeram.

        Acho que assim poderia avisar melhor o leitor. Isso é apenas a opinião de um leitor. Desculpe se pareci rude. O MD ainda é o melhor e continuarei evangelizando vários amigos a virem aqui.

        • Denis Martins

          Perfeito, Carlos, respeito sua opinião. Mas será que com essa abordagem mais branda a companhia teria se mobilizado em resolver o problema com tanta rapidez? ("evangelizando" foi boa)

          • Luiz Henrique Rodrig

            O MD fez exatamente o que devia, proteger uma empresa aerea em beneficio de que? Este blog destina se aos leiores e não ao beneficio de empresas reincidentes. Pergunto: Se a Azul tivesse mesmo errado a informação do valor no site, não caberia então uma nota no proprio site se desculpando e oferecendo restituição aos enganados???

            Ao meu ver esta seria no minimo a solução mais sensata, voces viram algo parecido ate agora no site? Eu não!!!

            Lamentavel…

        • Igor – POA

          Não foram preciptados!

        • Vitor J. Nunes

          E cabe acrescentar: conforme pudemos ver pelos depoimentos de vários leitores, há pelo menos alguns meses a Azul é ciente desse fato e nada fez…

      • Jé Silva

        Denis,

        Mandou mto bem!

        Realidade e transparência SEMPRE! MD cada vez mais ganhando leitores assíduos.

    • Igor – POA

      Carlos este erro é reincidente e imperdoável,uma empresa deste tamanho não ter uma área de T.I capaz de filtrar estes erros é injustificável.Em Janeiro de 2011 eu tive problemas com isso, uma ano depois está do mesmo jeito, ahh faça me o favor! Parabéns MD!

    • Thiago Castro

      Carlos, com esse simples "erro" a Azul deve estar faturando horrores!!! Nao seja inocente. A Azul ESTA DANDO UMA DE JOAO SEM BRACO!!!!!

      Nao basta vc avisar a todos q nao eh pra colocar o trecho com onibus. Se tem essa opcao e a informCao eh de q o busao eh gratuito, entao o certo eh colocar o trajeto inteiro. Vc e outros perceberam e deram "um jeito" q funciona. Mas isso nao justifica a falta de etica da empresa. Seria melhor tirar a opcao do busao do site e falar para todos q basta apresentar o voucher nos.pontos da Azul. Seria bem mais correto!!

    • Mauricio Carneiro

      Carlos, tradicionalmente as empresas não gostam de se manifestar, principalmente em se tratando de blogs que muitas empresas ainda desprezam.

      Isso já aconteceu comigo, mas na época eu caracterizei como tendo demorado demais para comprar ai na hora acabei pagando mais, pode tanto ter sido isso quanto um erro no site.

      O site entrou em contato com a empresa que prometeu investigar. Como o Blog é um meio dinâmico, é sempre possível atualizar. Fosse com uma revista a nota sairia com: Até o fechamento a empresa não se manifestou, blogs também tem fechamento.

  • Marcos Reis

    Sempre utilizei o serviço de ônibus da azul, mas confesso que nunca escolhi opção " com ônibus" sempre compro aeroporto a aeroporto e nunca me cobraram nada além… Mostro a passagem ou o cartão de embarque e entro no ônibus normalmente…

  • Marcelo Rodrigues

    Parabéns pela coragem e iniciativa do site em denunciar os abusos contra o consumidor. Não basta divulgar as excelentes promoções,como bem faz o MD. Um site com tamanho prestígio e credibilidade tem por dever zelar pelos interesses do seu público consumidor. Com isso,todos ganham. Perdem(e muito!)somente os que se utilizam de má fé para obter vantagens ilícitas.

  • Brum

    nego já quer garantir o ganha-pão com serviços advocatícios heheh

  • Thiago Castro

    Ja ficou claro q nao eh erro, eh MA-FE!!!!

  • GRACIANE

    SEM CONTAR QUE É CLARA A SONEGAÇÃO DE ICMS! POIS TRANSPORTE INTERMUNICIPAL REMUNERADO DE PASSAGEIROS INCIDE ICMS, ELES ALEGANDO QUE É "GRATUITO", NÃO PAGARIAM ESTE TRIBUTO… SERIA ENGRAÇADO O FISCO DE SP MULTANDO A AZUL POR SONEGAÇÃO DE IMPOSTO!

  • Julio

    Apesar de n ter boas promos, de ta num aeroporto distante(campinas), desta enganacao com o esquema do onibus, de n ter entrado ainda em sampa, etc etc, a Azul ainda ta crescendo…..

  • jorge krug

    Gosto muito da AZUL, mas essa aí do SITE não da prá engolir. Numa ocasião voltando de Fortaleza, pela AZUL com escala em BH, por motivo do mal tempo fomos para SP. De SP/POA vieram apenas 6(seis) passageiros. Viajei POA/RIO pela GOL agora em Janeiro e após a conexão em Curitiba, foram só 30 (trinta) passageiros para o Rio, e na volta para POA mais de 40 (quarenta) assentos estavam vagos. Então não seria melhor as CIAS deixarem um numero " X " de assentos para serem vendidos "na hora" por um preço mais caro e vender os demais por um preço barato para que saiam com seus voos totalmennte lotados? Abraço a todos e bom carnaval.

  • Nilson

    Seria de bom tom se o blog colocasse as notas de atualização no início do post ao invés de deixar no final, onde poucas pessoas vão ler.

    A empresa já corrigiu o erro e demonstrou que realmente se importa com seus clientes… não precisou de ninguém entrar na justiça ou ir no PROCON…

    • Leonardo Marques

      Nós vamos fazer um post hoje sobre a solução da Azul.

  • well

    “Carlos“ Acorda pra vida! A Azul está com palhaccada pra cima dos clientes,ainda bem que isso foi publicado,nao aguentamos mas sermos roubados de todas as formas nesse Pais! Gracas a Deus, temos o MD para ajudar a todos!

  • Eduardo

    Você acha certo lucrar em cima de pessoas desavisadas então?

    Legal chamar todos os leitores do md de burros (2 neurônios, etc).

  • William Boscardini

    Parabéns ao Melhores Destinos, prestando um ótimo serviço de denúncia que obteve um rápido resultado. Esse trabalho de criticar quando precisa é fundamental e até ajuda em casos de empresas sérias, como a Azul aparenta ser. Acho que vale fazer um teste, daqui a um mês, para ver se as tarifas continuam diferentes ou se o problema de fato será corrigido, assim confirmaremos a idoneidade da Azul. Abraços e obrigado!

  • Alex

    Nossa A AZUL para mim ainda é a melhor CIA Aerea do Brasil, com serviço e aviões excelentes, Mas isso que estão fazendo é um absurdo, Imagine vc "marinheiro" de primeira viagem que precisa ir p/ São Paulo, claro que vc vai preferir com o Ônibus,Isso não é erro é ma fé p/ aproveitar das pessoas que tenham menos conhecimento sobre este serviço da Azul. Já que basta apresentar o seu bilhete de embarque. Mas logo eles cobram este serviço ainda mas agora que VCP vai ser ampliado. A Azul com todo aquele comercial que seria mas barato JÁ MORREU FAZ TEMPO, bem me lembro os Presidentes de outras CIAS rindo e falando que isso não afetaria já que logo ela não conseguiria ficar competitiva no mercado, Mesmo caso da GOL, uma pena que no Brasil não é a Europa onde passagens aéreas na maioria das vezes são mas baratas que o trêm bala. Enfim ESTE É O BRASIL !!!!

  • Já dizia Boris Casoy: "ISSO É UMA VERGONHA"

  • Jose Carlos

    Esse "erro do site" ainda não resolvido. Basta verem que se pesquisarem Viracopos-Joinville pros dias ida 27 e volta 29, vocês terão opção de pegarem a promoção por R$ 39,90. Mas se colocarem Barra Funda – Joinville, a promoção mínima disponível vai pra R$ 89,90. Ou seja é 100 reais a mais.

  • Vitor J. Nunes

    Se a Azul realmente se importasse com seus clientes não seria tão reincidente.

    Algumas empresas demonstram dar importância aos seus clientes depois que a coisa toda fica pública…

  • Pedro

    Isto cabe o artigo 66,CDC… Publicidade enganosa quanto ao serviço prestado… Absurdo!

  • Pedro

    Suspeitei disso certa vez, ainda bem que ficou comprovado tal fato.

    A Azul fez cara de bom samaritano ao informar que aplicou o menor preço.. BAAAAN, ela deve seguir a prescrição de LEI: Aplicar o menor preço entre valores divergentes.

    Eu já voei pela azul e gostei.. mas claro que isso é uma verdadeira mancada. Só pra constar, verificarei uma viagem agora.

    tamboré x bsb 11/02 ida – volta 12/02

    R$ 219,00 ida c ônibus R$ 219,00 volta c ônibus

    o mesmo preço foi aplicado sem o serviço de busão.

  • Nilson

    Isto é claramente um problema no sistema deles.

    Quando colocam uma nova tarifa promocional, devem colocar por trecho, por exemplo, VCP-JOI. Aí, acabam não colocando também para os trechos que são análogos a VCP-JOI (Barra Funda, Congonhas, etc).

    Provavelmente, vão ter que ficar "arrumando na mão" em todos os casos, por falha do sistema. Até que a empresa de quem compram o sistema crie uma solução.

    • Thiago Castro

      Poderia ser um "problema de sistema" que jogasse o preco para baixo. Vc acha q uma empresa do tamanho da Azul nao tem ngm para erros de sistema"??? Me engana q eu gosto.

      • Nilson

        Ano passado aconteceram "problemas no sistema" na TAM que jogaram os preços pra baixo. Os preços promocionais, que eram pra ser de cada trecho, ficaram como preços de ida e volta.

        Problemas acontecem pros dois lados e quem é da área de TI sabe disso.

  • Carlos Vieira

    Após ver o relato de mais algumas pessoas, acho que vcs tiveram razão em fazer dessa forma. Tem pessoas sendo lesadas.

    Abcs.

  • Marcelo

    Eu não acredito que o problema tenha sido uma "falha". Pode até ter sido, mas não acredito. É muito comum empresas utilizarem-se desses expedientes (oferecem um preço maior mas vendem pelo preço certo para os clientes que perceberem o erro). Fico pensando em todas as pessoas que pagaram pelo "ônibus grátis" antes dessa matéria.

    Legal, eles foram honestos o suficiente para corrigir o problema de imediato uma vez descoberto, mas ainda assim prejudicaram — intencionalmente ou não eu não sei — muita gente que não estava atenta e este detalhe.

  • Lucas

    Logo se vê que é alguém que nunca viajou com a Azul. O problema é que o serviço da Azul é melhor do que qualquer uma das companhias que você acabou de citar. Além de como a empresa melhorou infinitamente a oferta de vôos na região de Campinas e para pequenos aeroportos, rotas que estavam abandonadas.

    Infelizmente, isso só deixa mais triste a situação relatada aqui. Uma grande quebra de confiança.

  • Andrea Mendes

    Bem observado!

  • Samira

    Engraçado como esses sistemas NUNCA erram para dimuir a tarifa. Nunca tive problema com a Azul, mas é sempre bom ficar de olho….

  • Mr. S.

    "Erro de sistema"… tá bãããão… sempre é o software que foi mal feito, sempre tem um probleminha aqui, ali… Esse caso é aquele famoso "se colar, colou". Como a leitora ficou atenta e com ela não colou… a Azul chupou!!! Bela denúncia!

  • Cristina

    Sugiro encaminhamento para Fiscalização do Procon e denúncia no MP

    Diretoria de Fiscalização do Procon SP: telefone 151 ou FAX (11) 3824 0717, com atendimento das 10h às 16h.

    http://www.mp.sp.gov.br

    • Kew

      Mete no pau!

  • Caroline

    Parabéns, MD!

    Nunca voei Azul e, depois dessa, não vou voar. Empresa desonesta merece morrer de inanição e pronto.

  • MARIE THERESE DUVIVI

    Infelizmente até hoje só consegui comprar um bilhete da Azul logo no início da inauguração. Moro perto de Campinas e não consigo voar Azul devido ao preço muito mais alto das tarifas. Sempre consigo voos da TAM ou GOL mais vantajosos, embora tenha que me deslocar até GRU ou CGH. Já preferi até voar de VCP com conexão pela TAM do que comprar bilhete Azul, sempre mais caro. Além disso, da minha cidade sempre vou ter que ir e voltar de carro, então não interessa nem um pouco o ônibus dito "gratuito". Ainda tenho esperanças de termos uma companhia aérea realmente vantajosa para nós moradores nas imediações de Campinas.

    • Kew

      Pow, tem uma companhia com hub na sua cidade, e quer mais uma? Por mais que seja carera, tá ai…

  • Ri

    acabei de fazer uma simulação e eles continuam cobrando o onibus sim!!!!

  • Murilo

    hehehe

    Esse nossa raça de advogado é brincadeira…

    Na verdade, pelo que parece, o ônibus é gratuito apenas para quem pega ele na hora, com o ticket da passagem (sem reservar pelo site).

    A Azul é uma bela companha, mas dessa vez pisou (feio) na bola. E o pior foi a desculpa… Nós, consumidores, merecemos respeito!

    Parabéns ao MD pelo serviço de utilidade pública.

  • Murilo

    Não nos esqueçamos do Ministério Público!

  • Bruno

    Uma empresa não deve agir de proposito para lesar o consumidor e confiar na empresa é algo natural, embora no mundo em que vivemos é sempre bom ter o pé atrás.

  • RABUGENTO

    Há algum tempo os preços da Azul não estão tão chamativos assim.

    Oferecem algumas linhas e depois desativam.

    Nesta temporada colocaram Cabo Frio/Campinas/Cabo Frio. Voos em ATR… Todos lotados…

    Suspenderão essa rota depois do carnaval. Você liga para informações e sabem dizer nada sobre…

    A AZUL entrou com aquele impacto mas já não é mais a mesma. 🙁

  • Ricardo T.

    Caro Xará Ricardo,

    Um alerta: se você não marcar a opção de ônibus ao comprar a passagem da Azul, pode chegar no ponto e não haver vaga, já que a prioridade é para quem tem o ícone do ônibus marcado na passagem. Isto pode não ser um problema aí em Piracicaba, mas é um risco muito frequente em São Paulo (Barra Funda) – onde eu tomo o ônibus. Assim, os daqui são induzidos a pré-marcar sempre o ônibus na passagem, se não quiserem ficar pra trás imaginando o seu voo partir sem você lá em Campinas…

    • Fernando Costa

      Esse negócio de pegar ônibus na Barra Funda é tenso mesmo, principalmente p/quem não tem a origem "SP Barra Funda" no bilhete. Certa vez quase perdi meu vôo, justamente pq davam prioridade p/o bilhete com translado na origem e o ônibus q seria no horário "ideal", encheu…Com relação a cobrança, me desculpe o Ricardo, mas quem acreditar q é "tempestade em copo d'agua", o fato de estarmos indignados com essa "manobra" da Azul p/cobrar o ônibus, está sendo muito inocente ou não tem a menor noção de seus direitos como consumidor! Na boa,se o ônibus é para ser pago pelo passageiro, que cobre pelo serviço, desde q deixe isso bem claro p/todos saberem e escolherem se desejam mesmo isso…Eu mesmo, aposto q já paguei a mais por conta desse "erro" sem perceber…Na correria p/comprar não vi e agora fico nervoso pq posso ter sido feito de palhaço pela empresa!!

  • Dilson

    Parabens ao MD e a nossa leitora e amiga Juliana, sempre eles alegam erro no site e sempre a favor deles e nunca a favor do consumidor, a partir de agora irei tomar mais cuidado quando comprar passagens aereas das empresas e tiver que usar serviços ditos" gratuitos".

  • Osória

    Parabéns ao Melhores Destinos.

    Parabéns Juliana Plens.

    Eu já voei pela azul varia vezes e gostei muito..Pela minha cidade sempre vou ter que ir e voltar de carro, então não interessa nem um pouco o ônibus dito “gratuito”.Nunca ocupei o ônibus mas que é uma verdadeira mancada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Rodrigo Gonzalez

    Paulo,

    As vezes é contra a empresa. Raro, é verdade, mas acontece. Sou agente de viagens e sei de dois erros absurdos da TAM no sistema dela… não posso colocar aqui o erro inteiro, mas posso dar um exemplo: uma passagem aérea pela T.am numa data X, Manaus/RIO custa R$10,00. A mesma data, mas com destino final em Vitória, com conexão no RIO custa R$3,00. E detalhe, como há troca de aeroporto no RIO, na conexão, você pode inclusive despachar a bagagem! Esse é um exemplo de quando as aéreas se dão mal, mas é muuuuuuuito raro, tem que ser "rato de tarifa" para achar esse tipo de bug.

    abs

  • Rafael

    É BRINCADEIRA, imagina quantos milhões a "Azul Sem Braço" faturou nesse "erro do sistema"!

  • Thiago Castro

    100 mil milhas para UMA passagem para os EUA so se for de primeira classe. Ai fica dificil ne amigo. Eu usei 50 mil .o msm trecho e acho q vale super a pena usar milhas.

  • Wallace Lima Dutra

    Ótima constatação MD!

    Realmente, fiz agora mesmo uma simulação simples (São Paulo – Curitiba, a primeira do Shopping Eldorado – imagem em http://imm.io/gcMZ, a segunda saindo direto do aeroporto de Campinas – imagem em http://imm.io/gcNc), e constatei uma variacao de preço no primeiro voo, uma diferença de 20 reais.

    Sou cliente Azul e viajei muito com eles há alguns anos. Quando implantaram este sistema de confirmação via internet, disseram que era para ter uma previsão de passageiros.

    (Antes, quando não havia opção de ônibus, a principio era so mostrar a passagem ao motorista ou nos postos de retirada de eticket da Azul).

    Diante desta situação, sugiro a Azul que, temporariamente, exclua a opção "ônibus grátis" na internet (mantendo o traslado apenas com a apresentação do voucher impresso) até a resolver este problema no sistema de forma definitiva.

  • Marcos Gentil

    Independência é caminho já trilhado por MD.

    E acreditá-se que esse será mantido, ao menos esperamos…

    Parabéns MD!

  • Sandro Bueno

    Por isso que nunca faço a pesquisa colocando o ônibus como saída, sempre faço diretamente de Campinas para onde vou, depois é só ir até a parada de ônibus mais próxima, mostrar o bilhete e pronto, ônibus gratuito.

  • Luciana

    Já usei esse sistema da Azul e acredito que seja apenas mais um erro no site.

    No meu caso, o problema não foi uma diferença de tarifa, mas o vôo que eu queria estava disponível apenas sem o ônibus (por erro no site!). Na época, simulei em outros horários, exatamente para saber a diferença no valor (não sabia que era gratuito) e os valores eram os mesmos. Quando perguntei sobre o ônibus, a informação foi bem clara: é necessário somente apresentar seu cartão de embarque ou itinerário.

    Aproveito para recomendar a companhia. Apesar de um leve atraso na partida (uns 20min), tive um excelente vôo, o melhor nacional que já fiz. Espero voar pela Azul novamente.

  • ANTONIO ALVES DA SIL

    Pura má fé. Trabalhei em um banco cuja agência estava deficitária e o gerente mandou cobrar certas "tarifas", acrescentando: se o cliente reclamar, a gente diz que foi engano e devolve o dinheiro.

  • Rafael

    e continua cobrando o preco do onibus gratis…

    faz uma simulacao ai quem quiser ver.. brasilia navegantes e depois brasilia blumenau…..

  • que triste, e eu fazia propaganda ate para Azul.

    parei.

  • Thiago Castro

    O problema eh acontecerem desde janeiro de 2011 como o Igor Poa relatou. Se fosse apenas um erro e a empresa fosse seria, chamaria todos os clientes LESADOS para restitui-los. Mas vc acha q isso vai acontecer??

  • Thiago Castro

    Que a Azul tem um servico excelente eh fato. Isso nao se discute. Mas nao seja inocente, "apenas um erro de sistema" nao dura mais de um ano.

  • Bruno Gross

    Eu ia falar exatamente isso… vc não precisa "comprar passagem com ônibus". O cartão de embarque já te credencia a embarcar no ônibus. Quase sempre que vou a SP a lazer viajo de Azul e pego um ônibus pro destino que eu queira…

    • Thiago Castro

      Acho melhor vc ler todos os relatos acima…

  • Karl

    Você não entendeu, Karine.

    Claro que todos os custos de qualquer produto ou serviço são pagos por quem compra. A questão é a companhia agir de má fé, anunciando uma comodidade "grátis" como um diferencial para atrair clientes, e depois lesar essas pessoas!

  • jorge krug

    SE A CIA. É HONESTA, QUE PROCURE OS CLIENTES QUE PAGARAM A MAIS E DEVOLVA O VALOR COBRADO A MAIS OU O "site" AINDA ESTÁ COM PROBLEMA. TÃO DE BRINCADEIRA NÉ.

    • Thiago Castro

      Falou tudo!!! Mas duvido que isso aconteça. Infelizmente.

  • Hildo

    Já são tantos os comentarios a respeito, mas só quero dizer que ainda bem que existem pessoas atentas e que descobrem, inteligentemente, os sedizentes erros da Azul, que insiste em ativá-los aos menos desavisados.Gosto da companhia, mas acho que ela precisa falar sempre com a verdade quanto as suas promoções e gratuidades, sob pena de descrédito e com isso afastar passageiros,inclusive eu.

  • jorge krug

    Essa grana cobrada a mais deve ser para fazer essas pinturas nas aeronaves. Te liga David, outras Cias. já faliram por muito menos. Não tira o cliente pra Trouxa" que vais quebrar a cara.

  • Erick

    Acho q deveriam enviar a denuncia pro Ministerio Publico e pra ANAC

  • Raphael

    Total má fé, isso sempre ocorreu e raramente consertam, imagino o quanto não ganhou no modo "erro no site", será que vão voltar para esse modo agora que o MD falou a respeito?

    Hehe, eles acham que essa explicação furreca de erro no site cola? Quero ver explicarem como se dá esse erro, vão se enrolar fácil.

  • Brum

    100 mil em um trecho? O.o

    poxa deve ser na primeira classe da Emirates com parada em Dubai, pq né?! heheh

    Consigo emitir na AA, ida e volta pro Canadá e USA (incluindo Havaí) por 20mil milhas o trecho.

  • ess

    este site e 10 em gostei da reclamação valeu melhores destinos

  • jorge boatto

    Parabéns a MD pela investigação. A Azul deveria tentar corrigir o problema devolvendo o dinheiro para quem foi enganado pelo sistema, senão caberia até uma denúncia ao Ministério Público que cuida do direito do consumidor.

  • Claudio

    No país da enrolação, principalmente no que se refere a companhias aéreas, não entendo a surpresa de todos, pois infelizmente é o normal. Fica uma pergunta: por que uma passagem pela Ibéria, entre Rio e Milão, com 16 horas de duração, tem preço semelhante a Rio x Manaus, com menos de 5 horas de vôo?????

    • Thiago Castro

      Acho q a demanda pelo trecho…

  • Emerson

    Marcus,

    Os custos da Azul em relação ao serviço de transporte de Ônibus, é feito com uma empresa terceirizada com contrato fixo mensal de 12 Ônibus e alguns reservas, contando é claro com alguns extras em dias de grande movimento (Feriados e final de ano).

    Sobre as poltronas do meio a azul tem como estrategia ou melhor uma aeronave menor tem custos menores e por isso um "Load Factor", o que seria é precisa de uma quantidade menor de passageiros para alcançar o ponto de equilibrio nas viagens.

    E por fim, é muito provavel que a Azul, não esteja tão azul assim, ela operava no vermelho até pouco tempo atras, ela tem lucro por causa da grande escala de voos em Campinas, e no preço da passagem que é em muitos casos mais cara do que das empresas que operam em Guarulhos e Congonhas, o fato é que para o passageiro que viaja a turismo e compra com antecedencia é possivel encontrar passagens mais encontra na TAM, GOL, WEBJET e Avianca, agora em passagens para o cliente corporativo que constuma comprar com no maximo 1 dia de antecedência a Azul acaba compensando, Ponte Áerea é um bom exemplo se comprar passagem para o dia seguinte CGH x SDU o preço passa de R$ 800,00 ida e volta tranquilamente, na azul você sempre acha mais barato, agora o problema é convencer o executivo a se deslocar até campinas.

    Ainda acho que a culpa é do Governo, que não fiscaliza e deixa as empresas agirem como querem.

  • Emerson

    Estamos vivendo um periodo que a midia é toda controlada por "anunciantes" e que praticamente nada do que se comenta, pode ser levado a serio sem uma analise mais detalhada sobre o assunto.

    Quanto temos um canal de comunicação como o MD que acreditamos e a materia citada nos leva a crer na credibilidade e na imparcialidade do site em relação as empresas aereas, sendo a mesma totalmente a favor de informar o cliente, acho que a materia foi correta informando fielmente o consumidor.

    Admiro a Azul e seus fundadores, mas "Business to business" as empresas que operam com margens apertadas estão procurando maneiras de aumentar a receita e diluir custos, o se "colar colou" citado em outras observações é a melhor maneira de expressar o fato no site da empresa. (via celular)

  • DBF

    Estranho isso. Sempre utilizei os serviços de onibus da Azul , mais nunca precisei mencionar isso na hora da compra da passagem.

    • Thiago Castro

      Pelo jeito vc não leu nem metade dos comentários acima…

  • Clélia

    Eu fiz sumilações saindo de Sorocaba e saindo direto de campinas, realmente tem diferença.

    Passei um e-mail para a azul, a resposta foi que não deveria ter diferença e que deveria ser informada as simulações…

    Temos sempre de estar espertos!

    Clélia – Votorantim/SP

  • Rodolfo

    Acabei de realizar o teste no voo de São Paulo para Porto Alegre em 16/02 e coloando de Congonhas o preço foi de 239, colocando saindo de Viracopos o preço cai para 199…

  • Diego

    Bom Pessoal também acho que um erro como esse não deveria acontecer, na verdade eu sempre viajo pela azul e pego o ônibus e nunca ocorreu em que eu tivesse que pagar mais, azul é a melhor empresa da aviação civil hoje, GOL, TAM e WEBJET não estão com nada tenho certeza que não fizeram de proposito.