Mesmo na Star Alliance, Avianca e Copa não pontuam no TAM Fidelidade

Denis Carvalho 31/07/2012 às 15:38h 86

A entrada da TacaAvianca e da Copa na Star Alliance era aguardada com ansiedade pelos passageiros brasileiros. Isso porque abriria a possibilidade de pontuar no TAM Fidelidade voando nas três companhias , que sempre oferecem bons preços – e vice-versa. Além disso, clientes dos programas Mileage (Copa) e LifeMiles (Avianca e Taca) sonhavam em poder emitir passagens na TAM, enquanto os que possuem o Fidelidade aguardavam pela possibilidade de buscar bilhetes promocionais nas outras companhias.

Tudo isso, contudo, acabou não se concretizando. Passado mais de um mês da entrada das companhias, a integração com a TAM estranhamente ainda não se concretizou. Para descontentamento de muitos clientes, os voos da TACA, Avianca e Copa não estão pontuando no Fidelidade, assim como os da TAM são ignorados pelos programas Mileage e Life Miles.

“Estou fazendo uma viagem internacional pela Copa (GRU-PTY-CUR-AUA-GRU) e sou portador do TAM Fidelidade Vermelho – Star Alliance Gold. Fui informado no check-in da Copa que eles não efetuariam a pontuação no TAM Fidelidade, em virtude da fusão da TAM com a LAN, e que não haveria direito ao acesso à Sala Vip. Nenhuma informação é prestada a respeito desta fase de transição nos sites da TAM ou da Copa e, pelo que consta do Site da Star Alliance, não houve saída formal da TAM da Aliança”, lamentou o leitor Emerson Cesar.

No site do LifeMiles, por outro lado, é possível emitir passagens de todas as companhias parceiras da Star Alliance, como Lufthansa, Swiss, TAP e até da Copa, mas não há possibilidade da encontrar bilhetes na TAM. Ao fazer pesquisas em rotas onde apenas a companhia brasileira opera, não há nenhum resultado disponível.

A explicação mais provável se refere à futura saída da brasileira da Star Alliance. Por determinação do governo chileno, como exigência para aprovar a fusão com a LAN que criou a Latam, a nova companhia não pode fazer parte da mesma aliança mundial que a concorrente AviancaTaca.

No entanto, a TAM tem prazo até abril de 2014 para sair da Star Alliance, quando deve seguir a LAN para a Oneworld. ” Estamos avaliando este assunto e, até que se tenha uma definição sobre o tema, a TAM continua como membro da Star Alliance”, garantiu a companhia.

Se a TAM até agora optou por não deixar a aliança global, não seria o caso de aceitar as novas parceiras, pelo menos neste prazo até sua saída?  Ou será que a disputa da Latam com a AviancaTaca já mostra seus efeitos?

Atualização às 18h34- A TAM encaminhou a seguinte nota ao Melhores Destinos: “A TAM esclarece que ainda não há acordo entre o programa TAM Fidelidade e os planos similares das companhias aéreas AviancaTaca e Copa Airlines, que ingressaram recentemente na Star Alliance, e por isso não é possível pontuar ou resgatar pontos nessas empresas. Por uma decisão de órgãos de defesa da concorrência no Chile e no Brasil, o Grupo LATAM Airlines não pode participar da mesma aliança que o grupo AviancaTaca. O prazo para que essa condição seja cumprida é de 22 meses a partir da data da criação da holding (junho de 2012). TAM continua sendo membro da Star Alliance até que se tenha uma decisão definitiva sobre esse assunto. Esse tema está sendo cuidadosamente avaliado para que se escolha a melhor opção para nossas empresas e nossos clientes. Qualquer mudança, se e quando houver, será amplamente comunicada, respeitando os direitos dos clientes.

 

O Melhores Destinos solicitou informações a respeito às companhias e vamos atualizar este post assim que recebermos explicações por parte delas.

86 comentários para “Mesmo na Star Alliance, Avianca e Copa não pontuam no TAM Fidelidade

  1. Jehmysson

    Verdade!

    Fiz recentemente uns voos pela Copa Airlines, tentei pontuar no TAM Fidelidade mas foi recusado. Acabou que minhas milhas foram creditadas no Mileage.

    Responder
  2. Thiago Ambrós

    Atesto que a TAM se recusou a pontuar minhas milhas ganhas com a COPA, assim como se recusou também a emitir passagens com meus pontos na mesma. Enfim, quem tem o Fidelidade TAM está a ver navios com a saída da TAM da Star Alliance.

    Responder
  3. Diogo Avila

    Muito bom post. Parabéns!

    Aliás deixo aqui o meu relato, fiz uma escolha de acentos em um voo futuro da Copa e pude inserir tranquilamente o n.º do TAM Fidelidade.

    Claro que pontuar é outra coisa….

    A TAM vem desde muito tratando o Fidelidade de uma forma pouco transparente, se não fossem alguns colegas blogueiros dedicados ao tema estaríamos num voo cego (literalmente).

    Tive alguns problemas recentes com eles com a ausência de pontuação em empresas parceiras. Tenho voos da SAA que não foram creditados e pendem desde março de análise deles – já falei com meio mundo lá dentro.

    Já a LAN…creditou meus pontos de julho, voados em empresas parceiras, antes mesmo que eu chegasse de volta de viagem.

    Como li outro dia, espero que a TAM vire LAN em alguns aspectos, e não a LAN vire TAM.

    Responder
  4. Victor Mota

    Estou esperando outubro para poder marcar minha viagem para Turquia e Grécia com a Turkish através do TAM Fidelidade. Só em outubro posso marcar passagens para Março… e estou com medo da TAM sair oficialmente da StarAlliance até lá. Vou ficar aqui na torcida para durar o máximo que puder!

    Responder
  5. Vinicius Melo

    Alguém aí saberia informar se a pontuação/regate de passagens continua normal para as demais cias que já eram da Star Alliance, como Lufthansa, TAP e South African???

    Responder
  6. Brum

    Se a TAM ainda ñ saiu efetivamente, os voos pela AviancaTaca ou Copa devem sim pontuar no Fidelidade se for da vontade do passageiro, e vice-versa.

    Totalmente inaceitável oq estão fazendo… Mais uma vez o consumidor sendo prejudicado pela disputa de "poder" entre os dois grupos sulamericanos: Avianca/Taca de um lado e LATAM do outro.

    PS: e ainda tem a United/Copa que sabe-se lá pq tbm não quer aceitar a pontuação no Fidelidade ¬¬

    Responder
  7. Carla

    E por que os vôos pela Lan não são pontuados pela Tam? Fui em março para os EUA e recebi negativa de pontuação, tanto no balcão da Tam quanto no da Lan…

    Responder
  8. Eduardo

    Tive os mesmos problemas para pontuar o voo da Copa no TAM Fidelidade.

    Engraçado que no site da Star Alliance aparece ambos, e no Mileage quando vai em solicitar crédito de voos da Stars Alliance aparece a TAM no menu das empresas aéreas.

    Responder
  9. Vinicius Melo

    Denis, pelo visto não, já que o Diogo Avila acima disse que não conseguiu pontuar pela SAA…

    Responder
    1. Brum

      Eu viajei pela SAA em março e antes mesmo q eu voltasse de viagem, o voo da ida já tinha sido creditado no meu fidelidade.

      Pelo visto o camarada aí em cima deu azar…

      Responder
    2. Diogo Avila

      Vinicius,

      Na verdade eles não estão me dando os pontos da volta.

      Trata-se de uma falha interna de processamento e ineficiência, e não da questão da Star Alliance.

      Quem estiver neste tipo de situação deve brigar. Afinal, se o consumidor voou dentro do período de parceria, seu direito já está adquirido. O resto é problema da TAM.

      Responder
  10. Thiago Castro

    Assentos

    Responder
  11. Thiago Castro

    Absurdo mesmo!

    Responder
  12. couto

    O mileage plus pontua voando tam.

    O fidelidade pontua voando United

    O fidelidade não pontua voando Copa

    Responder
    1. Camila

      Como assim o Mileage pontua Tam?

      Posso usar minhas milhas do Mileage para voar TAM?

      Responder
      1. Marcus

        Por enquanto ainda pode sim.

        Responder
  13. couto

    a partir da fusão (snme 14/jun) todos os voos tam e lan pontuam entre si, antes disso somente pontuavam os voos na américa do sul.

    Responder
    1. Diogo Avila

      Será que no futuro teremos a somatória dos planos, e portanto dos pontos. Ou cada empresa seguirá com seu programa e nós com dois saldos diferentes?

      Responder
  14. Camila

    Fiz recente um voo pela Copa e no balção da Copa em POA, no check-in me informaram que eu poderia pontuar no fidelidade. Passei o numero. Nunca entrou, reclamei no fidelidade e eles me falaram que não pontuam pontos da Copa. Tive que colocar no Mileage mesmo.

    Agora quero ver usar essas 15 mil milhas. Esses dias tentei usar em hotéis, só permite para moradores dos EUA.

    Se alguém usou em alguma coisa e quiser me avisar…em voos escutei dizer que é raro conseguir….

    Responder
  15. Bacco

    O acordo entre LaTam e Avianca é apenas codeshare e não envolve os programas de fidelização, por esse motivo os voos não são pontuados nos programas.

    Responder
  16. Mendonça J&ua

    Também tive problemas agora no mês julho. Voei no Peru (Lima – Arequipa e Arequipa – Cusco), mas no check-in fiu informado que não poderia pontuar no TAM Fidelidade. Tive então que indicar meu número Victoria da TAP.

    O estranho é que no site da TACA, quando da compra do bilhete ou mesmo no check-in on-line, era possível indicar a TAM e colocar o número do Fidelidade, mas certamente não iria pontuar. Acho que isso se deve a um antigo acordo entre as companhias, hoje não mais existente.

    CUIDADO COM ISSO PESSOAL!

    Responder
  17. Leandro

    Fica sussa que depois que anunciarem que vão sair ainda teremos seis meses para emitir os bilhetes. Depois desse prazo é que acaba tudo. Mais ou menos como está acontecendo com a American Airlines e o Smiles…

    Responder
    1. Victor Mota

      Vlw, cara! Espero que você esteja certo mesmo! Já estou com tudo reservado e só falta o vôo. Li no blog da TAM, no perguntas e respostas, sobre a saída dela da StarAlliance e lá fala que assim que anunciado não poderá ser emitido mais vôos com o Fidelidade em companhias da StarAlliance. Mas fico em dúvida se mesmo saíndo da StarAlliance ela irá manter os contratos e voos codeshare com a Turkish, United e etc.

      Responder
  18. Leandro

    Acho que estão com medo do Tribunal Chileno encher o saco. A entrada da Avianca/Taca acabou sendo meio precipitada na Star. Eles deveriam ter esperado a TAM sair, o que ainda pode levar algum tempo…

    Responder
    1. ARTHUR MENDONCA

      Na verdade vamos dizer que a Star Alliance está tentado rever os prejuizos com a saída da TAM antes mesmo que o anunciado pela TAM.

      Responder
  19. Thomas H

    Que aceite as milhas das novas parceiras, ou assuma a saída da *A de uma vez!

    Lixo de cia. aérea!

    Responder
  20. peter sorger

    aí vai a resposta da TAM….um absurdo !!!….

    Oi Peter! Esclarecemos que apesar de seu recente ingresso na Star Alliance, a empresaAviancaTaca ainda não têm acordo de programa de fidelização com a TAM. Dessa forma, não é possível pontuar viagens realizadas naquelas empresas em seu cartão TAM Fidelidade e nem resgatar pontos dos programas de fidelização daquelas empresas para voar pela TAM. Obrigado

    11 minutes ago · Like

    Responder
    1. ARTHUR MENDONCA

      O mais legal que a TAM responde como se as empresas, que por sinal eu acho muito melhor que a TAM e LAN, como "aquelas" como se fosse uma coisa.

      Responder
      1. peter sorger

        Na verdade quem deveria tomar uma atitude seria a propria Star Alliance que deveria multar ou "expulsar"a TAM da *A por nao obedecer a uma regra basica de toda alianca. Sao interesses de ambos os lados, a *A precisa ainda da TAM..ja que a Avianca Brasil ainda nao esta prepara para assumir esse papel por nao ter voos suficientes em todo Brasil.

        Agora que a TAM a cada dia esta uma empresa "cara de pau"isso é inegavell, eles nao respeitam mais os seus clientes….o consumidor deve procurar outras opcoes essa é a unica maneira de se punir uma Empresa

        Responder
        1. Karoline

          Concordo! Aconteceu a mesma coisa comigo, voei agora em julho pela Copa e nada da Tam pontuar! Argumentei, que era ilegal, que estavam no mesmo grupo, etc. Não teve jeito, eles fazem o que querem, e ficamos a ver navios.

          Responder
    2. Thiago Castro

      Como assim "não tem acordo de fidelização"????!! Estão na mesma Aliança e não tem acordo???? Absurdo mesmo!!!

      Responder
      1. Ygor

        Exato, Thiago. Como não pontuar??? A partir do momento em que a linha aérea passa a fazer parte da aliança, creio que a necessidade de acordos individuais deixaria de existir. O que a Star Alliance fala sobre isso? O Melhores Destinos já entrou em contato????

        Responder
      2. Andre Kolm

        Sugiro boicote ferrenho à LATÂO air…. Que feche as portas ….

        Responder
  21. ARTHUR MENDONCA

    Realmente, fiz um voo pela TAM e tentei pontuar no programa da Avianca/TACA e não consegui, mesmas informações, infelizmente pelo geito a TAM não esta aceitando a nova parceria da StarAlliance com a Avianca/TACA e Copa ou isso significa realmente a saida da TAM da Star Alliance.

    Responder
  22. ARTHUR MENDONCA

    A TAM só começou a pontuar na LAN apartir de Junho. após a concretização da fusão LATAM AIRLINES GROUP.

    Responder
  23. Fernanda C

    Comprei recentemente passagens pela TAP, duas, separadamente. Tentei cadastrar o número e código do Lifemiles pois quero pontuar na TACA, e não havia ainda a opção. Tb tentei o código da TAM, e dava erro.

    Responder
    1. Rogerio

      Estou numa briga danada com a Mileage.

      Desde a fusão United/Continental a coisa desandou…

      Já fiz 21 viagens este ano usando empresas da Star Alliance e somente uma das viagens foi pontuada!!

      Só resta o procon para nós!

      Vamos começar a processar!

      Responder
    2. Viviane Lima

      Consegui pontuar na TAP enviando os cartões de embarque por email, omsite ainda não dá a opção. Deve funcionar da mesma forma ao contrário.

      Responder
  24. Gledson Oliveira

    Olá, alguem consegue explicar o que eu acabo de encontrar nas minhas pesquisas de passagens aéreas? Olhem só…

    Estava verificando passagem do Rio de Janeiro para Madrid e resolvi pesquisar no site da LAN e da TAM.

    No site da LAN a passagem com saída no dia 04/10/2012 com retorno no dia 25/10/2012 para duas pessoas mostra o valor de R$ 3638,92 com as taxas inclusas, só que o vôo é pela TAM.

    Ai fui no site da TAM e simulei o mesmo trecho com os mesmos dados e deu o valor de R$ 4690,32 com as taxas para duas pessoas, sendo que é o mesmo vôo mostrado pela LAN.

    O voo na verdade sai do Santos Dumont para Guarulhos e de lá para Madrid.

    A Lan e a TAM agora estão juntas e não entendi o motivo da diferença de valores entre os sites. Guardei os prints das telas.

    Alguem sabe?

    Abraço

    Gledson Oliveira

    Responder
    1. Victor Mota

      Gledson, a Lan e a Tam são agora LATAM, mas continuan com suas marcas Lan e Tam. Esse é um vôo codeshare e provavelmente a opção da Lan ainda tem uma classe tarifária mais barata. Pode comprar que vai dar tudo certo. Voce ira no mesmo aviao da TAM. Abc e boa viagem!

      Responder
  25. Alex Copenhagen

    Isso é completamente ilegal!!! Qualquer passageiro voando por empresas parceiras da Star Alliance podem acumular pontos, resgatar passagens, usufruir das salas vips e etc. A culpa não é do consumidor que existam problemas de fusões entre "A" e "B". COMPLETAMENTE ILEGAL! Eu moveria uma acão contra a empresa aérea e a Star Alliance. Acho isso o fim!

    Responder
  26. André Augusto

    Estou com voo marcado na Copa e consegui inserir o número na reserva, mas já estou vendo que não será pontuado. Acabei de mandar a seguinte mensagem ao "Fale com o Presidente":

    "Gostaria de saber qual o fundamento JURÍDICO para o TAM Fidelidade se recusar a computar milhagens obtidas em voos da Copa Air enquanto continua se anunciando como companhia membro da Star Alliance, que pressupõe a pontuação recíproca entre todos os programas de fidelidade de suas companhias membro. O dever de informação aos consumidores é o mais básico numa relação comercial, e até agora não vi nenhum comunicado explicando claramente isso. A companhia membro não tem o direito de escolher quais programas quer e quais não quer ter relação, se está numa aliança. De duas uma: ou pontuem de qualquer cia. membro ou digam que estão fora da aliança. A situação atual induz consumidores a erro e deve ser prontamente corrigida."

    Responder
  27. titobosco

    Acho que aquele discurso antes de decolar e após o pouco de A Star alliance member é só de enfeite mesmo…

    Off topic: lembro que ganhei como 1º voo 10k milhas da avianca (Amigo) e esperando a oportunidade certa nunca utilizei. Agora vi que sumiram estas 10 mil milhas. Alguem sabe da validade desse "bonus" inicial? Fiz em março meu 1º voo.

    Valeu!

    Responder
  28. Victor Mota

    Você já olhou se as classes do seu voo na SA são pontuáveis na TAM? Aconteceu a mesma coisa comigo com a Scandinavia Airways e com a Lufthansa! As classes X, I, R, e N não são pontuáveis. As únicas pontuáveis são E (100%) e L, G, V, W, T (50%).

    Responder
    1. Diogo Avila

      Victor,

      Sim, está tudo correto.

      O problema é que mesmo sendo tudo a mesma classe e apta a pontuar, eles me deram os pontos da ida e estão me enrolando para creditar a a volta.

      Na cabeça deles eu fui e não voltei.

      É mole?

      Responder
  29. Oscar Luiz

    O negócio é pontuar no Mileage Plus.

    Responder
  30. Rogerio

    Acho que o buraco é mais embaixo… Em minhas ultimas viagens pela TAM, nao pontuou no MileagePlus apesar de o número estar certinho no cartão de embarque. Cinco trechos nos últimos dois meses nao-pontuados. Abri uma requisição no site do MileagePlus mas ainda não tenho resposta. Será que as companhias estão "expulsando" a TAM?

    Responder
  31. Miguel Garz

    Bom dia Pessoal,

    Faz pouco tempo peguei um trecho LHR – MUC – LHR pela Lufthansa (LH) . Tentei colocar meu numero de Tam fidelidade e surpresa: o sistema disse que nao podia encontrar o programa de fidelidade. (olha que eu tentei tanto com o meu numero tam como o meu CPF do multiplus)

    Acho que isso ja eh um sinal.

    Pena que nao tenhamos mais uma empresa brasileira realmente internacional. A gol por exemplo nao voa para a Europa. E pelo visto quem manda na TAM e a Lan …

    Responder
  32. Diego Nascimento

    Com certeza já representa uma disputa da Latam com a AviancaTaca!

    Responder
  33. Lidiane satie

    Para SAA, fiz um vôo com retorno para o Brasil em 20 de junho. Mas foi bem difícil eles creditarem os pontos. Fora que tive mandar comprovante de tudo quanto é coisa, porque o pessoal da TAM FIDELIDADE alegava que não conseguiam localizar meu embarque (como assim?? fiquei 1 mês lá!!! Tive problemas com danificação de mala na volta, rgistro de reclamação).. Enfim. no Fim, deu tudo quase certo… Os pontos vieram, mas somente metade deles.. Estava esperando 10 000, conforme tabela de consulta exposta na Tam Fidelidade, mas eles creditaram a 5 000. Mas.. ok.. cansei. Depois de quase 2 meses de espera..

    Responder
    1. Fernanda S.

      Dificil pontuar na SAA. Estive o ano passado em Hong Kong e ouvi muitos relatos de passageiros com malas danificadas ou mesmo violadas en JNB. Eu tive uma mala que não embarcou no conexao de JNB p HK. Chegou no dia seguinte, toda aberta, mas não faltava nada. Achei que a aduana de Hong Kong que abriu.

      Na volta, o maior medo da mala ser violada na conexão em JNB. Trouxe tudo de valioso na bagagem de mão e tentei proteger o máximo a mala. Aviso: apesar do aeroporto de HK ser fantástico, não há o serviço de wrap dos outros países, apenas um encordoamento fajuto, que qq ladrão viola.

      Antes de marcar a passagem, verifique na SAA a classe de pontuaçao.

      Responder
    2. Diogo Avila

      Assino embaixo!

      O meu caso é o mesmo que o seu!!!

      Estou pensando seriamente em notificá-los extra-judicialmente.

      Responder
  34. marcel

    Não entendi porque dão um prazo tão grande pra saída da TAM da Star Alliance. Se é algo que prejudica a concorrência, deveriam exigir a saída tão logo ocorresse a fusão.

    Responder
  35. Christiano

    Alguem sabe se voando United consigo pontuar no Tam Fidelidade?

    Responder
    1. Elpidio Gilson Caver

      Não Consegue não. A United e a Copa (Continental) são a mesma agora…

      Responder
  36. Andre Kolm

    Comigo acontece o mesmo com os voos da COPA e da SAS (essa fundadora da Star Alliance)… È criminosa essa falta de transparência da LATÃO com seus passageiros. Decidi não mais pagar um centavo em qualquer voo da LATÂO airlines…

    Responder
  37. Andre Kolm

    Esqueça, amigo…

    Responder
  38. Elpidio Gilson Caver

    Também já havia percebido essa situação. Tenho pontos ma Tam e na Milleage e tentei juntá-los para resgatar uma viagem-prêmio. É uma pena, pois se as duas empresas estão na Star Aliance, esta situação não deveria existir. Vou acabar migrando para a concorrência, pois mesmo pagando eventualmente um pouco mais, acaba valendo a pena…

    Responder
  39. Thiago Ambrós

    Vocês do melhores destinos poderiam entrar em contato com a Star Alliance? Somos uma comunidade que tem mais de 1 milhão de membros, este número deve ser usado a nosso favor, não é possível que a SA vai ignorar um protesto de 1 milhão de clientes, seria muita burrice deles.

    Eu também irei mandar um email pra SA, mas eu sozinho sou apenas mais 1 cliente indignado, se o MD entrasse em contato, de repente com um abaixo assinado (que eu tenho certeza que vários aqui assinariam) poderia produzir um efeito maior.

    Responder
    1. Denis Martins Autor do post

      Thiago, a Star Alliance não é um órgão regulador, mas uma aliança das próprias companhias. Jamais elas obrigariam algumas de suas integrantes a tomar uma posição dessas. Se está bom para a TAM, para a AviancaTaca e para a Copa, está bom para a SA! O que nós podemos – e fizemos – é noticiar e cobrar uma posição das companhias. Vocês como clientes têm o direito de se manifestar também, pelos canais das companhias.

      Responder
  40. couto

    Achei a resposta da tam interessante e explica o porque de não pontuar. Só acho que não deveria haver esse tipo de disparidade em cias de uma mesma aliança.

    Responder
  41. couto

    consegui que meus pais pontuassem sem problemas no Tap victoria em voos da Copa/Aerorepública (bog/adz/ctg/bog) agora em Julho.

    O engraçado que o voo da Tam não pontuou. (classe de reserva H que pontua 50% CNF/GRU/BOG).

    Solicitei por email e estou aguardando.

    Responder
  42. Márcio

    Perfeito, Thiago.

    Entre as exigências para a entrada de qualquer empresa em qualquer dessas alianças globais, está o compartilhamento dos programas de fidelidade. Não é um processo de poucos dias! A Avianca/Taca já negociava com a Star Alliance há muito tempo!

    A resposta oficial da TAM fere o princípio básico de aliança global. Mas como fazer um aliança com seu maior concorrente na América Latina? Para mim, está muito claro que a saída da TAM da Star Alliance vai se concretizar ainda este ano.

    Responder
  43. Thiago Castro

    Acho até q seria o caso de entrar na Justiça por propaganda enganosa. Se está escrito tem q ser cumprido!!! Não tem Churumela!!!!

    Responder
  44. Thiago Castro

    Desculpa Denis, mas não concordo. Como vc disse, para as companhias está tudo bem, logo, nada vai acontecer, mesmo que reclamemos bastante.

    Agora, se alguém que representa 1 milhão de usuários ameaçar não utilizar mais a Star Alliance, acho que algo poderia acontecer. Eu sei que é meio utópico, mas é algo factível. Nós temos outras alianças (e cias) as quais podemos recorrer, mas seria legal deixar a Star Alliance a par de nossa insatisfação.

    Fora isso, acho que os usuários que se sentirem prejudicados deveriam entrar na justiça (pequenas causas) contra a TAM por propaganda enganosa, já que no site diz que podem pontuar e não pontuam.

    Responder
  45. Brum

    Pode ser q a tarifa q vc adquiriu só permita o ganho de 50% das milhas viajadas.

    Foi o meu caso: pela tabela e conforme informado no próprio site da SAA no momento da compra, eu receberia 14 mil milhas pelos voos de ida e volta; mas como optei por acumular as milhas no Fidelidade recebi apenas 7 mil, pois essa era a regra da tarifa q comprei…

    Responder
  46. Juliana Rocha

    Dá uma olhada na sua classe da Turkish, porque viajei por ela e não ganhei nem um pontinho sequer, apesar de ter aberto várias reclamações depois da viagem junto a eles!

    Responder
  47. Leo

    Por essas e outras que, desde que comecei a viajar com mais freqüência, fiz uma ampla pesquisa e decidi pontuar pela MileagePlus em todos os vôos StarAlliance.

    Lá é fácil evitar que os pontos prescrevam, e as alianças são respeitadas.

    Responder
  48. luciano bortoluzzi

    Miguel

    Isso pode ser porque seu nome está cadastrado diferente na reserva do que está na base do fidelidade.

    Aconteceu comigo e no dia do vôo (checkIn) pontuou normalmente.

    Na TAM mesmo quando falta o meu nome do meio o sistema recusa. Eu tenho dois nomes e um sobre nome, mas o Fidelidade entende como dois sobrenomes…

    É mais ou menos isso…cadastro..

    Meu caso foi na LH tbm, mas pontou normal.

    Responder
  49. Thomas H

    Juntar pontos de cias diferentes, mesmo sendo da mesma aliança, vc não ia conseguir nunca! O que vc pode fazer é emitir uma perna com uma cia. e a outra na outra.

    Responder
  50. Igor - Poa

    Propaganda enganosa, como todos já disseram, está ou não está na Star? Logo está, deve pontuar todas da aliança, nunca vi disso em tal e tal não pontua.

    Responder
  51. couto

    provavelmente continuará tudo separado

    Responder
  52. peter sorger

    ja postei tres vezes meu comentario com o email da star-alliance e vcs nao publicam? alguma censura ou acordo com a TAM?

    Responder
  53. Augusto

    Em qual programa pontuar????w

    Eu tenho dois vôos para este ano para os EUA:

    1 COPA

    1 AVIANCA/TACA

    Como não posso pontuar pela TAM, em qual programas vocês recomendam pontuar, o Lifemiles ou o Mileage Plus?

    Responder
  54. Thomas H

    Pontua na Aegean. Com apenas 22.000 milhas vc já é Star Alliance Gold (contra 50.000 no MileagePlus, 40.000 no Lifemiles, etc).

    Responder
    1. Thomas H

      Ops, 20.000

      Responder
  55. Marcia dos Santos

    Liguei ontem para a Copa… A atendente me passou que já disponibiliza as milhas para serem pontuadas por todas as companhias da StarAliance. Acabei de ligar no "fale com o presidente" da Tam e falei com a atendente Marcia que não me parecia presidente da empresa, kkkkkkkkkkkk… A mesma joga a culpa na Copa, dizendo que a empresa ainda não tem acordo de pontuação… Ou seja, quem se ferra somos nós… Acreditem, eles não estão preocupados… Dica: eu vou fazer a minha parte, todos aqui deveriam denunciar a tam para o Ministerio Publico Federal e Anac. Só assim o problema será resolvido… Por enquanto tais empresas vão ganhando tempo…

    Responder
  56. MB

    Concordo… Estamos sendo roubados e quanto mais demora pra resolver, mais eles vão ficando com os nossos pontos… ALGUM ADVOGADO, POR FAVOR, ORIENTA O QUE FAZER NESSA SITUAÇÃO!

    Responder
  57. Body&Soul

    Olá, será que algum de vocês queridos podem me ajudar com uma questão. Tenho uma passagem comprada GRU>Cancun pela copa e queria fazer um upgrade para bussiness direto com eles. Será que é possível? Alguém tem alguma idéia? O site da copa não informa absolutamente nada sobre isso…abraxxxx e obrigado

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>