Avianca Brasil vai entrar na Star Alliance no ano que vem

Denis Carvalho 22 · abril · 2013

A Avianca Brasil está de malas prontas para entrar na Star Alliance a partir do ano que vem. A notícia foi dada hoje pelo gerente regional Sudeste da companhia, Marcelo Figueiredo, em evento realizado no Rio de Janeiro e noticiada pelo site Mercado & Eventos. Segundo o executivo, a entrada da companhia brasileira na maior aliança de companhias aéreas do mundo ocorrerá até o primeiro trimestre de 2014, ocupando assim o lugar da concorrente TAM, que já anunciou sua ida para a Oneworld. A AviancaTaca, que pertence ao mesmo dono, entrou na Star Alliance no ano passado, por isso a entrada da brasileira era esperada.

Figueiredo explicou que para a adesão, ainda falta o ingresso da Avianca no mesmo sistema GDS (do inglês computer reservations system, CRS) da Avianca Internacional. “É o primeiro passo para entrarmos na Star Alliance como a Avianca Internacional. Quanto o sistema GDS, já estamos formando uma equipe de 150 funcionários que usará o serviço da Amadeus”, disse.

Marcelo Figueiredo também informou que a companhia pretende integrar o programa de milhas Amigo ao LifeMiles, da Avianca Internacional. Embora não tenha dado detalhes, a tendência é que ambos sejam fundidos futuramente. O gerente afirmou  ainda a intenção da companhia em crescer 30% em relação a 2012. “Esse ano querermos acertar toda a parte interna. Vamos ganhar mais sete Airbus e ficar com apenas um MK28. Tudo isso para que em 2014 tenhamos uma frota mais uniforme”, explicou.

A futura integração entre Amigo e LifeMiles também foi anunciada pelo presidente da AviancaTaca, Fabio Villegas. Em entrevista ao site Aviation week, ele revelou que as duas companhias estão negociando o reconhecimento mútuo de seus programas de milhagem. Mas, como subsidiária equatoriana Aerogal, a Avianca Brasil precisa investir em tecnologia da informação para se tornar compatível com o programa internacional.

A notícia é excelente por vários fatores: primeiro o fortalecimento da Avianca Brasil e o fato de continuarmos a ter uma empresa nacional na Star Alliance. Além disso, a integração do  programa Amigo (apelidado carinhosamente de “Amigo da Onça” por alguns leitores devido a suas restrições) com o excelente LifeMiles pode abrir novos horizontes para os clientes brasileiros, como a possibilidade de acumular milhas por meio de compras e serviços parceiros, como ocorre em outros países. Hoje, o Programa Amigo, mesmo com todas as suas limitações, tem 2 milhões de clientes.

O Melhores Destinos solicitou mais informações à assessoria de Imprensa da Avianca Brasil, mas até o momento não recebeu nenhuma resposta por parte da companhia.

Atualizado às 17h54

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • José Maria Fr

    Ótima notícia continuarmos a ter uma companhia Brasileira na Star!

    Claro que Avianca Brasil precisa aumentar suas frequencia para realmente permitir conectividade dos passageiros.

    Programa Amigo virar LifeMiles, será perfeito! O programa é infinitamente melhor do que o TAM inFidelidade/Multiplus.

  • Thiago Ambrós

    Melhor notícia do ano! Fiquei muito feliz de saber!

    • Oscar Luiz da Silva

      2x

      A TAM vai afundar na OneWorld.

  • Rodrigo Mesquita

    Excelente notícia! Melhor que isso, só a integração do programa Amigo com o LifeMiles da Avianca Internacional.

  • Ivan Lima

    Excelente noticia

    Seria melhor ainda se isto ocorre mais cedo

  • Pedro Huback

    Melhor notícia do ano! Só falta a gol na SkyTeam para o Brasil ter uma empresa em cada uma das grandes alianças!

  • Jussara

    Eu gosto muito da Avianca e do programa Amigo. Ao contrário do que alguns dizem, acho ele bem simples de mexer, e fácil de trocar por passagens. Não faz nenhuma exigência e os pontos são sempre convertidos sem que eu tenha que mendigar, como sem-pre acontece com a TAM. Espero que com a entrada na Star Alliance a Avianca cresça e melhore ainda mais.

    PS: quero só ver os (as) comissários (as) da TAM falando Oneworld sem errar, com aquele inglês macarrônico deles.

    • Thiago Gonzalez

      VAI FICAR ONE ORD

    • Gilson de Azevedo

      Fláitchi Uã Ôrdji uiz dechinêichom tchu…

  • FH

    Notícia boa e esperada. Só não precisam ficar repetindo esse mantra de desonestidade comercial que é chamar o Focker 100 de MK 28. Na boa, ng nem mais lembra do avião (fora nós, os fanáticos). Então não se precisa disso. E, por favor, sem essa de dizer que tecnicamente não está errado. Eu sei. Mas moralmente está, e esse é o sentido da minha opinião.

    • Pedro

      Excelente comentário, assim como a notícia sobre a Avianca Brasil na Star Alliance. Sou fidelidade vermelho e estou muito descontente pela saída da Tam. A Star Alliance é a melhor e maior aliança do mundo. Também sou membro das outras alianças e a Star Alliance ganha de longe.
      Só vai faltar a Avianca Brasil, aumentar suas rotas para as capitais brasileiras e com certeza vai dominar o mercado sul americano. Afinal o Brasil é quase o continente, este detalhe passou desapercebido quando a Tam se vendeu para os Chilenos. Alias, a Lan é horrível, mesquinha com bagagem, assim como toda a One World.

      • Eduardo

        Isso é verdade, sou Silver da Star Alliance e sempre que tenho que viajar com a TAM é uma choradeira, no México queriam me cobrar US$ 100,00!!! pois minha bagagem tinha passado 5kg!! do limite. Acontece que o limite era de duas bagagem e eu estava apenas com uma, o que fiz, peguei uma sacola, tirei 5kg e embalei, no final, a TAM embarcou a mesma coisa, precisava tudo isto? Pela Avianca nunca precisei me preocupar com isto.

  • Bruno Caporalini

    Ótima notícia! LifeMiles no Brasil é um sonho: vamos invadir o Caribe, hehehe…

    Star Alliance tb é um diferencial, principalmente pra quem vai à Europa.

    Qto a chamar o Fokker de MK 28, tb acho uma bola fora, só que o problema nunca foi a aeronave, mas a (falta de) manutenção da TAM naquela época.

    • Rodrigo Mesquita

      O problema dos Fokker 100/MK28 é que, devido justamente à péssima fama que eles ganharam na TAM, a Avianca sabia que ia ter que lidar com um abacaxi na época em que padronizou a frota só para os jatos holandeses.

      Agora, quase 20 anos depois, nem sei se vale essa mania de continuar chamando de MK28…

    • Leonardo Araújo

      Pra ficar esclarecido esse lance do MK28. O nome da aeronave holandesa é Fokker 28-0100, cujo nome técnico é Fokker MK-28 ( referencia ao seu antecessor). A Avianca, inteligentemente, usa essa designação por causa da má reputação dos F100 da Tam. Diga-se de passagem é uma excelente aeronave, mas a Avianca já pretende aposenta-los a partir de 2014, trocando-os pelos Airbus.

  • Rodrigoclt

    Eu particularmente evito voar na Avianca Brasil enquanto eles não unificarem seus programas de fidelidade, pois acho que o "Amigo" não serve para nada.

    E quanto aos Fokker-100, minha impressão é que realmente eles ganharam essa fama devido a péssima manutenção da Tam, que ainda acho que é bem precária. Mas avião pequeno eu prefiro mil vezes os Bombardier.

  • Daniel Silva

    kkkkk.Que maldade…rsrs.Mas é mais ou menos assim.

  • Michel

    Ótima Notícia!

    Espero que esse único Fokker 100 que sobrar não fique só para fazer a rota GRU – PFB – GRU. Atualmente é um modelo desses que opera em Passo Fundo e é o trecho que eu frequentemente voo com a Avianca.

    O Lifemiles é o melhor programa de milhagem que eu utilizo e estou aguardando a muito tempo a união do Amigo com o Lifemiles assim como a entrada da Avianca Brasil na Star Aliance.

  • Amom Mandel

    Viajei, no ano passado, para New York pela Avianca (internacional). Todavia, eles colocaram tantas dificuldades que eu não consegui pontuar meu cartão de milhagens. Resultado: perdi, ou melhor, sequer cheguei a adquirir confiança na Avianca (Internacional). Com relação à Avianca – Brasil, essa eu sempre evitei, pois o programa Amigo não era vantajoso para quem viajava para o exterior.

  • Johnny Bouy

    Eu adorei a notícia,e o programa amigo e muito bom comparado com os outros que tenho como o TAM fidelidade, e ao contrario do que dizem é muito satisfatório,eu fico triste que ainda existam pessoas que pensem pequeno e ainda façam criticas como estas " amigo da onça",acho que quem afirma tal frase não sabe a proporção que toma, e antes de dizer-lo é melhor interagir profundamente e não apenas afirmar frases por uma infelicidade ou outra .

    • Johnatan Dreher

      e espero que a Avianca cresça muito e continue fidelizando clientes sempre dessa forma maravilhosa que já fazem ,desejo muita sorte à Avianca .

  • Junior

    Alguém tem informações recentes sobre a entrada da avianca na star alliance? Com a saida da TAM preciso fazer um cartão de alguma companhia membro, qual indicam? Obrigado