Avaliação da Scoot Airlines

Redação 4 · janeiro · 2018
Econômica
SIN - SYD
TR 2
Boeing 787-9
Fevereiro/2017

Embarque

Previsto: 01:00h
Efetivo: 01:59h

Partida

Previsto: 01:45h
Efetivo: 02:35h

Chegada

Previsto: 12:35h
Efetivo: 12:17h

A Scoot Airlines é uma companhia aérea propriedade da Singapore Airlines. Foi lançada em junho de 2012 com voos de Singapura majoritariamente para a China e Índia. Em julho de 2017 fundiu-se com a Tigerair, mantendo a marca “Scoot”. Atualmente voa para 65 destinos com uma frota de 18 aeronaves. Nosso leitor Vitor Millarch foi conferir os serviços da companhia e nos enviou sua avaliação, confira:

A Scoot Airlines é hoje uma companhia aérea de baixo custo, a qual possui uma frota moderna e rotas de longo alcance. Seu diferencial é proporcionar aos seus clientes uma alternativa mais econômica para viagens longas a partir de Singapura e neste flight report irei contar um pouco do voo que realizei para Sydney, bem como algumas características dessa companhia que vem conquistando um grande destaque nesse seguimento.

A compra das passagens foi realizada pelo site da própria companhia, o qual transforma todos os serviços do voo em “produtos”, os quais devem ser adquiridos previamente para obter descontos, como por exemplo a compra antecipada das bagagens despachadas, refeições servidas a bordo, etc.

Check-in

8

Tanto o check-in quanto o embarque foram rápidos e sem complicações.

No momento em que comprei as passagens, reservei também uma mala despachada de até 23 Kg. Ao chegar no balcão do check-in, foi constatado excesso de peso e o valor devido pelo excesso seria de U$600 dólares. Tendo em vista esse absurdo, comprei no próprio aeroporto mais uma mala de bordo para evitar ter que pagar por isso.

O embarque ocorreu precisamente à 01:59 da manhã.

Cabine

4

O Boeing 787-9 que nos levaria até Sydney estava aparentemente em perfeito estado.


Porém, ao entrar no avião, a primeira impressão foi bem negativa.

O interior da aeronave possuía um aspecto descartável. Materiais de baixa qualidade e sem nenhum diferencial
Os assentos eram extremamente desconfortáveis, possuíam um mísero espaço para as pernas e reclinação limitada.

Entretenimento

5

O voo não possuía nenhum tipo de entretenimento, seja por telas individuais ou revistas.

Serviço de bordo

5

Como não havia comprado as refeições a bordo devido ao fato de que tinha acesso às salas VIP do aeroporto com o cartão do Priority Pass, não senti diferença, pois não era um voo muito longo e os lounges possuíam diversas opções de comidas e bebidas.

O grande inconveniente foi o fato de que nem a água do voo era gratuita. O valor por cada garrafa era de 5 dólares, sendo que no final do voo já estavam todas esgotadas.

As refeições podem ser adquiridas pelo site da própria companhia ou a bordo, pelo cardápio que está disponível aos passageiros. Não utilizei esse serviço, portanto não posso avaliar.

Comissários e equipe de solo

5

Profissionais sem cordialidade com os seus clientes.

As aeromoças eram extremamente rígidas com qualquer tipo de eletrônico a bordo durante pousos e decolagens. As mesmas passaram poucas vezes pelos corredores e eram pouco simpáticas com os passageiros.

Próximos ao pouso, uma atendente questionou o fato de eu estar resfriado,  alegando que poderia ser uma doença que eu estava trazendo de Singapura e que poderia se alastrar na Austrália. Achei estranho, mas no final deu tudo certo.

Programa de fidelidade

5

Não avaliado.

Nota do editor: É possível acumular milhas na Scoot a partir do programa KrisFlyer, da Singapore Airlines. As milhas também podem ser convertidas em vouchers, para a compra de passagens e serviços adicionais na Scoot, conforme tabela abaixo:

– 3.200 KrisFlyer milhas— Voucher de SGD 30
– 5.300 KrisFlyer milhas — Voucher de SGD 50
– 10.500 KrisFlyer milhas — Voucher de SGD 100

*SGD = Dólar de Singapura

 

Nota final

5,3

O voo chegou um pouco antes do previsto, mesmo com o atraso de praticamente uma hora na saída de Singapura.

A Scoot é uma companhia simples, sem nenhum serviço especial que seja digno de reconhecimento. O preço inferior ao das suas concorrentes é o grande destaque, porém, é uma lástima ver aviões tão modernos em um estado de conservação tão precário como aconteceu nesse voo.

O atendimento é meramente profissional. Para um percurso superior a 7 horas de voo, a ausência do entretenimento individual fez muita falta.


Agradecemos ao Victor pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Solicite as instruções, capriche no texto e nas fotos e mande para a gente: avaliacao@melhoresdestinos.com.br

  • A incoerência: “O Boeing 787-9 que nos levaria até Sydney estava aparentemente em perfeito estado.” e depois ” é uma lástima ver aviões tão modernos em um estado de conservação tão precário”

  • Fabio

    Eu teria mandado a aeromoça que questionei sua saúde tomar naquele lugar

  • Marcus

    Eu entendi perfeitamente a sua colocação e não vi contradição, Victor, mas infelizmente, talvez por vaidade, ou mais provavelmente, por complexo de inferioridade alguns procuram autoafirmação criticando os outros

  • Márcio Sampaio

    Por ser uma companhia de baixo custo, talvez os aspectos “negativos” observados possam ser justificados por um preço extremamente vantajoso. Por exemplo, mesmo com a configuração lata de sardinha, topava qualquer voo na Webjet pelos preços que costumava oferecer (o importante é viajar, especialmente a lazer…).

    Na medida do possível, sugiro que nos reviews (principalmente das cias de baixo custo) o MD mostre o comparativo entre a tarifa paga pelo avaliador e a cobrada por outras cias na mesma rota. No caso da outra avaliação recente da Wingo, que também não teve essa informação, um leitor nos comentários relatou ter comprado por um preço cerca de 40% inferior ao da Latam, o que para mim – ou seja, minha visão pessoal e claro que não se aplica a todos 😉 – compensa não ter entretenimento ou comida a bordo.

  • Marcio Cicero Durval Durval

    Como farei um voo em Março/18, das Maldivas para Cebu com uma conexão em Singapura, poderei comentar um pouco mais sobre a FlyScoot!