Como é viajar no trem Eurostar de Londres a Paris

Redação 13 · junho · 2014

Nossa segunda avaliação de companhia ferroviária traz o relato de como é viajar nos trens da Eurostar, companhia responsável pela ligação entre Londres, Paris e Bruxelas. Nosso leitor Marcos Sobral viajou na mais importante das rotas, da estação St Pancras em Londres à Gare du Nord em Paris e fez esta avaliação completa para o MD.  Acompanhe e saiba mais sobre como é viajar com essa estrela europeia! 

Uma das melhores formas para se locomover na Europa são os trens. Claro que as companhias aéreas possuem tarifas mais baixas, entretanto os trens têm as seguintes vantagens: 

– Conexão com transporte público (traslado mais barato).
– Maior tolerância com a quantidade de bagagem transportada.
– Pontualidade.

Avaliacao-Eurostar

Foram essas vantagens que me levaram a optar pela Eurostar em minha viagem de Londres a Paris.

Compra

O Ticket foi comparado no próprio site da empresa Eurostar (http://www.eurostar.com). Existem outras empresas que vendem tickets, mas elas cobram taxas extras de alguns euros. Os tickets saindo de terça a quinta são mais baratos e, no trajeto entre Londres e Paris, chegam a custar 45 euros. Quanto mais próximo se comprar, mais caro fica.

Dados da Passagem: Londres x Paris
Preço Pago: 95 Euros.
Uma coisa importante: ao comprar a passagem o cliente precisará levar o cartão de crédito, que será exigido na hora de imprimir o bilhete nas máquinas.

Como chegar à estação

Em Londres, a estação na qual o Eurostar sai é a St. Pancras. Ela possui conexão com o metrô. A passagem não custa mais de 2 libras se você estiver na zona 1.avaliacao-eurostar

Ao chegar de metrô siga as placas:

avaliacao-eurostar-estacao

3

Para imprimir o bilhete, você pode se dirigir às máquinas e digitar o código de identificação (é um número semelhante ao que as companhias aéreas geram) com letras e números.

9

Nesta hora, eles pedem que você insira o cartão de crédito usado na época da compra da passagem. Ele vai gerar um bilhete que deverá ser usado na hora de entrar na sala de embarque.

Bilhete

A partir daí tudo vai parecido com um metrô. Se utiliza o bilhete na máquina abaixo.

5

A mala acompanha o passageiro o tempo todo. Depois destas máquinas, você passa pelo Raio X e em seguida pela imigração. Indo a Paris, a imigração é feita logo em Londres (e vice-versa). Conosco ele só carimbou o passaporte e mandou passar. Não durou nem cinco segundos. Ficamos esperando na sala de espera. Nota: toda a estação tem internet de boa qualidade e gratuita.

10

A sala de espera fica no subsolo e o trem passa no “primeiro andar”. Quando o trem chega à estação o painel indica por qual esteira devemos subir.

Avaliacao-Eurostar

Você procura seu vagão e depois sua cadeira. O número do vagão é pintado no chão. Na compra você pode marcar o assento. Cada vagão tem duas fileiras de duas cadeiras. Também existem fileiras uma de frente para a outra com uma mesa no meio. Achei o espaço bom e o trem conservado, mas antigo.

16

As bagagens são acomodadas no fundo do vagão ou em prateleiras ao longo dele. Achei o espaço pequeno. No meu vagão faltou espaço e alguns tiveram que acomodar em outros vagões.

18

Não existe serviço de bordo (ao menos na classe em que eu estava). Você pode levar comida de casa para comer no trem (inclusive bebidas). Mas quem quiser gastar dinheiro tem um vagão restaurante. É só andar entre um e outro, passando pelas portas de vidro até chegar nele.

22

A passagem por baixo do Canal da Mancha é meio frustrante: tudo escuro. Dura em torno de 30 minutos e começa depois de 50 minutos de viagem. Ao todo a viagem dura 2 horas e 15 minutos. Só que meu trem deu uma parada antes de entrar no Túnel, por isso acho que pode até durar alguns minutos a menos.

A pontualidade é uma coisa incrível. O trem chegou a Paris dois minutos antes do horário. Valeu muito a pena e foi bem melhor que andar de avião.

800px-Eurostar_at_Paris_Gare_du_Nord

Agradecemos ao Marcos pela excelente avaliação, que certamente será de grande auxílio a todos os que estão planejando uma viagem para a Europa e poderão optar pelos trens da Eurostar para viajar do Reino Unido à França ou Bélgica. E você, já viajou com a companhia? Conte como foi sua experiência nos comentários! Se fez ou vai fazer alguma viagem de trem e quiser participar dessa sessão do MD entre em contato com a gente pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br.

Publicado por

Redação

redacao

  • William Perez

    Não tenho muita experiência em viagens de trem. Viajei com alguns na Rússia, Tailândia e Indonésia. Trens bastante velhos. Mesmo assim, acho que locomoção via ferroviária é de longe, a mais confortável e agradável.

  • Alejandro

    O bilhete não precisa ser impresso na estação. Quando se compra pelo site, já é gerado um arquivo com o bilhete, sendo possível imprimi-lo em casa mesmo, e sem a necessidade de apresentar qualquer cartão quando do embarque.

    • No lado francês, na Gare du Nord, é necessário aos portadores de e-ticket por uma cabine do lado esquerdo das roletas para validação do bilhete por uma atendente, super rápido também! (não esquecendo de preencher o formulário de imigração britânico)

      Estanho o trem ser antigo, ano passado fiz esse trajeto, e tanto na ida quanto na volta, os trens eram novos. A experiência sem dúvida é fantástica, apenas uma dica de compras os trajetos abrem com 6 meses de antecedência, possibilitando promoções bem em conta, os demais trens eurupeus costumam abrir com 3 meses de antecedência, e a economia é boa, esse ano peguei de Paris a Bruxelas no Thalys ( o outro trem rápido ) por módicos 22 euros 😀

      Chato mesmo é ter esse experiência fantástica e barata e depois voltar pra nossa realidade "Padrão Brasil"

      • Bruna Albino Antunes

        Olá Fernando! Na compra dos tickets on line que fiz tenho a impressão de ter lido algo sobre retirar um dia antes, ou algumas horas antes. Então posso ir logo antes do embarque, sem precisar ir até a estação horas antes para validar, certo?

    • Rubem

      Verdade ! ! ! Fiz isso em março/2014 comprei a passagem 4 meses antes por 84 euros ida e volta.

      Recebi os bilhetes por e-mail em PDF.

      A imigração Paris -> Londres tem um formulario chato para preencher do mais tudo tranquilo.

      Os brasileiros estão sendo mais bem tratados no exterior.

      • Luciana

        Olá, estou planejando a mesma viagem. O problema é que não estou conseguindo fazer a compra pelo site oficial e os sites não oficiais cobram taxas extras. Desde já, agradeço!

        • Fran Gabiatti

          Luciana, estou com o mesmo problema. Caso já tenha resolvido, poderia compartilhar como vc procedeu? Obrigado

        • clezio

          entre no site oficial eu estava com o mesmo problema mais troquei de computador e fui em outro dai consegui fazer a compra estranho isso mais funcionou.

        • Juliana

          Seu problema era com dispositivo de segurança, e não gerava a compra?

    • Marcos Sobral

      Tem razão, mas no meu caso eu estava sem ter como imprimir. Pra quem faz uma viagem planejada é uma boa opção já levar impresso.

    • Outra opção também são os app da EuroStar e Thallys. Sempre apresentei os bilhetes de embarque pelo iPhone e não tive nenhum problema. Não sei, mas imagino que tenha o app para Android também… vale a pena!

    • Evaldo Spinola

      Oi Alejandro, muito obrigado pela sua dica. Eu estou indo à Europa semana que vem e estou fazendo minhas reservas.
      Evaldo Spinola

  • Wagner

    Adoro viajar de trem. Pena que no Brasil esse transporte não existe. Pq aquele de Minas ao Espirito Santo nunca fiz e dificilmente farei.
    Rodei a Itália e Bélgica toda de trem e me apaixonei.

    • Ana Fiorani

      Aqui no Brasil tem uma viagem bem interessante de trem em Curitiba, feita pela Cia. Serra Verde Express. Ele leva até a cidade de Morretes, sendo que sobe pelas encostas da montanha, passsando por vários túneis. O trem é antigo mas, no inverno, o frio e a serração imprimem um charme a mais à viagem. Vale muito a pena.

    • Jerônimo Monteiro

      Então não deixe de ir na Estrada de Ferro Vitória a Minas. A viagem é muito tranquila, trens em excelente estado de conservação, muito confortável e as paisagens exuberantes. Pontos contrários são o preço da cabine fechada (necessária para não se sujar com minério de ferro) e a demora do percurso, que entre Vitória e BH pode chegar a 12h.

      Recomendo demais viajar nesse trem pelo menos uma vez na vida.

      • Temos um post sobre esse trem: http://www.melhoresdestinos.com.br/trem-efvm-vale

        • Em outubro chegaremos em Paris seguindo p/ Barcelona e depois Marselha, a ideia é fazer em trem, noturno. E que podes nos ajudar?

          • Procura no site da Rail Europe

          • André

            Olá Danilo!
            Eu e meu companheiro fizemos o trajeto Barcelona / Paris no trem noturno e a viagem foi super tranquila. Compramos o EuroPass aqui no brasil, na loja da TAM e podíamos viajar por três países consecutivos por 10 dias alternados. A estação fica perto da praia de Barceloneta. Vale muito a pena, pois, a vagão era espaçoso e as poltronas muito confortáveis. A viagem durou 12 horas e ainda tinha um vagão restaurante onde pode-se fazer refeições. Vale muito a pena conhever a Europa de trem. Andamos por seis países. Em Portugal alugamos um carro e Espanha, França, Bélgica, Holanda e Itália todo o percurso foi feito de trem. Esperamos que curta sua viagem.
            Abraço.
            André

          • FAbio

            André me add no face, vou fazer essa viagem queria te pedir umas dicas já que fez o trajeito que quero fazer. =)

            Meu perfil
            Fabio FIgueiredo leandro stormer

      • Ana Fiorani

        valeu a dica.

  • Alexandre

    Já fiz o trajeto Bruxelas-Londres de Eurostar e realmente muito melhor que avião. Você pode chegar bem mais próximo do horário de partida e o trem te deixa ainda no centrão da cidade!

  • Mercia

    Já comprei meus bilhetes através do site EUROSTAR para agosto e imprimi em casa mesmo. Recomendo comprar com antecedência, pois há tarifas de 44 euros e ainda algumas com desconto para pessoas com até 29 anos(young) e Seniors( mais de 60) por 42 euros. Concordo com o post sobre viajar de trem, pode-se chegar 10 min. antes e não há atrasos. Pode-se ver a paisagem, acessar a internet e ainda há mais espaço. Amo viajar de trem! Comprei também um bate volta para Estraburgo a partir de Paris e outro para York saindo de Londres.

  • André

    Já fiz esse trajeto mas de ônibus em Fevereiro de 2012, saindo de Londres com destino a Paris. Nesse caso, o ônibus entra dentro de uma espécie de container, assim como os demais veículos de passeio. Cada vagão é separado por portas pneumáticas e no final existem banheiros. Não há a restaurante.
    A sensação é um pouco claustrofobia mesmo, pois não se enxerga nada. Dentro do ônibus fica até um pouco abafado porque se desliga os motores mas pelo menos a pessoa pode descer e esticar as pernas 🙂

    • Fernando-RJ

      Verdade.. um verdadeiro container, mas há painéis com informações sobre a viagem.

    • De carro é a mesma coisa. Fiz essa travessia em Abril. Não sabia que tinha que reservar e tive que comprar na hora para ir para a França e acabei morrendo em 111 Elisabeths. Aí a volta fiz de Ferry que é muito mais legal e barato: Consegui por 36 Merkels. Eurotúnel de novo só se for a bordo do Eurostar.

      • Fizemos Paris – Londres com IDBUS e foi muito tranquilo, além do mais, é bem mais em conta que o trem! IDBUS sai de uma estação na região central de Paris (Bercy), bem prático de chegar, assim como a Estação onde chega em Londres, a Victória.

  • Guilherme

    Quando eu viajei com o Eurostar, fiz o trajeto Paris-Londres e tive as mesmas impressões sobre a viagem. Mas fica a dica para quem consegue se planejar com antecedência para a viagem, pois minha viagem seria em outubro e comprei o bilhete em julho, pagando apenas 32 euros na passagem. Perdi muito menos tempo do que viajando de avião e acho que é um pouco mais confortável ainda, apesar de que em Paris pareceu a mesma bagunça da sala de embarque de um aeroporto, muita gente aglomerada e faltando um pouco de informação de onde seria a plataforma exata de embarque, tive que ir buscando, mas como o espaço é pequeno, não houve muitos problemas. A passagem pelo túnel realmente é meio decepcionante e, pra falar a verdade, nem me dei conta que já havia passado por ele. Mas recomento a viagem.

  • amanda

    Não sei se este é o lugar certo para esse tipo de informação mas acabei de comprar SP-Paris em março de 2015 por 2000 reais com taxas inclusas fazendo stop over gratuito em Amsterdã voando KLM

    • acho q nao é aqui, mas valeu a dica,, tb achei por esse preço, mas parcelamento até em 4x

  • Não seria Gare Du Nord??

    • Marcos Sobral

  • Ailton Freire

    Muito legal este relato sobre trens na Europa, viajei com minha esposa e dois filhos (8 e 10 anos) entre Madrid – Barcelona – Madrid e foi super tranquilo, imprimimos nosso cartões de embarque em casa e foi facílimo o chegar na estação e embarcar. A empresa foi a RENFE e na volta pegamos uma conexão direta para o aeroporto Barajas, sem custos adicionais, onde voltamos para o Brasil. Lendo este poster até me deu vontade de voltar.

    • Marcos Sobral

      Já fiz Madrid x Toledo e Madrid Segóvia pela RENFE. É muito boa.

  • Marcos Reis

    Já fiz o trajeto Madrid x Lisboa de trem, achei a viagem cansativa, o trem parava muito… Mas foi interessante a experiência. Saí da capital espanhola de noite e cheguei de manhã a capital portuguesa. O trem era meio velho sem grandes confortos.

    • Também fiz este trajeto, mas de Lisboa a Madrid, o que vale a pena é o preço, super barato. Não dá pra dormir muito bem, mas ganha-se uma noite de hospedagem.

  • Bárbara

    Excelente review. Estou precisando comprar um bilhete justamente para esse trajeto para minha viagem em agosto.

    • Compre pela internet e já saia com o bilhete impresso aqui do Brasil.

      • Leticia

        Bem isso, comprando pela Internet já imprime o bilhete na mesma hora com QR code…
        Simples!!! Não precisa apresentar cartão de crédito na hora!!!!

        • Márcia

          e não é necessário validar o ticket na estação? eu comprei os meus pela internet e estou levando impresso.

          • Davi L.

            Vc vai passar o código que está no seu bilhete impresso na maquinha. e pronto.

    • Olá! Fizemos Paris Londres de ônibus pela empresa idbus, onde custa 29 euros e saímos a noite da estação Bercy e chegamos cedo na estação Victória em Londres. Obs.: levar "libras" em mão, pois as 5 da manhã não tinha casa de cambio e não aceitavam euros. Boa viagem!

      • E como foi a imigração?

        • Os estrangeiros descem do ônibus ao chegar em Londres e entram no setor de imigração, onde apenas preenchemos um papel solicitado e tinha uma fila grande e o motorista do ônibus pediu ao policial para deixar nós passar e ele só nos fiz uma pergunta: quantos dias pretendíamos ficar, respondemos e dirigimos ao ônibus com o motorista. Foi muito legal, o motorista servia de guia. Saímos 21hs de Paris, dormimos, acordamos na imigração e chegamos as 5:00 em Londres. Em Londres compramos o passe de 1 dia e andávamos nos ônibus e metrô tranquilamente.

  • Fiz este mesmo trajeto em 2009, foi maravilhoso.Fizemos ida e volta, o bom é que a gente sai do centro de Paris e chega no centro de Londres! Infinitamente melhor que pegar um avião!!!!

  • Leili

    Muito boa a matéria. Já me sinto mais segura para fazer esse trajeto após essas orientações detalhadas.

  • Bom relato. Apenas faria a correção destacando que o bilhete pode ser impresso em casa, sem a necessidade de usar a máquina na estação. Fiz assim e deu tudo certo.

    • Marcos Sobral

      Tem razão, mas no meu caso comprei de última hora. Até paguei mais que o dobro do preço normal. Por isso não tive como imprimir. Mas levar impresso é bem mais cômodo.

  • João Alonso

    Uma adendo: essa imigração só existe em Londres mesmo (o Reino Unido ainda não se sente muito confortável com essa circulação livre de pessoas pela Europa =P). Quando peguei um trem internacional em Paris, não tinha nem sequer catracas, era só chegar na plataforma indicada e embarcar!

  • Rafael Lima

    Já fiz esse mesmo trajeto com a Eurostar. Realmente, pra mim foi muito melhor que avião. Compensa pagar um pouco a mais e ter serviço de bordo, que é muito melhor que de avião também. Sem contar as paisagens que podem ser vistas que realmente são encantadoras. Serviço de ótima qualidade e com a pontualidade europeia sensacional.

  • Marlon

    Em janeiro último eu fiz o trajeto contrário, Gare du Nord > St Pancras, me surpreendi com a segurança para entrar em Londres de trem, tivemos que preencher aqueles formulários com informações pessoais e o que fariamos em Londres, depois passamos por dois guichês onde um apenas verificou o passaporte e informações e o segundo foi bastante investigativo, pegou os passaportes, fez perguntas pertinentes a viagem e pediu para ver as reservas dos hotéis, minha esposa estava com a cabeça abaixada mexendo na mala e ele pediu para que ela se erguesse e olhasse para ele. Depois passamos por raio-x também as malas. Achei mais seguro do que muito aeroporto.

    Fora de série viajar em trem, confirmo tudo que já foi dito em relação a pontualidade, horário mais fácil para chegada e etc. Fiz duas viagens em trem noturno com cabine com treliches, muito bom e confortável.

    Também levei o ticket impresso de casa.

  • Fiz esse trajeto em 2013 (comprei com antecedência e paguei 44 euros). Imprimi o bilhete em casa e na hora de passar o QR Code na catraca tivemos um problema. Fomos ao balcão de atendimento e a funcionária da Eurostar nos informou que nosso vagão estava com problemas no ar condicionado e perguntou se aceitávamos viajar na primeira classe como pedido de desculpas… Claro que aceitamos! Foi uma ótima experiência!

    • Bruna

      Bom dia, quero ir pra Londres e de lá, já aproveitar pra visitar Paris, queria saber como funciona a questão da imigração, se precisa algum documento ou só o ticket mesmo.
      Alguém ai já teve essa experiência????

  • Angelo

    Apesar de mencionado, tem que registrar que o espaço geral das poltronas, mesmo na segunda classe, são infinitamente melhores que nos voos low cost e não precisa chegar 2 horas antes como em aeroportos.

  • também imprimi meu bilhete no brasil, antes da viagem. Fiz o percurso London – Lille frança, divisa com belgica e de lá um thalys pra amsterdam. O trecho london – lille saiu por 36euros e o trecho lille amsterdam por 19.

  • Bruna

    Tive um problema na volta de Londres para Paris, devido a uma nevasca. O trem atrasou e chegou quase 3 horas depois do previsto. Já passava da meia noite e o serviço de trem e metrô já havia encerrado. A Eurostar, além de nos dar um reembolso de 25% do valor da passagem, ainda nos reembolsou o valor do táxi até o hotel! Isso que é atendimento, fiquei espantada… no Brasil uma coisa dessas é inimaginável! Comprei com 3 meses de antecedência e paguei apenas 29 euros o trecho!

  • Gilnei

    Fiz essa viagem em janeiro. É bem melhor que ir de avião por causa que tenho 1,84 de altura e o espaço entre os assentos é melhor no trem;

  • Matheus

    A Azul vai operar em Divinópolis-MG a partir de Novembro (DIQ-VCP)! DEMOROU MAS VIERAM!!!

  • Como assim a passagem pelo canal da Mancha foi frustrante, por ser muito escuro?! O que o amigo esperava? Um túnel cheio de leds coloridos? Ou de repente um túnel de vidro onde pudesse ver o fundo do mar (que, aliás, àquela profundidade seria bem escuro de qualquer maneira?).

  • A única viagem que fiz de trem foi da Filadélfia para NY e recomendo muito! 1h30 de viagem, poltronas extremamente confortáveis, wi-fi e uma linda paisagem.

    • Juliana Gomes

      Eu fiz essa mesma viagem mas de ônibus pela empresa Greyhound, foram duas horas e infinitamente mais barato que o trem (paguei 11 dólares o trecho).

  • Além de as passagens poderem ser impressas diretamente do site da Eurostar no momento da compra, conforme já relatado por alguns viajantes aqui, vale mais algumas informações.

    Diferentemente dos demais trens da Europa em que você pode chegar minutos antes da partida do trem e embarcar sem problemas, as viagens pela Eurostar requerem que você chegue com no mínimo meia hora de antecedência ao ponto de check-in – eles são super restritos com isso para estrangeiros, por conta de todo o trâmite de imigração (já perdi trem por chegar com 20 minutos de antecedência). Portanto vale a pena ficar bem ligado no horário do bilhete.

    A segurança na estação Gare du Nord (no trecho em direção à Londres) tende a ser bem mais restrita que no caminho inverso. Algumas vezes – dependendo do período do ano – há revistas com cachorros, além do tradicional Raio-X. Em geral eles "cheiram" bastante embutidos (já vi por duas vezes pessoas tendo que abrir suas malas para mostrar que estavam portando jámon).

    O serviço de atendimento da Eurostar é impecável. Tanto da vez que perdi o trem, quanto em uma outra oportunidade em que comprei passagens em datas erradas, fui muito bem atendida pelo staff em Paris e em Londres. Inclusive, na estação St. Pancras, o serviço da Eurostar funciona como uma espécie de "concierge", te orientando com atrações e oportunidades no seu destino.

    Quanto aos trens, não há o que reclamar: são super espaçosos e limpos. A viagem é tranquila e dura cerca de 2hrs. Considerando que os aeroportos de Londres e Paris são afastados do centro (cerca de 1hr de distância via shuttle), é a melhor opção para o trecho, além de não haver preocupação quanto a bagagem.

  • Amauri Soares

    Fiz essa viagem em abril, utilizando o trecho Paris/Londres/Paris. É bom mencionar que eles são super pontuais, e por essa razão, o acesso à sala de embarque só é permitido até 30 minutos antes do horário de embarque.
    Outra informação é que como a Inglaterra não faz parte da Comunidade Européia, é obrigatório o preenchimento de um formulário com informações básicas, disponível na área de embarque da Gare du Nord, e que deve ser entregue na imigração, antes do embarque.
    Existem dois vagões restaurantes, os vagões de número 5 e 16, e a alimentação é razoável. Tem de pizza a risotos. Detalhe é que no vagão restaurante, vc pode pagar a conta tanto em Libra como em Euro ou até com as duas moedas simultâneas, além é claro de Cartão de Crédito.
    Não deixa de ser interessante, pois quem faz um bate e volta Paris/Londres como eu fiz, pode ocorrer de no retorno sobrarem algumas Libras no bolso, que no resto da Europa não será de muita utilidade.

    • Amigo me explica melhor o trecho paris-londres-paris, eu tiro os e e-ticket de ida e volta já pelo site, na frança tenho que passar em uma atendente na entrada da roleta e levar os e-ticket e na volta só coloco na roleta o e-ticket tirado da net??

  • Gustavo Mossini

    Fiz os trechos Paris/Londres – Londres/Bruxelas – Bruxelas/Bruges/Bruxelas – Bruxelas/Amsterdã e Amsterdã/Paris em trem e recomendo a todos, o deslocamento é muito mais fácil pois as estações estão ou no centro ou ligadas ao metro.
    Para pegar avião normalmente os aeroportos são afastados, vc tem q chegar com 1 hora de antecedência, mais o tempo para chegar ao aeroporto e o desembarque e tals, acaba sendo mais rápido o trem, além de mais charmoso… Comprei pela net, e paguei 50 Euros o trecho mais caro, alguns foi de 1ª classe com refeição, vinho e wi-fi… Vale muito a pena!!!

  • Mary Fornari Marinho

    Já fui de Londres a Paris utilizando o Ferry Boat e também já fui pelo trem da Eurostar. No primeiro caso, estava de carro com meu primo que mora em Ockendon, a 40 minutos de Londres. Saímos da casa dele e fomos até o Porto de Dover. Como somos cidadãos italianos e brasileiros, isso é, temos dupla cidadania, apenas apresentamos nossos passaportes italianos e ingressamos no Ferry. O carro ficou no estacionamento do Ferry Boat. Subimos ao deck superior e percebemos que havia 4 andares. Há uma imensa praça de alimentaçlão, um mini-cassino , as lojas de free shop com preços maravilhosos. Depois do lanche, fomos nos sentar à proa da embarcação onde há muitas fileiras de cadeiras bem confortáveis e apreciamos a vista do Canal da Mancha e o voos das gaivotas. A viagem levou apenas 1 hora e 30 minutos. Desembarcamos em Calais, na França, montamos no carro e nos dirigimos a Paris. Uma viagem muito linda e agradável. Essa viagem ocorreu na primavera de 2012. No segundo caso, em março de 2014, também na primavera, meu sobrinho de 25 anos e eu, de 59, fomos a Londres e, depois de cinco dias passeando por lá, decidimos ir a Paris. Fomos à estação St.Pancrass, pegamos o trem pela Eurostar e descemos em Gare du Nord. Compremos as passagens pela Internet, imprimimos e só. Não me lembro do Valor, mas acho que pagamos 72 euros cada uma, ida e volta. Foram pagas em euros mesmo! Foi muito bom, pois descemos no centro de Paris, pegamos o Metrô e fomos ao hote Vandome, perto da Notre Dame. O trem é pontualíssimo, como já mencionado nos depoimentos anteriores. Gostei do trem…melhor que avião….Vou repetir, com certeza! Tanto o trem quanto o ferry boat foram ótimas opções…..

    • Ana Fiorani

      E os valores do ferry, valem a pena?

      • Mary Fornari Marinho

        17 libras

  • O preço achei meio caro meu primo mora em londres e já conseguiu vôos para paris por 16 euros vale mais a pena.

  • Carlos M.Silva

    Viajamos Berlim-Wittemberg, Wittenberg-Dresden, Dresden-Praga, Munique-Fussen, Munique-Roma. Os preços muito bons, muito conforto, pontualidade, um incentivo à próxima viagem, os trajetos europeus utilizar trens, inclusive Paris-Londres, nosso próximo destino. RECOMENDO

  • mulhercasadaviaja

    Esta viagem é muito confortável e rápida. Escrevi um post sobre ela e outro que pode ser muito útil para quem nunca comprou bilhete pela Internet, em que detalho passo a passo a compra: http://mulhercasadaviaja.wordpress.com/2014/05/09

  • THIAGO

    Já fiz essa viagem no sentido contrário, ou seja: Paris – > Londres.
    Para além do que já disseram aí, apenas gostaria de dizer que, mesmo me apresentando dentro do horário na Gare du Nord, a fila da imigração britânica demorou muito e acabei perdendo meu trem.
    Ponto positivo para a Eurostar, que assim que mostrei o meu bilhete (impresso em casa), me acomodou em um assento na próxima partida.

  • Felipe

    Toda minha rota pela Europa foi feita de trem, menos de Paris pra Barcelona.
    Muito confortavel, sem aquela loucura de aeroporto. Imigração sempre de boa. Em Londres ainda perdi meu trem, porque era o primeiro e extremamente cedo, mas o rapaz me acomodou no próximo. Não me arrependo em nada. Já fiz Europa de só de avião e só de trem, não tenho duvidas que de trem é muito melhor. Por sinal a cia. Renfe, da Espanha é muito boa, foi a que mais gostei. Mas todos os trens da Europa são de alto nivel!

  • A Eurostar sem dúvidas é a melhor. Fiz um o trecho Paris x Londres, e a viagem foi espetecular!

  • Cristiano Vargas

    Exatamente 3 meses antes pode-se comprar o bilhete a economia vale a pena. St Pancreas/King Cross é de fácil acesso, assim como a Gare du Nord. A viagem não é "charmosa" e o trem rápido e simples. Imprimi aqui no Brasil o bilhete pois, inclusive, tive que mostra-lo na imigração em Londres.

  • livia

    Fiz essa viagem, realmente é tranquilo e o preço acessível. O único problema foi o local para colocar a mala, pois não há espaço suficiente para bagagens e tive que deixar no corredor, contrariando a gerente do restaurante.

  • Camila

    Fiz o trecho Londres-Paris em Março/13 e foi tudo ótimo. Comprei antes de sair do Brasil o Ticket no site da Eurostar, mas como éramos 4 pessoas compramos a passagem intermediária (nao lembro o preço e nem quanto saiu); era um combo para 4 pessoas na classe intermediária e ficamos de frente com uma mesa no meio.. E diferente do relatado, no nosso caso houve serviço de bordo sim incluído (refeição pequena, mas refeição e nao lanche, com bebidas passando e café ou chá no fim). A viagem foi super tranqüila e mega rápida… Super indico viajar de trem pela Europa.

  • Silvio – RJ

    Excelente post. Ja fiz essa trajeto duas vezes e achei muito prático e confortável. Particularmente, achei a estação de S Pancras mais estruturada. De Paris a Bruxelas também valeu a pena. Ótimos exemplos de transportes públicos p o Brasil. Silvio- RJ

  • Rose

    Fizemos em abril de 2014 os percursos: Londres/Bruxelas/Amsterdã/Paris e a mala do nosso amigo foi roubada dentro do trem. Na parada em Rotherdã os ladrões entraram por uma porta e desceram na outra com a mala. Informamos ao fiscal do trem e ele informou que é normal e que eles não se responsabilizam pelas malas. Então fica a dica, de olho na mala.
    De resto tudo foi perfeito.

    • babisecco

      Eu uso um cadeado que tem uma cordinha que alonga.(Custou $3). Prendi a mala na corrente onde colocam as malas, na entrada do vagão. Dá mais tranquilidade pra viajar porque não tem jeito de ninguém levar.

    • Silvia

      Sim, viajar de trem pode ser bom mas não é tão seguro. Em 2010, num trem de Milão a Levanto, tivemos uma triste experiência: levaram os Euros de uma amiga enquanto dormíamos. Os funcionários do trem nos disseram que os pilantras conseguem abrir a cabine por fora.

      • Marcos Sobral

        Enquanto a unidade de medida para roubo no Brasil é de dias e horas, na Europa é de 4 anos. Não podemos dizer que o trem não é seguro quando existiu um roubo há 4 anos…
        Perigoso é andar de metrô e ônibus no Brasil.

    • Como viajamos só eu e uma irmã, optamos pelo trajeto Paris-Londres e Milão – Paris de ônibus, com a empresa idbus, as malas ficam no porta malas e dá pra dormir tranquilo durante o trajeto. Valeu muito a pena. Obs.: Em alguns trechos o tempo de viagem é maior, mas o preço é beeem menor. Recomendo

  • babisecco

    Fiz esse trajeto ano passado. Ida e volta. Estava estudando em Londres e passei um fds em Paris. Comprei pela internet e imprimi lá na máquina. O trem que eu peguei era tipo esse, conservado, limpo, mas não era novo. Achei bem melhor que avião, porque embarca e desembarca junto com o metrô. As passagens dessas cias aéreas low coast saem de aeroportos muito distantes de Londres, tem que pegar trem antes, é longe e o trem custa até £15, acho que não compensa.
    Aliás, só pra deixar uma dica (aconteceu comigo): como a King Cross St Pancras são coladas uma na outra, eu confundi as entradas e achei que a rail service da King Cross era a mesma para a St Pancras e fiquei algum tempinho na fila errada.. ehehe
    Ah, realmente o Canal da Mancha é desanimador! rs

  • Fernando Amaral

    Vou fazer essa aventura dia 23, ir de manha e voltar a noite. Obrigado pelas dicas.

  • Fiz esse trajeto e gostei muito, aliás, fiz todos os trajetos na Europa de trem e valeram muito a pena, a pontualidade é constante e os trens são super confortáveis e com tomada pra carregar os aparelhos eletrônicos…

  • babisecco

    Fiz esse trecho ano passado. Ida e volta. Estudava em Londres e passei um fds em Paris. Vale muito a pena ir de trem.
    Só uma dica: como as estações King Cross e St Pancas são uma ao lado da outra, não façam como eu, que confundi a saída da rail service de King Cross e fiquei na fila pra retirar a passagem da Eurostar! rs
    São estações diferentes, embora compartilhem a mesma saída do metrô. O trem que sai de King Cross é o Expresso Hogwarts, Eurostar é na St Pancras! ehhehe

  • Melissa

    Olá! Eu e meu esposo vamos a Londres e Paris em Outubro.. Já comprei o ticket do Eurostar no site para o trajeto Londres-Paris.. 48euros cada.
    Gostaria de saber como é a imigração quando se chega em Paris? Minha amiga cruzou no ferryboat de ônibus e não passaram pela imigração.. Ficaram sem a entrada na União Européia..
    Obrigada!
    Abraço
    Melissa

    • Marcos Sobral

      Logo na estação você passará pelo controle migratório. Apresenta o passaporte, carimba e vai para a plataforma de embarque.

      • Melissa

        Olá Marcos! Desculpe mas fiquei ainda em dúvida.. No desembarque em Paris.. Tenho q passar na imigração quando chegar ?
        Estarei saindo de Londres pelo Eurostar .. Retorno ao Brasil de Paris.
        Obrigada!
        Melissa

        • Marcos Sobral

          Não precisa passar novamente pela imigração. Quando você desembarca já sai na plataforma, pega a escada rolante e já está na estação de metrô. A imigração é feita antes de embarcar, o que na minha opinião, é o mais correto, inclusive para aviões. Mas no caso de voos, a imigração é feita no destino, no Eurostar a imigração é feita no embarque.

          Quando você chegar em Paris, pega suas malas nos fundos do trem e já pode ir direto para o metrô ou táxi. Lembre-se que a fila para comprar tickets de metrô tanto na máquina quanto nos guichês é muito grande, por isso é bom desembarcar logo.

  • Paulo Godoy

    Eu fiz este trajeto ao contrario, de Paris a Londres; é muito bom viajar nos trens da Eurostar; vai uma dica : pessoas maiores de sessenta anos paga menos.

  • Acho que discordo da maioria. Eu fiz este trajeto (ida e volta) em Março, e além de ter achado os trens muito antigos, como o Marcos citou, eu achei muito desconfortável. Além disso, o meu trem da ida parava constantemente e chegamos em Paris com quase uma hora de atraso. Nos momentos em que o trem parava dava um tranco muito incômodo.
    No entanto, ainda acho que o Eurostar vale mais a pena que muitas companhias low cost.
    Achei muito complicado, também, o local para colocar a mala. Pessoas baixas, como eu, sofrem… especialmente se a mala for grande.
    Parabéns pela avaliação. Apesar da minha experiência ter sido inferior, achei tudo muito bem detalhado.

  • Gustavo

    Marcos, por favor.

    Gostaria de saber um pouco mais sobre limite de bagagem etc
    n gostaria de fazer o trecho paris-londres de aviao (low cost) exatamente pq qro comprar algumas coisas em paris (fazer a festa na l'occitane hahaha)

    obrigado

    • Marcos Sobral

      Não tem limite de bagagem. Mas existem avisos que li quando estava lá dizendo que se você tivesse mais de dois volumes entrar em contato com um funcionário. Mas não sei o que significava. Mas vi muita gente cheia de malas. O único problema é o lugar para acondicionar que é limitado, mas se você chegar logo do trem pode pegar os melhores lugares para acomodar a bagagem.

      • Gustavo

        que beleza!

        muito obrigado pelo esclarecimento!

  • Laura Monteiro

    Comprei o trecho Gare du Nord -St Pancras na primeira classe com 3 meses de antecedencia e por isso o preco foi em conta. Gostei muito do trem e da refeicao servida, tinha vinho, salada, carne e massa e mousse de chocolate. Cafe e leite eram servido apos a refeicao qdos vezes vc quisesse. Saindo de Paris, a imigracao e uma pouco mais rigida, meu mini interrogatorio foi rapido talvez por ter ido a Anguilla e Barbados e ter perguntado se ele queria ver reserva de hotel e passagens ( ai ele nem quis ), mas pelo que vi isso era pedido a maioria q estava la.

  • Para nos Brasileiros, viajar de trem e motivo de curiosidade. Porem se voce dispoe de poucos dias, nao acho que valha a pena fazer percursos de 12 horas de trem por exemplo. Moro na Europa mas raramente me desloco por trem. Aviao costuma ser mais barato e mais rapido.

    • Acho que depende do ponto de vista. Justamente porque moras na Europa, dificilmente vais estar com muita bagagem, o que facilmente acontece com quem vem do Brasil. Um percurso de 12 horas feito num trem noturno, dependendo do trecho pode gerar economia com relação as bagagens (os voos low cost geralmente são baratos mas a franquia de bagagens é cara e restrita) e com a economia de uma diária de hospedagem.

  • Patricia

    Eu e meu marido viajamos de Paris a Alemanha, os trens são ótimos e estação e linda!! Na volta chegamos em Paris final de semana, trocamos de estação de trem para pegarmos a Eurostar para londres e a compra de passagens na hora, custou 160 euros o trecho, por pessoa.

  • Fiz o trecho ao contrário ano passado. Paris –> Londres. Um lembrete para os brasileiros,,, é preciso passar pela imigração, e lá lhe é questionado coisas como quanto de dinheiro você está levando, para onde vai depois, onde vai ficar, etc… É importante ter isso tudo em mãos para não se enrolar. E para quem vai pela primeira vez, é bom chegar um pouco antes mesmo para não se perder.

  • Kaye

    Parabéns pelo artigo, muito detalhado e informativo. Já fiz o trajeto Londres-Paris, e vice-versa, várias vezes. Recomendo muito. Gostaria de acrescentar duas dicas: pra quem viaja com muitas malas, é possível contratar o serviço de carregador nos dois trechos. Sai umas 10/15 Libras por trecho e vale muito à pena. A segunda dica é muito cuidado ao desembarcar na Gare du Nord em Paris. Além de ser uma bagunça, é muito mal frequentada. Jamais aceite os táxis oferecidos logo na saída pois custam o dobro do táxi normal. Vire à esquerda na saída principal da gare e vá até o fim da rua pois é onde estacionam os táxis normais. A estação Saint Pancras em Londres é muito segura.

    • Ana Luiza

      Oi! Gostaria de saber como faço pra contratar o serviço que você citou de carregador de bagagem em Gare du Nord. Muito obrigada!

  • Maicon cruz

    Fiz o trecho Londres/Paris no ano passado. Simplesmente maravilhoso, imprimi em casa os bilhetes e quando cheguei na estacao em Londres foi so embarcar.
    Importante e comprar com antecedencia paguei 40 euros, enfim, muito mais confortavel que um aviao e ganhamos mais tempo pois nao precisa de muito tempo de antecedencia para chegar.

  • Lucia Avelino

    Tb fiz essa viagem. Na volta perdi o horário pq cheguei 15m depois e não podia mais entrar. Consegui que me colocassem no próximo trem sem nenhuma cobrança pq tinha vaga. Se vc vai viajar de trem não leve muita bagagem…o espaço das bagagens é beeeemmmmm pequeno. No restaurante a bordo eles aceitam tanto pagamento em libra quanto em euro.

  • Tatiana

    Estou tentando comprar passagem no site da eurostar desde ontem, com cartão de crédito do santander (já tentei master e visa), mas depois de inserir todos os dados do cartão e milhares de senhas fica numa tela branca e nao finaliza a compra. Alguma dica de como conseguir realizar esta compra? Já tentei no firefox, chrome e internet explorer!

  • Fernandez

    Olá vou fazer Paris-Londres em dezembro .. Queria detalhes sobre a imigracao : se eles checam informações no computador com seu passaporte!! Ou se apenas fazem perguntas .e se as perguntas são feitas na hora da entrega do formulário Landing Boarder. E se existe possibilidade de recusa de embarque por parte do serviço de imigracao britânico ..e se houver recusa de embarque o que poderá acontecer ao turista ?? Ele será mandado de volta ao Brasil ou simplesmente terá seu embarque recusado podendo assim ficar em paris !!!Visto que tive minha entrada recusada em Dublin na Irlanda ano passado ..se alguém aqui já presenciou uma cena assim por favor deixe seus relatos aqui !! Obrigado.

  • rodrigo

    Adorei as dicas do site, fui a Londres semana passada com minha esposa e filhos, no qual pude conferir de perto o quanto é deslumbrante esta cidade. Adorei Stonehenge e Windsor.. esplêndidos!!
    Contei com os serviços da TAM TRANSFER LONDRES (www.tamtransferlondres.com.br), no qual o motorista Leonardo nos auxiliou bastante dando dicas sobre compras e atracões noturnas, alem claro de nos informar de forma encantadora cada historia sobre os principais pontos.
    Agradeço demais a vocês pelas ótimas dicas e economizamos bastante, podendo ate pensar em voltar outra vez.

  • Rafael Fernandes

    – Ola, uma amiga comprou a passagem pra mim no cartao dela, mandaram um email pra ela, com meu nome o valor da passagem, imprimi deu uma folha A4 impressa. Constando meu nome, acento e tudo mais, vou de Londres para Paris. Mas la ainda tenho que imprimir algo? Ou isso que mandaram por email já e a passagem?

  • Lili

    oi,,Boa tarde!
    Vou chegar em Paris no Charles de Gaulle e preciso ir para Londres ..Quero ir de trem , como faço? qual o valor desse trecho?

  • Rodrigo Bezerra

    Quero comprar passagem Paris- Londres e Londres – Liverpool no cartão do meu irmão. Então, tenho que levar o cartão dele?

  • André Gil

    Viajarei à Paris e queria ir à Londres. Estava muito preocupado, mas com a avaliação precisa de de imensa boa vontade do Marcos fiquei mais seguro e empolgado! Obrigado ao Marcos e ao Melhores destinos!

  • Ariel

    eles deixam viajar com uma bagagem média? de +/- 15 KG no proprio vagão? Sem acréscimo?

  • Juliana

    Olá estou com dificuldade para realizar a compra pelo site da eurostar. Surge uma informação que será solicitada minha senha em uma janela que nunca abre, e depois surge uma mensagem para solicitar o dispositivo de segurança com a operadora do meu cartão. Alguém passou por isso?

  • Comprei agora o bilhete ida-volta Paris-Londres. Agora, pelo menos para mim, é só vencer a tensão de viajar debaixo dentro de um tunel marinho.

  • Veronica

    Ainda é necessário levar o cartão de crédito para impressão da passagem? Não irei comprar no meu cartão de crédito, logo não teria como leva-lo

  • Renata

    Boa tarde
    Tentei comprar as passagens de Londres para Paris pelo site da raileurope e só consegui usando o paypal. Na verdade ainda não tenho os tickets, só a confirmação da reserva que não vale como passagem. O prazo que eles deram para confirmação é 05/07/15, mas a viagem é para o dia 28/07/15. É assim mesmo??? Demora todo este tempo pra confirmar o pagamento??? Estou muito preocupada, pois estou viajando na alta temporada e corro o risco de ficar sem passagem. Alguém pode me ajudar???

  • Ana Avelar

    olá, pretendo ir de londres para paris de trem, porem a minha duvida é com relação a quantidade e tamanho de malas que eu posso levar. Alguem pode me ajudar? Pretendo levar uma mala de mão e uma mala muito grande. Tem espaço para guardar no vagão?

  • rodolfo

    Estou vendo comentários de valores e não é que duvido, mas acho meio fora da realidade, bom o site http://www.raileurope.com.br onde podemos comprar os tokets da Eurostar sem taxas adicionais com 03 meses de antecedência nos mostra que o preço atual aos finais de semana para um casal ida e volta de Paris para Londre fica por EUR 358,00 isto não é nada barato pois representa cerca de R$ 1.560,00 ai vejo algumas pessoas falando que é super barato, ou nunca viajaram ou estão falando sem propriedade alguma e gostam de meter o sarrafo no Brasil. Bom se alguém achar passagem de graça me conte, pois quero aproveitar.

  • Edna

    Gostaria de saber se posso marcar o trem londres / paris no mesmo dia do meu voo de volta para o brasil (sair de londres depois do almoço e embarcar para o brasil (Charles De Gaulle) a noite?

  • Eron Pessoa

    Pessoal uma duvida: estou indo passar o reveillon em Paris, mas soh agora notei que meu passaporte tem validade soh ate maio-2016. Para a Franca eu sei que nao tem problema, pois exige-se, no minimo, 3 meses de validade do passaporte. A questao eh que vou tambem para a inglaterra e somente agora vi que o minimo exigido para o passaporte na Inglaterra eh de 6 meses. Serah que no Gare du Nord a imigracao inglesa exige esse prazo (interrogacao) Desculpe a falta de acentos eh o teclado do smarthpone. Obrigado!

  • mayara gibosky

    olá!Vou viajar pra Londres mas não tenho certeza se vou a Paris,caso queira ir de ultima hora tem como comprar o bilhete direto na bilheteria da estação ou somenete pela internet?

  • Tatiana

    Olá! Vou em Setembro de Paris para Londres de trem, comprei os bilhetes pelo site da EuroStar, imprimi o comprovante, preciso fazer alguma coisa além de apresentar os impressos para embarcar? Li em algum lugar que tinha que trocar o impresso por um ticket em máquinas lá na hora. Alguém pode me ajudar?

  • Junior

    Ola Boa Tarde ! Tenho uma duvida em relacao ao seguro viagem ! Eu estou indo com a carta de Schengen oferecida pelo seguro do cartão de credito mastercard Platinum e como O Reino Unido não faz parte deste tratado eu preciso fazer um seguro viagem a parte para fazer um bate volta de trem Paris-London ?
    Obrigado!

  • Samara Lopes

    Olá, observamos a passagem Londres>Paris para agora e vimos a passagem por 49,mas como não era certeza se a gente iria,não compramos e agora está por 70…existe alguma probabilidade de baixar novamente? Percebi que aumentou agora no fim de semana

  • DIVINO MODA

    Ola!
    Meu marido, eu e meu bebe vamos fazer um bate volta dia 25/11/2016 de Paris para Londres de trem. Minha dúvida é… o que preencho nesse caso na declaração exigida pela imigração de Londres? Ñ vamos ter reserva de hotel.
    Aguardo
    Obrigada