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Como é voar na Taca

Leonardo Marques
03/11/2010 às 15:01

Como é voar na Taca

A TACA Airlines é uma companhia aérea de El Salvador que voa para 50 destinos, sendo 4 deles no Brasil.

A companhia tem oferecido preços excelentes nos seus voos entre o Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília) e os Estados Unidos.

Hoje vamos publicar uma avaliação feita pelo leitor Denis Carvalho, que viajou pela TACA de São Paulo para Santo Domingo com conexão em Lima no Peru.

Os voos foram TA137 e TA136 (Guarulhos – Lima e vice-versa) e TA074 e TA075 (Lima – Santo Domingo e vice-versa).

Check-in
Tanto em São Paulo quanto em Santo Domingo o atendimento foi bom, mas nada fora do comum. Como chegamos com mais de duas horas de antecedência, não havia filas e o despacho das bagagens foi rápido. Eficiente, mas poderia ter um pouquinho mais de cortesia. Algo que não entendi foi a dificuldade em colocar em poltronas próximas as pessoas que viajavam juntas. Antes do vôo era um troca-troca de assentos que certamente poderia ser evitado. No voo TA136, de Lima a São Paulo, eu e minha esposa ficamos na fileira 23, com poltronas D e F, sendo que haviam várias poltronas vazias. Por que não nos deram a E? Nota 7,0.

¿Hablas español?
Ao ingressar em um avião da Taca, esqueça do português. A tripulação toda fala espanhol e inglês (com sotaque), mesmo nos trechos com partida ou chegada no Brasil. Os avisos também são dados apenas nas duas línguas, com exceção de uma saudação inicial em portunhol. Fora isso, a conduta dos comissários de bordo foi irretocável. Sempre sorridentes, permanecem atentos durante todo o vôo para oferecer uma bebida, um travesseiro ou uma manta aos passageiros. No vôo 075, durante o pouso em Lima, uma criança começou a chorar e gritar para desespero dos pais. Uma comissária logo chegou para explicar que o incômodo era no ouvido da pequena, devido à variação de pressão e ofereceu uma coca-cola, orientando aos pais que dessem a bebida lentamente. A bebida e o carinho da “tia”, foram suficientes para acalmar a criança. Nota 10!

Espaço de sobra
Ao pesquisar o site da Taca e verificar que os voos seriam em Airbus 320 e 319, confesso que fiquei preocupado. Minha experiência com as aeronaves da TAM nos voos domésticos não trazia boas recordações. Cada trecho demoraria cerca de 4,5 horas e já imaginava o desconforto com as poltronas. Para nossa surpresa, porém, a configuração de 150 passageiros no A320 e 120 no A319 ofereceu um conforto fantástico. Mesmo com 1,79 m viajei sem encostar uma única vez no assento da frente – conseguia esticar as pernas tranquilamente sob o banco posterior e até cruzar as pernas sem incomodar ninguém. Os aviões são configurados em duas classes, sendo a executiva com três fileiras de quatro grandes poltronas, e as demais em classe econômica, com seis passageiros. Os assentos e as aeronaves como um todo estavam impecáveis, muito limpos e conservados, inclusive os banheiros. Nota 9,0

Entretenimento
A Taca oferece em seus voos duas formas de entretenimento, de acordo com o tipo da aeronave. Nos novos jatos da Embraer, que contam com telas individuais, o sistema é personalizado, com muitas opções de filmes, seriados, documentários, programação infantil e clips musicais. Como não tivemos esta sorte, tivemos de nos contentar com o modelo padrão, com as telas gerais e programação única para todos. No primeiro voo (TA137), o sistema apresentou defeito e não funcionou nem para o vídeo de segurança. Nos demais foram exibidos os blockbusters Valentine’s Day, Clash of Titans e Date Night, todos com opções de áudio em inglês e espanhol. Também foram apresentadas as séries CSI: Miami e The Mentalist, mas apenas com áudio original em inglês. De acordo com a programação, que podia ser consultada em uma revista muito bacana e completa, no voo TA136 também seria exibida a série Numbers, mas como já era de madrugada as telas foram recolhidas e as luzes apagadas para que os passageiros pudessem dormir. Além das opções em vídeo, cinco canais de áudio estão à disposição durante o voo com música clássica, pop internacional, pop latino, jazz e música relaxante (?). Há também uma boa revista de bordo, a Explore, que além de matérias variadas apresenta dados sobre a Taca, sua frota e rotas. Nota 8,0

Serviço de bordo
Quem está acostumado com os padrões da aviação brasileira tem uma surpresa agradável com o serviço de bordo da Taca. Em todos os voos foram servidas refeições com duas opções de pratos quentes e variada dose de bebidas. No trecho de São Paulo a Lima, as opções eram salada de presunto com cogumelos ou empanada de frango ao estilo argentino. Nos demais voos, havia sempre uma opção de massa e outra com carne ou frango, sempre com porções generosas. Todos os pratos acompanhavam saladas com molho italiano, pãezinhos e uma sobremesa – biscoitos recheados ou chocolates. Em uma segunda rodada, foram servidos saborosos snacks de banana frita “hechos em Peru” e excelentes biscoitos amanteigados com gotas de chocolate – minha esposa até repetiu. Entre as bebidas disponíveis, servidas duas a três vezes por trecho, estavam refrigerantes, sucos, bebidas de soja, whisky Black Label, rum, vodka e duas opções de vinhos chilenos. Em um dos voos, o casal de chilenos que estava ao meu lado pediu até cocktails com vodka e suco de laranja e coca-cola, no que foram prontamente atendidos pela sorridente comissária. Nota 10!

Pontualidade e conexões
Todos os voos saíram no horário e chegaram dez a quinze minutos antes do previsto. No TA075, a aterrissagem em Lima foi tão tranqüila que os passageiros até aplaudiram o comandante. No Peru, as conexões foram rápidas e bem sinalizadas. Nota 10

Avaliação Final
Ao contrário do que vemos em várias empresas, a Taca trabalha com o claro objetivo de se destacar pela qualidade ao passageiro, fazendo com que o voo seja uma experiência agradável onde se sintam tranqüilos e bem atendidos. As campanhas publicitárias da empresa, o empenho dos funcionários e as mudanças na identidade visual, mais moderna e arrojada, demonstram esta percepção e posicionamento de mercado. Com frota moderna, pessoal bem preparado e muita qualidade no atendimento, a Taca tem acertado a mão e já colhe frutos como os prêmios internacionais concedidos pela Skytrax. Sim, eles foram merecidos!

Curiosidades
Quem vai viajar pela Taca deve se preparar para conhecer o Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, onde a empresa tem sua sede e faz a maior parte de suas conexões. O local tem instalações modernas, lojas e lanchonetes. Enquanto estivemos por lá, 80% dos aviões eram da Taca.

A Taca foi fundada em 1931 em Honduras, depois teve sede em El Salvador, até passar a ser centro-americana. O nome se originou como Transportes Aéreos Centro-americanos sendo mais tarde modificado para Transportes Aéreos do Continente Americano.

A Taca oferece em seu site diversos canais de comunicação, incluindo um eficiente sistema de atendimento online em espanhol. Também oferece um 0800 no Brasil para tirar dúvidas e até fazer pagamentos, mas os idiomas também são espanhol ou inglês.

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