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Como é voar com a Asiana Airlines

Como é voar com a Asiana Airlines

ICN Seul
NRT Tokyo
OZ102
Avião Airbus A380-800
Classe Econômica
Poltrona
Data Novembro/2017
Partida 9:00
Chegada 11:20
Duração
Por Manuel Victor Almeida
Leitor do Melhores Destinos
23/01/2018 às 12:05

A Asiana Airlines é uma das maiores companhias da Coreia do Sul e principal concorrente da Korean Air. Membro da Star Alliance, a Asiana voa para mais de 90 destinos, com uma frota de 82 aeronaves – dentre elas, o gigante Airbus A380-800. Nosso leitor Manuel Victor Almeida teve a oportunidade de voar com a empresa, confira o relato que ele fez para o MD:


Tudo teve início com a promoção anunciada no Melhores Destinos da Qatar Airways para Seul (Florianópolis X Seul). Com o preço muito tentador e a minha disponibilidade para o período da promoção, comprei sem pensar. E, somado a essa decisão, incluí o Japão no roteiro.

Busquei informações acerca das empresas aéreas que operam no trecho Seul-Tóquio e, depois pesquisar um pouco, li que a Asiana ganhou o prêmio de terceiro lugar como melhor classe econômica do Skytrax 2017 e, optei por voar com ela. Como não havia avalição da empresa no site, decidi registrar um pouco da viagem e dividir com os leitores a experiência de voar com a Asiana.

Realizei a compra de ida e volta, em classe econômica, através do site da empresa Asiana. No site, o idioma principal é o coreano, mas é facilmente possível alterar para: japonês, chinês, inglês, francês ou alemão. Infelizmente, não há opção português. Para quem lê em inglês, mesmo que básico, o site é objetivo e organizado. O preço não era o mais barato, comparado com empresas como a Peach e JejuAir, mas optei pela empresa por suas avaliações positivas. O preço final é dado em Won Sul-Coreano (KRW), cobrado no cartão de crédito em dólar e não é possível parcelar

Check-in

Os aeroportos Incheon (Coreia do Sul) e Narita (Japão) estão localizados na região metropolitana das cidades e são distantes. Por isso, é necessário sair com bastante antecedência para evitar problemas.

Na ida para Tóquio, cheguei com aproximadamente 3 horas de antecedência. O voo estava marcado para as 9 horas e previsão de chegada as 11:20. Na área de check-in da empresa, as filas eram divididas em classes: econômica, executiva, primeira classe e apenas despacho de bagagem. Não havia filas para nenhuma delas. Realizei check-in online através do aplicativo de forma simples e rápida. Com o cartão de embarque virtual no celular, me dirigi à fila exclusiva para despacho de bagagem. O atendente foi extremamente gentil, ágil e falava inglês com fluência. Quando viu meu passaporte brasileiro, até arriscou algumas palavras em português.

O aeroporto Incheon é enorme, assim como a área de embarque, motivo que levou a não demorar para passar pelo raio-x e imigração. O embarque estava previsto para as 8:30 e foi iniciado exatamente no horário. De forma organizada começou respeitando as prioridades por lei. Posteriormente, os passageiros de primeira classe, categoria Diamond Plus e Platinum do programa Asiana Club e membros Star Alliance Gold, seguidos dos passageiros de classe executiva.

 

Por último, foi realizado o embarque da classe econômica divido por seção/zona. As 8:55, aproximadamente, o embarque já havia encerrado e já o avião já estava taxiando rumo decolagem.

Na volta para Seul, me programei para chegar cedo também ao aeroporto e 2:30 antes da decolagem eu já estava na área de check-in da empresa. O voo estava marcado para as 13:20 e chegada as 15:55. A organização do check-in era idêntica a anterior e eu utilizei outra vez a fila de despacho de bagagem. Durante o atendimento, tive um pouco de dificuldade de me comunicar em inglês com o atendente, mas foi tudo solucionado com extrema simpatia. O embarque, previsto para as 12:45, iniciou-se no horário e com a mesma ordem de chamada do outro voo. Ouvi uma comissária anunciar o fechamento do embarque as 13:30 e o avião decolou com um pequeno atraso as 13:50.

Cabine

A aeronave utilizada foi um Airbus A380-800. O avião já causa um impacto antes mesmo do embarque com os seus dois andares imponentes. Por dentro, não fica atrás: ele é realmente muito grande.

 

Os comissários eram predominantemente asiáticos (acredito que coreanos e japoneses), falavam inglês bem e foram gentis durante o processo de embarque. Tanto na ida, como na volta, foram prestativos e ajudaram os passageiros com as malas, a encontrar os assentos ou oferecendo água.

Na ida, a meu assento era no primeiro andar do avião (lower deck). Na parte da frente do avião, com uma porta de embarque exclusiva, era possível ver a primeira classe da empresa com o sistema closed suite. Nesse piso, a classe econômica possui uma disposição dos assentos 3-4-3.

O assento da poltrona e o espaço entre elas era realmente superior à de outras empresas, como a Qatar Airways, por exemplo (que eu já considerava bom). Era possível ajustar o encosto da cabeça e reclinar a poltrona de forma confortável. Também havia tomada tipo universal disponível. Na volta, meu assento ficava localizado no segundo andar da aeronave (upper deck).

Nas poltronas localizadas na janela do avião, há um bagageiro lateral individual, com espaço suficiente para um mochila, por exemplo.

 

O finger/ponte de embarque utilizado conecta o passageiro diretamente ao segundo andar da aeronave. Para acessar a classe econômica era preciso atravessar a classe executiva. A econômica nesse andar era diferente: tinha a configuração 2-4-2, o que particularmente acho mais confortável.

Com exceção dos detalhes supracitados, o resto era padrão de uma classe econômica.

Entretenimento

Na entrada da aeronave estavam disponíveis jornais coreanos e japoneses. Sobre as poltronas na classe econômica, haviam travesseiros e fones de ouvido, ambos de boa qualidade.

 

A aeronave dispõe de telas individuais 13,3 polegadas, sistema On Demand touch screen com controle. Entre os idiomas, era possível escolher inglês, coreano, japonês ou chinês. Havia músicas, seriados, jogos e filmes, incluindo lançamentos, alguns até em cartaz nos cinemas brasileiros na época.

Como eram voos curtos, assisti apenas um filme em cada voo, que consumiu basicamente todo o tempo. Além da TV, no bolso da poltrona, havia uma revista da empresa e uma outra de vendas a bordo de produtos Duty Free.

Embora não tenham distribuído kit amenidade, no banheiro, estavam disponíveis pente de cabelo, hidratante de mão, escova e pasta de dente (todos de marca coreana).

 

Serviço de Bordo

Antes do início do serviço de bordo de cada voo, os comissários ofereceram toalhas umedecidas (refreshment towel) para higienizar as mãos.

Na ida, foi servido um cachorro quente, iogurte tipo grego sabor natural e um doce de kiwi amarelo. Tudo muito gostoso. Entre as bebidas oferecidas, era possível escolher entre: sucos (laranja, maça, abacaxi ou tomate), refrigerantes (coca cola, coca cola diet, sprite e um outro que não reconheci), vinho (tinto ou branco), whisky, vodak, gin, chá verde, café e água (com ou sem gás).

 

Na volta, foi servido um frango refogado acompanhado de arroz coreano/bab, fios de ovos, ervilha e cenoura. Havia também na mesma bandeja um waffle, tofu e molho shoyu e pasta de pimenta coreana em sachês. Estava muito bem preparado e sem aquele gosto típico de comida de avião, mas, como não gosto de frango refogado e tofu, não gostei.

 

As refeições eram acompanhadas de talheres de plástico e hachi de madeira, as bebidas em copos de papel biodegradável, exceto os de chá e café, que eram servidos em copos térmicos de isopor. Na área de serviço do avião, havia chocolate kit kat e chips de batata doce a vontade.

Comissários e equipe de solo

Como foi citado algumas vezes, toda a equipe da Asiana, tanto de solo, como nas aeronaves, prestou atendimento educado em todos os procedimentos.

No check-in, embarque e durante o voo, todos os avisos foram feitos primeiro em coreano, seguido de japonês, chinês e, por último, em inglês. Embora eu não tenha solicitado nenhum atendimento em português, acredito que nenhum atendente fale o idioma.

O uniforme utilizado pela empresa tem cor neutra e elegante.

Programa de Fidelidade

A empresa possui um programa de fidelidade chamado Asiana Club e é membro da Star Alliance.

Como não pontuo em nenhum dos dois programas, não sei muito a respeito. A única informação de entendi é que as categorias Diamond Plus e Platinum Asiana Club são as melhores do programa e são compatíveis com a categoria Star Alliance Gold.

Conclusão

Chegada

O pouso no aeroporto de Narita/Tóquio aconteceu as 11:15, cerca de 5 minutos antes do horário previsto. O desembarque foi organizado, sem tumulto e extremamente rápido, o que achei curioso por conta do número de passageiros.

A imigração foi rápida e não havia muita fila. No Japão, brasileiro precisa de visto e, talvez por isso, não foi feita nenhuma pergunta. As bagagens já estavam na esteira indicada quando eu cheguei e não havia sido danificada.

Na volta, o pouso aconteceu às 16:15 no aeroporto Incheon/Seul, com 25 minutos de atraso. O desembarque também aconteceu rápido e sem problemas. A imigração em Seul foi um pouco mais demorada por conta da chegada de muitos voos. As malas também já estavam disponíveis e, desta vez, fora da esteira com uma funcionária aguardando ao lado delas para entrega.

Conclusão

Normalmente, costumo ser criterioso em relação as avaliações, mas, de forma geral, a Asiana não merece nenhuma de crítica para melhorar a sua operação nesse trecho. Certamente, o melhor que a empresa oferece é exatamente o que o cliente precisa: o serviço. Atendimento de aeroporto eficaz e educado; aeronave nova, com assento confortável e espaçoso; tripulação solícita e um ótimo serviço de bordo para um voo curto; e cumprem o horário de pouso e decolagem. Para mim, uma das melhores empresas aéreas que já viajei.


Agradecemos ao Manuel pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Peça as instruções, capriche no texto e nas fotos e mande para a gente: avaliacao@melhoresdestinos.com.br

Nota final.

Asiana Airlines

Seul - Tokyo

Voo OZ102

9,4
Embarque 9
Assento 9
Entretenimento 10
Amenidades 10
Equipe 9
Fidelidade