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Azul aumenta taxa de conveniência para bilhetes emitidos pelo seu site em 140%! Saiba como escapar da cobrança!

Leonardo Cassol
22/10/2015 às 14:22

Azul aumenta taxa de conveniência para bilhetes emitidos pelo seu site em 140%! Saiba como escapar da cobrança!

Sem nenhum alarde, a Azul implantou uma novidade bem mais amarga que a cerveja dinamarquesa que passou a ser servida em parte de seus voos a partir de hoje. A empresa aumentou em mais de 140% a taxa para emissão de passagens nacionais em seu site! Em maio, quando começou a ser cobrada, a tal taxa de conveniência era de R$ 5 para bilhetes nacionais. Agora passou a ser de R$ 12,33 para passagens apenas de ida e R$ 24,66 para voos de ida e volta! No caso das passagens internacionais, o valor também aumentou: de R$ 20 para R$ 25.

Para evitar a cobrança da taxa, no caso de bilhetes comprados em dinheiro (seja qual for o meio de pagamento utilizado), o segredo é fazer o login no programa TudoAzul antes de concluir a compra no site da Azul. Quem não for membro do TudoAzul, pode fazer o cadastro gratuitamente para fugir da cobrança. Outra opção é comprar por meio do aplicativo para celulares e tablets, onde a taxa não é cobrada.

Infelizmente, bilhetes emitidos com pontos TudoAzul pelo site da companhia agora pagam a taxa de conveniência de qualquer maneira, não sendo possível evitar a taxa nesses casos, o que é lamentável.

Confira os valores das taxas:

Bilhetes com tarifa em dinheiro (independentemente do meio de pagamento)

  • Doméstico: R$ 12,33 (ida) ou R$ 24,66 (ida e volta)
  • Internacional: R$ 25,00 (ida) ou R$ 50,00 (ida e volta)

Bilhetes com pontos TudoAzul*

  • Doméstico tarifa em pontos: R$ 15,00
  • Internacional tarifa em pontos: R$ 50,00

*Caso o leitor pesquise bilhetes TudoAzul sem estar logado no site da Azul, os valores das taxas aparecem diferentes, mas são atualizados após o login, obrigatório para a emissão.

Justificativa para a nova taxa

Questionada pelo Melhores Destinos, a Azul não justificou a cobrança da taxa de conveniência de maneira separada da tarifa aérea, se limitando a dizer que com a taxa os clientes passaram a contar com até 30 horas a partir do momento da compra para cancelar ou alterar a reserva sem custo adicional. Um preço caro para essa “conveniência”, não acham?

Como a empresa, até o momento, é a única companhia aérea do Brasil a cobrar a tal taxa, esperamos que ela não seja copiada por suas concorrentes, aumentando ainda mais os custos de viagem para os passageiros.

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