Avaliação da Air Namibia

Redação 30 · janeiro · 2018
Econômica
WDH - JNB
SW 729
Airbus A319
26/06/2017

Embarque

Previsto: 15:50h
Efetivo: 15:55h

Partida

Previsto: 16:30h
Efetivo: 16:45h

Chegada

Previsto: 19:15h
Efetivo: 19:30h

A Air Namibia é a companhia aérea nacional da Namíbia, país africano que oferece um turismo fácil, seguro, barato e repleto de belas atrações. A empresa possui uma frota de 10 aeronaves, voando para 16 destinos. Nossa leitora Francine Ribeiro aproveitou uma viagem pela África do Sul para inserir o país no roteiro e avaliou os serviços da Air Namibia, confira a avaliação que ela fez para o MD:


Olá! Sou Francine, jornalista, viajante e que adora compartilhar (juntamente com meu marido Ricardo) aventuras e experiências de viagem. Dividimos um pouquinho disso em nosso blog, o UmTour, e nosso instagram @umtour!

O Melhores Destinos já nos ajudou MUITO, em diversas situações (desde promoções de passagens às avaliações de companhias aéreas). E nós também queremos ajudar outros viajantes e leitores. Pensando nisso, compartilhamos um pouco da nossa experiência com a Air Namíbia.

No ano passado, decidimos embarcar em uma aventura pela África do Sul e parte da nossa viagem contemplaria a Namíbia – país que fica próximo a Angola e Botsuana. Fomos para Walvis Bay e em seguida, para Windhoek, a capital do país. De lá, embarcamos para Joanesburgo, ocasião que usamos os serviços da Air Namíbia e que vou relatar em seguida.

Nosso voo saiu do Aeroporto Hosea Kutako, em Windhoek (considerado o QG da companhia) às 16h30, com previsão de chegada para às 19h15. Apesar de nunca termos voado pela companhia até então, estávamos ansiosos, pois nossa experiência anterior (o voo da Cidade do Cabo para Walvis Bay) com a South African Airways não havia sido nada boa.

A Air Namíbia opera em trechos domésticos e internacionais, em países próximos à Namíbia (Angola, Botsuana e África do Sul), Alemanha (sendo que há muitas colônias alemãs no país) e mais recentemente na Nigéria e em Gana.

Compra

Fizemos a compra dos bilhetes pela internet e com antecedência. O site da companhia é semelhante aos das demais empresas aéreas, com campo de pesquisa para destino, horário e data. Usamos o cartão de crédito para efetuar a compra, a preços razoáveis (cerca de R$370 por pessoa) e não enfrentamos nenhum problema com o cancelamento ou atraso do voo.

Check-in

9.5

Chegamos ao Aeroporto Hosea Kutako, em Windhoek, com aproximadamente duas horas de antecedência (o indicado em voos internacionais). Apesar de o trecho ser relativamente curto (se considerarmos uma viagem internacional), os procedimentos de imigração na Namíbia são mais detalhados e, de certa forma, burocráticos. Então preferimos não arriscar.

Conseguimos despachar nossas bagagens com rapidez, não pegamos fila e fomos atendidos com muita educação e receptividade por parte dos funcionários da companhia. Observamos, inclusive, uma passageira com problemas em seu ticket e que foi auxiliada por um dos funcionários. Ponto para a Air Namíbia!

No embarque tivemos um pequeno problema com uma troca de portão, que gerou confusão para alguns passageiros (que perderam lugares na fila e demoraram um pouco mais para entrar). Mas a conferência dos tickets e passaportes foi feita rapidamente e pouco tempo depois, já estávamos acomodados na aeronave. A troca de portão provocou alguns minutos de atraso na decolagem, mas nada que tenha comprometido nossa chegada em Joanesburgo.

Cabine

9,5

Nosso voo foi feito em um Airbus 319 – o mais comum na frota da Air Namíbia. O interior da aeronave estava limpo e organizado e conseguimos acomodar nossas bagagens de mão com muita tranquilidade. O espaço entre as poltronas também nos chamou a atenção – bem maior que o encontrado em voos do mesmo porte.

Foto: Facebook da Air Namibia

O avião não estava lotado, tanto que as poltronas (com a configuração de três em cada lado) não estavam todas ocupadas. A do nosso lado, inclusive, estava vazia.

As luzes ficaram baixas em alguns momentos da viagem – o que facilitava para quem preferia tirar um cochilo. Por se tratar de um voo de três horas, não foram distribuídos travesseiros ou cobertas.

Entretenimento

7,5

Não havia opções de entretenimento, nem fones de ouvido ou demais aplicativos.

Apenas aquelas revistinhas básicas que as companhias aéreas costumam oferecer de cortesia, mas nada além disso.

Serviço de bordo

9

A refeição foi oferecida após uma hora e meia (mais ou menos) que estávamos voando. E foi uma comida bem generosa!

Uma massa, com legumes cozidos e molho, creme de milho, pão e manteiga, além de uma sobremesa. Além, é claro, das bebidas. Água, refrigerante, café e suco eram as opções.

A tripulação foi super rápida na entrega das refeições e no recolhimento das embalagens. Em pouco tempo, todos já haviam comido e a luz baixa da aeronave voltou a ser usada. Deu para descansar mais um pouquinho antes de aterrissarmos.

Ahh, e veio também um lencinho umedecido junto com o guardanapo – provavelmente por causa do clima da região, que é bem seco.

Comissários e equipe de solo

9,5

Como já dito ali em cima, a equipe de comissários e funcionários da Air Namíbia foram muito educados e dispostos a ajudar.

Ágeis no momento de check-in, embarque e também nos serviços de bordo oferecidos.

A tripulação falava inglês e alemão.

Programa de fidelidade

5

Não avaliado pelo leitor.

Nota do Editor: A Air Namibia possui o programa de milhagem Reward$. As milhas acumuladas podem ser trocadas por passagens inteiras ou com desconto, upgrade para as classes premium e executiva, e também para pagar excesso de bagagem.

Nota final

8,3

Chegada

Desembarcamos no Aeroporto Oliver Tambo, em Joanesburgo, que era o destino final da nossa viagem. Assim como o embarque, o desembarque aconteceu de maneira tranquila e rápida. A única etapa mais demorada foi a passagem pela imigração de Joanesburgo – sempre com grandes filas. Passado isso, conseguimos recolher nossas bagagens sem nenhum problema.

Num primeiro momento, por nunca termos voado ou conhecido alguém que tivesse utilizado os serviços, ficamos com um pouco de receio. Mas o que mais nos impressionou foi a agilidade, cordialidade e educação dos funcionários da Air Namíbia. Uma experiência que superou nossas expectativas e nos surpreendeu positivamente. Ao contrário da experiência frustrante que tivemos com a South African Airways (com problemas de atraso, falta de preparo da tripulação e aeronave em péssimas condições). Se soubéssemos, com certeza teríamos optado pela Air Namíbia em todos os trechos internacionais que fizemos em território africano.

Conclusão

Valeu muito a pena voar pela Air Namíbia. Tivemos oportunidade de conhecer uma companhia aérea totalmente diferente das que já tínhamos voado anteriormente. Viajamos com conforto, fomos respeitados como passageiros (o básico que deve acontecer, mas que infelizmente não acontece em muitas companhias…) e não pagamos um absurdo por isso. E claro, agora podemos compartilhar a experiência positiva que tivemos.

Portanto se você for para alguma região que faz parte da rota da Air Namíbia, pode ir sem medo. Esperamos que ela te surpreenda, assim como aconteceu conosco! 🙂


Agradecemos a Francine pelo relato! Quer ver a sua avaliação publicada no Melhores Destinos? Peça as instruções, capriche no texto e nas fotos e mande para a gente: avaliacao@melhoresdestinos.com.br