Azul assina acordo de cooperação com a Hainan Airlines

Denis Carvalho 3 · setembro · 2015

A Azul assinou ontem um termo de cooperação com a companhia chinesa Hainan Airlines para a implantação de rotas do Brasil a Pequim, com escala em Lisboa. A informação foi divulgada pelo Governo do Estado do Ceará, já que o encontro foi parte da missão comercial do governador do Estado, Camilo Santana, na China.

Segundo o que foi divulgado, a ideia é usar os voos da TAP, que agora é controlada pelo presidente da Azul David Neeleman, até Lisboa, onde os passageiros farão conexão para Pequim com a Hainan. Fortaleza seria uma das cidades beneficiadas. À Azul caberia o papel de levar passageiros de outros estados a Fortaleza ou outras cidades que tenham voos da TAP. 

O acordo foi assinado na sede da Hainan pelo presidente da Azul, Antonoaldo Neves, e executivos da companhia chinesa. Em sua página no Facebook, o governador cearense divulgou informações sobre o encontro e uma foto com os representantes das duas companhias

Azul Hainan

O politico afirmou ainda que o grupo de investidores que controla a companhia se mostrou bastante interessado nas concessões dos aeroportos de Fortaleza e Salvador. A Hainan é a maior companhia aérea privada da China, atendendo a 90 destinos com 147 aeronaves.

Resta saber se o acordo de cooperação se resume a esses voos ou se as companhias planejam outros trabalhos conjuntos, inclusive envolvendo a TAP. Procurada pelo MD, a Azul informou que não vai comentar o assunto.

Dica do leitor Chagas Brito.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Ludmila Bianchin

    Tomara que a AZUL amplie ainda mais os seus horizontes, na minha opinião é a melhor CIA do Brasil. Tomara que a CHINA, fique mais próxima de nós.

  • Alan

    Juro que li rápido e pensei que fosse Hawaiian hehehe

  • Renato

    Parceria na América do sul nem penar né? Tanto lugar para explorar como Chile, Peru e realizar acordos vão pra China, daqui a pouco vão fazer acordo com a estatal da Coreia do norte!

    • Guilherme Appolinario

      é que economicamente a china não tem qualquer importância, não é, renato? e com a latam dominando o mercado sulamericano, parece mesmo uma boa ideia chegar de frente em uma situação já saturada.

      • Alan

        muito bem explicado.

      • Renato

        Bom com a economia atual tenho minhas duvidas sobre a China mais isso já é outra situação, Guilherme a Latam é uma empresa que tem concorrentes nos países Sul americanos no Chile por exemplo a Sky, no Peru a Star Peru e a Peruvian, realmente quando se fala na América do Sul temos o habito de resumir a LAN, e sinceramente não acho que a esteja saturado esse mercado, sem contar que estamos falando em parceria e não de uma nova empresa.

        • Hermes Hs

          Renato,

          A azul, é a única cia aérea que após recuperar o investimento para abertura da empresa somente teve lucros e foi a única, pois em 2014, foi o 5º ano seguido de prejuízo do setor aéreo, exceto a Azul que conhecidentemente fechou no azul. Sendo assim, temos que considerar a estratégia da empresa, que até o momento se mostrou com uma gestão invejável, se tratando de um setor tão competitivo e prejudicado por variação cambial (80% dos custos são em dólar). Portanto o fato de você, eu e os demais quererem viajar com a azul, não torna essa decisão “a melhor”, prefiro acreditar na gestão da empresa que está expandindo suas rotas de modo sustentável e no melhor momento ela entrará no mercado internacional da América do Sul e Europa.

          Lembrando que esse foi um acordo interline, não foi a abertura de nova rota. Nesse momento onde eles estão cancelando rotas domésticas e para tentar manter um equilíbrio financeiro, não vão abrir mais rotas e na minha opnião, uma empresa brasileira, fazer acordo interline na America do Sul, não é a melhor idéia, salvo exemplo como a Gol, que já tem voos para Buenos Aires e tem acordo com a Aerolineas ou que já possui voos para EUA e possui acordo com a Delta.

          • Fernando

            O fato de a Azul ser a única no azul é porque é a única que não tem ações na bolsa. Fica a dica.

    • Mateus

      Muito interessante perceber como tem pessoas que são desinformadas! Porém, até então o mais perigoso não é isso, pois a ignorância também pode ser felicidade… O que é pior não é ser apenas ignorante, mas ser ignorante e arrogante/prepotente de fazer uma crítica sem tentar entender o contexto!
      A China é o maior parceiro comercial (em volume de vendas, do minério de ferro, por exemplo) do Brasil. Esse acordo da Azul vai buscar justamente esse fluxo pouco explorado de pessoas/empresários entre Brasil e China. Sem esquecer também, lógico, o argumento do Guilherme Appolinário.

      • Henry

        Eu endosso o comentário do Renato…
        O Melhores Destinos é um site, PRIMORDIALMENTE, frequentado por pessoas que têm por objetivo o turismo, laser..
        Claro, que os bilionários donos da JBS, Ambev, etc etc são livres para vir aqui pesquisar… mas, acho que, por motivos óbvios, não tem tempo para isto.. e nem precisam uma pechincha de tarifa.. quando eles têm negócios importantes, vão nos seus jatinhos particulares…
        A China pode ser o maior mercado do mundo em termos comerciais… mas, no momento não é em termos turísticos…
        Me parece que as pessoas (pelo menos em termos de maioria) estaria mais satisfeita se Azul fizesse opção por parcerias e voos para a América do Sul…. destinos como Buenos Aires, Bariloche, Santiago, Lima, Cusco, e Caribe em geral…
        Sim.. é verdade que estas rotas estão sendo exploradas por outras Cias. aéreas e é mais fácil para a Azul procurar parcerias em outros locais..
        Mas… se é assim, isto soa mais como um declaração expressa de incompetência de poder concorrer…
        Felicidades para a Azul… é mais uma opção para os empresários daqui do fórum que mantém sólidos negócios com Pequim e Taiwan… afinal, eles estão gerando milhares de empregos para os chineses…. muito bom..
        Mas… eu, como associado do Tudo Azul, e não tendo o que fazer com aquele monte de milhas que tenho lá, gostaria de poder torrá-las emitindo passagens para o Caribe ou América do Sul..

    • Andrew Bueno Piolli

      America do Sul tem concorrencia com a LATAM e Avianca…
      Eles são empresarios cara, não são bobos, ninguem gosta de perder dinheiro a China é um mercado excelente para empresarios.

      • Renato

        Bom não sei se a China vai continuar sendo a maravilha dos empresários mais pensando por esse lado, eu realmente resumi muito ao turismo somente.

    • Roger

      Habitante do planeta paranoia detectado!

      • Renato

        Habitante do planeta super interessante detectado!

    • luis

      Que pena vi o povo não tem conhecimento de economia,so reclama.America do Sul,você não sabe situação da LATAM?

  • Rafael Gomes

    VOU FAZER UM VOO DE BELEM A FORTALEZA COM ESCALA EM SAO LUIZ POR UM AT7 , ME CONSOLEM.

    • luis

      Azul utiliza ATR para operar voo de BEL/FOR/SLZ?Se não me engano,o modelo deve ser E190/195.

  • Gleison

    Será que existe uma previsão para unificação dos programas de milhagens da TAP e da Azul?

  • Renato

    Nossa Doutor Mateus todas essa qualidade quanta ofensa, desculpe por não ser um PHD no assunto economia externas e ou especialista como V. Ex.ª, realmente resumir meu comentário ao turismo não se ofenda mago dos magos da perfeição e sabedoria.

  • Jefferson

    Viva a liberdade de expressão, mas arrogância e prepotência vi muito mais no seu comentário.

    • Renato

      Jefferson valew pela compreensão. Esse ai é o melhor exemplo de pessoa soberba que pode existir.

  • É interessante ressaltar que a Hainan é uma das empresas aéreas 5 estrelas no mundo —segundo a Skytrax, e a melhor aérea chinesa em termos de qualidade de serviço.

    O acordo tem importante significado econômico, já que a China é o principal parceiro econômico brasileiro atualmente. Foi uma inteligente decisão da Azul, mas que terá pouca importância para turismo dos brasileiros, ao menos por agora.

    • Thiago Castro

      Foi o comentário mais sensato (e com informações de verdade) até agora.

    • catvampiro

      Queria saber qual empresa aérea sobrevive de turismo! O povo mal acostumado com promoções, erros e bugs, acham que sabe tudo aí vem aqui blog falar umas merd… Sinceramente!

  • Thiago Castro

    1) Seu vôo não tem nada a ver com o assunto do post;
    2) O bom senso na internet diz que escrever com caps lock é como gritar, então não se usa caps lock;
    3) Não precisa ser consolado. Se não quer voar desse jeito, cancele a passagem e vá de Gol/Tam.

    • Jonatas Elias

      4) Qual o problema em voar num ATR-72?

      • catvampiro

        Falta de conhecimento do passageiro…

    • André Franco

      Tem vôo direto entre Belém e Fortaleza, com Embraer da azul.
      Escolha melhor seu voo da próxima vez

  • Felipe

    Só concordo com a parte do texto a partir de “A China é…” em diante. A parte anterior sinceramente…

  • Alan Rodrigo de Almeida

    Nada me tira da cabeça que Azul deveria se fundir com a Avianca. Seria uma maneira de ter uma posição fortalecida tanto no mercado doméstico, quanto internacional. Basta observar que a Azul já tem uma malha enorme no Brasil e se beneficiaria deimportantes slots que a Avianca possui principalmente em Brasília, Guarulhos e na ponte aérea. Por outro lado ambas se beneficiariam em termos de presença na América Latina e na Europa, onde a TAP é controlada pelo mesmo grupo que controla a Azul.

  • Thiago Castro

    Isso só concentraria um mercado que já está mais que concentrado (e concentração pode ser ótimo para as empresas, mas nós consumidores sempre somos prejudicados). Além do mais, Efromovich e Neeleman nunca concordariam com essa fusão.

  • Fernando Albuquerque

    Desculpe, mas isso que você falou não tem sentido. É o lucro ou prejuízo da empresa que define o seu valor de mercado, e não o contrário.

    O valor das ações tem uma influência muito pequena no resultado operacional. Por exemplo: se a empresa quiser tomar empréstimos e usar as ações em tesouraria como garantia para eles.

    • Fernando

      Olá Xará, tudo bom?

      Se eu fosse diretor de empresa aérea que tem ações na bolsa, sabe o que eu faria? Colocaria um salário bem alto para mim, para os diretores e anunciaria prejuízo ano após ano. Com isso, eu evitaria pagar imposto de renda e, ainda, não distribuiria lucros e dividendos para os minoritários!! Excelente! Valor de mercado? Isso não importaria para mim, já que o que eu tinha que ganhar, já ganhei no IPO.

      Você pode conferir a contabilidade das que têm ações na bolsa (é disponível publicamente) e ver que eles lançam como despesas para gerar prejuízo diversos valores que poderiam tranquilamente ser jogados no ativo. Na Contabilidade, em geral, lucro e prejuízo fica a gosto do cliente.

      Abcs,

      • Fernando Albuquerque

        Isso que você falou também não faz o menor sentido. Toda empresa paga impostos parecidos, pouco importando se tem ações na bolsa ou não. Se a lógica fosse fazer mutreta para simular um prejuízo e pagar menos impostos, então a Azul faria isso também.

        • Fernando

          Acompanhe sem preconceito e verá

          • Fernando Albuquerque

            Eu realmente tenho preconceito contra gente que faz esse tipo de afirmação enigmática, querendo simular que tem informações privilegiadas, não disponíveis aos meros mortais, quando na verdade provavelmente não tem nenhum argumento válido para sustentar suas afirmações.

          • Fernando

            Senhor mero mortal, eu não tenho nenhuma informação previlegiada, apenas tenho conhecimentos de contabilidade societária e acompanho as notícias do mercado financeiro. Tudo o que eu sei, coloquei de forma resumida na resposta anterior. Se você não acredita e acha que uma opinião melhor , ótimo , não vamos brigar. Mas na minha opinião está bem embasada em praticas contábeis e comercias normalmente realizadas em empresas semelhantes .

          • Fernando Albuquerque

            Também tenho preconceito contra gente que tenta dar carteirada e pratica o apelo à autoridade desse jeito. Fim.

          • Fernando

            Você é louco, eu hein.

  • Hermes Hs

    Escolha da gestão da Azul! Exatamente por isso, ela fecha anualmente com lucro, fazendo escolhas certas! Ela já desistiu duas vezes de fazer o IPO de suas ações na bolsa, logo, eu pessoalmente, confio na gestão e nas escolhas da Azul, inclusive admiro o fato em serem cautelosos com abertura de novas rotas.