Avianca é a única candidata habilitada a comprar a TAP

Denis Carvalho 18 · outubro · 2012

O governo português confirmou hoje os boatos de que o grupo Synergy Aerospace, que controla a Avianca/Taca e a Avianca Brasil, apresentou a única proposta viável no leilão de privatização da TAP, que deve ser concluído no ano que vem. Segundo a Secretaria de Estado dos Transportes portuguesa, dez companhias que tomaram parte da disputa, mas somente o grupo sul americano passou à segunda fase.

“Foram convidadas 13 entidades para participar na operação. Destas, 10 subscreveram acordos de confidencialidade com a Parpública para ter acesso à informação confidencial e apenas uma proposta foi considerada como merecedora de passar à próxima fase”, disse o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, durante uma comunicação do Conselho de Ministros.

Acuado diante da falta de concorrência, o secretário afirmou que caso a proposta final e os planos da Avianca não sejam interessantes o governo português poderá desistir da venda. “A todo o momento nesta segunda fase o Estado português é livre de não prosseguir com o processo sempre que não estejam adequadamente acautelados os superiores interesses nacionais. Interromper o processo da segunda fase não tem nenhum impacto do ponto de vista monetário, nem reputacional, nem financeiro para os nossos contribuintes. Somos livres de decidir o que fazer a partir daqui, independentemente de o processo se agora se iniciar”.

Discurso à parte, a possibilidade de voltar atrás é mínima. Primeiro porque a candidatura da Avianca, liderada pelo empresário naturalizado brasileiro Germán Efromovich, agradou o governo português, especialmente pela trajetória de sucesso do grupo na América Latina. Segundo porque Efromovich já declarou à imprensa portuguesa a intenção de seguir a risca os desejos do governo, incluindo a manutenção do nome da TAP, de seu hub em Lisboa e mesmo abrir novas rotas para a companhia.

“O hub em Lisboa  é uma vantagem absoluta para quem comprar a TAP, assim como o são as rotas para o Brasil, para África e para qualquer país que esteja em crescimento”, destacou o empresário.

A compra da TAP é uma cartada importante na disputa da Avianca com a Latam pela hegemonia na América do Sul. Com ela, o grupo de Efromovich passa a ter um posicionamento estratégico muito importante como principal companhia entre o Brasil e a Europa.

Com dica do leitor Leonardo Cassol e informações da RTP, Economico e Dinheiro Vivo

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Luka Izzo

    A história continua!!! É uma comendo a outra e quem se lasca somos nós, os consumidores!!

  • Victor Nogueira

    Assim que eu gosto! TACA/Avianca entrando para StarAlliance e agora se tudo der certo comprando a TAP. Espero que eles acabem com a TAM!

  • Thiago Castro

    Vamos ver no que isso vai dar. Espero que aumento as oportunidades dos brasileiros voarem barato para a Europa.

  • Daniel Bazetto

    Apesar de nunca ter voado pela Avianca e não ser um especialista acho que as noticias são boas;

  • Guilherme Ortale

    Acho ótimo, se isso se traduzir em baixos preços para nós, claro.

    A julgar pela trajetória atual da Avianca no Brasil que tem se saído muito bem, parece ser uma boa coisa ela comprar a TAP.

  • Igor

    Já voei de Avianca Brasil (A319) e foi bom!

    Pena não ter plano de milhagem!

  • Paulo Otávio

    Também pensei meio assim, o Victoria deverá ficar na Star! Beleza! Só espero que a Avianca não mude o nome (e estilo e tudo mais) da conhecida TAP…

  • Tem sim, o Amigo

    • Igor – Poa

      Por favor Denis, vocês me conhecem.

      É lógico que tem o Amigo, que não chega aos pés do Smiles e do Fidelidade.

      Considero Amigo igual ao Tudo Azul, inexistente!

  • Ou você prefere que a TAP venha a falência como a Pluna? Aí sim quem se ferra somos nós!

  • Marcelo

    Não entendi a notícia do IG:

    http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservic

    • Quem tá querendo comprar não é a Avianca-Taca, são os donos da Avianca Brasil, independente da Avianca Taca.

      • Marcelo Dopke

        Não é tudo do mesmo grupo? O mesmo sócio interessado?

  • Andre

    ó lhó lhó, quem disse que não tem?

  • JOAQUIM

    Alguém sabe dizer quantos por cento a Avianca é brasileira?

  • wolf

    Voei 1 ano pela Avianca! Baita empresa! Tenho carinho pelos colombianos e espero que consigam comprar a TAP.

  • diego

    a Tam já esta acabada pois na rota para Portugal só pela Tap e outras cidades da Europa ir de Tap é um diferencial agora de Tam só tem Madri,Londres,Paris,Roma e Frankfurt mas nada agora na Tap vc tem inumeras cidades com 1 conexão apenas e sem contar os horários de voos!!!!!

  • Rodrigo Alves

    PENSO O CONTRÁRIO… QUANTO MAIS CONCORRÊNCIA MELHOR!!

  • Alex

    Isso que gosto de ver brasileiros (mesmo que naturalizados) comprando empresas estrangeiras. Independente se a cede é na na Colômbia o que importa é que tem brasileiros por trás.

    Quanto a concorrência podem ter certeza que haverá..Pensar ao contrário é não conhecer a Avianca/Taca.

    Vale lembrar que tal grupo é o mesmo que a pouco tempo vinha oferecendo passagens para os EUA a 800 reais.

    Tomara que caso seja concretizada a compra continuem com a mesma estratégia.

  • Quem diria um grupo sul americano comprando empresa européia. Fico muito feliz e torço para que o negócio dê certo.

  • Brum

    Tinha q integrar logo o Lifemiles à Avianca Brasil.

  • Márcio

    Nãosão exatamente um grupo, são distintas: Avianca/Taca de um lado, e Avianca Brasil de outro. Tanto que ambas nem compartilham programas de milhagens. Enquanto a Avianca/Taca está na StarAlliance, a Avianca Brasil não.

    A idéia é que no futuro, aí sim, elas se unam, mas por enquanto são empresas separadas, mas que pertencem ao mesmo dono (como também Azul e jetBlue).

  • wolf

    cara, um dos melhores planos de milhagens!

  • Fernando Lopes Subti

    Sou Português mas ja circulo pelo Brasil desde 1974e durante varios anos ligados a aviação Brasileira pois sou Comandante de Linha Aerea.

    Tenho acompanhado as noticias Brasileiras sobre a possivel compra da TAP por um grupo Brasileiro.

    Acredito que possa ser interessante para o Senhor German Afromocich se vier a efectuar a compra da TAP, para Portugal, para o Brasil e para os Brasileiros acredito que seja uma opção razoavel pois é obvio que se a TAP vier a ser adquirida por um grupo de origem Sul Americano que esse grupo tera todo o interesse em manter a plataforma dos voos em Lisboa, ao contrario do que aconteceria por exemplo se viesse a ser adquirida por um grupo Alemão, Inglês, Ibérico etc.

    Mas e apenas a minha opinião, nada mais.

  • André Felipe

    Igor,

    A tendência mais lógica será a unificação dos planos. Não fará sentido manter LifeMiles, Amigo e Victoria. Possivelmente o Amigo seja absorvido por um deles.

    • Se pensarmos no que a Avianca fez com a Taca, unindo o AviancaPlus e o Distancia, é de se esperar que no médio ou longo prazos todas as companhias tenha um único programa, provavelmente o LifeMiles

    • Igor – Poa

      Sim, imagino.Bom seria se tivesse opção de também pontuar no Mileage como a TACA tem.

  • André Felipe

    A AVIANCA BRASIL não faz parte do Grupo Avianca-Taca. Apesar do mesmo nome fantasia, são empresas diferentes. O grupo Avianca-Taca tem sócios costariquenhos. Já a Avianca Brasil é integralmente do empresário Germán Efromovich, que é detentor de um percentual do Grupo Avianca.

  • Márcio

    Difícil dizer, mas a legislação brasileira só permite participação estrangeira em até 20% do capital da companhia aérea. O fato é que a Avianca Brasil pertence ao Grupo Sinergy (que também é dona dos estaleiros Eisa e Mauá), que é nacional. Como este mesmo grupo comprou a Avianca há alguns anos, achou interessante renomear a antiga OceanAir com o nome da Avianca, que é a aérea mais antiga em operação na América do Sul, e tem um nome tradicional e de peso. Mas para usar o nome, mesmo sendo as duas empresas do mesmo dono, tem que pagar direitos, pois possuem (ainda) administrações diferentes.

  • Márcio

    Pode ter algum capital estrangeiro, mas em essência é brasileira.

  • Tiago

    Como a TAP irá a falência sendo companhia estatal?

  • Júlio Caldas

    É de espantar sua citação de "ibérico" (que se refere à península ibérica -desde a denominação dada pelos romanos em seu império e que abrange tanto Espanha como Portugal- reduzir-se, na sua visão subjetiva, somente à Espanha.Lusitano é ibérico sim senhor !!!!!

  • joseluizdacosta@yaho

    A AviancaBrasil é 100% Brasileira e os irmãos Efromovich, são 100% Brasileiros/naturalizados. A Avianca/Taca é outro história outra nação.

  • Danilo Wollker

    Já voei em todas .. Avianca é a melhor

    1 – avianca

    2 – azul

  • OFS81

    Seria uma absoluta novidade uma companhia estatal falindo, né… O que pode ter lhe incomodado é o termo "falência"…

  • João

    O Estado também "quebra". Portugal está enfrentando uma difícil e longa crise econômica. Medidas de austeridade. Há que cortar custos de todos os lados. Óbvio que os políticos nunca perdem, independentemente da péssima gestão de seus governos. O povo é quem paga.