Avaliação da China Southern Airlines

Redação 31 · julho · 2018
Econômica
CTU - PVG
CZ3350
Airbus A321
08/02/2018

Embarque

Previsto: 12:50h
Efetivo: 14:12h

Partida

Previsto: 13:10h
Efetivo: 14:30h

Chegada

Previsto: 15:45h
Efetivo: 16:20h

Fundada em 1988, a China Southern Airlines é a maior empresa aérea da China, com base na cidade de Guangzhou. Com uma respeitável frota de 552 aeronaves voando para 208 destinos domésticos e internacionais, a companhia também é a sexta maior no mundo em número de passageiros transportados. Seu símbolo é uma paineira-vermelha, flor típica de Guangzhou. Nosso leitor Luciano Rego voou com a empresa chinesa e enviou uma avaliação, acompanhe:

Esta foi minha segunda viagem à China em menos de dois anos.

Na primeira vez conhecemos Pequim e Xangai no verão. Desta vez, decidimos ir à China no inverno e conhecer mais cidades chinesas, como Xi’an e Chengdu.

Este relato é sobre o voo de Chengdu a Xangai, pela China Southern Airlines.

Compra

Pesquisar voos domésticos na China não é complicado, mas demanda um pouco mais de trabalho por parte do viajante.

Várias companhias chinesas não têm seus preços aparecendo nas agências de viagens que temos costume de pesquisar. Minha tática foi saber quem efetivamente voava de Chengdu para Xangai de forma direta e tentar acessar os sites das próprias companhias.

Achei todos os voos caros, por volta de R$ 850,00 o trecho por pessoa. Decidi olhar na agência de viagem na China que utilizei para comprar passeios, tickets de trem e tours internos. Dei sorte que neste dia a companhia aérea baixou os preços e consegui comprar por menos de R$ 300,00 o trecho. Comprei pela própria agência e em menos de duas horas estava com os dados do voo.

Check-in

9

Por ser final de viagem e por conta das malas, decidimos ir de táxi mesmo para o aeroporto. Mas a rede de metrô de Chengdu é ótima e você pode chegar ao aeroporto de metrô também.

Ao chegar ao aeroporto, você precisa achar a ilha de check-in referente à sua companhia. Placas em todos os lugares o ajudam a encontrar facilmente. Sem problema nenhum.

Fomos para a fila e fizemos o check-in normalmente. A franquia de bagagem deste voo era de uma peça despachada de 20 kg e uma mala de mão de 5 Kg.

Ao fazer o check-in, a atendente (que não falava inglês) apontou para uma placa que dizia para observarmos a tela da sala de vistoria por até 3 minutos. Se o nome do passageiro aparecesse lá, ele deveria se dirigir à sala para análise do conteúdo da mala despachada. Uma de nossas malas foi selecionada. A segurança questionou as pilhas recarregáveis da câmera fotográfica e os powerbanks que estavam na mala. Disse para retirarmos e levarmos na bagagem de mão. Procedimento feito, a mala voltou pra esteira e vida que segue.

Fomos então para a fila de segurança para entrarmos na área de embarque. Dica importante. Esta vistoria demora demais na China, em todos os aeroportos que fomos. Nessa fila, ficamos uns trinta minutos para chegar até o raio-x e a vistoria. Mais uma vez os powerbanks e as pilhas fizeram com que nossa mochila fosse revistada e esvaziada. Sem problemas, conseguimos entrar na sala de embarque e ficar aguardando o voo com tempo.

Cabine

9

O voo foi feito em um Airbus A321 muito novo. O avião foi entregue à companhia no 2º semestre de 2017. Estava muito limpo. A configuração deste avião era de três classes. A business, com 12 poltronas no esquema 2-2, a Premium Economy, que eram as 4 primeiras fileiras da classe econômica no esquema 3-3 e a econômica no esquema 3-3 também.

Ficamos na Premium Economy sem querer, já que pagamos o preço mais baixo disponível e escolhi os assentos mais a frente possível que estavam disponíveis.

Honestamente não vi diferença para a econômica, tanto que até o espaço para as pernas achei normal, como podem observar na foto.

Entretenimento

5

O voo teria a duração de duas horas e cinquenta minutos. Não havia tela individual, apenas a revista da empresa com matérias em chinês e inglês.

Quanto às amenidades, não havia manta nem travesseiro e muito menos fones de ouvido, apesar do avião ter entrada para tal nas poltronas, pois havia rádio e telas coletivas.

Serviço de bordo

7

O serviço de bordo começou bem rápido. Logo que os avisos de cintos foram apagados, a equipe já começou a servir o almoço. Foi oferecida comida quente em uma caixa da empresa. Tudo muito organizado. As opções eram carne e frango. Tentando fugir de um possível frango agridoce (era meu 16º dia de china rsrsrs) pedi a carne.

Como vocês podem ver na foto, ela veio com um negócio amarelo que não consegui identificar. Particularmente não gostei, mas observei que os outros passageiros locais estavam comendo com muito gosto. Também veio arroz e verdura.

Na caixa havia também um iogurte delicioso, um pão, um pacote de sushi no estilo Cheetos (não sei como, mas fizeram um salgadinho com gosto de sushi), um pacote com bacon e linguiça crus em cubinhos (!) e um pacotinho com outra coisa não identificável. Enfim, foi uma refeição típica chinesa. Não vou dar uma nota muito baixa neste quesito por não achar justo com a empresa. Era um voo doméstico e eu, cidadão ocidental, não gostei da comida. Os orientais estavam comendo numa boa.

Comissários e equipe de solo

9

Os comissários eram bem jovens e a maioria falava inglês. O atendimento foi muito bom. Sempre solícitos e amigáveis. Depois do voo me arrependi de não ter pedido uma aula sobre o menu servido para poder explicar a vocês, agora já era.

O passageiro ao meu lado estava dormindo na hora do serviço de bordo. Achei legal que a empresa tem um adesivo que é colado na frente do passageiro para avisá-lo que o serviço de bordo já passou, mas que basta ele chamar os comissários que eles o atenderão. Gostei bastante.

Programa de fidelidade

5

Não avaliado pelo leitor.

Nota do editor: A China Southern possui o programa de milhagem Sky Pearl Club, que também permite o acúmulo de pontos em outros programas de companhias membros da aliança Skyteam, como Alitalia, Delta e Air France.

Nota final

7,3

Chegada

Chegamos com um atraso de menos de uma hora em Xangai. O desembarque foi sem surpresa e nos dirigimos à esteira. Bagagem na mão, sem problemas e sem sustos.

Conclusão

Eu gostei muito de voar pela China Southern. O atendimento em todas as etapas foi muito bom, não tive nenhuma surpresa desagradável que desabone a companhia aérea. Voaria com ela novamente.


Agradecemos ao Luciano pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Peça as instruções, capriche no texto e nas fotos e mande para a gente: avaliacao@melhoresdestinos.com.br