Como é voar para a Europa com a TACV, a companhia aérea de Cabo Verde

Marcel Bruzadin 4 · agosto · 2015

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Hoje o Melhores Destinos vai realizar o desejo de muitos leitores e viajantes com a avaliação de voo da TACV, a companhia aérea de Cabo Verde. Temos recebido  muitos e-mails de leitores curiosos sobre a qualidade e os serviços da companhia, que costuma oferecer ótimos preços para o arquipélago africano e para a Europa. 

Fundada em 1958, hoje a companhia tem voos saindo de Fortaleza e Recife (além de sazonais de Natal e João Pessoa), além de Portugal, França, Holanda e Estados Unidos. Tudo isso com uma frota de apenas três jatos: dois Boeing 737 e um 757, além de dois turboélices para voos regionais em Cabo Verde. 

A avaliação de hoje é do leitor Marcos Sobral, que voou no trecho Recife – Paris com conexão em Praia, em Cabo Verde. Mas será que vale a pena pegar um voo até a Europa com a companhia TACV?

como-e-voar-tacv-report

Confira a avaliação completa e veja como é voar com a companhia em um voo intercontinental.

Boa leitura! 

Recentemente fiz um voo entre Recife e Paris, com conexão em Praia (Cabo Verde), com a companhia aérea TACV. Veja abaixo o resumo dos voos e seus respectivos detalhes:

1º VOO
VR812 Recife x Praia (Cabo Verde)
Aeronave: Boeing 737-800
Data: 31 de julho de 2015
Hora de Saída: 23h59
Atraso: 1 hora
Tempo voo: 3h50

Conexão
Tempo de Conexão Previsto em Cabo Verde: 2h55
Tempo de Conexão Real: 3h30

2º VOO
VR007 Praia x Paris (Charles De Gaulle)
Aeronave: Boeing 757-200
Data: 01 de agosto de 2015
Hora de Saída: 09h15
Atraso: 1 hora
Tempo voo: 5h50

Questão da Taxa de Embarque

Muitos leitores do Melhores Destinos já questionaram as taxas cobradas pela TACV no início do ano. Ela cobrava cerca de R$ 80,00 na tarifa e mais R$ 1400,00 de taxas de embarque. Quando liguei para a companhia questionando este aspecto, me informaram que se tratava de um problema no sistema, que estava considerando a tarifa de combustível como taxa de embarque, mas que eles estavam trabalhando para corrigir.

Visto em Cabo Verde

Para quem vai para a Europa pela TACV não é preciso ter o visto emitido. Muita gente se confunde porque pensa que é preciso pagar o visto, no entanto, você só necessita do visto se desejar entrar no país. Na conexão, o passageiro fica em uma sala, antes da imigração, esperando embarcar no próximo voo.

Franquia de Bagagem

A franquia de bagagem da TACV é a seguinte: 1 mala de 23 Kg para a Europa. Estranhei esta franquia, já que a norma da ANAC diz que, para voos internacionais, a franquia é de duas malas de 32 Kg. Liguei para o atendimento e obtive a seguinte resposta: “a tarifa é mais barata justamente por ter uma franquia de bagagem menor”. Na hora do check-in o funcionário do aeroporto disse “já avisei à TACV sobre a questão da franquia, mas eles disseram que a franquia será esta mesmo”.

Sinceramente não sei se eles conseguiram alguma regra de exceção junto à ANAC.

Compra da passagem

Se você quiser comprar passagem pelo site da TACV, terá que pagar IOF e pagar em dólar. A dica é comprar em sites, agências de turismo ou na própria loja do aeroporto.

Muitas pessoas no voo tinham comprado suas passagens nas lojas físicas da CVC. Meus bilhetes foram comprados no site Logitravel,que dividiu o valor em até 10 vezes sem juros. Também consegui emitir múltiplos trechos (Recife x Paris / Lisboa x Recife). O preço total ficou por R$ 1.628,49 para o mês de julho, o que é muito barato.

Também é possível comprar nas lojas físicas da TACV nos Aeroportos, dividindo em até três vezes.

Reserva de Assentos

Esqueça a reserva de assentos. Não é possível fazer pelo site. Aliás, o site é extremamente rudimentar. Tive que acompanhar minha reserva pelo Amadeus (https://www.checkmytrip.com), que é um sistema global para acompanhar passagens e que é usado por empresas como a TAP, TAM, GOL entre outras companhias aéreas.

Check-in

Tivemos que enfrentar uma fila enorme para fazer o check-in em Recife. Demorou uma hora no total. Havia três guichês operando, sendo um para prioridades.

Embarque

O embarque ocorreu sem problemas. O voo saiu com atraso de uma hora, conforme o resumo publicado no início dessa avaliação. O atraso, por sinal, parece ser a marca registrada da TACV. Ocorreram em todos os demais trechos.

como-e-voar-tacv-finger

Aeronave

O avião é pequeno, padrão de poltronas 3×3 e foi fabricando em 2000. O espaço interno não tem nada de diferente de um voo da GOL: apertado e estreito. Internamente, o avião aparenta estar bem conservado, apesar de certo desgaste nos tecidos dos bancos.

como-e-voar-tacv-corredor

Serviço de Bordo: Recife x Praia (Cabo Verde)

No trecho Recife x Praia, a duração do voo é relativamente curta. Desta forma, acredito que o lanche servido foi condizente com a duração deste primeiro trecho. Também ofereceram bebida alcoólica (vinho e cerveja), sucos, refrigerante, chá e café. Neste aspecto, a TACV não deixou nada a desejar.

como-e-voar-tacv-refeicao

Conexão em Praia

Certamente a parte mais sofrível da viagem. O trajeto para a Europa tem uma conexão no Aeroporto Nelson Mandela, na cidade de Praia. O aeroporto é bem novo, mas apresenta uma série de problemas estruturais:

1) Calor insuportável: o ar condicionado não funciona. Esta questão do ar parece ser antiga. Percebi isto porque as lojas tem ventilador de teto. O calor é realmente insuportável. Uma espera de duas horas nestas condições é inacreditável;

2) Internet não funciona;

3) Banheiros precários;

O embarque é uma bagunça, apesar da equipe lidar com apenas dois voos internacionais (Portugal e Paris).

O voo para Portugal estava atrasado em mais de duas horas. Os passageiros tiveram que pegar um voo fretado. Esta imagem abaixo é da tela indicativa do portão de embarque:

como-e-voar-tacv-boarding

Lá está escrito Paris, mas estavam embarcando o voo para Lisboa. Dezenas de passageiros foram ao portão, entraram na fila pensando se tratar do voo para Paris, e se enganaram. Ainda levaram uma bronca do funcionário dizendo “Aqui é embarque para LISBOA!!!”.

Parecia uma pegadinha: colocam a informação no portão de um destino, embarcam outro destino e ainda dão “broncas” nos passageiros que foram induzidos ao erro pela desorganização da equipe de terra.

O local onde aguardamos na conexão tinha uma Duty Free, lanchonete e loja de lembranças de Cabo Verde.

como-e-voar-tacv-duty-free

Praia x Paris

O embarque ocorreu com atraso. Deixaram apenas uma funcionária conferindo os tickets de embarque, o que deixou a demora ainda maior. Dá para ir caminhando do saguão do aeroporto até o avião.

Achei o segundo avião mais antigo. As poltronas eram muito estreitas. O bolso frontal da poltrona estava mofado e as bandejas arranhadas e sujas. No entanto, o serviço de bordo foi bom.

como-e-voar-tacv-aeronave

Conclusão

A empresa tem uma boa proposta de rotas. Tira vantagem da localização de seu HUB em Cabo Verde, fazendo com que o voo para a Europa tenha duração similar aos da TAP, Condor e Air Europa. Para quem está no Nordeste, pode ser mais rápido que pegar uma conexão em Guarulhos ou no Galeão. Mas esta vantagem de tempo pode ser anulada pelos constantes atrasos.

O site da TACV precisaria ser revisto para aceitar pagamentos em reais e divididos no cartão, além da opção de marcação de assentos. A franquia de bagagem de 23 Kg pode (ou não) ser legalmente questionável, pelas regras da ANAC. Mas mesmo assim permite levar uma quantidade razoável de roupas para duas semanas de viagem.

O maior diferencial é o preço, que chega a ser 50% menor que o cobrado pela TAP e Condor. Eu recomendaria esta empresa, se você não quer gastar, não liga para atrasos, não se importa de fazer uma conexão calorenta em Cabo Verde, tem pouca bagagem e não liga para o estado do avião.

Caso contrário, vá por uma empresa maior.

Agradecemos ao Marcos por esta ótima avaliação da TACV, que com certeza será muito importante para os viajantes brasileiros que moram na região Nordeste do país e têm dúvidas em relação a companhia de Cabo Verde. Você também já voou com a TACV? Deixe suas impressões nos comentários, elas também serão importantes para os próximos viajantes!

Autor

Marcel Bruzadin - Marcel