Extra! Avianca Brasil vai lançar novo programa Amigo na próxima semana! Veja as novidades em primeira mão!

Denis Carvalho 26 · março · 2015

Como noticiamos hoje, os programas de milhas LifeMiles, da Avianca internacional, e Amigo, da Avianca Brasil, iniciaram nesta semana uma parceria, permitindo que os passageiros de uma companhia pontuem ou emitam voos da outra. Este, porém, é apenas o início da revolução que a Avianca Brasil preparou para o Amigo. A partir da próxima semana, a companhia vai reformular completamente o programa e promete entrar com tudo na disputa com TAM Fidelidade, Smiles e TudoAzul.

“Na segunda-feira faremos o relançamento oficial do Amigo, que desde segunda já permite o resgate e acúmulo de pontos das companhias da Avianca Holdings. Será um programa renovado e competitivo, que reflete essa nova fase da Avianca Brasil. O programa atual reflete uma companhia de oito anos atrás e está defasado com relação à Avianca de hoje”, antecipou o diretor do programa Amigo, Renato Ramos, em entrevista exclusiva ao Melhores Destinos.

Novo logotipo do programa Amigo
Novo logotipo do programa Amigo

Segundo ele, as mudanças serão muitas e começam com uma nova identidade visual e um novo sistema de categorias. Em vez das atuais Amigo, Prata e Ouro, passarão a existir quatro níveis de associação: Bronze, Silver, Gold e Diamond.

“Estamos planejando essas mudanças há mais de um ano, pois a Avianca Brasil sabia que precisava evoluir no programa de fidelização. Fizemos muitas pesquisas, estudos de mercado para definir as alterações e acreditamos que vamos oferecer um produto muito atrativo e competitivo, inclusive para os clientes de categorias top”.

Entre os benefícios que serão oferecidos estão check-in e entrega de bagagem prioritários, maior pontuação a cada voo, com bônus de 25%, 50% e 100%. “Vamos oferecer alguns benefícios interessantes, como a possibilidade dos clientes Diamond reservarem poltronas das cinco primeiras fileiras das aeronaves”.

FOTO_AMIGO_AV

Passagens

Com o acordo com a Avianca colombiana, os clientes do Amigo passarão a ter acesso a 120 destinos em 26 países. Até o final do ano, contudo, esse número deve se multiplicar com a entrada da companhia brasileira na Star Alliance. De acordo com o diretor, o programa pretende manter a simplicidade, com uma tabela clara de regiões e pontuações mínimas por trecho.

“Eu sempre digo ao pessoal da nossa equipe que precisamos ser simples, o cliente não tem que ter um MBA em nosso programa para conseguir emitir suas passagens com pontos. Na segunda-feira vamos lançar a nova tabela, com os voos internacionais da Avianca. Apenas com eles já podemos atender aos principais destinos procurados pelos brasileiros, como Estados Unidos, Europa, América do Sul e América Central”.

Ramos destacou que com a plataforma Amadeus adotada pela Avianca Brasil a companhia está pronta para ingressa na Star Alliance. Com isso, a expectativa é que o número de associados ao programa Amigo suba dos atuais 2,6 milhões para mais de 3 milhões ainda neste ano.

Novas parcerias

O novo Amigo abre caminho ainda para novas parcerias, especialmente com relação a bancos e cartões de crédito. O diretor explicou que já há alguns acordos fechados, mas preferiu não divulgar as instituições: “Precisávamos de um programa competitivo e agora que teremos um excelente produto poderemos nos sentar com cada parceiro para conversar.Também temos muito interesse em lançar um novo cartão de crédito do Amigo, mas vamos dar um passo de cada vez e o primeiro é oferecer um programa atrativo para todos os nossos passageiros”

Vamos aguardar na segunda-feira a divulgação de todos os detalhes, incluindo a tabela de pontos para a emissão e para alcançar as novas categorias. Sabemos que muitos sonhavam com a adoção do LifeMiles pela Avianca Brasil, mas parece positivo que haja mais um programa para disputar mercado e clientes com Multiplus, Smiles e TudAzul. E vocês, o que acharam das novidades e da nova cara do Amigo? Deixe sua opinião nos comentários e participe!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Boa notícia, mesmo para aqueles que não voam pela Avianca. A competição entre os programas de fidelidade é a arma mais efetiva para minimizar a perda de vantagens e benefícios que se alastra entre os programas das empresas aéreas no Brasil e no mundo todo. Torcer para que lancem novas parcerias com cartões de crédito e para pontuação e emissão de passagens em boas empresas! No serviço de bordo a Avianca já está na vantagem em relação à TAM e à GOL.

  • Thiago Castro

    Ótimas notícias. Sempre que posso (quando o preço está bom) dou preferência à Avianca por conta do serviço diferenciado. Faltava mesmo a melhoria no programa de fidelidade.

  • Freud

    Péssimo! A adoção do lifemiles permitiria o acesso direto dos brasileiros a um programa internacional bastante competitivo e isto sim geraria uma pressão ainda maior sobre os programas nacionais. Com a reedição do Amigo, o que a Avianca Brasil quer é manter a renda a ser auferida por este programa na empresa “subsidiária” mordendo um pouco do market share de smiles, multiplus e tudo azul…..com isso a margem deles é maior do que adotando o lifemiles….mas quem perde são os clientes. O resto é blablabla para justificar uma decisão comercial em detrimento do que os clientes esperavam e desejavam…

  • kleber silva

    ACHO QUE VAI SACUDIR O MERCADO,A COMPETIÇÃO VAI COMEÇAR DE VERDADE!

  • PauloBR

    Ficaria bem melhor se esta parceria com o Lifemiles fosse completada com uma parceria com o Itaú ! Faz muita falta o Lifemiles no Sempre Presente !

    • Gabriela

      O Sempre Presente que faz muita falta né hahahahaha Eita programa ruim

      • Rodrigo Rosa

        O Sempre Presente podia mudar o nome para “Constantemente Ausente”….endosso as palavras da Gabriela

  • Marcelo

    Gostaria que o Amigo virasse Lifemiles…ou as 2 contas fossem integradas…mas já é um grande avanço !

  • Victor L

    Parece estúpido uma “mesma” empresa ter dois programas. E preferia o Lifemiles com a renovação de pontos. Vou contunuar só usando programas estrangeiros, pelo visto.

  • Guilhe

    Preferia que adotassem o lifefmiles logo de vez, mas de todo caso vamos aguardar e tem que ter parcerias com os bancos se não é roça.

  • Léo Ramalho

    Sera que o status GOLD tambem sera mantido no novo programa? Quem for Gold no Amigo tambem será gold no Lifemiles? Será opcional pontuar no Amigo ou no LifemIles? Os beneficios do Lifemiles Gold sao muito bons e dentre os mimos temos acesso as salas vip da Avianca com direito a acompanhante, upgarde gratuito para classe executiva com 72 h de antecedencia caso haja vagas e o dobro de bagagem mesmo em voos internacionais. Isso é o minimo que espero para o novo AMIGO. Agora, se forem rebaixar nosso nivel criando categorias intermediarias assim como fez o Tudo Azul, prefiro continuar usando apenas o LifeMiles. Perdi este ano por conta da demora nesta integração quase 60 mil milhas lifemiles que acumulei quando morei em Medellin, que expiraram por que eu não podia usa-las aqui no Brasil. Bom, vamos esperar até segunda para saber se sera realmente uma grande novidade ou mais do mesmo. Hoje realmente o que me faz escolher a TAM ao inves da Avianca nos muitos voos que faço no Brasil é apenas o programa de fidelidade e algumas faltas de rota, por que em atendimento, pontualidade, conforto e serviço, a Avianca esta muito a frente das outras, inclusive arrisco dizer que até acima da Azul, mesmo esta ultima tendo como grande diferencial a TV ao vivo em seus jatos.

    • Cara, sinto muito, mais você perdeu essas 60mil milhas por pura falta de informação, pois bastava fazer qualquer tipo de movimentação na conta para prorrogar por mais dois anos a validade dos pontos. Essa movimentação poderia ser feita comprando 1.000 milhas ou passando pontos de seu cartão de crédito. Outra opção era ter me doado as milhas =P

      • Thiago Castro

        Pra não perder 12 mil milhas que eu tinha no Lifemiles, eu transferi 500 pontos do meu Amex e voilá, prazo renovado.

      • Felipe Meyer

        O mais bizarro é o cara perder “life”miles…

        Que PICARETAS!

  • Felipe

    O cartão de crédito Avianca, do Banco Pan, continuará valendo e com conversão de 2 milhas por dólar gasto?

  • Roberto Nunes Pinheiro

    Se permitir a transferência de pontos do cartão de credito através dos principais bancos com certeza vai dar rebuliço no mercado. Devagar a Azul já esta roubando muitos clientes do Smiles e Fidelidade.

  • Patricia

    Você viu a outra notícia postada mais cedo de que os voos da Avianca Brasil passaram a contar com a opção de pontuar no Lifemiles?

    • Fabio

      E pra quem sonhava em jogar os pontos do cartão de crédito diretamente no Lifemiles foi horrível essa noticia!

      • Freud

        Exatamente. O maior lucro desses programas está na venda das milhas para os bancos. Mantendo o Amigo a Avianca Brasil quer ampliar esta fonte de renda. Para a imensa maioria dos clientes não será viável utilizar o lifemiles pois as milhas geradas por voos internos são poucas e pouquíssimos tem o cartao TPC que manda milhas para o lifemiles. Por isso que eu afirmo que a decisão é comercial de maximizar esta revenue…..caso contrário o obvio seria fundir ao lifemiles.

  • wallace souza

    Que bom, tenho uma turma que fomos para Cancun em Janeiro de 2015 e todos tem cartão AMIGO, queremos saber se podemos ter essas milhas resgatadas para cartão AMIGO. Não fomos informado na época que teria que ser outro tipo de CARTÃO.
    Vamos aguardar.
    Abço

  • Wagner Vinicius Macêdo

    Para mim nada mudou… espero que esteja errado mas acredito que virará uma tudoazul da vida que vai colocar em um trecho nacional 23 mil pontos.

  • Oscar Luiz da Silva Neto

    Estarei no voo primeiro voo da Avianca com a bandeira da Star Alliance, dando tchauzinho para a TAM.

    Só falta a Azul…

    • Ju

      Será que a Azul vai entrar na Star Alliance? Parece que está meio difícil de acontecer, mas seria a melhor coisa se acontecesse. Acumular pontos em um programa só, quem quer ir aos EUA vai de Azul e quem quer ir para Europa ou Oriente vai com outras da Star Alliance.

  • Felipe M

    Disse tudo Fabio! Agora resta esperar que o Amigo apresente a opção de transferir milhas pro LM, mas como é Brasil, provavelmente vão cobrar uma taxa salgada como sempre.

  • Sandro souza

    Se for um programa com regras claras , quebro com prazer meu cartão diamante do smiles

  • jorge moraes

    Apenas eles atendem aos principais destinos procurados pelos brasileiros, como Estados Unidos, Europa, América do Sul e América Central”. Que papo é este? Apenas a Avianca voa pra destinos internacionais que os brasileiros adoram? Nada a ver.

  • Thiago Castro

    O Amex transfere pontos direto para o Lifemiles.

  • Ramong

    Você migrou para Amigo Ouro ano passado? Teve essa promoção na Avianca para quem fosse top de outro programa de fidelidade.

  • ricardo mendonça

    Muita boa noticia!!!! MD vcs tem a informação se minha categoria no Amigo atual de OURO será o DIAMOND no novo formato?

    • Thiago

      Meus amigos que são Ouro no avianca não foram para Diamond não, a pontuação pro diamond é mais alta para se alcançar.

      Vale lembrar que os benefícios do ouro continuam os mesmos, a categoria diamond foi adicionada com novas vantagens.

  • Anayran Pinheiro

    Denis, pergunta. Com esse novo programa, posso comprar as milhas pelo lifemiles e comprar passagens brasileiras agora, é isso?

    • Sim, você pode, mas isso não se deve ao novo programa, mas sim ao novo acordo do LifeMiles com a Avianca Brasil

  • Ainda não, Ricardo, mas na segunda eles devem divulgar

  • Raquel Ferreira

    Ainda tenho convites! Quem quiser manda o e-mail