Avaliação da SmartWings

Redação 7 · fevereiro · 2018
Econômica
DXB - PRG
QS 1201
Boeing 737-800
17/12/2017

Embarque

Previsto: 19:00h
Efetivo: 19:00h

Partida

Previsto: 19:30h
Efetivo: 19:30h

Chegada

Previsto: 23:15h
Efetivo: 23:15h

A SmartWings é uma low cost da República Tcheca, com sede em Praga, e voa para 27 destinos com uma frota de 19 aeronaves. A empresa não tem exatamente uma boa fama, como mostra nossa avaliação anterior. Mas parece que as coisas estão melhorando. O gremista Eduardo Jeronimo foi conferir como é voar atualmente com a companhia, veja o relato que ele fez para o MD:


Após o título do Grêmio na Libertadores da América de 2017, resolvi ir a Dubai ver o Grêmio no Mundial de Clubes da Fifa com menos de uma semana para o dia da viagem (comprei as passagens no dia 02/12 para viajar no dia 08/12). Viagens marcadas e decididas de última hora sempre trazem problemas para sua organização e comigo não foi muito diferente.

No momento da compra das passagens, que já haviam sido pesquisadas antes, vários voos de ida e volta do Brasil para os Emirados Árabes estavam com preços absurdos e com mais de 100% de supervalorização, isso quando haviam assentos disponíveis. Como havia uma supervalorização dos preços, comecei uma exaustiva pesquisa para diminuir o máximo o custo com as passagens aéreas. Após a compra da passagem de ida através de um programa de milhagem de um amigo (tive o prazer de ir na Emirates com o A380 no voo SP-Dubai), me restou buscar na internet passagens de retorno ao Brasil com saída de Dubai no dia 17/12 e chegada ao Brasil no dia 18/12.

Após inúmeras buscas em sites de pesquisas de passagens aéreas, uma certa combinação de voos me chamou atenção pelo valor mais baixo que os demais, por ter somente duas escalas somente com duas cias aéreas e por diminuir meu tempo total de viagem. Meu retorno então ficou da seguinte forma:

– Dubai- Praga (SmartWings)
– Praga-Lisboa-Campinas (TAP)

Infelizmente pela necessidade da compra urgente da passagem e do momento, acabei não vendo as avaliações da SmartWings aqui no próprio Melhores Destinos e em outros sites europeus de forma antecipada, e juro que após a compra e a leitura das resenhas fiquei um pouco preocupado e apreensivo com o que estava por vir, pois a empresa low cost da República Tcheca tem muitas reclamações em relação a overbooking, atrasos e extravio de bagagens.

COMPRA

A compra da passagem foi através do próprio site da empresa, que é simples e oferece inúmeras opções de idiomas, inclusive inglês e espanhol para facilitar a sua navegação. Como eu já sabia as datas e outras informações do meu voo, fui direto na pesquisa e em pouco tempo já estava fechando a compra da passagem.

Não foi necessário um cadastro anterior no site da empresa e ele foi feito de forma simples, rápida e segura (segui as recomendações que a bandeira do meu cartão de crédito orienta para uma compra segura). Após 10 minutos da compra, recebi em meu mail o recibo eletrônico da compra com todas as informações do voo, reserva, etc.

Comparando o preço da passagem com outras datas que apareciam no quadro de oferta de voos, minha escolha estava 40 euros acima do normal, porém eu não tinha outra escolha. Não tive problemas com a cobrança e o único inconveniente foi não poder parcelar o valor da passagem no cartão de crédito.

Check-in

10

Os voos operados pela SmartWings em Dubai são todos realizados pelo Terminal 02 de Dubai (com certeza o pior terminal do aeroporto). O terminal não tem ligação via ônibus, metrô ou transferência do próprio aeroporto com os outros terminais, é pequeno, sem muitas opções de entretenimento e refeições.

Devido a várias preocupações com a Cia aérea e também por descobrir após a compra que a mesma não realizava check-in on line, resolvi chegar ao aeroporto com 4 horas de antecipação para garantir o meu lugar na aeronave, apesar de saber que somente iria abrir o check-in 3 horas antes do horário do voo.

Ao chegar e procurar o guichê da SmartWings, fui informado por uma atendente do aeroporto em qual guichê seria realizado e que às 16 horas o mesmo já poderia ser realizado, ou seja, com 30 minutos de antecedência.

Como estava muito ansioso, às 16 horas eu já estava na fila e fui o primeiro passageiro a realizar o check in. O mesmo foi realizado por uma colaboradora terceirizada, de forma simples, rápida e sem transtornos. Solicitei um assento na frente do avião e no corredor e com toda a boa vontade da colaboradora foi modificado o meu assento conforme solicitado.

Obs.: Em nenhum momento do check-in a colaboradora comentou sobre o excesso de peso de minha bagagem, portanto, não fui cobrado por isso (minha franquia era de 15 kg para uma bagagem e eu estava com 18 kg). Após o check-in rapidamente me direcionei à sala de embarque que apesar de estar completamente lotada, tinha melhores opções e um free shop para passar o tempo.

O embarque começou no horário marcado e sem grandes problemas de filas e organização. No terminal 02 todos os embarques ocorrem na pista e como os ônibus partem de forma intercalada, não houveram grandes filas para a acomodação dos passageiros no interior do avião.

Cabine

8,5

A aeronave era um Boeing 737-800 que apesar de limpo não escondia sua idade um pouco mais avançada devido ao desgaste do seu interior.

A configuração do avião era a tradicional (fileiras de 03 assentos de cada lado), o espaço entre as poltronas era bom e elas eram confortáveis.

Conforme comentado antes, meu assento ficou na frente da aeronave (fileira 08) e para minha grata surpresa, havia um gremista sentado ao meu lado e como não sentou ninguém entre nós dois, tivemos mais espaço, ficou fácil para conversarmos sobre a viagem e a CIA aérea.

Obs.: O Aluísio é natural do Rio Grande do Sul e reside na Alemanha a 06 meses para estudar. Ele também não conhecia a empresa e utilizou a SmartWings (via Praga) no voo de ida e volta para assistir o Grêmio em Dubai.

Ele não tinha reclamações para fazer da empresa e inclusive elogiou as refeições e o custo benefício (pagou 360 euros pelas passagens de ida e volta).

Entretenimento

5

Não havia sistema de entretenimento no avião (algo já esperado por mim), porém, haviam duas revistas em inglês e um jornal de esportes em tcheco que foi distribuído durante o embarque.

Também não foram entregues acessórios como travesseiros ou cobertores aos passageiros.

Serviço de bordo

8,5

Logo após a decolagem, em torno de 45 minutos, foi servido um jantar. Havia duas opções de cardápio e a que escolhi era um frango ao molho com arroz, acompanhando de uma salada de um único tomate cereja, queijos e um molho estilo tártaro, pão e manteiga e de sobremesa um bolo branco com creme.

As opções de bebidas eram várias e eu preferi um vinho tinto, pois queria dormir profundamente pelo resto da viagem.

Em torno de 90 minutos antes do pouso, fui surpreendido pelas comissárias com um lanche (sanduiche quente de queijo e presunto) e sucos para finalizar o voo.

As refeições estavam gostosas (dentro de um padrão esperado) e foram suficientes para me satisfazer.

Comissários e equipe de solo

10

A equipe que estava na parte da frente do avião era composta por duas aeromoças, que aparentavam ser muito experientes (ambas deviam ter mais de 45 anos), foi muito atenciosa e falava além de tcheco o inglês com os passageiros.

No momento do pouso perguntei algumas coisas sobre a empresa e elas foram muito atenciosas comigo e tiraram todas as minhas dúvidas.

Programa de fidelidade

5

A SmartWings não possui programa de fidelidade.

Nota final

7,8

O pouso ocorreu com 10 minutos de antecedência e o desembarque ocorreu no terminal 01 do Aeroporto de Praga Václav Havel, antigo Aeroporto Internacional Praga Ruzyně. Minha entrada na Europa foi muito tranquila (estava com as passagens de retorno e meu seguro viagem da região Schengen, apesar de ficar somente por 6 horas em solo tcheco).

Após passar a imigração, o momento de meu maior medo havia chegado, que era a retirada da minha bagagem. Apesar da longa espera na esteira (fui um dos últimos a retirar a bagagem) e um grande nervosismo, minha mala apareceu para o meu alívio. Nesse momento senti que minha primeira vez com a SmartWings tinha sido bem-sucedida e eu podia seguir meu retorno ao Brasil de forma tranquila.

Dicas

Fiquei um pouco decepcionado com o Aeroporto de Praga, pois não havia nada aberto para atendimento dos passageiros no aeroporto entre a meia noite e 6 horas da manhã. Havia no mínimo umas 80 pessoas entre os terminais 1 e 2 aguardando os voos que sairiam no primeiro horário da manhã e tínhamos somente uma pequena cafeteria aberta para a venda de produtos.

Entendo que o aeroporto fica fechado nesse horário, mas a administradora do mesmo poderia ter um cuidado especial para um melhor atendimento do público que aguarda no período da madrugada.

Conclusão

Em relação ao custo benefício oferecido comparando a Smartwings a outra empresa que oferece a mesma rota, ficou claro que o valor ofertado foi muito vantajoso e que o serviço prestado está à altura do preço. Para minha grata surpresa o serviço superou as minhas expectativas e eu com certeza utilizaria a empresa novamente.


Agradecemos ao Eduardo pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Peça as instruções, capriche no texto e nas fotos e mande para a gente: avaliacao@melhoresdestinos.com.br