Azul aumenta taxa de conveniência para bilhetes emitidos pelo seu site em 140%! Saiba como escapar da cobrança!

Leonardo Cassol 22 · outubro · 2015

Sem nenhum alarde, a Azul implantou uma novidade bem mais amarga que a cerveja dinamarquesa que passou a ser servida em parte de seus voos a partir de hoje. A empresa aumentou em mais de 140% a taxa para emissão de passagens nacionais em seu site! Em maio, quando começou a ser cobrada, a tal taxa de conveniência era de R$ 5 para bilhetes nacionais. Agora passou a ser de R$ 12,33 para passagens apenas de ida e R$ 24,66 para voos de ida e volta! No caso das passagens internacionais, o valor também aumentou: de R$ 20 para R$ 25.

Para evitar a cobrança da taxa, no caso de bilhetes comprados em dinheiro (seja qual for o meio de pagamento utilizado), o segredo é fazer o login no programa TudoAzul antes de concluir a compra no site da Azul. Quem não for membro do TudoAzul, pode fazer o cadastro gratuitamente para fugir da cobrança. Outra opção é comprar por meio do aplicativo para celulares e tablets, onde a taxa não é cobrada.

Infelizmente, bilhetes emitidos com pontos TudoAzul pelo site da companhia agora pagam a taxa de conveniência de qualquer maneira, não sendo possível evitar a taxa nesses casos, o que é lamentável.

Confira os valores das taxas:

Bilhetes com tarifa em dinheiro (independentemente do meio de pagamento)

  • Doméstico: R$ 12,33 (ida) ou R$ 24,66 (ida e volta)
  • Internacional: R$ 25,00 (ida) ou R$ 50,00 (ida e volta)

Bilhetes com pontos TudoAzul*

  • Doméstico tarifa em pontos: R$ 15,00
  • Internacional tarifa em pontos: R$ 50,00

*Caso o leitor pesquise bilhetes TudoAzul sem estar logado no site da Azul, os valores das taxas aparecem diferentes, mas são atualizados após o login, obrigatório para a emissão.

Justificativa para a nova taxa

Questionada pelo Melhores Destinos, a Azul não justificou a cobrança da taxa de conveniência de maneira separada da tarifa aérea, se limitando a dizer que com a taxa os clientes passaram a contar com até 30 horas a partir do momento da compra para cancelar ou alterar a reserva sem custo adicional. Um preço caro para essa “conveniência”, não acham?

Como a empresa, até o momento, é a única companhia aérea do Brasil a cobrar a tal taxa, esperamos que ela não seja copiada por suas concorrentes, aumentando ainda mais os custos de viagem para os passageiros.

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • Henry

    Ora Melhores Destinos.. como é que você acha que o ianque brasileiro vai pagar a compra da TAP ???? rsrsrs..
    TudoAzul e Smiles na briga cerrada para saber quem é pior para o consumidor..
    Tá difícil….

    • Felipe Cattini

      Está difícil saber qual é a companhia área mais picareta no Brasil… Impressionante como ele sempre descobrem uma maneira de te enganar e roubar seu dinheiro. Pior é a cara de pau de santidade depois!

      • mariostefa

        Felipe vamos sugerir ao MD, a pesquisa de qual a empresa aerea brasileira é a mais picareta. Dennis, aí a sugestão.

    • Mauricio Schlotefeldt Muchut

      Voe de TAM cara, simples.

  • Douglas Padilha

    vergonha…..

  • kleber silva

    PESSIMO EXEMPLO,COM CERTEZA O SMILES VAI COPIAR.

    • Joe Willian

      E pra vc fugir da tx terá que ser membro do club smiles.
      É só o que falta pra decretar como a pior empresa aérea do Brasil.

      • Puliston

        Sem dúvida!A Gol é a empresa aérea pior,com atendimento péssimo,funcionarios mal educados e treinados!Ou seja ,uma cia pobre!Unica coisa que ela liga é o din-din na sua bolsa!

      • João

        hahaha, muito boa essa!! É bem esse o espírito do club smiles…

  • Carlos Souza

    Eu não posso reclamar do tudoazul “ainda”… nos trechos que costumo viajar sempre acho bilhete a 6K, só transfiro pontos do cartão pra ele pois sempre tem promo de bônus 100% e essa CORTESIA pra levar o acompanhante de graça 1 vez por ano, pra qualquer lugar do Brasil…salvou a lavoura agora pro final de ano!!! mais de mil reais de economia.

    • Diego

      Essa cortesia é apenas para Safira?

    • handria

      qual cortesia é essa????

      • Carlos Souza

        Clientes diamante tem direito a uma cortesia por ano para acompanhante, pra qualquer destino nacional.

    • Noh Rocha

      Pois eu estou com 200k na Azul e continuo voando TAM, Avianca, Gol…

      NUNCA encontro trechos em milhas nem próximos, nem mesmo razoáveis. Pense num arrependimento ter transferido 100k pra ela.

      • Volcano

        Resposta um pouco atrasada, mas fica de olho que vc vai perder seus 100K. Eu perdi 36k nessa brincadeira…Melhor vender as milhas se não conseguir usar.

  • Vitor Holz

    Povo só reclama. Faz o cadastro no programa da Azul e pronto! Nao quer? Vai voar no pau de arara da Gol

    • Tarcísio Medeiros

      Não é somente fazer o cadastrro no programa Azul, ou você não leu que até lá já está sendo cobrado?

    • Jonatas Elias

      Não se trata de reclamar. Essa cobrança é ilegal, e a questão do cadastro no TudoAzul pode ser entendida como venda casada. Eu quero voar de Azul mas não quero me cadastrar, e aí? Como é que faz?

      • Mauricio Schlotefeldt Muchut

        O cadastro TudoAzul refere-se a bônus de fidelidade, creio que um pouco mais de informação antes de postar comentários que beiram o ridículo não faria mal algum. #ficaadica

      • Cara, não tem nada de ilegal, pois o cadastro no Tudo Azul é gratuito e só caracterizaria uma venda casada, se a Azul estivesse proibindo quem não tem cadastro de comprar! Então, respondendo ao seu questionamento, se você quer comprar sem cadastro, simplesmente compre!

        Lógico que ninguém quer pagar mais caro! Mas, assim como a ingresso.com cobra uma taxa de conveniência para compra de ingressos pela Internet, as companhias aéreas também tem todo o direito de cobrar pela conveniência de você comprar pela Internet seus bilhetes aéreos e usar o dinheiro para manter a plataforma Online sempre atualizada e funcional!

        • Jonatas Elias

          Sim, mas como comprar sem cadastro e sem pagar a taxa?

          • Coelho

            Pelo telefone.

          • Jonatas Elias

            E pagar 10% a mais??

        • Por isso acho que vale a pena perder 2 minutos fazendo o cadastro gratuito e usufruir da isenção da taxa! Muito simples e todos têm o livre arbítrio pra decidir o que quer! Preencher um simples cadastro ou pagar pela preguiça!

        • Ygor Sad

          O ponto é que, por determinação da ANAC, deve existir um meio de emissão de passagens gratuito, entende? A azul simplesmente não pode decidir enfiar taxas de conveniência em todos os seus meios de compra. E, bom, até onde eu sei, o site era o único meio gratuito, até então, por isso que existe toda essa indignação, pois, agora, somos obrigados a pagar essa taxa sempre.
          Sobre o TudoAzul, ele é um serviço opcional. A companhia não pode condicionar o não-pagamento de taxa, que é um direito do consumidor, ao cadastro em um serviço opcional. Como clientes, podemos escolher não usar o sistema de fidelização, é nosso direito. Todos eles são produtos da empresa, ainda que o TudoAzul tenha cadastro gratuito. Ou seja, a meu ver, isso é sim venda casada, e eu não quero ser obrigado a me cadastrar em um serviço de pontuação somente para fugir de de uma taxa que é meu direito não pagar.

        • Michael Eceiza

          Errado. O Ingresso.com cobra pois intermédia a venda de um produto/serviço de terceiro (cinemas). No caso da AZUL ela cobra a taxa para venda de seu próprio ticket. A cobrança é abusiva, ilegal e destituída de fundamento legal.

        • Charles Barros

          A Ingresso.com cobra, pois de fato oferece um serviço de conveniência. Os ingressos do Cinemark, teatros e shows não são de propriedade da Ingresso.com; bem diferente dos bilhetes aéreos da Azul, comercializados, pasmem! Pela própria Azul.

    • Tarcísio Medeiros

      Antes voar no pau de Arara da Gol do que pagar R$ 2000 numa passagem que a concorrência cobra menos da metade….

  • João

    Azul mostrando a que veio…..
    Lamentável essa cobrança, que a meu ver é totalmente indevida. A empresa deveria dar a opção do comprador pagar ou não para ter tal “conveniência”.

  • Marcio Correa

    Ontem eu enviei um e-mail ao Denis para ele e o MD questionarem isto. Obrigado pela busca junto a Azul, falta meu crédito, rs. Abraços e Parabéns pelo trabalho.

  • Guilherme

    A Azul tá tipo banco agora, inventa taxa pros clientes pra aumentar o caixa. Como pouca gente reclama ou vai atras, o banco (e a azul) ficam com a grana.

  • Marcio Correa

    Uma outra informação que todos ja sabemos. Sobre as alegdas trinta horas que eles dizem estar “proporcionando” para cancelamentos sem custos, não nos esqueçamos que o Codigo do Consumidor nos proteje em até 7 dias para o reembolso total, pela clausula de arrependimento, em compras pela internet ou telefone. Desculpem-me Azul, mas 7 dias são bem mais que 30 horas, ou nâo?

    • Rodrigo

      Já tentei esse argumento, mas pesquisando vi que trata-se de um serviço adquirido (transporte aéreo), não um produto adquirido, que aí sim, valem os 7 dias de arrependimento… :/ Ou seja, não cola.

      • Marcio Correa

        Então Rodrigo, eu ja tive uma desistência e me devolveram quando alegei a clausula do arrependimento. Não sei, mas acho que o CDC trata de “compras” pela internet ou telefone, temos de verificar se é soó produto e não serviço. O certo é, que na justiça, quem recorrer deve lograr exito no ressarcimento. Abs.

  • Diego

    O pior é o início da cobrança para emissão com pontos, pois simplesmente não dá pra fugir dela! Iniciativa totalmente inédita no mercado brasileiro. Bola fora da Azul.

    E esse cancelamento em até 30 horas… notem que não está escrito em lugar algum do site. Tenho sérias dúvidas se alguém tentar usar o “benefício” vai ter êxito.

  • Denis Godoy

    Por lei eu tenho 7 dias para desistir de qualquer compra feita por e-commerce, não? Isso de 30 horas é desculpa para aumentos injustificáveis.

    • EIion Tallet

      Creio que como não existe tarifas fixas, eles quiseram relacionar o fato da reserva como Garantia do Preço. Mais é inaceitável essa cobrança… Em vez de dar descontos ficam inventando formas de subtrair o cliente.

  • Rene

    Alguém sabe dizer porque a parceria da smiles com a copa só acho cabine executiva bem mais cara, cadê as economicas? affff..pilantragem

  • Alexandre

    É importante isso que o Denis disse! Compras pela internet podem ser canceladas sem custo em até 7 dias. Sugiro que o Melhores Destinos, com seu poder de comunicação, que exija um posicionamento do PROCON sobre essa cobrança! Outra coisa que não entendo entendo: uma das maiores vantagens para as empresas fazerem negócios pela internet é justamente a redução de custo! E a Azul vem com essa de cobrar pela emissão on line??? É o que eu sempro digo: no Brasil as coisas melhoram pra pior!!

    • Paullo

      Até onde eu saiba, as compras de passagens podem ser canceladas sem custo em até 24h. Não paga taxa nem nada. Após isto, paga.

      • Pedro

        já tentei usar esse benefício, em mais de uma vez e me foi negado.

      • Denis Godoy

        Realmente, passagem aérea não entra na lei do arrependimento, pois “não abre espaço para dúvidas quanto a sua especificidade.” É, estamos todos ferrados.

        • Jonatas Elias

          Briga boa viu, uns dizem que sim, outros que não, até a justiça é dividida.

          • Denis Godoy

            Muitas vezes até a lei é aberta a diferentes interpretações, portanto, varia de quem julga mesmo. Cada caso é um caso.

        • Ricardo

          O Submarino Viagens já me reembolsou 100% nessa cláusula em passagem aérea. Foi tranquilo. Mas não sei se tem diferença de agência pra cia. diretamente.

        • Felippe Uhlein
        • Leandro Pimenta

          A AA realiza o procedimento de cancelamento com desde que a passagem tenha sido emitida em 7 dias, conforme CDC. Será que é a única?

        • Stephanny de Oliveira

          A avianca já me reembolsou um cancelamento de passagem em < 7 dias sem maiores problemas, direto no CC..

        • Célia Amaral

          Denis, Dá uma olhadinha na circular n 01/2014 da gerência de atendimento do PROCON/DFEsse já é entendimento atual das turmas recursais dos Juizados Especiais do DF.

      • Daniel Fontes

        TAM e Avianca até a meia noite do dia da emissão e Gol e Azul até 24h após emissão

        • Roberto Pacheco

          Ja perguntei na azul sobre isso, inicialmente falaram 24h, quando mencionei o CDC, confirmaram que sao 7 dias. Tirei foto da conversa pelo chat deles

  • Marcos Gomes

    Me arrependi amargamente de ter colocado meus pontos do cartão de crédito no TudoAzul, passagens mais caras e mais uma taxa descabida para completar. Low Cost não sei onde.

    • A Azul já não é Low Cost faz um tempinho, mas também não é boa. É como Avianca, ambas apresentam entretenimento, um lanche mais legal (Azul Snacks ou Sanduíches Especiais Avianca) e poltronas melhores. Low Cost é a Gol, onde até o lanche se paga (somente um salgadinho minúsculo da Mãe Terra e água que são cortesias).

  • Victor Akl

    Por mim não faz diferença! O empresa com passagens aéreas caras!
    Deus me livre

    • EIion Tallet

      Deixe de reclamar Victor… Aliás vc sumiu… Tava viajando foi?

      • Victor Akl

        Sim! Fui em MG <3

        • EIion Tallet

          Pensei que tava na Europa ou EUA… Nunca mais vi seus comentários por aqui!

          • Victor Akl

            KKKKKKKKKKKKKKK
            Com o dólar a quase R$ 4,00! O mínimo que posso ir é em algum país da América do Sul!

          • EIion Tallet

            novembro tu já tem planos?

          • Victor Akl

            Não! :/

            Por enquanto!

          • EIion Tallet

            Porto seguro de 12 a 16-11 bora?

          • Victor Akl

            É pacote? Milhas? Promoções? É free
            KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

          • EIion Tallet

            aí tu quem vai dizer… eu emiti com milhas no fim de semana passado…. hahahaha

          • Victor Akl

            :/
            Não tenho milhas! E moro em Goiás! Aqui tudo em relação a passagens aéreas!

          • EIion Tallet

            kkkkkk aí fud…

          • Victor Akl

            Onde você mora? Quero ir em Belém/PA ano que vem!

          • EIion Tallet

            kkkk se eu ver algo de Belém te falo… Moro em SP

          • Victor Akl

            SP tudo é mais fácil!

            3 aeroportos!

          • EIion Tallet

            nem sempre… as vezes as promoções acontecem de Brasília, Rio, BH… Curitiba… O importante é tentar aproveitar ao máximo.

          • Victor Akl

            Lembrei………

            Em novembro vou para o RJ!
            10 até 18

          • EIion Tallet

            Show… Viu aí se eu não te pergunto tu nem ia lembrar!!! hahahaha

          • Victor Akl

            Vamos para Belém? rs

          • EIion Tallet

            pra esse ano não tenho mais nenhuma data de agenda disponivel… Tudo comprometido!

          • Victor Akl

            Só posso ir ano que vem!

          • EIion Tallet

            pode ser vamos ficar de olho nas promoções….

          • Victor Akl

            🙂

          • EIion Tallet

            quero ir pra Punta cana no reveillon, to procurando cia pra dividir… porque meu amigo que ia comigo não pode ir e outra pessoa que iria ficou doente impossibilitada de andar de avião nos próximos 6 meses.

          • YuriBF

            Fica a dica: whatsapp

          • Victor Akl

            Entendo!

          • Victor Akl

            R$ que seria?

          • André Martins

            Belem é td de bom!

          • Victor Akl

            Salve Belém do Pará! Haha

      • Thiago Castro

        Virou chat isso aqui. rs. Troquem email, whatsapp…..rsrs

        • EIion Tallet

          tá com ciúmes? hahahaha

          • Thiago Castro

            kkkkkkk fiquem à vontade. rs

  • Henry

    TudoAzul e Smiles parece corrida no Grande Prêmio Brasil… cabeça a cabeça para ver quem é o pior programa de fidelidade….

  • Carlos Souza

    Agora vc me pegou…no e-mail que recebi do diamante veio e aí peguei logo pro fim do ano pois as passagens estão sinistras…aí dividindo pra dois ficou de boa

  • Rodrigo da Silveira

    ” ….dizer que com a taxa os clientes passaram a contar com até 30 horas a partir do momento da compra para cancelar ou alterar a reserva sem custo adicional…”

    E onde está o direito do arrependimento previsto no CDC? kkkkkkkk Que desculpa mais esfarrapada essa dai Azul.

    • EIion Tallet

      chega a doer minha inteligência e conhecimento um absurdo desses.. como se a gente não soubesse do CDC… Pisou na bola a Azul dessa vez!

  • Ricardo

    A gente reclama do Governo, mas quando a Azul dá uma dessa a gente corre pro Governo interferir via seus órgãos. Vamos usar o livre mercado e deixar de comprar Azul, é muito mais fácil que pedir ajuda burocrática. Viva a concorrência.

  • mariostefa

    Tô achando que contrataram algum “zecutivo” da Gol, isssspertoo

  • Felippe Uhlein

    Eu já tinha visto essa taxa na semana passada, na qual eles estavam cobrando R$12,33 para emitir uma tarifa de pontos + dinheiro.

    Certeza que essa moda vai pegar e a gol vai ser a primeira a adotar.

    • YuriBF

      No caso, seria a segunda, não?

  • Felippe Uhlein

    É apenas para a categoria Diamante, acima da Safira.

  • Hermes Hs

    1 – No mundo inteiro, em geral, é cobrada tx de emissão por loja, telefone e qualquer outro canal, com exceção a internet!

    2 – Sem contar que compras por telefone ou internet, ou qualquer outra forma não presencial, nos dá o direito de cancelamento em até 7 dias, com a devolução total do valor cobrado… Logo não existe vantagem nenhuma, salvo se deixarem alterar o voo nesse prazo, sem pagar diferença tarifária (comprando qualquer perfil de tarifa)…. Que não existe nada relacionado no site informando!

    3 – Venda casada é proibida! Vc é obrigado a se cadastrar no programa para comprar passagem sem a tal tx! Ri-dí-cu-lo.

  • Felippe Uhlein

    Certeza que essa cobrança na emissão por milhas veio agora que o pessoal que pediu o cartão naquela promoção vai começar a receber sua “recompensa”

  • Jair Batista

    A “conveniência” nesse caso é da companhia, já que vender pelo site é muito mais barato que manter lojas ou callcenter. Sem falar que o cliente fica sem opção, pois se ligar no callcenter terá que pagar outras taxas. É simplesmente uma forma de aumentar a tarifa.

  • Luiz Felippe Zoghbi

    Essa taxa é ilegal. Como nos resguardamos, doutores?

  • Marcio Correa

    Cervejinha cara, hein galera?

  • Fernando

    A azul está se mostrando uma péssima cia aérea no quesito preços e vantagens. Acabaram de cancelar 20.000 pontos meus pois de onde moro, SLZ, não consegui emitir nada abaixo disso em 02 anos de consulta para emissão com milhas.
    No sudeste e sul, ainda temos algumas promoções, mas aqui pra cima do país, a cia aérea, juntamente com a gol/smiles têm se mostrado péssima.

    • EIion Tallet

      em 2 anos vc não conseguir nada parece surreal…

      • Fernando

        Nas datas e trechos que me interessavam.

  • Diego Bassalobre

    A Azul pode esperar uma enxurrada de ações ou reclamações nos órgãos competentes com essa atitude.
    É muito simples: a compra de passagens realizadas pela internet pode ser cancelada até 7 dias após a compra.
    Ela era uma das que mais respeitava o consumidor até pouco tempo atrás.
    Infelizmente o contato com as outras companhias nacionais tem estragado a Azul, que tem tido posicionamento digno de empresa legitimamente brasileira.
    Inclusive tive que voltar de Fort Lauderdale em um assento sem cinto de segurança e com o encosto que não travava. No meio do voo, depois do jantar, “travaram” o encosto com um garfo, uma faca, e uma colher, todos metálicos (daqueles usados na business light). Tenho fotos e vídeos para quem não acreditar.

    • Eduardo Soares

      não ter cinto de segurança é falta gravíssima, imagine então pela lei dos EUA, de onde partiu seu voo. Eu publicaria vídeo e fotos. E se em uma turbulência forte ou emergência o passageiro precisar do cinto?

      • Diego Bassalobre

        Pois é Eduardo. Eles tiveram a infelicidade dupla… sou piloto privado e advogado mas não gosto de dar “carteirada”, então me submeti à situação para ver como eles resolveriam (ou não).
        O pior é que tinha lugar na business mas a comissária não deixou eu tirar foto/filmar.
        Aqui no Brasil também não pode sem o cinto, de acordo com o RBAC.

  • Josimar Silva

    Cadê os defensores “da melhor Cia aérea brasileira”? rsrs

  • Willian Munch

    Agência de viagem cobra taxa de R$ 30,00 e você tem toda comodidade e segurança. Além de as vezes ter a tarifa mais barata que a própria Azul.

  • Vinicius

    Taxa de Conveniência. Afinal é muito conveniente pra Azul ganhar um dinheiro extra nas costas do consumidor.

  • Julianna Antunes

    Só esqueceu de dizer que a lei nos garante o cancelamento nas primeiras 24 horas. Pagar 12 reais por mais seis horas? Hum… não.

  • Rafael Oliveira

    Tá. Se é uma “taxa de conveniência”, então ela deveria ser opcional, já que o cliente escolhe se quer uma conveniência ou facilidade. E se eu não quiser a tal “conveniência”, como faço pra comprar bilhetes?

    Quero ver a Azul responder essa.

  • André Felipe

    Vergonhosa a atitude da Azul. Além de ser disparadamente a mais operando onde moro, ainda tem essa de embutir taxas. Se comprar por agência ou no balcão de atendimento no aeroporto, você paga RAV de 10%. Agora pelo site também tem taxa.
    Não sei como tem gente que acha que essa empresa será a VARIG do século XXI.

  • Thiago Castro

    Fiz uma emissão com milhas hoje e vi que a taxa de embarque era de R$ 40. Como estava com pressa, nem reparei. Agora faz sentido!

    Ainda bem que quase nunca uso a Azul. Apesar de ótimos aviões, ter que ir a Campinas (para quem está em SP) é uma contramão só! Sou muito mais a Avianca em Congonhas.

  • Edu Santos

    Se tivéssemos ao menos mais duas empresas aéreas cobrindo as rotas mais movimentadas, certamente não estaríamos passando por isso. Vide a Avianca que não consegue expandir a malha…mais concorrência resolve tudo! Governo maldito!

  • Flávio Machado

    Taxa de conveniência devia ser proibida! Usam esta mesma falcatrua pra vender ingressos para shows.

    Conveniente pra Quem? Pra companhia é claro!

    Compra e venda pela internet é conveniente para a companhia que usa apenas um computador dispensando funcionários, e o cliente é que faz todo trabalho.

    Já que estamos fazendo todo o trabalho deles, eles deviam é nos dar um “Desconto de Conveniência”, isso sim!

    • EIion Tallet

      Uma pergunta: Será que as cias aéreas pagam todos os impostos de TODOS os bilhetes emitidos? Até porque se você observar empresas como a Azul por exemplo nem número do bilhete (aquele sequencial) emite, geram apenas um código de reserva dentro do sistema dela. Fica minha dúvida!

  • Ju

    “se limitando a dizer que com a taxa os clientes passaram a contar com até 30 horas a partir do momento da compra para cancelar ou alterar a reserva sem custo adicional.” O artigo 49 do CDC nem existe, neam…

  • Braga

    Galera, compra pela Internet, inclusive aéreas, são até 7 dias para cancelar sem custo.
    Uma vez a TAM recusou em devolver todo o dinheiro com um cancelamento no mesmo dia e, ao ir ao Procon, recebi o valor cheio.

    • Flávio Machado

      Ter que ir ao Procon pra receber o valor é o fim da picada!

      • Braga

        Foi sim, eu não acreditei. Mas por fim vi que a lei dos 7 dias é para ser cumprida por eles. Então em ultimo caso, todos estão resguardados pelo Procon.
        Agora pagar essa taxa aí por 30 horas desse “serviço ” e de deixar puto.
        Pior que tranferi todos meus pontos do Itau para a Azul. 🙁

  • Alexander Czajkowski

    Que vergonha… indo na contramão de tudo que se espera: incentivar serviços online para diminuir custos e agilizar o processo.

    • Flávio Machado

      Diminuem os custos e inventam estas taxas de conveniência que é CONVENIENTE PRA ELES.

      Exatamente o que eu tinha colocado no post abaixo e que repito aqui:

      “Taxa de conveniência devia ser proibida! Usam esta mesma falcatrua pra vender ingressos para shows.

      Conveniente pra Quem? Pra companhia é claro!

      Compra e venda pela internet é conveniente para a companhia que usa apenas um computador dispensando funcionários, e o cliente é que faz todo trabalho.

      Já que estamos fazendo todo o trabalho deles, eles deviam é nos dar um “Desconto de Conveniência”, isso sim!”

  • Geronimo

    Essa taxa é ilegal e absurda. É simplesmente um tapa na cara do consumidor. Como já disseram aqui, qual seria a conveniência em se comprar a passagem pela internet? Se compramos pelo telefone ou no balcão, tem a taxa de conveniência, se compramos pelo site também querem comprar a taxa. Azul, não sei se eu conto pra vocês, mas a empresa acabou de perder um cliente, nem é tanto pela taxa em si (apesar de fazer muita diferença), mas pelo ato de desonestidade. Como poderemos confiar em vocês daqui pra frente?

  • Beto Karioca

    PESSIMO PESSIMO PESSIMO… nem olharei mais os preços no site desta cia, patetica essa “tx de conveniência”

  • Marcos

    Estão cobrando por um direito que já existe e é ainda mais ampliado, que é o direito de cancelamento sem custo em 7 dias. Onde estão o PROCON e a ANAC que não veem essas coisas?

    • EIion Tallet

      se essa taxa de conveniencia vai pra ANAC, como que vc quer que ela faça alguma coisa por nós? Acorda, isso é o Brasil!

      • Leonardo BH

        Onde você viu que essa taxa vai pra ANAC ?

        • EIion Tallet

          no historico da robalheira de nosso país, ou vc ainda tem dúvidas?

  • Clauber

    PÔ. Nunca mais eu transfiro pontos para o TudoAzul. Enganação!

  • Ricardo

    Poxa Azul, uma conveniência nada conveniente,pelo menos não para nós, que tiro no pé, nivelem-se por cima por favor e façam jus por terem sido eleita a empresa no.1 na pesquisa do MD.

  • Thalitta Sousa

    Kd a Anac essas horas?? Só serve de enfeite mesmo???

  • Vinicius

    Marcio, tirou as palavras da minha boca!

  • Luis Ghivelder

    Eu tenho emitido passagens de milha na Avianca Brasil, através do Life Miles, e há uma taxa de 25 dolares. Porem os valores em milhas dos bilhetes são muito melhores que em qualquer outro programa, com alguma antecedencia se consegue qualquer trecho nacional por 5 mil milhas, logo nao me incomodo de pagar essa taxa.

  • J.

    Azul indo de MAU A PIOR. E pensar que cogitei aderir ao programa TudoAzul.
    Minhas chances de voar pela Azul se reduziram de muito pouco a NADA com esta taxa. Lamentável Azul.

  • Luis

    Acho que essa taxa é absurda!Imagine quantos passageiros comprar as passagens sem saber que estão pagando essa taxa!Se der certo,ou seja ninguém contra essa regra,a Gol vai copiar logo.

  • Helis

    Cobrar essa taxa pra quem trocar passagem de pontos?Uma vergonha!

  • Renata

    Pra quem tem conta de TudoAzul e quer trocar as passagens,todas vezes devem pagar essa taxa de R$15,tanto de ida ou volta,ou ambos.Nao acho justo a cobrar,qd acabar meus pontos,vou sair de TudoAzul.

  • Bruno Bastos

    Essas empresas são 10 mil vezes mais pilantras que qualquer governo.

  • James Cardoso

    Por telefone não cobram essa taxa?

    • Cobram uma taxa maior de 10% do valor da passagem. Mas essa taxa as concorrentes também cobram

  • Célia Amaral

    Marcio e Rodrigo, o artigo 49 do CDC é aplicável no caso de compra de passagem aérea pela INTERNET , podendo ser exercido seu direito de arrependimento sem ônus. Dá uma olhadinha na circular n 01/2014 da gerência de atendimento do PROCON/DF
    Esse já é entendimento atual das turmas recursais dos Juizados Especiais do DF.

    “Acho” que em 2013 eles estudavam uma forma de reduzir o prazo de 7 dias para 24 horas (para contratos de passagens aérea comprada pela internet)
    AZUL entrou na onda do ITÁU 30 horas hahah
    Azul 30 horas para refletir rsrsr

  • EIion Tallet

    25 dolares são R$ 100,00 pra emitir uma passagem nacional… Sei não viu!

  • Célia Amaral

    Ah, Azul oferece “Happy Hour Azul” e cobra pelo serviço no dia seguinte hahaha
    Dá a festa e coloca seus convidados (passageiros ) para pagar a conta hahah
    Quem será a próxima ?

    • Antonio Silva

      A GOL ! Hehehe

  • Antonio Silva

    kkkkkkkkkkkkk Varig ?! Nunca….

  • Antonio Silva

    Surpresa total essa taxa !!!

  • Leonardo

    Essa taxa deveria ser proibida pois dificulta o comparativo de preços entre as companhias.

  • Cristiano

    Pergunta que não quer calar: Onde estão a ANAC, que não coíbe tal prática, e os Órgãos de Defesa do Consumidor, para nos proteger?

    • mariostefa

      Anac deve tá pleiteando passagens “na faixa” prá “parentaiada” ir prá Orlando.

  • Henrique Rocha Silva

    Alegar que o cliente tem até 30 horas para cancelar o bilhete após a compra é piada ne? Trata-se de compra On-line onde o direito de arrependimento lhe assegura a desistência em até 7 dias. O termo correto seria o que o pessoal está utilizando mesmo: “picaretagem”!

  • Thiago Castro

    Eu tinha uns pontos no Lifemiles e emiti Avianca por 5 mil o trecho (SDU/CGH), mas essa taxa em dólar doeu. Curti não. Prefiro procurar promoção.

  • Drcarlos Paiva

    Acho que está mais do que na hora de TODOS se juntarem e fazer através de um projeto de lei para que os direitos dos passageiros passem a ser respeitados, alguém da comunidade do MD deve conhecer um Deputado que abrace essa causa.

  • Jonatas Elias

    Pelo visto não podemos mais elogiar uma empresa. O sucesso sobe à cabeça e acham que podem fazer o que bem entendem. E eu achando que a Azul seria a Flag Carrier Brasileira, vou rever meus conceitos.

  • Eduardo

    Haja saco para ler tantos comentários repetidos e por pouca coisa. Até parece que por aqui todos voam semanalmente. Gostaria de ver todo esse empenho com o desvio de verbas públicas, com a falta de segurança e atendimento de saúde precário.

  • Patrícia Mano

    Eu nao entendi, se a compra é feita pela Internet, já não existe uma lei q permite q vc cancele a compra por até 7 dias sem custo adicional? O q essa tarifa está oferecendo de novo?

    • Alinne Moraes

      Mas as companhias aéreas alegam que elas não se enquadram nessa política. Eu, por exemplo, tive que recorrer a uma contestação de valor na fatura através do meu cartão de crédito pois não me devolveram.

      • Patrícia Mano

        Eu tive sorte então.. Soh precisei usar uma vez, na Azul. Liguei, falei com a atendente q fiz q compra pela Internet e me arrependi, e na gora foi cancelado, nem contestou

        • Alinne Moraes

          Se você ligou 24 horas após a compra?

          • Patrícia Mano

            Liguei no 6o dia!

    • Leonardo Guimaraes

      Vc precisa ligar e dizer que está arrependido da compra!!! Se ligar e disser que quer cancelar eles cobram taxa!!! Um abuso isso! Apenas o uso de palavras diferentes para um mesmo serviço!!!

  • Diego Santos

    Claaaaaaro que vai ser copiada. Num mercado oligopolista o consumidor sempre é agraciado com essas.

  • Leandro Favaro

    eu nao voo essa bosta de companhia msm!

  • Denis

    se é por causa dessas 30 horas deveria ser opcional a contratacao… cada coisa que inventam pra roubar a gente…

  • Milheiro Mineiro

    Vamos reclamar no site da Azul!!! Cliquem em “fale conosco” e mandem um email dizendo como estão insatisfeitos com a nova taxa.

  • Mauricio Schlotefeldt Muchut

    Vá de GOL, TAM estas tem a opção de pagar ou não o serviço a bordo. 🙂

    • Marcio Correa

      Ola Mauricio, não estou questionando serviço de bordo, que inclusive raramente utilizo, mas sim a taxa de conveniência que a Azul esta cobrando para emissão de passagens via site. Abs.

  • Questionador

    Qualquer um teria 7 dias para cancelar a passagem de qualquer forma pela lei do consumidor…

  • Ricardo
  • Jonatas Elias

    E se eu não quiser bônus de fidelidade?

  • Rafael Poggi

    Puts, mais essa, Azul?!?!

  • Célia Amaral

    Márcio,eu também já usei meu direito
    Valeu!

  • Felipe Neves

    Taxa de inconveniência, só se for…

  • Laise

    Lamentável essa cobrança!

  • Eduardo do Carmo

    Pessoal, acabei de comprar 4 ida e volta, nacional com pontos, paguei R$ 15,00 por passageiro, comprei logado conforme orientado, sugiro você atualizar a informação na noticia

  • Sonia

    O cobro da taxa de conveniência é ilegal. A Azul não tem nenhum canal de compra gratuita como estabelece a lei. Além disso, a gente deve decidir se quer ou não as 30 h para cancelar a passagem. A semana passada escrevi várias vezes à Azul questionando o “novo imposto” e me disseram que não cobram taxa de conveniência comprando logado, mas é mentira. Parece que até os atendentes da Azul foram pegos de surpresa! E agora quem nos defende?

  • Gladstone Silva

    VERGONHA NACIONAL!!!!

  • Gladstone Silva

    Eu percebi esta falcatrua somente hoje. O site simplesmente contém letras minúsculas explicando isso e claro, os valores não estão atualizados lá. E mais, em nenhum momento da compra somos alertados da taxa.

  • Alex Lag

    Mas que é isso….

  • V

    Obrigada pela dica!! Economizei R$ 200,00.

  • Paulo Henrique Evangelista

    Isso me parece venda casada! Não!?

  • Janine

    Acabo de olhar passagens de Bh para São Luís e a taxa está a R$ 29,00. Quando fiz o login no Tudo Azul, a taxa sumiu. Menos mal…

  • Volcano

    Sinceramente acho que a Azul passa por dificuldades, essa taxa, o programa de milhas que é o pior do Brasil, não sei não. Acabei de realizar um resgate de uma passagem SDU-VIX e paguei 20 Reais de “conveniencia”… Tomara que passe o projeto da entrada das estrangeiras no pais, já passou da hora.

  • Ruan

    Dá muita raiva dessas taxas! Eles preferem que a gente ocupe o tempo de um trabalhador humano ligando pro call center, muito mais custoso pra empresa!

  • Stella Cavalcanti Martins Lima

    Pesquisei uma passagem para Paris pela Azul e cobrariam 184 reais! Um absurdo, inaceitável.

  • Aline Parreira

    Acabei de perceber a mesma coisa, Fábio. Vc conseguiu remover a cobrança?
    Aqui, mesmo logada no Tudo Azul, a cobrança persiste…
    É dureza, viu…

    • Fábio Ortense

      Na outra consegui não. Inclusive custa agora R$20,00 se não me engano essa taxa. Minha irmã conseguiu tirar a taxa comprando pelo App do celular. Pelo site realmente não se consegue mais.

  • Alan Jefferson

    Cara! Essa postagem salvou minha vida! hahaha vocês são feras