Avaliação da Avianca Brasil

Thayana Alvarenga 10 · março · 2017
Econômica
GRU - IGU
066184
Airbus A320
06/03/2017

Embarque

Previsto: 11h30h
Efetivo: 11h55h

Partida

Previsto: 12h20h
Efetivo: 12h20h

Chegada

Previsto: 14h10h
Efetivo: 13h48h

A Avianca Brasil chegou a Foz do Iguaçu. A companhia começou hoje uma nova rota com voos diretos ligando São Paulo (Guarulhos) a Foz do Iguaçu, no Paraná. O Melhores Destinos marcou presença e conta como foi o voo inaugural. Confira!

Sobre a Avianca Brasil

A Avianca Brasil opera voos regulares desde 2002. Atualmente atende 22 destinos domésticos e um no exterior, com 230 decolagens diárias. A empresa utiliza 44 aviões de passageiros, todos modelos da Airbus. Oferece entretenimento individual, refeição de bordo gratuita e maior espaço entre poltronas. Como o membro brasileiro da Star Alliance, a Avianca Brasil conecta passageiros a mais de 1.300 aeroportos em todo o mundo, por meio de voos de 27 parceiras internacionais.

Resumo do review

Destaques positivos: Atenção dos comissários

Pontos a melhorar: Falta de Wi-Fi

Check-in

8

O check-in de voos domésticos estava completamente tranquilo e menos de cinco minutos foram suficientes para o despacho da bagagem e impressão do cartão de embarque. O atendente foi completamente solícito quando pedi alteração do meu assento para a janela. Apesar da boa vontade, ele verificou que a aeronave estava cheia e, com isso, não foi possível mudar de lugar. Mas sem problemas. O que vale é a intenção, não é mesmo?!

Em frente a área de check-in, estavam alguns executivos da companhia, inclusive o vice-presidente. Todos eles participaram do voo inaugural.

Raios x

Se no check in quase não havia fila, nos raios-x o cenário mudou bastante. Isso porque foram cerca de 20 minutos de fila para finalmente conseguir inspecionar a bagagem de mão. Após a espera, quando chegou na minha vez, tudo aconteceu rapidamente. Bandeja, notebook para fora, e pronto.

Embarque

O embarque foi realizado com alguns minutos de atraso, porém nada que atrapalhasse o horário marcado para a decolagem. No local, havia muita gente aguardando pelo embarque, principalmente estrangeiros com seus passaportes em mãos. Após a liberação, clientes preferenciais e das categorias especiais do Programa AviancaAmigo embarcaram primeiro. Na sequência, os demais passageiros e tudo seguiu normalmente.

Cabine

9

A configuração da cabine do Airbus A320 da Avianca é no formato 3 x 3. O acabamento das poltronas é em couro e extremamente confortável. Além disso, o espaço entre as poltronas é grande, o que melhora bastante a experiência do voo. A reclinação também é muito boa. Dá para descansar bem.

Nos primeiros minutos após a decolagem, Tarcísio Gargioni, vice-presidente da Avianca Brasil, fez um breve discurso sobre a satisfação por finalmente ver a rota em operação, além de a intenção em continuar oferecendo um bom serviço aos clientes. Na sequência, todos os passageiros aplaudiram.

Entretenimento

8

A Avianca Brasil possui um sistema de entretenimento com tela individual sensível ao toque, em que é possível assistir a séries, documentários e jogos – mas não havia nenhum filme disponível. Por outro lado, havia um menu especial pra crianças, com jogos e séries.

Alguns passageiros, incluindo eu, não receberam fones de ouvido para aproveitar o entretenimento de bordo, porém uma comissária gentilmente providenciou para as pessoas que ficaram sem. Apesar disto, eu não dei muita sorte, pois o meu estava premiado com um dos lados sem funcionar, haha.

O sistema conta também com mapa do voo, em que é possível acompanhar em tempo real onde a aeronave se encontra. Tem também entrada USB, que pode ajudar quem precisa carregar a bateria do celular.

Entre as séries, fiz alguns testes e percebi que só dava para assistir dublado ou no idioma original, porém sem legenda. Poderiam providenciar legendas para quem gosta de assistir com áudio original ou para quem não entende bem inglês.

Internet Wi-Fi

Apesar de a companhia oferecer internet Wi-Fi em alguns voos, a aeronave em questão não era equipada com este serviço.

Serviço de bordo

8

Almoço

Cerca de 30 minutos após o pouso, foi anunciado que o almoço seria servido. Havia uma única opção: nhoque ao molho de quatro queijos, um bolinho de goiaba como sobremesa, além das tradicionais bebidas, como refrigerantes, sucos e água. Por se tratar de um voo inaugural, ofereceram também uma espumante.

Achei curioso apenas uma opção no serviço de bordo, afinal, quem não pode comer massas ou tem alguma intolerância à lactose não pode escolher outro prato. As bebidas vieram cerca de 20 minutos após a comida, praticamente quando muita gente já estava acabando a refeição. Dava para escolher quantas o passageiro quisesse. Optei por refrigerante e a espumante, que estava bem leve.

Um ponto que poderia melhorar é o fato de a embalagem do nhoque ter deixado papel grudado na comida. É possível perceber isso assim que a caixinha é aberta. Além disso, demoraram muito para recolher as bandejas. O piloto anunciou que estávamos iniciando a descida, porém as bandejas ainda continuavam conosco.

Comissários e equipe de solo

9

Os comissários fizeram do voo um ambiente super agradável. Todos muito gentis, solícitos e sorridentes. Não somente a equipe de bordo, como também os demais funcionários da companhia foram muito cordiais o tempo inteiro, desde o check-in até a hora de descer da aeronave. Sorrisos fazem toda a diferença.

Observei que havia uma senhora no voo com algumas dificuldades, porém tudo foi prontamente resolvido por uma das comissárias. Muito bacana!

Programa de fidelidade

8

O programa de fidelidade da Avianca é o Amigo. É possível acumular entre 500 e 1.500 pontos por voo doméstico, dependendo do tipo de tarifa adquirido. E os resgates de passagens nacionais estão disponíveis a partir de 4 mil pontos. Além disso, o programa tem parceria com as 27 empresas aéreas membro da Star Alliance.

O programa funciona bem para os destinos nacionais operados pela Avianca, mas fica devendo um pouco nos resgates internacionais, pois cobra taxa de combustível para emissões de passagens e não tem um sistema onde é possível consultar a disponibilidade de passagens internacionais (apenas voos da própria Avianca Brasil).

 

Nota final

8,3

Saímos da cidade de Guarulhos com o céu nublado e uma leve garoa, porém um lindo sol nos recebeu no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Pousamos quase 25 minutos antes do previsto, com os tradicionais jatos de água sobre a aeronave. Como o dia estava muito bonito, e o céu completamente azul, tudo naturalmente acabou colaborando. Os passageiros aplaudiram bastante.

Ao acessar a parte interna do aeroporto, havia um coquetel com sucos, água e espumantes à disposição. Em outra mesa, no mesmo ambiente, estavam oferecendo frutas e mais alguns aperitivos. Todos os passageiros confraternizaram juntos enquanto esperavam suas bagagens chegarem na esteira.

Em geral, a experiência de voar com a Avianca Brasil com destino a Foz do Iguaçu foi bastante positiva. Mesmo com o voo completamente cheio, não houve nenhum problema. Muito bom!

E você, o que achou? Vai voar com a companhia para passear nas Cataratas? Ficou com alguma dúvida? Comente e participe!

  • Matheus

    Avianca, hoje a melhor cia aérea doméstica no Brasil… imbatível em todos os quesitos: conforto, serviço de bordo, atendimento, tripulação… exceto em preços e aeronaves, aí é superada pela GOL com os seus Boeings <3. Acredito, inclusive, que vai ser a única cia aérea a manter a franquia de bagagem de 23kg sem cobrança extra, como faz a JetBlue nos EUA, aguardemos.

    • Falta aumentar a quantidade de destinos e ter uns horários melhores!

    • Fabio

      Eu gosto dos Airbus.