Avaliação da TAAG

Monique Renne 2 · março · 2017
Econômica
GRU - LAD
DT746
Boeing 777-300
17/01/2017

Embarque

Previsto: 18:30h
Efetivo: 18:30h

Partida

Previsto: 19:25h
Efetivo: 19:25h

Chegada

Previsto: 6:25h
Efetivo: 6:07h

No final de 2016 o Melhores Destinos anunciou uma super promoção da TAAG – Linhas Aéreas de Angola para a África por valores abaixo de 1.000 reais. Era possível escolher entre passagens para a África do Sul – já bem conhecida por aqui – e também outros destinos ainda pouco visitados, como Moçambique e Namíbia. Foi uma oportunidade espetacular para muitos brasileiros visitarem pela primeira vez o continente africano. E nós também aproveitamos para dar um pulinho por lá! Nosso destino final era Windhoek, capital da Namíbia. Porém o primeiro voo, a partir do Brasil, tinha como destino Luanda, em Angola. Até Luanda eu e todos os outros brasileiros que estavam indo para diferentes países seguiríamos no mesmo voo, por isso a nossa avaliação é do trecho São Paulo – Luanda.

Quando a promoção entrou no ar, muitos leitores ficaram na dúvida sobre as condições de voo e das aeronaves da TAAG. E nada melhor para dar uma opinião sincera e honesta do que embarcar nos voos da companhia. Por isso nós fomos pessoalmente conferir como é voar na TAAG. Vale dizer que a companhia pertence ao governo de Angola, mas é administrada pela companhia aérea Emirates desde 2014 e vem melhorando muito a qualidade dos serviços, assim como sua participação no mercado.

Antes de começar a avaliação do voo é preciso explicar como aconteceu a compra da passagem aérea. Apesar de ser uma promoção oficial da TAAG, nem todos os trechos para a África estavam disponíveis para compra no site da companhia aérea. O trecho que nós escolhemos, de São Paulo para Windhoek, só estava disponível para compra em sites parceiros. Nós compramos a passagem pelo site do Viajanet e depois de receber o bilhete eletrônico entramos em contato diretamente com a TAAG para fazer a reserva dos assentos. O contato foi feito pelo chat online e pelo telefone, mas também é possível usar o serviço de Whatsapp da TAAG.

Check-in

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Desembarquei no Aeroporto de Guarulhos seis horas antes do embarque da TAAG para Luanda, em Angola. Ao chegar no aeroporto, tentei fazer o check-in pelo totem eletrônico. Não consegui registrar o passaporte durante o processo e não pude seguir com o procedimento. O totem pedia também dados do visto de entrada para Luanda, mas no meu caso ele não era necessário, já que eu faria apenas uma conexão em Luanda. Não pude realizar o check-in e a solução foi esperar pela abertura do check-in no balcão. Como eu teria que despachar a mala, não chegou a ser um problema. Mas se eu estivesse apenas com a bagagem de mão certamente teria sido ruim.

Fui ao balcão da TAAG para fazer o check-in convencional às 16h40. Havia onze passageiros na minha frente e fui atendida às 17h02 pelo funcionário Diego. Poucas vezes vi um atendente tão gentil e simpático. E não só ele! Pedi auxílio para passar uma fita adesiva no plástico da minha mochila e prontamente outro funcionário se ofereceu para auxiliar. Ele trouxe a fita, protegeu a mala onde eu pedi e ela foi embora, rumo à Namíbia!

Pela primeira vez em um voo internacional me pediram para mostrar o comprovante de vacina da febre amarela ainda no check-in. Comprovante em dia, tudo certo! Às 17h07 eu já estava liberada para o embarque. Sai do guichê com os dois cartões de embarque em mãos (o segundo trecho seria Luanda-Windhoek) e a informação de que a minha mala iria até o destino final na Namíbia.

O embarque da TAAG aconteceu na área mais antiga do terminal internacional do Aeroporto de Guarulhos, bem longe do DutyFree principal e das salas VIPs. O controle de passaportes foi bem rápido, assim como o raio-x para entrada na sala. Às 18h30 foi anunciado que o embarque seria iniciado pelos passageiros da classe econômica. Não houve fila e nem tumulto. O embarque foi muito rápido e logo eu já estava no meu assento. Detalhe que o voo já vinha com passageiros do Rio de Janeiro, por isso o embarque foi sem fila.

Às 19h começaram os anúncios de segurança de voo e pontualmente às 19h25 a aeronave da TAAG já taxiava para a decolagem. Nem um minuto de atraso! Durante a decolagem o compartimento de bagagem acima da fileira ao lado da minha se abriu. Uma mochila caiu sobre o passageiro e, por sorte, não era nada pesado para chegar a machucar. Neste momento o comissário de bordo não fez nenhuma menção de se levantar para fechar o bagageiro e o perigo continuou. Outras malas poderiam cair a qualquer momento e, com isso, um passageiro tirou o cinto de segurança, se levantou e fechou o compartimento enquanto outro tomou conta da mochila que nem era dele. Apesar do aviso de cinto de segurança atado, não considerei a atitude do comissário correta, optando por colocar em risco um passageiro sem preparo para a situação.

Cabine

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Quando entrei no avião já havia na minha poltrona um travesseiro (o padrão de voo na econômica) e uma colcha de cor laranja. Os tons laranja e preto se dividiam entre as colchas nas poltronas e seguiam o padrão da logomarca da TAAG.

A classe econômica tinha configuração 3 x 3 x 3 e a minha poltrona era de corredor, 17 F. Eu estava bem à frente do primeiro trecho da classe econômica, mas não na primeira poltrona. Era perto do banheiro e com grandes chances de conseguir escolher a refeição antes de acabar uma das opções. A aeronave não aparentava ser nova, mas não havia nada de destaque que estivesse velho. O espaço entre as poltronas era padrão de classe econômica.

Na minha poltrona havia um apoio de pé que, para pessoas baixinhas como eu, faz toda a diferença na hora do conforto. Meus pés não ficaram “voando” e desta vez pude viajar com os dois apoiados. Quase emocionei! Em compensação, depois de reclinar a poltrona, vi que ela não voltava sozinha para o lugar. Precisei de um empurrãozinho do passageiro de trás pra ela voltar à posição inicial. Na poltrona da frente havia uma entrada USB que permitia carregar aparelhos eletrônicos ou conectá-los ao sistema de entretenimento de bordo. Sempre muito útil! Mas não funcionou pra nenhuma das duas funções. Depois da decolagem foi distribuído um fone de ouvido para os passageiros e o jeito foi deixar de lado o meu telefone e usar o entretenimento de bordo da aeronave. Abaixo da poltrona havia uma tomada que ajudou a resolver o problema de carga nos eletrônicos.

Entretenimento

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O entretenimento de bordo é o grande ponto negativo da TAAG. São poucas opções de filmes e apenas um seriado. Até mesmo as opções de música são limitadas. A tela do entretenimento do bordo é touchscreen e há um controle remoto externo à disposição dos passageiros que não desejam ficar cutucando a tela (e a cabeça do passageiro da frente).

O sistema de entretenimento permite que o passageiro veja o conteúdo do próprio celular (ao menos é o que está anunciado), entretanto, ao conectar o meu telefone, ele não foi reconhecido pela tela e também não consegui usar a entrada USB para dar carga.

A revista de bordo disponível também é bem fraca, mas para a minha sorte ela tinha uma matéria sobre Windhoek, a capital da Namíbia e meu primeiro destino da viagem. Para passar o tempo eu assisti ao filme Marley e Eu. Cometi o erro de passar vergonha chorando no avião. Não tenho maturidade pra ver esse filme em público e parei antes do final para o desastre não ser maior.

Serviço de bordo

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O serviço de bordo do voo começou às 20h22 com o jantar. Os talheres do serviço da Classe Econômica eram de plástico, assim como o copo e as bandejas dos alimentos. As opções eram peixe com arroz e carne com batatas. Ditas exatamente assim. Depois vi que era o contrário. O meu prato foi carne com arroz e legumes cozidos. Estava surpreendentemente saboroso. Como acompanhamento da refeição havia uma salada de batata com atum e, apesar da alface velha e meramente decorativa, estava muito boa também. O pão, que normalmente é duro nos voos, estava bem fresco. E até o estranho pudim de chocolate com calda de frutas vermelhas estava delicioso. Pedi para beber um vinho branco e depois da refeição foram servidos chá e café.

O café da manhã foi servido à 1h (horário de São Paulo). As luzes da cabine, que estavam reduzidas para maior conforto dos passageiros, foram gradualmente sendo acesas. O café da manhã era bem simples, sem nenhum prato quente. Foi servido um croissant e uma fatia fina de bolo de cenoura com cobertura de chocolate. Os dois eram simples, mas estavam frescos, porém o croissant era um pouco massudo. A hora que o café foi servido não era muito animadora para o fuso horário brasileiro e muitos passageiros seguiram dormindo. Pedi um suco (sem dizer qual) e fui servida de um suco amarelo que até hoje não sei dizer de qual fruta era.

Entre as amenidades do voo, não havia mais do que um travesseiro, uma colcha e um fone de ouvido para cada passageiro. Nada de kit de higiene, meias, tapa olho ou protetor auricular. Tudo isso faz falta para o conforto do passageiro e eu sempre acho um pecado as companhias aéreas que não distribuem os kits de amenidades com o mínimo de produtos que seja.

Comissários e equipe de solo

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A equipe de solo da TAAG se mostrou extremamente gentil ao ajudar com a proteção da minha bagagem (como descrito no início da avaliação). Não havia nenhuma obrigação de me ajudarem, mas prontamente me auxiliaram no pedido.

Já a equipe de comissários de bordo pecou logo no início da viagem, quando o compartimento de bagagem abriu sozinho durante o procedimento de decolagem e uma mochila caiu sobre um passageiro. Não houve nenhum movimento para solucionar o caso e os passageiros correram o risco de serem atingidos por malas maiores e mais pesadas. Confesso que não sei qual o procedimento padrão para o caso, mas acredito que não seja o de permitir que um passageiro resolva o problema sozinho ou seja submetido a qualquer tipo de risco. A poltrona estava a apenas duas fileiras do comissário. Sobre o serviço de bordo tudo correu de maneira tranquila e não houve incidentes que destacassem positiva ou negativamente a equipe de bordo da TAAG.

Programa de fidelidade

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O programa de fidelidade da TAAG é o Umbi Umbi. Ele oferece benefícios apenas para passageiros da própria companhia aérea e não permite o uso dos pontos acumulados em outras companhias. Ou seja, se você não é um passageiro frequente da TAAG os pontos acumulados no voo estarão fadados a morrerem na sua conta do Umbi Umbi. É um programa que oferece benefícios apenas para quem voa constantemente com a TAAG, já que não tem parceria com nenhuma outra companhia aérea ou programa de milhagem. Se você deseja muito usar os pontos acumulados vale tentar os parceiros que o Umbi Umbi tem fora do âmbito de viagens aéreas. Há parcerias com a Hertz e algumas redes de hotéis.

Nota final

7,3

O procedimento de pouso em Luanda aconteceu às 2h45 (horário de São Paulo) e às 3h07 já estávamos em solo africano. O pouso foi muito tranquilo e sem emoções. Chegamos a Luanda alguns minutos antes do horário previsto e o voo todo ocorreu sem atrasos. O desembarque da aeronave foi sem finger e pela porta traseira. Os passageiros entraram em um ônibus e seguiram para um portão onde era possível escolher entre fazer a imigração em Luanda ou seguir para a conexão. No local da conexão não havia um responsável no raio-x e houve uma pequena espera até que a fila fosse liberada.

O aeroporto de Luanda é bem pequeno e muito confuso. Todos os embarques da TAAG no dia aconteceram no mesmo portão e isso gerou bastante dúvida entre os passageiros. Alguns, que não tinham o cartão de embarque do segundo voo em mãos, ficaram bem perdidos. E eu, que aguardava o voo para Windhoek, também. Muitos outros voos apareciam nos televisores, mas o meu demorou bastante para ser mostrado na tela de decolagens.

O Aeroporto de Luanda oferece algumas lanchonetes, lojas e cafés, além de duas salas VIPs: uma da TAAG e outra com acesso para o Priority Pass. Não há wi-fi livre e o tempo de conexão, confesso, passou bem devagar. Faltando 1h30 para o meu voo ele apareceu na tela de decolagens. Viagem confirmada, segui rumo a Windhoek para dias maravilhosos na Namíbia. Outros seguiram para a África do Sul e Moçambique também com a TAAG.

Depois de quatro voos com a TAAG (id a e volta), posso dizer que a companhia aérea apresenta um bom serviço, mas nada excepcional. As aeronaves não têm estofados novos, algumas poltronas tinham pouco enchimento, o entretenimento de bordo é bem fraco e era possível ver que a TAAG não tem uma frota de altíssimo padrão de conforto. Mesmo assim, a relação custo x benefício superou as expectativas e eu não pensaria duas vezes em comprar novamente uma promoção da TAAG. Detalhe: a comida estava realmente muito boa em todos os voos. Fator bastante surpreendente para uma companhia aérea que não está entre as melhores do mundo.

E se aparecer outro precinho como esse, viajo de TAAG outra, outra e outra vez! A África é maravilhosa e muito grande. Que venham mais promoções! Tá na dúvida se vale embarcar para a Namíbia? Dá uma olhadinha no que vimos por lá!

 

  • Muito boa avaliação!
    Fiz esse mesmo voo 1 dia antes, 16/jan e tive as mesmas impressões.
    Tive o azar na ida, que os comissários estavam mal humorados.

    E o aeroporto em Luanda é bem desconfortável mesmo, com informações confusas e tudo junto pra embarcar.
    Mas não estragou nada da viagem. Ainda voltarei a voar com a TAAG.

  • Fabio

    Jah vih muito vinho ruim em Coach, mas Almaden eh F……

    • Ronaldinho Gaúcho

      hahahahaha sim… O meu voo o cara queria me dar esse, aí eu disse tem vinho Sul Africano aí que eu sei… Ele com cara de nojo me deu a garrafinha desse e guardou o Almaden hahahahaha

  • Rosangela Silva

    O Diego nos atendeu também no check-in e ele foi super atencioso. Melhor atendimento que já tivemos. Um funcionário assim merece ser reconhecido

    • Ronaldinho Gaúcho

      Ele é terceirizado não é da TAAG.

  • Pedro Ivo Dantas

    Fui pra Moçambique em dezembro com a TAAG. Minha impressão foi um pouco pior. Achei o serviço a bordo (refeições, atenção dos comissários, etc) bem fraquinho e o serviço na conexão em luanda foi simplesmente horrível. Confuso, sem ninguém pra orientar, nenhuma informação, só descobrimos onde seria o embarque depois de perguntar e andar o aeroporto inteiro (e por sinal, que péssimo aeroporto, sem nada pra fazer). Moral da história: a companhia ainda tem muito a melhorar mas a viagem não foi nenhuma catástrofe e se encontrasse outro voo nas mesmas condições provavelmente compraria novamente.

  • Margot Prevot

    Ótima avaliação avaliação, Monique!

    Concordo com tudo sobre a TAAG e, principalmente, sobre “dias maravilhosos na Namíbia”!

    😉
    Margot

  • Rafael

    Muito interessante. Alguém sabe dizer se tinha cerveja no vôo? Se pediu ou se viu alguem pedindo?

    • Ronaldinho Gaúcho

      Tem cerveja, mas é praticamente quente… E é uma cerveja de Luanda, tipo Nova Schin, vai de Coca mesmo ou vinho que tu vai ser mais feliz…

  • MOACYR LOPES DOS SANTOS

    Me lembrou a US Arways…

  • Uheslei Fagundes

    Legal a avaliação. Agora só queria as recomendações dos lugares para visitar na Namíbia se não fosse pedir demais… Belas fotos

    • Vamos publicar um guia em breve. Mas antes deve sair um post da Monique com algumas dicas.

  • Deyvisson F. R. Almeida

    Bem melhor que o vôo da American de Dallas para Tokyo!

  • Dete Araujo

    Fui tambem dia 16/01 saindo do Rio de Janeiro. Pude ver que um funcionario da Tam trocou o asssento de um passageiro e desentupiu o toalete em Sao Paulo. De Luanda para Johanesburgo o reclinador de cabeca da poltrona de minha filha caia a todo instante.

    Quis comprar outra passagem para mudar de companhia aerea mas deppis pensei: a parte do piloto foi bem cumprida no decorrer da viagem e a aterrissagem foi boa. Se eu iria de novo de TAAG, so se nao desse para pagar uma cia melhor.

  • Quézia Salles

    Uau! Só de olhar as fotos de lá eu imagino o quanto deve ter valido a pena. Um próximo post falando do roteiro em Namíbia seria muito bem-vindo também! ;D

  • Raisa

    Só queria fazer uma observação de que os comissários são proibidos de levantar dos assentos se o sinal de atar cintos estiver aceso.

    • Antonio Rossano

      Raisa desconheço (por ignorância da minha parte) essa proibição, porém em vários voos que eu peguei, seja internacionais ou nacionais, já vi comissário de bordo em pé, mesmo com o sinal de cintos acionados, resolvendo problemas na cabine, como bagageiro que não estava devidamente fechado…

  • Ju Genaro

    Viajei com a familia(eu, marido e duas crianças) dia 16 de janeiro para joanesburgo, com escala em luanda, Bem a aeronave me pareceu um poco velha, a poltrona só ficava reclinada, e o controle do monitor estava quebrado, ubs não funcionava, os comissários mau humorados, melhor mau educados mesmo, parecem que estão servindo amimais, E NAO HUMANOS (E EU COM DUAS CRIANÇAS) não são nada gentis. Em luanda o aeroporto estava um calor só, sem ar condicionado, nao tem conforto algum, com apenas 01 portao para embarque, horrivel o aeroporto de luanda, sem informaçoes, o voo para joaneburgo foi tranquilo. a volta de joanesburgo para luanda tbem tranquilo, a partir dai (luanda-guarulhos)começam os problemas novamente, e a volta foi pior, quando chegamos no Brasil (GRU)dia 27 de janeiro um senhor mau educado pedindo o bilhete de desembarque???? Foi um transtorno desembarcar, qdo chegamos na porta da aeronave e fomos pegar nossos CARRINHOs de BEBES para nossa surpresa estavam Quebrados e sem as Rodinhas dianteiras, TRANSTORNO TOTAL, RECLAMAMOS FIZEMOS A OCORRENCIA NO BALCAO DE RECLAMAÇÕES ENFIM E ATE HOJE NÃO CONSERTARAM E NEM ENVIARAM(para casa) OUTRO CARRINHO COMO FOI PROMETIDO NO DESEMBRAQUE,
    JÁ VIAJAMOS COM QUASE TODAS AS EMPRESAS AEREAS (que saem de Guarulhos) E ESSA (TAAG) PARA MIM FOI A PIOR QUE VIAJEI ATÉ HOJE. NAOOOOOOOOOOOOO RECOMENDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO MESMO, PROCUREM OUTRA É MUITO RUIM VOAR TAAG.

    • Ola Vo

      Mas pelo preço, não dava pra esperar muita coisa, neh?

  • Alexandre Martins

    Muito bem escrito o relato. Parabéns, Monique!

  • Sim, teoricamente é isso mesmo, existe esse benefício exclusivamente para Brasileiros

  • Monique Renne

    Oi, Renata! Fico feliz em poder ajudar! Espero que você tenha curtido Los Roques! Lindo demais aquele lugar.

  • Ronaldinho Gaúcho

    Voei agora no carnaval com a TAAG para Maputo e posso dizer que em promoção até viajaria com eles novamente. Mas por preço normal ou a trabalho negativo. Aeronave GRU/LAD Boeing seguro tranquilo, mas com serviço fraco e aeronave bem “gasta” na ida meu assento era próximo ao banheiro assentos de 2 apenas, até aí ok… Mas não funcionava NADA da luz de leitura até a tela de vídeo nada ligava… Reclamei umas 5 vezes desde o primeiro minuto que sentei no assento, pois vimos que algo não estava certo, mas sempre com educação e os comissários da mesma forma educadamente me enrolavam dizendo que “já estavam vendo” e me deixavam falando sozinho… Até que resolvi ir na executiva ver se tinha assentos sobrando, e tinha uns 5 pelo menos. Mas a comissária me disse que de jeito nenhum poderia me por ali, pois ela já tinha colocado outros 3 da econômica que haviam feito “escândalo” por a poltrona não reclinar. Desisti… A comida achei BEM ruim… Não tinha carne era apenas frango, mas seco e sem graça. A parte legal realmente era a da garrafinha de vinho…. O refri e a cerveja eram quase em temperatura ambiente bem ruim…
    Os voos internos Luanda/Maputo/Luanda cerca de 3:30hs de duração feitos em boeings 737-700 da idade da pedra… Parecidos com o da finada webjet… Mas por serem boeing são sempre seguros. Refeições completas mas igualmente bem ruins, desta vez tinha frango e peixe. O voo de volta parecíamos estar voando para o inferno… Um calorão! Nunca havia feito um voo com calor… Sei-lá o que aconteceu… O Aeroporto de Maputo é novinho e bem calmo… Mas não tem wi-fi público e free-shop não existe… Apenas lojinhas tipo camelô. Mas ok! O de Luanda é pequeno, velho, quente e o free shop minúsculo com tudo muito caro. Este da pra se dizer que é ruim.
    O voo de volta ao menos as coisas na poltrona funcionavam e deu pra ver o entretenimento fraco da cia. Comida igualmente ruinzinha e esse comissário moreno de óculos das fotos é bem mal humorado/educado… Tudo fazia cara de nojo e parecia sempre estar fazendo um favor para qualquer um que pedisse qualquer coisa.
    Enfim… Nota 6.
    Maputo nota 8 (uma gastronomia nota 10 no custo benefício para quem curte frutos do mar)
    Kruger Park nota 10 (uma das coisas mais emocionantes que já fiz na vida).

    Um abraço e boa viagem a todos que ainda vão voar!

    • Marcus

      Estou solicitando o visto para fazer essa viagem no fim de Abril indo ao Park Kruger a partir de Maputo. Poderias me dar algumas dicas?

      • Ronaldinho Gaúcho

        Oi Marcus postei uma resposta enorme mas o MD bloqueou, não sei pq :/

        • Marcus

          Minhas principais dúvida são em relação ao visto, se é possível fazer na chegada no Aeroporto de Maputo, e se na capital de Moçambique existem operadoras turísticas que vendem o pacote para o Park Kruger. Se puderes me manda uma e-mail para marcusmorroni@yahoo.com.br ou me diciona no Whats (53) 99997-1134. Abs

  • Ronaldinho Gaúcho

    Oi amigo, eu fiz o visto de entrada simples no Brasil R$300,00 mas fiz de otário… Pois pode fazer na entrada no aeroporto custa U$69,00 por passageiro. Mas DETALHE é de uma entrada apenas, ou seja se vai ficar somente em MOÇAMBIQUE OK! caso contrário se pretende ir na áfrica do sul por exemplo e voltar aí precisa ser o de múltiplas entradas. Nesse caso o dobro do preço. Lá o pessoal é Brasil anos 80 ou seja corruptos afú… Não tem troco, se puderem cobram a+ e etc… Muito cuidado. Não que o Brasil de hj em dia não seja corrupto, mas depois que inventaram celular com câmera aqui ficou mais difícil roubar assim. Lá os celulares deles ainda são a sensação o jogo da cobrinha.. Hehehehe

  • Marcelo Cardoso

    Detalhe: Nenhuma lanchonete do aeroporto de Luanda aceita Mastercard e como só tínhamos rand (da áfrica do sul)…passamos um perrengue.

  • Denilson Secoll

    Fui para Cape Town com a TAAG (São Paulo – Luanda – Cape Town). Nos voos de ida, não fosse pelo mal humor/falta de educação dos comissários e serviço de bordo ruim, poderia afirmar ter sido bons voos. Os voos de volta foram terríveis, de Cape Town – Luanda a tela de entretenimento não funcionava e notei no avião poltronas sem assento, um dos meus amigos solicitou três vezes água durante o voo e não foi atendido. De Luanda – São Paulo, novamente comissários mal humorados e serviço de bordo ruim, passamos três vezes pelo raio-x em Luanda (o aeroporto de Luanda está abaixo da crítica, parece regional, um raio-x, uma sala de embarque, ar condicionado que não funciona, etc…) e dava vontade de “colar” o bilhete na testa, de tantas pessoas que queriam ver o bilhete antes do embarque, no embarque e no desembarque, atraso superior a 30 minutos em Cape Town e Luanda e para fechar com chave de ouro extraviaram a minha mala. Enfim posso afirmar que TAAG nunca mais. Essa empresa desconhece qualquer conceito da forma de tratar seus clientes. Dessa experiência ruim apenas uma coisa boa: a cidade de Cape Town, linda e limpa, com montanha e praia, povo hospitaleiro, vida noturna intensa (bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos) e pessoas de todos os lugares do mundo, valeu a pena cada minuto e já estou com saudade da Cidade do Cabo.

  • Diego Santos

    Queria ter pego essas promoções, quando fui procurar em dezembro/janeiro para viajar para o carnaval não estavam nesse preço. Vejo o pessoal reclamando da TAAG mas pagaram super barato na passagem, vi até gente não recomendando viajar de TAAG. O serviço ruim é o preço que paga-ser pelo baixo valor da passagem ou alguem esperava algo diferente ? Voei de South African serviço muito bom e tudo mais mas paguei R$4.000,00 na data que precisava, mas ainda prefiria viajar de TAAG.

  • Thales Lopes

    Pessoal, como fizeram a marcação de assentos? somente no dia do check in?