Como é voar na classe executiva da LAN de São Paulo a Lima

Denis Carvalho 6 · março · 2015

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Desde que se uniu à TAM para formar a Latam, a chilena LAN tem ganhado cada vez mais espaço entre os viajantes brasileiros. Quase sempre recebemos avaliações de voos com a companhia para Santiago, seu principal hub, mas ela voa para outras cidades do continente, como Lima. É para lá que nosso leitor Lucas Bitencourt viajou com a LAN na classe executiva, percurso que rendeu a avaliação de hoje. Aproveitem! 

Olá pessoal, depois de muito ler e adorar as avaliações publicadas aqui no MD, resolvi fazer a minha da mais recente viagem que fiz! Sou um apaixonado por aviação e pela arte de viajar, espero que gostem da avaliação e sintam-se como se estivessem ao meu lado no voo!

Dados do Voo

LA2677 LAN AIRLINES
SAO PAULO GRU/LIMA LIM
Decolagem: 19h45
Chegada: 23h00
Duração: 5h15
Aeronave: Boeing 767-300
Assento: 1A

Reserva

O meu bilhete possuía o seguinte itinerário: GIG/GRU/LIM. Todos os trechos da viagem foram comprados através do site Expedia.com, com opção para marcar assentos, efetuar troca de voo, cancelamento.. etc. Ótima ferramenta para pesquisar preços e opções de voo. Após efetuar a compra, confirmei a emissão da passagem através do call center do próprio site, no qual fui extremamente bem atendido por uma funcionária.

Check-in

Foi realizado no check-in da TAM no aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro, cidade de origem da minha viagem. Cheguei com bastante tempo de antecedência e fui direto ao balcão para despachar a bagagem, localizado no Terminal 2. Em menos de 10 minutos já estava com o cartão de embarque e as bagagens despachadas até Lima. A LATAM não possui sala VIP no embarque doméstico do Galeão, apenas no embarque internacional. Como o primeiro trecho da viagem era doméstico, o jeito foi esperar no terminal mesmo, que não possui grandes opções para matar o tempo.

Embarque

No trecho doméstico (GIG/GRU) operado por um A320 da TAM foi feito sem nenhum problema ou atraso, primeira chamada 35 minutos antes do horário do voo. Em cruzeiro fomos informados que Guarulhos estava fechado devido ao avião presidencial estar em procedimento de decolagem, o que fez o meu voo de 1 hora durar 1h45, cheguei em Guarulhos com apenas 50 minutos de conexão.

O embarque da LAN seria realizado no terminal 2 e a TAM concentra suas atividades no terminal 1, depois de perder um bom tempo entre um terminal e outro, fila para raio x e Policia Federal, finalmente cheguei ao portão de embarque às 19h25, 20 minutos de antecedência ao voo, estavam terminando de embarcar os últimos passageiros prioridades por lei e clientes da classe executiva, sendo assim, não tive a oportunidade de ir até a Sala VIP da LATAM localizada no próprio concourse.

Entrando no avião, fui recepcionado pela tripulação e percebi que possuía um passageiro no meu assento, comuniquei a comissária que logo em seguida me acomodou na poltrona 1L , janela.

Avião

O voo foi feito no B767-300 com duas classes, executiva e econômica, com capacidade total de 238 passageiros. A executiva possui 3 fileiras na configuração 2x2x2 com assentos flat-bed, e a econômica na configuração 2x3x2.

avaliacao-LAN11

No geral, era percebido que o avião não era dos mais novos da frota, mas estava em ótimo estado de conservação e muito limpo. O banheiro estava em ordem e também muito limpo, com sabão, creme e lenços disponíveis.

avaliacao-LAN14

Voo

Depois de estar devidamente acomodado na minha poltrona, foi servido o welcome drinks composto de água, espumante argentino Baron B Extra Brut e nuts.

Welcome Drinks
Welcome Drinks

Logo em seguida entregaram a nécessaire, o que deixou muito a desejar. Possuía apenas um tapa-olho, caneta, meias e um protetor de ouvido antirruído, embalados em uma sacola de pano com a marca da empresa. Também foi oferecido uma seleção de revistas e jornais latinos, (apenas a revista VEJA era em português) fora a revista de bordo da LAN, que por sinal é interessantíssima.

avaliacao-LAN10
Nécessaire

O cardápio já estava no bolsão e possuía três opções de prato principal além da salada e pães quentes: filé bovino com purê de berinjela, polenta e tomates; Ravioli de mandioca com alho-poró servido com molho de tomate cereja; Frango grelhado com molho de alecrim servido com legumes. Para sobremesa, frutas da estação e flan. Cinco opções de vinhos, entre brancos e tintos de origem chilena e argentina, vodka, uísque, licores, conhaque, gin, cervejas e pisco, além de sucos variados, refrigerantes, cafés e chás.

Cardápio
Cardápio

As portas foram fechadas às 20h13, 28 minutos atrasado, ficamos mais uns 15 até começar o push-back, devido ao trafego aéreo e sequenciamento para decolar. Saímos do chão exatamente às 21 horas com 1h15 minutos de atraso total.

Jantar

Logo depois da decolagem começaram os preparativos para o jantar, as duas comissárias responsáveis pela classe executiva passaram entregando as toalhas quentes para as mãos e anotando os opções escolhidas. O serviço foi feito da maneira expressa, entrada, prato principal e sobremesa na mesma bandeja.

Optei pelo filé, que estava extremamente saboroso, mas o protagonista do prato acabou sendo o purê de berinjela (!!!), chego a salivar só de pensar! Para acompanhar escolhi o Sauvignon Blanc Amplus e água. A bandeja tinha uma apresentação boa, com sal, pimenta, manteiga, azeite e um pequeno tablete de chocolate. Para sobremesa fiquei com o flan, que estava delicioso.

avaliacao-LAN7

Hora de relaxar! A configuração da LAN proporciona um enorme espaço entre fileiras. Eu, que estava na primeira delas, tive a impressão de ter mais espaço ainda devido ao anteparo. A poltrona é excelente e possui 4 níveis de posições pré-estabelecidas, chegando até 180º de reclino e se transformando numa cama de quase 2 metros. Possui ajuste/massagem lombar, luz de leitura individual, apoio para cabeça, tomada, USB, divisória entre poltronas para privacidade, porta-casaco e controle remoto. Nos bins estavam os travesseiros e cobertores para um melhor conforto.

avaliacao-LAN13

Espaço
Espaço

Entretenimento

Ponto forte no voo! Através do controle remoto da poltrona você tem acesso a todo o conteúdo de entretenimento, que não é pouco! O menu era disponibilizado apenas em dois idiomas – inglês e espanhol. As opções eram das mais variadas: 110 opções de filmes entre lançamentos, comédia, ação, drama, independentes/europeus e clássicos, grande parte deles com dublagem em português.

avaliacao-LAN2

Mais 80 opções entre séries de TV, documentários e shows. 120 álbuns de música de todos os gêneros, podendo você mesmo criar a sua playlist, e 20 jogos. Sistema de AirShow com informações atualizadas sobre o voo. Era disponibilizado um fone antirruído da própria empresa. Sem dúvida uns dos melhores sistemas de entretenimento oferecidos por uma empresa da América do Sul.

avaliacao-LAN5

Desembarque

Pousamos em Lima exatamente às 23h45 horário local, 45 minutos depois do horário previsto. O desembarque foi extremamente rápido, mesmo para a posição remota na qual paramos. O aeroporto Jorge Chávez é extremamente funcional, já ganhou diversas vezes o prêmio de melhor da América Latina, de todas as vezes que estive lá, essa foi a mais demorada para fazer o procedimento de imigração e ainda sim demorei apenas 15 minutos! Quando cheguei na área das esteiras, minha bagagem já estava lá me esperando, não tinha fila para a alfândega. Cheguei ao saguão do aeroporto apenas 30 minutos depois que deixei o avião.

Desembarque remoto em Lima
Desembarque remoto em Lima

Atendimento

No geral as equipes em solo e em voo fizeram bem o seu trabalho. As comissárias não exibiam muitos sorrisos, mas eram atentas e solícitas, falavam Espanhol, Inglês e arranhavam bem o Português. Alguns speeches também eram realizados no nosso idioma, o comandante passou todas as informações sobre o voo em vários momentos, desde o primeiro atraso até uma pequena despedida depois do pouso, sempre em Espanhol e Inglês.

Conclusão

Foi um voo extremamente agradável independente do atraso, já que não prejudicou o meu itinerário. Já fiz diversas outras vezes esta rota com a TAM e com certeza o padrão da LAN está acima, principalmente pela aeronave widebody que possui mais espaço, sistema de entretenimento individual e uma poltrona muito mais confortável. Quanto aos outros serviços, ainda sim possuem uma boa qualidade para a duração do voo. Acredito ser a melhor escolha para o trecho.

Agradecemos ao Lucas por esta excelente avaliação. E você, já voou na executiva da LAN? Como foi sua experiência? Deixe sua opinião nos comentários e participe!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe