Avaliação da Sky Airline

Yenifer Contreras 25 · setembro · 2018
Turista
SCL - CCP
SKU 081
Airbus A319
15/06/2018

Embarque

Previsto: 20:05h
Efetivo: 20:03h

Partida

Previsto: 20:35h
Efetivo: 20:35h

Chegada

Previsto: 21:30h
Efetivo: 21:17h

A Sky Airlines foi a primeira companhia aérea chilena a operar sob o formato low cost, provocando uma queda histórica de preços no país. No início do mês a Sky solicitou autorização para operar voos do Chile para o Brasil, por isso decidimos voar com eles para fazer essa avaliação e mostrar como é o serviço oferecido pela companhia.

Como é voar com a Sky no Chile

Foi em 2002 que Jürgen Paulmann, um famoso empresário chileno, decidiu fundar a Sky Airline. Em seus primórdios, não foi pensado como uma companhia aérea de baixo custo e chegou a ter voos regulares ao Brasil. Em 2015, porem, a empresa decidiu mudar seu modelo de negócios e se tornar a primeira low cost do Chile. O impacto foi tal que conseguiu reduzir as tarifas em até 35% nas rotas em que opera.

 

Aeroporto de Santiago - avaliação Sky Chile
A Sky Airlines alcançou 25% do tráfego doméstico e aguarda a chegada de 21 A320neo

Entre janeiro e junho de 2018, a companhia aérea atingiu 25,2% do tráfego doméstico de passageiros, com 1.601.953 pessoas transportadas naquele período. Crescimento de 8,4% em relação ao primeiro semestre do ano anterior. A Sky tem atualmente uma frota de 15 Airbus A319 e A320, voando para 14 destinos domésticos, 6 na América Latina, mais notavelmente Lima e Buenos Aires, além de anunciar voos sazonais para o verão 2018-2019 para o Brasil, chegando ao Rio de Janeiro, São Paulo e Florianópolis e ter solicitado rotas regulares ao país.

Dados de voo

15/06/2018
Santiago (SCL) – Concepción (CCP)
Voo SKU H081
Horário de Embarque: 20:05
Horário de decolagem: 20:25
Horário de pouso: 21:45
Aeronaves: Airbus 319

COMPRA

Fizemos a compra com seis semanas de antecedência. Esperamos uma queda nos preços. Embora não tenha sido uma das melhores ofertas que vimos nesta companhia aérea, o custo do bilhete foi mais econômico do que nas outras duas opções de empresas para voar dentro do Chile, Latam e JetSmart – outra low cost chilena que já avaliamos aqui no MD.

Entramos no site da companhia, o que funciona muito bem, e fizemos a compra por lá. No momento da compra, você terá a opção de adicionar bagagem de porão, transporte de animais de estimação, embarque preferencial e seleção de assento, sendo bastante claro o custo extra de cada um desses serviços.

Escolhemos a opção mais barata, que é viajar somente com bagagem de mão, sem nenhum custo extra. É a chamada “tarifa light”, que permite transportar uma mala de mão de 35x25x55 centímetros e não deve exceder 20 kgs. Além disso, você pode levar uma bolsa de 35x30x15 cm. Fechamos a compra por um total de R$ 183, incluindo a taxa de embarque. Pagamos com um cartão de débito e recebemos um arquivo em nossa caixa de e-mail com todas as informações de voo e o código de reserva.

No aeroporto também é possível ir ao balcão para medir sua mala e bagagem de mão

Para aqueles que querem adicionar bagagem, isso tem um custo de R$ 48 quando comprar o bilhete. Se você decidir comprá-lo após a emissão do bilhete e antes do check-in, você pode fazê-lo pelo site, por meio da opção “administra tu vuelo”. Se fizer a compra no momento do check-in online, você pagará R$ 97, e se deixar para comprar no balcão do aeroporto no dia do voo, você terá que pagar R$ 153. Quanto mais cedo você decidir e fizer a compra, melhor!

Check-in

10

O check-in pode ser feito a partir de 48 horas antes do voo. O link está no canto superior direito do site da Sky, bem visível. O procedimento pode ser realizado por meio do código de reserva e sobrenome do passageiro.

Novamente a página sugere a seleção de assentos, inclusão de bagagem, transporte de animais de estimação, entre outros serviços. Claro que cada um deles tem um custo extra, e se você selecioná-los, o total já pago aparece no lado direito da tela, e os extras são adicionados, mostrando o valor atual a ser pago. No nosso caso, queríamos viver a experiência de baixo custo, por isso não incluímos nenhum extra. Recebemos o nosso cartão de embarque imediatamente no celular.

No dia da viagem, chegamos ao aeroporto com 50 minutos de antecipação, já que não teríamos que passar pelo balcão, pois não tínhamos bagagem a despachar. No cartão consta o início do embarque 30 minutos antes da partida do voo e a porta fecha 10 minutos antes da hora da decolagem.

A Sky tem mais de 10 balcões no aeroporto de Santiago

Ao chegar à porta, levava minha mala, mais a bolsa e uma pequena sacola de compras que fiz no aeroporto. Foi quando a equipe de terra da companhia me disse que a sacola de compras deveria ser levada em uma das minhas duas malas, porque um terceira volume não é permitido, mesmo sendo compras feitas nas lojas no aeroporto. Por sorte, eu tinha espaço na mala, caso contrário, teria que pagar pela terceira bagagem na porta.

Cabine

8

Voamos em um Airbus A319. O avião não era novo e à primeira vista a cabine pode parecer escura. Mas depois de várias viagens com Sky descobri que é porque a iluminação é quente e o carpete cinza, então dá pouca iluminação ao ambiente. No entanto, tudo estava em boas condições.

Airbus A319 da Sky Chile

poltrona sky chile

Assento impecável, mesas suspensas, banheiros limpos e funcionando. Tudo o que é necessário para se fazer um voo confortável de 50 minutos.

A falta de espaço entre assentos já é um tema recorrente nas companhias aéreas, no entanto, deve-se notar que, neste caso, é confortável. Podemos falar de alguns centímetros extras em comparação a suas concorrentes domésticas Latam e JetSmart neste tipo de aeronave.

 

Entretenimento

6

Como toda companhia de baixo custo, a Sky não tem entretenimento a bordo. Também não há telas de informações gerais e muito menos em cada assento. No nosso caso, foi um voo tão curto que também não fez muita diferença.

A Sky oferece uma revista corporativa, que pode ser encontrada na frente do assento, junto com as instruções de segurança e o cardápio de venda a bordo. É bastante extensa e tem informações sobre o Chile, bem como dados sobre os destinos para os quais a companhia aérea voa.

Se pensarmos em uma viagem de longo alcance, como a rota entre o Brasil e o Chile, é recomendável levar seu tablet ou laptop com alguns filmes, porque, caso contrário, a viagem será entediante.

Serviço de bordo

7

O serviço de bordo é baseado na venda de produtos embalados. A maioria deles é de consumo rápido.

Há uma venda de refeições a bordo, consideramos o preço bastante razoáveis: um café tradicional R$ 6, um muffin R$ 9 e as cervejas variam entre R$ 6 e R$ 24. Todas as refeições são embaladas, para voos de tão curto alcance, eles não oferecem bebidas mais elaboradas.

Comissários e equipe de solo

10

O pessoal de terra da Sky Airlines é muito cordial. O único inconveniente que tive foi com a sacola de compras, e no momento que me informaram que eu não poderia levar uma terceira bagagem, mesmo que fossem compras no aeroporto, fizeram isso com a maior cordialidade possível. Além disso sugeriram que eu procurasse espaços onde eu pudesse guardar a sacola par a economizar.

Tanto na partida em Santiago quanto na chegada em Concepción a equipe foi bastante cordial.

Programa de fidelidade

7

A Sky Airline não possui um programa tradicional de fidelidade, que permite, por exemplo, acumular milhas e depois trocá-las por bilhetes para outros destinos.

O que tem é uma aliança com o Banco do Chile, que através do uso de cartões de crédito pode acumular dólares-prêmio para serem trocados pela seleção de assentos, mala adicional, ou embarque preferencial. Mas isso só se aplica aos clientes deste banco, não para os passageiros em geral.

Nota final

8,0

CHEGADA

A chegada a Concepción foi muito boa. O voo foi tranquilo, saímos a tempo, e o melhor é que pousamos antes do horário anunciado. Nós estacionamos no finger do aeroporto de Concepción, que é bem pequeno, e em 5 minutos a porta estava aberta para começar o desembarque, que foi bastante rápido.

DICAS

Existem dois dados importantes para os viajantes que usarão o Sky em voos domésticos e internacionais. O primeiro é decidir o quanto antes a compra da bagagem de porão: quanto mais tarde comprar, o preço final da passagem será mais caro.

E a segunda coisa é que, caso você for fazer compras no aeroporto, mesmo em lojas duty-free, reserve um espaço na sua mala de mão ou bolsa para entrar na cabine do avião, caso contrário, a viagem não será mais de baixo custo. Eu perguntei na porta, e eles me disseram que isso não se aplica a casacos que são usados na mão, mas para todas as sacolas de compras.

Novo Airbus A320neo da Sky
Novo Airbus A320neo da Sky – foto Airbus / Master films

CONCLUSÃO

Nossa experiência com a Sky foi positiva do começo ao fim. Não tivemos nenhum problema. O voo decolou a tempo e pousamos no destino antes do horário anunciado. Chegamos com nossa bagagem sem problemas, e não tivemos que incorrer em despesas extras para o que já havíamos pago pela passagem. Resta saber como serão os voos da companhia para o Brasil, tema para uma futura avaliação aqui no MD!