Avianca Brasil passa a integrar a Star Alliance no dia 22 de julho

Leonardo Cassol 14 · maio · 2015

Finalmente foi confirmada a data oficial de entrada da Avianca Brasil à Star Alliance, maior aliança aérea do mundo, que completa hoje 18 anos de existência. A filiação será oficializada no próximo dia 22 de julho, em cerimônia com presença de presidentes de outras companhias participantes da aliança.

A Avianca Brasil será a 28a empresa membro do grupo, que atualmente possui mais de 18,5 mil voos diários em 193 países, contando com uma frota de mais de 4,5 mil aeronaves. A companhia ocupará o lugar deixado pela TAM, que trocou a Star Alliance pela Oneworld, aliança da parceira LAN. 

Star Alliance – 2015

avianca-brasil-star-alliance

A Avianca internacional, empresa aérea colombiana, faz parte da Star Alliance desde junho de 2012, quando passou a ingressar a aliança juntamente com a Taca.

Para os passageiros, o grande benefício da entrada da Avianca Brasil numa aliança aérea é a maior conectividade com a malha aérea dos parceiros, possibilidade de escolher onde pontuar suas milhas e de pontuar na Avianca Brasil, quando estiver voando com os parceiros, bem como emitir passagens em voos das empresas da aliança.

Além disso, há também a imediata integração dos benefícios para os passageiros frequentes, como check-in e embarque preferencial, acesso à sala VIP, maior franquia de bagagens, prioridade em listas  de espera, entre outros.

A entrada da companhia na Star Alliance foi precedida pela parceria entre o programa de pontos Amigo com o LifeMiles, da Avianca Internacional. Os clientes da Avianca Brasil já podem emitir passagens internacionais pela parceira colombiana, conforme já publicado aqui: http://www.melhoresdestinos.com.br/novo-programa-amigo-avianca.html

Tudo indica que a competição entre as três alianças globais seguirá acirrada. No entanto, a Oneworld continuará líder no Brasil, com a forte presença da American Airlines e do grupo LATAM no Brasil.

avianca-brasil-star-alliance-oneworld

Apesar da boa notícia, a Avianca Brasil não conseguirá suprir a lacuna deixada no Brasil pela saída da TAM da Star Alliance, uma vez que não possui a mesma quantidade de voos, nem mesmo a mesma conectividade no aeroporto de Guarulhos, principal ponto de chegada e partida dos voos da aliança. As especulações sobre a investida da Star Alliance na filiação da brasileira Azul continuam, uma vez que a proximidade da GOL da Delta, Air France e KLM a deixa muito mais próxima da SkyTeam, aliança concorrente, por mais que a GOL afirme que não tem interesse em fazer parte de nenhuma aliança.

SkyTeam

 

Com informações de Panrotas.

Leonardo Cassol é economista e colaborador do Melhores Destinos.

Publicado por

Leonardo Cassol

Editor

  • Carlos

    Povo do MD, a Gol já começou a vender para Paramaribo… Possibilidades para Europa e Ásia pela Klm

  • Henry

    Muito bom para quem conseguiu o status gold na Avianca Brasil através de status match…

    • lheu

      sim 🙂

    • Thiago

      Bem lembrado! Será que vão nos promover à Gold Star Alliance?

      • silva

        Sim, será mantido Gold na Star.

    • Larissa

      Tomara! 🙂

    • Rodrigo Dourado

      Eu consegui mas só vale por um ano, no meu caso meu status será atualizado no inicio de julho ?

      • Marcio

        Eu também, no meu caso, ficou difícil manter o status. Sou de Belo Hotizonte, e a Avianca cancelou ou suspendeu, parece-me que por um tempo, o único voo que tinha em Confins, assim ficou difícil voar com ela. Uma pena!

  • Marco

    A propósito, não querendo fugir muito do assunto, alguém sabe quando o Fidelidade da TAM vai juntar com o LANpass?

  • André

    Prezados, quem tem status ouro no Programa Amigo vai virar também ouro no Star Alliance? Isso é confirmado?

  • Felippe Uhlein

    Creio que a Gol não tem vontade de participar mesmo de alguma aliança, pois mantém parcerias com empresas de alianças “concorrentes” e perderia isso com a entrada.

    • philip

      Não necessariamente. A TAM continua aliada da Lufthansa, que também tem aliança com a Gol.

      • Silvio Carneiro

        Lufthansa tem parceria com a Gol? Não está na página deles.

  • luis

    Pelo serviço horrivel,tomara que nenhuma aliança aceita GOL tbm.Alias,a taxa de embarque de Paramaribo é R$180.Exagerado…

  • Eduardo

    Muito boa notícia, agora só falta a azul entra na star alliance pra ficar perfeito. Tenho um voo com a avianca no dia 2/ago e já vou aproveitar pra pontuar no tap victoria

  • Oscar Luiz da Silva Neto

    Da porta de um avião da Avianca Brasil, no dia 22/07, estarei dando tchauzinho pra TAM e seus péssimos serviços.

    • luis

      A TAM só tem as comissárias como Miss Brasil.KKKKK…

  • Evandro Gardenali

    Demorou tanto que nem empolga mais…

  • Ivan Fiuza

    a Qatar está na Star Alliance mas tem convênio com a GOL, vale lembrar.

    • Jose Junior

      Qatar é Oneworld =)

    • Eduardo

      A qatar eh da oneworld

    • Márcio

      A Qatar faz parte da Oneworld. Mas a Gol tem parceria com a Copa que é associada da StarAlliance.

  • Gilberto

    Estou esperando isso antes mesmo de confirmar a migracao da TAM para a One World e eles nao se dao o trabalho de divulgar isso de maneira clara e transparente. Tambem pudera, eh uma zona, nem integrar o mesmo sistema ainda conseguiram, haja visto que ainda compramos bilhetes pela TAM de voos operados pela LAN e eh gerado 2 localizadores diferentes.

    • lheu

      A Lan obrigou a tam a migrar para o Sabre (novamente). MAs ainda sem data certa para a implementação.

    • philip

      Eu já comprei vários voos da TAM/LAN e foi só um localizador. Para mim o único transtorno é para ganhar as milhas que demoram ou só reclamando quando voando LAN ou qualquer outra parceira.

      • Gilberto

        Conforme foi dito acima, nem o sistema delas foi padronizado ainda, uma utilizando o Sabres e a outro o Amadeus. Vou falar por mim: bilhete comprado e emitido pela TAM, ida: GRU-SCL operado pela TAM e conexao em Santiago para PUQ (Puta Arenas), voo operado pela LAN em Abril de 2013. Uma loucura e falta total de informacao. Nao consegui checar tudo online, como costumo e fui notificado para dar prosseguimento no aeroporto. Ok, dirijo me a GRU e vou ate a TAM que eh a cia emissora do bilhete, comprado no site da mesma e ela me joga para o balcao da LAN, que me pede para ver com a TAM. O descaso foi tao grande, que tive que ir a sala da ANAC e ainda escrevi uma reclamacao no Reclama Aqui. Nada contra, apesar do inconveniente, em ter que fazer o check in do voo de conexao somente em SCL, desde que me informem devidamente, ainda que ache um absurdo que ha loja e posicoes de check in da cia em questao em GRU, pois opera por la. Enfim, para o voo de conexao, havia outro localizador.

        Abril de 2014: retorno ao Chile e como o bilhete foi ainda emitido pela LAN (site brasileiro) e somente com voos dela, havia somente um localizador e sem problemas .

        Abril de 2015: voo comprado pelo site da TAM, Aeroparque (AEP) – Bariloche (BRC), operado pela LAN. 2 codigos localizadores gerados e somente o da LAN valido para efetuar o check in tanto online quanto no aeroporto.

        MArco de 2016: outro bilhete comprado pela TAM, site da mesma, ja que nao se pode comprar mais bilhetes da LAN pelo site brasileiro dela , que nao da mais essa opcao de compra. Voos SCL – PUQ e PMC – SCL, ambos operados pela LAN e nao ha mistura com voos TAM para a ocasiao. Gerado o codigo localizador da TAM e outro da LAN. Sao 2 codigos portanto. E o que me servira para o check in, seja online ou in loco eh o da LAN, pois eh voo operado por ela, assim como foi neste ano.

  • jorge moraes

    A Avianca tem pouca capilaridade, até mesmo em GRU. Não vejo em que ela pode ajudar a aliança.

    • lheu

      Se ainda tivesse sido a Azul…

  • A Avianca Brasil na Star Alliance é pouco relevante. Com sua reduzidíssima malha, e super lenta expansão, a possibilidade de boa parte dos viajantes se beneficiar dela é pequena.

    Para se ter uma idéia, a Avianca deixou de voar para Belo Horizonte, que é a 3ª maior cidade do país e tem o 5º maior aeroporto do país em movimentação. É a estratégia mais burra que já vi.

    • Evandro Gardenali

      Não diria que é burra… só não é a que você goste. A Avianca tem prejuizos consideravelmente menores nesse mesmo período de crise que a TAM e GOL. Pra mim estratégia burra é perder bilhões.

      • Oscar Luiz da Silva Neto

        Burrice foi a TAM se juntar com a LAN.

        • Evandro Gardenali

          Do meu ponto de vista, foi burrice da LAN e a salvação da TAM… 😉

  • Silvio Carneiro

    Adeus, TAM!

  • Oscar Luiz da Silva Neto

    Aonde que não vi.

    Miss é só na Azul.

  • Olavo Resende

    Por favor, tenho milhas na TAP e podem me esclarecer como faço para emitir passagem com milhas da tap por exemplo na COPA para o caribe.

  • ROBERTO NACHTIGALL

    Eu tenho milhas na TAP. SERÁ QUE EU PODEREI USAR NA AVINCA BRASIL DEPOIS DE JULHO????

  • Josué

    Pessoal do MD, pergunta. Eu vou voar dia 31/05 e 05/06 com a Aegean, companhia membro da Star Aliance, posso trocar esse pontos com a Avianca Brasil a partir do dia 22/07 data em que a mesma ingressará na Star Aliance????

  • Provavelmente, mas só saberemos após o dia 22/07