TAP começa a cobrar pelo transporte de bagagens em voos do Brasil para a Europa

Bruna Scirea 1 · setembro · 2017

A companhia aérea portuguesa TAP começou, nesta sexta-feira, a cobrar pelo transporte de bagagem em voos internacionais. A empresa é a primeira com operações no Brasil a cobrar a taxa nos voos para a Europa. 

Passageiros que compraram passagens de qualquer tipo de tarifa até 31 de julho, para viajar em qualquer data, continuam com o direito de transportar gratuitamente até duas malas de 32 kg cada. Para os que compraram passagens a partir de 1º de agosto as novas regras já estão valendo.

Passageiros da Tarifa Discount terão de pagar uma uma taxa de 45 euros (cerca de R$ 170) para o transporte de uma mala de até 23 kg – isso se a franquia de bagagem for adquirida antecipadamente. Quem deixar para adquirir o serviço no balcão de check-in terá de pagar 80 euros (cerca de R$ 299).

Nas demais tarifas, o passageiro terá direito a despachar bagagem, conforme as seguintes regras:

Tarifa Basic: uma mala de até 23 kg.

Tarifa Classic: duas malas de até 23 kg.

Tarifa Plus: três malas de até 23 kg.

Em relação à bagagem não despachada, a TAP permite que o passageiro leve 8 kg de bagagem de mão (ainda que a Anac determine que sejam permitidos 10 kg de bagagem de mão por passageiro), mais um item pessoal de até 2 kg.

Vale lembrar que recentemente, com as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as principais empresas aéreas brasileiras reduziram o limite bagagem despachada em voos internacionais para até dois volumes de 23 kg (antes eram duas bagagens de 32 kg). A Latam, a Azul e a Avianca não estão cobrando franquia de bagagem em voos internacionais, já a GOL cobra uma taxa de US$ 10 (R$ 31,50) para a compra antecipada ou US$ 20 para adquirir o serviço no check-in.

E você, o que achou da medida? Será que as concorrentes vão seguir essa linha e passar a cobrar elo despacho da primeira mala, mesmo em voos de longa duração?

Autor

Bruna Scirea - Editora
  • Italo Silveira

    Que absurdo! Boicotem essa empresa meu povo.

    • Ola Vo

      A intenção eh essa
      Eh o passageiro ter a liberdade de escolha e ir na empresa que é melhor para o seu perfil.

    • Paulo Afonso

      Estou com vc. Italo. Mesmo porque Lisboa é um dos destinos prá quem viaja a Europa. Podemos entrar por outros lugares. Semana passada mesmo, entrando por Zurique custava muito, mas muito menos viajar pela SWISS em aviões melhores e direito a 2 malas de 32 kg. Que se dane a TAP. Não precisamos mais consultar.

  • Cicero Bezerra

    A norma da ANAC não determina 10kg para a bagagem de mão?

    • Ola Vo

      E 8kg + 2kg são quantos?

      • Cicero Bezerra

        Se vc só estiver apenas com a mala de mão acho que dá, bem essa é fácil, acho que até vc é capaz de responder.

  • José Eduardo

    Sigo aguardando a queda no preço das passagens internacionais (vide os abusivos valores atuais para USA e Europa) depois dessa absurda possibilidade de cobrança de bagagem.
    Como todos sabíamos (nem todos, havia um ou outro defendendo a cobrança sob a alegação: “eu viajo pelado”), o consumidor já está pagando mais caro na passagem e agora ainda vai precisar pagar pra levar UMA mala pro exterior.
    Parabéns aos quadrúpedes envolvidos.

    • Neto

      Pois é…aonde foram parar esse “gênios”?

  • Lilian Vieira Dos Santos

    Não entendi uma coisa…ela só divulga 01/09 e quem comprou no mês de agosto paga tarifa para despacho de malas??? Não faz sentido…não deveria cobrar a partir da data de divulgação????

    • Raeder Do Valle

      Já havia sido divulgado !!! Quem tinha bilhete comprado está sabendo !

  • Lara Monteiro

    Afff, e as tarifas da TAP estão caríssimas. Agpra é que não viajo por essa cia mesmooooo.

  • José Luiz Tarsia

    Alguém sabe como ficou o sistema de tarifa de bagagens despachadas para quem emitir passagens por milhas?

    • Rodrigo Almeida

      Gostaria de saber também! Fiz emitir na promoção da Smiles e queria tirar essa dúvida!

    • Raoni Fonseca Duarte

      Posso estar enganado, mas muito possivelmente deverá pagar a franquia de bagagem à parte…

  • kleber silva

    pra voar com a tap.agora só em ultimo caso.
    tem que ser uma passagem bem baratinha pra compensar.

    • Fabio

      Voar com a TAP sempre foi apenas em ultimo caso.

    • Bya Amorim

      Voar com a TAP sempre foi apenas em ultimo caso.(2)

  • Raoni Fonseca Duarte

    A dúvida que fica é quanto tempo até que as demais cias aéreas internacionais adotem um modelo semelhante… mesmo que não venham a cobrar pelo despacho da bagagem, não creio que veremos por muito mais tempo a adoção de franquias de 2 malas de 32Kg cada (a meu ver, a tendência será de cada vez mais elas adotarem o padrão de 1 ou 2 malas de 23Kg nos voos, pagando para despacho de volumes superiores a essa quantidade).

    • Raeder Do Valle

      O que acho super válido. 100 $ a menos é lucro no trecho. Tem gente que lota o avião de mala e volta com a mesma roupa sem usar. Agora o povo vai levar só o necessário. Agoraaaaaa, viajar de TAP?? Nem em sonho kkkkk

  • Bruno Bastos

    Cadê os defensores do livre mercado agora??? Os preços abaixaram pra cima kkkkkk

    • Evandro Sperandio

      Continuam por aqui defendendo o livre mercado, coisa que ainda não temos no Brasil.

      • marcosvalenca

        Evandro, nenhum mercado é completamente livre. Até o mercado financeiro de Wall Street tem algumas regras. As que Obama implementou e Trump derrubou eram prevenções contra bolhas especulativas como as de 2008. O consumidor brasileiro não deviria engolir qualquer promessa num mercado que ainda não é maduro e livre. É óbvio como um e um são dois. Todos sabemos que: Ruim com a ANAC, pior sem ela. As aéreas, no passado, tentaram implementar taxas e punições injustas, overbooking era arroz de festa, não pagavam alimentação, nem comunicação, muito menos estadia em caso de cancelamento de voo. Isso tudo foi consertado por legislação. Se o Estado não controlar, a gente pode comprar carne com papelão ou vencida da JBS, pacote de chamadas telefônicas que nunca dão linha etc. etc. etc.

  • Madson Drummond

    Oq grande fdp nao sao as empresas, mas sim os politicias e interesses de bsb para criarem e autorizar essa autorização para se cobrar bagagem alegando que a tarifa da spassagens iriam cair. Bando de fdp

    • marcosvalenca

      Como é Madson? A culpa não é das empresas? O dinheiro a mais que entrará é para elas. É para divisão dos lucros dos acionistas. No máximo eles deram um agrado aos oficiais da agência reguladora e aos políticos. O fato dos nossos políticos, em sua maioria, serem ladrões, não isenta os executivos das empresas de serem corruptores ou fazerem lobby para gerar mais dinheiro. Isso é o feijão com arroz do capitalismo. A vontade de ganhar mais dinheiro é deles. Simplesmente cooptaram autoridades venais e divulgaram uma estorinha de fadas para os consumidores inocentes. Por favor, o que são “interesses de bsb”?

  • Ricardo Bezerra

    Preços mantidos, direitos reduzidos! No Brasil, as leis de mercado não funcionam! Basta ver os preços dos carros que pagamos. As passagens entraram para a mesma categoria: LUCRO BRASIL!!

    • Evandro Sperandio

      Não funcionam porque o que temos no Brasil não é livre mercado.

      • marcosvalenca

        Evandro, a maioria das grandes empresas brasileiras NÃO querem livre mercado. Você nunca notou que no Brasil, onde os juros reais são os maiores do planeta, não há grandes bancos estrangeiros para as massas? Até o Citibank virou banco empresarial, não atende mais pessoa física. Os cartões American Express são, aqui, administrados pelo Bradesco. Por que os bancos de fora também não querem encher a burra de dinheiro no Brasil? PORQUE OS OUTROS BANCOS NÃO DEIXAM. Usando de suas íntimas ligações com o poder. Na verdade, 99% das pessoas que eu conheço trabalhariam felizes contra o consumidor brasileiro e o país em si se recebessem R$ 100.000 por mês. Nem é uma fortuna.

    • RABUGENTO SFQNS

      Sobre os carros, o presidente da ford, há alguns anos, declarou em uma entrevista que os preços dos veículos são altos aqui porque o brasileiro paga….

  • Alvaro Henrique

    Vergonha. Companhia dirigida pelo mesmo brasileiro que levou a Varig a falência. Já utilizei muito a Tap, mas quero distância. Aviões velhos, tripulação mal educada e grossa, a multimídia nunca funciona e os preços são os maiores praticados pelas as grandes companhias europeias. A Ibéria, Lufthansa e a própria Tam tem tarifas bem mais baixas. Fiz no último dia 27/08 Porto – Rio de Janeiro pela Lufthansa e em nível de qualidade dá de mil a zero na Tap. Agora de Portugal para os EUA e Canada, os preços da Tap são super baixos e com direito a bagagem sem custo adicional. Tomará que quebre.

    • RABUGENTO SFQNS

      Partindo de Lisboa para São Paulo, essa empresa está oferecendo passagens por € 450,00. Já se você compra de SAO para LIS, o preço é de € 1.000,00. Sabe por que? Porque o brasileiro “é rico”…

  • Rafael Guerra

    É simples, só não comprar passagem na TAP.

    • Raeder Do Valle

      Isso msm

  • André Medeiros

    Emissao com milhas segue a regra da tarifa basic ?

  • Alberto Kiess

    A TAP é bem “espertinha”, logo que a ANAC aprovou as mudanças, tentou cobrar combustível dos passageiros e agora saindo na frente, das empresas internacionais a cobrarem pelas bagagens. Sinceramente, nunca encontrei uma tarifa boa nessa empresa, desta forma, só tenho uma certeza, nem pesquisar as tarifas dela eu não irei mais!

    • Raeder Do Valle

      Verdade. Nunca tem trecho barato. O que me assusta eh sempre terem voo full saindo de SP.

      • RABUGENTO SFQNS

        O problema de voos lotados é que até há pouco era a única empresa que fazia a ligação direta entre Brasil e Portugal.
        Agora entrou a AZUL que também não fica atrás nos preços.
        O jeito é dar mais algumas voltinhas pela Europa nas outras empresas.

        • Paulo Afonso

          AZUL e TAP + mesmo dono.

  • Denise Delmanto Prado

    Absurdo mesmo! P q não cobram de passageiros que pesam 200 k e pagam o mesmo preço q nós?

  • Aline Lima

    Desde a primeira vez que eu viajei para Europa eu pensei: eu acho que nossa mamata de ter duas malas de 32 não vai durar muito tempo! Hahahaha dito e certo! No mundo inteiro é assim meu povo! É extremamente caro para as cias aéreas movimentarem bagagem, seja de um lugar para o outro ou no aeroporto. Só espero que pelo menos isso reflita em passagens mais baratas!

    • Fabio

      Mas nao reflete e nem vai refletir.

  • Matheus_P

    A questao eh que os precos continuam os mesmos…

  • João Domingues Maia

    Evitem viajar pela TAP.

  • RABUGENTO SFQNS

    Decidi que vale mais viajar noutra empresa com conexões do que com o lixo que é essa empresa.

  • RABUGENTO SFQNS

    Você lava e seca as roupa durante a noite?

    • Italo Silveira

      Né isso! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Como vai pra Europa levando só bagagem de mão? Sem condições.

      • RABUGENTO SFQNS

        Estou percebendo que, como muitos europeus, há alguns brasileiros que fogem da água… 😉

  • ana

    O pior que eu acho é que, quando tinha Air France a passagem Brasilia p Europa custava R$ 2000,00. A Air France se retirou do mercado, agora qualquer saída Brasilia Europa custa de R$ 3500,00 p cima. Melhor ir p São Paulo

  • ana

    Vamos boicotar essa TAP

  • Carlos Eduardo Figueiredo O Co

    Onde está escrito que quem comprou antes de 31 de julho mantem o direito aos 32 kg?

  • Paulo Afonso

    Viajar pela TAP? É melhor viajar pela Air Marrocos.

  • Gislene

    O problema nao é so a bagagem. Vc nao pode alterar nao tem reembolso nao pode marcar assento antecipado e a taxa de combustivel da tap é bem alta

  • Idário Sidney Martins

    Será uma empresa a menos para se fazer a pesquisa . Já era cara , agora então inviabilizou de vez

  • Karina

    Parabéns aos paneleiros! Agora vivemos no paraíso da desregulação, onde os oligopólios das empresas de aviação civil fazem o que querem com o consumidor.

  • Mariangela Jana

    Ela está com as tarifas mais caras e ainda quer cobrar bagagens????? Me poupem!!!!!! somos um povo OMISSO que aceita este tipo de coisa, BOICOTE é a solução…

  • Andrea Rodrigues

    Este ano já trocamos a TAP por outra companhia pela grande diferença de preço (embora seja a única com voo direto de Porto Alegre). E os preços iniciais estão cada vez mais caros. Sobre as bagagens, foi mais uma forma de tirar dinheiro do consumidor brasileiro. Para quem viaja com criança, impossível sair com uma mochila nas costas. O jeito é torcer para as outras companhias não seguirem a TAP.

    • Ranieri Vieira

      Em Recife a TAP vai se ferrar com o crescimento da Condor.

  • Alex Colaço

    E se o cliente não marcar o assento na Basic? Eles alocam em qualquer lugar sem a cobrança?

    • Ranieri Vieira

      Isso mesmo. Podendo até pessoas que estão juntas sentarem separados. Eu comprei em março e marquei gratuitamente.
      Agora só tem marcação “gratuita” da classic para cima.

  • daniel

    Grande picaretagem da Anac essa cobrança por bagagem. As passagens nacionais e internacionais não baixaram um centavo, como todos já sabiam, com a conivência dos órgãos reguladores. Brasi: o país da falcatrua! Alguém levou $$$. Sugiro investigação, a começar pelo presidente da Anac

  • Bya Amorim

    Muito ódio !!!! Enquanto isso as passagens tanto nacionais quando internacionais não houve quaisquer reduções!

  • Schack Bauer

    E se o mercado for cartelizado, como o nosso?