Avaliação da Egypt Air

Redação 24 · julho · 2017
Econômica
CAI - LXR
MS 359
Embraer 170
Junho/2017

Embarque

Previsto: 16:00h
Efetivo: 16:00h

Partida

Previsto: 16:40h
Efetivo: 16:40h

Chegada

Previsto: 17:50h
Efetivo: 17:40h

A Egypt Air é a principal companhia aérea do Egito e uma das mais antigas do mundo. Fundada em 1932, conta com uma frota de 46 aeronaves e possui sua base no aeroporto do Cairo, voando para mais de 75 destinos no Oriente Médio, Europa, África, Ásia e Américas. Desde 2007 é membro da Star Alliance. O relato de hoje foi enviado pelo leitor Marlon Oliveira, que voou – e aprovou – o serviço da companhia egípcia.

Hoje vou falar um pouco sobre a minha experiência voando Egypt Air, a companhia aérea oficial do Egito. A compra do bilhete foi realizada pelo aplicativo do celular, eu emiti pelo Egito mesmo, pois me pareceu mais vantajoso pagar em libras egípcias com cartão internacional.

O voo foi de Cairo para Luxor, que durou cerca de 50 minutos. O aeroporto de Cairo é relativamente grande e moderno. Eu embarquei no terminal 3, onde aparentemente estão as companhias aéreas da Star Alliance. O aeroporto de Cairo fica em torno de 20 km do centro da cidade e o jeito atual mais fácil é usando Uber. Do centro até o aeroporto me custou em torno de 12 reais. Se você não usa Uber pode negociar com um taxista.

Check-in

8,5

Diferentemente de outros aeroportos ao redor do mundo, no Cairo você só pode entrar no aeroporto se tiver um voo. Na porta um oficial já pede teu passaporte e teu bilhete. Então, você passa pela primeira segurança para poder acessar os balcões de check-in.

A área de check-in é organizada e bem sinalizada. Feito o check-in você passa pelo controle de passaportes se o voo for internacional, ou vai direto para o portão em caso de voo doméstico. Antes de acessar o portão de embarque você passa por uma segunda segurança. Em ambas seguranças você precisa tirar qualquer tipo de calçado, e passá-los no raio-x, tal qual nos EUA.

Eu havia feito check-in online e adicionado o cartão de embarque no wallet do meu celular, porém aparentemente isso não é utilizado no Egito, sendo que imprimiram meu cartão de embarque antes da segunda checagem de segurança. Também não vi nenhum autoatendimento ou auto-despacho de bagagem. Tudo parece funcionar de forma tradicional. Todos os passageiros da EgyptAir tem direito ao menos 1 mala despachada de até 23kg e uma mala de mão de até 8 kg.

Entre a área do check-in e o embarque há alguns restaurantes, cafeterias a alguns free shops, nada de exuberante e extraordinário. Porém, depois da segunda checagem de segurança, você só tem acesso a sala de embarque.

Cabine

8,5

O embarque foi feito no pátio, sem uso de fingers, mas tudo correu bem, sem atrasos.

O avião era um Embraer 170, com a configuração 2-2.

A aeronave não era muito nova, mas estava limpa e conservada.

Os assentos também eram bem confortáveis.

Entretenimento

5,0

Não havia qualquer forma de entretenimento, telas, ou internet a bordo.

O entretenimento ficou por conta de uma revista em inglês e árabe.

Serviço de bordo

7,0

O serviço de bordo era gratuito porém havia somente bebidas. Água, suco, refrigerante, café ou chá.

Acabei não perguntando se havia bebida alcoólica, mas penso que não, pela cultura do país e pela duração do voo.

Comissários e equipe de solo

9,0

As comissárias estavam bem vestidas e alinhadas, falavam árabe e inglês. Foram simpáticas e dispostas. O comandante também fez anúncios em árabe e inglês.

O que me chamou a atenção foram as pessoas pegando travesseiros e mantas, que estavam no compartimento superior, para um voo de menos de uma hora.

Programa de fidelidade

7,0

Não avaliado pelo leitor.

Nota do editor: A empresa possui o programa EGYPTAIR Plus, mas também é possível pontuar nos demais programas das companhias parceiras associadas à Star Alliance.

Nota final

7,5

Pousamos no horário esperado no aeroporto de Luxor, um pequeno e charmoso aeroporto, há apenas 3 km do centro da cidade. O meu hostel oferecia transfer gratuito, portanto havia um motorista me esperando. Se você não tiver transfer e devido aos bons preços do Egito acredito que o melhor seja negociar um táxi, algo em torno de 5 reais.

Em geral a experiência de voar com a Egypt Air for muito boa. Voltarei a voar com eles novamente, sem problema algum. Portanto se você está planejando visitar o Egito não hesite em voar com a Egypt Air.

Agradecemos ao Marlon pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Peça as instruções, capriche no texto e nas fotos e mande para a gente: avaliacao@melhoresdestinos.com.br

  • Marcos

    Voo de 50 minutos e serviço de bordo gratuito: água, suco, refrigerante, café ou chá. Bem diferente das nossas aéreas.

    • Avianca te dá lanche e refrigerante. Não vi nada de diferente.

      • Dannilo Martinz

        avianca e azul

        • Avianca dá lanche. Azul dá aqueles tenebrosos snacks. Não sei qual a graça o pessoal vê naqueles snacks.

          • Fabio

            Eu vejo

    • Fabio

      Azul e Avianca fazem melhor que isso

  • Maurício Martins

    Quanto custou a passagem? E foi adquirida com quanto tempo de antecedência?

    • Marlon Oliveira

      Olá Maurício, como falei no post eu emiti em libras egípcias, custou 729 libras, em torno de 130 reais, com uns 3 meses de antecedência.

      • Maurício Martins

        Valeu…