Como é voar na Wizz Air

Denis Carvalho 11 · dezembro · 2012

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

As companhias aéreas de baixo custo e baixa tarifa (low cost, low fare) há um bom tempo vem dominando os voos e curta e  média distância ao redor do mundo. Na Europa essa tendência é sentida de uma forma especial, com diversas companhias como Ryanair e Easyjet disputando a preferência dos passageiros com tarifas excelentes e várias promoções. Mas nem só delas vive a aviação low cost europeia e hoje trazemos mais uma opção para sua próxima viagem à Europa: a simpática companhia húngara Wizz Air. Nosso leitor Michel Silva voos de Londres a Praga com a companhia e nos mostra os prós e contras de seus serviços, sem muitas regalias, como convém a uma legítima empresa de baixo custo. Acompanhe: 

Introdução

                A Wizz Air é uma companhia aérea húngara low cost fundada em 2004 que possui mais de 250 rotas entre diversas cidades e países da Europa. Possui 39 aeronaves do modelo Airbus 320 e tem como concorrente outras companhias low cost como a Ryanair e a Easyjet. Como no caso de Londres e em outras grandes cidades europeias, ela utiliza aeroportos secundários a fim de reduzir custos. O foco da companhia está em voos na região do leste europeu. Optei por essa empresa por apresentar a tarifa mais baixa no trecho que eu desejava viajar.

Voos:

Londres (Luton Airport) – Praga – Voo W6 2610 – 24/11/12

Praga – Londres (Luton Airport) – Voo W6 2609 – 27/11/12

Compra

                A compra foi efetuada no site da Wizz Air. Você pode optar por navegar no site em diversas línguas, principalmente em línguas do leste europeu. Escolhi o inglês e não tive qualquer problema para navegar no site, ele é bem claro e objetivo. Assim como em outras companhias low cost no momento da compra o site sempre sugere outros serviços como bagagem extra, marcação de poltrona ou embarque prioritário, porém não utilizei nenhum serviço adicional.

Check-in

                O cartão de embarque tem que ser impresso pelo cliente, caso contrário o passageiro terá que pagar uma taxa no aeroporto pelo cartão de embarque. O processo novamente é bem simples e eficiente no site.  Cada passageiro só tem direito a uma bagagem de mão. Qualquer bagagem despachada é paga, o passageiro pode optar por pagar ainda no momento da compra da passagem ou no aeroporto.

Embarque

Meu voo de ida teve um atraso de 2 horas e meia que só fui informado ao tentar entrar na sala de embarque, no aeroporto Luton, em Londres. Em nenhum momento a informação de que o voo estava atrasado apareceu nos televisores do terminal, não sei se isso é uma responsabilidade de companhia aérea ou da administração do aeroporto.

Já no voo fomos informados pelo comandante que o atraso ocorreu devido ao mal tempo ainda durante a manhã, o que ocasionou atrasos em todos os voos restantes do dia. ( Meu voo estava marcado para as 21h05). O voo da volta saiu no horário marcado. Em ambos os embarques foram feitos rapidamente após a presença da aeronave.
Avião

O A320 utilizava uma configuração com duas fileiras de três poltronas (3×3) e aparentava estar novo. Porém, eu achei um pouco apertado o espaço entre as poltronas. A título de comparação, achei mais apertado do que as outras empresas low cost na qual viajei (Ryanair ou na Easyjet). Além disso, as poltronas não eram reclináveis.

Havia uma revista de bordo toda em inglês que incluía algumas reportagens interessantes além dos preços dos serviços de bordo.

Serviço

Todos os comissários falavam em inglês e mostraram ser bastante atenciosos. Os avisos do comandante eram passados em inglês assim como o dos comissários, que também falavam em uma outra língua que não consegui reconhecer. O serviço de bordo era totalmente pago e incluía sanduíches, chocolates, biscoitos e bebidas. Comparando com outras empresas low cost europeias eu não achei os preços tão caros.

Conclusão

Apesar de um atraso no voo de ida e de um pouco de desconforto, eu recomendo a Wizz Air principalmente para aqueles que desejam conhecer o Leste Europeu. A quantidade de cidades atendidas pela empresa nessa região é vasta e além disso se você procurar com antecedência sua passagem  pode achar preços muito bons.

Agradecemos ao Michel por esta ótima avaliação, que certamente ajudará muitos leitores que poderão optar pela Wizz em suas viagens pela Europa. E você? Já voou pela companhia? Deixe suas impressões nos comentários!  Se você fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post.

Não esqueça de dar uma passadinha no nosso Guia de Companhias Aéreas, onde você pode avaliar as empresas e ler as opiniões dos demais leitores.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe