Avaliação da KLM

Redação 12 · julho · 2017
Econômica
GRU - AMS
KL 792
Boeing 777-200
05/04/2017

Embarque

Previsto: 18:13h
Efetivo: 18:24h

Partida

Previsto: 19:10h
Efetivo: 19:42h

Chegada

Previsto: 11:45h
Efetivo: 11:38h

A Royal Dutch Airlines – KLM – é uma empresa de origem holandesa, fundada em 1919. Ela faz parte do grupo Air France–KLM e é membro da aliança global Skyteam. Seu principal centro de operações é no eficiente aeroporto de Schiphol, em Amsterdã. A KLM possui mais de 100 aeronaves, voando para 145 destinos no mundo. No Brasil, atualmente, possui voos diários ligando São Paulo e o Rio de Janeiro à Europa, bem como um acordo comercial com a GOL, que conecta os principais aeroportos brasileiros com os voos da KLM.

Nosso leitor Jackson Alves fez sua primeira viagem internacional pela companhia e presenteou o Melhores Destinos com esse relato super completo. Confira!

Esta foi a minha primeira viagem internacional e como acompanho o Melhores Destinos e gosto bastante dos reviews sobre as companhias aéreas decidi relatar a minha experiência. Quero agradecer a equipe por ter dado a oportunidade e por me dar dicas para fazer a avaliação do meu voo.

Essa avaliação é do primeiro trecho da minha viagem (ida) que foi com a KLM. Na volta para o Brasil voltei pela Air France. Veja como é voar na classe econômica da Air France. Espero que gostem deste review, não sou um “expert” mas tentei tirar todos os detalhes desta viagem.

Introdução

O destino final da minha viagem era Berlim mas como a KLM oferece uma parada grátis em Amsterdã (que pode ser na sua ida ou na volta) eu decidi comprar por ela e por saber que ela é umas das melhores companhias áreas para viajar. A minha estadia em Amsterdã durou 5 dias.

Compra

O site da KLM é muito fácil de usar, apresenta diversas opções e combinações de voos. Apesar de ser fácil eu não comprei pelo site da empresa e explico para vocês: moro em Florianópolis e o voo de São Paulo (GRU) direto pra Amsterdã era às 19h10 e as combinações no site não eram tão boas. A primeira era sair 10h da manhã (pela GOL) e pegar uma conexão bem longa e a outra era sair às 17h (pela GOL). De Floripa para SP a duração é de 1 hora, e esse tempo não é o necessário para fazer uma conexão de um voo internacional, mesmo com as bagagens indo direto pra Amsterdã. Atrasos podem ocorrer e obviamente esse tempo não era suficiente.

Liguei para o telefone que estava no site e perguntei se eles poderiam combinar um voo da Latam que saía por volta das 14h de Florianópolis, mas me disseram que só poderiam realizar o que o site estava mostrando. Relatei que este voo das 17h que nunca daria tempo e a atendente me respondeu que “era com base nos voos de clientes”. Depois de ouvir isso só agradeci a informação, pois não adiantaria tentar explicar que era impossível esse mínimo tempo dar certo.

Diante disto, minha compra dos bilhetes foi realizada por uma agência de viagem da minha cidade, onde minha namorada já tinha comprado com eles em viagens anteriores. E com eles consegui fazer a combinação que eu queria, que era pegar por volta de 3h a 4h de conexão.

Check-in

9,5

O check-in abre 30 minutos antes do horário do voo e eu o fiz com muita facilidade. No aeroporto em Florianópolis foi feito pela Latam. Despachei as malas e a atendente me disse que eu as pegaria em Amsterdã. Atendimento rápido e sem filas.

Ao chegar no Aeroporto de Guarulhos fui ao guichê da KLM para verificar se houve alguma alteração no portão de embarque.

Fiquei 7 minutos na fila para ser atendido. O atendimento foi muito simpático e a funcionária nos informou que o portão de embarque havia sido alterado.

Ao esperar o embarque dei de cara com o maior avião do mundo, o imenso A380 da Emirates. Fiquei feliz em vê-lo a poucos metros, coisa que só tinha visto por fotos.

O embarque foi anunciado às 18h13 com as informações de praxe: primeiro prioridades definidas por lei. Logo ao informar isso, foi formando uma fila e confesso que não entendo muito essa pressa de entrar no avião sendo que cada um tem seu lugar marcado. Dois minutos depois a fila já estava bem longa.

Cabine

10

Antes de falar sobre o interior do avião quero destacar um ponto importante: na entrada do avião todos eram recebidos pela chefe de cabine, que deu as boas-vindas com um largo sorriso e com um “bem-vindo” em português.

O voo estava cheio de idosos que iam fazer uma excursão e deu para perceber que a tripulação ajudou cada um com calma e prestatividade.

O avião estava bem limpo, a configuração era 3x4x3 e espaço da poltrona era bem amplo. Não sou alto (1,72m) por isso tirei uma foto de um holandês que estava do lado e que tinha mais de 1,80m para vocês terem uma ideia.

Às 19h23 nosso avião foi autorizado a ir para pista e finalmente às 19h42 o nosso voo com destino a Amsterdã decolou.

Nas vezes que fui ao banheiro, sempre estavam limpos e organizados.

Entretenimento

9,5

A TV de cada assento era On Demand, em que você pode escolher o que quer fazer. Tinha inúmeras opções de filmes, músicas, séries, programas de notícias, esportes, jogos etc. A tela touchscreen da TV era muito boa e o acendimento da luz do teto era feito por ela. Tinha revistas onde ofereciam produtos que poderiam ser comprados ou trocados por milhas (para os associados Fly Blue) durante o voo (relógios, jóias, canetas).

O monitor tinha uma boa qualidade de definição das imagens e uma coisa que me chamou a atenção foi que cada pessoa poderia se comunicar com outro passageiro através de um “chat”. É um ponto positivo para pessoas que não consegue se sentar próximas aos amigos e para quando bater um tédio durante o voo.

Serviço de bordo

9,5

Quando entramos na aeronave já estavam sob os assentos um travesseiro e uma manta higienizada.

Ainda pouco antes do embarque também passaram distribuindo fones de ouvido.

Note que eles vem em uma embalagem lacrada com o logo da KLM.

Às 20h as comissárias começaram a oferecer bebidas e um aperitivo. Havia bastante variedade de bebidas (água, sucos, refrigerantes, tônicas, vinho, uísque).

O aperitivo era amêndoas defumadas (bem gostosas). Pedi um vinho sul-africano para acompanhar. Senti falta de toalhas para a higienização das mãos.

Cerca de 30 minutos depois passaram recolhendo o lixo com o mesmo bom humor. A simpatia das comissárias realmente me surpreendeu.

Por volta das 20h50 foram servidas as primeiras refeições. Aqueles que solicitaram refeição especial (pessoas que não podem comer glúten, vegetarianos, diabéticos etc). Uma senhora que estava na minha frente foi uma destas pessoas que foram servidas primeiro. O cheiro estava bom e deu para ver que a refeição dela tinha legumes no vapor e três frutas (banana, uva, maçã) além das outras coisas como salada, água…

Para quem precisa destas refeições, elas são gratuitas e podem ser solicitadas através do check-in na internet.

No jantar teve a mesma variedade de bebidas que foram servidas junto com o aperitivo. O meu jantar chegou às 21h e as opções eram frango ou peixe. Vi que a maioria pediu frango e também foi minha escolha. Pensei que viria um frango em cubos com arroz, mas não! Veio um escondidinho de aipim (que delícia!) com legumes. Excelente!! A simpatia na entrega das refeições e a boa comida me fizeram esquecer do atraso do voo.

Além do escondidinho, havia também um pãozinho quente e macio (bem gostoso), tempero, salada, uma pequena caixinha que continha uma bolacha de água de sal, manteiga e cream cheese e sobremesa de coco com amêndoas. Um detalhe nesta caixinha me chamou a atenção: a KLM demonstrou que se preocupa com o desperdício de alimentos.

“Se não for comer, não desperdice. Seu vizinho poderia comer dois.”

O serviço foi rápido e eficiente. Fui testar novamente a simpatia da comissária (que por sinal deu para perceber que elas se dividem por corredores). Além da garrafinha de água que vem junto com o jantar, eu pedi um refrigerante, que foi prontamente atendido com um sorriso no rosto. Quando começou a servir a fileira de trás, eu pedi mais um pãozinho que novamente foi dado. Os talheres eram de plástico.

O jantar estava muito bom. Nota 10 com louvor. Meia hora depois passaram servindo licores, Amarula, água, chás, café, conhaque, pra ajudar na digestão.

As comissárias se esforçaram para falar algumas palavras em português arriscaram um “frango ou fish”, “água”, “café com leite”. Ponto positivo, simpatia sensacional. Minha namorada pediu um chá e eu uma Amarula.

Quero destacar que com a KLM não tem miséria. Você pode pedir o quanto quiser.

Detalhe no copo do de chá: um moinho.

Ao servirem estas bebidas elas já aproveitam para retirar a bandeja do jantar. Dez minutos depois passam recolhendo os copos de quem já havia terminado.

No fundo do avião ficam bebidas e barras de cereais para quem quisesse pegar. Na madrugada as comissárias passam oferecendo água e um doce típico holandês: o stroopwafel. Como não consegui dormir peguei alguns para experimentar.

Faltando 2h10 para o pouso as luzes se acenderam e as comissárias passaram oferecendo um pano quente para a limpeza dos rostos.

Vinte minutos depois novamente foram servidas as pessoas que solicitaram refeições especiais. Na fileira da frente consegui ouvir a comissária dizer “diabetics, gluten free”. Logo depois foi servido o café da manhã para o restante dos passageiros. Apesar de ser cedo o bom humor das holandesas não foi deixado para trás. Atendimento impecável e com eficiência.

O café da manhã era farto. Foi servido pão, frutas, água (bebidas a escolha), um bolinho de coco, manteiga, geleia. De principal foi servido um cachorro quente de forno, a massa parecia a de uma torta, estava quente e gostoso.

Depois desta comilança durante o voo posso afirmar que ninguém passa fome na KLM. Você come e bebe o quanto aguentar, nada é regulado.

Faltando 1h para pousar, passaram recolhendo o lixo e ao mesmo oferecendo mais bebidas.

Comissários e equipe de solo

10

Aqui quero destacar que os funcionários da KLM são ótimos profissionais e posso afirmar que fiquei bastante satisfeito com o tratamento que foi dado. A equipe de solo em Guarulhos foi muito gentil e as comissárias foram impecáveis.

Apesar de ser um voo de longa duração, as comissárias fizeram com que o voo fosse menos desgastante.

Programa de fidelidade

10

A KLM, juntamente com a Air France, utiliza o Flying Blue como programa de fidelidade. A empresa tem parcerias com diversas companhias aéreas e aqui no Brasil a GOL é uma delas. Antes de viajar fiz o cadastro e nesta viagem já comecei a acumular minhas primeiras milhas.

A empresa faz parte da aliança global Skyteam, onde oferece benefícios e parcerias em conjunto com empresas como Air France, Aerolineas Argentinas, Aeromexico, Air Europa, Alitalia, Delta, Korean, entre outras. Quem tiver status Elite ou Elite Plus em alguma das empresas da Skyteam, pode desfrutar de vários serviços adicionais ao voar KLM, como check-in e embarque prioritários, franquia adicional de bagagem, assentos preferenciais e acesso às salas VIP (apenas Elite Plus).

É possível resgatar passagens do Brasil para Europa para voar com a KLM a partir de 50 mil milhas Smiles ou a partir de 20 mil para voos dentro da Europa. No entanto, quem desejar acumular milhas de voos KLM no Smiles deve ficar atendo as regras do bilhete comprado, já que parte das tarifas em classe econômica podem pontuar apenas 25% ou 50% das milhas voadas, dado o acordo estabelecido entre os programas.

Nota final

9,7

30 minutos antes do pouso o piloto se pronunciou. Agradeceu por ter escolhido a KLM e desejou boas-vindas à Amsterdã.

Apesar do atraso na saída de São Paulo nós chegamos antes do horário previsto.

No final do voo, ao sair do avião, encontrei com a comissária que ficou no meu corredor e fui agradecê-la pelo serviço. Perguntei o seu nome e disse que fiquei muito contente pelo tratamento e simpatia que ela e a equipe demonstraram. Ela me agradeceu e me perguntou se eu gostava da Holanda. Disse que sim (era a minha primeira vez no país) e ele me deu de presente uma casinha. Essa casinha para quem não sabe é apenas dada para quem voa na classe executiva. As Casinhas Delft Blue da KLM são réplicas de casas típicas holandesas, são feitas de porcelana e no seu interior guardam dentro de si um pouco de gim holandês. Para quem é colecionador há mais de 100 tipos diferentes.

Ao receber este presente fiquei mais feliz ainda e por ter tido a certeza que fiz a escolha certa na hora de escolher a companhia aérea para o meu primeiro voo internacional. Recomendo a todos!


Agradecemos ao Jackson pelo belo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Solicite as instruções, capriche no texto e nas fotos e mande para a gente: avaliacao@melhoresdestinos.com.br

Veja também a avaliação de voo da KLM em classe econômica, e ainda a avaliação da classe executiva da KLM, feitas por nossa equipe.

  • Bruno Pinho

    saudades do bug da klm….

    • pizzasmutt

      Saudades imensas do bug da KLM. Quero de novo kkkkkkkkk

  • Esse são os motivos pelos quais sempre tento voar de KLM. Não tem nada que supere a cordialidade da equipe de bordo (mesmo não sendo a mesma que o holandês tem nas ruas) e o atendimento sempre eficiente. Com mais de meio milhão de milhas voadas com eles posso assinar embaixo o relato.

  • LuRodamilans

    Pelo jeito deram uma boa melhorada… Já voei nesse mesmo trecho pela KLM e não vi nada disso, pelo contrário, avião velho, tripulantes nada simpáticos, poltronas desconfortáveis, etc… Mas fico feliz pelo relato.

  • Rafael Fernandes

    Como eu faço para optar entre acumular as milhas por Smiles ou no Flying Blue? Na hora do check-in?

    • João

      Isso!

  • Bruno

    Realmente, a KLM é sensacional.
    A simpatia das comissárias é realmente um dos maiores pontos da empresa.
    Certa vez, voando de volta para o Brasil, na hora do almoço, ela me disse que tinha frango e carne com purê de opções.
    Eu fiquei na dúvida e ela me disse “Olha, o frango é delicioso, mas a carne está imbatível! Eugaranto. Pode cobrar de mim depois”.
    Ri e aceitei a sugestão.
    E estava MESMO sensacional!!!!
    Fez diferença essa cordialidade.
    #VoltaBugDaKLM

    • Tay Fonseca

      O que significa #voltabugdaklm?

      • Marcos

        Foi um bug que teve da KLM com passagens para a Europa por R$ 300 ida e volta. Deixou saudades!

      • Bruno

        Tay, no início de 2015, a KLM teve um bug no sistema de venda de passagens que, quem conseguiu, voou para a Europa (ida e volta) por R$ 300,00( trezentos reais).
        Eu mesmo viajei por esse preço na época.
        Eu e minha ex-namorada.
        E a KLM HONROU(raridade!) as vendas com erro.
        Eu consegui ir para Amsterdam pagando R$ 600,00 em duas passagens. Ida e volta.
        Falando em volta…
        #VoltaBugDaKLM

        • Tay Fonseca

          #voltaBugdaKLM kkkkkk
          Só 11 x o preço que paguei na minha prx viagem 😭
          Obrigada pela informação

          • pizzasmutt

            Também viajamos. O preço foi R $ 282,00 ida e volta eu e minha esposa fomos de Brasília à Ámsterdam. E o bug foi no final de 2014. A Empresa honrou quem tinha pago o preço. Demos sorte e viajamos.

            #voltabugdaKLM

          • Tay Fonseca

            #voltabugdaklm

    • Andressa Brandine Thiago Dezan

      Realmente, um excelente atendimento. Estamos atualmente em Amsterdam, retornando para o Brasil amanhã (15/07/17-GRU).
      Fiquei um pouco decepcionado em relação à ausência de kit de amenidades na classe econômica no vôo GIG/AMS.
      Tive que pedir à comissária um tapa olhos para tentar dormir.
      As refeições estavam saborosas, mas não era nada excepcional como parecia no relato do Nobre Viajante, infelizmente.

  • Eduardo

    Jackson fiquei um pouco confuso com a compra do bilhete. Vc conseguiu linkar os bilhetes LATAM e KLM mesmo não sendo parceiras??? Eles tinham o mesmo código localizador? As malas foram etiquetadas com o destino final? Se houvesse algum problema com o seu voo LATAM p/ GRU vc conseguiria algum apoio da KLM ou eles iam considerar vc como “no show”???

    • Jackson Alves

      Olá Eduardo.Consegui porque comprei em uma agência de turismo. Sim, os códigos são o mesmo até o retorno da viagem. Em relação ao “no show” eu não me recordo o que a moça disse no telefone, lembro ela ter falado algo com condições climáticas. Sugiro ligar lá pra tirar dúvidas.

      • Marcos

        Jackson, em qual programa você pontuou?

  • Dani

    Em janeiro fiz esse trecho e realmente me surpreendi com a simpatia da tripulação. Além disso, você sai do voo quase “estourando” de tanto comer porque eles te empurram comida toda hora!

  • Kelly Resende Borges

    Voei uma vez pela KLM e amei! Realmente o atendimento e a comida são diferenciados, muito bons mesmo!

  • Sheila Oliveira Sbruzzi

    KLM é otima, o unico problema é que nao me deram minhas milhas , to brigando ate agora, deram metade de uma viagem pra China.

  • Dante

    O meu voo red-eye de NY a AMS em janeiro num 747 em classe economica foi horrivel pois o assento era muito pequeno e desconfortavel.

  • Tay Fonseca

    Eu só viajo de klm para Europa e dentro dela. A gastronomia me surpreendeu levando em consideração as limitações de voo. O espaço das cadeiras na econômica são pequenos, não achei confortável. Me lembro de servirem tecidos úmidos para limpeza das mãos sempre antes das refeições, o sistema de interação realmente é fantástico. Espero que no meu próximos voo com eles tb me sirvam wafes e licores digestivos

  • Leonardo

    Avaliação bem honesta. KLM é uma ótima companhia.

  • Bruno Bastos

    Peguei o bug da KLM em março/abril de 2015 e foi um voo muito legal. Assaltei a cesta de chocolate do fundo do avião várias vezes.

  • Vivian Corrêa da Silva

    Amo a KLM <3. Já voei 2x e estou voando pela 3 no mês que vem! Tomara que voltem a servir o sorvete Häagen Dazs 🙂

  • Silvio Carneiro

    Excelente relato. Adoro viajar pela KLM. Executiva ou econômica. Nunca deixa a desejar.

  • George

    A primeira vez que fui para a Europa foi de KLM. Na época – 2006 – eu gostei bastante. Esse ano fui repetir, mas em executiva e saindo e voltando pelo Rio de Janeiro.
    O vôo da ida deu problema quando estávamos em Fortaleza. Voltamos para o Rio e tivemos que esperar o outro dia para resolver nossa situação. Resultado: para não perder o compromisso tive que ir de TAP.
    Na volta… tripulação bem preguiçosa. Meio que diluiu toda a áurea que eu tinha pela companhia. Percebi que é igual a qualquer outra companhia.

  • Sueli Guilherme

    KLM deveria estar na promoção dos 9 anos!

  • Leonardo F J

    Excelente review!!! Rico em detalhes e fotos. Obrigado por compartilhar!

  • ralph sudahia

    OLA SIM TEM ALGUNS FILMES COM LEGENDAS EM PORTUGUES VOOS DO BRASIL PARA HOLANDA SEMPRE VIAJO A HOLANDA E A KLM É A MELHOR COMPANHIA QUE VIAJEI BOA VIAGEM

  • A Holanda e os holandeses são demais.

  • Tito Bosco

    Eu sempre almejo voar para Europa pela KLM/Air France. Seria bom se eles colocassem pra sair de GRU o B789 também tal como faz com o Galeão.
    Pela simpatia e bom atendimento das comissárias, deve ter sido uma viagem muito agradavel apesar do atraso e de possiveis turbulências. Falando nisso, houve muitas no caminho?

    • Jackson Alves

      Não teve.

  • Moises Barbosa

    Fui para Rotterdam pela KLM e foi tudo isso que ele falou . , Realmente essa empresa é nota dez,e,fui pela econômica .

  • Matheus Vinicius Fernandes

    Bug da KLM volte por favor ! Melhor voo da vida! Hahahaha

  • César Novaes

    Ótimo Review, parabéns, viajei pela Swiss, e pelo que percebi a KLM parece ser melhor!! Talvez seja minha opção numa próxima viagem!

  • Henrique Cardozo

    Vou contar que eu fico na fila de embarque sim. Pois uma vez, acho que fui o último a embarcar, vôo lotado, minha bagagem de mão, uma mochila preta normal de 30 litros, relativamente cheia, computador e outras coisas de algum valor. Como o vôo estava lotado, minha mochila não ficou no bagageiro em cima do meu assento, pois já estava lotado, por ordem da tripulação coloquei mais a frente, próximo às primeiras fileiras. Após o pouso fui procurar minha mochila, e cadê? Não estava mais lá, alguém tinha saído com ela, foi uma correria, falei com muita gente e a alma que tinha pego por engano, teve a boa fé de devolver no balcão da companhia.
    Agora fico na fila sim, pra ter certeza que minha mochila fique próxima, e eu não tire os olhos dela.