Avaliação da Aerolíneas Argentinas

Thayana Alvarenga 10 · janeiro · 2018
Econômica
GRU - JUJ
AR1955
Boeing 737-800
06/01/2018

Embarque

Previsto: 06:35h
Efetivo: 07:20h

Partida

Previsto: 07:35h
Efetivo: 07:40h

Chegada

Previsto: 09:50h
Efetivo: 10:30h

A Aerolíneas Argentinas iniciou em janeiro de 2018 voos diretos ligando São Paulo (Guarulhos) e a Província de Jujuy, no Norte da Argentina. É a única empresa a operar esta rota sem conexões. A nova frequência ainda está em fase de testes como voo sazonal, mas pode futuramente se tornar um voo regular. Ao todo, nas próximas semanas, serão 6 voos fretados aos sábados: nos dias 13, 20 e 27 de janeiro, além de 3, 10 e 17 de fevereiro. O Melhores Destinos esteve no voo inaugural e conta, a partir de agora, todos os detalhes sobre esta nova rota. Confira com a gente!

Sobre a Aerolíneas Argentinas

A Aerolíneas Argentinas é a maior companhia aérea da Argentina. Junto com a subsidiária Austral, voa para 36 destinos dentro da Argentina e outros 22 destinos internacionais, a partir dos aeroportos Aeroparque Jorge Newbery e Ezeiza Internacional, em Buenos Aires. O grupo é membro da aliança global SkyTeam, junto com Delta, Air France, KLM, Aeroméxico e outras 15 companhias.

A Aerolíneas possui uma frota de Airbus 330, Airbus 340 e Boeing 737-700 / 800. A Austral opera aeronaves Embraer 190.

Resumo da avaliação

Duração do voo: 2 horas e 50 minutos (Guarulhos/São Paulo – Jujuy)

Destaques positivos: cordialidade dos funcionários

Pontos a melhorar: entretenimento, serviço de bordo e falta de tomadas USB

Check-in

8

Tentei por diversas vezes realizar meu check-in pelo aplicativo para celular da Aerolíneas Argentinas, porém não consegui. Sempre a mesma mensagem de erro. Diante disto, compareci normalmente ao check-in no Terminal 2 de Guarulhos. Os ponteiros do relógio marcavam 5h30 da manhã e não havia quase ninguém na fila para realizar o procedimento. Em menos de 5 minutos minha bagagem já estava etiquetada e meu cartão de embarque em mãos. A atendente gentilmente questionou se eu gostaria de viajar na janela ou corredor. Como sempre, optei pela janela. Tudo dentro dos conformes, então segui para o embarque.

Controle de passaportes e raios-x

A passagem na Polícia Federal foi muito mais rápida do que o esperado. Não havia absolutamente ninguém, então cheguei, encostei meu passaporte no leitor e na sequência já fui liberada para prosseguir para o meu portão de embarque.

Antes disso, na passagem pelos raios-x, tudo também ocorreu com bastante agilidade. Em poucos segundos minha bagagem de mão já estava na bandeja, enquanto eu passava pelo detector. Nenhum problema e seguimos.

Embarque

O embarque estava marcado para iniciar às 6h35, porém a entrada na aeronave só foi liberada às 7h20. Apesar dos minutos de atraso, tudo foi organizado e realizado sem nenhum problema. Em poucos minutos os passageiros já estavam alocados dentro do avião em seus assentos aguardando a decolagem.

Cabine

8

Na Classe Econômica, a cabine do Boeing 737-800 segue a conhecida configuração 3 x 3. Não é muito interessante para quem viaja em casal, já que fica faltando um pouco de privacidade – considerando que uma terceira pessoa sentará junto com vocês. As poltronas reclinam um pouco, porém o espaço é um pouco apertado para descansar.

Os assentos são todos em couro e toda a cabine estava bastante limpa e organizada, com aspecto de novo. Há 162 assentos na classe econômica e 8 na Club Economy, uma classe econômica premium, com apenas 4 assentos por fileira.

Entretenimento

7

A aeronave não tinha monitores individuais de entretenimento. Por outro lado, é possível conectar seu dispositivo móvel à rede da companhia, que aparece com o nome “Experiência AR”. Ao conectar, seu navegador abrirá para que você escolha entre os três idiomas disponíveis: português, inglês e espanhol. No portal é possível navegar entre musicas e vídeos de seu interesse.

A Aerolíneas disponibiliza, também, a sua revista de bordo chamada “Alta”. Nela constam curiosidades sobre destinos argentinos, além de outras informações relacionadas a viagens. Nas imagens abaixo você confere a capa da edição atual, além de um explicativo de como utilizar o serviço de entretenimento.

Serviço de bordo

6

Cerca de 30 minutos após a decolagem, foi iniciado o serviço de bordo com uma variedade de bebidas a serem escolhidas, entre elas refrigerante, chá, suco, água e café. Para comer, foi oferecido um pedaço de bolo de limão na famosa caixinha da companhia aérea, junto com uma barrinha de cereais. Uma balinha também acompanhava. Um ponto positivo que merece destaque é que os comissários passaram mais de uma vez oferecendo bebidas aos passageiros.

Comissários e equipe de solo

9

Toda a equipe da Aerolíneas foi extremamente gentil, desde o check-in ao desembarque. Os comissários pareciam entender inglês e, claro, espanhol. Não escutei nenhum deles falando português fluente com os passageiros, porém se esforçavam “arranhando” algumas palavrinhas de nosso idioma.

Programa de fidelidade

8

O programa de fidelidade da companhia é o Aerolíneas Plus. Para brasileiros e quem não viaja com frequência com a empresa, não faz muito sentido utilizá-lo.

A Aerolíneas também tem parceria com a Smiles. O acúmulo é em função da quantidade de milhas voadas. Os trechos e as milhas acumuladas nos voos contam para qualificação de categoria. Veja as regras de acúmulo das tarifas da Aerolíneas na Smiles.

Outra opção é acumular em um dos programas das companhias aéreas membro da Skyteam , como Delta, Air France e KLM, entre outras.

Nota final

7,6

Como o aeroporto é relativamente pequeno, ele conta apenas com dois guichês de atendimento de imigração, o que atrasou a saída. Foram cerca de uma hora de espera para que todos passassem pelo controle de passaportes, dividindo os passageiros e tripulantes numa fila interminável. Desta vez o voo não estava lotado, mas ainda assim demorou bastante. Agora vamos imaginar no caso de um voo lotado: todos os 162 passageiros tentando desembarcar de uma vez. Realmente complicado e um ponto que merece atenção.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em geral, tirando as três turbulências que passamos, todo o voo foi bastante tranquilo. Pousamos um pouco depois do previsto no Aeroporto Internacional Gobernador Horacio Guzmán, em Jujuy, no Norte da Argentina. O clima, como já era de se esperar, estava seco e bastante quente.

Ficou interessado no destino? Leia nosso post sobre as belezas naturais de Jujuy!

Confira algumas imagens: