Como é voar na Xiamen Air

Por Redação
CEB Cebu
SHA Shanghai
MF 8014
Avião Boeing 737-800
Classe Econômica
Poltrona
Data 23/08/2017
Partida 12:50
Chegada 15:25
Duração

Fundada em 1984, a Xiamen Air voa para mais de 70 destinos com uma frota de 157 aeronaves, tendo como principal hub a cidade chinesa de Xiamen. A companhia também é membro da aliança SkyTeam e ganhou por 19 vezes consecutivas o prêmio de “Melhor companhia aérea da China continental”. Nosso leitor J. Guilherme voou com a empresa e fez uma avaliação para o MD, confira:

Durante uma viagem pelo norte da Ásia em agosto, o meu itinerário de voos foi alterado completamente em função de um tufão que passou por Hong Kong. Eu estava em Cebu, nas Filipinas, e fui obrigado a cancelar o voo que faria escala em Hong Kong e comprar uma nova passagem de última hora para o meu destino final, Shanghai. A opção mais barata era com a Xiamen Air, uma companhia aérea chinesa.

A minha irmã já havia viajado com a Xiamen Air entre Amsterdã e Xiamen anteriormente em um 787-900, e como o relato dela foi razoável, decidi adquirir a passagem mais barata e embarcar o quanto antes possível.

Check-in

Tanto o check-in como o embarque foram no melhor estilo chinês, bem caóticos, praticamente sem filas, e na base do empurra-empurra.

A equipe de solo da companhia aérea certamente tem sua parcela de culpa por isso, mas os passageiros, em sua grande maioria, também não cooperam.

Cabine

Os voos entre Cebu e Xiamen e entre Xiamen e Shanghai foram realizados em 737-800 novos e em bom estado de limpeza.

O primeiro detalhe que me chamou a atenção foi a numeração das fileiras de assento na aeronave: a fileira de emergência do meio do avião, por exemplo, é a 52. Mesmo tratando-se de um 737 e de um voo curto, havia a divisão entre classe econômica e executiva.

Com a aeronave já em movimento para a decolagem, passageiros ainda andavam pelo corredor, retiravam bagagens de mão dos compartimentos, e a tripulação não parecia se importar muito.

Entretenimento

A única opção de entretenimento era de uma revista de bordo.

Creio eu que a ausência de outras formas de entretenimento é por se tratar de um voo de curta duração (abaixo de 3 horas).

Serviço de bordo

Considerando que ambos os voos eram relativamente curtos (2-3 horas de duração), o serviço de bordo surpreendeu.

No voo entre Cebu e Xiamen foi servida uma refeição quente (arroz com frango e champignon), que definitivamente deixava a desejar, além de frutas e uma fatia de bolo de sobremesa.

Mas o fato de servirem refeições gratuitamente em trechos curtos certamente já é algo acima da média, considerando a tendência “low-cost” de 90% das companhias aéreas atualmente.

Comissários e equipe de solo

Um detalhe um tanto quanto bizarro é a proibição do uso de celulares durante TODO o voo, até mesmo em modo avião. Eu já viajei pela China anteriormente com outras companhias aéreas, e sei que isso é uma regra estipulada pela autoridade de aviação civil do país.

Mas a forma como a “fiscalização” dos passageiros foi feita pela tripulação da Xiamen Air foi impressionante: anúncios feitos pelo piloto antes da decolagem reforçavam a proibição e alertavam que burlar a regra poderia resultar em punição judicial, e em vários momentos durante o voo a tripulação transitava pelo corredor com cartazes em chinês e em inglês alertando para a proibição, e dando alguns “puxões de orelha” veementes nos passageiros que ignoravam a instrução.

Apesar disso, a tripulação era muito atenciosa e compensava o serviço ruim em solo. A escala no aeroporto de Xiamen foi relativamente curta (cerca de 2 horas), e apesar de moderno e funcional, a comunicação com a equipe de solo não é das coisas mais fáceis. Poucas pessoas falam inglês fluentemente (o que não é tão incomum na China).

Programa de fidelidade

A Xiamen Air possui um programa de milhagem chamado Egret Club.

Também é possível pontuar nas companhias parceiras da aliança SkyTeam.

Conclusão

A decisão por viajar com a Xiamen Air foi tomada exclusivamente em função do preço da passagem. Mas de uma forma geral, o serviço surpreendeu, e eu viajaria com a companhia novamente, principalmente em trechos curtos, e também pela possibilidade de acumular milhas com outras companhias aéreas da SkyTeam.

Como mencionado anteriormente, minha irmã já embarcou em um voo de longa duração com a empresa, e aparentemente os níveis do serviço de bordo e de conforto na aeronave em rotas mais longas deixaram a desejar.

Agradecemos ao J. Guilherme pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Peça as instruções, capriche no texto e nas fotos e mande para a gente: avaliacao@melhoresdestinos.com.br

Nota final

Xiamen Air

Cebu - Shanghai

Voo MF 8014

6,5
Embarque 7,0
Assento 6,0
Entretenimento 7,0
Amenidades 6,0
Equipe 6,0
Fidelidade 7,0