Como é voar na Tame de São Paulo a Quito

Redação 22 · maio · 2014

Quando publicamos nossa primeira avaliação da Tame Línea Aérea del Ecuador, ela era ainda uma ilustre desconhecida da maioria dos brasileiros. Hoje, contudo, a situação é bem diferente, já que a companhia estatal do Equador mantém voos regulares de São Paulo a Quito. Foi justamente em um desses voos que embarcou nosso leitor Gabriel Fernando. Confira como foi sua viagem e saiba o que espera dos passageiros que optarem pela Tame para voar do Brasil ao Equador!

Como de costume, todo fim de ano eu e minha família vamos para o Equador visitar os parentes que moram na cidade de Latacunga, capital da província de Cotopaxi, a uns 90 km de Quito. Estava ansioso, pois iria conhecer o novo aeroporto e por voar com a Tame, primeira vez em uma companhia do país que é minha segunda casa.

avaliacao-tame (1)

Meu pai escolheu a Tame por ter a tarifa mais barata na data do voo e por ser direto, apesar do horário não ser o melhor. Já tinha ido pela Taca e Copa outras vezes mais a diferença de preço estava quase o dobro.

20140114_172200 (1)

Compra
Quem realizou a compra foi meu pai por e-mail com a agência de viagem em São Paulo, que é recomendado no site da companhia. Compramos o voo com uns quatro meses de antecedência e na época o site era bem ruim, não tinha nem a opção São Paulo na lista de destinos. Atualmente o site é outra coisa, bem mais fácil de usar e sem apresentar muitos problemas como o anterior. A compra foi tranquila e sem nenhum transtorno.

Dados do voo
EQ532: São Paulo (GRU) x Quito (UIO) A319 HC-COF
EQ531: Quito (UIO) x São Paulo (GRU) A319 HC-CMO

Check-in e embarque
Tínhamos chegado a São Paulo (CGH) às 9 da manhã vindo de Maringá. Como era um domingo, essa era a única opção possível para chegarmos a tempo do voo da Tame. Fomos pra Guarulhos e esperamos das 10 às 14h30 pra abertura do check-in. Chegamos ao check-in e algumas pessoas já estavam na fila, por isso fomos rapidamente atendidos.

A atendente era super prestativa e atenciosa: após 10 minutos na fila já tínhamos em mãos o cartão de embarque. Um pouco depois das 15 horas, entramos na sala de embarque. A fila de raio-x estava vazia e a imigração também se encontrava tranquila naquele momento. Demos uma passada no Duty Free e seguimos para o portão. Já era 16h15 e nada do avião chegar – certeza que o voo sofreria atraso. O embarque foi bem organizado e ao entrar na aeronave já se percebia os sinais de seus 15 anos.

Avião
aviao-tame

O avião da ida era um pouco velho, mas confortável e se encontrava limpo. Não senti nenhum aperto. Configurado em Classe Executiva (2×2) e Econômica (3×3) com 136 assentos (não tenho certeza e não encontrei nenhuma informação sobre a configuração dos aviões Tame).

O da volta tinha a mesma idade só que bem mais desgastado, configurado apenas em classe econômica e com certo aperto entre as poltronas que me incomodou durante o voo.

20140114_100014

Serviço
Como estava prevendo, a decolagem ocorreu com uma hora de atraso. Após 40 minutos de voo, teve inicio o serviço de bordo. Foi oferecido omelete ou sanduíche de presunto e queijo. Pedi a segunda opção e estava muito bom, veio um pedaço de pudim, um pão pequeno e manteiga para acompanhar, além das bebidas (refrigerantes, sucos, água, café, leite….).

Pude perceber que uma comissária não estava de bom humor e demonstrava que não estava contente de estar trabalhando aquele dia (talvez era apenas o jeito dela).

2014-01-22 23.45.21O voo teve duração de 5 horas e 40 minutos aproximadamente e o único entretenimento a bordo que tinha era a revista da companhia. Nem ao menos tinha conseguido uma janela pra ajudar a passar o tempo, mas estava tão cansado pelas horas de espera em Guarulhos que dormi grande parte do voo.

Quando faltava 1h30min para o pouso, foi servido o jantar. As opções eram carne com batata ou ravióli. Novamente escolhi a segunda opção e não me arrependi, estava muito bom. As bebidas eram sempre as mesmas.

 

Chegada
O piloto conseguiu recuperar meia hora de atraso e chegamos às 21 horas, o pouso mais suave que presenciei em um voo. Paramos na remota, o que achei estranho, pois havia dois fingers livres. Não demorou muito e já entramos no ônibus (muito melhor que os de Guarulhos) e fomos direto para a imigração, rapidamente atendidos e depois pegar as bagagens.

20140114_104035

Voo de volta
Depois de quase um mês no Equador era hora de voltar. Nada muito diferente do voo de ida. Chegamos às 5h40 no aeroporto e o check-in estava lotado.

20140114_085342

Havia apenas dois guichês atendendo o voo para São Paulo e mais dois para Buenos Aires. Esperamos mais de uma hora, pois havia ocorrido um problema com um passageiro sobre visto para o Brasil.

20140114_084951

O aeroporto é totalmente diferente do antigo Mariscal Sucre. Bem mais moderno, organizado e prático, além de ser bem mais bonito. Naquelas horas da manha já havia um certo movimento no e a sala de embarque estava lotada (Portão B1 remota).

20140114_084822

O voo saiu com 40 minutos de atraso e com a aeronave cheia. Um detalhe que aconteceu durante os dois voos que me incomodou foi que apertei o sinal pra chamar comissário e nenhuma vez fui atendido, fiquei mais de 5 min com a luz acessa e nada, além de ter desligado e ligado novamente pra ver se alguém se tocava que estava chamando e nada.

No serviço de bordo foram primeiramente oferecidas as opções de um omelete ou tostado (pão com presunto e queijo com um doce de morango por cima), escolhi o tostado com receio do tal doce, mas estava bom. Já próximo do pouso, foi servido lasanha de carne ou frango com batata, não pensei duas vezes e fui na lasanha e novamente não me arrependi.

20140114_154944

Chegamos às 17 horas em São Paulo e o desembarque foi rápido. Esperamos uma hora pra recolher nossas bagagens, pois estavam sendo fiscalizadas pela Receita Federal, entramos no saguão e já fomos fazer o check-in de volta pra Maringá.

20140114_104600

Conclusão
Confesso que em alguns aspectos a Tame me surpreendeu, principalmente a comida oferecida. É uma empresa simples e boa, achei o preço justo pelo serviço, só fez falta algum entretenimento a bordo para ficar melhor. Voltaria a voar com a Tame e recomendo pra quem for ao Equador com tempo, porque o voo não é muito pontual, e pra quem prefere voos diretos.

Agradecemos ao Gabriel por esta excelente avaliação da Tame, que certamente vai tirar as dúvidas de muitos leitores sobre a companhia e seus voos de São Paulo a Quito. E você? Já voou com a Tame? Deixe sua opinião nos comentários e participe! Confira também a página da Tame no Guia de Companhias Aéreas.  

 

Publicado por

Redação

redacao

  • Leandro

    Realmente faz falta algum tipo de entretenimento em um vôo de 5 horas de duração… Muito bacana o relato, Gabriel!!!

    • Gabriel Luna

      Obrigado Leandro!! O bom que a bateria do meu celular aguentou durante o trajeto, deu pra ouvir musica rsrs.

  • Graziela Luzia

    Fui de Tame quando comprei aquela promoção pra Galápagos. Na ida, GRU-Quito, ok. Serviram as mesmas opções de jantar que o Gabriel falou. Mas na ida pra Galápagos e na volta pro Brasil foi sofrível. O voo sai de manhã cedo de Quito e faz escala em Guayaquil. Mais de uma hora preso dentro da aeronave na conexão e tudo que eles servem nos dois trechos de 1h cada é um copo de alguma bebida, nem uma barrinha de cereal pra enganar! Você chega em Galápagos meio dia e faminto. Na volta pro Brasil a mesma coisa, servem um café da manhã pelas 8h-local e você chega 5h depois em Guarulhos com o estômago roncando e só sentindo o cheirinho de comida pelo avião. Sim, os comissários almoçam durante o voo e só te oferecem bebida! Fora que a cia é ainda bem atrapalhada com esses voos do Brasil pra Galápagos. Comprei a passagem com alguns meses de antecedência e recebi e-mail solicitando que eu ligasse pra remarcar com urgência 4 vezes, pois a reserva ficava em aberto. Ao menos reservaram um bom hotel perto de Quito pela pernoite gerada pela alteração do voo. O dono do hotel disse que é bem comum a Tame mandar brasileiros pra lá.

    • Luis

      Agora não penso mais de pegar a TAME.

      • Cheguei hj de Galápagos e foi tudo que a Graziela falou e também o que o Gabriel escreveu: mau humor dos comissários, avião velho, atendimento atrapalhado – fazem web check in mas não tem balcão de drop off no aeroporto – apenas uma "refeição" no voo de volta ao Brasil e as pausas
        em Guayaquil e Lima que não eram explicitas na reserva. Nem pela metade do preço recomendo.

    • Isabela

      Bom dia! Qual o nome do hotel que vc citou que o dono falou que é comum….

      • Graziela

        Oi, desculpe a demora em responder, não recebi aviso de mensagem.
        O hotel se chama Hotel Casa de Hacienda La Jimenita.

    • Isabela

      Bom dia! Qual o nome do hotel que a Tame tem costume de mandar?

  • Luis

    Acho que agora a TAME oferece voo de GRU pra LIM,depois LIMA a UIO.Verifiquei alguma vez,achei o preço é bem salgado pra Lima.Na última vez,vi ela que tinha um atraso de 5 ou 6 horas em GRU,muito passageiro sofreu bem bastante.

    • Gabriel Luna

      Pelo visto pontualidade não é o forte da TAME mesmo rsrs.

  • Alexandre

    Boa noite pessoal.. Sabem de alguma coisa quanto a Gol começar a operar para Quito e Guayaquil partindo de GIG? No site deles tem essas duas opções, no entanto ainda não é possível verificar valores e nem compra com milhas… Esse fim de semana eu pude perceber que para quem deseja viajar pela América do Sul o Smiles se tornou o melhor programa, visto que sua parceria com a Aerolíneas Argentinas te leva a muitos países no nosso continente, e melhor, saindo da maioria das cidades brasileiras por 10.000 milhas.. Já estava pensando em concentrar minhas milhas no Multiplus, mas revi meus conceitos e tudo vai para o smiles.. Vou fazer Patagônia Argentina mais uma vez, Chile também, Colômbia, Peru e tomara que seja certo essa do Equador.. Sem contar que no Smiles já tem Venezuela, Uruguai e Paraguai.. Enfim, hoje sou Smiles!!!

  • Renan

    Eu tenho vontade de conhecer o Equador, mas ainda continuo achando os preços para Quito um pouco salgados, em comparação com outros destinos (Bogotá, Miami, etc). Há tempos espero uma oferta boa.

    • Gabriel Fernando

      Quando tiver a oportunidade de ir não perca tempo, Equador é um país muito legal de se conhecer.

  • Victor

    Pessoal, vocês sabem se a TAME tem vôos de Sampa para a cidade do Panamá?

    • Gabriel Fernando

      Entrei no site da cia e pelo jeito ela cancelou as operações no Panamá, já não se encontra na lista de destinos.

  • Felipe Ab

    Só um bizu pro voo de volta, de Quito à Brasil: o aeroporto internacional de Quito é longe pra ***** da cidade, então, saia bem antes, contando cerca de 1,5 horas de deslocamento até lá, para não correr o risco de perder o voo, como eu rs.

    • Gabriel Fernando

      Sim, o aeroporto é bem afastado da cidade, parecia que não chegava nunca rsrs. É bom mesmo ir com antecedência.

  • Wagner

    Absurdo custar tanto um vôo para Quito. Quero conhecer o país, mas enquanto me cobrarem o valor de ir para Europa não vou. 800 reais é o aceitável. 1500 reais para ir em Quito é um absurdo.
    Se bem que paguei outro dia 2 mil ida e volta em cima da hora para ir em Porto Velho. Já nem sei mais. Dinheiro não vale mais nada.

    • Gabriel Luna

      Concordo contigo Wagner, tantos outros destinos, até mesmo na América do Sul não chega passar de 1000 reais, mas como ela é a unica empresa a fazer a rota, aproveitam o quanto pode.

  • Quem foi para oEquador sabe me dizer como estão os preços por la em relação ao Brasil, e se há algum problema de violencia. Uma sugetão de passagem mais barata é ir com milhas até Santiago, ou Lima, e dali verificar uma conexão para Quito

    • Oi, Ernesto. Achei os preços bem em conta por lá, apesar de ser dólar americano, mas não conheci muita coisa em Quito pra te dizer realmente como é. Fiquei uns dias em Galápagos e pra minha grande surpresa, comida e hospedagem dava pra encontrar por valores bem mais tranquilos do que eu pensava (achei até por US$ 4 almoço simples, mas gostoso, e pousada com internet, ventilador e água quente por US$ 15 ou menos). Estive uma única noite em Quito e aproveitei para dar uma volta pelo Centro Histórico, que achei muito bonito. Não acreditei quando disseram que os preços em Quito eram ainda melhores que os de Galápagos, mas eram. Lugar bom para comer e cerveja barata tem na rua La Ronda, apesar de ser bem turístico. Perguntei sobre violência a um taxista e ele respondeu o padrão, que violência existe como em qualquer capital, mas que pelo Centro é tranquilíssimo de caminhar, inclusive a noite, pois há guardas em cada esquina. Não vi muitos guardas pelas ladeiras próxima dos museus e da Catedral, mas em La Ronda havia mesmo.

    • Gabriel Luna

      Ola Ernesto. Os preços, não só na capital mas em todos os lugares que já fui no Equador é bem mais barato que aqui, principalmente em comida. Violência não saberia te responder mas a Graziela ja ajudou. Meus parentes que moram em Quito disse que têm aumentado por lá, e que a parte sul é a mais perigosa da capital. Enquanto a sugestão eu acho que passagens Lima – Quito não são tão salgadas, ja que a oferta é maior ( Tame, Lan, Taca ), talvez seria uma possibilidade pra se pensar.

  • Moro no Equador há um ano e posso dizer que a TAME em voos internos tem um servico decente. Realmente é um problema que ela seja a única companhia a realizar esse trajeto, que encarece muito as passagens, até hoje nao tive chance de ir visitar o Brasil. Para Lima e Bogotá sempre aparecem umas promocoes entre 200 e 300 dolares ida e volta, mas pra cá nunca vi uma passagem custando menos de 500 dolares. O governo tá dando incentivos a companhias que facam o trajeto Quito-Sao Paulo pra baratear as coisas (desconto em gasolina, desconto em estacionar o aviao). A TAM no ano passado tinha demonstrado interesse em fazer o tarjeto mas até hoje nada ):

  • jorge moraes

    O pax achou o aeroporto de Quito bonito, eu achei medonho. Ele elogiou também o ônibus que o trouxe da remota ao terminal em Quito, disse que é bem melhor que o de GRU. Mas, pela foto que ele tirou não vi nada demais nele.

    • Gabriel Luna

      Olá Jorge,então, só utilizando mesmo pra saber a diferença, na minha opinião é melhor.

  • Belkis

    TAME esta oferecendo um bom preco sao paulo / new york,mas sera sem entreterimento num voo de aproximadamente dez horas?

    • Rafael

      Também estou com medo de pegar e sofrer…Mas o preço está bom.

    • Marcio

      Olha sinceramente num vôo não é o entretenimento que mais me interessa.
      Tenho outras preocupações como: se a cia é boa, se as aeronaves são novas ou mais usadas, se os voos são pontuais, se tem histórico alto de cancelamentos, etc.
      Na ida, estou sempre empolgado e vou acordado e é bom ter um filminho, mas na ausência dá para usar o celular, notebook, tablet e etc.
      Na volta normalmente estou exausto de causar na viagem, então só durmo.
      Sempre me refiro ao avião como um meio de transporte e não como um local para entretenimento ou de alta gastronomia, pois tem muitos que reclamam das refeições servidas.

      • Rafael

        Também penso assim, Marcio.

    • Gabriel Luna

      O voo entre Quito e NY tem telas individuais com entretenimento.

  • José

    Estranho este post do MD remeter a outro post. Cadê os exemplos de datas pesquisadas?

    • Vc está no post errado! A promoção está aqui: http://www.melhoresdestinos.com.br/promocao-de-pa

      • Marcio

        Denis, realmente quando clicamos o post, ele relata a experiência de alguém ao viajar com a Tame e não redireciona para página da promoção.
        Acredito que tenha que corrigir o link para direcionar diretamente para a página de promoção.

  • Mariucha

    Pessoal, ainda nao tenho o visto americano e estou querendo ir para NY em janeiro! Voces acham que consigo tirar a tempo?

    • Marcio

      Olha, não sei se o sistema do consulado já se normalizou, mas o processo de visto é super rapido, em 15 dias você faz todo o processo, inclusive a entrevista.

  • Adriana

    Mariucha, está tudo normalizado. Fiz o processo semana passada e o passaporte com o visto já está nos Correios, a caminho da minha casa! Boa sorte

  • adni

    pessoal, tentei fazer uma compra no credito e nao consegui ver em quantas vezes eles dividem( ou se dividem) as compras no credito para mastercard. Alguém pode me ajudar?Fiquei com medo de finalizar a compra e ser tudo a vista!

  • Patricia

    Alguém já comprou esta passagem promocional da TAME para Nova York? Como foi o processo de compra, fácil?

    • Ronan

      Comprei duas para fevereiro e ocorreu tudo bem… Pena que tem duas conexões

  • adni

    vcs pagaram no credito?o site ofereceu opções para dividir em quantas vezes?

    • Ronan

      Comprei pelo submarino viagens… Foi a vista no cartão, mas deve parcelar, não observei.

  • Lucileia

    Boa noite. Comprei o vôo da Tame de São Paulo para NY.Como fazer com as bagagens qdo chegar em São Paulo? Tem convênio com alguma companhia. Aérea ou terei que pagar excesso de bagagens? Me ajudem amigos

  • Gabriel Luna

    Lucileia a Tame tem acordos com a GOL

  • Como faz para marcar as poltronas, só no checkin?

    • Maitê

      24h antes do check in! Liguei para a TAME essa semana para saber!

  • Ana Santos

    Comprei o trecho São Paulo-Nova York, com conexão em Quito ( escala em Lima na ida). Me preocupa o tempo de conexão, meu voo está previsto para chegar 23:15 em Quito e o voo para Nova York é 00:45. Ou seja, tenho 01:30 para troca de aeronave.

    • Jusciane

      Ana estou pensando em comprar este trecho, deu tudo certo no seu?

      • Maick

        Não compre !!!! Fiz NY – Quito – SP, com a TAME e tive uma mala extraviada (há mais de 1 mês) e não consigo contato com nenhum representante deles, para reaver a mala ou o $$….. NÃO VIAGEM COM ESTA CIA …..

  • Felipe Merloto

    Pessoal.
    Comprei passagem da TAME para Fort Lauderdale, com parada em Quito. Alguém já viajou neste roteiro. Estou um pouco preocupado com questões da aeronave e check-in. As aeronaves são confortáveis? Banco reclina? Com relação ao check-in é tranquilo em GRU? Consigo marcar assento apenas um dia antes do ?check-in?
    Atentem-se a dois pontos que só são informados após a compra dos bilhetes: A bagagem permitida são duas malas de 23kg e o voo tem uma parada em Lima, mesmo sem ser informado no descritivo de venda.

    • Ronan Alves de Souza Filho

      Em Quito troca de aeronave, e em lima não troca de aeronave, apenas uma parada, é isso?

  • Felipe, não são duas malas de 32 kg?

    • Jade

      Denis, chegou a descobrir se são duas de 32kg ou de 23kg? Estou indo para NY com a Tame e não consigo achar a informação correta.

      • Mariucha

        Jade, liguei na tame onde me informaram que vôos saindo do brasil são 2 peças de 32kg cada, mas o voo de retorno são duas peças de apenas 23kg cada! Um absurdo!

  • Rafael Henrique

    Gabriel, já que você viaja todos os anos pra lá… sabe dizer se há alguma época mais barata, ou se as companhias (talvez a Tame) costuma fazer promos em datas específicas?

  • Nana

    Comprei na TAME pra Fort Lauderdale pro final de dezembro. Gostara informações sobre esta rota! Tem algum entretenimento na aeronave? Preocupada, quase me arrependendo de ter comprado. Não acho nenhuma avaliação sobre esta rota.

  • Jade, sempre é bom confirmar com a companhia, mas a franquia de voos internacionais saindo do Brasil é no mínimo de duas malas de 32 kg (exceto América do Sul), isso quem define é a Anac, não a companhia aérea

  • Carolina Machado

    E aí pessoal? alguém fez o voo GRU x NY com a tame??? Quero saber no fim das contas como foi.

  • Claudenice Santos

    ola pessoal por favor, alguém já fez este percurso de gru/ny como foi? Não encontro nenhuma informação desta CIA.

  • Claudenice o santos

    Vou deixar aqui meu descontentamento com a empresa Tame que utilizei no carnaval deste ano 2015 SP-Lima-Quito-NY com atrasos, comissarias mal humaoradas, aeronoves muito velhas e sem entretenimento para voo internacional alem de perdemos um dia em Quito 24h, alimentacao razoavel .O barato saiu caro!! Fica a dica!!, tenho foto de tudo quem quiser so pedir.