logo Melhores Destinos

Como é voar na classe executiva da Latam de Auckland para Santiago

Como é voar na classe executiva da Latam de Auckland para Santiago

AKL Auckland
SCL Santiago
LA 800
Avião Boeing 787 Dreamliner
Classe Executiva
Poltrona 2H
Data 12/05/2018
Partida 18:56
Chegada 14:16
Duração 10:40
Por
12/03/2019 às 12:45

A Latam surgiu após a fusão da companhia aérea brasileira TAM com a chilena LAN, e hoje opera em mais de 135 destinos nacionais e internacionais. Em maio de 2018, para passar o Dia das Mães em família, o leitor Marcus Vinicius sobrevoou o Pacífico – entre Auckland, na Nova Zelândia, e Santiago – na classe executiva da companhia aérea. Confira como foi!

Resumo do review
Latam – Voo LA 800
Auckland (AKL) – Santiago (SCL)
Aeronave: Boeing 787 Dreamliner
Pontos positivos: atendimento dos comissários, aeronave nova e a flatbed
Pontos a melhorar: atendimento ao cliente Latam via central telefônica

Como é voar na Executiva da Latam de Auckland para Santiago

Por Marcus Vinicius de Arruda Santos

Olá leitores do Melhores Destinos, meu nome é Marcus, moro em Sydney, onde trabalho com tecnologia e inovação. Mesmo me mudando para longe do Brasil, acompanho o MD regularmente e como muitos dos leitores, tenho paixão por viajar e adoro uma boa dica de viagem.

Nesta minha primeira avaliação, vou descrever um trecho que voei entre Auckland, na Nova Zelândia, e Santiago do Chile. Fiz essa viagem em maio de 2018, quando viajei de surpresa ao Brasil para o dia das mães.

Compra

A compra da passagem não foi uma boa experiência, aliás demorou mais de uma hora para concluí-la. Tentei finalizar a compra pelo site da Latam, que não concluía. Na Latam informaram que havia uma migração de sistema e isso poderia estar causando o erro. O valor informado online foi honrado, mas me tomou 40 minutos no telefone. Este voo eu comprei na cabine econômica, mas como vou descrever aqui, ganhei um upgrade cortesia para a classe executiva utilizando cupons do programa de fidelidade.

Check-in

O check-in e a solicitação de upgrade foram feitos online, o que foi bastante prático. Fiz o check-in 48 horas antes do embarque, para conseguir uma boa posição na lista de upgrade. Mesmo fazendo o check-in todo online, o cartão de embarque não estava disponível e somente pude imprimir no aeroporto após mostrar meu passaporte.

Na Nova Zelândia, clientes Latam utilizam a sala da Qantas, por ser associada Oneword. A sala é localizada no mesmo terminal do embarque, a aproximadamente 10 minutos caminhando até o portão, e oferece algumas opções de comidas e bebidas.

O voo LA800 parte de Sydney, faz conexão em Auckland e voa até Santiago. Os passageiros de Sydney com destino a Santiago precisam desembarcar em Auckland e voltar para o mesmo avião. Mesmo com muitos passageiros, a sala de embarque tem espaço suficiente e o embarque foi bastante organizado.

Quanto às malas despachadas, diferente de voos nacionais, não há cobrança de bagagens, tendo direito a despachar até 2 malas de 23 kg na classe econômica ou 3 malas de 23 kg na executiva.

Cabine

A primeira impressão ao entrar no avião foi de uma aeronave bem nova, limpa e conservada. Logo após o embarque me ofereceram água, vinho branco e algumas nozes.

O voo foi feito em um Boeing 787-9 Dreamliner, que possui 30 assentos na classe executiva, 51 com Espaço+ e outros 232 na classe econômica. A cabine executiva é no formato 2-2-2 e a poltrona vira uma cama larga e confortável. Eu tenho 1,78 m e a cama tinha espaço suficiente dormir, o que ajuda bastante nas longas horas de voo – na minha opinião, esse é o melhor benefício da classe executiva.

Avaliação voo Latam Auckland executiva

Entre as poltronas há uma divisória móvel que pode ser utilizada para dar maior privacidade em relação a poltrona do lado. Há também uma luz para leitura no alcance das mãos e um controle para tela, que também é touchscreen.

Entretenimento

Entre as opções de entretenimento, havia jornais e revistas oferecidos antes da decolagem. Já na programação de bordo é possível selecionar inglês, português ou espanhol como idiomas. O entretenimento tem uma vasta programação, entre filmes, TV on demand, jogos, músicas e também o mapa de voo, que em um trecho tão longo, parece pouco se mover.

Neste voo não é oferecida internet wi-fi, diferente do que acontece em algumas companhias que cruzam o Pacífico. Acabei utilizando pouco do entretenimento online – em vez disso tive uma conversa bastante agradável com a pessoa do lado sobre as maravilhas do mundo.

A Latam também ofereceu um kit de amenidades com alguns produtos a serem utilizados durante o voo, como pasta e escova de dentes, lenço refrescante, creme de mão, protetor labial entre outros. O fone de ouvido ficou devendo um pouco, pois aparentemente não oferecia cancelamento de ruídos, diferente de classe executiva de outras empresas aéreas.

Serviço de Bordo

No jantar havia queijos e salada com duas opções de entrada: camarões com salada de quinoa ou sopa de abobrinha. Já para o prato principal, havia cordeiro assado com polenta, salmão na chapa ou salada de presunto. Já de sobremesa, as opções eram sorvete, panna cotta ou fruta fresca.

Além da opção de jantar completo, a Latam oferece um jantar expresso para quem prefere ter mais tempo para descansar. A carta de vinhos tinha opções de espumante Brut de Bento Gonçalves, Pinot Noir chileno, Syrah chileno, Chardonnay argentino, vinho do Porto entre outros.

Logo depois do jantar recolheram os pedidos para o café da manhã. As opções estavam em um menu a parte, onde eu poderia selecionar o que gostaria. Havia também uma opção por café da manhã expresso, servido 50 minutos antes do pouso. Escolhi pelo café da manhã completo, que foi servido aproximadamente uma hora e meia antes do pouso.

Comissários e equipe de solo

Um detalhe que me chamou atenção em relação ao atendimento foi o sorriso no rosto da comissária de bordo que me atendeu, me chamando sempre pelo nome. A equipe de solo organizou bem o embarque e atenderam ao meu pedido para alterar o assento.

Programa de Fidelidade

Acumulei pontos no programa Latam Fidelidade. Como membro do Fidelidade há bastante tempo, já vi algumas melhorias e coisas que pioraram. O status que tenho com a Latam me garantiu um upgrade cortesia para a Executiva, o que faz uma boa diferença em voos longos como esse.

O status também garante embarque prioritário independente da classe voada. Como viajo geralmente só com mala de mão, sem despachar nada, embarcar antes ajuda a achar espaço para a mala especialmente em voos muito lotados.

Conclusão

Desembarquei no aeroporto Comodoro Arturo Merino Benítez em Santiago no Chile, onde tive que esperar mais duas horas para a conexão com meu voo para o Brasil.

Em Santiago utilizei a sala VIP da Latam, que é bastante grande e tem uma boa variedade de comidas e bebidas, superior a sala Qantas em Auckland. A sala VIP em Santiago fica um pouco escondida, sendo necessário pegar um elevador dentro de uma loja Duty Free.

DICAS

O programa de milhagens da Latam oferece a possibilidade de upgrade para a classe Executiva utilizando cupons. No caso entre voos entre América do Sul e Oceania, são necessários 4 cupons.

A plataforma que dá os upgrades utiliza o horário do check-in e a categoria do programa de fidelidade para priorizar o upgrade, por isso um check-in com a maior antecipação possível ajuda no processo.

Uma dica de saúde em voos de longa duração como esse, é fazer exercícios para as pernas durante o voo e utilizar meias de compressão, que podem reduzir o risco de trombose venosa profunda (TVP) ou embolia pulmonar (EP).

CONCLUSÃO

Em um voo muito longo como esse, a classe Executiva ajuda bastante a evitar os efeitos colaterais da viagem, principalmente graças à flatbed. Mas, no fim das contas, independentemente da classe voada, ver a família é o melhor benefício, principalmente morando do outro lado do mundo.


Agradecemos ao Marcus pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Capriche no texto e nas fotos e mande para a gente pelo e-mail avaliacao@melhoresdestinos.com.br

Nota final.

Latam

Auckland - Santiago

Voo LA 800

8,3
Embarque 8,0
Assento 10,0
Entretenimento 8,0
Amenidades 8,0
Equipe 9,0
Fidelidade 7,0