Avianca Brasil vai entrar na Star Alliance no ano que vem

Denis Carvalho 22 · abril · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A Avianca Brasil está de malas prontas para entrar na Star Alliance a partir do ano que vem. A notícia foi dada hoje pelo gerente regional Sudeste da companhia, Marcelo Figueiredo, em evento realizado no Rio de Janeiro e noticiada pelo site Mercado & Eventos. Segundo o executivo, a entrada da companhia brasileira na maior aliança de companhias aéreas do mundo ocorrerá até o primeiro trimestre de 2014, ocupando assim o lugar da concorrente TAM, que já anunciou sua ida para a Oneworld. A AviancaTaca, que pertence ao mesmo dono, entrou na Star Alliance no ano passado, por isso a entrada da brasileira era esperada.

Figueiredo explicou que para a adesão, ainda falta o ingresso da Avianca no mesmo sistema GDS (do inglês computer reservations system, CRS) da Avianca Internacional. “É o primeiro passo para entrarmos na Star Alliance como a Avianca Internacional. Quanto o sistema GDS, já estamos formando uma equipe de 150 funcionários que usará o serviço da Amadeus”, disse.

Marcelo Figueiredo também informou que a companhia pretende integrar o programa de milhas Amigo ao LifeMiles, da Avianca Internacional. Embora não tenha dado detalhes, a tendência é que ambos sejam fundidos futuramente. O gerente afirmou  ainda a intenção da companhia em crescer 30% em relação a 2012. “Esse ano querermos acertar toda a parte interna. Vamos ganhar mais sete Airbus e ficar com apenas um MK28. Tudo isso para que em 2014 tenhamos uma frota mais uniforme”, explicou.

A futura integração entre Amigo e LifeMiles também foi anunciada pelo presidente da AviancaTaca, Fabio Villegas. Em entrevista ao site Aviation week, ele revelou que as duas companhias estão negociando o reconhecimento mútuo de seus programas de milhagem. Mas, como subsidiária equatoriana Aerogal, a Avianca Brasil precisa investir em tecnologia da informação para se tornar compatível com o programa internacional.

A notícia é excelente por vários fatores: primeiro o fortalecimento da Avianca Brasil e o fato de continuarmos a ter uma empresa nacional na Star Alliance. Além disso, a integração do  programa Amigo (apelidado carinhosamente de “Amigo da Onça” por alguns leitores devido a suas restrições) com o excelente LifeMiles pode abrir novos horizontes para os clientes brasileiros, como a possibilidade de acumular milhas por meio de compras e serviços parceiros, como ocorre em outros países. Hoje, o Programa Amigo, mesmo com todas as suas limitações, tem 2 milhões de clientes.

O Melhores Destinos solicitou mais informações à assessoria de Imprensa da Avianca Brasil, mas até o momento não recebeu nenhuma resposta por parte da companhia.

Atualizado às 17h54

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe