Avianca Brasil deve começar a cobrar para despachar bagagem em agosto

Thayana Alvarenga 15 · maio · 2017

A Avianca Brasil deve começar a cobrar pelo despacho da bagagem de seus passageiros em agosto. O anúncio foi feito hoje após o voo inaugural da companhia, saindo de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Navegantes, em Santa Catarina. De acordo com Tarcísio Gargioni, vice-presidente da empresa, está assegurada a gratuidade da franquia de 23 kg para até o final da alta temporada.

“Não vamos cobrar para despachar bagagem até o final da alta temporada. Então quem for viajar no mês de julho, nas férias, pode ficar tranquilo quanto a isso. Até final de julho ajustaremos e aí sim, a partir disso, cobraremos. Com certeza vamos anunciar tarifa menor para quem não tem bagagem. Não é justo que quem viaje apenas com bagagem de mão pague por quem quer despachar mala”, disse Gargioni.

O executivo garantiu, também, que o cliente poderá levar consigo na cabine, sem custo adicional, uma bagagem de até 10 kg. Lembramos que, apesar da intenção da companhia, ainda não há nada oficializado sobre a cobrança de bagagens a partir do mês de agosto. Vamos aguardar!

O assunto tem dividido opiniões na internet, principalmente em relação às tarifas, que podem diminuir ou não. Enquanto nada é confirmado, é preciso conter a curiosidade. E você, o que pensa sobre esta nova regulamentação da Anac? Participe nos comentários!

Nota: o que define a regra da bagagem é a data da compra da passagem. Logo, quem já comprou a passagem tem a franquia de bagagem garantida.

Autor

Thayana Alvarenga - Repórter
  • Allan Agra

    Quais são as empresas que já estão cobrando?

    • João

      Por enquanto nenhuma, a Latam começa a cobrança para as passagens vendidas a partir de 18/5.

      • Allan Agra

        Obrigado pela resposta, João. Tive a impressão de ver informações de cobrança de bagagem pelo Gol também. Deve ser avisos para a cobrança futura.

        • João

          A Gol começa logo na sequência, em Junho.

  • kleber silva

    “O executivo garantiu, também, que o cliente poderá levar consigo na cabine, sem custo adicional, uma bagagem de até 10 kg”
    isso não é um direito do passageiro?
    não foi o que nos restou?

    • João

      Sim Kleber, a resolução 400 da Anac garante essa franquia mínima na bagagem de bordo.

  • Marcos

    Entramos numa nova fase. Agora todas cobrarão.

  • Rodrigo Rodrigues

    Compradas mês passado para agosto continua normal né?

  • Gustavo Belisio

    Pra quem já tá com passagem comprada para o fim do ano, alguém sabe informar se vai precisar pagar pelas bagagens? Entendo que como foi antes da mudança, o valor que eu paguei, já incluía os valores das bagagens.

    • Já inclui, Gustavo. Pra quem já comprou não muda nada.

      • Gustavo Belisio

        Muito obrigado pela resposta Leonardo.

  • pr pt

    no brasil não tem nenhuma empresa low coast.
    na europa, onde se praticam passagens entre países a partir de 5 euros,
    no rio de janeiro por exemplo,com 5 reais o cidadão mal consegue mudar de município de ônibus.
    eu duvido que teremos passagens nacionais e internacionais por menos de 80 reais já com as taxas inclusas sem despacho de bagagem!!

  • Charley

    Para os voos internacionais das Cias Star Alliance chegando no Brasil, A Avianca Brasil aceitava a franquia de bagagens
    para os seu voos nacionais….Alguem esta sabendo se ainda esta valendo?

    • Jorge Frutuoso

      Uso da Franquia de Bagagem de Voos Internacionais com Conexão Nacional com a Avianca (O6)

      Os clientes com reserva em voos da Avianca Brasil (O6) que chegarem ou embarcarem em voos internacionais operados por companhias aéreas parceiras (Interline/ Codeshare/ Star Alliance) podem utilizar a franquia de bagagem equivalente a da empresa parceira responsável pelo maior trecho internacional.

      Para que o passageiro tenha direito a esta facilidade, ele deve respeitar todos os critérios abaixo:

      Viajar um ou mais trechos com companhias aéreas parceiras (Interline/ Codeshare/ Star Alliance) e no mínimo um trecho com a Avianca Brasil (O6);
      A conexão deve estar no mesmo bilhete para que a franquia de bagagem seja honrada.

      NOTA 1: A franquia de bagagem da empresa responsável pelo maior trecho internacional está descrita no bilhete do cliente. Não será honrado o valor de franquia de bagagem adicional (cortesia) relacionado ao programa de milhagem de outras companhias, exceto clientes Star Alliance Gold e Silver.

      NOTA 2: Para checar as empresas parceiras Interline, clique aqui.
      Para checar as parceiras Codeshare, clique aqui.

      NOTA 3: Honraremos franquia de bagagens de passageiros que possuem seus trechos emitidos em bilhetes separados se emitidos por parceiras até o dia 1 de julho de 2016.

      Para mais informações, consulte-nos através da Central de Vendas nos telefones 4004-4040 (principais capitais) e 0300-789-8160 (demais localidades).