Avaliação da Aeroméxico

Wendell Oliveira 4 · abril · 2017
Executiva
GRU - LAX
AM 15
Boeing 777
Agosto 2016

Embarque

Previsto: 20:50h
Efetivo: 20:50h

Partida

Previsto: 23:00h
Efetivo: 23:00h

Chegada

Previsto: 12:05h
Efetivo: 12:05h

AVALIAÇÃO DO LEITOR ANDRÉ ARAÚJO

A Aeroméxico é a maior companhia aérea mexicana e muito usada por brasileiros não só para chegar ao país, mas também aos Estados Unidos. Nosso leitor André Araújo conferiu os serviços da companhia em uma viagem na classe executiva para Los Angeles. Confira o relato que ele enviou para o Melhores Destinos:

Resumo do review do leitor

Destaques positivos: Conforto das poltronas, simpatia da equipe de comissários e o espaço amplo para os pés.

Pontos a melhorar: Iluminação na cabine e refeições pouco variadas.

Em agosto de 2016, recebi a notícia que teria férias com menos de uma semana para ela iniciar. Decidido a não ficar em casa, começou a minha jornada buscando um país e as melhores tarifas para viajar. Após ter escolhido o destino, passagens compradas, embarquei de Guarulhos com destino a Los Angeles
(USA) com conexão na Cidade do México através da companhia aérea Aeroméxico. Seria a minha primeira vez utilizando os serviços dessa empresa.

A compra da passagem foi efetuada pelo site da Gol, como sou cliente Smiles, utilizei milhas e dinheiro. Devido a proximidade da data da viagem, não foi fácil achar boas opções, tanto que não havia voo partindo do Rio e optei por comprar na classe executiva.

O voo partiria às 23h, mas como eu moro no Rio de Janeiro, cheguei em SP horas antes e pude desfrutar da sala VIP (lounge) da SkyTeam. Importante ressaltar que a Aeroméxico não possui sala VIP no aeroporto de Guarulhos, mas, por integrar a SkyTeam, os passageiros podem fazer uso da mesma. Vale muito a pena!

Excelente variedade de salgados, sanduíches e bebidas a disposição, ótimo sinal de rede wifi. Além disso, o lounge contava com diversos ambientes desde uma sala com mesas e cadeiras para as refeições como também ambientes com poltronas, sofás e duas saletas com TV, além de uma delas ter uma pequena mesinha para crianças, sem contar uma lan house com divisórias para garantir a privacidade do passageiro.

Check-in

10

O check-in em Guarulhos foi tranquilo, há uma fila diferenciada para os passageiros da classe executiva e o atendimento iniciou-se antes também. Funcionários educados e prestativos.

Cabine

10

O avião era um Boeing 777. Na cabine dianteira encontrava-se a classe executiva que se chama na verdade “Premier Class”, e na área traseira a classe econômica. Havia 3 fileiras de poltronas na Premier Class, 2 poltronas nas laterais e 3 poltronas no meio. As poltronas localizadas no início de cada fileira possuem um espaço amplo para os pés, por esta razão eu havia escolhido a primeira poltrona na lateral.

Entretenimento

9,5

O monitor ficava alojado no compartimento que separa as duas poltronas, sendo
móvel (flexível), da mesma forma a mesinha para as refeições. Não havia muitas opções de filmes e poucos eram dublados em português, mas havia uma variedade em se tratando de jogos, música e seriados. O fone de ouvido impressiona, grande/robusto e diferenciado em relação aos pequenos fones distribuídos na classe econômica. Manta e travesseiro à disposição também.

Serviço de bordo

7,0

Ambiente limpo, poltrona confortável, antes mesmo que o avião decolasse,
as comissárias serviram suco e espumante para essa categoria de classe.
No braço da poltrona, um tipo de controle remoto para mudar a posição do
assento e também do apoio para os pés (reclinando ou recolhendo a posição original), em uma das opções, a poltrona se reclinava tornando-se praticamente uma cama. Um kit higiene composto por escova de dente, creme dental, hidratante, álcool em gel, viseira para dormir entre outros itens em uma necessaire de belíssimo design.

Um menu foi entregue para escolhermos as refeições (entrada, prato principal e sobremesa), e em relação as bebidas, havia a opção de vinho (tinto ou branco), sucos, refrigerantes e espumante. As refeições eram típicas do México, não achei muito saborosas, mas isso é uma opinião pessoal.

Comissários e equipe de solo

10

Raramente durmo em voos longos mas como a poltrona era quase uma cama, foi possível dormir tranquilamente. Notei que durante quase toda a viagem (10h15), a cabine estava praticamente escura, mesmo durante as refeições. As luzes gerais localizadas próximo do bagageiro foram acessas poucas vezes, restando as lâmpadas individuais de cada poltrona. Não gostei dessa característica, pois em alguns momentos se tornava muito escuro o ambiente.

O desembarque ocorreu no aeroporto Benito Juárez e o vôo chegou às 7:10 AM na Cidade do México conforme previsto. O voo seguinte com destino a Los Angeles também na Premier Class, sairia quase 3h depois. Enquanto isso, para matar o tempo, decidi usar a sala VIP/Lounge da Aeroméxico e foi uma completa decepção. Estava lotado, pouca variedade de comes e bebes, banheiro com mau odor e poucos ambientes diferenciados. Resumindo, a sala VIP da SkyTeam do aeroporto de Guarulhos é realmente superior em todos os aspectos.

Programa de fidelidade

7,0

(ITEM AVALIADO PELO MELHORES DESTINOS)

O programa de passageiro frequente da Aeromexico é o Club Premier. Como a companhia é membro fundadora da aliança Skyteam, os pontos podem ser acumulados e usados em diversas companhias parceiras, como Delta, Air France – KLM, a exemplo do Smiles da GOL, utilizado pelo leitor para comprar essa passagem.

Nota final

8,9

No voo seguinte da Cidade do México a Los Angeles (Boeing 787-8), a cabine Premier class era idêntica a anterior e novamente fiquei na primeira poltrona da lateral. Uma passageira mexicana que estava sentada atrás de mim, vez ou outra “chutava” a minha poltrona. Para minha surpresa, ao desembarcarmos em LA havia fãs e uma jornalista à espera da tal mexicana que provavelmente era uma pessoa muito famosa no México.

Em linhas gerais, gostei muito do serviço oferecido pela cia aérea Aeroméxico e voaria novamente nela.


Agradecemos muito ao André pelo excelente relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Capriche no texto e nas fotos e mande para a gente. Temos um roteiro que pode ajudar também. Vamos publicar avaliações com maior frequência agora! 

  • Tatiana Felix

    Sabem como funcionam o acesso a sala VIP quando só um dos trechos é na executiva. Comprei uma passagem Los Angeles – GRU, mas só o trecho LAX, Cidade do México é executiva. Posso usar a sala da Sky Team em Los Angeles?

    • Creio que não possa. Pois deve ser apresentado o ticket para acesso.

    • João

      Poderá sim, Tatiana. O que importa é o bilhete que você tem entre Los Angeles e Cidade do México para ter acesso à sala vip. Aproveite! Abraço

      • Mi Imperatore

        Oi, João! Tenho programada uma viagem com a Aeromexico com o primeiro trecho na executiva (ida com conexão em CDMX, mas as duas pernas em executiva) e a volta na econômica. Acabei de ligar para o atendimento deles (que, como todas as vezes que precisei, foi espetacular com funcionários mexicanos “hablando português” super educados!) e me informaram que eu só poderia usar se fossem os dois trechos 🙁 Que eu teria de comprar o acesso à sala por um dia. Mas achei estranho, uma vez que não terei emitido o bilhete de volta no primeiro check in. Eu posso mesmo usar o lounge pelo menos em Guarulhos? Como proceder!? Obrigada!

        • João

          O procedimento é mostrar o cartão de embarque que vai mostrar que o seu voo é na classe executiva na recepção do lounge. Nunca vi ninguém pedindo pra ver os cartões dos próximos voos.

    • André Carioca

      Acredito que sim Tatiana, desde que a cia aérea que vc esta viajando seja membro da Sky Team. Na dúvida entre em contato com o Sac da cia aérea que eles poderão lhe esclarecer melhor. Boa viagem 😉

  • Everton Basílio De Souza

    Eu sou bem viciado em ler reviews, principalmente os do MD. Mas não curti esse. Não entendi o motivo da foto do cartão de segurança de um B737, sendo que a aeronave nem foi utilizada nos voos e não achei referencia do cartão no texto. E gostaria de ter visto fotos da configuração das poltronas do B787 na executiva, pois já tinha visto uma configuração diferente (2-2-2 e 1-2-1) para essa aeronave na mesma empresa testada. Enfim, opinião minha. Fiquei sabendo por meio dessa matéria que agora há um editor que escreve direto de Bangkok. Estou ansioso com as matérias de lá. Fui em novembro e amei. 😍

    • João

      Oi Everton, essa avaliação nos foi enviada pelo leitor. Nós só configuramos os campos que o MD utiliza. Quando iremos receber uma avaliação sua? Abraço!

  • Bruno Bastos

    Parece não, é menor tanto em tamanho quanto em número de passageiros. Faltou também no review falar detalhes como franquia de bagagem, mas foi um bom review.

    • André Carioca

      Obrigado pela resposta Bruno, vc é um especialista em aeronaves mesmo. Eu segui um roteiro para escrever o review e por isso não comentei sobre a bagagem mas é uma questão interessante essa levantada por você. Abs

  • Abrahao Miguel Abrahao Jr

    Voei Aeroméxico de São Paulo a Las Vegas de econômica foi uma viagem muito agradável vou fazer a mesma rota no final do ano e vai ser de Aeroméxico !