logo Melhores Destinos

Como é voar na Bassaka Air, uma pequena companhia aérea do Camboja

Como é voar na Bassaka Air, uma pequena companhia aérea do Camboja

REP Siem Reap
PHN Phnom Penh
5B 902
Avião Airbus A320-200
Classe Econômica
Poltrona
Data 15/02/17
Partida 10:39
Chegada 11:09
Duração
Por Pedro Marostica
Leitor do Melhores Destinos
25/10/2017 às 23:06

Você provavelmente nunca ouviu falar da Bassaka Air, uma companhia cambojana criada em 2014 com uma frota de apenas três aviões Airbus A320-200. No entanto, ela faz a importante ligação entre a cidade turística de Siem Reap até a capital Phnom Penh com preços a partir de U$ 19, além de oferecer um voo internacional para Macau, ex-colônia portuguesa na China famosa por seus cassinos.

Mesmo com a ausência de mais informações sobre a Bassaka Air, nosso leitor Pedro Marostica resolveu encarar a aventura e se surpreendeu com os serviços da companhia! Confira o relato dele, a primeira avaliação em português da empresa na internet:

Durante nosso último mochilão pela Ásia tivemos a oportunidade de voar pela Bassaka Air, no trecho entre Siem Reap e Phnom Pehn. Estávamos em três pessoas e confesso que ficamos receosos em adquirir as passagens, afinal, há pouquíssimos comentários e avaliações sobre a companhia.

Realizamos a compra das passagens diretamente no site da companhia, o qual é muito intuitivo e fácil de se localizar. Conseguimos uma tarifa promocional no valor de USD 19 para o trecho único e, fazendo uma rápida pesquisa no site, ainda encontramos esse mesmo valor em várias datas.

O único porém é a taxa cobrada em compras pela internet, USD 5. Mesmo assim, considero que seja um valor muito bom pela qualidade de serviço e praticidade, visto que o trecho de ônibus entre as cidades leva aproximadamente 6 horas.

Check-in

Chegamos atrasados no aeroporto, por volta das 10:05, apenas 40 minutos antes do horário previsto para o voo. Éramos, provavelmente, os últimos a realizarem o check-in e não enfrentamos nenhuma fila, sendo prontamente atendidos pelos funcionários. A Bassaka Air não é uma companhia Low Cost, portanto todos os voos incluem o despacho de uma mala de até 23kg. Nossas mochilas foram pesadas, etiquetadas, e os bilhetes impressos.

Passamos pela conferência de visto e passaportes e pelo raio-x das bagagens sem nenhum problema e o embarque foi iniciado logo após, às 10:14, seguindo a ordem normal das companhias aéreas (executiva, prioridades, fundo, meio e começo do avião). Como estávamos na fileira 7, logo atrás da classe executiva, fomos os últimos a embarcar, por volta das 10:30.

O aeroporto de Siem Reap não dispõe de fingers e o calor estava muito forte, porém a caminhada é curta.

Cabine

O Airbus A320 prefixo XU-113 utilizado no voo foi comprado em 2014 junta à Vietnam Airlines e possui 20 anos de atividade, porém estava muito bem limpo e conservado.

A cabine é configurada em 12 assentos de classe executiva (2-2) e 144 em classe econômica (3-3). As poltronas, apesar de serem antigas (ainda naqueles layouts bem largos e com grandes apoios de braços) são bem confortáveis e não comprometem o espaço para os joelhos (tenho 1,90m).

A aeronave não estava lotada, haviam cerca de 30% das poltronas livres. A grande maioria dos passageiros eram casais e pessoas acima dos 50 anos de idade.

O táxi foi iniciado às 10:34, logo após o fechamento das portas. Decolamos às 10:39, seis minutos antes do horário previsto, e o voo até Phnom Pehn durou exatamente trinta minutos, pousando às 11:09, dezesseis minutos antes do previsto. O desembarque foi efetuado cinco minutos depois por meio de um ônibus e às 11:30 já estávamos com as malas, deixando o aeroporto.

Entretenimento

Não haviam telas individuais e nem aquelas acima dos bancos, como há nos A320 da Latam.

Porém, a revista disponibilizada continha várias informações de destinos turísticos do Camboja e do restante do sudeste asiático. Fiz várias anotações.

Serviço de Bordo

Por se tratar de um voo de apenas 30 minutos, eu particularmente nem esperava que oferecessem ao menos uma água.

Contudo, o serviço de bordo iniciou cinco minutos após a decolagem e foram disponibilizados sucos de laranja e maçã, além de água.

Achei suficiente para a duração do voo.

 

 

Comissários e equipe de solo

Vale ressaltar que o inglês dos comissários era muito bom, o que não é comum na Ásia.

Durante todo o embarque e táxi, até o alinhamento para decolagem, um perfume bastante forte (mas não desagradável) era borrifado no sistema de ar-condicionado da aeronave e uma música tocava suavemente ao fundo. Achei agradável.

Programa de Fidelidade

A Bassaka Air não possui programa de fidelidade.

Conclusão

Gostamos muito de viajar com a Bassaka Air. Além de termos pago um valor parecido com o preço da passagem de ônibus, economizamos tempo e energia, sem contar o fato de podermos conhecer a capital do Camboja durante a tarde.

Nossa experiência com ônibus/van no trecho entre Phnom Pehn e Ho Chi Mihn não foi das melhores, fato que nos deixou mais felizes ainda em termos escolhido voar pela Bassaka.

Agradecemos ao Pedro pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Peça as instruções, capriche no texto e nas fotos e mande para a gente: avaliacao@melhoresdestinos.com.br

Nota final.

Bassaka Air

Siem Reap - Phnom Penh

Voo 5B 902

8,2
Embarque 9,0
Assento 8,0
Entretenimento 8,0
Amenidades 8,0
Equipe 8,0
Fidelidade