Como é o serviço de venda de lanches da GOL

Denis Carvalho 25/05/2012 às 11:04h 169

2012 tem sido um ano bastante turbulento para a GOL e uma dessas polêmicas foi o fim dos snacks e bebidas gratuitos em grande parte de sua malha viária. Após negar a mudança, a  companhia se viu obrigada a voltar atrás e reconhecer que nos voos em que há a venda de lanche ela seria a única opção de alimentação. Passado o  mal estar gerado pela notícia, muitos passageiros estão se habituando ao chamado BOB (buy on board) – jargão do mundo aéreo para a venda de lanches (e outras coisas) durante o voo e não são poucos os que acham a medida positiva, desde que leve a uma redução no valor das tarifas. Nosso leitor Alexandre Brasil Lopes testou a venda de lanches da GOL e escreveu esta avaliação, que certamente será útil para tirar a dúvida dos demais leitores. Vejam só:

Estive semana passada fazendo o trecho Guarulhos – Belém pela GOL. A compra das passagens foi tranquila pelo site e com preços muito bons, pois um casal custou por volta de R$ 620 ida e volta com as taxas. Vou relatar o voo de volta entre São Paulo (GRU) e Belém e a venda dos lanches.

Embarque

O check-in foi tranquilo, mas mesmo o voo estando relativamente vazio, a atendente não deixou passar um quilo sequer a mais e nos cobrou excesso de bagagem, custando R$ 7,89 cada quilo extra. De posse dos cartões entramos para a sala de embarque, que em Guarulhos estão superlotadas e com o som dos alto-falantes alto demais, chega a ser irritante. No cartão constava portão 15. Próximo ao embarque, fomos reposicionados para o portão 23 e por fim para o 17-C, que indica posição remota. Então vamos de ônibus ate a aeronave um 737-800 com razoável tempo de uso. Como o voo não estava tão lotado, ficamos nas cadeiras do fundo com bastante espaço entre um e outro passageiro. O avião partiu com 20 minutos de atraso, mais que foram compensados durante a viagem.

Serviço de bordo

20 minutos após a decolagem nos foi informado via sistema de som sobre a venda de sanduíches, sucos, cafés, chocolates e de mais alimentos, que os senhores verão nas fotos. Primeiro é passado o cardápio com os “combos” e preços unitários dos produtos. Eu sou totalmente a favor desse sistema. Logo em seguida surgem três comissários(as) de bordo com o carrinho e o máquina que imprime o pedido.

Começam pela fileira 01 e vai assim por diante. É aí que começa o problema de demora excessiva para que quem está sentado da poltrona 15 para trás, seja atendido. Apenas é aceito dinheiro vivo e de preferência trocado. Bom, imaginem servir os pedidos de cada um das primeiras fileiras tendo que dar troco e imprimir o recibo e servir, refrigerante, café, chocolate quente e tudo mais.

Lanche

Eu estava na poltrona 27 e só fui atendido depois de 02h15 minutos, faltando menos de uma hora para chegarmos ate Belém! Pedi um lanche e um refrigerante que custaram R$ 17.  O sanduíche é muito gostoso e os comissários atenciosos, porém a demora é inaceitável. Quem sabe dois ou ate três carrinho individuais não dariam mais dinâmica no atendimento?

O voo chegou no horário previsto com pouso suave apesar da intensa chuva que caia sobre Belém. As malas também rapidamente foram postadas nas esteiras sem nenhum problema.

No final eu dou nota 8 para a cortesia dos comissários de bordo mas apenas nota 5 para o sistema de venda de lanches a bordo da GOL, pela demora excessiva.

Agradecemos ao Alexandre pela avaliação do sistema que certamente será útil para os leitores. E você? Já testou o sistema de vendas da GOL? Deixe sua opinião nos comentários abaixo! Se quiser fazer a avaliação de alguma companhia aérea que ainda não esteja no Melhores Destinos entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br

 

  • Eduardo

    Para voo internacional ( Uruguai/Argentina…) é feito o mesmo serviço de BOB?

    • Diogo

      Em fevereiro fiz POA – COR (Argentina) e foi oferecido um sanduba de peito de peru com refrigerante ou suco, não havia a opção do serviço BOB.

  • Fefê

    No feriado de 1 de maio, fiz o trecho Congonhas-Confins e não houve o serviço BOB.

    • DanielSR

      Se não me engano só fazem esse serviço para vôos com duração maior do que 1:20 ou 1:30, se não me engano…

  • http://rodrigocarvalho.blog.br Rodrigo Carvalho Sil

    Eu daria nota 2 pela demora e pelos preços abusivos. Afinal, se eles são uma companhia aérea, deveriam lucrar com viagens aéreas ou com lachinhos?

  • RABUGENTO

    Não tenho viajado GOL mas na próxima levarei meu "sanduba" de calabresa com queijo ou de pernil. Gosto também de sanduíches de rosbife bem temperados.

    Perfumarei a aeronave.

    • William Boscardini

      Imagina abrir um sanduba do Subway no meio do avião? Hahaha, a inveja será geral!

  • DanielSR

    Nos vôos com 737-700 eu tinha entendido que a presença de apenas um carrinho era devido ao corte dos comissários para apenas 3 por vôo, mas outro dia viajei de 737-800 e se não me engano tinham 4 comissários mas mesmo assim só tinha um carrinho. Eu costumo viajar Brasília – SP e vejo que a adesão aos lanchinhos tem aumentado mas ainda não é muito grande, fazendo com que o carrinho passe rapidamente por todos os passageiros. Talvez por ser um vôo mais curto as pessoas não se importem em não pedir nada, já um vôo mais longo, como esse de SP para Belém a adesão seja maior e consequentemente demore mais para o carrinho percorrer todo o avião. Mas aí eu pergunto: a não ser que você esteja morrendo de fome, por que a pressa em comer logo?

  • Lenir

    Eu já usei esse serviço da Gol uma única vez e realmente a demora na venda tira qualquer apetite. Afinal, os comissários não são vendedores, acho que falta treinamento e troco ou aceitar cartão, pois ninguém mais anda com dinheiro trocado. Hoje prefiro fazer meu lanche no aeroporto antes do embarque que o atendimento é mais rápido e aceitam cartões.

    • DanielSR

      Nunca tem troco, aí eles ficam forçando você a comprar mais alguma coisa para completar o valor (normalmente as pessoas pedem o "COMBO DUO" e querem pagar com uma nota de R$20, mas como nunca há troco, eles sempre empurram o "COMBO TRIO"). Se eles obrigam a pessoa a pagar com dinheiro, que tenham troco para dar pelo menos.

  • Bruno Avila

    17 Reais por um Misto Quente e um refrigerante? Meio caro não? Melhor comprar um pacote de pão de forma, colocar uma fatia de queijo e presunto, embrulhar num papel aluminio e comprar um refrigerante pra levar numa garrafa termica, não gastaria mais que R$ 3 o lanche, ao invés de 17.

  • Daniel

    Essa cobrança de lanches tem sido feita em trechos menores, como Rio x São Paulo, Rio x Curitiba e Rio x Florianópolis?

  • Aglailton

    O pior é que eles nunca tem troco! Sempre pedem dinheiro trocado, ou seja, por mais que tenha dinheiro talvez você não consiga comer!

  • http://twitter.com/medeiross Renato Medeiros (@me

    Poxaaa, agora que lí o relato, lembrei da minha experiência com a Gol, também nesse sentido.

    Fiz CGH – SSA faz duas semanas. Tive sorte, porque não gosto de sentar muito atrás da aeronave, então fui atendido rapidamente.

    Escolhi pelo combo TRIO de 20 reais, com o sanduíche Sugestão do Chefe.

    Realmente o lanche é muito gostoso. Eu gostei do sistema, porém tive sorte, estava com meu dinheiro no bolso.

    Mas acho que eles deveriam avisar ANTES aos passageiros sobre isso, visto que algumas pessoas não vão viajar preparadas e acabam ficando sem comer, por falta desta informação!

  • Tharcísyo

    Concordo com a opinião do Alexandre. É muito mais interessante que as companhia reduzam os preços das passagens e passem a cobrar pelo serviço de lanche. Porém, como bem mencionado no texto acima, o sistema de atendimento é muito lento. Se eles conseguirem agilizar esse atendimento tudo se resolve.

  • Bruna Andrade

    É… eu viajo quase todo mês do Rio/Recife/Rio pela Gol e sempre existe apenas um carrinho para o serviço de bordo que é iniciado sempre pela frente. Quem senta no fundo da aeronave corre o risco de ficar sem lanche, pois o procedimento de pedir, pagar e servir é muito lento.

  • Mauro

    Dois comentários:

    1º – "O check-in foi tranquilo, mais mesmo o voo estando relativamente vazio…"

    "mais" – Advérbio de intensidade ou quantidade

    "mas" atua como uma conjunção coordenada adversativa, devendo ser utilizada em situações que indicam oposição, sentido contrário.

    2° – Como que uma empresa Low cost cobra 5 reais em uma bebida e 12 reais em um lanche? A pessoa com menor condições financeiras voa por uma tarifa mais em conta porém passa vontade vendo os outros comendo.

  • Lucas Evangelista

    No trecho FOR-GRU que fiz no início do mês, o atendimento foi sensivelmente mais rápido (talvez por um baixo volume de pedidos) e eram aceitos cartões. Na volta, já demorou um pouco mais e só aceitava-se dinheiro, de preferência trocado. Não pude avaliar o impacto da redução do valor das passagens com a introdução do sistema pois comprei por um preço promocional (501 reais ida e volta com taxas).

    • Lucas Evangelista

      A propósito, o sanduíche veio frio. ;(

  • Daniel Matos

    Acho justo e nenhum absurdo. Se as companhias colocassem um bar propriamente dito dentro das aeronaves, ninguém acharia estranho. Isso acontece mesmo. Ninguém é obrigado a comer o que é servido e nao vejo nenhum absurdo a companhia cobrar por uma variedade de coisas pra comer e beber.

    Em trens da Europa tem bar em um dos vagões. Inclusive tem trens que o vagão é um restaurante. Fica bacana e vc precisa pagar por tudo que quiser consumir.

    E se isso baratear a tarifa do voo, melhor ainda.

    • Daniel Matos

      Alem do mais, poderia reduzir bastante o tumulto q causa e a lerdeza no atendimento qdo começam a passar os carrinhos de comida. hehehe

      Os comissários só atendem sob demanda. O voo vai ficar bem mais tranquilo e vc vai comer a hora que tiver vontade, nao na hora que eles passarem com o carrinho.

  • Fernando Costa

    Bom dia MD e leitores, fiz um vôo SLZxCNF (conexão em Fortaleza, escalas em Recife e Salvador) no fim de abril e peguei 02 desses trechos com sistema BOB (SLZxFOR e SSAxCNF) e 2 com os snacks e bebidas sendo servidos gratuitamente (FORxREC e RECxSSA).

    No trecho SLZxFOR o serviço de venda como citado pelo ALexandre, também ocorreu com somente 1 carrinho, oq devido a curta duração do vôo mal permitiu q todos os passageiros fossem atendidos…Foi tão ruim o serviço, q um passageiro na minha frente, ainda finalizava o lanche qdo os comissários já estavam ao seu lado para recolherem o lixo. Até estranhei encontrar serviço BOB neste vôo, tendo em vista q a Gol havia anunciado q ele só seria inserido em rotas com duração de vôo superior à 1:30h.

    Confirmando a inforação inicialmente disponibilizada pela GOl, tivemos serviço de bordo gratuito nos trechos FORxREC e RECxSSA, sendo servidas os tradicionais Snacks e bebidas. Oq me chamou a atenção nestes trechos foi o fato de a aeromoça oferecer dois pacotes de batatinhas (tipo Ruffles) para cada passageiro, oq acredito ser em função dos vôos ocorrerem próximos à "hora do almoço".

    Feita a escala em SSA, eis q retorna o serviço pago para meu ultimo trecho(SSAxCNF), sendo q desta vez o atendimento foi feito com 02 carrinhos (um começando na fileira 1 e o outro começando na fileira 31) oq dinamizou (e muito) o atendimento. Estava sentado na fila 15 e demorei aproximadamente 15/20 min. para ser atendido, oq no meu caso foi uma desvantagem, pois optei por comprar um "Combo Duo" e para minha surpresa, só havia 1 opção de sanduíche (as outras haviam acabado em função dos pedidos nas fileiras à minha frente)…Como não tinha opção, escolhi o tal sanduíche (Sugestão do Chef) e realmente era saboroso (para os padrões de catering) e de tamanho satisfatório.

    Como reclamações do sistema BOB da Gol, ficam essa questão de não prepararem os estoques de lanches (no quesito opções à escolher) em numero suficiente para atender à todos os passageiros e o fato de só aceitarem dinheiro em especie. Em contraponto a minha reclamação acima, tenho q elogiar a educação dos comissários explicando as opções do cardápio, bem como justificando o fim do serviço de bordo para alguns passageiros mais exaltados com o fato, além da qualidade do lanche pago (lembrando sempre q estamos falando de catering).

    Seguindo o conceito de notas, aí vão as minhas: Lanche – 7; Variedade do Cardapio – 7; Atendimento Comissários – 8; Sistema de Vendas – 5; No Geral – 7.

    No inicio de Junho, vou fazer outro vôo com BOB (GRUxPOA) e volto a comentar sobre melhoras ou pioras no serviço.

  • Aureluz Sétim

    Eu viajei de Brasília para Porto Alegre no dia 18, deste mês de maio. Houve a venda de lanches a bordo, mas não sei dizer se era saboroso, pois na fileira que eu estava, no finalzinho, já não tinham mais nada para vender. Tomei água, geladinha…

    Nota? Qualquer coisa próximo de zero.

  • Carolina Biazutti

    Com 20 pila eupasso na padaria ou na Americanas e encho a bagagem de mão. Não por ser mão de vaca, mas por eu ser esfameada demais e comer o tempo todo.. eu iria a falência no avião se comesse o tanto que como normalmente rsrsrs

  • Cinthia_F

    Gostei do relato =) É bom saber que os preços dos alimentos não são absurdos nos voos da Gol.

  • Lucas

    Fiz este mesmo trecho (ida e volta), há duas semanas, e enfrentei o mesmo problema: como estava sentado depois da asa, consegui comprar o lanche faltando 1h (ou menos) para o pouso no destino. Inaceitável a demora, bem como inaceitáveis os preços abusivos praticados.

  • Lucas

    E mais um detalhe: quando chegou a nossa vez, já não havia mais opção de "combo", pois os snacks haviam acabado, sobrando apenas sanduíches e refrigerantes. Ou seja, além de demorada, a venda é mal planejada…

  • Gabriela Paulino

    Isso da demora é mesmo um problema que precisa ser solucionado! Vindo de GRU para FOR, em fevereiro deste ano, após esperar aproximadamente 2h – 2:30h para chegar o carrinho do lanche na minha poltrona (nao lembro o nº mas era mais de 20), fui informada que não tinha mais sanduíche nenhum! Eu estava com muitaaaa fome, pois tinha vindo de uma longa viagem (Atlanta) e fiz a Conexão correndo em GRU…

  • Maurício Mart

    Infelizmente o sistema de vendas tem problemas ao meu ver:

    primeiro, com a demora mencionada os carrinhos ocupam os corredores quase a viagem inteira, o que dificulta (e as impossibilita) que o passageiro use os banheiros;

    segundo, ao meu ver os preços dos lanches são exorbitantes. Refrigerantes a R$5 e um singelo café solúvel a R$3 não me parecem atrativos;

    por fim, o preço das passagens não está menor. Na Gol ela se mantém o mesmo preço e na WebJet, que já utiliza esse sistema a mais tempo, os preços so aumentam.

    De qualquer maneira, sou a favor do fim dos lanches gratuitos, desde que venha com uma redução no valor das passagens, o que, ao meu ver, não é o caso!!!

  • Emmanuel Abdala

    Normalmente viajo pela Tam, mas devido a uma urgência, acabei pegando a GOL; Como na Gol não tem o assento conforto, resolvi sentar nas janelas de emergência que em geral, tem mais espaço. O Dênis Martins descreveu com correção a atenção dos comissários, tentando servir a todos com um carrinho e ainda passando troco e imprimindo a nota. Pedi um sanduiche com refrigerante e mais uma batata e um chocolate. As poções são mínimas para o preço. Em resumo: a comida é boa, as porções pequenas e o preço salgado, proporcionalmente falando. Dá pra melhorar muito, com certeza. Poderiam colocar coisas mais gostosas e mais elaboradas, que iam vender muito mais.

  • Gui

    17 reais por um lanche???

    cobrar tudo bem, agora por que que cobram esse valor???

    duvido que as refeições a bordo custavam isso..

  • Leo

    Eu sou contra esse tipo de serviço!!! Já pagamos uma nota nas Passagens!! Uma cortesia é sempre Bem vinda!!!

  • diego

    Nao sei como tem adeptos ao BOB da GOL, todos os aeroportos vendem lanches mais baratos que esse aí!

    Entretanto, como a TAM e AZUL estão com preços equiparados ao da GOL, voarei por elas, deixe a GOL vender lanche que como sem pagar nas outras!

  • titobosco

    Breve farei dois voos pela GOL e vou ver como que estão estes serviços em rotas relativamente curtas aqui no NE.

    Se bem que da ultima vez (março) quando fiz SSA NAT SSA serviram um lanchinho padrao. Logo depois disso, li a noticia da suspensao desse serviço. Como acho que nao ta totalmente extinto, é aguardar para saber!

  • guilherme

    Poderia corrigir os erros de português… "mais", "podemos"?

  • http://MelhoresDestinos maria medeiros

    Pedi um Combo Trio e o pão estava completamente adormecido. Traduzindo: duro e sem gosto! hehehe.

    Eles nunca tem troco.

    Nota 3 para o lanche apesar do bom atendimento dos comissários.

  • Carlos

    Não escolherei GOL denovo,exceto tem a promoção grande.Em contrário,voarei com TAM,TRIP ou AZUL,se eu pago mais ou menos como putras linhas aéreas,porque eu preciso de voar com GOL sem nada?

  • Márcia

    Bom eu já utilizei BOB da gol,pois sempre viajo de PVH-CGH além da opção das famosas bolachinhas….tem agora essa opção para compra de lanches, acho bom pois é um voo longo as vezes da fome, o serviço realmente é bem demorado, os comissários não tem tanta agilidade, o lanche é muito bom, embora caro, mais é bom, spo faço a observação que o lanche deveria ser quente..o lanche sempre está gelado, eu particularmente não gosto, na Tam servem lanches gratuito e todos são bem quentinhos, fica dica.

  • Augusto Albuquerque

    Apesar de ter promoções de passagens, acho o lanche muito caro. Na minha opinião. Ao menos água deveria ser free.

  • Denis Martins

    Bem observado, GUilherme, obrigado!

  • Rejane

    Nossa, R$ 17, por este lanche?

    R$5 uma água com gás ou uma latinha de refrigerante???

    Muito caro!

    E a passagem cada dia mais cara, o serviço aéreo já foi muito bom, hoje em dia, muitos serviços rodoviários são melhores e mais confortáveis, o fator limitante continua sendo o tempo…

    • Leo

      Concordo com vc!!!

  • Rejane

    rsrs

    o velho 'frito' do busão, hehe

  • alexfernando

    Acho o preço muito abusivo, falta organização e planejamento para os serviços de BOB da Gol !

  • Denis Martins

    Mauro, já arrumamos o "mas". Obrigado!

  • Natalia Papal&eacute

    Infelizmente é triste o que está acontecendo com as duas maiores companhias aéreas brasileiras, queda na qualidade do serviço de bordo ( se é que vender comida ou dar biscoito pode ser chamado de serviço de bordo!)e não há reflexo disso no preço das passagens, essas continuam altíssimas!

    É simplesmente ridículo e até constrangedor ver um comissário vendendo comida! Ainda por cima só aceitam dinheiro, e trocado!as vezes têm que ficar " devendo" ao passageiro pra pagar no fim do voo, quando não esquecem! É ridiculo emuito irritante em um voo de madrugada dez minutos depois da decolagem acendem a luz e fica aquela droga de carrinho passando e comissários falando alto até o fim do voo perturbando! deveria nem ter esse serviço de bordo ridículo e deixar os passageiros dormir em paz que era muito mais lucro, quem quisesse comer que chamasse e fosse atendido individualmente.

    Lembrando também que não podemos esquecer da TAM: antes tinha até " confort food" ( mini almoço) depois sanduiche, e agora só biscoito!

    E queda no preço da passagem que é bom, nada!

    Essas companhias acham que passamos fome, por mim se for pra VENDER ou dar BISCOITO é melhor parar de hipocrisia e não oferecer " serviço de bordo" nenhum!

  • Marcio

    Fiz um voo Brasilia – Maceio com escala em Salvador e para nao passar fome acabei comprando um sanduiche de queijo e presunto, mas R$ 12,00 num sanduiche desse é roubo!!

  • Antonio Soares

    Mas será mesmo que a redução no valor da passagem está ocorrendo?

  • Antonio Soares

    Concordo plenamente!!!

  • Antonio Soares

    Tem meu total apoio!

  • Antonio Soares

    Concordo!!

  • Thiago A.

    Eu não consigo aceitar esses lanches cobrados nao pelo preço ou pela cobrança, mas sim pela qualidade. Acho que ja que é cobrar poderia haver algumas opções mais elaboradas e quentes. Agora paozinho de forma com presunto e queijo não dá ne. Viajei mes passado pela Gol pra Santiago com escala em Buenos Aires. Já fui esperando pelo pior, por isso ja embarquei de barriga cheia. Mas para minha surpresa nao havia serviço pago. Serviram 2 vezes em cada trecho. Com bebidas diversas. Os lanches eram ordinários, mas como era de graça. Mesmo assim, das quatro vezes servidas no total 3 eu recusei. Mas ate ai ok, é de graça a passagem foi módica. Sou a favor da cobrança, mas acho que ja devia ter refeicoes entao, bem caprichadas, dai valeria a pena pagar.

  • Thiago A.

    Desculpa esqueci de perguntar: alguem sabe sobre o serviço de bordo da Tam Mercosur? É tao dificil encontrar informações dessa "filial" da Tam? É igual a Tam tradicional, o que muda? Dia 10 viajo pra Buenos Aires de Tam Mercosul. Não sei nada sobre possiveis diferenças pra Tam brasileira. Obrigado.

  • Márcio

    Era mais barato, em vez do BOB, passar no BOB'S, comprar um Trio Big Bob por 15 reais e levar no avião… kkkkkkkkkkkkkk

    No aeroporto de BSB tem McDonald's e Giraffas, e já vi passageiro da Gol embarcando com sacolas de lanches dessas redes (menos refrigerante, é claro).

    • Ethiene

      è isso q eu queria perguntar… pode entrar com comida na sala de embarque? Como nunca precisou, nunca me atentei p isso…

      normalmente já levo chips ou bolacha pq viajo com criança… mas lanche mesmo… tipo um salgado e tal… pode?

  • ed

    O refri eh aidna mais caro na Webjet — e ninguem merece tomar Pepsi…

  • Aecio

    Prezados,

    É muito simples. Quem dita o mercado (BOB) é a concorrencia. Qdo o preco for o mesmo, proximo ou inferior basta focar a compra em outras cias aereas que nao cobram pelo lanche dentre elas temos: Avianca, Tam, Azul, etc… Qdo compro uma passagem aerea, incluo no preco da gol uns 36 reais a mais para o trecho de ida e volta sem conexao, se mesmo assim ficar muito mais barato vou de gol, se nao, opto por cias aereas mais generosas nesse aspecto: tam, Avianca, Azul, etc.

  • Ricardo Daniel

    Olá a todos! Vejo que só falam da Gol sobre a venda de lanches dentro de suas aeronaves, mas agora eu queria saber, nós vôos da TAM eles oferecem lanche como parte da viagem ou eles também fazem a venda desses lanches? Gostaria de saber, pois até agora só viajei pela GOL e não conheço a sistemática da TAM já que vou fazer uma viagem em julho por ela.

    Alguém poderia me responder?

    Obrigado.

    • Mari Pavesi

      Olá Ricardo Daniel, a TAM costuma oferecer um sanduíche bem gostoso e de graça…

    • http://orientistaemrota.blogspot.com kako_df

      Olá, Ricardo.

      A Tam ainda faz a oferta "sem cobrança" do serviço de bordo. Nesse mês de maio ainda não voei TAM, mas até o mês passado você tinha, dependendo do vôo e horário, refrigerante, suco, cerveja, água + biscoitinho (2 rosquinhas), amendoim, torradas (2), sanduíche quente (raríssimo). O mixnuts, que é um cone com castanhas e passas desapareceu. Assim: bebida + acompanhamento. Ah, sempre servem balas enquanto procedem com o fechamento de portas. (Me corrijam se eu estiver errado, pessoal)

      Abs.

  • Ricardo Daniel

    è porque você não viu o preço das lanchonetes dentro dos aeroportos, principalmente daquelas que ficam dentro da área de conexão de vôos. São preços exorbitantes Gui. Você deve saber. Uma vez eu ia para Guarulhos vindo de Fortaleza e o vôo teve uma conexão no Galeão. Lá desci para a troca de aeronave e enquanto esperava a outra aeronave chegar fui fazer um lanche. Pedi um café expresso e um pãozinho de queijo. Tudo não saiu menos de R$ 16,00. Uma exploração!

  • cinthia

    a Tam tb vai vender, todas vão vender!

  • cinthia

    Trip pelo amor….é a pior

  • miria

    Eu sempre viajo para Brasília e durante os voos tem faltado lanche para toda tripulação! além da demora no atendimento.Eles começam a servir na primeira fileira quando chegam um pouco antes da metade já não tem mais opções de lanches.

  • Ethiene

    o jeito vai ser mesmo levar o rango… quem viaja com criança então… é certo!!! hummm… sanduba do Subway com certeza seria inveja geral… vamos revender!!!

  • Rosane de Almeida Li

    quando vou comprar passagem para viajar eu nunca vejo o preço da Gol,porque fui uma única vez com meu neto a Argentina e comemos pão duro e gelado, fruto de uma companhia descompromissada com o passageiro.Saudades da Varig,mas conheçam Taca,Avianca e outras e notem a diferença que,realmente existe.Dane se a gol porque jamais voarei com ela.

  • Tarcísio Mede

    Empresas podem lucrar da maneira que acham mais eficiente. Pra quem quer preço baixo, compra num super mercado e leva… Avião não é que nem restaurante que não é permitido levar suas coisas não… E quando serviam esses lanchinhos , não era gratuito, eram inclusos na passagem e vc pagava esse "roubo" sem saber.

    Da mesma forma que dependendo do restaurante, você pode pagar os R$ 5 por uma latinha de refrigerante tb.

    Ao menos dessa forma podemos viajar com preços impressionantemente baixos. E se você acha caro, basta comparar com as outras cias que em quase todos os casos a Gol ou Webjet são as mais baratas.

  • Ethiene

    E eu… são 3! Eu, marido e filha… 60 conto num lanchinho filho da mãe? nunca!!! Como antes e levo uma bolachinha p enterter durante o vôo…

  • Rosane de Almeida Li

    Olá Daniel como resposta digo que a Tam é impecável em relação ao passageiro.Gostei muito do lanche e atendimento.Vá sem sustos

  • Larry Lima

    Não sou contra ao servico de bordo pago. Analiso horários de vôos e tarifas, se quero uma boa alimentacao vou ao restaurante no aeroporto.

    Em relação ao servico de bordo pago da Gol, concordo que a demora é inaceitável. Muito tempo para ser atendido.

    No meu caso num voo de GIG a REC, quando fui atendido acabou os lanches. Não havia lanche suficiente para todos. Entao decidir tomar uma cerveja, muito gelada por sinal, mas quando decidi repetir novamente fui informado que o produto havia acabado.

    Acho melhor de ter opcao paga dique ficar nos amendoins como era antes.

  • Roberto Celestino

    O dinheiro em especie no Brasil e' muito sujo. Pegar para pagar em dinheiro sujo e depois comer com as maos sujas e' realmente uma seboseira. Se todos forem ao toillet lavar as maos havera um grande congestionamento a bordo. Urge que a GOL passe a adotar recebimento com cartao de credito!

  • Eliane de Lima

    Fiz o voo entre Maceió e Campo Grande(MS)e não gostei do atendimento a bordo. Na hora de o servir o lanche (que por sinal é muito caro)ao chegar a minha vez já não tinha mais nada a não ser água e suco estando eu na fileira do meio. Acho abusivo esses preços e precário a quantidade de sanduíches a bordo.

  • Roberto Celestino

    Ja' que os lanches sao tao caros, pelo menos que eles sejam regionalizados: Tapioca com Camaroes no Nordeste; Tambaqui na Brasa na Amazonia; Acaraje' na Bahia; Feijoada no Rio de Janeiro; Spaguetti al Sugo em Sampa; Churrasco no Sul; Pizza em Brasilia.

  • Bruno Pedrosa

    amigos agora ja sei antes de entrar no voo VOU AO FAST FOOD e comprar um BELO REFRI DE 700ML, BATATA FRITA E SANDUICHE, QUE NAO SAI MAIS QUE 18,00

  • Bruno Pedrosa

    a Tam e gratuito, o pao uma delicia

  • Carlos

    E na verdade,SMILE não tem vantagem comparado como FIDELIDADE,TUDO AZUL mesmo.Para mim,agora GOL é outra WEBJET.

  • Carlos

    Na TAM,tem as bebidas e os lanches simples grátis,e gostoso.Para TAM,não tem BOB.

  • Nina

    A TAM não cobra pelos seus lanches. E, apesar do que alguns disseram aqui, são bastante satisfatórios… Dependendo do horário, muda-se o tipo. Em voos internacionais, na hora do almoço, por exemplo, serve-se efetivamente UM ALMOÇO. Bem gostosinho, por sinal. Acho um absurdo essa história de que a venda de lanches barateia as passagens. Meu povo, o preço da GOL é praticamente igual ao das outras companhias. No meu caso, que moro em Fortaleza, nunca há preços efetivamente mais baratos que os da TAM, por exemplo… Vender lanches a bordo é mais uma maneira de explorar o consumidor. Se querem oferecer mais variedade, ofereçam o lanche básico (que já era ridículo, por sinal) + outras opções para comprar! Mas NÃOOOOOO! Tira-se tudo! Como o que acontece com as sacolas retornáveis… Que prejuízo um lanche de 5,00 / 7,00 reais, que deve ser o custo relativo de um lanche a bordo trará à companhia, visto que esse custo já está embutido no preço da passagem? Me poupe!

    Viajei num trecho de 40 minutos pela Avianca semana passada e foi servido lanche (preço da passagem: 79,00 reais). Eu, pelo menos, não viajo mais pela GOL. Se já achava essa companhia altamente desorganizada, agora que boicoto mesmo. Quem dera que todos fizessem o mesmo.

  • Onizes Araujo

    No dia 19/05 viajei de Belém a Porto Alegre, com uma conexão em Brasilia. Nos dois trechos foram vendidos lanches, na forma relatada acima. Ocorre que não me motivei a comprar tais alimentos, pois além de preços abusivos, eram frios.

    Pior que, ao pedir um copo de água tive que aguardar quase 30 minutos para ser atendido, com a desculpa de que os comissários estavam ocupados com a tal venda.

    Absurda essa situação, no mínimo.

    Não sou contra a venda, mas desprezar os passageiros dessa forma é a maneira mais facil de decidir evitar a Gol nas próximas viagens.

  • Denise

    Viajei pela Gol em Outubro/2012 de SP para Fortaleza, na ida teve o lanchinho ( porem somente um mini pacotinho de amendoim com outro pacotinho contendo 2 bolachas) e refrigerante, suco ou agua sem cobrança alguma, porem para minha surpresa na volta o carrinho das bebidas até passou e logo em seguida vieram distribuindo um cardapio como aquele que o MD mostra acima, fiquei supresa, pois entre a ida e volta foram somente 7 dias, como mudaram rapido e sem nenhum aviso. isso é falta de respeito com o cliente, poderiam ao menos avisar.

  • Luciano Rego

    Pois é William, voei mês passado pelos Estados Unidos e lá é normal o BOB. E tinha muita gente com sanduíches do Subway mesmo. No meu primeiro voo eu realmente fiquei com uma inveja danada, mas nos outros eu que causei inveja hehehe :)

  • Igor – Poa

    No Vôo POA-GIG comprei 1 refrigerante R$ 5,00 1 chocolate R$ 5,00 1 castanha 5,00 caro mas eu estava faminto!!! Prefiro serviço gratuito da Azul este sim é perfeito!

  • mariony

    Fiz o Percurso Recife – Guarulhos mas minha filha e esposo no final de semana passada pela TAM, e o sanduíche com refrigerante foram gratuitos,sem contar que os comissários de Voo foram super educados, eu jamais compro um lanche dentro de um avião, acho que eles deviam agradar os clientes tanto em preço como em qualidade no atendimento e olha que paguei ida e volta menos de 300 reais por pessoa.

  • mariony

    pois vc pode escolher a Tam, até agora já viajei na GOL, TAM, WEBJET , AVIANCA, e sempre procuro a TAM, pelo menos até agora nunca me deu nenhuma preocupação, eles te servem lanche grátis e o lanche varia de acordo com o horário. até 23:30 é sanduíche de peito de peru, com queijo e pão com ervas uma delícia por sinal. depois de 00 horas eles servem o café d manhã j[a pronto em um saquinho da Bauducoo

  • titobosco

    vamos dar credito aAVIANCA tmb gente! avioes bons os Airbus eh claro! ta tendo precos otimos na maioria dos trechos. Nat x Rec = 110. 180 Gol e TAM e 615 Azul. E aih?

  • Vitor

    Mês passado eu voei Copenhagen – Reykjavik pela Iceland Express.. o sistema é o mesmo, mas as vendas são com cartão de crédito e os preços não são tão abusivos..

  • Talita

    Não, eu não percebo diminuição nos preços das passagens, e não aprovo esse sistema de vendas, tando em vista que os preços dos produtos são um tanto abusivos, fora da realidade! Um chocolate quente que é mais água do que chocolate, feito com um pozinho instantâneo misturado em água quente, custa 5 reais! Um desrespeito ao consumidor!

  • Jany Lima

    Bem!!Salvador-Guarulhos dura uma média 02:15 e não teve serviço BOB. O que me informaram foi o seguinte, O BOB é disponibilizado neste voo a depender do horário.Como sempre vou para GRU no voo bem cedo….não teve.Mas uma amiga foi por volta das 13h e teve BOBO.Abs

  • André Bas&iac

    Já peguei vôos assim não pela Gol, mas pela Pluna em vôos internacionais. Como eu já imaginava que o atendimento seria muito demorado, como realmente é, levei minhas próprias barras de cereais no voo para despistar a fome. Da forma como é o serviço, prefiro nem usar. Tenho uma boa solução para resolver este problema da demora. Mas, como consultor, não posso fornecer a solução aqui sem cobrar pelos meus honorários. ;)

  • paulo

    se eles avisarem antes do embarque todo mundo vai comprar um lanche decente pela metade do preco antes de entrar no aviao

  • paulo

    ola ricardo

    a TAM por enquanto nao cobra pelo lanchinho. No meu segundo voo pela WEBJET embarquei com uma caixa de esfihas do Habibs. Deu de 10 a 0 naquele lanchinho ordinario!

  • Juan Silva

    Thiago, el servicio de bordo de Tam Mercosur es el mismo de TAM Brasil para los vuelos internacionales, es decir te dan almuerzo, merienda o cena con bebidas como agua, cafe, té, jugos, gaseosas, cervezas Heineken y vinos argentinos de la marca Callia y postres también.

  • CÉLIO CRUZ

    Vou levar a minha marmita com BUCHADA; MÃO-DE-VACA e SARAPATÉL …

  • Jesse James

    Brasileiro é uma ovelhinha mesmo. Os preços são abusivos, você nunca sabe se vai ter venda ou não. Eles te jogam pra milhares de conexões, eu por exemplo pra ir pra Recife tenho que passar por Brasília, saindo de Teresina, ou seja uma viagem que duraria uma hora se transforma em, no mínimo 6.

    Gostaria de começar a campanha "Leve seu frito" pra quem voar de Gol. Eu, atualmente, só vou Gol se for muito mais barato (o que raramente acontece hoje) e sempre levo meu lanche para o caso de precisar e jamais compro pra colaborar com o fim disso.

    Tudo bem se eles querem vender, mas R$ 12,00 por um sanduíche que não vale R$ 2,00. Vão roubar outro otário.

  • Jesse James

    Na Tam não tem venda e o serviço de bordo é melhor. Toda vez eu tomo duas Heinekem e às vezes tem umnsanduiche quente com pão de batata muito gostoso. Por isso só vôo de Gol em promoção muito boa ou gastando milhas

  • SIDNEI BAUMANN

    Tive a sorte grande de estar na fila 4, e no voo SP-Manaus estavam aceitando cartão de crédito. Paguei com prazer os R$5,00 pelo café mais o lanche R$12,00. Pois já não aguentava mais comer as bolachinhas e aqueles amendoins. Otimizar a velocidade da venda com 2 carrinhos ou outro modo é necessário. Mas a compra BOB é uma decisão individual, e que pago com prazer… pois um café quente… NÃO TEM PREÇO :)

  • SFQNS

    Ah! Vá! Boa sugestão essa de ter um vagão a reboque no avião com um restaurante para que os esfomeados para lá se dirijam no lugar de os comissários passarem com o carrinho.

    Acredito que as empresas aéreas adorem a ideia.

  • SFQNS

    Não são absurdos?

    Uma caixinha de chá ou suco de 200ml por R$ 5,00?

    Por esse preço eu compro 2 litros de néctar de frutas gelado no supermercado.

  • Robério Morei

    Já peguei dois voos com esse sistema. Uma vez, indagado, o próprio comissário já reconheceu que, em voos mais curtos, não dá tempo de atender todo mundo e o pessoal do fundo fica prejudicado. Os lanches são muito bons, apesar de caro. O problema é que quase sempre a aeronave não conta com todas as opções do menu e o pagamento é em cash, iniciando-se o atendimento, como disseram, sem trocados. Na minha opinião, o serviço deve sim ser melhorado, mas representa um significativo avanço sobre o "quase nada" oferecido gratuitamente.

  • Cesar Moreira

    Concordo plenamente ,com relação aos preços que são abusivos e sem sentido ,afinal R$12,00 por um sanduiche de queijo e presunto…..,Isso me faz ter saudade do s velhos tempos ,onde vc , comia bem , bebia bem e não tinha nada a reclamar neste sentido das companhias aérias , Varig, Cruzeiro ,Transbrasil , Vasp , bons tempos , onde viajar de avião era um lazer.

  • Leonardo Dangelo

    duvido que ocorra redução de preços… isso é mais uma enganação para reduzir custos.

  • Cesar Moreira

    Concordo em levar alimentos no avião , mas como hoje não sou carnivero , levarei uma jaca, para perfumar todo o ambiente durante pelo menos umas 24 horas ….

  • Renata

    Nos voos da Tam e Azul é oferecido serviço de bordo como cortesia.

    Na TAM, dependendo do horário, café da manhã, com torradas, biscoitos, suco, café ou refrigerante.

    Na Azul, em todos os voos que fiz era permitido escolher entre 5 opções de petiscos (cookies, batata chips, biscoito goiabinha, bolacha salgada, mixed nuts) e refrigerante, agua ou cerveja. Mas os voos que fiz por essas companhias duraram no máximo 2 horas.

    Talvez nos trechos maiores as opções sejam diferentes.

  • Anderson

    Tambem concordo com voce Rodrigo, pois esses preços são absurdos mesmo.

  • Anderson

    o pior é R$ 5,00 numa batata, e esses pacotes de ar vem um pouco de batata dentro, tem que reclamar.

  • Alex

    É por isso que estas empresas fazem o que quer com os clientes…

    Li vários relatos e percebi que vários gostam da idéia.

    Eu simplesmente acho ridículo este tipo de coisa. Vocês realmente acham que as passagens irão abaixar o preço por causa de um mísero lanchinho, com custo médio de 3 reais por cliente? (abaixa-se 3 reais da passagem, e voce BOBo paga 20 reais no lanche, ai me pergunto, quem sempre sai perdendo??)

    Agora temos certeza de uma coisa, esse pessoal só continua com essa porcaria de BOB, porque muita gente compra. Se a grande maioria nao comprasse, provavelmente as empresas aereas iriam repensar na idéia.

  • Helvio

    O que está acontecendo é que cada vez mais as pessoas trazem seu lanche de casa ou do aeroporto, sujando mais as aeronaves… Concordo com a cobrança como opção, mas deveriam fazer como lá fora que continuam oferecendo bebida e amendoim.

  • kelly

    Viajei ontem aracajuxsalvador e ofereceram apenas agua e suco e nao teve servico pago, afinal de contas era um voo de 30min. Ja no voo salvadorxBH hoive apenas servico pago e eu nem olhei pq tinha levado o meu lanche, peguei apenas agua.

  • Kaique S,

    É obrigação da companhia aérea ter comissários em seus vôos, se não fosse desta forma, você mesmo poderia se servir nas maquininhas há muito tempo.

  • Daniela

    Sou a favor do serviço…na minha opinião eles podem vender até ouro a bordo. Só considero inaceitável os altos preços a cobrança de água até para trechos mais longos.

  • Kaique S.

    Ironic-on

    É só voar Gol entre os trechos servidos, não pagar, chegar em Guarulhos e se deliciar com a Pizza Hut. Pena que não temos Starbucks nos aeroportos, né?!

  • Kaique S.

    A tam serve sanduíches quando o trecho é longo e amendoim quando é curto. Não há serviço pago.

  • Cristiano

    Preço abusivo!! O Jeito eh levar pacotes de biscoito e chocolates.. e no máximo comprar a latinha de refrigerante!

  • RAIMUNDA ALVES DE SO

    Viajei na GOL. Fazendo o trecho BELEM, BRASILIA, SALVADOR, CAMPINA GRANDE.

    Como nao viajo com frequencia, fiquei surpresa pelo sistema de vendas a bordo. Eu nao estava preparada para tal surpresa!

  • Schalke

    Por que tem tanta gente que faz absoluta questão de comer num vôo que dura 2 ou 3 horas? Essas pessoas comem de 2 em 2 horas quando estão em casa ou no trabalho? Qual é o problema de fazer o lanche no aeroporto, no embarque ou no desembarque? Acho toda essa reclamação um besteirol, quisera eu que nenhuma companhia tivesse serviço de bordo em vôos domésticos e descontassem o valor do lanche das passagens.

  • Lidiane Ataide

    A 2 dias fiz REC – GIG, estava nas primeiras poltronas n (6) mesmo assim achei que demorou muito… achei o sanduiche SDC horrivel além de frio, pedi mais p testar, mas foi a primeira e ultima, se a gol colocar preços "MUITOOOOOO" bons nas passagens com certeza compensa, afinal lancha quem quer… e não vai ser umas batatinhas que vai nos fazer pagar mais caro uma passagem!!!

  • Lidiane Ataide

    Bom Ricardo voei pela TAM a 4 dias, eo serviço é gratuito, fiz o trecho SLZ – FOR serviram bebidas e amedoim depois no FOR – REC serviram bebidas e sanduiches!!! até cerveja servem que aliás adorei rs…. e o melhor tudo gratuito!!!

  • Orlando Berti

    Voei pela TAM Mercosur no ano passado nesse mesmo trecho e digo que das companhias da América do Sul em vôos dentro da América do Sul foi a que mais gostei e achei melhor simpatia do pessoal de bordo (no vôo que estava eram todos do Paraguai).

  • Ana Claudia

    Eu passei por esta situação em abril num vôo entre Brasília e Fortaleza. Com uma criança de 5 anos, pega de surpresa (estava com pouco dinheiro trocado na carteira), no início da tarde… imagine a situação! Na volta, dei meu jeito de mãe: passei no supermercado e comprei lanche para ele. O mais engraçado foi observar que na fila do embarque havia mais pessoas com crianças levando seus "lanchinhos" o que me fez pensar na sujeira que se seguiria. Gente, quem hoje em dia não aceita cartão de crédito? E a demora no atendimento?

  • Ana Claudia

    É isto que tenho feito, moro em Porto Velho e tenho optado pela TAM.

  • Alexandre Lopes

    PERDÃO PELO ERRO, AFINAL ERRAR É HUMANO, PORÉM VIAJAR PELA GOL É……..

  • Elcio

    Caro Antônio Soares, onde estaria sua dúvida sobre a redução do preço das passagens? Afinal, se antes davam os snacks com certeza estava embutido no preço. Agora que não "dão" mais, o correto é reduzir os preços.

  • Elcio

    Mauro, esse comentário dos preços é muito pertinente. Isso ocorre em terra onde as refeições e demais produtos nas lojas dos aeroportos custam muito mais caro que os preços normais de mercado.

  • Romário

    Adoreiiiiii sua ideia. hahahaha

  • Luis

    È simples. Esqueçam a idéia de que o voo com mais de 1:30 terá BOB. Isso não existe. Quem diz se terá Bob ou não é a concorrencia. Por exemplo, o trecho POA-GRU (sbpa_sbgr) NÃO tem BOB. e pq? Porque neste trecho temos 2 grandes concorrentes com o mesmo preço: a Vermelinha e a 'Avemanca', fora a Web, que no final de contas já é Gol. Agora, voos por exemplo, sei lá, GRU – CZS (nem sei se existe voo direto)que somente a cia opera, é óoobvio que terá BOB. Exemplo: CGH-SDU não existe Bob. Pq será?

  • Nicete

    Viajei no último fds de Aju a SSA. Na ida, os comissários disseram que, por motivo de segurança, já que havia pouca turbulência, não fariam o serviço de bordo. Achei que fosse conversa fiada. No retorno, para a minha surpresa, serviram bebidas (refrigerante, água e sucos). Nenhuma cobrança. É uma viagem curta e barata, para casal a passagem ficou R$ 381 ida e volta com taxas.Teve serviço de bordo free.

  • Rômulo Augusto

    Sempre levo meu lanche ( sanduiche ). Compro na bob's e lucro mais ou menos 10,00 reais. No último vou que fiz, MAO-FOR no dia das mães, eu vi uma comissária da gol, que não estava de serviço, mas estava de crachar, tirar da bolsa um sanduiche da Subway. N maior naturalidade, ela tirou da bolsa, abriu e saboreou o seu sanduba.

  • Damião

    Não entendo porque toda essa auforia de venda de lanche nos voo da Gol, alegando que as passagens são mais barata. Descordo plenamente, pois os voos da TAM, como lanche a bordo as passagens são mais barata, como explica isso?

  • http://www.twitter.com/cairogontijo Cairo R. Gontijo – G

    Discordo… (não estou falando da rapidez do serviço) Pode ser um pouco caro, mas nem tanto. Faça assim Márcio: Comprare com uma lanchonete da esquina próxima a sua casa, onde um sanduíche semelhante possa custar meros R$ 5,00. Adicione a isso a logística de servi-lo a 40 mil pés de altura e com “garçonetes” que tem salários melhores aos das moças do lanche da esquina porque treinadas p/ vários tipos de situações de emergências, treinamento com prova da Anac e que falam (pelo menos) inglês.

  • Renata

    Não sou a favor desse sistema BOB com preços abusivos, que de quebra ainda vem sem preparo de pagamento, além dessa demora que estão citando acima.

    Espero que outras cia não adquiram esse procedimento. Hoje só viajo pela gol se ela oferecer passagens bem mais baratas, caso a diferença seja mínima, até de 100 reais, sem dúvida escolho a que oferece serviço de bordo!

    A TAM é realmente um exemplo de cia.

  • http://www.twitter.com/cairogontijo Cairo R. Gontijo – G

    Eu acho que poderiam, além de vender no cartão, colocar preços arrendondados para todos os tipos de combos p/ facilitar o troco e também poderiam vender no site, junto com a passagem já adicionava o lanche. Era só colocar um link com o cardápio e fazer a venda. A bordo o passageiro apresenta o bilhete e os comissários conferem com uma lista de vendas antecipadas e entram o lanche.

  • Aurélio

    Alexandre,

    Parabéns pelos comentários. Farei trajeto BH x Manaus pela GOL com crianças em junho/2012. Levarei valores trocados para os lanches. Valeu!!

  • Raphael Calles

    De verdade, já comentei isso em outros posts. Vale realmente a pena pagar 30, 40 reais a menos para voar de gol e passar por esses transtornos? Cada trecho cobra cerca de 20 reais pelo lanche. Os 40 reais economizados na compra do bilhete foram gastos dentro do avião com comidinhas fracas.

    Tenho preferido TAM justamente por isso, além do atendimento infinitamente melhor e mais cordial de funcionários no check in, embarque e na aeronave.

  • Filipe Degani

    Dúvida….

    Nos vôos de menor duração em que não tem o BOB, a GOL está como antes (servindo biscoito ou amendoim) ou não está servindo nada???

  • Raphael Calles

    A tam oferece lanches gratuitamente. Dependendo do tempo do voo, são snacks bauducco. Fiz há algumas semanas o trecho CWB – CGH e serviram palitinhos bauducco de tomate seco, torradas, cookies, polenghi. As bebidas eram coca cola, suco del valle, água com e sem gás, guaraná kuat e cerveja xingu ou heineken.

    Em trechos um pouco mais longos, são sanduíches quentes de queijo ou peito de peru. As opções de bebidas são as mesmas.

  • Andre

    Não acho 5 reais numa lata de refri barata não. Mas na casa do pão de queijo de congonhas, a lata de refri custa 7 reais. Esse sim foi assalto a mão armada.

  • IARA

    Realmente os lanches estão com preços abusivos! Ainda não peguei nenhum voo com este sistema, mas pela experiência dos passageiros dá para se ter uma ideia.

    Acho que o ideal seria fazer a opção no momento da compra da passagem, pois a pessoa já teria incluso no pagamento do bilhete o pagamento do lanche, sem o problema de ter dinheiro ou a GOL não ter troco e também ajudaria na agilidade, pois eles saberiam exatamente a quantidade o os tipos de lanches a serem servidos.

    Ao invés de BOB (buy on board) deveria ser BBB (buy before bording).

  • Renan

    Esses preços praticados são altamente abusivos! Não entendo como um simples copinho de Matte por sofrer uma inflação dessas de quase 250% só por ser serviço no vôo. Alguns items custam mais que nas lojinhas de aeroporto. É um absurdo realmente, e por isso aboli WebJet e Gol da minha vida.

  • Renan

    Tam não vende, é sempre dado nos domésticos.

  • Renan

    Ainda vou fazer isso! É muita onda com a cara das transportadoras. Primeiro que um sanduba do Subway é muito mais saboroso, e custa 1/3 do valor.

  • Rogerio

    Cara! Essa foi providencial. (rsrsrsr) Realmente, sugiro levar 1 mocotó ou sarrabulho, algo com muito molho. Ou aquela comida do exército americano cujo invólucro gera uma reação exotermica… Ja pensou? abrir 1 coca 3L, quente, dentro do aviao ? Vao precisar levar no lava jato a cada trecho. Os preços sao realmente proibitivos. A GOL deveria servir chá de SEMANCOL.

  • Beniceia

    Já faz 3 anos fui do RJ para Natal, e comprei esse sanduba e gostoso o preço continua o mesmo, o serviço e bem demorado más eles são supereducados. Agora levo minha rufles na ida e na volta aquela deliciosa castanha.

  • gladstone ramalho

    para resolver esse problema de lanches sendo vendido pela gol e o desgaste de esperar horas para ser atendido e se nao tiver o dinheiro bem trocadinho ai voce dança e ainda pagar tomar cafe frio, troquei pela TAM e resolvi de vez o problema.

  • manoel bernardo

    até hoje e bem recentemente viajei pela tam e além de gostoso nao foi cobrado nada

    espero poder ter ajudado

  • Ana

    Até não vejo problemas em cobrarem lanches, mas o objetivo disso não é reduzir despesas??? Agora o objetivo maior deles está parecendo que é ter lucro com a venda dos lanches. Eles vão comprar em grande quantidade os produtos, o que vai sair mais barato. Por que não repassa-los pelo preço de custo? Ninguém sairia perdendo.

    • Aline

      Verdade Ana! A concorrência das cias aéreas já estão abaixando os custos, por si só! Dá a impressão que o intuito deles é, devido a essa baixa dos preços que ocorreu, aumentarem seus lucros vendendo lanches! =/

      • Aline

        Ops…quis dizer abaixando as tarifas e não os custos!

        *Corrigindo

  • Eliene Almeida

    Em 29/04/2012 fiz uma viagem Natal X Rio de Janeiro (Galeão) o vôo saiu atrazado, estava lotado teve serviço de venda a bordo pedi um combo que custava R$17,00 para facilitar o troco eu tinha R$57,00 (estou gestante o que faz com que eu tenha muita fome)porém olha que ilário como grande parte dos passageiros não se interessaram em comprar eu tive que ficar com fome pois não tinham troco para passar. Moral da história a Gol que oferer um determinado serviço que porém´vem sendo muito mal elaborado por eles…

  • Aline

    Nesse momento surge como ótima opção voar Avianca! Minha mãe e meu pai fizeram o trecho Guarulhos x Fortaleza em Março e disseram que foi o melhor serviço de bordo que já viram! Em alguns trechos eles oferecem até pratos quentes! É uma ótima pedida!!! ;)

  • Silvânia

    Eu boicoto. acho eles uns cara-duras, de pau. Espero que cheguem à conclusão que o serviço não compensa. E se compras com antecedência nem é a mais barata.

  • Raphael Calles

    O que me surpreende é que fiz quatro voos: GRU – MCZ, MCZ – GIG, GIG – CGH, GRU – CWB. Nenhum dele tive, graças a Deus, a opção de BOB. E me lembro muito bem que, quando esta prática começou, os passageiros seriam avisados que teriam este sistema no momento da compra da passagem. E, se não me engano, li algo aqui no MD sobre isso.

    Isso tem realmente acontecido ou a prática tornou-se corriqueira e é um sistema que será adotado definitivamente pela Gol? Os passageiros que não são avisados fazem o que? Me lembro também que o sistema não impediria a distribuição dos snacks gratuitos, tornando-se opcional a compra de lanches. Vocês podem esclarecer esta dúvida? Vamos checar isso. ;D

  • http://www.rmb.eng.br Renato Monteiro

    Eu testei esse serviço de venda a bordo e hoje em dia eu sinto falta de eles receberem o pagamento com cartão, que faziam no começo, acredito que talvez deixaram de receber por causa de que a transação era feita offline.

    Em relação a venda eu acho super bacana o cuidado com que eles manuseiam o alimento (a pessoa que recebe o dinheiro nunca é a mesma que te entrega o lanche). E uma correção em relação ao que o leitor escreveu: a maquininha não serve para retirar o pedido mas sim pra impressão da nota fiscal.

    Mas realmente a demora é o pior do serviço, o lanche é bom e em média se gasta o que se gastaria num almoço. Acho que a gol poderia adotar o mesmo sistema do serviço de bordo da azul de anotar os pedidos e depois só sair entregando e até mesmo dar ao cliente a opção de já escolher o lanche na compra da passagem pelo site, acho que agilizaria muito.

    Por fim, é bom levar o dinheiro trocado quando pensar em comer algo a bordo.

  • Giovane

    Prefiro a TAM, tem atendimento ótimo e ainda tem um serviço de bordo decente e gratuito. Gol não presta, comissários despreparados e mal educados

  • Carlos

    A Tam é um exemplo de cia que mais uma vez peca na manutenção e tem problemas no motor…

  • Danieli

    Isso mesmo, eu fui Guarulhos-Salvador no feriado 1o maio. Na ida não teve por causa do horário, já na volta era perto almoço aí serviram. No meu caso tinha 2 carrinhos, uma passava do inicio pro fim e outro o inverso… Vi que quem não tinha troco eles voltavam depois pra servir e receber, POREM ao voltar o sabor de lanche que queria já não tinha mais pra vender… Não sei porque não entregam o lanche pra pessoa que está sem troco e depois volta só pra cobrar, será que alguém vai fugir sem pagar?!?!?!??!

  • Denis Martins
  • Denis Martins

    Pizza em Brasília? Sento uma maldade nisso ai… :-)

  • Flavio Azevedo

    É só o povo passar a levar o lanche de casa que logo logo baratearão os preços! Se o preço dos lanches, quando distribuidos gratuitamente, a empresa tinha o mesmo custo pelo qual é cobrado atualmente, pergunto: Foi abatido valor equivalente na passagem?

  • Sebastião Gom

    bons tempos em que os lanches estavam inclusos nos preços das passagens. agora é meter a mão no bolso pra forrar o estomago.

  • Pedro

    Deixaram os vegetarianos sem opção de sanduíches.

    Se bem que, ao preço que está sendo cobrado, tá valendo levar o lanche de casa!

  • Ricardo Daniel

    Ajudou sim. Valeu a você a todos que esclareceram as minhas dúvidas. Como falei, vou viajar em julho pela TAM e no horário das 15h. O que será que eles servem?

    Obrigado a todos!

  • Clara

    Cia aéria nao tem obrigação de servir comida pra ninguem, quem em um voo de 1 ou 2 horas morre de fome, faz favor, isso era um agrado que gera custo, que no final a gente paga do mesmo jeito. Sou super hiper mega a favor do BOB, ninguem obriga a comprar nada, e eles nao tem obrigação de encher barriga de ninguem! Preço abusivo?? quando vc vai numa balada e te cobram 20,00 uma dose de qq coisa, 8 reais uma cervejinha que custa 2 no mercado, 5 num refri ou suco num restaurante, ninguem acha roubo! Gente mal acostumada, lá fora nao tem essas mordomias não! e pode levar sim, viajo com meu filho com frequencia e nunca fui barrada em voo domestico com os lanchinhos do meu filhote.

  • Andre

    Péssimo serviço, pior do que muitos ônibus, serviço a bordo de alimentos pagos que nao aceita cartão, diferente de todas as outras empresas que atuam dessa forma, nao e i firmado no momento da compra e mesmo pagando caro a passagem onde eu paguei 1500 trecho goiania maceio, nao tive direito nem a água. Com certeza nao viajo mais pela gol

  • http://www.aviadoranonimo.worpress.com diego

    amigo sempre aprendi que na Tam tudo é faxada!!o churrasquinho na Tam sempre foi e sempre será o próprio passageiro infelizmente brasileiro é bobo mesmo!!!!!!!!!!!!!

  • Regis

    Fiz o Trecho Campo Grande – São Paulo (GRU) Confesso que não sabia sobre o sistema BOB da Gol, fui pego de surpresa a bordo e não gostei. primeiro porque sofri para comprar a passagem onde eu estava sem cartão de crédito e estava tentando comprar via Cartão de Debito pelo site onde o sistema não funcionava e sem contar que os preço das passagens para o trecho estavam caros, pois para fazer o trecho São Paulo (GRU) Campo grande, saiu bem mais barato. Não gostei de pagar caro na passagem e ainda ser cobrado pelo lanche. Não sou contra o serviço, des de que os valores sejam abatidos nas passagens. E só para acrescentar, o meu voo decolou com 30min de atraso e a Aeronave que viajei um 737-800 não estava em boas condições onde o passageiro que estava ao meu lado, na janela, teve problemas com o encosto do braço que toda hora caia e fiquei cerca de meia hora esperando a liberação das bagagens na esteira.

  • Marcela

    Viajei várias vezes pela Azul e fui muito bem atendida com os lanchinos GRATUITOS que eles oferecem e minha mãe viajou pela Tam e tbm ficou muito satisfeita com a questão dos lanchinhoe. Fiquei decepcionada por saber que fiz um pacote de viagem a 6 meses para viajar de Belo Horizonte para Porto Seguro pela gol e agora perto da viajem descubro qua a Gol cobra pelos seus lanches. Será minha primeira e últtima viagem pela gol pois percebi que não estou pagando uma passagem + barata e sim o mesmo preço que qualquer outra compahia aérea. Que decepção!!!!!

  • Roberto Pinheiro

    A GOL nunca foi de dar um lanche tão rebuscado assim. Era um amendoim e um suco ou refrigerante ou água ou café. Essa política de venda de lanche vai fazer ela sair da lama? Eles dão nota fiscal por cada lanche? Isso é brincadeira eles tinha que operar em ônibus ou melhor em van.

  • Karina

    O bob só é realizado em trechos nacionais com duração superior a 01:10h. Voos internacionais continuam com o serviço convencional.

  • Edemilson Marques

    eu tambem levaria uma jaca