Como é voar para Buenos Aires com a Turkish

Redação 30 · julho · 2013

Desde que foi lançado no ano passado, o voo da Turkish entre São Paulo e Buenos Aires tem causado frisson com tarifas ótimas e uma qualidade de voo fantástica. Agora mesmo, com a promoção de aniversário, é possível encontrar ida e volta por apenas R$ 180! O sucesso é tanto que os voos passaram a ser diários neste mês. Nossa leitora Luíza Antunes, autora do blog 360meridianos.com foi uma dos que experimentou os serviços da companhia turca, considerada a melhor europeia e uma das melhores internacionais no Ranking Melhores Destinos. Acompanhe sua experiência e saiba como é voar com a Turkish para Buenos Aires! 

avaliacao-turkish-sao-paulo-buenos-aires

A Turkish Airlines começou a operar o voo São Paulo-Buenos Aires em dezembro do ano passado. Não bastasse ser a melhor companhia aérea europeia segundo o ranking da Skytrax, a companhia turca chegou arrasando com preços promocionais e quatro voos semanais entre os aeroportos de Guarulhos e Ezeiza, que vêm diretamente de Istambul. A partir de julho de 2013, esses voos passaram a ser diários.

Um amigo do trabalho e companheiro de vício no Melhores Destinos me convidou para passar um final de semana na capital argentina em março, voando de Turkish. Eu, pelo bem da curiosidade blogueira, topei na hora. Compramos a passagem pelo site da Turkish mesmo. O site é em inglês, mas é bem simples de entender, mesmo para quem não fala o idioma.

Check-in

No dia do voo, o check-in em Guarulhos foi bem tranquilo, funcionários atenciosos, rápido e sem filas. O voo também não atrasou, nem na ida, nem na volta. Um ponto digno de nota, entretanto, foi o check in no retorno, em Ezeiza, Buenos Aires. Decidimos ir um pouco mais cedo  para o aeroporto, porque o pessoal queria fazer compras no freeshop. Porém, a Turkish não tem espaço fixo no aeroporto lá e não era possível fazer check-in antecipadamente e despachar as malas. Ou seja, tivemos que ficar cerca de duas horas no saguão do aeroporto até que abrisse o check-in. Fora isso, na viagem de volta os funcionários também foram atenciosos e simpáticos – ajudaram, inclusive, minha amiga a resolver um problema com a falta de um documento da imigração.

boeing 777 turkish

Voo

Meu voo foi no Boeing 777-300 ER, que tem configuração de assentos 3-3-3, na classe econômica. O voo tinha três classes: a business, a comfort e a econômica. Viajei nessa última. O avião estava lotado, tanto na ida quanto na volta.

Mesmo o avião tendo vindo de um voo longo de Istambul, a aeronave estava organizada e limpa. Passamos pela classe comfort (parei, claro, para tirar uma foto) e seguimos para a econômica.

classe confort, foto 2

As poltronas chamam a atenção pelo conforto, reclinam muito – 7,5 polegadas – e o espaço de 78 centímetros entre as cadeiras é de mais que satisfatório. Também têm aquele encosto ajustável para a cabeça e para os pés.

cadeira classe economica, de frenteO que me deixou mais feliz, porém, foi ver o sinalzinho internacional de wi-fi. Depois que o avião decola é possível acessar a rede de internet e ficar conectado durante todo o voo. A cadeira também tem uma entrada USB, o que possibilita carregar os equipamentos eletrônicos.

Além disso, todos os assentos têm sistema de entretenimento individual. A programação inclui filmes (lançamentos  e clássicos), séries de TV, canais de notícias, jogos e seleções de músicas. Mas não tinha opção de legenda ou dublagem – ou seja, para quem não fala inglês, é bem ruim. Como o voo dura cerca de 2h30, consegui ver um filme inteiro na ida. Na volta, cansada da viagem, preferi dormir. Com as luzes apagadas e a cadeira confortável, não foi uma tarefa difícil.

dentro do avião, classe economica

Serviço de bordo

Apesar do voo curto, foi servida uma refeição completa. Na chegada, as aeromoças entregaram um cardápio (em inglês e turco) com duas opções de comida e várias de bebidas. Apesar disso, só tinha um tipo de comida mesmo.

jantar voo ida

Na ida, serviram uma massa recheada com queijo e legumes, além de salada e pudim de sobremesa. Também serviram pão quentinho, acompanhado de manteiga e polenguinho. Dentre as opções de bebida, escolhi um vinho branco. Na volta, também tivemos uma massa com queijo, salada, sobremesa e pão. Ah, e os talheres eram de plástico.

Atendimento

entretenimento de bordoAs comissárias eram educadas e simpáticas. Não falavam muito português, mas se esforçavam para entender e atender bem os passageiros. Os avisos foram feitos em inglês, português e turco.

cadeira classe economica, de frenteEles entregam um cobertor muito bonito e um travesseiro nos voos, além de fones de ouvido. O banheiro também me chamou a atenção porque estava bem limpo para um voo tão cheio e tinha um sabonete líquido e hidratante de ótima qualidade disponíveis.

Conclusão

O balanço geral é que voo da Turkish São Paulo-Buenos Aires  é muito bom e que não te cansa, mesmo sendo uma viagem internacional de final de semana, como foi o meu caso. É desses para você colocar na lista dos melhores que já experimentou. Meu amigo já tinha feito o mesmo trecho num voo da Qatar, que está entre as melhores do mundo, e preferiu o da Turkish, por causa do Wi-fi. Acredito, sinceramente, que se a diferença de preço não for muito grande, vale a pena pagar um pouco mais e ir de Turkish para Buenos Aires. Porém, se os valores continuarem como no início do ano, grandes são as chances do voo na melhor empresa aérea europeia sair mais barato do que o das nossas TAM e GOL. Ah, importante lembrar que a Turkish faz parte da Star Aliance e as milhas do voo podem pontuar no TAM Fidelidade!

Agradecemos à Luíza por esta ótima avaliação, que certamente vai matar a curiosidade – ou aumentar a ansiedade – de muitos leitores que estão aproveitando a promoção de aniversário da Turkish. E você? Já voou com a companhia? Deixe suas impressões nos comentários! Não deixe de conferir também nosso Guia de Companhias Aéreas, com dezenas de avaliações e notas dos leitores sobre a Turkish e outras companhias.Se você fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post

Publicado por

Redação

redacao

  • Excelente relato! Me fez ficar mais ansioso ainda para o meu voo GRU-EZE em outubro!!!

    • Gabi

      tb irei em outubroooo =]

    • Opa! Irei tbm em Outubro!

  • Show de bola o post! Parabéns!

  • Também aproveitei a promoção para uma viagem em outubro… Estava em busca desse relato!
    Fiquei ainda mais animada para a viagem!

    • Sergio Pos

      Eu também estou indo para lá em outubro pela primeira vez, Nathália! Espero gostar bastante, pois todos meus amigos já foram para BA e falam muito bem de lá. Quanto à Turkish Airlines, só alegria com este post!

  • Legal, espero que empresas como esta possam elevar a qualidade das que ja estavam no Brasil, esta é a vantagem de uma concorrencia justa.

  • Rodrigo Lima

    Será que no trecho GRU-EZE a cia tb oferece bebidas à vontade na traseira da aeronave?

  • Daniel

    Mt ansioso para ver o trecho GIG-EZE. Alguém sabe se haverá esse trecho?

    • Erick Andrade

      Existe pela Emirates!!! Que também é uma ótima cia!

      • É verdade!.
        Só que , tomando ao acaso datas idênticas (para comparação), de 13 a 18 setembro Turkish (SAO/BUE) está 241 dolares (545 reais) e de 15 a 20 outubro a 594 reais. Enquanto isso, pela Emirates as duas custam 930 reais, com uma diferença de pelo menos 56%!!!!
        Os cariocas estão sendo maltratados não é Dona Emirates?

        • Daniel

          Verdade. Eu sei q a Emirates é uma cia sensacional, mas é cara. Pena a Turkish ainda não ter chegado no Galeão.

    • A Emirates opera esse trecho diariamente

  • voei de Turkish de São Paulo pra Delhi, na Índia… é a mesma aeronave que sai de Buenos Aires. Além de um serviço de bordo perfeito, cozinha livre (no trecho São Paulo/Istambul) e o conforto, a companhia nos "deu" um dia na conexão em Istambul, inclusive pagando um hotel cinco estrelas para passar a noite, visto que o hotel próprio deles estava lotado. Aprendam, Gol e Tam!

  • Tarcísio Araújo

    Muito bom o tópico, a Turkish que me aguarde em setembro! uhuuuul

    • Tarcísio Araújo

      No Mozilla e nem no internet explorer aparece a opção de logar pelo facebook, não sei o que está acontecendo!

  • Diego

    Minha opinião: fuja do programa Fidelidade, da TAM. Para Star Alliance, o melhor é Mileage Plus da United. Para OneWorld, o AAdvantage, da American. Não sou eu quem diz isso, são classificações internacionais de usuários (Freddie Awards, que a TAM divulga como se tivesse ganho alguma categoria interessante). Emitir passagem doméstica no TAM fidelidade pode até ser mais fácil que se você tiver pontos/milhas em outras cias, mas os vôos internacionais são absurdamente difíceis e com quantidade de milhas abusivas!

  • Éverton Basílio

    Bem ansioso pelo meu voo também em outubro (17/10 – 21/10). Espero que a empresa responda minhas expectativas. Acho que será tranquilo, pois vou viajar de GOL no meu trecho doméstico nos mesmos dias, logo a comparação acaba sendo involuntária.
    “Fora isso, na viagem de volta os funcionários também foram atenciosos e simpáticos – ajudaram, inclusive, minha amiga a resolver um problema com a falta de um documento da imigração.” – Fiquei curioso, algum problema com a ID ou Passaporte?

    Alguém sabe me dizer se procede a informação de que a THY cobra a apresentação o cartão utilizado na compra da passagem durante o check-in?

    • Acredito que ela tenha perdido o cartão de entrada da Argentina. Isso já aconteceu com uma amiga minha.

    • Pri

      Nossa eu vou hoje e volto no mesmo dia rs

      Mas nao consigo fazer checkin desde ontem!

      Afã

  • Muito bom Parabens

  • Viajei pela Turkish para Istambul. Adorei a Turkish, excelente companhia. Aeronave, comida, conforto, tudo muito bom!

  • Éverton Basílio

    "Fora isso, na viagem de volta os funcionários também foram atenciosos e simpáticos – ajudaram, inclusive, minha amiga a resolver um problema com a falta de um documento da imigração." – Fiquei curioso para saber o motivo do problema..

  • Caue

    Um único ponto de atenção, desde sexta até domingo os voos de volta de Buenos Aires para São Paulo vem sofrendo atrasos, chegando no domingo a atrasar 4 horas. Desembarque programado para 1:30 da madrugada de segunda foi feito as 5:20 da manhã.

  • Excelente! estou ansiosa para o meu voo, e feliz porque pelo o que você relatou todas as opções eram vegetarianas, amei!!!!

    • asdfa as

      Nem tudo é vegetariano. Tem a manteiga e o queijo. E, infelizmente não tem carne, comida ruim essa da foto ai.

      • vc está confundindo vegetariano com vegan. meu namorado eh vegetariano, mas nao eh vegan, ou seja, ele come produtos como leite, mel etc

        • asdfa as

          Vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne (boi, peixe, frutos do mar, peru, faisão, paca porco, carneiro, frango e qualquer ave, etc), bem como ALIMENTOS ou PRODUTOS DERIVADOS. Retirado do Wikipedia.

          • MattOKiller

            "Retirado do Wikipedia."

          • brunommiranda

            Aproveita e corrige o erro ai na Wikipédia, na verdade eu acho que é mais um erro de interpretação note que o "alimento" e "derivados" está relacionado com "carne" e não com animais.

  • Regina

    Fiz um vôo de Istambul para Lisboa pela Turkish e , realmente, fiquei muito satisfeita com tudo. A refeição
    da classe econômica , no caso almoco,foi a melhor que ja comi.

  • Éverton Basílio

    Estou bem ansioso pelo meu voo também (17/10-21/10). Espero muito que a empresa responda as minhas expectativas. Vou viajar de Gol no trecho doméstico, logo, acho que ficarei bem satisfeito com a THY.
    Gostaria de saber se procede a informação de que a empresa cobra a apresentação do cartão, cujo foi realizado a compra da passagem no momento do embarque?

  • Muito bom o post. Sem dúvida que o voo da Turkish é muito confortável, em especial ao compará-lo aos da Tam e Gol, e ainda é num 777; contudo fica a dica ao pessoal do MD: conversa com o pessoal da Turkish para dividir os valores da tarifa e diluir as taxas junto, pois para quem vai comprar mais de uma passagem, pesa um pouco no bolso o fato da Cia. não parcelar.

  • Fernando

    Já vim da Àsia na excelente "Comfort Class" ( que é exatamente a executiva das antigas que as companhias ofereciam). Valeu o dinheiro extra.

    Infelizmente li que desde o dia 1° de julho a Turkish tirou essa classe do trecho São Paulo – Istambul.

    Uma pena!

    É como meu irmão fala: Os piores aviões eles mandam pro Brasil. Já pra Ásia…

  • Só um detalhe: até outubro a Turkish vai usar o A340 configurado em 2 classes ao invés do B777, com tres. Parece que a Classe Comfort deixará de existir também no 777.

    • Gustavo, meus voos serão dias 05/10 e 08/10 e irei de B777!

  • Cesar Mendes

    Será que consigo ver a Morena ? E o russo ?? Eles voavam de turkish airlines ?

  • Fabio, no site da companhia não divide não?
    Pq na decolar, submarino não divide…

  • configuracao 3-3-3? a tam usa configuracao 3-4-3 no 777, ne??

    • Thomas H.

      Sim, o 777 da Tam é um aperto!

  • Lea

    a passagem GRU Ezeiza tem um preço muito bom, so que a taxa de embarque sai mais cara que a passagem

    • Pra você ver o tanto que essas passagens estão de graça! A passagem custa menos que o taxi Av. Paulista – Guarulhos.

    • jorge

      Lea, ao igual que vc, fiquei tão revoltado com o custo da taxa de embarque que decidi ir até a rodoviária do Tietê e comprei uma passagem ida e volta pela Pluma que custou R$ 649 em ônibus convencional. E foi ótimo, conheci Curitiba, Balneário Camboriú, Floripa, Porto Alegre, Uruguaiana, Paso de los Libres y por fim cheguei a Buenos Aires depois de ficar 38 horas no ônibus e gastar quase R$ 100 em lanches, almoço e jantar e mais R$ 100 na volta. A rodoviária de Buenos Aires fica a 5 quarteirões do centro da cidade, assim que foi ótimo porque não gastei com taxi. No total da viagem de ônibus gastei R$ 849 e passei + de 76 horas dentro dele, isso sim, NÃO PAGUEI A TAXA DE EMBARQUE rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

  • wagner

    Lamento informar mas consultei de sexta a domingo até 27/10 e não há mais voos com o preço citado. Agora estão em torno de R$ 500,00. Tomara q baixem após essa data 🙂

  • Apenas uma ressalva no relato – a Turkish passou a operar com o A340 a rota (e não mais com o 777). Acabei de fazer uma viagem a Turquia e peguei bem o momento de transição dos voos de 4x na semana para diário. Na ida, fui com o 777 (que era exatamente como apresentado pela Luíza), mas a volta foi o o A340. A aeronave continua boa, limpa e confortável, mas o sistema de entretenimento é mais limitado, as poltronas são dispostas no 2x4x2 e (podem chorar) não tem mais wifi a bordo!
    Não sei se é algo provisório ou se é só em alguns dias que eles operam com o A340 (acredito que não), mas digamos que alguns mimos se perderam com a passagem do voo para diário. Entretanto, ela continua sendo muito boa e acredito que quem aproveitou a promoção para Buenos Aires terá uma boa experiência com a cia aérea.

  • beto

    gostei muito da Turkish também.
    se alguém for via Istanbul e tiver acesso a sala VIP deles, não deixe de usar. é de primeiríssima qualidade.

    agora, tb aconteceu comigo num voo essa coisa de no cardápio ter 2 opções e eles não darem a escolha para ningúem… não foi o caso de acabar uma das opções, a tripulação simplesmente decidiu servir a opção A para uma parte do avião e a opção B para outra parte, sem perguntar…. dica: entre no site e escolha uma das refeições especiais (caso te agradem), aí eles são forçados a te servir o que vc escolheu.
    http://www.turkishairlines.com/en-int/travel-info

    só não estou seguro se dá para fazer isso no trecho GRU-EZE tb.

  • diego

    Alguem sabe se tem como eu colocar meu número fidelidade após ter efetuado a compra? Pois na hora não sabia o nº e estava com pressa.
    Valeu

    • É só apresentar seu número fidelidade no momento do check-in!

  • Jônatas W. Corrêa

    Fiz esse trajeto pela Turkish em Maio e me surpreendi! Excelente opção!!!

  • Carolina

    Gostaria de entender melhor o check-in da volta… Por favor, quantas horas de antecedência eu tenho direito a fazer o check-in e assim ingressar no Freeshop? Já fui para BsAs duas vezes, uma vez pela TAM e outra pela LAN e não tenho do que reclamar. Vou novamente em novembro pela Turkish e espero não me decepcionar. Obrigada.

    • Thomas H.

      Como a Turkish tem um único voo diário partindo de Buenos Aires, geralmente eles abrem o check in aproximadamente 3 horas antes do horário do voo. Dá tempo de sobra pra passar no free shop.

      • Carolina

        Que ótimo! Pelo relato eu imaginei que fosse feito tudo em cima da hora e me preocupei. Obrigada pela resposta.

  • janira

    Gostaria de saber porque sempre as promoções saem de São paulo nunca de Porto Alegre

    • A Turkish só voa para São Paulo. Quando é promoção da TACA tem saindo de Porto Alegre e geralmente não tem saindo de São Paulo.

    • Cesar Mendes

      Que nervosinha voce, né ?

      Liga lá na TURKISH e reclama.
      a primeira pergunta que vão fazer é: Porto Alegre ? Onde fica isso ?
      Bahh, gente reclamona

  • Kew

    Vamos reclamar, vamos reclamar, pq só sai de SP? Não sai de Botsuana ou Gabão???? Eu tb não sou de SP, isso é coisa de mercado, e continuam a reclamar.
    MD, faz um manual básico sobre viagens, e obriga a dar ok antes de entrar no site. Talvez algumas perguntas sumam e os tópicos fiquem mais direcionados.

  • Vania Oliveira

    Comprei passagens para novembro e após ter fechado o pedido recebi um email do Submarino dizendo que meu pedido não tinha sido autorizado. Liguei na administradora do meu cartão e essa informação não procede. Estou desde ontem pendurada no telefone tentando falar com o pessoal do Submarino e fico ouvindo música… quando atendem não sabem resolver meu problema e passam pra outra pessoa e a ligação cai… estou extremamente decepcionada com o Submarino Viagens.

  • Aline Moreno

    Ótimo Post!! Me deixou muito tranquila com minha compra pra setembro.
    Voces tem informações referente a atrasos desta cia nesta época?
    Meu Vôo deve sair de Buenos Aires no dia 18/09 às 22h00 pra chegar em Guarulho 01h00 da manhã.
    Obrigada!

  • fabio

    Comprei uma passagem da turkish para voar no dia 03/09 para Buenos Aires,pelo site decolar mas não consigo marcar meu assento e tampouco no tel deles consigo falar, alguém saberia me dizer se só é possível marcar assentos no chek-in ou antes??

    obrigao

    • Estou na mesma situação. Já revirei aquele site da THY e não vejo essa opção. Acredito que só no checkin mesmo.

    • Éverton Basílio

      Nesse FDS entrei no site da decolar e fui tentar marcar o meu assento pelo site deles, mas o site alega que isso só pode ser feito no momento do check-in.

  • William

    Fiz o voo para Buenos Aires pela Turkish nesse mês, e tanto a ida como a volta foi no A340.
    Quando pesquisei para comprar, a diferença entre o valor da Turkish e da Tam/Gol era mais de R$ 500,00, não pensei nem duas vezes kkk
    Super recomendado!

  • Ana Brasileiro

    Atendimento ótimo!!!!! nada a reclamar. Sempre que posso vou de Turkish

  • Fernanda

    Eu procurei no google e achei isto:
    "Na verdade, vc não consegue marcar no site da Turkish…mas só ligar pro escritório deles que marcam sim! E as regras de marcação de assentos são:
    – 3 meses de antecedência para loung-haul;
    – 7 dias de antecedência para medium e short;
    Acredito que essa política é pela absurda rotação de equipamento que eles fazem nas rotas…Quando voei CDG-IST com eles, a reserva começou como um A321, foi pra um 737-800 e terminou sendo um A330-300."
    Link: http://forum.contatoradar.com.br/index.php/topic/

    • Wanice

      Fernanda, também achei essa postagem.
      Você conseguiu?

  • Maria Elisa

    Presenteei minha irmã e meu cunhado, pela passagem dos 50 anos dela e escolhi essa companhia para que ela fosse a Buenos Aires.
    Segundo ela me contou, gostou muito do atendimento, do conforto e da alimentação. Porém, no voo de ida o avião estava com barulhos estranhos, com rangidos e estalos, o que fez com que alguns passageiros aplaudissem quando a aeronave pousou.
    O voo de volta foi tranquilo e silencioso, mas eu morreria de medo já na ida. rs

    • Sergio Pos

      Maria Elisa, caso vc não saiba, é costume nos vôos internacionais que os passageiros batam palmas sempre que o avião aterrisa. Isso não descarta a preocupação com os barulhos, claro. 🙂

  • fabio

    Ola, alguem consegue falar com a turkish em algum telefone??? estou tentanto entrar em contato com eles no telefone (11)3371-9600 mas sempre cai a ligação antes de falar com alguem

    obrigado

  • Posso usar o I pad durante o vôo?

  • Lucilene

    gostei muito do post vou em dezembro vespera de natal

    obrigada.

  • Neidja

    Ótimo posto!
    No início de julho, viajei para Buenos Aires pela Turkish, na classe econômica. Foi a minha primeira viagem ao exterior. Tudo era novidade!
    As comissárias de bordo são eficientes, mas bem "secas" no tratar com os passageiros.
    Quanto ao entretenimento individual, há sim legenda em português em quase todos os filmes, ao contrário do que disse a Luíza, redatora do post! Dá uma trabalheira danada para descobrir como acionar o recurso! Mas que tem, tem! rs
    O controle remoto para o entretenimento também serve como um telefone para falar com passageiros de outras cadeiras. Deve ter isso em outros aviões, mas foi a primeira vez que vi! rs
    Achei tudo show de bola!

    • Neidja

      Quis dizer: ótimo post!!!

  • Francine

    Lucilene, para qual dia está marcado seu vôo? Também vou em véspera de Natal…Só fiquei triste pelo fato do Air Bus não possuir wi-fi a bordo. Mas, confesso que estou ansiosíssima para saber como é voar de Turkish

  • edwy Melo

    Já viajei pela Turkish para Buenos Ayres em Outubro de gostei muito, recomendo a todos.

  • marilene

    quanto vcs pagaram de taxas quando compraram as passagens de promoção???amigo meu disse-me que no final sai td elas por elas pois as taxas são escorchantes…

    • As taxas internacionais p argentina dão aproximadamente 260 reais

      se vc compra uma passagem por 300 reais + taxas de 260 reais = 560 reais
      se vc compra uma passagem por 800 reais + taxas de 260 reais = 1060 reais

      seu amigo está equivocado.

  • Em julho do ano passado fiz essa viagem, fiquei impressionado, pq até então só tinha feito voos domésticos em aviões da Gol e Webjet…

    Em julho agora voltarei a Buenos Aires, porém, vou de Gol kkk

  • Alvaro

    Muito legal o relato.

    Pena que esses voos da Turkish bem como o da Quatar só compensam para quem está em São Paulo, eu que estou em Curitiba, se entro no Decolar, etc, se coloco o trecho Curitiba – Buenos Aires, o preço sobe ASSUSTADORAMENTE, eles cobram o trecho Cwb-SP absurdamente mais caro do que se comprar a mesma passagem avulsa nesse trecho na Gol, fica quase o preço de uma passagem para EUA

    Ou seja, privilégio de quem sai de SP

  • Marilene

    Fui para Buenos Aires com essa empresa Turkish e amei!!!
    Serviço de bordo excelente, nas turbulências que foram poucos não dava nem para sentir!!!
    Só não dou nota 10 pq acho que os comissários de bordo pelo menos um devia falar português!!

  • LILI MARLENE RITTER

    Voei de Bolonha (Itália) para Istambul, fiquei impressionada com o atendimento, cardápio, tudo muito bom.

  • Estefania

    Alguém tem alguma informação-experiência se a Turkish é muito exigente com kg de excesso de bagagem (por exemplo 35 ao invés de 32…)? Desde ja agradeço

  • dulce

    fui a Buenos Aires dia 27 de setembro, amei a Turkish, parabens pra essa companhia aérea, nota dez em todos os quesitos…..

  • jose severino dos santos filho

    Boa tarde! Acho que também vou com minha esposa.