Como é voar na Premium Economy da Gol entre Santa Cruz de la Sierra e São Paulo

Por Redação
VVI S. Cruz de la Sierra
GRU Guarulhos
G37717
Avião Boeing 737-800
Classe Premium Economy
Poltrona 3F
Data 23/11/2018
Partida 12h20
Chegada 17h05
Duração 2h50

A GOL é uma das principais companhias aéreas do Brasil. Atualmente, opera 750 voos diários para 73 destinos com uma frota padronizada de 120 aeronaves Boeing 737. A companhia mantém alianças estratégicas com a Delta Air Lines, Air France e KLM, além de disponibilizar aos clientes 12 acordos de codeshare e mais de 70 de interline. No relato abaixo veja como foi a viagem do leitor José Guilherme de Souza Aguiar de Santa Cruz de La Sierra para São Paulo na Premium Economy da GOL!

Resumo do review
GOL – G37717
Santa Cruz de La Sierra (VVI) – São Paulo (GRU)
Aeronave: Boeing 737-800
Pontos positivos: atendimento da tripulação
Pontos a melhorar: organização do embarque na Bolívia

Check-in

Comprei a passagem com milhas Smiles por meio do site sem nenhum problema. O check-in foi feito diretamente no aeroporto de Santa Cruz de la Sierra, que ainda estava relativamente vazio. Mesmo com bagagem a despachar, todo o procedimento foi rápido, não ultrapassando 15 minutos.

O embarque foi, infelizmente, um tanto desorganizado, sem respeito às prioridades (seja as legais e/ou para os passageiros premium da empresa).

Cabine

Os assentos da classe Premium Economy são aqueles que ficam nas cinco primeiras fileiras da classe econômica. A cabine segue a habitual configuração de 3×3, sendo que o assento do meio é bloqueado, dando uma impressão de mais espaço e privacidade.

Infelizmente essa aeronave não dispunha de tomada entre os assentos, nem entrada USB. A cabine estava renovada com os novos assentos em couro ecológico e o aspecto geral da aeronave era bastante satisfatório.

Entretenimento

O entretenimento a bordo é algo a ser constantemente melhorado nos voos para destinos na América do Sul. Durante o meu voo a conexão de Wi-Fi não se mostrou estável, já que por várias vezes (e não foram poucas) a conexão se perdia ou era bastante lenta. No mais havia apenas a revista de bordo padrão. Como foi um voo de média duração, a falta de opções de entretenimento a bordo não impactou significativamente.

Serviço de bordo

Quando entrei já estava disposto (na poltrona central bloqueada) um travesseiro e uma manta higienizados. Estes, como de costume, eram simples e mais que suficientes para um voo de média duração.

Ainda em solo foi oferecido aos passageiros da classe Premium um drink de boas vindas, com opção entre água, refrigerante ou uma espumante.

Cerca de cinquenta minutos depois da decolagem, a comissária encarregada de nos atender iniciou o serviço de bordo com um lanche quente. Foram oferecidos duas opções de lanche disponíveis: salame com queijo ou espinafre com queijo, acompanhados de sucos, água, refrigerante, vinho branco e vinho tinto. Para a sobremesa foi servida uma cocada com calda de maracujá.

Os vinhos eram da Casa Miolo (Seival), sendo um Tempranillo (2017) e um Sauvignon Blanc, ambos muitos bons. Depois da refeição, a comissária fez um repasse de bebidas, além de café.

Comissários e equipe de solo

O check-in em Santa Cruz foi feito pelos funcionários da GOL com extrema simpatia e atenção, principalmente na atenção com o despacho da bagagem. Durante o voo a comissária foi muito simpática e prestativa, deixando os passageiros bem à vontade.

O ponto negativo, como anteriormente destacado, ficou por conta da equipe de solo de Santa Cruz, dada a confusão quando da (des)organização das filas de embarque e respectivo procedimento.

Programa de fidelidade

O programa de fidelidade da GOL é o Smiles. Particularmente gosto muito do programa (sou cliente desde 1994, ou seja, desde os tempos da saudosa e finada Varig). Um aspecto que aprecio bastante é ter a possibilidade de acumular trechos de bilhetes Smiles para efeito de upgrade de categoria (sou diamante!). Lamentei muito as alterações feitas em março/2019, uma delas que impedirá o acumulo “extra” de trechos em voos com conexão.

Conclusão

Apesar do voo decolar de Santa Cruz com pequeno atraso, ainda chegamos a São Paulo dentro do estimado e com alguma sorte dado o mal tempo predominante em Guarulhos no horário da chegada. A restituição de bagagem foi rápida e sem problemas.

O serviço Premium da GOL no voo realizado atendeu bem à minha expectativa, eis que a relação custo x benefício valeu muito a pena para uma passagem emitidas com milhas promocionais (reduzidas).

Agradecemos ao José Guilherme pelo relato, que certamente será bastante útil para os passageiros que consideram voar com a GOL para a Bolívia. Quer enviar uma avaliação de voo para o Melhores Destinos? Entre em contato com a gente pelo e-mail avaliacao@melhoresdestinos.com.br

Nota final

Gol

S. Cruz de la Sierra - Guarulhos

Voo G37717

7,1
Embarque 5
Assento 7
Entretenimento 6
Amenidades 8
Equipe 8
Fidelidade 9