Avianca Brasil se une à Star Alliance, maior grupo de companhias aéreas do mundo

Denis Carvalho 22 · julho · 2015

A Avianca Brasil ingressou hoje oficialmente na Star Alliance, o maior grupo de companhias aéreas do mundo. A partir de agora, os voos da companhia brasileira têm acordo com outras 28 companhias aéreas, que juntas cobrem 1.330 aeroportos em 190 países. Já é possível fazer conexão dos voos domésticos da Avianca para voos internacionais de 12 companhias: Air Canada, Air China, Avianca (Colômbia), Copa, Ethiopian, Lufthansa, Singapore, South African, Swiss, TAP, Turkish e United, que são as empresas que voam para o Brasil.

Outra novidade importante é que a partir de hoje os clientes do programa Amigo podem emitir passagens para todas as 28 companhias membro e acumular pontos voando em cada uma deltas. O contrário também é válido: os voos da Avianca agora podem render milhas em vários programas diferentes e é possível emitir passagens nacionais por eles, incluindo.

avianca-star-alliance-034

Para comemorar a data, a companhia realizou um evento na Base Aérea de São Paulo, ao lado do aeroporto de Guarulhos, que reuniu presidentes e representantes de todas as companhias participantes da Star Alliance.  Também apresentou um novo Airbus A320 com a marca da aliança global.

“Temos orgulho de agora fazer parte da maior aliança de companhias aéreas do mundo, Foram dois anos dedicados a esse desafio. Alteramos nossa plataforma tecnológica, treinamos os profissionais e aperfeiçoamos os processos internos para garantir os melhores serviços aos nossos clientes. Estamos entusiasmados em colocar o Brasil de volta ao mapa da Star Alliance”, disse o presidente da Avianca Brasil, José Efromovich.

avianca-star-alliance-024

A partir de hoje, a companhia brasileira já está integrada a todas as demais por acordos de interline, que permitem a venda conjunta de voos. Com isso, passageiros quem moram nas cidades atendidas pela Avianca Brasil podem comprar passagens para o mundo todo, com conexão em Guarulhos, Galeão e demais aeroportos que recebem voos internacionais das companhias membro.

“Teremos acordos de codeshares individuais com todas as companhias, mas isso é negociado a partir de agora. Deve estar pronto em seis meses. Com a chegada dos passageiros da Star Alliance, teremos um aumento natural de demanda, mas isso será atendido pela substituição de nossos 8 MK-28 por Airbus A320” explicou o presidente da Avianca Brasil.

Segundo ele, o último voo da companhia com os antigos Fokker-100 está previsto para a terceira semana de agosto. Até o final do ano, a frota da Avianca terá apenas jatos Airbus: 26 A320, quatro A319 e dez A318, além de um cargueiro A330F. “Sentimos um pesar enorme em saber que a partir do próximo ano não estaremos voando com nossos queridos MK-28”, confessou Efromovich aos jornalistas após a cerimônia.

avianca-star-alliance-046

Em nome da Star Alliance, o CEO Mark Schwab deu as boas-vindas à Avianca Brasil: “Estamos felizes em participar do próximo grande passo na história dessa jovem e dinâmica empresa. Com ela, voltamos a ter uma fortaleza no Brasil, que é um dos maiores mercados do mundo”. A aliança também está negociando a entrada da Azul no grupo, mas Schwab preferiu não entrar em detalhes: “Hoje é dia da Avianca”.

Representantes das companhias que fazem parte da Star Alliance
Representantes das companhias que fazem parte da Star Alliance

A nova parceira foi saudada também pelo presidente da TAP, Fernando Pinto, que confirmou o futuro acordo de codeshare com a companhia brasileira, bem como a integração do Amigo com o TAP VIctoria. “Será um parceiro extremamente importante no Brasil, oferecendo mais opções de cidades aos passageiros da TAP”.

Também Pedro Heilbron, presidente da Copa Airlines, salientou que espera aumentar o número de passageiros com a nova parceria: “O Brasil é um dos maiores mercados do mundo e para nós que voamos para oito cidades brasileiras a entrada da Avianca Brasil na Star Alliance é muito importante”.

Confira algumas imagens do evento e do Airbus A320 da Avianca com as cores da Star Alliance:

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Juliano

    Eles poderiam fazer outra promoção de pontos em dobro nas transferências de cartões de crédito para comemorar!!! E também parcerias com outros bancos, como BB e Caixa…

  • Seja bem vinda à Star Alliance, mas certamente não satisfaz as necessidades dos viajantes.
    Uma empresa aérea que negligencia a 3ª maior cidade do país, e o 5º maior aeroporto não pode ser considerada como opção viável de conexão para o Brasil.

    • Jonatas Elias

      Na verdade Belo é Horizonte é a 6ª maior cidade do país, atrás de Fortaleza, Brasília, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.
      Acredito que ela tenha uma justificativa plausível para não voar para CNF (viabilidade econômico-financeira, slots, nicho de mercado, enfim qualquer coisa), mas isso não a desqualifica como empresa de qualidade que cresce de sustentavelmente.

      • Na verdade eu quis me referir ao fato de Belo Horizonte e sua região metropolitana ser a 3ª maior. Infelizmente não deixei isto explícito, até mesmo pq imaginei q tomariam este raciocínio pelo fato do aeroporto nem mesmo estar na cidade de Belo Horizonte.

        E não desqualifiquei a qualidade (pessoalmente, a considero melhor até que a Azul em muitos aspectos), mas também não acho q este seja um momento tão importante para a aliança devido à malha muito reduzida da Avianca.

        • Frederico Leite

          Envei uma msg INBOX no facebook da cia, e disseram que por ora não tem previsão de operar em bh. Pena =(

      • E como bem apontaste, BH é a 6ª maior cidade, mas sua RM é a 3ª maior.

        http://saladeimprensa.ibge.gov.br/noticias?view=noticia&id=1&busca=1&idnoticia=2704

    • André Felipe

      A saída de BH tem haver com a manutenção não programada em aeronaves que forçaram a redução momentânea da malha. A Avianca é uma empresa que cresce gradualmente. Sua preocupação não é share.. é viabilidade econômica das operações. Ela não tem padrinho chileno ou americano para movimentações bruscas. Ela voltará para BH

      • O Efromovich não é um pobre coitado. Ele é dono de um conglomerado industrial bilionário que tem boa parte de suas receitas provenientes do setor petroleiro.

        A Avianca Brasil de fato não tem preocupação com market share. Mas um dos fatores que fazem uma linha aérea se destacar é justamente se ela voa para o destino que preciso/desejo ir. E neste caso, ela só ganha da Passaredo (que no caso ainda é considerada regional).

        A presença dela em BH sempre foi pífia, e não foi pq não tinha espaço, mas sim pq eles sempre se focaram em atender apenas São Paulo.

    • Thiago Castro

      mimimi

  • Leonardo Freire

    Muito bom o ingresso da Avianca na Star Alliance. Será que isso trará benefícios aos clientes Amigo Gold?

  • Thiago

    Melhor do que nada, mas torço mesmo é pra Azul entrar pra *A.

  • quais bancos transferem pontos pra avianca no brasil hj?

  • William Kohatsu Mordoch

    Gente, e eu que tenho LifeMiles? O que faço com elas?
    Tenho por volta de 14 mil

    • André Felipe

      Eu prefiro continuar usando o LifeMiles, já que as milhas não expiram.

  • Thiago Fernando

    As fotos não estão abrindo.

    • Thiago

      Aqui também não abre.

  • Ítalo Alencar

    Nesse caso como funcionará esse acordo com a TAP? Digamos que por conta da dessa Aliança o dono da Azul e da Avianca cooperaram voos?

    • André Felipe

      qual acordo? o de pontuação dos vôos ou de interline?

      • Ítalo Alencar

        A nova parceira foi saudada também pelo presidente da TAP, Fernando Pinto, que confirmou o futuro acordo de codeshare com a companhia brasileira, bem como a integração do Amigo com o TAP VIctoria. “Será um parceiro extremamente importante no Brasil, oferecendo mais opções de cidades aos passageiros da TAP”.

  • LVix

    Avianca não voa pra Vitória 🙁 snif

  • luis

    A Avianca não atende muito aeroportos importantes no Brasil,CNF/VIX/MAO,etc.Uma pena!

  • Carlos Balthazar

    MD, vale olhar as fotos. O Zoom não está funcionando no Chrome.

  • Jose

    Como comprar passagens internacionais da Star Alliance com as milhas do Amigo?

  • Juliano Almeida

    Já estando na Star Alliance se o Amigo repetisse a promoção de pontos em dobro dos cartões de crédito seria um sucesso!

  • Nino Sobrinho

    Parabéns para a Avianca Brasil, que cresce saudável e agora mostrou para que veio… está no Star Alliance! É uma empresa com projeção de crescimento, com encomenda de 6 A330-200 e 10 A350-900, além do tão esperado A320neo. Já opera a rota internacional Fortaleza-Bogotá.

    • Um solitário vôo semanal, apenas para garantir vantagem fiscal na compra de querosene de aviação, não pode ser considerado como uma rota de fato.

      • Nino Sobrinho

        meu amigo é uma rota de fato… só que uma rota com frequência semanal (ponto). Vc acha que vai fazer muita diferença um desconto na compra de querosene de aviação apenas para um voo??

        • O desconto vale para todos os vôos operados pela cia desde FOR.

          E a Avianca não está solitária. GOL e TAM fazem o mesmo, a primeira p/EZE, a segunda p/MIA.

  • Marcos

    Você disse BB? De acordo!

  • Marcos

    Não dou uns 2-3 anos, aguenta mais um pouquinho …

  • Oscar Luiz da Silva Neto

    Tchau TAM!

  • Thiago Castro

    VIX é importante onde?? Parece mais uma rodoviária. rs

  • Fabio

    Só um detalhe. Fabio Villegas é presidente da Avianca Colômbia. O presidente e CEO da Copa Airlines é Pedro Heilbron .

  • Nayara

    Olá pessoal! Alguém sabe me dizer se a data de expiração das milhas se renova se eu transferir as milhas que tenho no MileagePlus para outra conta? Obrigada

    • Juliano Almeida

      Acredito que sim, pois é uma movimentação da conta.

      • Nayara

        Obrigada Juliano!

  • Thalitta Sousa

    Só aumentem as parcerias, queria muito ter transferido meus pontos para Avianca na promoção de pontos em dobro

  • Fabiano Vasconcelos
  • Alberto

    Com a entrada do programa AMIGO na Star Alliance, tenho uma dúvida: não sou viajante internacional frequente (embora daqui pra frente, viajarei ao México pelo menos 1 vez ao ano!), e vou fazer uma viagem ao Panamá nestes dias. Credito as milhas no LifeMiles ou no Amigo? Detalhe: não tenho pontos em nenhuma atualmente, só TamFidelidade. Agradeço a colaboração! (Alberto – SP)