Como é voar para a Europa com a TACV, a companhia aérea de Cabo Verde

Marcel Bruzadin 4 · agosto · 2015

Hoje o Melhores Destinos vai realizar o desejo de muitos leitores e viajantes com a avaliação de voo da TACV, a companhia aérea de Cabo Verde. Temos recebido  muitos e-mails de leitores curiosos sobre a qualidade e os serviços da companhia, que costuma oferecer ótimos preços para o arquipélago africano e para a Europa. 

Fundada em 1958, hoje a companhia tem voos saindo de Fortaleza e Recife (além de sazonais de Natal e João Pessoa), além de Portugal, França, Holanda e Estados Unidos. Tudo isso com uma frota de apenas três jatos: dois Boeing 737 e um 757, além de dois turboélices para voos regionais em Cabo Verde. 

A avaliação de hoje é do leitor Marcos Sobral, que voou no trecho Recife – Paris com conexão em Praia, em Cabo Verde. Mas será que vale a pena pegar um voo até a Europa com a companhia TACV?

como-e-voar-tacv-report

Confira a avaliação completa e veja como é voar com a companhia em um voo intercontinental.

Boa leitura! 

Recentemente fiz um voo entre Recife e Paris, com conexão em Praia (Cabo Verde), com a companhia aérea TACV. Veja abaixo o resumo dos voos e seus respectivos detalhes:

1º VOO
VR812 Recife x Praia (Cabo Verde)
Aeronave: Boeing 737-800
Data: 31 de julho de 2015
Hora de Saída: 23h59
Atraso: 1 hora
Tempo voo: 3h50

Conexão
Tempo de Conexão Previsto em Cabo Verde: 2h55
Tempo de Conexão Real: 3h30

2º VOO
VR007 Praia x Paris (Charles De Gaulle)
Aeronave: Boeing 757-200
Data: 01 de agosto de 2015
Hora de Saída: 09h15
Atraso: 1 hora
Tempo voo: 5h50

Questão da Taxa de Embarque

Muitos leitores do Melhores Destinos já questionaram as taxas cobradas pela TACV no início do ano. Ela cobrava cerca de R$ 80,00 na tarifa e mais R$ 1400,00 de taxas de embarque. Quando liguei para a companhia questionando este aspecto, me informaram que se tratava de um problema no sistema, que estava considerando a tarifa de combustível como taxa de embarque, mas que eles estavam trabalhando para corrigir.

Visto em Cabo Verde

Para quem vai para a Europa pela TACV não é preciso ter o visto emitido. Muita gente se confunde porque pensa que é preciso pagar o visto, no entanto, você só necessita do visto se desejar entrar no país. Na conexão, o passageiro fica em uma sala, antes da imigração, esperando embarcar no próximo voo.

Franquia de Bagagem

A franquia de bagagem da TACV é a seguinte: 1 mala de 23 Kg para a Europa. Estranhei esta franquia, já que a norma da ANAC diz que, para voos internacionais, a franquia é de duas malas de 32 Kg. Liguei para o atendimento e obtive a seguinte resposta: “a tarifa é mais barata justamente por ter uma franquia de bagagem menor”. Na hora do check-in o funcionário do aeroporto disse “já avisei à TACV sobre a questão da franquia, mas eles disseram que a franquia será esta mesmo”.

Sinceramente não sei se eles conseguiram alguma regra de exceção junto à ANAC.

Compra da passagem

Se você quiser comprar passagem pelo site da TACV, terá que pagar IOF e pagar em dólar. A dica é comprar em sites, agências de turismo ou na própria loja do aeroporto.

Muitas pessoas no voo tinham comprado suas passagens nas lojas físicas da CVC. Meus bilhetes foram comprados no site Logitravel,que dividiu o valor em até 10 vezes sem juros. Também consegui emitir múltiplos trechos (Recife x Paris / Lisboa x Recife). O preço total ficou por R$ 1.628,49 para o mês de julho, o que é muito barato.

Também é possível comprar nas lojas físicas da TACV nos Aeroportos, dividindo em até três vezes.

Reserva de Assentos

Esqueça a reserva de assentos. Não é possível fazer pelo site. Aliás, o site é extremamente rudimentar. Tive que acompanhar minha reserva pelo Amadeus (https://www.checkmytrip.com), que é um sistema global para acompanhar passagens e que é usado por empresas como a TAP, TAM, GOL entre outras companhias aéreas.

Check-in

Tivemos que enfrentar uma fila enorme para fazer o check-in em Recife. Demorou uma hora no total. Havia três guichês operando, sendo um para prioridades.

Embarque

O embarque ocorreu sem problemas. O voo saiu com atraso de uma hora, conforme o resumo publicado no início dessa avaliação. O atraso, por sinal, parece ser a marca registrada da TACV. Ocorreram em todos os demais trechos.

como-e-voar-tacv-finger

Aeronave

O avião é pequeno, padrão de poltronas 3×3 e foi fabricando em 2000. O espaço interno não tem nada de diferente de um voo da GOL: apertado e estreito. Internamente, o avião aparenta estar bem conservado, apesar de certo desgaste nos tecidos dos bancos.

como-e-voar-tacv-corredor

Serviço de Bordo: Recife x Praia (Cabo Verde)

No trecho Recife x Praia, a duração do voo é relativamente curta. Desta forma, acredito que o lanche servido foi condizente com a duração deste primeiro trecho. Também ofereceram bebida alcoólica (vinho e cerveja), sucos, refrigerante, chá e café. Neste aspecto, a TACV não deixou nada a desejar.

como-e-voar-tacv-refeicao

Conexão em Praia

Certamente a parte mais sofrível da viagem. O trajeto para a Europa tem uma conexão no Aeroporto Nelson Mandela, na cidade de Praia. O aeroporto é bem novo, mas apresenta uma série de problemas estruturais:

1) Calor insuportável: o ar condicionado não funciona. Esta questão do ar parece ser antiga. Percebi isto porque as lojas tem ventilador de teto. O calor é realmente insuportável. Uma espera de duas horas nestas condições é inacreditável;

2) Internet não funciona;

3) Banheiros precários;

O embarque é uma bagunça, apesar da equipe lidar com apenas dois voos internacionais (Portugal e Paris).

O voo para Portugal estava atrasado em mais de duas horas. Os passageiros tiveram que pegar um voo fretado. Esta imagem abaixo é da tela indicativa do portão de embarque:

como-e-voar-tacv-boarding

Lá está escrito Paris, mas estavam embarcando o voo para Lisboa. Dezenas de passageiros foram ao portão, entraram na fila pensando se tratar do voo para Paris, e se enganaram. Ainda levaram uma bronca do funcionário dizendo “Aqui é embarque para LISBOA!!!”.

Parecia uma pegadinha: colocam a informação no portão de um destino, embarcam outro destino e ainda dão “broncas” nos passageiros que foram induzidos ao erro pela desorganização da equipe de terra.

O local onde aguardamos na conexão tinha uma Duty Free, lanchonete e loja de lembranças de Cabo Verde.

como-e-voar-tacv-duty-free

Praia x Paris

O embarque ocorreu com atraso. Deixaram apenas uma funcionária conferindo os tickets de embarque, o que deixou a demora ainda maior. Dá para ir caminhando do saguão do aeroporto até o avião.

Achei o segundo avião mais antigo. As poltronas eram muito estreitas. O bolso frontal da poltrona estava mofado e as bandejas arranhadas e sujas. No entanto, o serviço de bordo foi bom.

como-e-voar-tacv-aeronave

Conclusão

A empresa tem uma boa proposta de rotas. Tira vantagem da localização de seu HUB em Cabo Verde, fazendo com que o voo para a Europa tenha duração similar aos da TAP, Condor e Air Europa. Para quem está no Nordeste, pode ser mais rápido que pegar uma conexão em Guarulhos ou no Galeão. Mas esta vantagem de tempo pode ser anulada pelos constantes atrasos.

O site da TACV precisaria ser revisto para aceitar pagamentos em reais e divididos no cartão, além da opção de marcação de assentos. A franquia de bagagem de 23 Kg pode (ou não) ser legalmente questionável, pelas regras da ANAC. Mas mesmo assim permite levar uma quantidade razoável de roupas para duas semanas de viagem.

O maior diferencial é o preço, que chega a ser 50% menor que o cobrado pela TAP e Condor. Eu recomendaria esta empresa, se você não quer gastar, não liga para atrasos, não se importa de fazer uma conexão calorenta em Cabo Verde, tem pouca bagagem e não liga para o estado do avião.

Caso contrário, vá por uma empresa maior.

Agradecemos ao Marcos por esta ótima avaliação da TACV, que com certeza será muito importante para os viajantes brasileiros que moram na região Nordeste do país e têm dúvidas em relação a companhia de Cabo Verde. Você também já voou com a TACV? Deixe suas impressões nos comentários, elas também serão importantes para os próximos viajantes!

Publicado por

Marcel Bruzadin

Marcel

  • ivan

    Sempre sonhei em fazer este voo curto, conhecer CV e seguir para a Europa. Seu relato eliminou minha vontade para sempre, obrigado! 🙂 A situação relatada – bagunça generalizada e aeroporto precário – é muito semelhante à conexão em Addis Ababa pela Ethiopian: na teoria parece uma ideia boa (e econômica), mas na prática o barato pode sair caro. Eu pessoalmente prefiro gastar um pouco mais para não me sujeitar a certas coisas (em especial, aos banheiros inundados de urina e com filas imensas em ADD). Mas, como você disse, a economia financeira pode ser interessante para alguns.

  • Murilo

    Meu voo é em outubro, obrigado pela matéria.

  • CARLOS MARCELINO

    Essa avaliação não reflete a realidade…
    Voei em Dezembro/2015 pela TACV e minha experiência foi muito melhor que o descrito no texto.
    Se quer ter serviços de primeira classe, voe de primeira classe. Essa companhia oferece apenas assentos da classe econômica. Já voei em aviões mais velhos e com piores serviços e bem aqui no Brasil mesmo. Resumindo: voaria pela TACV novamente sem nenhum problema e recomendo demais a companhia.

    • Don Kalima

      Deu sorte. O problema é a falta de confiabilidade, e não é de hoje, a anos é assim .Tem dia que sai, dia que não sai, fora que já foi noticiado que a mesma está para fechar as portas. http://economico.sapo.pt/noticias/companhia-aerea-tacv-pode-fechar_222934.html

    • Guilherme Appolinario

      Ué, manda a sua avaliação então se essa não reflete a realidade. Não vi nada péssimo no relatado e muito menos desejo de que fosse primeira classe. A maior reclamação são apenas os atrasos e desorganização no Aeroporto da Praia.

      • Salvatore Carrozzo

        Pois eh , Guikerme. Grosseria pura

      • Gerson Less

        Conhece aeroporto da praia???
        Eu conheço muito limpo e organizado!!

    • Rodrigo

      Veio do Futuro amigo?

    • MARCOS SOBRAL

      Pontualidade, limpeza e organização não são serviços indicados apenas para que for de primeira classe. O importante é o cliente estar ciente do que está pagando. Acho que o preço deles é imbatível, mas tem vários problemas. Quem compra deve ponderar tudo isso.

    • Salvatore Carrozzo

      Oxente, Carlos. Como você poder afirmar que o relato dele não condiz com a realidade? Está chamando o cara de mentiroso? Foi a realidade que ele vivenciou, ora. Cada uma…

  • LLOS

    Pretendia conhecer Cabo Verde, mas depois dessa desisti.

  • Murilo

    Faltou falar sobre o checkin, você imprimiu os tickets do site e resgatou algum cartão de embarque? Possuem Totens para impressão dos cartões de embarque? São guichês que emitem os cartões? Como fez?

  • Pedro

    Gostaria de uma avaliação da Royal Air Maroc? Alguém?

    • Caio

      Pedro, viajei pela RAM em Maio voo direto GRU/Casablanca.
      Compra feita pelo site, relativamente simples mas só em inglês e francês.
      O check-in abre só na hora do voo. Os voos atrasaram entre 30-60 minutos tanto na ida quanto na volta.
      Dentro do avião eu achei ótimo. Ótimo espaço entre as poltronas, comida boa para padrão de avião/classe econômica e sistema de entretenimento com músicas, jogos, filmes e séries (somente em inglês e francês). As comissárias também só falam inglês, francês e árabe.
      Além disso, ambos os voo foram vazios e nenhum passageiro (inclusive eu) teve vergonha de ocupar poltronas vagas para dormir e as comissárias não se opuseram à isso.
      Vi o absurdo de gente ir buscar refrigerante na galley e ninguém achou ruim kkkkkk.

      Infelizmente não lembrei de tirar fotos para fazer o relato.
      Mas recomendo a cia, principalmente para os viajantes de econômica.
      Comprei as passagens em uma promoção não divulgada aqui por R$1900,00 ida/volta p/ pax, com taxas.

    • Caio

      Ahh, mais uma observação…
      Se não comprar por agência de viagens, se prepare para ter dificuldades em alterar ou cancelar. A cia ainda não tem escritório no Brasil. É representada por uma empresa terceirizada (Grupo Orbital) que só atende em horário comercial, ou por e-mail ou telefone da própria cia aérea fora do Brasil, atendimento em inglês.

    • Guilherme Matias

      Agora em julho fui e voltei de Londres (com parada em Casablanca) com a RAM e foi tudo bem tranquilo. Faço minhas as palavras do Caio, e ainda acrescento que, como eu ia ficar toda uma noite em Casablanca (cheguei lá 18h e meu vôo saia 12h do dia seguinte, tanto na ida quanto na volta), a companhia pagou um hotel com jantar, café da manhã e transfer. Já é o serviço padrão deles quando a espera no aeroporto é maior que 8h. O hotel para uma noite dá pro gasto (o nome do hotel é Relax), só a comida oferecida lá que não é das melhores (isso pra quem está voando de RAM, pagando come-se bem, porém só aceitam dirham). Recomendo pra quem quer economizar e não liga de demorar mais de um dia pra chegar na Europa.

  • Pedro Mello

    Pelo que eu vi na regulamentação da ANAC a TACV não burla regra nenhuma.
    A regra de 2 de 32kg não é geral. Entre Brasil e a África não tem essa regra.
    A TAAG por exemplo limita a duas de 30kg. Não muda quase nada para as duas de 32kg, mas ela não tem essa obrigação!
    Posso estar errado no que eu entendo, mas acho difícil a ANAC ainda não ter notado uma irregularidade e perder a chance de faturar uma multinha…

    Foi acordado que os procedimentos abaixo mencionados serão aplicados para o transporte de
    bagagem de passageiros pelo sistema de peça:
    – de/para Canadá, EUA e seus territórios;
    – entre o Brasil e o Pacífico Sul;
    – entre o Brasil e a Ásia via o Oceano Pacífico;
    – entre o Brasil e a África do Sul;
    – entre o Brasil, Hong Kong e Bangkok via África do Sul ou em vôos diretos;
    – para viagens começando no Brasil para o primeiro ponto de parada na Europa/Oriente Médio e volta
    ao primeiro ponto de parada no Brasil.
    B. FRANQUIA DE BAGAGEM
    PARTE I – Bagagem Despachada
    1) Serão as seguintes as franquias de bagagem permitidas:
    a) Para passageiros viajando em Primeira Classe e Classe Intermediária serão permitidas duas
    malas despachadas, desde que a soma das 3 dimensões (comprimento mais largura mais altura)
    de cada mala não exceda 158cm (62 polegadas).
    b) Para passageiros viajando em Classe Econômica serão permitidas duas malas despachadas,
    exceto para Filipinas, que deverá ser considerada apenas uma mala despachada; desde que a
    soma das 3 dimensões (comprimento mais largura mais altura) de cada mala não exceda 158cm
    (62 polegadas), e ainda que a soma total das dimensões de ambas as malas não exceda 273cm
    (107 polegadas).
    c) Para facilitar o manuseio das bagagens, fica determinado que cada mala acima referida nos
    subparágrafos (a) e (b), não poderá exceder 32Kg (70 libras).

    • philip

      O voo não tem como destino Cabo Verde e sim Europa, a não ser que não fosse uma conexão. Nesse caso por exemplo o pessoal que faz conexão no Panamá/Peru/Argentina/Chile para os Estados Unidos também não teria 32kgs de franquia, mas tem.

      • Carlos

        – para viagens começando no Brasil para o primeiro ponto de parada na Europa/Oriente Médio e volta

        O voo nao tem primeiro ponto na Europa!

        No caso dos EUA só diz EUA

      • Pedro Mello

        O voo tem sim destino Cabo Verde
        O bilhete dele que era destino Europa!

        Repare que no caso da Europa ele fala de voos com primeira parada na Europa e nos EUA nao tem essa…

        • philip

          Quando vc comprar uma passagem São Paulo/Paris, a passagem é essa, independente de vc trocar de avião 5 vezes ou nenhuma.

          O que eu entendo que não seria válido é se vc pegasse um voo da Iberia, com conexão em Madrid para Marrocos, por exemplo. Porque a sua primeira parada seria na África.

          • Jonatas Elias

            Errado amigo, a primeira parada nesse caso será Madrid.

    • MARCOS SOBRAL

      É meu velho, acho que a TACV achou uma brecha na legislação e fez uso dela.

  • Também gostaríamos!

    • Anderson Oyama

      Tenho dois amigos que irão viajar de Air Maroc em Outubro.

      • Orem B. Hartuing

        Fala para eles ficarem atentos ao e-mail que cadastraram quando compraram a passagem. A companhia adiou meu vôo uma semana antes do meu retorno, mas tava relaxado na viagem e chequei meu e-mail só dois dias antes da data original da viagem.

  • Mirna Nunes

    Meu namorado veio de Amsterdam para Recife. De início o vôo atrasou 3,5h por ausência da tripulação. No retorno, o check demorou muito, o bilhete de embarque estaca sendo manual ( papel e caneta mesmo!!). Além do atraso, o vôo que retornaria para Amsterdam , foi alterado para Rotterdam, sem comunicação no check in, onde meu namorado só veio saber en Praia desta alteração. Não recomendo, não pelo fato de querer atendimento de primeira classe, se assim quiséssemos compraria de outra empresa, mas por falta de respeito com os passageiros, de mudarem rotas sem aviso prévio. Enfim, o barato acabou saindo carocaro.

    • Susana

      Mirna, como ele conseguiu comprar da Europa pra cá? Meu namorado mora na Europa e não consigo comprar saindo de lá! No próprio site?

  • Adriana

    em junho viajei a ilha do sal vindo de Lisboa pela tacv. O avião da ida era muito velho e tinha um cheiro horrível de mofo e também vindo do banheiro.
    Na volta cancelaram o voo e voamos em um voo de outra companhia. Apesar dos problemas preciso dizer que nunca vi atendimento tão bom quando cancelaram nosso voo. Fizeram nosso check in e nos colocaram imediatamente em um ônibus fretado e fomos todos para um resort. Usufruímos do resort e nos deram também um quarto para descansar. O voo era 11 da manhã e nos colocaram em outro voo as 23:00. Acho que empresa aérea nenhuma faria isso.
    Então, não sei… Talvez voasse de novo com a tacv embora os aviões sejam mais velhos e sempre quebrem atrasando os voos.

  • Renatto Mendonça

    Ótimo!!!! Desde que a TACV começou a operar em Recife, tive muita curiosidade sobre o serviço da mesma. E como geralmente os preços dela são mais em conta, quem sabe depois de ler a avaliação eu tome uma decisão mais consistente!

  • Nossa, primeira vez que vejo alguém falar bem dessa companhia! Que bom!

    • Orem B. Hartuing

      Eu também tive uma experiência razoável com a Royal Air Maroc, fui ano passado para Moscou SVO com conexão em Casablanca e tudo correu bem, sem grandes emoções, mas num nível bastante satisfatório. Vou me organizar para escrever uma avaliação, tenho, inclusive, algumas fotos. O maior problema foi que o vôo de volta foi cancelado e remarcado para dois dias depois, o que me deixou um pouco apreensivo, mas no final rendeu-me um stopover de dois dias no Marrocos com os custos de hospedagem e alimentação cobertos pela empresa. Causaria problemas caso tivesse que voltar em uma data determinada, mas eu ainda tinha uma semana de férias e para mim tudo encaixou muito bem.

  • Adriel Marcos

    Pessoal do Melhores Destinos, tem como fazer a avaliação da MAP linhas aéreas (é uma regional que está se expandindo rapidamente no Norte Brasileiro) e tbm da InselAir (que recentemente começou a voar pelo Brasil na rota Curaçau-Manaus-Curaçau)?. Seria interessante essas avaliações….

    • Paulo

      Essa MAP tem relação com a Passaredo? Os resultados das pesquisas de vôos são idênticos!

      • luis

        A MAP nao tem nada ver com Passaredo,acho que o serviço dela pode ser pior do que a Passaredo.

      • Adriel Marcos

        Tem nenhuma relação com a Passaredo. A única semelhança que a MAP tem com a Passaredo é o seu ritmo de crescimento, pois ela tem uns 4 anos e já atende 20 destinos. Ela (talvez) pode ser considerada a sucessora direta da Rico Linhas Aéreas, pois ela está voltando a operar em aeroportos que ficaram sem voos regulares depois que a Rico faliu….

  • Thomaz

    Sempre que for anunciada uma promoção com a TACV(companhia aérea de Cabo Verde), virei aqui no Forum para renovar e registrar as péssimas condições do avião e os transtornos sofridos. Vamos aos vôos desagradáveis.

    Pois bem. Fui para Amsterdam pela TaCV no dia 18 de julho de 2015.

    No bilhete comprado com um preço absurdamente alto, apesar de ter sido adquirido em março, com antecedência, estava indicado apenas uma parada em Cabo Verde e depois mais uma parada que não estava muita clara no referido bilhete.

    Mas para nossa surpresa, quando fizemos nossa conexão em Cabo Verde, fomos avisados que faríamos uma outra Parada na Ilha de Sal.
    Depois de Sal, fomos para Paris(que já constava como parada, apesar de não estar tão claro) e enfim chegamos na Holanda, MAS não em Amsterdam, POIS a Cabo Verde nos enviou para Rotterdam, que fica em torno de 1 hora de Amsterdam. Verdade que eles disponibilizaram uma Van(brindemos!).

    Condições do Avião: as piores possíveis. exemplos: partes quebradas no encosto do braço, esparadrapo em outra parte do banco. Comida: apenas para não passar mal, mas prepare-se para o caso de não ter gelo mesmo que sua cadeira seja umas das primeira.
    Simmm… Quase esqueço… Quando estava chegando perto do dia da Viagem, procurei fazer Check-in on-line, ou por Totem ou “Correios”, mas esqueça. Caso queira Marcar sua Cadeira, precisa chegar bem cedo no aeroporto para fazer isso.

    Voltemos…
    Na volta, agora de Amsterdam(Brindemos!), fomos informados no Balcão do Aeroporto que não poderíamos escolher os assentos da frente, pois estavam reservados para o pessoal que partiria de Paris(nossa Escala). Após França, fomos para Cabo Verde esperar mais um pouco para pegar nosso Vôo para Recife. Enquanto esperávamos nosso Vôo, conversamos com outros passageiros indignados com a TACV, para compartilhar e diminuir o sofrimento.

    Simmm… Entretenimento: Esqueça. Nada de Filme, nada de nada. Lembrei de uma reclamação sobre o sabonete(aqueles pequenos de Hotel) no banheiro para um avião lotado, com mais de 200 pessoas. Cadeiras: reclinam o mínimo possível, quase que não dá para diferenciar da posição “normal”.
    Por enquanto é o que consigo lembrar da (des)agradável experiência com a TaCV.
    Espalhem por aí.

  • Rodrigo

    A TACV está em situações muito precárias, de um modo geral. Certamente não é uma opção confortável nem confiável para nós, brasileiros. Felizmente temos muitas opções para a Europa e quem voar de TACV saberá que corre risco maiores de ter contratempos do que se voasse com outras companhias mais confiáveis.

  • Adriano Sousa

    Sempre interessante os relatos, as experiências e são validos! E cada um vai olhar o que lhe é prioridade ou o mais importante. Achei bacana que o Marcos foi um cara consciente do produto que ele comprou. Eu já prefiro, pagar um preço justo ou real. Pois caso aconteça algum imprevisto, que se tenha um respaldo ou apoio. Nem sempre se deve avaliar os “produtos” só pelas cifras, mas sim pelo conjunto ( pois muita gente não tem ideia de preço de passagem e “tudo” passa a ser “caro” ). No Brasil, fala-se muito em qualidade mas uma grande maioria não quer pagar por ela; e ainda querem exigir algo além daquilo que pagaram.
    Com relação a Air Maroc parece ser uma boa cia aérea, porém reze para que não aconteça algum imprevisto na sua viagem ( alteração de data por exemplo )….Pois como ja foi citado, a empresa so tem representante no país. Conheço pessoas que ate hj não receberam seu reembolso. Por essas e outras que muitas agencias não a vendem mais…

  • MARCOS SOBRAL

    A TACV está com uma nova administração. Acho que eles estão se esforçando para melhorar. Mas agora o serviço está muito ruim. Eles poderiam ganhar muito dinheiro se encomendassem um avião decente e prestassem um serviço melhor. Lembrei mais de uma: o sabonete usado no banheiro no trajeto Recife x Praia era de barra.

  • Jonatas Elias

    Muita gente reclamando da qualidade, atrasos, entretenimento etc. Mas o principal que gostaria de saber, e essencial para qualquer viagem: A SEGURANÇA. Alguém tem ideia de como é a manutenção da aeronave, treinamento da tripulação? Banco quebrado não vale.

    • MARCOS SOBRAL

      Até hoje a TACV nunca teve um acidente com vítimas. O incidente mais grave foi um avião escorregou na pista de aterrissagem. Acredito que, por voarem para a Europa, onde as normas são mais rígidas, os aviões devem estar em dia com as manutenções.

      • Jonatas Elias

        Enfim, de nada vale sentar na poltrona super hiper master premium, ter 200 kg de franquia de bagagem, entretenimento versão 2018 e o escambal a bordo, se tiver que ficar dez, doze horas rezando para chegar vivo. Lógico que conforto é bom, mas não adianta quando se está caindo no meio do atlântico as duas da madrugada.

  • CARLOS MARCELINO

    Ops, ato falho. Obrigado pela observação.
    A data correta é Dezembro/2014.

  • mcoral

    nao me animei………conexao me mata….acho q prioriso os direto…nao tem preço

  • Victor Barbosa Teixeira

    Eu fui de guarulhos para Barcelona via casablanca, em agosto de 2014. Nao recomendo a ninguem. A minha mala desapareceu. Pena que eu perdi o ticket do chek-in e eles, mesmo tendo tudinho no sistema, nao me indemnizaron. Fiz todas as reclamacoes para nada… Aeroporto velho,aviao velho e companhia ladrao. Tudo o que tinha na linha mala valia uns 1000 euros (+ de 3000 reais). Desculpa a ortografia mas o teclado do meu laptop eh espanhol Falow.

    • Murilo

      Amigo, poderia entrar com uma ação no Juizado de Pequenas Causas ou no PROCON. A companhia opera no Brasil e responde nas leis brasileiras.

    • Orem B. Hartuing

      Minhas bagagens foram muito bem tratadas pela RAM, inclusive as malas de conexão são até embaladas com um filme plástico pela companhia e recebem uma enorme etiqueta “connexion”. Achei interessante.

  • rafaellanunes

    Também tive uma experiência sofrível pela TACV em 2007, e pelo visto, eles não melhoraram em nada. Na minha volta, ainda tive objetos pessoais quebrados, pelos quais eles não me ressarciram nenhum real. Só recomendo mesmo para quem está com o orçamento beeeem apertado para viajar, do contrário, é melhor se poupar de aborrecimentos.

  • Paulo

    Não esqueça que eles também tem conexão em SID.. pode ser que o aeroporto seja melhor…

    • Palloma Souza

      Estive em SID duas vezes e o aeroporto não sofria tantos problemas como os relatados, apenas não havia Internet.

  • Igor

    Franquia de 23kg é o que as empresas europeias vendem para quem vai da Europa para o Brasil. O único país que quebra essa regra é o Brasil, para passageiros que iniciam a viagem no Brasil (Brasil-Europa-Brasil). As empresas européias já tentaram mudar essa regra frente a ANAC. A KLM, Air France e Iberia vendem passagens para o Brasil onde o máximo é uma mala de 23 kg e uma de cabine de 10 kg.

    • MARCOS SOBRAL

      Já viajei de Iberia e a franquia era 2 malas de 32 Kg. Fiz o trecho GRU x Londres x Paris x GRU em 2014.

  • Orem B. Hartuing

    Um viajante, ao voar para destinos fora da Europa ou da América do Norte, situados em países em desenvolvimento e especialmente na África e na Ásia, precisa entender que necessita ter um certo nível de tolerância ao choque cultural e a diferentes padrões de infra-estrutura, segurança e higiene. Quem não está preparado a isso, nem deve tentar ir para esses lugares, o que não deixa de ser uma pena pois alguns dos lugares mais fascinantes do mundo são justamente esses.

    O aeroporto Mohammed V em Casablanca não é ultra-moderno, mas é bem funcional, limpo e relativamente organizado. Tem uma linha de trem que sai de dentro do terminal e vai ao centro da cidade em 35 minutos, não me lembro disso existir, por exemplo, em algum aeroporto do Brasil.

    • Edgleyson

      Excelente comentário Orem.
      Realmente não se pode criticar certos fatos em um país pequeno.
      Ruim mesmo, foi o voo que peguei agora no dia 01/08 pela TAP. Deveria sair de Lisboa as 15:00 e chegar em Fortaleza as 18:30 do mesmo dia. Saimos de lá quase as 01:00 da manhã de domingo, ou seja, esperamos quase 10 horas no aeroporto e nada de satisfação da tap. Isso sim é que é fato para se levar em conta.

      • Orem B. Hartuing

        Bem lembrado, Edgleyson, isso ilustra bem como o preconceito com as companhias pequenas e não-tradicionais é infundado, pois todas estão sujeitas a problemas operacionais como atrasos ou cancelamentos eventuais. Se uma companhia como a TACV atrasa um vôo por 10 horas, imagine o cenário de fim do mundo que os pasageiros descreveriam.

  • Orem B. Hartuing

    Também fiquei no Relax. A comida não é grande coisa mesmo, mas o hotel é bem honesto e os quartos são bons e limpos. Como eu tive um dia livre, pude ter tempo de sair do hotel, pegar um trem e conhecer a cidade de Casablanca, que é muito interessante e vale um passeio, principalmente a região da medina, o mercado central e a mesquita Hassan II.

  • Alan

    Vale lembrar que a TACV também oferece stopover sem custo adicional em Praia, pelo que vi um tempo atrás. Lá tem cenários paradisíacos, acho que esse stopover vale a pena.

    • Tarcísio Medeiros

      pelo que vi, não oferece não. Há uma tarifa de R$ 200 a mais em que, ao menos do Recife, sai de praia para Sal e depois para Lisboa, passando algumas horas lá, mas agora que vi que precisa de visto, acho que nem valeria a pena pagar esses R$ 200 + visto pra passar algumas horas lá…

  • Paloma

    É muito ruim estar prestes a viajar ouvindo todos esses comentários sobre a empresa… Se tivesse alguma promoção, juro que compraria outra passagem. Infelizmente, nao há…
    É torcer e ter fé que chegaremos e voltaremos bem e que nossas malas, tb!

    • Marcia Rodrigues

      Olá, Paloma, vc fez o voo? Cm foi?

  • João

    Infelizmente os aeroportos não são da responsabilidade dos TACV e Quanto ao banheiro, os passageiros, tal como em todos os aviões, devem usa-los responsavelmente, pois não é possível a sua manutenção durante a viagem. A manutenção é feito em terra, geralmente por companhias de “Handlings”.

    • Tarcísio Medeiros

      Mas ela falou do banheiro do aeroporto, não da aeronave (Ao menos pelo que entendi)

  • MARCOS SOBRAL

    Não acho que seja inseguro voar pela TACV. É só desconfortável. Tem gente que liga para conforto. Tem gente que liga pra preço. Se você não liga pra conforto, o importante é o destino e não o trajeto.

    • NSérgio Oliveira

      Concordo com Marcos.

  • MARCOS SOBRAL

    Não tem Totens. Não pode fazer check-in online. Eu imprimi o e-ticket que recebi no email, apresentei passaporte, despachei bagagem e recebi o bilhete impresso no aeroporto.

    • Murilo

      Obrigado pelo retorno.
      Meu voo é em outubro e estava com essas dúvidas sobre checkin.

      • Maria Carvalho

        Oi Murilo, irei viajar em fevereiro pela tacv, fortaleza Milão, queria saber como foi sua experiência no voo, vi q Vc viajou em outubro.. se atrasou muito, estado da aeronave, voo tranquilo, enfim, agradeceria muito pois pouco se sabe dessa companhia aérea. Boa noite

        • Murilo

          Maria, viajei pela TACV 16 de outubro e tive alguns “problemas”, sou de Salvador e embarcaria para Recife as 16h para voar com a TACV as 23h25 rumo a Cabo Verde e Europa.

          As 13h recebi uma ligação do responsável pela TACV em Recife me informando que o voo estava atrasado em 11 horas e estavam colocando as pessoas nos voos da TAP saindo de SP

          Como eu ainda estava em Salvador, ele mandou eu e a minha namorada correr para o aeroporto pois nós embarcariamos de TAP partindo de Salvador. Pode ter certeza de que fomos correndo para o aeroporto de Salvador e chegando lá os bilhetes já estavam emitidos.

          Voamos direto de Salvador x Lisboa num a330 da TAP por conta da TACV

          Na volta, 15 dias depois pegamos um a310 da white (alugado pela TACV) rumo aa Cabo Verde sem atrasos.

          Em Cabo Verde o voo para Recife teve atraso de 3 horas. O local é quente, mas nada tão exagerado como dizem.

          Voamos para Recife no 737-800 da TACV sem problemas, exceto o atraso em CV.

          Qualquer dúvida pode falar.

          • Maria Carvalho

            Murilo, muito obrigada pelas informações, acho que é o “preço” que se paga por pagarmos uma tarifa bem abaixo das normais… o que não era pra ser, mas… enfim. Bom dia e muito obrigada

          • Murilo

            Por nada, vale ressaltar qure meu voo no 737 da TACV rumo a Recife foi agradável, a alimentação foi estranha (kkkk) mas a tripulação foi gentil e o voo muito tranquilo.

            Boa viagem

          • Marcia Rodrigues

            Olá, Murilo, queria saber se vc fez imigração em Praia e se é um voo tranquilo. Obg.

          • Murilo

            Marcia, não passei por imigração, apenas esperei num salão de embarque.

            Lá tem wifi grátis, lanchonete e duty free.

            O voo de Cabo Verde pra Recife foi bem tranquilo, a comida não é das melhores mas vale o preço.

          • Marcia Rodrigues

            Bom saber, fiquei receosa pq dizem que as aeronaves são velhas e o interior é bem descuidado. Afinal, o mais importante é a segurança da aeronave.

  • Lidiane

    Voei pela TACV de Recife para Lisboa (conexão em Cabo Verde) em julho de 2015. Não tive nenhum problema nos voos de ida, o avião é apertado e o lanche servido no avião não foi dos melhores, mas isso eu já esperava devido ao valor bem mais barato das passagens. Entretanto, no último voo de volta (Praia-Recife), o avião já estava pronto para decolar quando fomos avisados que este voltaria para o estacionamento por problemas técnicos. Após um tempo no estacionamento, tivemos que desembarcar e em menos de 10 minutos tivemos que embarcar novamente no mesmo avião. Ficamos todos bem apreensivos, pois era um voo intercontinental de 3h:30min de duração. Havia um padre no voo que começou a fazer uma oração e vários passageiros proferiram amém ao término da oração. Enfim, correu tudo bem no voo e chegamos bem em Recife, mas a tensão no avião foi sentida por todos.

  • Leo Lima

    Criando coragem. Afinal onde se encontra fortaleza>amsterdam por 1400 reais??

  • Ana Catarina da Nóbrega Simões

    Já viajei pela TACV por duas vezes. Bom, considerando que voltei pela mesma companhia , não tenho reclamações ! Tripulação muito simpática , serviço de bordo compatível , trilha sonora espetacular!!! O aeroporto de Praia é pequeno e exótico ! Se temos um olhar à assimilação de outras culturas e não tão distantes assim , pois somos brasileiros !!! Portanto , em matéria de acolhimento não discuto a agradabilidade dos meus interlocutores . Quanto aos banheiros … Lembro-me de um muito descuidado no aeroporto de Lisboa , qdo em trânsito para Itália . Regressarei ainda , a esse país encantador , Cabo Verde , que agora terá um vôo direto da minha cidade … E pela TACV… Naturalmente

    • Candido

      Também não tenho o que reclamar,a TACV é igual a muitas no Brasil…serviço normal comparando o preço pago

    • Josélia

      Bom ver o seu comentário, mais animador.rs

    • NSérgio Oliveira

      Estou vendo uma nova ida à Europa e me atraiu o preço da TACV. Pretendo fazer ao menos uma parada em Sal, ou ida ou volta. Agradeço seu comentário mais animador, já estava quase desistindo. rsrs Se tudo der cero irei em maio/16.

  • Josélia

    Comprei passagens pela TAVC FOR-LISBOA-FOR, indo dia 25/12/15 e retornando dia 03/01/16. Bem, pelos relatos vi que em termos de conforto e organanização deixa a desejar, mas a minha maior preocupação é com segurança. Pesquisei sobre acidentes envolvendo a companhia e não vi nenhum, isso me deixa mais confortável. Depois da viagem voltarei aqui para dar meu relato.

    • Fernanda Duarte

      Boa tarde Josélia, por onde você comprou as passagens. No site da TAVC ultimamente só da erro.

      • Josélia

        Oi Fernando, comprei pela STB.

    • Marcia Rodrigues

      Olá, Josélia, cm foi a tua experiência? Vc poderia dizer o valor? Estou procurando passagens para o fim de ano. Obg

  • Patricia Barbosa

    Olá viajantes. Escrevi minhas impressões de viagem pela TACV , e resolvi publicá-las, aqui a quem interessar:

    Impressão de
    Viagem – Cia Cabo verde

    Viajamos eu,
    meu esposo, uma irmã, minha e mãe e minha sogra.

    A empresa
    não oferece o sistema de check-in antecipado, assim fizemos o check-in no
    aeroporto de Recife-PE cerca de 2 horas antes do voo.

    No balcão do
    aeroporto da cia estava tranquilo. Não tinha fila. Perguntaram se tínhamos bagagem
    de mão para identificação.

    O voo saiu
    com 30min de atraso, mas nem percebi.

    O avião não estava
    cheio, o que nos permitiu ir deitados em 03 cadeiras. A disposição das cadeiras
    era: 2 x 3 x 2 .

    As regras de
    segurança são passadas à moda antiga. Dois comissários de bordo vão explicando
    enquanto alguém fala no áudio, em português e em inglês.

    Meu esposo
    que é grandão foi na saída de emergência, sem problemas, apenas observar as
    regras de segurança.

    Foi servido um
    lanche (sanduiche frio com sucos, água, café e chá).

    Há free shopping
    a bordo, porém não há entretenimento,
    apenas revistas e jornais do dia.

    Confesso que
    estava receosa a respeito da escala em Cabo Verde- Ilha do Sal, mas foi
    tranquila, nem percebi que era uma ilha.

    O aeroporto da
    Ilha do Sal é pequeno. Apenas uma lanchonete. Fizemos um lanche (café e bolo).

    02 lojas de free shopping com poucas variedade.
    Mais as bebidas estavam com um bom preço.

    Um WC (menor ) com entrada mista (feminino e
    masculino – porém compartimentos separados) tinha fila para quem quis usar, e 01 maior que
    só fui perceber no voo de retorno.

    O voo até
    Lisboa a aeronave era menor com cadeiras dispostas em 2 x 2. Algumas com assento um pouco roto.

    Neste voo há
    um pouco de entretenimento à bordo. Alguns
    vídeos de comédia, turismo, mas nada individual.

    Foi servida
    uma refeição. Entrada (salada), estrogonofe de frango com arroz, e sobremesa.
    Bebidas: Vinho, cerveja, refrigerante, sucos, água, café e chá.

    Chegou com
    meia hora de atraso, também não percebi.

    Voo de
    retorno.

    Chegamos no aeroporto
    de Lisboa, de metrô pois voltamos de trem da cidade do Porto.

    Demoramos um
    pouco para acharmos o balcão do check-in da cia, fica um pouco escondido e longe, mas é bem sinalizado.

    Fizemos o
    check-in, novamente nos perguntaram se tinhamos bagagem de mão, para
    identificação.

    O Voo atrasou
    um pouco, mas nada de anormal.

    A aeronave
    era grande as cadeiras dispostas de 2 x 3 x 2. Tinha cerca de 89 passageiros.
    Novamente podemos trocar de assento.

    Foi servida
    uma refeição. Entrada (salada), frango com arroz, e sobremesa (bolo de chocolate).
    Bebidas: Vinho, cerveja, refrigerante, sucos, água, café e chá.

    Na conexão
    em Cabo Verde, perdi um dos bilhetes do embarque (éramos 5) ( não conferi quando a funcionária me entregou os
    segundos cartões para embarque em Cabo Verde) porém informei o ocorrido a uma funcionária da cia e ela reemitiu
    o bilhete. Pediu apenas o passaporte.

    Na aeronave as cadeiras dispostas de 3 x 3. Tinha cerca de 80 passageiros. E podemos
    trocar de assento após o avião levantar voo e desligar os avisos de apertem os
    cintos.

    Foi servido um
    lanche (sanduiche frio com sucos, água, café e chá).

    O avião fez
    uma escala e Natal-RN, o que não nos foi avisado, pela agência.

    De Natal fomos
    para Recife, nosso destino final, chegamos com meia hora de atraso.

    Foi servido
    água, refrigerante, e suco.

    Conclusão:
    Vale o custo benefício. Voaria outra vez.

  • Newton Sousa de Andrade

    Obrigado pelo seu relato. Viajo com mais 4 pessoas no próximo sábado para Lisboa via Sal. Foram muito úteis as suas impressões. Sobre a franquia de bagagem, continua sendo apenas de um volume de porão de máximo 23 kg?

  • Jairo Regio

    O ótimo relato do Marcel Bruzadin descrevem bem como é voar pela TACV. Os pontos positivos desses voo são o preço IMBATÍVEL da passagem até a Europa e em segundo o atendimento da tripulação. Porém, os pontos negativos não são poucos e são de deixar qualquer passageiro muito preocupado com sua ida ou retorno ao Brasil.
    1- A TACV só tem duas aeronaves para realizar seus voos internacionais, um deles um 737-800 igual ao da Gol e um 757-200 (que tem maior capacidade de passageiros que o 737). Não são aeronaves novas, mas bem conservadas. Porém se alguma tiver problemas e precisar de manutenção seu voo poderá ir “para o espaço”.
    2 – Os atrasos são uma marca da TACV. Em TODOS os trechos que voei entre REC/SID/LIS e LIS/SID/NAT//REC tiveram atrasos superiores a 01 hora. Sempre pedem desculpa pelo atraso como se isso fosse ser corrigido, mas nunca é…e eu acho que sempre irão atrasar enquanto a empresa não aumentar sua frota de aeronaves para voos internacionais. Então já esteja conformado: TODOS OS TRECHOS pela TACV tem atraso de chegada ou saída.
    3 – A conexão em Aspargos na ilha do Sal (SID) é realizado em um aeroporto com cara de rodoviária de interior. A sala de embarque estava bem climatizada contrastando com os 30 graus do lado de fora. São apenas 03 portas na sala de embarque, mesmo assim a confusão para embarcar é grande. Em todos os meus voos não houve qualquer anuncio do início do embarque (como acontece em qualquer aeroporto organizado do mundo) e mesmo assim ao ser mostrado no painel o portal de saída para LISBOA(Ida) ou para RECIFE (Volta) houve modificação dela quando a fila já estava formada…pense numa confusão nesse momento. Ou seja…pessoal de terra do aeroporto é muito ruim e mal coordenado.
    4 – Na minha volta os cartões de embarque para o 2o. trecho só são entregues no aeroporto de Aspargos (SID). Um funcionário fica com todos eles na mão e vai chamando pelo nome dos passageiros. Nesse momento fica aquele aglomerado em volta do “camarada” tentando entender o que ele esta falando. Só para lembrar Cabo Verde tem como língua oficial o Português, porém entre eles o que é mais falado é o Creolo Caboverdiano. Então imagine esse funcionário com um sotaque muito característico de Cabo Verde chamando os passageiros de várias nacionalidades pelo seu nome para entregar os cartões um por um. Mais um ponto negativo para o pessoal de solo em SID e quem coordena isso.
    5 – Devido aos contrantes atrasos o voo acaba ficando muito mais longo do que já é. No meu caso ficou mais cansativo pq para chegar em Recife ainda houve uma escala em Natal.

    Enfim…voar pela TACV tem como ponto positivo principal o preço. Mas os negativos fazem com que seja uma empresa para quem não se preocupa ou está disposto a enfrentar esse tipo de “emoção” durante todo o trajeto e não se preocupe com atrasos ou duração muito longa dos voos.

    • Oi Jairo, na verdade o relato é do Marcos Sobral

      • Jairo Regio

        Opa…verdade. Erro meu. Corrigido. Obrigado.

  • Glória

    Viajei com minha filha de Recife para Paris, com conexão em Praia, em outubro de 2015. O vôo foi cancelado (nada diferente da TAP). Uma van nos levou para um hotel próximo ao aeroporto onde nos pagaram o jantar. Saímos no sábado às 5hs da manhã. Em praia não demoramos para o embarque para Paris. O aeroporto não estava fazendo calor. o Duty Free é simples, Não achei as poltronas estreitas, não achei apertado entre as poltronas. Fomos bem atendidas e não tenho o que reclamar do serviço de bordo. A volta de Paris não teve atrasos. Chegamos no horário previsto em Recife. Agora quem estiver esperando uma Emirates não viaje. Eu irei para Amsterda em outubro de 2017 e irei pela TACV.

  • Letícia Padilha

    Alguém sabe me informar se é ou não uma fria comprar uma passagem para o reveillon? Isto é, se a cia. aérea dura até lá…. Achei por uma pechincha, mas dá medo de ter prejuízo…

    • Ricardo Vieira

      Já fui a Cabo Verde 6 vezes via Fortaleza e Lisboa, infelizmente deixei
      de viajar pela TACV nas 2 últimas viagens devido aos eternos atrasos, em
      média 3 a 5 horas – educação da tripulação de 0 a 5: nota 1. Nas 2
      últimas viagens fui a Cabo Verde via Lisboa pela TAP para evitar
      justamente estes problemas de atraso e ter que aturar funcionários sem
      educação. A frota da TACV é composta de apenas 4 boings que fazem voos
      para o Brasil, Europa, e EUA. Das 4 aeronaves 1 está apreendida na
      Holanda desde 02/16 (até o momento – 05/16) como forma de garantia de
      pagamento de dívidas com fornecedores. Existem aviões de médio porte (50
      passageiros aproximadamente) que fazem voos apenas entre as ilhas. Lado
      positivo: A TACV tem excelentes pilotos, sendo a maioria formado em
      Portugal e no Brasil. Os engenheiros responsáveis pela manutenção dos
      aviões são também de extrema qualificação, formados a grande maioria na
      Europa e EUA.

      • Letícia Padilha

        Poxa, é uma pena, pois eu iria pelo preço. Li algumas coisas a respeito e acabei desistindo… GRAÇAS A DEUS!
        Mas agora tem a Azul fazendo Lisboa e pelo mesmo valor quase, então basta aguardar uma promoçãozinha…

        Mesmo assim, obrigada Ricardo!

  • Ricardo Vieira

    Já fui a Cabo Verde 6 vezes via Fortaleza e Lisboa, infelizmente deixei de viajar pela TACV nas 2 últimas viagens devido aos eternos atrasos, em média 3 a 5 horas – educação da tripulação de 0 a 5: nota 1. Nas 2 últimas viagens fui a Cabo Verde via Lisboa pela TAP para evitar problemas de atraso e ter que aturar funcionários sem educação. A frota da TACV é composta de apenas 4 boings que fazem voos para o Brasil, Europa, e EUA. Das 4 aeronaves 1 está apreendida na Holanda desde 02/16 (até o momento – 05/16) como forma de garantia de pagamento de dívidas com fornecedores. Existem aviões de médio porte (50 passageiros aproximadamente) que fazem voos apenas entre as ilhas. Lado positivo: A TACV tem excelentes pilotos, sendo a maioria formado em Portugal e no Brasil. Os engenheiros responsáveis pela manutenção dos aviões são também de extrema qualificação, formados a grande maioria na Europa e EUA.

  • Sara Lima

    Fui a Lisboa pela TACV. A saída era para 11:25 no aeroporto de Recife, mas só saiu as 12:30. Ai tudo bem. Mas a surpresa, para mim desagradavel pois nao esperava, foi na volta. O voo faz conexao em fortaleza e muita gente nao sabia, só quem ja tinha feito esse trajeto. Fora o atraso de 2 horas em Lisboa, mais de 1 hora em Praia, para piorar vai para Fortaleza, para desembarque e embarque. Nao sei se volto a voar pela TACV.

  • Jéssica Ébeli

    Pretendo viajar para Portugal por essa cia… alguém aqui viajou por ela esse ano e pode falar se as condições melhoraram?primeira viagem internacional e não queria passar tanto “sufoco” rs..
    Muito Obrigada.

  • PUSSYCATlovesGURGEL .

    me lembrei do fato da empresa Xtapa que foi dita que não limpava o sistema de ar condicionado de suas aeronaves. lógico que ninguem normal pode provar isso , mas é de ver as sugeiras dos sistemas de ar condicionado, que vergonha ,,,