Como é voar com a Turkish Airlines

Denis Carvalho 22 · setembro · 2011

A Turkish Airlines vem ganhando espaço entre os brasileiros ao unir atendimento de qualidade com preços competitivos e boas promoções na Europa. Os bons serviços da companhia renderam a ela quatro estrelas no ranking da Skytrax, o mais conceituado em ternos de avaliação de empresas aéreas. Além disso, a empresa por vezes oferece stopovers gratuitos em Istambul – um atrativo a mais. Nosso leitor Eduardo de Assis Ribeiro Filho e sua esposa escolheram a Turkish para sua viagem de férias e após fazerem uso tanto no voo internacional quanto em um trecho doméstico faz uma avaliação bastante positiva da empresa. Acompanhe os detalhes a seguir no excelente relato exclusivo para os leitores do Melhores Destinos:

Eu e minha esposa escolhemos a Turquia como destino de nossas férias no início desse ano e após pesquisa de preços optamos voar pela então desconhecida Turkish Airlines (Türk Hava Yollare em turco). Pesou em nossa escolha o voo SP-Istambul ser direto (única companhia a operar tal linha sem conexões), o preço competitivo e o fato de a empresa ter sido escolhida ano passado como a melhor companhia aérea europeia.

Voamos com a THY nos trechos SP-IST (ida: 28/08/2011 e volta dia 07/09/2011) e o trecho Istambul – Nevsehir (ida: 01/09/2011, volta: 04/09/2011), em todos os trechos voamos de classe econômica.

DE SÃO PAULO A ISTAMBUL
A Turkish opera esse trecho com as modernas aeronaves 777-300ER na configuração de poltronas 3 -3- 3, sendo o voo realizado quatro vezes por semana. A THY é membro da STAR ALLIANCE, o que faz com que as milhas voadas por essa companhia possam ser computadas no programa de fidelidade de outras associadas, como a TAM.

Na ida fizemos o check-in no atendimento da TAM no nosso aeroporto de origem, Goiânia. Chegando a Guarulhos, não precisamos nem pegar as malas: bastou apresentarmos os bilhetes já retirados em Goiânia no atendimento da THY para a devida troca, o que foi bastante rápido.

Na volta, há uma grande quantidade de guichês de atendimento da Turkish no aeroporto Ataturk, em Istambul, o que faz com que as filas andem bastante rápido. Ficamos por volta de 10 minutos na fila do check-in. O atendimento foi rápido e no próprio guichê já computamos as milhas para o programa de fidelidade da TAM.

No ar
O que chama atenção logo ao entrar no avião é que alguns anúncios da equipe de bordo aos passageiros é realizado em português, além de inglês e turco. O sistema de entretenimento de bordo é excelente, não só pela grande variedade de filmes (mais de 30), séries (dezenas), músicas e jogos, mas também pelo fato de quase todo o sistema possuir configuração para a língua portuguesa, o que, infelizmente, não ocorre em grande parte das companhias aéreas estrangeiras que atuam no Brasil.

É possível ainda que o passageiro ligue seu IPOD, IPAD ou MP3 player no sistema de entretenimento da aeronave e escute suas próprias músicas. Todas as telas são TouchScreen, mas também podem ser controladas por Joystick.

Serviço
O atendimento a bordo e a atenção da tripulação é digna de nota até mesmo na classe econômica. Em primeiro lugar, logo no início do voo eles entregam um cardápio para todos os passageiros informando o que servirão a bordo, as opções de escolha, bem como os alimentos que estão na cozinha do avião e que podem ser pegos a qualquer momento pelos passageiros.

A alimentação de bordo é fornecida por uma empresa de nome DO&CO que faz o catering de todos os voos da companhia. As refeições são fartas, de boa qualidade e variadas. Chamou-me a atenção o fato dos talheres serem de metal e os recipientes dos alimentos serem de cerâmica e não de plástico, o que é incomum em classe econômica mesmo em voos internacionais.

As amenidades entregues, tais como meias com sola antiderrapante, escova e pasta de dentes, tapa visão para dormir e um creme que, por ser homem, não sei para que serve, são de boa qualidade (minha esposa disse que o creme é para os lábios).

Atenção
No voo de ida aconteceu um incidente. A passageira da cadeira à frente da minha passou mal e desmaiou (queda de pressão), pude constatar a grande atenção dos comissários de voo que permaneceram em número de três com a passageira durante uma hora e meia checando a pressão e colocando um respirador até ela se sentir melhor.

Como não havia médicos a bordo, uma estudante de medicina também esteve esse tempo com a passageira. Mesmo após ela ter se recuperado, os comissários de bordo frequentemente passavam em sua poltrona perguntando se estava tudo bem e se podiam fazer algo por ela. Isso, a meu ver, justifica o prêmio recebido pela THY no ano passado.

Na volta, havia algumas crianças pequenas no voo e notei os comissários de bordo preparando mamadeiras para elas a pedido dos pais, o que, infelizmente, não ocorre em todas as companhias aéreas – mesmo em voos internacionais. Mais um ponto para a Turkish!

Pontualidade
Tanto na ida quanto na volta a companhia aérea foi pontual na saída e na chegada do voo. Chama a atenção ainda que no terminal de bagagens do aeroporto de Istambul a empresa possui uma grande sala para solucionar eventuais problemas que os passageiros tenham com as bagagens. Precisamos utilizar esse serviço devido uma pequena avaria em nossa mala e eles foram rápidos no atendimento. Simplesmente perguntaram o valor da mala e, como era feriado na Turquia, nos deram um número de telefone para ligarmos e complementarem o atendimento para o ressarcimento do valor.

Em suma, o atendimento da empresa no voo internacional é excelente e justifica o prêmio de melhor companhia aérea europeia de 2010. Com seus preços competitivos e pontualidade, a Turkish deve ser levada em consideração por aqueles que pretendem chegar à Ásia, África e Europa saindo de São Paulo. No voo em que estávamos, aliás, grande parte dos passageiros tinha destino diverso da Turquia – em geral estavam indo para a China, Oriente Médio ou Grécia.

VOO DOMÉSTICO: DE ISTAMBUL A NEVSEHIR
Confesso que não esperava nada demais num voo doméstico de apenas uma hora e dez minutos. O avião de ida foi o Airbus A320 e o de volta um 737-400. Ambos são bem conhecidos do público brasileiro e esperava algo parecido ao padrão TAM.

Ocorre que a Turkish efetivamente não é uma companhia Low Cost, a começar pelo aeroporto em que atua. Enquanto outras companhias turcas como a ONU Air, Pegassus e Atlas operam a maioria dos voos no aeroporto Sabina Goreme, a THY opera em grande parte no grande, confortável e acessível aeroporto Ataturk, que é também o aeroporto internacional da cidade.

Espaço de sobra
O espaço interno das aeronaves definitivamente não tem paralelo com o espaço interno de TAM e GOL. A área entre as cadeiras me permitia esticar e cruzar as pernas com bastante conforto e tranquilidade (possuo 1,78m).

Não só o espaço interno é diferente das aeronaves que voam no Brasil, a configuração também é diferente. Em ambos os voos internos que realizamos notamos que há uma área de classe executiva que fica nas 6 primeiras fileiras da aeronave e se separa da econômica por meio de uma cortina.

Refeição completa
A alimentação a bordo também foi surpreendente. Estou acostumado a fazer no Brasil o trecho Goiânia – São Paulo que, assim como o trecho voado na Turquia, dura em torno de uma hora e dez minutos. Enquanto a Gol nos brinda com os intragáveis biscoitinhos e a TAM com o seu repetitivo e enjoativo sanduíche de queijo, a THY nos forneceu uma refeição completa com salada, sanduíche de peru (era carne de peru de verdade!), sobremesa e água, além de bebidas a escolher.

Num voo tão curto é até difícil comer tudo, mas isso demonstra a qualidade do serviço prestado e deixa claro a diferença entre uma companhia que não é low cost e outras que apenas afirmam não o ser.

Conforto
No voo de volta, apesar de voarmos numa das aeronaves mais antigas da companhia (737-400), o espaço interno, qualidade do atendimento e da comida fizeram com que o voo fosse muito mais confortável que aqueles realizados nas modernas aeronaves 737-800 que atuam nos céus brasileiros.

O reclino das poltronas em ambas as aeronaves que voamos dentro da Turquia também é digno de nota. Infelizmente não tirei fotos demonstrando as posições da poltrona, mas é praticamente o dobro do que reclina as poltronas da TAM.

Conclusão
A Turkish faz jus ao prêmio de melhor companhia aérea europeia em 2010. A empresa é pontual em suas rotas e os comissários de bordo são gentis e atenciosos. A alimentação de boa qualidade e farta me fez relembrar os velhos e bons tempos da VARIG nos longínquos anos 80 e início dos anos 90. Soma-se a isso os preços bastante competitivos que a empresa vem praticando e temos uma companhia aérea que deve ser levada em consideração por todos aqueles que estão a comprar passagens para a Europa, Ásia e África.

Sem dúvida é uma companhia com qualidade de serviço bem acima da média na classe econômica, que faz com que a econômica não seja apenas uma econômica, mas sim uma “classe econômica plus”. Logo, o que posso dizer aos colegas do MELHORES DESTINOS é: Voei e recomendo!

 

Agradecemos ao Eduardo pelo relato e convidamos a todos os que já voaram pela Turkish a deixar suas impressões sobre a empresa nos comentários abaixo. Se quiser fazer a avaliação de alguma empresa que ainda não foi descrita aqui no Melhores Destinos mande um e-mail para contato@melhoresdestinos.com.br. Ficaremos felizes em publicá-lo!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Valdinho Pellin

    Ótimo relato Eduardo. Voarei com a Turkins em dezembro a Madri. Em relação as milhas, para elas serem creditadas é só apresnetar o número do TAM Fidelidade no chekin ou é necessário s ecadastrar no programa da Turkis, acumular e depois transferir?

    • Decio

      Eu também voarei em novembro para a China, via Istambul, a única coisa é que terei que ficar 6hs no aeroporto. Será que dá para passear pela cidade?

      • Fernando

        Olha eu acho que se não houver atraso algum dá… Mas vai ser bem corrido! Pois ainda tem a parada da imigração na volta!

        De qualquer forma não se preocupe pois o a Ataturk é bemmmm diferente dos aeroportos brasileiros! Tem o que se fazer lá. Free-shop monstro, restaurantes… outro padrão!

    • Pedro

      direto na tam

      se colocar no programa deles nao manda mais para a TAM tem q escolher uma!

      ganha 12milpontos na tam, vira categoria azul e ja da para fazer uma brincadeira pela tam

      • flavia

        cartoes brancos, azuis e vermelho simples nao quer dizer mais nada na TAM… so que vc nao pode possuir o Plus e o Black… realidade!!!

    • Eduardo de assis

      Basta apresentar seu numero TAM no check in, não precisa se cadastrar no programa da turkish.Essa é a vantagem de voar em companhias unidas, como a Star Alliance, One Word e a Sky Team

  • Rander

    desnecessário o comentário "um creme que, por ser homem, não sei para que serve" —> êta cabecinha goiana.

    • Dan H

      rs super desnecessário MESMO! Pensamos igual. E completo com o relatório de comida à bordo. Até quando os brasileiros esperam com ansiedade comer à bordo, Zeus?!

      • Michelle

        Nossa! Tem gente que só sabe reclamar mesmo!!! O cara faz um post querendo ajudar quem vai viajar de Turkish e vocês ainda acham defeito no texto para implicar!!!! Pelo amor!!!!
        E Sr Dan H acho que ninguém espera com ansiedade pela comida, mas relatar como é a comida à bordo é essencial. Afinal, existem companhia áreas que servem coisas intragáveis em vôos que duram 12 horas.
        Sinceramente, quem não se preocupa com isso, é quem só faz voo Rio-São Paulo e aí não precisa de comida no avião mesmo!!!
        Fala sério!!!

    • Marcos

      Faz tempo, mas vou comentar mesmo assim!
      Ele disse que não sabia porque servia, porque não sabia o que era!
      Se era pra passar no pé, no rosto, mãos e etc…

      Você cortou justamente a parte que ele conclui a frase.
      “…não sei para que serve, são de boa qualidade (minha esposa disse que o creme é para os lábios).”

  • Fernando

    Realmente eu também posso dizer que devemos bater palmas para a THY.

    Ano passado eu voei para Tal-Aviv por ela e posso comprovar o que foi dito aí pelo Eduardo.

    Tanto no voo longo quanto no voo mais curto o atendimento foi 10.

    E digo mais: Estou indo agora em novembro para Bangkok pela THY. Paguei 1111 dólares! Dois dias depois precisei mudar a data de volta e consegui fazer tudo por e-mail com o escritório em SP. Super ágil e eficiente!

    Parabéns para a turca!

    • Fernando

      Esse preço indo pra Tailândia é saindo do Brasil?

      Caramba! praticamente o que algumas cobram indo pra Europa.

  • Felipe

    Cara, to indo pra londres no dia 22/12 com a turkish airlines essa noticia me tranquilizou muito em relaçao a algumas duvidas q eu tinha quanto a qualidade, obrigado pelo relato.

    abs..

    • Hélen

      Nossa, Felipe, pensei exatamente a mesma coisa. Viajo pela Turkish no fim de novembro e estava bem apreensiva. Esse post veio MUITO a calhar! 🙂

      Obrigada, Melhores Destinos!

  • Larissa Sandri

    Vou voar com a turkish em dezembro e nao consigo marcar as poltronas pelo site, alguem já conseguiu?

    • Hélen

      Oi, Larissa, marquei a poltrona com o atendente que me vendeu a passagem. No site tem um e-mail de contato, e como o Eduardo falou, eles são super atenciosos.

  • SERGIO G M DE SOUZA

    Quero parabenizar o Eduardo Ribeiro, pela brilhante e elucidativa narrativa a cerca da Turkish. Muito bem escrito o texto, dando água na boca de todos os que tiveram o prazer de ler.

  • Anderson Brito

    Gostaria de um relato detalhado da Pluna. O que esta aqui no site está um pouco falho. Quem vai para Bs As poderia fazer!

    • Denis Martins

      Anderson, já temos um leitor fazendo e devemos publicar em breve.

  • Grazielle

    Muito bom o relato.

    Obrigada!!

  • Simone

    Muito bom, eu estava procurando uma avaliação da turkish faz tempo, e essa só confirmou as minhas suspeitas.

    Bem que as outras companhias podiam tomar o atendimento da turkish como referência.

  • Eduardo,

    Fiz uma viagem com eles com vôos Guarulhos Istambul (ida e volta); Istambul-Atenas; Tel Aviv-Istambul, e Istambul-Kayseri (ida e volta).

    Não conhecia a empresa até então, e fiquei muito surpreendido com a qualidade do serviço, da aeronave (nova e moderna), com a pontualidade e principalmente com a qualidade das refeições.

    Só durante o voo é que fiquei sabendo que eles foram eleitos a empresa aérea do ano na Europa.

    Recomendo e muito.

    Está mais do que na hora das nossas empresas cobrarem preços justos por um serviço de classe internacional como o da Turkish.

  • Andréa

    Eduardo, seu relato está show! Obrigada pelas valiosas informações. Com certeza as levarei em conta na próxima viagem.

  • Lia

    Boa noite!

    Fui à Paris, em agosto de 2011 com minha mãe e irmã, fomos pela Turkish e fizemos conexão em Istambul, realmente o avião é muito bom, mas quando chegamos em Paris, as malas da minha mãe e irmã foram extraviadas, após dois dias entregaram as malas no hotel e uma delas estava danificada, não houve nenhum tipo de ressarcimento. Na volta de Paris à Istambul, onde ficaríamos 2 dias aconteceu o mesmo, as mesmas duas malas foram extraviadas e só devolveram uma delas poucas horas antes de embarcarmos para o Brasil e a outra somente na hora do embarque e com muito custo. Não tivemos nenhum ressarcimento, alegaram que era devido ao feriado, mas agora o feriado passou e a luta continua…será que a empresa merece tal prêmio?

  • THY é show mesmo!

    Ela unida a EK,SIN e QAT dão de 1000000 x 0,O em qualquer Cia. no MUNDO!

  • Luis

    Muito bom o relato. Me fez lembrar da saudosa VARIG em todos os tópicos. Na empresa brasileira havia tudo isso, que hoje infelizmente não há mais em empresas nacionais. A TAM acaba de ser vendida para a LAN e por isso terá que sair da STAR ALLIANCE. Estive pesquisando nesta semana o site da Turkish e os preços estão em EUROS o que os tornam mais caros do que, por exemplo a QATAR.

  • Fernanda

    Muito bom o seu relato sobre a companhia. E que bom saber que os comissários foram prestativos com a passageira que passou mal. Também tive uma queda de pressão num voo da Gol e o comissário disse pra eu levantar e ir ao banheiro se eu estava passando mal :/

  • Felipe Rezende

    Liga na central de la que vc ja consegue, eu tb to indo em dezembro dia 22….ja disponibilizaram as poltronas pro vouo sp/istambul

  • Pedro Borges

    Vou pra Paris pela turkish dia 22 de dezembro também, fico bem tranquilo lendo. Tenho uma parada de 14 hs em Istambul na ida e 12 na volta, alguem aqui ja usou o hotel cortesia da turkish? é só mostrar o bilhete em Istambul, ou é preciso fazer uma reserva com a empresa antes?

  • kako_df

    Decio, 6h é um tempo curto, considerando que no Atartuk você já passa por um raio-x logo na entrada do aeroporto, depois outro para a área de embarque, e outro no finger. Mesmo sendo um processo bem ágil, penso que seja melhor você curtir o mega free-shop. Ah, um detalhe importante: se tiver que atravessar o terminal, use as esteiras.

    Sobre a empresa, em julho fiz o trecho Istambul-Frankfurt. Gostei muito do que vi. O tratamento foi bacana. Recomendo!

    Abs.

  • henrique

    vim de turkish para bangkok e aqui estou agora.embraco de volta para o brasil em 2 dias.o voo devinda foi otimo, mas amigos meus que vieram antes disseram que ela esta cobrando 120 dolares por pracha de surf no voo de volta, diferente do cobrado no voo de vinda que foi de 120 euros pelo pacote,independentemente de quantas pranchas tenha, desde que nao ultrapasse o peso permitido.tenho 3 pranchas num pacote de 15 quilose por isso talvez tenha que desembolsar 360 dolares.um verdadeiro absurdo. por que essa diferenca de tratamento? pesquise e informe as companhias "amigas"dos surfisatas,como a emirates e a south african airlines pra que fiquemos avisados.abracos e parabens pelo site.

  • Luiz Henrique Rodrig

    Helen, boa tarde! Não consegui localizar o e-mail que voce indicou para que eu possa solicitar a reserva dos assentos. Poderia me informar? Não consigo falar pelo unico telefone que tenho comigo.

    Muito Obrigado! Luiz (lhrc@hotmail.com)

  • lorena

    Acabo de voltar de uma viagem à Turquia e fiz o trajeto Istambul-Roma via Turkish Airlines. Apesar de trocarmos de país, era como se estivéssemos fazendo um voo doméstico, portanto, fomos em avião menor. Como observado pelo autor do texto, o espaço entre as poltronas é melhor do que qualquer empresa nossa a comida é boa. Vale também ressaltar a simpatia e atenção dos comissários. As outras companhiam que se cuidem. Minha experiência com a TAP, no entanto, tem sido meio decepcionante. Ao longo dos anos, parece que vem piorando no atendimento e a equipe de comissários cada vez mais insuportáveis.

  • Eduardo de assis

    Rander,

    Não dá para fugir, está impregnado…. rsrsrsr

  • Eduardo de assis

    Luis,

    Os preços podem ser cotados em real no próprio site da Cia Aérea. Tem um campo que te possibilita escolher a moeda.

    No site do submarino o preço da THY também é cotado em real.

  • Marcio David

    Pô, amigo, se você colocasse pontuação nas suas frases, elas ficariam mais inteligíveis…

  • Decio

    Fernando, teve que pagar alguma multa para alterar a data?

  • Julio

    Achei que esse tipo de mentalidade já não existia mais no Brasil. Conheçam Goiânia e abandonem as suas vidinhas medíocres.

  • Carin

    Oi Decio, olha só;eu não sairia do aeroporto não;vc não aproveitará nem o passeio pela cidade e nem o aeroporto em si – tudo corrido e eu sou muito rigorosa com horários – prefiro chegar antes e com calma.O aeroporto é um espetáculo em matéria de restaurantes,de compras…..achei um pouco caro – claro, ainda mais se vc teve oportunidade de comprar lá – mas vale.E a Turkish ainda tem uma "sala de estar" super confortável,vc pode deixar sua bagagem de mão,tem comida ótima, frutas, bebidas, café,chá,revistas e jornais.Tem ainda sala de computação e um banheiro que é divino, bem nos padrões deles e uma salinha de oração – não vi isto em nenhuma companhia.

    Quanto a Turkish meu comentário é o mesmo que o do Eduardo.Voei no ano passado qdo fui à China e me encantei.E tem mais:na volta eu estava com um problema de coluna,me colocaram em uma cadeira de rodas, fiz todo o trajeto até o avião "pilotada"por 1 jovem simpaticíssimo – serviço e simpatias excelentes,e a bolsinha que te dão tem de tudo e não tem quem não goste de agrado – este mês pretendo viajar,e quero ir novamente com a Turkish,abraço grande da Carin (espero ter ajudado)

  • Carin

    rsssssssssss

    olha, fiz meus comentários em cima dos do Eduardo pois eles são super completos.

    Agora, acho que o Eduardo merece uma passagem da Turkish, no mínimo na executiva por fazer tantas pessoas aderirem à Turkish.

    Não sei se sabem, mas aqui no Brasil quem é representante da Turkish é a mulher do Chico Anisio,que, por sinal, estava no mesmo vôo que nós quando voltavamos ao Brasil; me pareceu muito simpática;quem sabe rola uma passagem, pois a propaganda do Eduardo valeu….vamos ajudar…

    abraço da Carin

  • Pingback: Turkish faz promoção com passagens para a Europa por R$ 1.350 e para a Ásia por R$ 1.930(ida e volta)()

  • Teresa Klein

    Eu viajei umas 6 vezes com a Turkish. Todas as vezes foram voos curtos, de no máximo 3 horas. Afirmo que foi a melhor companhia aérea que viajei: excelentes aviões, com estruturas que só na Turkish encontrei, em uma das viagens tinha uma câmera acoplada no avião e podíamos ver na telinha em tempo real o que sobrevoávamos. A comida de primeira, tomei até vinho, tudo isso pagando barato, pois em todas as ocasiões escolhi a companhia pelo preço e não me arrependi. Já voei por várias companhia aéreas e nenhuma se igualou.

  • Ancelmo

    Adoro a THY! Realmente aqualidade do serviço é digna de nota.

    Só faço uma ressalva: o aeroporto menos de Istambul se chama Sabiha Gökçen, e não Sabiha Goreme. 🙂

  • Gustavo

    Gente, gostaria que alguém me respondesse uma dúvida sobre a Turkish. Eu comprei uma passagem aérea e no e-ticket fala sobre a apresentação do cartão de crédito na hora do check-in. Realmente isso procede aqui no Brasil? Pois o cartão não é meu e eu ganhei a passagem de presente.. Valeu!

  • Igor

    Eduardo, uma informação, como você reservou o trecho Goiânia-Istambul conjugado? Pelo menos no site da Turkish não tem esta opção.

  • Guilherme

    Você vai chegar em Istambul, passar pelo controle de passaportes(como se fosse sair do aeroporto).Ao passar pelo controle, você chega no saguão e anda pra direita em direção ao Starbucks(você vai ver as placas da cafeteria).Do lado do Starbucks tem um guichê da Turkish onde você apresenta sua passagem e espera o translado para o hotel.Não usei o serviço, mas fui junto com um uma pessoa que usou, ela me disse no outro dia que esperou uns 30 minutos e que o hotel é padrão Ibis, nada de mais, mas é bem tranquilo, além de ser de graça.

    • Ariel Lodi Dallacort

      Ola Guilherme. Voçe saberia me dizer o nome do hotel, para que eu possa encontra o endereço? Pergunto pois, ficarei 19 horas em espera e dependendo da localização do hotel vou planejar uma visita a The Blue Mesquita!!
      Att
      Ariel

  • Rodrigo

    Viajarei agora dia 10/01 para Madrid pela Turkish Airlines, partirei de Guarulhos as 01h15min com chegada em Istambul às 17h35min e só saio de Istambul as 08h35min do dia seguinte. O que tem para fazer em Istambul nestas quase 15horas, tem alguma sugestão?

  • Gidalti

    Viajei agora em janeiro fiz São Paulo – Paris – São Paulo com a Turkish com stop over (na volta) em Istanmbul, a empresa é simplesmente maravilhosa, atendimento de classe executiva em plena classe econômica, o sistema de entretenimento deles é fantástico, e os aviões são novíssimos, no trecho Istambul – Paris – Istambul também vale os mesmos elogios, apesar de ser um trecho relativamente curto, o atendimento e o tratamento dado pela companhia é o mesmo, a equipe de terra em Istambul não foi das mais simpáticas, mas resolveu os problemas que eu precisava e a equipe de terra em Paris foi extremamente simpátiva e resolutiva, eu super recomendo a viagem por essa companhia, mesmo que o vôo tenha algumas horinhas a mais devido a necessidade da ida a Istambul!

  • Juliano

    Rodrigo, entre no site da Turkish ( http://www.turkishairlines.com/pt-BR/corporate/ne… ) e veja que há dois serviços disponíveis: um de pernoite e um tour em Istambul para passageiros em trânsito. Se eu não estiver enganado, ambos são gratuitos.

  • Pingback: Turkish terá voo da Europa a Buenos Aires com escala em São Paulo()

  • Alessnadra

    Larissa, para marcar as poltronas pelo site, somente a partir de 24 horas antes do voo. Pelo menos no aeroporto de Istanbul vale super a pena ja que o guiche para quem faz online eh separado e muito mais rapido.

  • Eu já viajei pela Turkish Airlines 2 vezes no saopaulo-damasco-sao paulo.

    Realmente as aeronaves são excelentes, a comida muito boa e farta, o sistemas individuais de audio e video muito bom, mas faço ressalvas com relação aos comissários, que eu achei pouco amistosos e até grosseiros com passageiros que tinham dificuldade de se comunicar em inglês tanto nos trecho sao paulo- istambul como nos trecho istambul-damasco.Eu pessoalmente não tive problemas para com eles pois falo inglês e um pouco de turco e árabe, pois alguns comissários no trecho istambul-damasco apresentaram um inglês deficiente e quem não era turco ou arabe ficava na mão.

    o pessoal de terra de damasco e istambul é muito prestativo mas os de são paulo nem tanto.

    Na minha segunda viagem a damasco comprei passagem separadas para os trechos e o pessoal de guarulhos não me deram os dois cartões de embarque e tive que fazer imigração em istambul, fazer check in e imigração de novo, ja na volta o pessoal de terra em damasco me deu os 2 cartões e despachou minha bagagem para sao paulo.

    O Aeroporto Ataturk é excelente é da de 10 a zero no de guarulhos, e as esteiras ajudam bastante para se locomover, e o free shop é enorme, e os funcionarios educados.

    Vou viajar pela Turkish de novo para Damasco em breve e espero que os comissários estejam mais educadinhos como os colegas comentaram.

  • Juliana

    Viajei pela THY em dezembro/ 2011. Fiz o trecho GRU-IST, fazendo o stop over de 2 dias e IST-TLV, retornando ao Brasil, com a melhor tarifa, DE LONGE, para a época! Simplesmente a melhor CIA áerea que já viajei ( considerada entre British, KLM, Air France, TAM). Excelentes aeronaves e, mesmo na classe econômica, come-se bem, escolhendo a refeição com antecedência. A minha opção vegetariana (entre outras quatro ou cinco! rs) valeu, inclusive, para o trecho Istanbul- Telaviv, que não é longo…

    Parabéns, me conquistaram!

  • Adriano

    Boa tarde ! Gostaria de saber, vou viajar em dezembro de 2012, pela turkish para Istambul e após a Atenas , a sala reservada dessa mesma em Istambul poderá ser compartilhada na comfort class? Aguardo comentários. Obrigado. Ótimo site , muito eficiente….

  • Betania

    Viajei em 2010 de Zurique para Istambul pela Turkish. Foi uma viagem perfeita : pontualidade, ótima comida (com cardápio detalhando cada opção) , tripulação gentil. Recomendo!

  • Ana Paula

    estou tentando sem sucesso pedir informacoes no telefone da Turkish, mas sao hoooras de musiquinha e ninguém atende.

    alguém já passou por isso?

    pra mim a empresa perdeu a credibilidade, se nem o telefone disponibilizam atendimento, nota zero.

  • Daniel Matos

    Geralmente qdo vc compra por sites de busca de voos como o Submarino Viagens ou Decolar, eles te apresentam essas opções de conexões entre companhias diferentes, inclusive entre companhias que não fazem parte da mesma aliança comercial (ex.: Gol e Turkish). Mas geralmente no site da companhia q vc ta fazendo a reserva ja existe a opção da conexão qdo a própria não opera na sua cidade de origem. So q nesse caso acho q eles so oferecem entre companhias parceiras de aliança.

    Nunca precisei disso mas creio que outras pessoas podem confirmar essa informação.

    Abs.

  • Natália

    Dor de cabeça com Vôo cancelado.

    Viajei pela Turkish em 5 de dezembro de 2012 com meu namorado para a Coréia do Sul. Minha avaliação da empresa em geral é muito boa. Salvo que tivemos uma mega dor de cabeça com o cancelamento do nosso vôo.

    Alguns dias antes de embarcar recebi o e-mail que meu vôo Istambul- Incheon (Coréia do Sul) havia sido cancelado e que teria que entrar em contato com o escritório daqui.

    A estadia, refeições e o transporte até o hotel seriam todos custeados pela empresa, já que teríamos que permanecer 1 dia na cidade.

    A atendente do escritório daqui me assegurou que era só chegar no aeroporto e que funcionários da Turkish nos informariam sobre onde teríamos que ir e os procedimentos que deveriamos realizar.

    O problema é que levei mais de 2 horas e meia tentando descobrir para onde deveria ir. Nenhum funcionário sabia me dar a informações exata, além de serem bem grossos. Tive que ameaçar chamar o gerente para que agilizassem a emissão do nosso bilhete (coisa que seria efetuada rapidamente, caso a atendente estivesse com mais boa vontade).

    O mais chato de tudo é que os funciorários responáveis pela nossa entrada e transporte do aeroporto até o hotel foram mega grossos e não tiveram um mínimo de profissonalismo! Sem contar ficavam tirando sarro de nós. Foi uma situação MEGA constrangedora e quase estragou nossa viagem. Fiquei bem chateada e toda a admiração inicial se transformou em raiva!

    Infelizmente foi uma série de acontecimentos desencontrados e muita falta de vontade dos atendentes do aeroporto de Istambul. No check-in daqui pedimos que retirássemos as malas em Istambul, já que ficariamos na cidade 1 dia. Uma funcionária do aeroporto nos informou que nossas malas seriam levadas direto para Incheon. Pela falta de organização da empresa resolvemos esperar para ver se nossas malas não iam aparecer nas esteiras. E lá estavam elas.

    Ainda conhecemos um casal que também seguiria para a Coréia do Sul. Eles não sabiam que o vôo não estaria decolando. Como não sabiam falar nada de inglês tiveram sorte de ficarem com nós, já que sabíamos falar um pouco e explicar a situação para os atendentes

    Depois que chegamos ao hotel, tudo deu certo. O hotel foi ótimo e a comida muito boa. Aproveitamos para fazer um city tour e retornamos ao aeroporto sem problemas.

    As vôos são ótimos, a comida é muito boa e tudo funciona bem.

    Só o telefone do escritório da Av. Paulista que na média demora 30 minutos para que alguém possa atender. De tanta demora resolvi ir lá e resolver tudo mais rapidamente.

    Espero que meu comentário possa ser útil!

    Obrigada.

  • Natália

    OI ANa, acho melhor vc ir direto no escritório se tiver disponibilidade. Cansei de ligar para esse telefone e resolvi ir pessoalmente.

  • renata

    turkish-airlines realmente esta de parabens…

    tive a experiencia de viajar para turquia em 2011,e fazer diversos voos domesticos.

    essa empresa me surpreendeu,meus vos foram maravilhosos.

    estare voltando emjulho pela turkish airlines,claro!

    gente vale a pena…

  • Ivan

    Alguém sabe qual o limite de peso de bagagem no trecho Istambul – Guarulhos? Obrigado.

  • Ivan

    Achei:

    FraNQuia de BaGaGem

    • Para bilhetes emitidos com saída de SAO, a franquia de bagagem é de 02 volumes

    com até 32 kg cada (02PC).

    • Para bilhetes emitidos com saída de outros pontos do mundo para SAO, a franquia

    de bagagem é de 02 volumes com até 23 kg cada (02PC).

    • Para saídas com a TAM de outros pontos do Brasil com conexão em SAO, desde

    que emitidos num único bilhete, a franquia de bagagem TAM e Turkish Airlines é

    de 02 volumes com até 32 kg cada (02PC).

  • Andre

    Viajei recentemente pela Turkish e infelizmente não posso compartilhar da mesma visão que o Eduardo. Já haviam me falado sobre o voo não ser dos melhores e pude comprovar. No primeiro trecho GRU x IST percebi algumas inconveniências. A tripulação não foi nem um pouco cordial ou amigável durante todo o voo e isso foi um consenso entre diversos passageiros. Em algumas vezes chegaram a ser grossos. A comida também era muito ruim, o que anulou os talheres de metal e recipientes de porcelana. Para piorar dentro do avião na área econômica estava um calor insuportável. Acordei em diversos momentos incomodado com o calor. Essas foram minhas únicas ressalvas sobre esse voo. Todos os trechos internos e os trechos IST x ATH e ATH x IST na classe econômica foram diferentes com a comida melhor e a tripulação mais amigável. Na volta para o Brasil fiz um upgrade e viajei na categoria Confort. Excelente serviço de bordo, refeições e poltronas. Como era um voo diurno (parte de Istambul as 10:45 e chega em GRU as 18:00) fez a diferença. Valeu totalmente o investimento.

    Valeu a experiência, posso ter dado azar, mas fica a minha ressalva.

  • Fernanda

    Oi!
    Queria apenas alertar para as pessoas tomarem cuidado com a Turkish Airlanes que tem voos diretos de São Paulo para Istanbul. Cheguei na última sexta-feira, dia 26/07/13, de Istanbul e as malas de quase todos os passageiros ficaram na Turquia sob o argumento de excesso de peso na aeronave (???). Três dias depois, quando as malas foram entregues em nossa residência no Brasil estavam arrombadas e inúmeros pertences foram furtados! Evitem viajar com a Turkish Airlanes!
    Muito obrigada!
    Fernanda

    • Bom seria se esse problema fosse restrito à Turkish: http://www.melhoresdestinos.com.br/cuidado-mala-a

      • Vania

        Desagradável… li esse relato depois de tanto tempo, infelizmente concordo com o Dênis, chegar ao fim de uma viagem seja ela em qualquer circunstância sem seus pertences é ruim demais! As empresas que terceirizam esse tipo de serviço deveriam ser mais cautelosas no manuseio das malas e principalmente serem monitorados durante todo o tempo, duvido que isso não diminuirá o índice de reclamações e escolhendo melhor seus colaboradores.

  • Fernanda

    Ok.
    Vou colocar a mensagem no post referente ao assunto.
    Obrigada!
    Fernanda

  • daniel

    Brasil-Israel em nome de jesus!

  • Everson Corazza

    Eu estava em Buenos Aires na última sexta-feira, dia 06/09, esperando o voo para voltar a São Paulo. Ficamos até às 2 da manhã aguardando no portão de embarque praticamente sem posição alguma da Turkish. Após finalmente confirmarem o cancelamento fomos levados para um hotel no centro da cidade e às 11:00 apareceu um ônibus the CVC para nos "devolver" ao aeroporto. Nitidamente para evitar pagar uma nova diária do hotel. Durante todo o dia ficamos presos em várias filas formadas pela Turkish dentro de Ezeiza (fila do voo atrasado, fila dos que tinham São Paulo como destino final, fila de Istanbul, fila dos que ainda não tinham o novo bilhete emiitido…). Como não conseguiram nos transferir para voos de outras companhias, tivemos que aguardar pelo próximo voo da Turkish às 22h40. O mesmo que estava parado em São Paulo. Mesmo nos dando um voucher de 400 euros como reembolso, o tratamento que recebemos da Turkish na Argentina foi absurdamente desrespeitoso. Gestantes e idosos que aguardavam para ainda seguir viagem para a Turquia depois de nos "despejarem" em São Paulo eram tratados com igual indiferença. Nunca ouvimos um simples "nos desculpem pelo inconveniente" saindo da boca de qualquer funcionário da Turkish em BUE. No lugar disso ouvimos um arrogante "vocês estão desrespeitando os passageiros da fila do voo de hoje" por não permitirmos que fizessem o check-in antes que nossa situação fosse resolvida. Até a polícia foi chamada por eles para "acalmar nossos ânimos". Resumindo… voar com a Turkish Airlines foi a pior experiência que tive com companhias aéreas na vida. Nem mesmo na India ou no Nepal, onde poderia – preconceituosamente – esperar um serviço ineficaz, sofri o descaso a que fomos penalizados em Buenos Aires.

  • Paulo Brito

    Cheguei da Turquia semana passada, 22/10/2014. Voei pela Turkish saindo de São Paulo / Istambul / Goreme, na Capadócia. Ótimo serviço de bordo, variedade nos filmes, cathering de boa qualidade, pontualidade. Com certeza voaria novamente e indico a companhia.

  • Carla Calmon N Gama

    Maravilhosa companhia , acabo de retornar de 30 dias em Outubro voando com a Türkish tanto o trecho internacional quanto voos domésticos , excelente padrão de qualidade . Já fiz o trecho São Paulo / Istanbul , Istanbul /são Paulo várias vezes , somente tenho a lamentar a retirada do maravilhoso boeing 777 sendo substituido pelo Air bus 340 , com isso perdemos a ótima classe confort oferecida pelo boeing , que ao meu ver idependente desta classe a mais , é mais moderno e espaçoso . Retorno em fevereiro a Istanbul com a Türkish e adoraria que voltassem a voar com os modernos boeing 777-300

  • khaled

    A THY e uma exelente companhia aerea, viajei e gostei muito, a aeronave era o boeing 777-300 er ė um aviao muito bom os assentos sao confortaveis, o atendimento no interno do aviao e exelente, nao atrasa.
    Ė uma exelente companhia. PARABENS TURKISH AIRLINES.

  • Mitiko

    Minha filha de 16 anos irá viajar com essa companhia aérea de Sp/Istambul e depois Istambul/Japão alguém já fez essa rota? O aeroporto de Istambul para fazer conexão tem um sistema fácil???

    • Vou fazer essa rota em Dezembro.. Ansioso para voar com a Turkish.. Farei conexão de 4 horas em Istambul e de lá vou Osaka… Se puder, me diga como foi o processo por lá e como é o voo da Turquia para Osaka.
      Abraços..

  • Amanda

    Voces sao fantásticos, estou voltando para o brasil da Italia, e voarei com a turkish, no dia 22/12/2014, e terei uma conexão de 16 horas (das 17h as 9h) e por meio dos comentarios descobri a rwspeito da hospedagem que a companhia oferece a esses casos. A unica coisa que nao encontrei, ou melhor, encontrei e nao entendi foi a respeito de excesso de bagagem, alguem sabe me explicar como funciona alguns kilos a mais e nao uma 3° mala?
    Alguem tbm ja passou por uma conexão como essa e acabou saindo do aeroporto para fazer algo pela cidade? Alguma dica?
    Obrigada pessoal

  • Vania

    Concordo em todos os sentidos, viajei por 2 vezes com conexão em Stambul e essa cia é merecedora de todos os prêmios das empresas aéreas, alimentação de 1ª, os acessórios de bem estar, toalhas quentes, meias, viseira… tudo impecavelmente embalados, talheres e louça de boa qualidade, sem falar no WI FI e filmes, musicas selecionadíssimas.
    Esse ano mais precisamente 17Abril/15 no vòo de Stambul para Gru – SP houveram também alguns incidentes em vôo que foram administrados com muita competência pela equipe de omissários.
    Só lamento a mudança do desk hotel que utlizei em Abril de 2014 que era simplesmente MARAVILHOSO !

  • Roberto Sapia

    belo relato Eduardo,o
    estou fazendo essa aposta também
    alguem sabe como funciona p troca de vôos pela turkish?
    forte abraço

  • Sergio

    Boa cia aérea. Viajei de Istambul a Izmir. Excelente serviço de bordo e pessoal muito atencioso, mesmo não falando sua língua eles te dão atenção e procuram te atender bem. Ótima aeronave, mesmo num percurso interno, os banco são confortáveis e todo de couro.

  • Paulo Vicentino

    Viajei pela Turkin em dezembro para o Japão com escala em Instanbul, com retorno para o Brasil pela mesma cia em 10 de janeiro de 2016.. Desde o embarque em Guarulhos, até o meu desembarque no Japão, bem como o meu retorno ao Brasil, tudo foi impecável. A aeronave já é uma surpresa, com várias opções de vídeo. Serviço de bordo excelente. Adorei as refeições…e os mimos oferecidos. Recomendo com certeza

  • Eduardo Barros Leal

    Fiquei animado com seu relato, pois viajarei em minhas próximas férias para, Istambul, Abu Dabi e Telaviv, saindo de Fortaleza, e a agencia de viagens confirmou que o vôo saindo de São Paulo será feito pela Turkish Airlines, depois de passar alguns apertos nos 777 da Tam, finalmente terei um pouco de conforto na Classe Economica.

  • Clara

    Fui pra Istambul e foi o melhor voo que ja fiz…de ida e volta!