Avianca Brasil deve iniciar cobrança por bagagem despachada nos próximos dias!

Leonardo Cassol 16 · setembro · 2017

A companhia aérea Avianca Brasil está se preparando para iniciar a cobrança pela bagagem despachada nas passagens para seus voos domésticos ainda este mês. O Melhores Destinos apurou que a maioria dos funcionários que trabalham no atendimento ao cliente já foram treinados e a cobrança deve ser iniciada 25 de setembro.

Procurada pelo Melhores Destinos a Avianca Brasil se limitou a dizer que por enquanto não há mudanças… Mas os fatos indicam que o fim da bagagem despachada gratuita na empresa está bem próximo.

Realmente deve ser difícil para a companhia ficar sozinha oferecendo franquia de bagagem gratuita, enquanto todas as suas concorrentes cobram pelo primeiro volume nas passagens mais baratas. Esse desalinhamento certamente estava prejudicando a Avianca Brasil quando duas tarifas eram comparadas com as demais. Agora, difícil mesmo é para o consumidor, que tem que pagar para despachar sua mala sem perceber uma redução real das tarifas… Será que com a Avianca será diferente? Saberemos em breve!

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • Italo Silveira

    Ultimamente tem saído muitas notícias ruins para nós consumidores, tomara que eles pelo menos demorem para acabar com o resgate fixo. Estou indignado com a Avianca, ontem fui resgatar duas passagem por 10 mil pontos cada, na hora do pagamento deu erro, depois ficou por 50 mil pontos cada, liguei pra lá e apareceu por 10 mil pontos pra atendente mas quando ela foi resgatar sumiu também e depois 50 mil pontos, em seguida disse que nada poderia fazer. É brincadeira!

    • Caramba… você tentou pelos dois sistemas (o outro sistema você loga, pesquisa a passagem em reais e depois clica pra ver a tarifa em reais em pontos). As tarifas são diferentes nos dois sistemas, então talvez ajude.

      • Italo Silveira

        Pois é, eu fiz isso também, mas no outro, como é proporcional ao valor da passagem, estava 27 mil pontos, aí eu dispenso. Kkkk Torcer por um milagre. Na verdade eu tenho os prints comprando de 10 mil com a data e os horários, vou analisar uma possível pequenas causas se realmente for viajar.

        • marcosvalenca

          Você não comprou a passagem. Eles são livres para cobrar o que querem. Estamos num mercado livre. Se você descobrir que tem um bom direito ou se for ilegalidade o sistema mudar preço por conta de visitas frequentes ou cookies, favor avisar aqui.

    • Tiago Torresani

      Estou com problema semelhante já faz 1 mês. Sempre na hora da emissão da passagem dá erro. Ligo na avianca e eles informam q tá tentando erro pq to tentando emitir com dinheiro e não com pontos (??????)) E ninguém resolve.

      • Italo Silveira

        É complicado, Tiago. Nesse mesmo trecho que citei aconteceu ontem de novo. Essas companhias aéreas brincam com a nossa cara e pensam que pode ficar por isso mesmo. Grave os seus contatos com eles, pegue os protocolos, tire prints em todas as tentativas de transações e entre com uma reparação judicial, não caia na pilha do nosso colega acima que ele é como a maioria dos brasileiros, não conhece e/ou não busca os seus direitos, nem ia responder nada sobre esse absurdo que li, só respondi porque o seu problema é parecido. Estou há 21 dias tentando receber uma pontuação na azul que me é de direito, já abri 4 protocolos e eles não resolvem. Liguei pra lá novamente e deixei bem claro na ligação que se nesse quinto protocolo eles não resolverem, eu vou abrir uma ação. Nesses casos em que a indenização não é grande, você não precisa nem de advogado.

        • Danilo Moraes

          Essas companhias brincam com a gente mesmo. Comigo ocorreu algo um pouco parecido. Fiz uma compra com a pontuação de 10 mil pontos. Só tinha uma vaga para essa pontuação, depois só havia com 50 mil pontos. Consegui fechar a compra, mas a AVIANCA me ligou dias depois dizendo que precisam confirmar meus dados para concluir minha compra. Chegaram ao ponto de perguntar aonde eu trabalho, rua e cidade que eu já morei. Questionei o teor dessas últimas perguntas e disse que não diria, por questao de segurança. Então, me mandaram um e-mail dizendo que cancelariam minha compra, que era para eu entrar em contato com eles. Apesar disso, as taxas já haviam sido cobradas pelo cartão. Liguei e a atendente estava dificultando tudo e queria que eu fosse em uma loja no aeroporto para confirmar tudo. Depois de muito brigar e insistir eles acabaram liberando minha passagem.

          • RABUGENTO SFQNS

            Querem se precaver das fraudes sem um mínimo esforço.
            O passageiro que arque com as consequências de um sistema mal feito.

  • charles geovani

    Estava demorando……bem oportuno….. anunciando próximo aos eventos de fim de ano e férias escolares $$$

  • Drika de Jesus

    Leonardo, essa notícia foi um soco no estômago! Nos últimos meses só escolhi Avianca justamente por isso: mesmo preço sem a cobrança extra. As demais NÃO REDUZIRAM o preço pra quem NÃO DESPACHA. Apenas passaram a cobrar de quem despacha. Aumentaram seus lucros descaradamente. A Tarifa Light criada pela GOL, é a mesma tarifa promo anterior, mas sem bagagem. Enquanto não chegarem LOW COAST DE VERDADE no Brasil, seremos sempre prejudicados!

    • Fabiano Rei Dos Micos

      Se o PT continuasse no poder não teríamos isto.

    • RABUGENTO SFQNS

      Você acredita que as chamadas LOW COAST farão os mesmos preços que fazem nos outros países?
      Hahaha!

      • Drika de Jesus

        Rabugento… os mesmos preços TALVEZ (e provavelmente) NÃO; porém forçarão as atuais a baixarem seus preços.

        • RABUGENTO SFQNS

          As chamadas LOW COAST estão planejando é levar os passageiros em pé como acontece nos metrês em horário de pico…

  • Leonardo Werner

    Não está claro, para quem comprou os bilhetes antes de 18/09 também terão que pagar pela bagagem despachada, poderia esclarecer?

    • Bruno Bastos

      O normal é valerem as condições da passagem quando vc comprou.

      • RABUGENTO SFQNS

        Quando adquiro passagens, seja por pontos, seja com dinheiro, imprimo TODAS as paginas com todas as condições. Faço o mesmo com reservas de hotéis e de carros.
        Também tenho o costume de ligar para locadoras e hotéis, depois da reserva feita, para que verifiquem se está tudo ok

    • Bohemia L Fabia

      A legislação é clara o bilhete é um contrato e alterações unilaterais são quebra e daria um belo processo…. então deve haver um período de transição e a dica é qdo possível antecipar a compra d9s bilhetes p garantir a gratuidade

  • Bohemia L Fabia

    Apesar que tenho feito várias compras e após cotações ela tem oferecido melhores tarifas mas nem sempre as melhores regras tarifárias, tipo uma remarcação de uma volta com 90% do valor do bilhete + taxa…. É fumo certo

  • Tito Bosco

    Off-topic: alguem tem tido sucesso na primeira tentativa de comprar passagem da AVIANCA pelo celular?
    Acontece que fiz a tentativa de compra, mas nao obtive sucesso. Tentei por duas vezes e nada. Daí fui e comprei por outra companhia. Quando estou lá no saguao do aeroporto esperando o voo da outra cia, recebo um aviso do google alerts que meu voo da AVIANCA estavas prestes a partir. Resultado: nao tinha como cancelar, nem extornar a compra e ainda quer que pague a multa por no-show. Resumo da ópera: abertura de processo.
    Tanto que no reclameaqui já tem ocorrencias semelhantes.
    Mas por aqui, alguem já passou por isso?

  • luiz paulo alencar

    quem foi que acreditou que ficaria mais barato viajar além do pessoal que vive na ponte aérea ?

    • Drika de Jesus

      Nem ponte aérea, Luiz! Ficou o mesmo preço. E quem despacha bagagem, tá pagando MAIS.

  • Silvia Barbosa

    Também tenho optado pela Avianca mesmo os valores das outras parecendo mais em conta na hora q inclui a bagagem pra despachar a Avianca fica mais barata. Lógico que pras pessoas que não vão despachar as passagens das outras companhias saem num preço melhor

  • Daniela Almeida

    Alguém já voou GIG x JFK na Avianca Internacional de Executiva com escala em Bogotá (na ida e na volta) no A330 (em todos os trechos)? Em caso positivo, como foi?

  • Drika de Jesus

    Erika, fui pro RJ no último feriado. Avianca tinha passagens por 128,00 + 23kg. Gol 130,00 s/ bag. Latam 129,00 s/bag. Azul sem promoção. Gol e Latam + 30,00 por bagagem despachada (R$ 160,00). Eu tenho acompanhado os preços e a Avianca esteve melhor desde essa nova cobrança. Sem contar que algumas tarifas s/ bagagem despachada, deixaram de pontuar.

  • RABUGENTO SFQNS

    A TAP então enviou hoje um e-mail maravilhoso avisando que desde 01 de setembro estão cobrando o ar consumido a bordo….

  • Marcus Nascimento

    Pra que já comprou a passagem, vai mudar algo? Digo, porque vou viajar pro Panamá no carnaval e já emiti os bilhetes.

    • João

      Oi Marcus, as regras não mudam pra quem já comprou. Abraço e boa viagem!

  • Mauricio Laukenickas

    Alguém já descobriu que são os Geddéis da ANAC? Aí não tem apto não. Deve ter um condomínio inteiro de malas e caixas de papelão. Tenho vergonha de ser brasileiro.

    • Victor Machado

      A decisão da ANAC foi técnica, baseada em um princípio simples e básico, qual seja, o preço deve ser cobrado por serviço ou produto oferecido. É notório que o transporte de bagagem é um serviço a parte. O que não faz sentido é cobrar da mesma forma por serviços diferentes.

  • Schack Bauer

    Legal! Vão cobrar as bagagens mas vão reduzir bastante as tarifas, né? #SQN

  • Mauricio Laukenickas

    Significa que as poucas empresas do mercado estão combinando preços. Vá estudar um pouco de economia e depois comenta de novo aqui.

    • Victor Machado

      Eu sou economista. Você que precisa estudar o setor. Veja o histórico dos preços de passagens no Brasil. A partir da implementação da liberdade tarifária em 2005 vemos consistentemente a queda dos preços apesar da liberdade de se cobrar o quanto quiser. Ora, se há cartel, como poderiam as companhias aéreas decidirem abaixar as tarifas dessa forma? Veja as políticas de promoções que surgiram desde então. Isto é evidência pura de competição no setor.