Avianca Brasil solicita voo direto de Fortaleza a Bogotá!

Denis Carvalho 26 · março · 2014

Na segunda-feira você leu aqui no Melhores Destinos que a Avianca Brasil havia recebido autorização da Anac para seus primeiros voos internacionais. A companhia já solicitou seu primeiro voo: será de Fortaleza a Bogotá! Alguns leitores

O pedido foi divulgado hoje pela Anac e tem data de início previsto para o dia 2 de agosto. Nossos sempre atentos leitores Hamilton Macedo e Lucca já haviam comentado no post anterior que Fortaleza poderia ser o destino escolhido, devido às negociações do governo do Ceará que tem resultado em novos voos internacionais.  Se for aprovado, o novo voo 8508 será operado aos sábados e sairá de Fortaleza às 16h25 com chegada a Bogotá às 22h15. No sentido inverso, o voo 8507 decola da capital colombiana à meia noite de domingo e chega à capital cearense às 5h40. Os voos serão operados em jatos Airbus A318 ou A320.

Vale destacar que a importância desse voo é muito maior que atender a quem deseja visitar a Colômbia: Bogotá é o maior hub da Avianca internacional. Isso quer dizer que os cearenses terão acesso a voos da companhia para destinos nos Estados Unidos e Caribe .

Para a Avianca Brasil o voo é histórico, já que ela deixa de ser uma companhia aérea doméstica e passa a ser internacional. Mas é bom lembrar que a Anac concedeu sete voos para a companhia até Bogotá. Resta saber se os seis restantes sairão também de Fortaleza ou se ela solicitará partidas de outras cidades para a Colômbia.

Com informações da Anac

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Pedro

    na verdade a avianca já fez voos internacionais.
    Com a marca oceanair, eu acho, fez cidade do mexico – GRU e já com a marca avianca fez GRU-bogota. descontinuou o voo depois de um tempo.
    agora é uma nova tentativa…

    • Legal Pedro, não sabia! Obrigado!

      • Camila

        Denis, helpppppppp!!! Cm faco pra achar voos baratos pra Turquia???? Amo seu blog!!

  • vinicius pereira

    Qual o modelo de aeronaves airbus que irá operar esse voo?

    • A318 ou A320

      • Thiago

        Poderiam ser melhores :s

        • Daniel

          o a320 da avianca é de longe o melhor aparelho operado no Brasil (minha opiniao)

        • Everton Basilio

          Voei nos dois em janeiro, e gostei do espaço entre as poltronas quando comparados com as concorrentes. além de que no A320 tem um bom sistema de entretenimento de bordo.

  • Lucia Claudia Lopes

    MD, mas a Avianca já não fazia voos internacionais? Pergunto isso, pois dia 03 de março fiz ida e volta SP-NY com conexão em Bogotá pela Avianca.

    • São duas Aviancas: Avianca Brasil, que é a antiga Oceanair, e a Avianca internacional. São dos mesmos donos, mas empresas diferentes

  • Torcendo para que estendam esse voo para REC-FOR-BOG.

    • Antonio

      Seria ótimo. Também seria ótimo a TAM começar um voo direto de Recife a Miami.

      • Antonio

        Há 15 dias peguei um voo REC-BEL-MIA, porém a chegar em Belém o avião não pôde pousar devido a chuva. Então pousou em São Luiz e quando retornou a Belém o voo de BEL-MIA já havia saído. Tive que descer a Brasília para depois de 3 horas seguir Brasília-Miami. O pior é ficar quase 8 horas comendo biscoitinho da TAM.

    • cinthia

      Também!

  • Ótima notícia! 🙂

  • Vitor

    A iniciativa é ótima,uma forma de se chegar ao Caribe e EUA como relatado acima. A Avianca Brasil também tem de focar em abrir novas no BRASIL. Ouvi comentários de que ela estaria aguardando a chegada de alguns AIRBUS para iniciar esses voos, sendo um deles em Guarulhos – Manaus. Confirma MD ?

    • Caio

      Seria ótimo a Avianca aqui em Manaus, melhor ainda numa rota de grande concorrência como MAO-GRU-MAO.

    • Giovanni

      Faz sentido, Vitor. Algumas fontes dizem que ela está esperando entregas de uns A330s, que se encaixa muito bem na rota GRU-MAO-GRU. Vamos aguardar

      • Vitor

        Se o valor for bom, a TAM que se cuide rsrs. Fiz umas simulações para voar em Dezembro no trecho GRU-MAO e vi que os A330 serão substituídos pelos 763, o por quê eu gostaria de saber, salvo engano é a mesma oferta de assentos nos dois aparelhos.

  • Brunno Fernandes

    Hurruuuuuuuuulll!! Não ficaremos reféns da Tam para EUA e Caribe!

  • Brunno Fernandes

    A melhor cia da America!!! Aviões bem equipados e serviços excelentes em todas as aeronaves. Desde o A318 tudo é top. Seja bem-vindo ao Ceará Avianca, a terra da luz de aguarda com muita alegria e demanda!!!

  • Carlos Alberto

    Não sei porque tanta euforia por 1 vôo semanal, no sábado. Isto prova que as cias aéreas estão apenas se aproveitando de um incentivo que considero mal feito, para beneficiar-se de desconto no ICMS em todos os vôos para prover um destino internacional mal provisionado.

    Não me espanta se em breve vermos a Azul também com um mixuruco vôo internacional a partir de Fortaleza em breve…

    • Gabriel

      O interesse é justamente promover o Estado no cenário internacional, já que nacionalmente Fortaleza e as praias locais já são um destino mais do que consolidado. Mesmo que sejam vôos "mixurucos", de acordo com seu entendimento, são alguma coisa. Antes Fortaleza só possuia vôos internacionais para Portugal e Itália. Não havia nenhum destino na América do Sul ou EUA, p.ex. Agora, com a malcitada lei, Fortaleza já ganhou Buenos Aires e Bogotá na América do Sul e Miami nos EUA, fora o da Codor para Frankfurt, mas que não recebe o bemefício fiscal. O interesse do governo é exatamente esse, promover internacionalmente o Estado, o que acaba lor influenciar na região nordeste tb como um todo, já que não tinhamos até agora um vôo direto saindo da nossa região para Argentina e Colômbia. Fora o interesse tb em paralelo da formação de um setor aeronáutico industrial aqui, que é um parque que vem sendo prospectado pelos governantes para trazer indutrias da aeronáutica para o Ceará.

      Enfim, vejo diversos motivos a se comemorar, sendo o destino internacional aberto só uma das várias oportunidades pro cearense e pro Estado.

      • Felipe Gonzalez

        Boa tentativa essa do governo de dar incentivos afim de angariar voos para Fortaleza, mas acho que esse A318 poderia ser trocado, enfim vamos ver o que acontece e se isso continua por muito tempo pois já tivemos Iberia, Delta e Alitalia deixando de voar pra Fortaleza… Esperamos que novas cias venham para cá e tragam mais voos.

      • Edwagner Rodrigues

        Parabens Gabriel, bela explanação!
        Lembrando que estão em negociação um voo semanal da Ethiopia e um da Russia. Acredito que existe sim muito interesse das companhias em se aproveitar do incentivo, em breve voltaremos a receber Iberia e Delta, podem escrever o que eu disse!

    • sydney Ipiranga

      Em breve alem da Ethiopia e Russia, voo da Air France partindo de Fortaleza direto pra Paris.

  • cinthia

    Toecendo pra chegar em Recife!

  • Laerte

    Excelente notícia!

  • Laerte

    Só em ter a Avianca fazendo concorrência com a LATAM, já um avanço extremo… Tendo perto da gente, em Fortaleza, melhor ainda.

    Se tivesse em Recife, melhor ainda, seria a perfeição.

  • Já quero comprar essa passagem agora!!! Fiz bem em deixar pra viajar só ano q vem pra Bogotá, e justamente saindo de Fortaleza! Bom que força a concorrência.

  • Parabéns a Avianca! Uma empresa que caminha devagar, mas em sólidos passos.
    Sou de Porto Velho/RO e espero vê-la com mais voos ainda pela Amazônia.

    • Falar nisso, acho que muitos ainda não conhece mas existe uma promissora companhia aerea com Hub Manaus, e que já possui 4 ATR's e 5 destinos. Acredito que qualquer hora a MAP Linhas Areas deve aparecer aqui pelo MD.

  • Igor

    O vôo acabou de ser aprovado, conforme informou o Secretário de Turismo do Ceará, o sr. Bismark Maia. http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadern

  • Brunno Fernandes

    Aos que falam de possíveis “vôos mixurucos” conhece algum destino e/ou inclusive o nosso??
    Que venham mais e mais vôos e incentivos, pois não pararemos de crescer em todos os âmbitos. Temos uma excelente receptividade e carisma, que só quem já desfrutou e desfruta com freqüência do nosso paraíso sabe. E estamos muito felizes sim com mais essa novidade. Pois com ou sem ela, sempre viajamos e exploramos o mundo a fora, curtindo e/ou a trabalho. E cuidado com o desprezo, sentido e intensidade com que usa esses termos. Pude sentir daqui o seu perfil com o tom da sua indagação. Triste fim!!!

  • Sensacional o incentivo do Governo do CE…

    Sobre as empresas que deixaram de operar… de acordo com o que li no MD e nos jornais locais, o voo da IBERIA tinha muita demanda de passageiros, inclusive porque atendia a duas cidades brasileiras (MAD-FOR-REC-MAD), mas os passageiros eram predominantemente turistas, que tem tíquete médio baixo. Hoje seria viável, pois aumentou bastante o número de viajantes de negócios, que possuem tíquete médio mais alto. O da DELTA era pra Dallas e faz bastante tempo que saiu – creio que um voo semanal para Miami se sustente bem. E o da ALITALIA desde o começo já estava programado para ser um voo sazonal – na baixa temporada a empresa utiliza a aeronave para um voo adicional entre a Itália e os EUA.

  • Daniel

    Bela notícia não só pros ceareanses, mas todos nós do N e NE que moramos perto. Acabei de ir a Colombia pela Avianca internacional, com um voo interno pela Avianca Brasil, e posso dizer sem medo de errar, ambas estão anos luz a frente de TAM e GOL. Quando fui, tive que ir a Brasília e a GRU pra chegar a Bogotá, agora, com um voo bem mais curto e direto, nem se compara a comodidade. E tem mais, o Eldorado (aeroporto internacional de Bogotá), é novíssimo em folha, super organizado, free shop excelente, perfeito pra conexões internacionais. Parabéns ao Ceará por mais essa conquista.

  • edmeirel

    Alguem sabe o preço estimado de ida/volta FOR/Bogota/FOR??

  • Rafael Guerreiro

    Muito boa notícia!
    Sinceramente, este deveria ter sido o desenho do Brasil. Vôos internacionais iniciando no sul e passando no Norte, Nordeste e Centro Oeste para seus destinos.
    Que isto incentive o NE e Norte nos vôos internacionais e nacionais.

  • Haroldo Henrique

    Quando é que vai sair esse voo pra Adis Abeba e Moscou estaraõ operando!?Espero que em breve!

  • Marcio Ferreira

    Alguma novidade do vôo? Hoje já é dia 22/07 e nada…

  • Ivan Fiuza

    Pois é Marcos, li que o voo começaria a ser operado 2 de agosto mas não consta absolutamente nada no site da Avianca. Ficou pra quando????? Quero aproveitar esse voo esse ano ainda!

  • "A Avianca confirmou ainda para este ano o início da rota Fortaleza-Bogotá. No entanto, a companhia ainda não anunciou a partir de quando fará esse trajeto ou quantas frequências ligarão as duas cidades. Em março, o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, elogiou o governo cearense por promover a redução das alíquotas de ICMS sobre o QAV em voos domésticos para as companhias que rotas internacionais a partir dos aeroportos locais, e citou o futuro voo da Avianca como exemplo."
    http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/avia&c

  • Ivan Fiuza

    Resta saber quando e se o preço compensará… Voltarei à Colômbia em dezembro e pretendo comprar já as passagens mês que vem hehehe

  • Marcio Ferreira

    No site da Avianca Brasil já está vendendo a rota FOR-BOG.

  • Rodrigo Pimentel

    Por favor, estou indo a Bogota este mês no voo direto da Avianca Brasil Fortaleza-Bogota ida e volta e gostaria muito de tirar uma dúvida, pois nem a central de atendimento da Avianca Brasil soube me informar com precisão. E o seguinte: no aeroporto Eldorado existe balcão de check in separado para este voo da Avianca Brasil, já que é o único operado por ela e só tem 1 frequência semanal no Aeroporto Eldorado? Ou o check in é feito no balcão da Avianca Internacional? Preciso desta informação para evitar possíveis transtornos na hora do meu embarque de volta. Entrei no site do aeroporto Eldorado e na listagem de companhias que operam por lá , não aparece a Avianca Brasil… Minha dúvida e: faço check in nos guichês da Avianca Internacional ou haverá um separado só para este voo da Avianca Brasil?

    Obrigado!