Como é voar na Tame de São Paulo a Quito

Redação 22 · maio · 2014

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Quando publicamos nossa primeira avaliação da Tame Línea Aérea del Ecuador, ela era ainda uma ilustre desconhecida da maioria dos brasileiros. Hoje, contudo, a situação é bem diferente, já que a companhia estatal do Equador mantém voos regulares de São Paulo a Quito. Foi justamente em um desses voos que embarcou nosso leitor Gabriel Fernando. Confira como foi sua viagem e saiba o que espera dos passageiros que optarem pela Tame para voar do Brasil ao Equador!

Como de costume, todo fim de ano eu e minha família vamos para o Equador visitar os parentes que moram na cidade de Latacunga, capital da província de Cotopaxi, a uns 90 km de Quito. Estava ansioso, pois iria conhecer o novo aeroporto e por voar com a Tame, primeira vez em uma companhia do país que é minha segunda casa.

avaliacao-tame (1)

Meu pai escolheu a Tame por ter a tarifa mais barata na data do voo e por ser direto, apesar do horário não ser o melhor. Já tinha ido pela Taca e Copa outras vezes mais a diferença de preço estava quase o dobro.

20140114_172200 (1)

Compra
Quem realizou a compra foi meu pai por e-mail com a agência de viagem em São Paulo, que é recomendado no site da companhia. Compramos o voo com uns quatro meses de antecedência e na época o site era bem ruim, não tinha nem a opção São Paulo na lista de destinos. Atualmente o site é outra coisa, bem mais fácil de usar e sem apresentar muitos problemas como o anterior. A compra foi tranquila e sem nenhum transtorno.

Dados do voo
EQ532: São Paulo (GRU) x Quito (UIO) A319 HC-COF
EQ531: Quito (UIO) x São Paulo (GRU) A319 HC-CMO

Check-in e embarque
Tínhamos chegado a São Paulo (CGH) às 9 da manhã vindo de Maringá. Como era um domingo, essa era a única opção possível para chegarmos a tempo do voo da Tame. Fomos pra Guarulhos e esperamos das 10 às 14h30 pra abertura do check-in. Chegamos ao check-in e algumas pessoas já estavam na fila, por isso fomos rapidamente atendidos.

A atendente era super prestativa e atenciosa: após 10 minutos na fila já tínhamos em mãos o cartão de embarque. Um pouco depois das 15 horas, entramos na sala de embarque. A fila de raio-x estava vazia e a imigração também se encontrava tranquila naquele momento. Demos uma passada no Duty Free e seguimos para o portão. Já era 16h15 e nada do avião chegar – certeza que o voo sofreria atraso. O embarque foi bem organizado e ao entrar na aeronave já se percebia os sinais de seus 15 anos.

Avião
aviao-tame

O avião da ida era um pouco velho, mas confortável e se encontrava limpo. Não senti nenhum aperto. Configurado em Classe Executiva (2×2) e Econômica (3×3) com 136 assentos (não tenho certeza e não encontrei nenhuma informação sobre a configuração dos aviões Tame).

O da volta tinha a mesma idade só que bem mais desgastado, configurado apenas em classe econômica e com certo aperto entre as poltronas que me incomodou durante o voo.

20140114_100014

Serviço
Como estava prevendo, a decolagem ocorreu com uma hora de atraso. Após 40 minutos de voo, teve inicio o serviço de bordo. Foi oferecido omelete ou sanduíche de presunto e queijo. Pedi a segunda opção e estava muito bom, veio um pedaço de pudim, um pão pequeno e manteiga para acompanhar, além das bebidas (refrigerantes, sucos, água, café, leite….).

Pude perceber que uma comissária não estava de bom humor e demonstrava que não estava contente de estar trabalhando aquele dia (talvez era apenas o jeito dela).

2014-01-22 23.45.21O voo teve duração de 5 horas e 40 minutos aproximadamente e o único entretenimento a bordo que tinha era a revista da companhia. Nem ao menos tinha conseguido uma janela pra ajudar a passar o tempo, mas estava tão cansado pelas horas de espera em Guarulhos que dormi grande parte do voo.

Quando faltava 1h30min para o pouso, foi servido o jantar. As opções eram carne com batata ou ravióli. Novamente escolhi a segunda opção e não me arrependi, estava muito bom. As bebidas eram sempre as mesmas.

Chegada
O piloto conseguiu recuperar meia hora de atraso e chegamos às 21 horas, o pouso mais suave que presenciei em um voo. Paramos na remota, o que achei estranho, pois havia dois fingers livres. Não demorou muito e já entramos no ônibus (muito melhor que os de Guarulhos) e fomos direto para a imigração, rapidamente atendidos e depois pegar as bagagens.

20140114_104035

Voo de volta
Depois de quase um mês no Equador era hora de voltar. Nada muito diferente do voo de ida. Chegamos às 5h40 no aeroporto e o check-in estava lotado.

20140114_085342

Havia apenas dois guichês atendendo o voo para São Paulo e mais dois para Buenos Aires. Esperamos mais de uma hora, pois havia ocorrido um problema com um passageiro sobre visto para o Brasil.

20140114_084951

O aeroporto é totalmente diferente do antigo Mariscal Sucre. Bem mais moderno, organizado e prático, além de ser bem mais bonito. Naquelas horas da manha já havia um certo movimento no e a sala de embarque estava lotada (Portão B1 remota).

20140114_084822

O voo saiu com 40 minutos de atraso e com a aeronave cheia. Um detalhe que aconteceu durante os dois voos que me incomodou foi que apertei o sinal pra chamar comissário e nenhuma vez fui atendido, fiquei mais de 5 min com a luz acessa e nada, além de ter desligado e ligado novamente pra ver se alguém se tocava que estava chamando e nada.

No serviço de bordo foram primeiramente oferecidas as opções de um omelete ou tostado (pão com presunto e queijo com um doce de morango por cima), escolhi o tostado com receio do tal doce, mas estava bom. Já próximo do pouso, foi servido lasanha de carne ou frango com batata, não pensei duas vezes e fui na lasanha e novamente não me arrependi.

20140114_154944

Chegamos às 17 horas em São Paulo e o desembarque foi rápido. Esperamos uma hora pra recolher nossas bagagens, pois estavam sendo fiscalizadas pela Receita Federal, entramos no saguão e já fomos fazer o check-in de volta pra Maringá.

20140114_104600

Confesso que em alguns aspectos a Tame me surpreendeu, principalmente a comida oferecida. É uma empresa simples e boa, achei o preço justo pelo serviço, só fez falta algum entretenimento a bordo para ficar melhor. Voltaria a voar com a Tame e recomendo pra quem for ao Equador com tempo, porque o voo não é muito pontual, e pra quem prefere voos diretos.

Agradecemos ao Gabriel por esta excelente avaliação da Tame, que certamente vai tirar as dúvidas de muitos leitores sobre a companhia e seus voos de São Paulo a Quito. E você? Já voou com a Tame? Deixe sua opinião nos comentários e participe! Confira também a página da Tame no Guia de Companhias Aéreas.