Como é voar na Taca

Leonardo Marques 3 · novembro · 2010

A TACA Airlines é uma companhia aérea de El Salvador que voa para 50 destinos, sendo 4 deles no Brasil.

A companhia tem oferecido preços excelentes nos seus voos entre o Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília) e os Estados Unidos.

Hoje vamos publicar uma avaliação feita pelo leitor Denis Carvalho, que viajou pela TACA de São Paulo para Santo Domingo com conexão em Lima no Peru.

Os voos foram TA137 e TA136 (Guarulhos – Lima e vice-versa) e TA074 e TA075 (Lima – Santo Domingo e vice-versa).

Check-in
Tanto em São Paulo quanto em Santo Domingo o atendimento foi bom, mas nada fora do comum. Como chegamos com mais de duas horas de antecedência, não havia filas e o despacho das bagagens foi rápido. Eficiente, mas poderia ter um pouquinho mais de cortesia. Algo que não entendi foi a dificuldade em colocar em poltronas próximas as pessoas que viajavam juntas. Antes do vôo era um troca-troca de assentos que certamente poderia ser evitado. No voo TA136, de Lima a São Paulo, eu e minha esposa ficamos na fileira 23, com poltronas D e F, sendo que haviam várias poltronas vazias. Por que não nos deram a E? Nota 7,0.

¿Hablas español?
Ao ingressar em um avião da Taca, esqueça do português. A tripulação toda fala espanhol e inglês (com sotaque), mesmo nos trechos com partida ou chegada no Brasil. Os avisos também são dados apenas nas duas línguas, com exceção de uma saudação inicial em portunhol. Fora isso, a conduta dos comissários foi irretocável. Sempre sorridentes, permanecem atentos durante todo o vôo para oferecer uma bebida, um travesseiro ou uma manta aos passageiros. No vôo 075, durante o pouso em Lima, uma criança começou a chorar e gritar para desespero dos pais. Uma comissária logo chegou para explicar que o incômodo era no ouvido da pequena, devido à variação de pressão e ofereceu uma coca-cola, orientando aos pais que dessem a bebida lentamente. A bebida e o carinho da “tia”, foram suficientes para acalmar a criança. Nota 10!

Espaço de sobra
Ao pesquisar o site da Taca e verificar que os voos seriam em Airbus 320 e 319, confesso que fiquei preocupado. Minha experiência com as aeronaves da TAM nos voos domésticos não trazia boas recordações. Cada trecho demoraria cerca de 4,5 horas e já imaginava o desconforto com as poltronas. Para nossa surpresa, porém, a configuração de 150 passageiros no A320 e 120 no A319 ofereceu um conforto fantástico. Mesmo com 1,79 m viajei sem encostar uma única vez no assento da frente – conseguia esticar as pernas tranquilamente sob o banco posterior e até cruzar as pernas sem incomodar ninguém. Os aviões são configurados em duas classes, sendo a executiva com três fileiras de quatro grandes poltronas, e as demais em classe econômica, com seis passageiros. Os assentos e as aeronaves como um todo estavam impecáveis, muito limpos e conservados, inclusive os banheiros. Nota 9,0

Entretenimento
A Taca oferece em seus voos duas formas de entretenimento, de acordo com o tipo da aeronave. Nos novos jatos da Embraer, que contam com telas individuais, o sistema é personalizado, com muitas opções de filmes, seriados, documentários, programação infantil e clips musicais. Como não tivemos esta sorte, tivemos de nos contentar com o modelo padrão, com as telas gerais e programação única para todos. No primeiro voo (TA137), o sistema apresentou defeito e não funcionou nem para o vídeo de segurança. Nos demais foram exibidos os blockbusters Valentine’s Day, Clash of Titans e Date Night, todos com opções de áudio em inglês e espanhol. Também foram apresentadas as séries CSI: Miami e The Mentalist, mas apenas com áudio original em inglês. De acordo com a programação, que podia ser consultada em uma revista muito bacana e completa, no voo TA136 também seria exibida a série Numbers, mas como já era de madrugada as telas foram recolhidas e as luzes apagadas para que os passageiros pudessem dormir. Além das opções em vídeo, cinco canais de áudio estão à disposição durante o voo com música clássica, pop internacional, pop latino, jazz e música relaxante (?). Há também uma boa revista de bordo, a Explore, que além de matérias variadas apresenta dados sobre a Taca, sua frota e rotas. Nota 8,0

Serviço de bordo
Quem está acostumado com os padrões da aviação brasileira tem uma surpresa agradável com o serviço de bordo da Taca. Em todos os voos foram servidas refeições com duas opções de pratos quentes e variada dose de bebidas. No trecho de São Paulo a Lima, as opções eram salada de presunto com cogumelos ou empanada de frango ao estilo argentino. Nos demais voos, havia sempre uma opção de massa e outra com carne ou frango, sempre com porções generosas. Todos os pratos acompanhavam saladas com molho italiano, pãezinhos e uma sobremesa – biscoitos recheados ou chocolates. Em uma segunda rodada, foram servidos saborosos snacks de banana frita “hechos em Peru” e excelentes biscoitos amanteigados com gotas de chocolate – minha esposa até repetiu. Entre as bebidas disponíveis, servidas duas a três vezes por trecho, estavam refrigerantes, sucos, bebidas de soja, whisky Black Label, rum, vodka e duas opções de vinhos chilenos. Em um dos voos, o casal de chilenos que estava ao meu lado pediu até cocktails com vodka e suco de laranja e coca-cola, no que foram prontamente atendidos pela sorridente comissária. Nota 10!

Pontualidade e conexões
Todos os voos saíram no horário e chegaram dez a quinze minutos antes do previsto. No TA075, a aterrissagem em Lima foi tão tranqüila que os passageiros até aplaudiram o comandante. No Peru, as conexões foram rápidas e bem sinalizadas. Nota 10

Avaliação Final
Ao contrário do que vemos em várias empresas, a Taca trabalha com o claro objetivo de se destacar pela qualidade ao passageiro, fazendo com que o voo seja uma experiência agradável onde se sintam tranqüilos e bem atendidos. As campanhas publicitárias da empresa, o empenho dos funcionários e as mudanças na identidade visual, mais moderna e arrojada, demonstram esta percepção e posicionamento de mercado. Com frota moderna, pessoal bem preparado e muita qualidade no atendimento, a Taca tem acertado a mão e já colhe frutos como os prêmios internacionais concedidos pela Skytrax. Sim, eles foram merecidos!

Curiosidades
Quem vai viajar pela Taca deve se preparar para conhecer o Aeroporto Internacional Jorge Chávez, em Lima, onde a empresa tem sua sede e faz a maior parte de suas conexões. O local tem instalações modernas, lojas e lanchonetes. Enquanto estivemos por lá, 80% dos aviões eram da Taca.

A Taca foi fundada em 1931 em Honduras, depois teve sede em El Salvador, até passar a ser centro-americana. O nome se originou como Transportes Aéreos Centro-americanos sendo mais tarde modificado para Transportes Aéreos do Continente Americano.

A Taca oferece em seu site diversos canais de comunicação, incluindo um eficiente sistema de atendimento online em espanhol. Também oferece um 0800 no Brasil para tirar dúvidas e até fazer pagamentos, mas os idiomas também são espanhol ou inglês.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Alecsandro

    Viajei por esta aérea em 2008 para Quito e já era excelente!!!!Bem diferente das nossas!!Gostei muito!!!

  • Pedro

    Muito boa a avaliação! Confesso que nunca ouvi falar nessa companhia, mas agora ela se tornou uma boa escolha pra mim. Obrigado!

  • Luiza

    Nossa, respirei aliviada agora! Estou com uma passagem para Miami no fim do ano em que metade do trecho é operado pela Taca e a outra pela Avianca. Confesso que na época da compra, em que arranjei uma grande barbada (ida e volta sairam por aprox 800 dólares.. metade do preço da 2a companhia "mais barata"), fiquei com medo de estar fazendo uma economia burra. Agora estou mais tranquila! Ao menos sei que até Lima estarei bem servida.. Obrigada ao site e ao leitor que fez uma avaliação detalhada e criteriosa! Beijos

  • diego

    Otimo depoimento , a Taca tem um política de gestão que visa muito a qualidade não somente lucros e recordes como as principais empresas aqui do Brasil GOL e TAM. É de uma gestão desse tipo que precisamos. Parabéns TACA.

  • Bruna

    Muito bom mesmo saber! Outro dia fui fazer uma pesquisa de voos do RJ para Miami / Orlando e a TACA foi a Empresa que teve o preço mais em conta. Como eu nunca tinha ouvido falar nela fiquei meio cismada…rs. Mas, diante do exposto, me animei a viajar por ela. Valeu pela dica! Abçs a todos!!

  • Roberto Ellery

    Muito bom saber disso, chato só esse lance de só falarem inglês e espanhol. No ultimo dezembro pegamos um vôo KLM GRU-AMS e minha sogra, que não fala inglês, não passou aperreio pois tanto na ida quanto na volta tinha um comissário que falava português, horroroso, mas falava.

  • já fiz lima-cuzco de taca. mesmo com todo o drama que deu na troca das passagens por erro da TAM e que quase custou o nosso vôo, a viagem e a atenção foram nota 10! realmente um atendimento que não existe no brasil

  • RatoX

    O nome é meio tenso…

  • Viajei pela Taca em maio passado e fiquei surpreso com a empresa. Assino embaixo o artigo acima.

  • Marcos

    Viajei de Taca a Havana e posso corroborar toda a avaliação do Denis.

    Eficiência, pontualidade, ótimo serviço de bordo e conforto são uma característica da empresa. Fico feliz que esteja se expandindo para o Brasil. Talvez ensine algo às nacionais.

  • Renato Machado

    Voei de Porto Alegre para Lima pela TACA neste último final de semana e posso confirmar quase tudo o que foi citado aqui. No geral o atendimento é bom, serviço te bordo também.

    Realmente a empresa peca na falta de atendimento em português.

    Mas, o que arruinou minha experiência foi o extravio da bagagem. Não sei se foi um erro da companhia ou do próprio sistema de esteiras em si. Fiquei sabendo agora pouco que uma passageira pegou minha mala por engano em Lima enquanto eu terminava os trâmites na migração.

    Durante os 5 dias que fiquei em Lima eu tive um pouco de dificuldade em manter contado com o escritório da empresa no aeroporto para acompanhar a situação devido aos horários de funcionamento incomuns. Eles não entraram em contato comigo em nenhum momento e me pareceu que estavam tentando esconder a situação.

    Só consegui receber uma assistência financeira de emergência ($75, só pagam o equivalente a 3 dias) ao embarcar de volta para o Brasil, ainda sem notícias da minha bagagem.

    Apesar de tudo, fui atendido com presteza pelos funcionarios da companhia, que foram compreensivos com a minha situação.

    Agora estou aguardando o posicionamento da empresa, se vão devolver minha mala ou se vão me idenizar pelo prejuizo…

  • jetro

    Opaa.. agora dei uma acalmada.. vou fazer uma viagem pros EUA via Brasilia (pela promoção Anunciada aqui pelo melhores destinos) e tava meio com uma pulga atrás da orelha… Agora só falta melhorarem o aeroporto de Brasilia para a viagem ser nota 10!!!

  • Damione Damito

    Eu fiz Sao Paulo/Lima em Jan/2010 pela TACA. Na ida, fui convidado a permanecer 12h a mais em SP devido a overbook, FOI OPCIONAL, mto pq estava entre os primeiros da fila de embarque, em compensação pude alterar a minha data de retorno sem pagar taxas ou nivelação de tarifa, recebi um voucher de $250 (que acabei vendendo para um passageiro em frente a loja da TACA em Miraflores rs) e ainda fiquei num hotel excelente (excelente msm) para passar a noite.

    Em relação ao atendimento a bordo, realmente os comissários são mto profissionais, porém esqueça msm o português. Não falava bem nenhum dos dois idiomas então precisei de ajuda de uma moça ao lado, mas na volta já estava habituado ao idioma e foi tudo mais fácil.

    Infelizmente tambem não tive entretenimento, mas o casal de japoneses bebados ao lado cuidaram disso hauhua, inclusive o comissário teve que ser um pouco enérgico.

    Infelizmente apenas não concordo mto com o quesito conforto, por ser mto grande, me senti um pouco desconfortável, mas nada tão problemático.

    Resumindo, podem voar de Taca tranquilos!

    Bon voyage!

  • Helena Rezende

    Para os que estão aprrensivos em voar com a Taca, pela minha experiência, podem ficar tranquilos..Voamos Taca para Guayaquil escala em Lima, em fevereiro deste ano e como a trip era de surf, ficamos temerosos de todos os problemas que enfrentamos todos so anos com a gol ou tam ou lan…Nada…foram super delicados, o preço cobrado foi o correto, a pontualidade foiquase britânica, pois chegamos mais cedo em Lima…O atendimento nota 10. Na volta com o aeroporto cheio em função dos desvios dos voos de santiago do chile por causa do terremoto, não tivemos problemas nenhum no chek in…Estavam super atentos e organizados. Qto ao español, até gosto pq jah vou treinando…. Enfim para mim foi nota 10

  • RABUGENTO

    As configurações da TAM poderiam ser iguais à TACA, será que não?

    A320 TACA = 150 TAM = 174

    A319 TACA = 120 TAM = 144

    Eita aperto!

  • Ricardo Turati

    Viajei com a Taca para o Panamá. Excelente cia aerea. pontual e otimo atendimento dentro da aeronave. Recomendo. Abraços

  • Walace

    Olá bom dia, confesso que não conhecia tanto sobre a TACA, me deu até vontade de voar, gosto das nossas empresas brasileiras, porém esta um pouco a desejar, enfim valeu pela avaliação do viajante! cabe agora a todos nós voar pela companhia…beijos e abraços a todos

  • Leandro

    No Brasil, as pequenas empresas aéreas é que estão diferenciando no atendimento ao cliente (pelo menos a minha experiência com a Azul e a Trip foram ótimas). Já, com a Gol e a TAM, não tenho boas referências recentes.

    Percebo que esta estratégia de cruzar o Brasil com aviões de pequeno e médio porte da Embraer é muito inteligente.

    Dão um impulso a uma fabricante de aviões nacional; garantem a melhor assistência técnica, já que a equipe mais qualificada na fabricação destes equipamentos é daqui; permite pousos e decolagens mais seguros e em pistas menores, garantindo uma maior segurança aos pousos de emergência, por exemplo; as aeronaves estão sempre cheias e realizando voos frequentes…

    Enfim, estamos, com certeza, melhorando no quisito transporte aéreo.

    Agora, só faltam os aeroportos!

  • DENISE

    Recentemente reservei uma passagem para Lima via chat on line com a Taca e a conversação foi toda feita em portugues através desse link:
    https://genia.activepage.com.br/gcom/chat?acp=277….
    A reserva foi efetuada e enviado o voucher para meu email, e posteriormente fui ao escritório do Rio de Janeiro para realizar a compra, visto que infelizmente on line, não se consegue comprar parcelado no cartão.

  • andrea

    ainda bem que voce nao conhece a Rodoviaria de brasilia,um vexame!!!!Moro aqui e amo essa terra,mas em termos de conservaçao deixa muuuitoooo a desejar!!!BOa viagem.

  • Fabrício

    Só tem um jeito pra melhorar o serviço de transporte aéreo nacional: abrir para o mercado estrangeiro. Do mesmo jeito que fizeram com os automóveis: Alguém lembra da briga que era pra comprar um landau enquanto lá fora o pessoal andava de bmw, mercedes, jeep, etc, etc…

  • Miceia

    Como sempre, ótimos relatos de vôo pelo Melhores Destinos. 😉

  • Fernanda

    Viajei pela Taca no final de 2009, Porto Alegre – Nova Iorque. Concordo plenamente com a avaliação feita. Surpreendi-me pela qualidade do serviço de bordo e pela pontualidade do voo, considerandos que pousamos em NY na maior nevasca do inverno, com um pouso que foi aplaudido pelos passageiros. A única quetão que ainda fica pendente é o excesso de escalas que acaba deixando o voo muito longo. Tirando este fator, considerando o preço da passagem e a qualidade do serviço, recomendo que voem pela companhia.

  • Cristiane

    Essa empresa aérea realmente é sensacional !!

    Viajei para Orlando em Abril desse ano e apesar de ter 2 conexões, tudo foi impecável: excelente atendimento, pontualidade, serviço de bordo e as bagagens chegaram perfeitamente bem. Obrigada

  • Saulo Benigno

    Ótimo artigo. Muito bem relatada a experiência.

    Parabéns

  • Marcos Fonseca

    Muito boa a matéria a e avalição sobre a Taca, vale muito para quem não há conheçe, conhecer a cia aerea.

  • Silvia Carolina

    Ainda bem que esse relato chegou 🙂 Estou c/ passagem comprada p/ Miami em fevereiro e já estava achando que tinha sido uma má escolha 🙂

    Vlw Melhores Destinos!

  • Victor Rolim

    Olá Renato, me chamo Victor Rolim e sou agente de bagagens da TACA no aeroporto de Porto Alegre. Gostaria de entender o caso de sua bagagem para que possamos tentar ajudar-te. A política da empresa realmente é de pagar pelos 3 dias máximo e sabemos que esse valor jamais compensa o fato de estar sem sua bagagem despachada com os pertences escolhidos possivelmente a dedo para embarcar juntamente ao senhor. entendemos ser complicado, mas procuramos sempre com que o cliente não fique desamparado sem respostas quando acontece um caso semelhante ou até mesmo igual ao seu. Nosso telefone de contato da TACA aeroporto Salgado Filho é 3358-2772 e meu mail para contato na empresa é victor.rolim@taca.com ou até mesmo equipajespoa@taca.com. Juntamente a mim está Paulo Charlau recém certificado em bagagens em El Salvador trabalhando neste setor. Nosso horário de atendimento é segunda,quarta e sexta das 8 da manhã as 12hs e TERÇA,QUINTA E SÁBADO das 4 as 9hs da manhã. Não trabalhamos em Porto Alegre aos domingos.

    Espero poder te ajudar no que for possível e que continue voando TACA.

    Atenciosamente,

    Victor M. Rolim

    Agente de passageiros

    Agente de bagagens

    TACA POA

    Aeroporto Internacional Salgado Filho

    • Leonardo (Melhores D

      Oi Victor, parabéns por vim até aqui tentar esclarecer problemas dos clientes. A TACA talvez tenha sido a empresa mais elogiada aqui no Melhores Destinos.

  • Alessandra Fran&cced

    Ufa..Que bom…comprei passagens promocionais para jan/11 Bsb-Mia,e estou contente com minha escolha diante do exposto.Parabéns Melhores Destinos…Sempre cooperando com nossas escolhas de viajens.

  • Andreas Nachtigall

    Acabei de comprar minhas passagens POA-MIA para o inicio do ano que vem…que maravilha, bela materia!!! Alem de economizar R$1000 em comparação a TAM, o tempo total da viagem e o mesmo, ao invés de para em GRU paro em Lima!!! Uma excelente opção para o pessoal de POA.

  • Leonardo (Melhores D

    Andrea, você sabe que a Rodoviária de Brasília mudou? Tem uns 3 meses que foi inaugurada a nova.

  • Igor

    Sim a TACA tem ótimos preços para América latina, Central, México e Estados Unidos com saídas de POA.Vou a Guadalajara ano que vem se a Copa Air ainda não estiver em POA, vou de TACA, porque acho o fim as conexões de 3 horas em GRU, se posso pegar uma de 40 minutos em LIMA ou Cidade do Panamá.

    Pena que preciso descer em Cidade do México pois só Aeroméxico voa para Guadalajara! ^^

  • Aloisio

    Concordo com você, Rabugento. As CIA´s aéreas brasileira, de modo geral, só visam lucros. O passageiro que se dane. Se não mudarem este conceito, é bom que CIA´s estrangeiras comecem a operar por aqui porque assim, além de mais concorrência, teremos mais oportunidades de voar melhor. Precisamos que nossas CIA´s aprendam a lidar com seus clientes. Adorei saber da existência da TACA. Não a conhecia. De agora em diante, sempre que possível vou averiguar os voos desta CIA para os locais que viajarei. Abraços.

  • Valeria

    Observei no site de reservas a possibilidade de inserir um cupon ou código de desconto. Alguém sabe informar como conseguir??

  • Priscila

    Ai, tb estava morrendo de medo, nunca tinha ouvido falar nessa empresa, vou para Los Angeles passar ano novo ! Vendo vários comentários positivos até me sinto mais segura !!

  • Priscila

    eu tb !

    ufa !

  • ARIANNE

    ola, comprei minhas passagens de lua de mel para marco de 2011, e depois da compra ja alteraram duas vezes os horarios de voo, tenho duas conexoes em Lima e em El Salvador, na primeira fiquei com 50 minutos para fazer a conexao, e na segunda somente 38 minutos…estou preocupada se dara tempo…alguem ja fez esse percursso para ir para orlando…tenho que despachar as bagagens nas duas conexoes ou elas vao diretamente para orlando…

    Fico no aguardo…Obrigado

  • Renata Cristina da S

    Que bom Andreas, que deu seu voto de confiança na TACA.

    E realmente o voo para MIA,saindo de POA é um sucesso!!!

    Muitas procuras e satisfações, por não ter que irem até São Paulo ou Rio,assim chegando a MIA com uma economia muito boa!!!

    Nos vemos então em Janeiro em POA.

    Renata Silva – Supervisora ATOPOA

  • Comprei passagens pela Taca,e estava receoso,pois não a conhecia.Com os comentários positivos de agora ,me sinto bem mais tranquilo,e tomara que venham com tudo para o Brasil precisamos de mais concorrência.

    abraços

  • Leandro

    Olá,

    estou com o mesmo medo da Arianne. Comprei uma passagem para miami via lima para o fim de jan/2011, a conexao dura apenas 50 minutos em lima e pelo q eu tenho lido é necessario retirar as malas e despachar novamente e fazer novo check-in..vai dar tempo?? alguem ja fez esta viajem?

    obrigado

  • Priscila

    Galera, acabei de chegar de Los Angeles e fiz duas escalas, pegando 3 aviões. Apesar de cansativo, a companhia tem um bom atendimento. Vale apena !

  • Carlos

    Viajei em 2011 com esta empresa,

    BSB- LIMA ( de embraer) excelente voo, minha nota foi 9.9

    LIMA- MIA (A320) bom voo, mas faltou um pouco mais de entretenimento, tripulaçao muito boa tambem. ( nota 8.0)

    vale a pena a taca, ela esta melhor do que as empresas brasileiras.

  • Carlos Augusto A. de

    Parabéns ao Vitor Rolim e a TACA que atenta a reclamação do cliente respondeu prontamente dois dias após. Sinceramente ate hoje nao havia visto uma cia aérea fazer isso. Com certeza nao esquecerei deste fato. abs a todos

  • Thiago

    Gostaria de saber se vc teve problemas na alfandega de Lima, no trecho da volta para o Brasil..

  • Gustavo

    Pra mim foi a melhor companhia que ja viajei. Já viajei de TAM, de GOL, Aerocondor, Tans Peru e LAN, nenhuma consegue ser melhor que a TACA. O serviço de bordo é impecável, os comissários são extremamente atenciosos e a comida e bebida servida dispensa comentários. Espero voar mais vezes por essa empresa.

  • eloah petrucci

    Tenho intenção de ir até Lima e irei viajar pela TACA. Já colhi algumas informações sobre a empresa, e gostaria de saber se as aeronaves são novas e encontram-se em bom estado de manutenção. Pergunto isto, pois realizei uma viagem com necessidade de pouso em Lima, onde foram encontradas, problemas de atendimento técnico e manutenção na região. Aguardo retorno.

    • Leonardo Marques

      Eloah, não sei de nenhum problema em relação a isso e os aviões não são velhos.

  • igor

    Parabéns ao Vitor Rolim e a TACA!

  • Bruna

    Apesar da unanimidade quanto ao bom atendimento, o que é um alívio, gostaria de saber se há muitos relatos de perda de bagagem (aqui foi postado apenas um, mas sem o fim da história), já que é um medo fundado de quem vai ao exterior.

  • Renata

    Também gostaria de deixar o meu relato aqui. Viajei no final do ano passado para Miami, com conexão em Lima. Como algumas pessoas relataram aqui, também comprei as passagens por ser a cia com o melhor preço, já que somos 2 adultos e 3 crianças. Após a compra, tb tive receio pois não conhecia a cia, mas fiz algumas pesquisas e realmente vi que a empresa já havia ganhado 2 prêmios e tal, o q de certa forma, acabou nos tranquilizando. Em relação ao vôo, tb concordo com as demais opiniões: comissários muito prestativos, serviço de bordo impecável, apesar de não falarem português, não tivemos problemas. O tempo de espera entre as conexões (50 min) é mais do que suficiente, pois não precisamos retirar a bagagem pra despachá-las novamente. Na ida, apenas saímos e embarcamos na mesma aeronave. Minha filha caçula tinha menos de 2 anos à época da viagem, não comprei poltrona para ela, porém é permitido levar um carrinho ou bebê conforto. Eu utilizei o carrinho, que foi deixado por mim à porta da aeronave e quando saímos ele já estava no mesmo lugar.Um incrível conforto para quem tem crianças pequenas. O pouso na ida, em Lima, foi muito tranquilo. Eu e meu marido estávamos esperando `dar um tranco` pois o avião balançou um pouco conforme foi se aproximando do chão, mas pra nossa agradável surpresa, nem sentimos pousar. Pra quem tiver curiosidade, meu marido postou no youtube o vídeo deste pouso em Lima. Realmente recomendo, tanto que em junho viajo novamente para Miami pela Taca.

    Abraços

    Renata

  • Pingback: Taca tem ótimos preços para Estados Unidos e México: ida e volta a partir de R$ 921()

  • Camila

    Em novembro tenho um voo marcado pela TACA, e gostaria de saber se há opção de entretenimento a bordo!

  • Luiz

    Ótimo relato! Estou tentado a comprar um vôo Rio x Mia x Rio pela Taca, que custa R$ 800 a menos que em outras empresas.

    Mas a conexão em Lima tem uma espera de apenas 50 minutos. Dá tempo de passar na imigração? Temos que retirar as malas? A empresa é pontual?

    • Denis Carvalho

      Luiz, nossa conexão foi mais ou menos isso também e não tivemos problema: deu tempo até para um lanchinho! A imigração foi tranquila: uma revista e passagem pelo detector de metais. As malas nós entregamos em Guarulhos e só retiramos em Santo Domingo, sem nenhum problema.

  • Denis Carvalho

    Nenhum problema, apenas uma revista normal.

  • Denis Carvalho

    Camila, dá uma lida no post que eu relatei tudo lá: tem sim é bem bacana!

  • Blenda

    Olá, comprei uma passagem da TACA e vou viajar para Miami na semana que vem. A minha única preocupação é com o extravio de bagagem. Espero que não aconteça. Quando voltar de viagem, passarei aqui pra deixar comentários sobre os voos de ida e volta.

  • Handerson Castro

    Jamais voarei TACA novamente! Muito ruim.

    Acabei de retornar de Miami e a despeito de preços atrativos, achei o atendimento péssimo, aeronaves sujas e velhas, não há entretenimento que preste (todos os passageiros assistem a mesma programação, péssima comida. Já voei de TAM, LAN, Aeromexico, AA e outras, mas nunca tive uma experiência tão negativa. Se quiser bons preços para os EUA, voe LAN (excelente!).

    Para piorar, no retorno ao Brasil no aeroporto de Miami, um casal de amigos, minha esposa (grávida) e eu fomos constrangidos. Ao ingressarmos, o funcionário da TACA pesou e mediu nossas malas e constatou que tínhamos uma mala extra (o que já sabíamos e obviamente pagaríamos por isso).

    Após constatar que estava tudo OK, nos dirigimos ao check in para despachar as malas e pagar a mala extra (que seria de 45kg). Para nossa surpresa a atendente Gabriela Gonzales, com uma antipatia nunca antes visto na história desse País, nos questionou sobre as medidas do próprio funcionário da TACA e, a olho nu, afirmou que as malas estavam "superdimencionadas" e que cobraria US$ 100 por mala.

    Como não falávamos inglês e nem espanhol com muito afinco, tentávamos entender as rápidas palavras da Sra. Gabriela, que fazia questão de não ser entendida. Após muito esforço, questionamos pq ela estava agindo daquela forma e pq não media as malas, pois apenas olhando, acreditávamos que não seria possível afirmar se havia ou não excesso de tamanho das malas. Pois bem….depois de muita confusão, inclusive com a presença do supervisor da TACA, ela mediu as malas e bateu boca com o surpevisor de forma extramemente agressiva e sem nenhum respeito conosco.

    Como se não bastasse, ela chamou o funcionário que mediu as malas na entrada do aeroporto e o fez medir novamente. Ela brigou com o funcionário, tomando a trena da mão do rapaz e medindo da forma que ela entendia como correta e, obviamente, concluindo pelo excesso de medida.

    Para nossa surpresa e até mesmo espanto, as medidas excessivas eram de 2cm em cada mala!!! Lembre-se que essa conclusão foi de acordo com as medidas dela, pois do outro funcionário, estava OK.

    Não satisfeita, a Sra. Gabriela Gonzales "escolheu" qual seria a minha mala extra. Para nós, obviamente, era a que pesava 45kg, mais pesada e que já pagaríamos excesso mesmo. Para ela, não seria a de 45kg, mas sim uma de 32kg e a de 45kg seria mala normal e pagaríamos o excedente aos 32kg, ou seja, 13kg de excesso.

    Parece brincadeira, mas ficamos aproximadamente 2h nos checkin e depois de presenciarmos muita discussão entre ela, o supervisor e o funcionário que mediu as malas, tivemos que pagar US$ 475, não tivemos a oportunidade de medir as malas (contra prova) e fomos destratados por eles e pelos outros funcionários que diziam que deveríamos pagar e ponto!

    Caros leitores, não nos negamos a pagar (é tanto que pagamos), mas somos clientes e não podemos nos curvar a esse tipo de constrangimento. Minha esposa está grávida e depois de tanta confusão, passou mal.

    E resumo: não recomendo e se a diferença de preço for pequena/média opte por outra cia. A TACA é muito ruim!!!

    Handerson Castro

  • Mariana

    ATENÇÃO: NÃO VOEM COM A TACA, A EMPRESA NÃO PREZA PELO ATENDIMENTO AO CLIENTE, NÃO PREZA PELA ANTENDIMENTO PELO QUAL PAGAMOS PARA TER…

    QUANDO MAIS PRECISAMOS OS FUNCIONÁRIOS NOS TRATARAM MAL, NOS HUMILHARAM , RIRAM DE NOSSO DESEPERO, NOS DESRESPEITARAM…ENFIM NOS SENTIMOS TOTALMENTE LESADOS E ENVERGONHADOS COM A SITUAÇÃO QUE NOS PUSERAM. SE VOCÊ ESTIVER EM DÚVIDAS PORQUE NÃO CONHECEM A EMPRESA: NÃO COMPREM…NÃO COMETAM O MESMO ERRO QUE FIZEMOS…ABAIXO SEGUE O RELATO DO OCORRIDO: No dia 01 de Junho eu e meu marido embarcamos para Miami com a Cia Área TACA. Quando compramos as passagens não conhecíamos a empresa e pegamos boas referencias no site de viagens Melhores Destinos e ficamos mais tranqüilos. Fomos muito bem tratados no Brasil e o vôo de ida ocorreu sem problemas, porém tivemos uma grande surpresa no tratamento que tivemos quando mais precisamos da TACA. Nosso retorno estava agendado para dia 08 de Junho saindo de Miami, viemos de carro, de Orlando para embarcarmos e infelizmente tivemos um contratempo no caminho, o que nos atrasou e nos fez chegar com um pouco mais de 01:20 de antecedência do vôo. Chegamos no check in e um funcionário nos direcionou ao guichê, pois ainda esta em tempo de embarcarmos. Ficamos aguardando a senhora que ele nos direcionou nos atender e nesse momento não havia nenhum cliente no guichê e os funcionários ficaram conversando entre eles e pedindo para aguardarmos (como falavam Espanhol não entendíamos nada), quando a senhora resolveu nos atender, olhou para nossa cara dizendo: Para amanhã, ou seja, não iriam nos embarcar mais naquele vôo, dissemos que precisávamos ir nesse vôo, meu marido iria trabalhar no outro dia e a senhora só repetia amanhã, porém agora rindo de nossa cara e nosso desespero (infelizmente não anotamos o nome desta pessoa). Continuamos implorando para nos deixar embarcar e então chamaram a gerente que nem ao menos nos ouviu, disse que poderia nos embarcar somente com no mínimo uma hora de antecedência, mas o grande problema é que estávamos lá com este tempo, mas não nos embarcaram. A gerente nos ignorou, enquanto tentávamos dizer a ela que estávamos lá nesse tempo, porém não nos atenderam ela virava de costas e pegava o celular para fazer ligações e nos deixa falando sozinho e disse claramente que se quisemos embarcar teríamos que nos contentar em irmos no outro dia. Nesse momento ficamos muito nervosos e a senhora que nos atendeu rindo de nossa cara chamou um funcionário da TACA que pegou uma de nossas malas e tirou do carrinho (eles achavam que estávamos usando o carrinho de outra pessoa que estava fazendo check in, que estávamos colocando uma mala sobre as malas de outra pessoas, mas eram todas nossas, ele só parou porque a pessoa que estava fazendo check in disse que as malas eram nossas e não dela, foi vergonhoso, parecia que éramos pessoas péssimas. Resultado: Fomos embora com a sensação de que não estávamos pagando pelo serviço e sim eles nos estavam fazendo um favor, pois disseram que deixariam nosso nome na lista de espera para o outro dia e se tivemos sorte e houvesse lugar iríamos embora no dia seguinte, senão somente no outro dia. Tivemos que alugar um carro pois já tínhamos entregue o nosso e tínhamos muitas malas e procurarmos um hotel para ficar. No outro dia não havia nenhum dos funcionários do dia anterior, porém quando fomos fazer check in havia uma observação em nossas reservas com o ocorrido no dia anterior, vários funcionários se juntaram para ler e ficaram comentando entre eles em Espanhol, quando meu marido perguntou o que havia uma das funcionárias disse: está escrito tudo, tudo…não sabíamos o que estava escrito e o que estavam comentando sobre nós…com tudo nos sentimos humilhados…ficamos esperando no guichê durante uma hora e meia e ainda tivemos que pagar uma taxa de US$ 175 para cada um, senão não poderíamos embarcar. Nos sentimos muito mal, como clientes não tivemos atendimento, pagamos por um serviço e não o recebemos FOMOS IGNORADOS E HUMILHADOS PELOS MÁS FUNCIONÁRIOS DA TACA EM MIAMI.

    SÓ CONHECEMOS A QUALIDADE DE ATENDIMENTO DE UMA EMPRESA QUANDO MAIS PRECISAMOS…E A QUALIDADE DA TACA É PÉSSIMA

  • Mariana

    Handerson, passei por contrangimento parecido porém por outros motivos também no aeroporto de Miami. Os funcionarios tem um atendimento pessmo e até riem de nosso desepero…inseri o que ocorreu comigo no site mais meu comentário aguarda aprovação, por ser extenso. A TACA não respeita seus clientes…Pessoal do Melhores destinos peço que publiquem meu relato, é muito importante as pessoas saberem da qualidade de atendimento de um empresa.

    • Leonardo Marques

      Todos os comentários ficam aguardando moderação até que sejam lidos e aprovados.

  • Handerson Castro

    Mariana, sinto muito por vc e entendo perfeitamente. Curiosamente, o nosso constragimento ocorreu no mesmo dia.

    Tal como vc sugeriu, aconselho aos leitores que tomem muito cuidado com a TACA, pois a cia. aérea é péssima (aeronaves sujas e velhas — no meu voo haviam poltronas soltas, comida ruim, atendimento horrível etc.).

    A análise da cia. é subjetiva, mas os critérios que estou avaliando são super objetivos.

    Boa sorte para quem embarcar nesta aventura!

  • Simone

    Olá, acabei de comprar uma passagem pela Brasília- Los Angeles pela Taca. Mas não consegui saber como faço para reservar as poltronas…alguém sabe me informar?

    Grata,

    Simone.

  • Marcio Ferreira

    Cuidado, fiquei sem uma de minhas malas!

    Rio de Janeiro para Lima com atrazo e por conseguinte, perda da conexão com Miami.

    Ao invés de chegar as 17:00hs em Miami, cheguei as 3:50 da manhã.Tudo bem na ida tudo é festa.

    Mas a volta foi pior ao desembarcar no Rio de Janeiro, a surpresa uma de minhas malas havia sumido.

    Um ano de economias para poder viajar e fazer compras (roupas,tenis,eletrônicos e material de pesca) foi jogado fora.

    Estou aguardando uma solução.

    Cuidado TACA nunca mais!

    O barato sai sempre caro!

    CUIDADOOOOO!!!!!!!

  • Andreas Nachtigall

    Renata eu gostaria de passar o meu retorno. O Voo foi realmente muito bom. Fomos muito bem atendidos e os voos saíram todos no horário. Estou indo novamente na próxima semana, mas com alguns últimos acontecimentos fiquei preocupado. Semana passada meu primo também fez este voo POA-MIA e ele perdeu a conexão do voo para Miami pois o avião ficou entorno de 30 minutos parado na pista sem motivo algum, e devido ao curto tempo de conexão ele precisou ficar mais de 3 horas em Lima, e depois ainda teve que fazer uma conexão na Costa Rica. Isso me preocupa muito pois hoje meu Tio também embarcou e já vi que o voo dele saiu com 30 minutos de atraso aqui de POA e ele vai perder a conexão para Miami, pois chegará em Lima ás 10:45, 15 minutos depois da saída para MIA. Será que alguém da Taca poderia responder qual o motivo? Será que Voo entre LIMA e MIA esta overbooked e estão atrasando por querer os passageiros de POA?

  • Andreas Nachtigall

    Você pode fazer pelo chat no http://www.taca.com

  • Blenda

    Olá a todos,

    em maio de 2011 fiz uma viagem Brasília – Miami – Brasília, com escala em Lima pela TACA e não tenho nada a reclamar, pelo contrário. A experiência foi muito boa:

    – de Brasília para Lima: fizemos o check-in, funcionários atenciosos, providenciaram uma cadeira de rodas para o meu pai, tudo correu bem. No voo: fomos em um avião Embraer 190, muito confortável e limpo. O serviço de bordo é muito bom, funcionários atenciosos, falam somente espanhol e inglês, mas se esforçam para entender o português.

    Lima – Miami: descemos do avião, não temos de nos preocupar com a bagagem, ela somente seria entregue em Miami. O aeroporto de Lima é muito bom, o free shop é ótimo e o serviço da TACA também continuou muito bom. Foram 50 minutos de espera, fizeram a verificação de segurança da bagagem de mão e embarcamos para Miami.

    Chegada em Miami: o voo foi em outro avião, maior, o serviço de bordo continuou muito bom. As malas estavam lá, intactas.

    Na volta correu tudo bem, despachamos as malas em Miami e pegamos em Brasília, sem extravios e sem danos. Em Lima não temos de nos preocupar com malas. Fizemos o check de segurança na bagagem de mão apenas.

    O voo da TACA saindo de Brasília é muito melhor e mais confortável do que TAM, GOL, Webjet e outros.

    A TACA me conquistou pelo preço e qualidade. Pretendo ir aos EUA no ano que vem e será pela TACA, caso os preços continuem tão bons.

  • Nayanne Sandes

    Sorte sua nao ter tido problemas, assim como o colega que comentou abaixo. A MINHA BAGAGEM FOI EXTRAVIADA no voo Lima-Sao Paulo. Nao tive problemas na ida. Mas na volta aproximadamente 100 pessoas descobriram que a bagagem havia sido extraviada. A empresa informou que a bagagem viria no voo do dia seguinte, mas nao chegou. Sigo aguardando.

  • Nayanne Sandes

    Há mais um detalhe. Antes informaram que a bagagem estava em Lima, e agora informan que nao tem qualquer informaçao sobre a bagagem

  • Nayanne Sandes

    A Taca entrou em contato informando que minha bagagem foi encontrada sera enviada pos Sedex. Informo aqui qualquer novidade.

  • Uliane

    Nossa estou aliviada…

  • Dani

    verificaçao normal e atenciosa em Lima. Empresa aérea excelente.

  • Patricia

    Olá! Por onde vocês compraram a passagem? No site oficial, ao tentar cotar uma passagem saindo de São Paulo as vezes diz que não existem cidades disponíveis…algumas cidades (como Cuzco) também não aparecem.

    Obrigada!

  • Matheus Ferreira

    Viajei pela TACA agora em julho de 2011 e passei por uma experiência parecida quando retornava de MIAMI. Eu e minha esposa estávamos com 3 malas e uma caixa grande, todas dentro do peso, mas a caixa tinha excesso de medidas. Uma funcionária de PÉSSIMA EDUCAÇÃO, sem medir as malas, já falou que a caixa e uma outra mala teriam que pagar excesso pois estavam fora das medidas. Além disso, ela falou que o limite de peso das malas era de 30kg e que uma estava passando, pois estava com 31kg!! Em relação ao peso questionei a informação, pois sabia que o limite era de 32kg. Ela se tocou do erro e nem falou mais do assunto, mas continuou dizendo que eu teria que pagar por excesso de medidas (mesmo sem ela medir as malas…). Pedi que ela medisse as malas para comprovar o excesso. A caixa, como eu já sabia, ultrapassava o limite. Mas a outra mala, que ela argumentava que estava passando, eu achava que estava dentro do limite. Ela fez uma medida totalmente subjetiva, disse que estava passando 2 CENTÍMETROS(!!!) e falou que se eu embalasse em filme plástico talvez a mala não pagasse. Levei a mala para embalar e o próprio funcionário falou que era desnecessário, pois estava passando pouco. Mas a funcionária da TACA insistiu com rispidez e grosseria. Decidi pagar logo os 30 dólares para embalar a mala. O cara apertou bem para ficar na medida.

    Depois disso a funcionária nem mediu de novo e falou que podia passar.

    O próprio cara que trabalhava no aeroporto embalando malas falou que isso era um absurdo e disse que a TAM não tem essas frescuras.

    Achei um profundo desrespeito o que a funcionária fez conosco. A viagem pela TACA, até esse momento, estava boa, mas esse ocorrido me fez ficar com o pé atrás em relação à companhia.

  • Georgia F.

    Olá! Qual o limite de peso e medidas das bagagens despachadas e da bagagem de mão?

  • Jetro

    Minha experiência com a TACA foi muito boa, tenho 1,85 e viajei sem problemas, espaço mto bom.. principalmente no trecho Brasilia-Lima no Embraer. Comida razoável/boa. O único problema é que nem todos conseguem fazer o web-checking (meu caso), pois o site nao permitiu, apenas o de minha esposa.

  • Cristiano Ali

    Pessoal…Gostaria de saber alguem que viajou GRU-LIM-MIA e vice versa, pois lemos aqui que existem experiências boas e ruins…claro que fiz como todos os outros comprei pois somos 2 adultos e 2 crianças e pelo preço valeu bem mais a pena…Relatos de Extravio de bagagens, mal atendimento, entertenimento do avião…alguem poderia me dizer se viajou recentemente?? Abraços a todos

  • Renato Rosario

    Ola blenda, tudo bem? Vi que você foi para Miami de taca. Irei fazer este trajeto em outubro com a minha esposa. Você poderia me passar algumas informações sobre o voo? Se realmente é epaçoso, se tem telas individuas e outras informações pertinentes. Te agradeço.

  • Monica Rebeca Kauffm

    TACA 1ªe ultima vez ou seja nunca mais,passagens baratas saem muito caro. Ida:SP-Lima-Miami data :25/6/2011 saida as¨6:35 da manhã chegada em Miami prevesta as 17:30 do dia 25/6/2011.Chegamos em miami as 20:00Hs do dia 26/6/2011 e depois de todo o transtorno de atraso, e ficarmos em Lima as bagagens de todos os passageiros não embarcaram ou seja minha estadia q era de sabado a sabado se tornou um inferno,pois minhas bagagem só apareceram na quinta feira a tarde e sabado de manha eu tina que voltar para o Brasil, e o melhor sem nenhuma in denização pela bagagem estraviada

  • Thais Machado

    Olá, gostaria de saber se alguém já fez o trajeto Brasília -> São Francisco (Califórnia) pela Taca, como foi o voo, porque a minha ida tem 2 escalas, a primeira em Lima no Peru, e a segunda em El Salvador, é tranquila a troca de aeronave, o apoio prestado a nós viajantes, eles pecaram em algum aspecto, gerando algum transtorno? É a primeira vez que vou voar pela Taca, por conta do preço interessante, e como vou viajar sozinha, estou apreensiva, um poouco insegura, confesso, e as criticas que vi aqui tendem para os dois lados. Se alguém poder me ajudar.

    Grata!

  • Michelly

    Voarei Taca para San Francisco (EUA) em dezembro. Farei conexão em Lima e San Salvador. Como funcionam as conexões? Estou meio receosa…

  • Michelly

    Thais, também estou com passagens compradas pela Taca para San Francisco, só que sairei do RJ. Também irei sozinha e é a primeira vez que estou voando pela Taca. Compartilho de suas dúvidas e receios.

    Gostaria também de saber mais sobre conexões, principalmente em El Salvador, pois até citaram alguns exemplos de Lima aqui.

    Obrigada.

  • Camila

    Gente, vcs poderiam me ajudar?

    Gostaria de saber como é esse imposto que teremos que pagar em Lima.

    Em qual moeda deve ser pago? Se for na moeda local, devo comprar essa moeda antes?

    Qual o valor do imposto? Seremos orientados no avião sobre como proceder esse pagamento?

    Vocês teriam mais alguma dica que possa faciliar nossa viagem? Sobre o check in, ou coisa assim?

    • Denis Martins

      Camila, que imposto é esse?

      Quanto ao check-in em Lima, é muito tranquilo. Basta seguir as placas e o fluxo do pessoal que sai do avião – a grande maioria segue para a conexão. O aeroporto é bem sinalizado e a única coisa chata é que a polícia federal de lá pede para vc tirar o sapato na inspeção. No mais, fique tranquila que não tem nenhuma complicação!

  • Camila

    Uai Dennis, eu li em algum lugar que tem que pagar um imposto em Lima. Li até de uma moça que teve um problemão por isso.

    Será que não existe esta história pra quem só vai fazer conexão??

    Tô preocupada com isso!

    Muito obrigada por sua atenção em responder! Valeu!

    • Denis Martins

      Eu fiz conexão lá (aliás no voo que escrevi esse post de avaliação ai de cima) e não paguei nada lá não. =) Também estava meio preocupado porque nunca havia feito conexão fora do Brasil e meu espanhol não era dos melhores, mas foi tudo muito rápido e tranquilo.

  • Michelly

    Eu entrei em contato com uma agente da Taca para saber sobre este imposto e ela me informou que somente será cobrado se a pessoa sair do aeroporto e voltar. Se a pessoa permanecer no aeroporto, não é cobrada a taxa.

    • Denis Martins

      Perfeito! Obrigado por esclarecer

  • Camila

    Obrigada, pessoal!

  • Viviane

    Olá… gostaria de saber se os avioes deste trecho que vc fez, tem entretenimento individual ou somente telas coletivas.

  • Viviane

    Olá… gostaria de saber se os avioes deste trecho que vc fez, tem entretenimento individual ou somente telas coletivas.

    Quando comprei o rapaz afirmou que teria individual, agora tenho observado o pessoal falando sobre as coletivas. Gostaria de saber de quem fez a viagem!!! obrigada.

  • Mauricio

    A Taca é a melhor, ano passado fui Porto alegre – Lima e Lima – Miami com a Taca, ótimo, sem reclamações. essa conexão em lima é estratégica para um vôo até Miami pois dá para “esticar“ as pernas antes de andar mais umas horas de avião.

    Este ano que vem vou voar novamente com a Taca.

  • Ricardo

    Minhas impressões sobre a TACA.

    Há 1 semana voltei dos EUA e fiz o trecho Brasilia-Lima-Miami. O web check-in funcionou perfeitamente, sendo possivel escolher os assentos dos dois voos. Na hora de entregar a mala em brasilia, tudo tranquilo até porque como o avião da embraer é menor menos gente embarca. O voo saiu na hora programada e o avião da embraer é muito confortável, com telas individuais, boa poltrona e um espaço melhor que airbus. Voo até Lima durou 4 horas. Chegando em Lima, ficamos apenas 1h30min para pegar a outra conexão. Me decepcionei com o aeroporto de lima – tivemos que pegar onibus do avião para o saguão, agua só se comprar US$ 2,5 não havendo bebedouro publico. Voo até Miami tranquilo, mas o avião não tinha tela individual – então embraer melhor que airbus. Não tive problemas com malas e até consegui mudar a data da volta pela internet pagando apenas US$ 94 de diferença por 3 passagens. Na volta, nos dois trechos o serviço de bordo foi melhor, com refeição e mais um lanche rapido. Como tinha voado de Delta para os EUA em junho, achei a Taca melhor que a Delta em vários aspectos.

  • Junior

    Boa tarde,

    Tenho uma viagem com a TACA no proximo fds!

    Vou fazer o trecho GRU-LIMA e LIMA-EL SALVADOR e EL SALVADOR – ORLANDO.

    Vou ficar aproximadamente 20 hrs no Aeroporto de EL SALVADOR. Gostaria de saber oq posso fazer neste periodo de tempo, consigo sair? Conhecer a Cidade e td mais? É perigoso?

    Aguardo um retorno.

    Tks

  • Gabriela

    Eu estava lendo os comentarios aqui e gostei muito sobre oq ue vi da TACA.

    Vou viajar em Janeiro para Los Angeles partindo de São Paulo, mas estou com medo do EXTRAVIO.. alguém sabe me dizer se realmente é comum??

    • Denis Martins

      Gabriela, é comum em todas as empresas, infelizmente. Mas a grande maioria das pessoas recebe sua mala sem problema nenhum.

  • Comprei uma passagem para Cancun de São Paulo com conexão em Bogotá e em El Salvador, com a TACA. Alguém sabe se é preciso vacina contra febre amarela

  • marcel

    Thais viajei em 2 de novembro de 2011 ou seja a um mês atrás, e gostei muito do serviço prestada pela mesma, o avião que viajei era um a320, bem novo com entreterimento a cada 3 poltronas, similar ao dos aviões da TAM, possui bom espaço entre cadeiras e o serviço de bordo é bom, a escala em Lima foi muito tranquila, vc pode selecionar o assento online pelo site, mas apenas 24 horas antes do voo pode também imprimir os tickets em casa e fazer o ckeck in online, vale muito a pena pois a fila para quem só vai despachar é bem menor, em resumo se tiver com bom preço não pense duas vezes vale a pena.

  • Thais Machado

    Obrigada! =)

  • Carlos

    Gostaria de saber qual o peso da bagagem permitida no embrear 190?

    Pode ser 2 malas de 32kg?

    Att

  • Larissa

    Viajei pela taca no dia 03 de novembro de 2011 com retorno no dia 18 de novembro. Na ida o voo saia as 07:30hs, por ser minha primeira viagem ao exterior cheguei no aeroporto com 2 horas de antecedência. O check-in foi super tranquilo, o voô saiu em ponto. Chegando em Lima tivemos uma escala de 01:15 senão me engano, o que passou bem rápido, logo chegamos as 17:30 em miami. Ambos os vôos foram excelentes. De Brasília a Lima fomos num Embraer 190 com poltronas duplas e e televisores individuais com opções de filmes e músicas. De Lima a Miami fomos num A320 esse com poltronas triplas e televisores coletivos. Na volta tivemos duas escalas, a primeira na Costa rica com 1:45hs e depois em lima com 06:50hrs… essa foi cansativa. Chegamos em brasília as 05:30hs da manhã. Viajei com meu esposo e mais um casal de amigos, no total trouxemos 8 malas, 2 mochilas e 2 malas de mãos. Chegou tudo intacto, não tivemos nenhum prolema na retirada. A única coisa chata é q na volta eles foram mt rigorosos com a questão de líquidos nas malas de mãos. Uma das mulheres no raio x jogou fora alguns cremes meus (o qual tenho certeza q ficou pra ela) eles tipo escolhem, porque havia um perfume acima 100ml (oq é proibido em malas de mãos) e ela não jogou fora. Passamos pela alfândega, o que foi bem tranquilo e como o vôo vinha de lima e chegou de madrugada a receita tb não parou ninguém. Vi algumas pessoas por espontânea vontade declarando bens acima da cota. No mais, recomendo voar pela taca, além de mais barato, são ótimos.

  • Jaqueline

    Gostaria de saber sobre a questão dos assentos. Comprei 4 passagens ( na decolar) para 13/07/2012 para Orlando. Pegarei os Voos 143, 416 e 422.

    Quais os lugares bons ( estarei com criança pq) e como faço para marcar os assentos?

    • Denis Martins

      Para marcar os lugares, você pode entrar no site da TACA com o número da reserva (a agência deve ter fornecido). Quanto aos melhores assentos, vai do gosto pessoal se prefere sentar mais à frente ou no meio. Uma boa dica é o site http://www.seatguru.com/ que é especializado na escolha dos melhores assentos. Lá não tem a Taca, mas tem companhias que usam os mesmos modelos de aviões Airbus e Embraer. Basta procurar na busca e verificar a opinião do site.

      • Jaqueline

        Denis, muito obrigada por sua resposta mas qual empresa eu coloco para comparar a Taca nesse site?

        • Denis Martins

          Jaqueline, vc tem que ver em quais aviões serão seus três voos. No site da Taca vc acha isso fácil. O primeiro trecho quase certo que será um A320 ou A319. Dai você joga isso na busca do site e ele te mostra as empresas que voam com esse modelo. Basta você conferir as dicas de lá. Importante: procure uma empresa que tenha um número de poltronas próximo ao da Taca, isso torna a busca mais eficiente

  • luciana

    Olá, estou indo para o Peru agora em janeiro e gostaria muito da opinião de vcs sobre qual a melhor opção de ir para Matchu Pitchu saindo de Lima. Entrei no site de algumas empresas aereas peruanas e vi que a Taca estava com o melhor preço. Alguem já fez este trajeto pela Taca? è a mehor opçaõ mesmo?

    • Angelica

      Olá Luciana, estou no aeroporto em Lima neste momento e te digo com toda a certeza, vá de LAN! Os valores são maiores, mas é a única empresa que está indo a Cuzco desde ontem, vôos da TACA e da Star Peru foram todos cancelados.

      Comprei passagem pela TACA e estou no aeroporto desde as 4 da manha de ontem e ainda não temos nenhuma posição sobre que horas vamos embarcar e, pior, se vamos embarcar.

      Achei o atendimento péssimo, não te passam informações definitivas, não há assistência de alimentação, hotel ou translado, os postos de informações estão fechados e por fim fui informada de que existem cerca de 300 pessoas que já foram remarcadas para hoje e há apenas 38 vagas. Além disso os próprios vôos de hoje estão atrasados.

      Quando questionados sobre o porque de o vôo da LAN sair e do da TACA não eles somente dão como resposta as condições climáticas, contudo, informações extra-oficias dizem que tem a ver com o tamanho e qualidade de suas aeronaves, que em condições de chuva e neblina (muito comum em Cuzco) não decolam ou pousam.

      Aqui no aeroporto há informações de que os vôos de Cuzco – Lima via TACA também estão sendo cancelados.

      Por fim pensamos em comprar a passagem pela LAN, em contato com a TACA esta informou que se desistirmos da ida (que não há previsão de embarque e se estende a mais ou menos 27 horas) não poderemos regressar com a passagem de volta, estas serão canceladas automaticamente e não serão reembolsadas.

      Existem vôos pela LAN apenas para o dia 27 a partir das 12 horas, aqui no aeroporto estão pedido 600 dólares ida e volta.

      Para ser sincera me encontro em um café (Starbucks coffe – que inclusive recomendo, pois é o melhor café do aeroporto e tem acesso livre a internet – depois de tantas horas aqui estou me sentindo no próprio filme ‘o terminal’) e não sei o que fazer. Muitas pessoas já compraram passagens pela LAN e outras retornaram aos seus países de origem, há pouca expectativa de embarque, penso em esperar mais um pouco.

  • Angelica

    Alguém sabe me informar como funciona o sistema de reembolso da TACA, se é que existe.

    Estamos há cerca de 27 horas no aeroporto em Lima, e a empresa diz que não tem responsabilidade com alimentação, translado ou hospedagem, também dizem que em caso de desistirmos do embarque(quando ele existir)não devolveram o valor pago.

    è complicado pois alegam que a legislação do Peru não garante estas coisas, como a do Brasil. Mascomo saber se tal infomação é real?

    Alguám passou por situação semelhante e sabe o que fazer?

    Aguardo

  • Marcos

    Alguém poderia/saberia informar se a Taca permite, a exemplo de outras companhias, que eu leve uma cadeirinha de automóvel no avião para uma criança de 4 anos? Estou em dúvida se levo uma para Miami/Orlando ou compro por lá mesmo. Além disso não encontrei informação sobre a obrigatoriedade de seu uso nos Estados Unidos.

    Grato.

  • Vinicius Lopes

    Somos 2 Gabriela. Terei 2 escalas, uma de mais tempo na Guatemala. Boa sorte a nós!

  • Jaqueline

    Comprei 4 passagens aereas pela Decolar para Orlando para ida em dia 13/07 e volta 29/07. Liguei para marcar assentos e agora me falam que meu voo será alterado. Liguei para a Taca a pouco e pegaram meus telefones. A atendente disse queria me colocar no voo do dia 12 para eu dormir em Lima . Disse que não aceitava isso pois comprei para dia 13 pois não queria sair do aeroporto de jeito nenhum. Essa Taca é uma zona. Ainda faltam 7 meses para eu viajar e já estou me estressando. Como faço para me programar em relação a aluguel de carro e hotel??? Se não houver solução até 5 dias entrarei na justiça.

  • Marcelo

    Boa tarde a todos. Pretendo viajar a Cancun pela TACA mas o vôo faz escala em Lima e conexão em San Salvador, com 45 min de intervalo neste último vôo. Pelos comentários anteriores parece arriscado. Alguém já fez este vôo? Alguma sugestão? Um abraço

  • Michelly

    Viajei pela Taca em voo Rio – San Francisco com escalas em Lima e San Salvador no dia 24/12, véspera de Natal. Confesso que estava um tanto apreensiva pela questão da data, porém, meu voo foi uma agradável surpresa. partindo no horário, cheguei aos aeroportos de Lima e San Salvador antes do horário previsto. As conexões sairiam com intevalo de 1 hora. Foi tudo muito tranquilo. Meu voo que estava previsto para chegar em San Francisco às 19.30h chegou às 18.55h.

    O atendimento, em todos os 3 vôos o atendimento por parte dos comissários foi ótimo.

    Ao chegar aos EUA, após passar por todos os trâmites, minha bagagem já encontrava-se na esteira. Ou seja, não houve problemas.

    No retorno ao Brasil, igualmente não houve problemas. Apenas um tempo de espera longo no aeroporto de San Salvador (6 horas) para conexão, porém, eu já sabia disso quando comprei as passagens.

    Os pousos merecem ser destacados. Todos efetuados com excelência.

    Gostei do serviço de forma geral e recomendo.

    Com certeza viajarei Taca mais vezes.

  • Jonas

    Marcos. Você pode alugar uma cadeira na empresa que vai locar o carro, ou comprar por lá, que é mais barato que no Brasil. Porém, se quiser levar daqui, acredito que pode despachar como bagagem.

    espero ter ajudado. Boa viagem

  • Marcos

    Minha irmã perdeu a conexão do voo dela que ia para Miami. Saiu de BSB na terça 7 horas da manhã e só chegou aos EUA na quinta, quando a previsão era para chegar na própria terça. Ela não me deu maiores detalhes, pois só mandou um email dizendo que havia chegado. Acho que deve estar xingando o pessoal da TACA até agora.

  • Marta

    Olá Maurício! Vi seu comentário e preciso lhe perguntar… vou fazer o vôo POA-LIMA-MIA em breve, e fiquei preocupada com o espaço de apenas 35 min para a conexão em Lima. A agente de viagens e o atendente da TACA me garantem que são suficientes. Tiveste mais tempo que isso? Algum problema na conexão? Abraço!

  • Thais Machado

    Viajei pela taca de Brasíla com destino a San Francisco – CA, com escala em Lima e San Salvador, os voos foram super tranquilos, começando pelo check-in que ocorreu de forma tranquila, despachando as malas em Brasília e pegando apenas em San Francisco sem nenhum problema de extravio, ou alguma alteração na mesma. O primeiro voo com destino a Lima saiu as 7h, como previsto.Foi numa aeronave com 2 assentos, um pouco menor, porém as poltronas eram confortáveis. O café da manhã foi super tranquilo, e a comida é gostosinha. Chegamos em Lima no horário certo, teria de esperar cerca de 1h para pegar o voo rumo a San Salvador, que passou rapidamente, no aeroporto de Lima. Que tem até uma estrutura legal, e é bem sinalizado. O voo com destino a San Salvador, atrasou um pouquinho pra sair, pois estava aguardando autorização da torre. Chegando lá, sai correndo pra não perder o voo rumo a San Francisco, o aeroporto de San Salvador é terrível e a revista é feita manualmente…e demora muito. O ultimo voo pra S.F foi tranquilo, porém achei as poltronas um pouco desconfortáveis, acho que pelo modelo da aeronave…Pouso e decolagem em todos os voos, realizados de forma tranquila, sem fortes emoções…A volta à Brasília foi tranquila também. A única parte chata foi esperar em Lima 8 horas pelo voo até Brasília. Mas isso fazia parte do tempo de espera da conexão. E eu já estava ciente.

    P.s: Estava com volta marcada para o dia 16/01 mas liguei na central de atendimento (0800) para adiar a volta 1 semana, fui suuuper bem atendida, ligação gratuita e remarquei minha passagem e paguei a "diferença" de U$ 1.85! Enfim, satisfação total…Com certeza vou voar mais vezes com a Taca! Espero ter contribuído.

    Att

  • Carlos Eduardo

    Bom dia, também estou com viagem marcada para MIA (BSB-MIA) com escala em Lima. Fiquei muito animado com os comentários sobre a TACA. Também procuro informações sobre as quantidades e pesos das bagagens por pessoa. Abraços a todos.

  • Carlos Eduardo

    Não sei se ainda está em tempo, mas segue trecho estraído do site da TACA (Brasil-EUA 2 bagagens de 32Kg):

    *With the exception of flights between Brazil and North America (U.S.A.and Canada) wich allow a maximum weight of 70 pounds (32 kg) each piece (no combined).

  • Fernanda

    Voei pela TACA no dia 16/01/2012 e 30-31/01/2012. Minha família e eu gostamos muito da empresa. Os aviões eram muito confortáveis, espaçosos, a tripulação muito simpática e solicita, as refeições eram gostosas e ocorriam frequentemente e os pousos e decolagens TODOS muito tranqüilos e sutis. A TACA está de parabéns!

    • Fernanda

      Esqueci de mencionar que fizemos a escala BRASIL-LIMA e LIMA-MIAMI.

  • Marco Silva

    Pelo visto esta questão de extravio de bagagem na taca é comum , fiquem atento, fui para miami em janeiro deste ano 2012 e para minha surpresa extraviou 1 bagagem minha , estou em contato constante com a taca ,porém sem nenhum resultado, primeiro me disseram que estava vindo de lima depois de El sALVADOR E agora nem sei direito, acho que deveriam ter mais cuidado por que o reembolso sabemos que não cobrirá de forma alguma o que temos em nossa mala , alí há escolhas que fizemos, estou triste por ter escolhido a taca.

  • Marco Silva

    Gostaria que ficassem atento á esta empresa TACA, viagei em janeiro para miami com conexão em lima e no retorno não despacharam minhas bagagens , depois entregaram com uma á menos e até o momento as informações que me dão é que esta em lima depois em El Salvador , sinceramente estou muito preocupado, pois vejo que muitos tiveram problemas com perda de bagagem.

  • Nicole

    Viajei pela Taca no começo do ano, minha mala foi extraviada. Os atendentes da companhia nao entram em contato comigo, eu que ligo diariamente para saber alguma posição. As informações se contradizem e tenho certeza que o valor que eles pagam nao vai cobrir o meu prejuízo. Me arrependo de ter viajado pela Taca, ela me deu muito transtorno.

    • Denis Martins

      Nicole, infelizmente não é um problema da TACA, mas de todas as companhias aéreas. Veja nas outras avaliações: tem sempre alguém se queixando que a mala desapareceu, foi estragada ou teve objetos furtados. É um problema grave!

  • Pingback: Taca faz promoção de passagens para Miami por R$ 1.279 (ida+volta)()

  • Lena

    Quem viajou com a TACA já teve muito problema com turbulência? E a questão da pressão atmosférica? Eu tenho problemas com isso. Alguém sentiu?

    Ótima crítica! Obrigada!

  • Paulo Alves

    Estou indo pela Taca, primeira vez para Miami, em maio 2012, no retorno relato a minha viajem,

    pois foi de grande ajuda os comentários sobre a empresa.

  • CALINA

    Bem, necessito de maiores informações de alguém da empresa TACA- para tirar algumas duvidas:

    1- pretendo viajar e quero ter em mãos o contato do responsável pela setor de bagagem -em caso de extravio- por segurança-

    2-envio um comentário anteriormente, mas não me responderam, assim fico preocupada com estes comentarios relacionados a bagagem

    3-Gostaria do email também do setor responsavel para tirar dúvidas referentes e empresa e algumas espeicificidades do voo que pretendo fazer agora este mês- se alguém souber me digam por gentileza

  • Flávia

    Amigos! Gostaria de mais informações sobre o peso da pagagem, acabei de comprar minhas passagens para MIAMI e estou em duvida do peso da bagagem na volta. Me deu o pouco de medo de comprar as passagens pela TACA, mas as informações dos amigos me ajudaram muito, me deixaram tranquila. Se puderem me ajudar fico muito agradecida, vou viajar na classe economica. Quando voltar deixo aqui meu depoimento. Ate mais.

  • Kaio

    Eutive o desprazer de ir pro México pela Taca, nossa que sufoco, "seria" os seguintes voos Rio-Lima-Cidade do Mexico e a volta o contrario, primeiro no Rio informaram que o avião ia ter que passar na Bolivia pra abastecer o que atrasaria 40 min, mas atrasou 3 horas, e perdi o voo Lima-CM, ai conseguiram me colocar em um voo da Avianca pra Colombia, ai fomos nos, chegamos na Colombia, o voo bogota-CM foi cancelado, ai tive que ficar 1 dia, sem ter programado em Bogota, no dia seguinte fomos pro Mexico, chegando la cade minha bagagem?!!, nem eles sabiam, falaram que ia chegar no dia seguinte, gastei muitooo com ligações pro aeroporto e com roupas e material de higiene pessoal, ate que resolvi ir no aeroporto saber o que tinha acontecido, pois ja tinha passado 5 dias que tinha chegado e nada, ai me deram 80 dolares e minha bagagem apareceu no dia seguinte, e o voo de volta foi tenso, deu muita turbulencia e o atendimento não é dos melhores.

  • Claudio

    Marta, tenho a mesma preocupação, tem um voo com conexão de 43 minutos. Em contato com a TACA me informaram que até 30 min é suficiente para a conexão. Você já fez o voo? Poderia relatar a sua experiência? Obrigado

  • Julian

    Alguem já fez conexao em El Salvador com a taca? Precisou da vacina contra febre amarela?

  • priscila

    Voei 2 vezes ano passado pela Taca e achei maravilhosa, mil vezes melhor que a Tam! Comida boa, poltronas espaçosas. Perdi o voo da escala e nos botaram em outro de pronto sem custo! Porém estou tendo problema para cadastrar milhas, não nos deram a informação precisa e agora que descobri aqui na net um 0800, me cadastrei no site que tb é um pouco confuso, mas joguei o bilhete fora e não conseguem me achar pelo número do voo, passaporte, perdi 2 viagens para Miami, isso eu não gostei!

  • Márcia

    Acabei de fazer um voo pela TACA nos dias 18 e 25 de março fui de Guarulhos para Cancun, e em momento algum foi solicitado o comprovante de vacina de febre amarela, mas é sempre bom ter, depende da cia e dos atendentes.

    Agora sobre a empresa achei ótima! Voaria novamente com certeza!! O atendimento foi muito bom, o serviço de bordo também, mas o melhor são as aeronaves, elas tem mais espaço do que a que estamos acostumados aqui no Brasil, dá para ficar bem confortável! E foram sempre pontuais em todos os voos.

  • Rafael

    Parece que a Taca vai substituir o Embraer 190 pelo Airbus A319 na rota BSB-LIM-BSB. Ao mesmo tempo tem sido praticamente impossível encontrar passagens pela Taca nessa rota a partir de maio/12, nem aparece nas buscas. Alguém sabe o que está acontecendo?

  • Marta

    Claudio, vou em 2 semanas, no dia 15 de maio. Ainda por cima, agora me preocupo com a neblina em Porto Alegre. Quanto retornar reporto minha experiência. Abraço.

  • Danielle

    Vou viajar para São Francisco pela Taca em julho de 2012, com escala em Lima e em São Salvador. Alguém sabe dizer se realmente é preciso do comprovante de vacina contra a febre amarela?

  • André

    O problema de bagagens extraviadas é também meu maior receio. Porém, gostaria de lembrar (e também pedir aos outros foristas que confirmem) que tudo que é vôo que termina no RJ GALEAO tem prolemas com bagagens. Não que não tenham havidos problemas em outros aeródromos, mas parece que no GALEAO e muito mais recorrente isso. Então, antes de falar mal de uma Cia Aérea, lembrem-se que quem MANUSEIA bagagens são pessoas dos aeroportos, não das Cias, principalmente quando a Cia é de outro país. O Brasil tem um sério problema no sistema aeroportuário, e bagagens vindas de MIAMI são visadíssimas pelos gatunos. Como quem administra é empresa ESTATAL (INFRAERO), que ta mais preocupada em arranjar carguinho político pros apaniguados do que resolver e administrar problemas, vamos tomando na cabeça… Precisam inventar um localizador de bagagens, um rastreador mesmo para que coisas assim não ocorram mais e que os gatunos sejam presos (hahahaha, no brasil, rsrs, preso só vai ladrão de galinha e goiaba).

  • Roberto

    Acho que sim, inclusive é necessário que tenha o Certificado Internacional. Também vou para SFO, em 07 de julho. É a minha primeira vez pela TACA.

  • Michele

    Oi pessoal! Acabei de viajar com a taca a minha é diferente de voces…. Viajei com a minha familia de porto alegre para orlando (4 pessoas), fui super mal atendida em Miami. Fui a primeira passageira a fazer check-in, pedi para colocar a minha familia em duplas no aviao, pois sei que é dificil acomodar 4 pessoas, o cara nos colocou na última fileira colado no banheiro, por 9 horas né gente…. Além disso, precisei pagar excesso de bagagem pois um caixa, apesar de estar dentro do peso, tinha dimensões um pouco fora de padrao, paguei 100 dolares e assinei um comprovante de pagamento. Chegando aqui, minha bagagem não chegou, me informaram que eu assinei sabendo que poderia ficar em stand by (aquele comprovante de pagamento), beleza, a pessoa da Taca disse que chegaria daqui a dois dias e que eles me enviariam a caixa para a minha casa e que me ligariam quando a bagagem chegasse. Bom não me ligaram e não me entregaram a caixa. Quando liguei outro atendendente mal educado disse que eu só poderia retirar seg, qua ou sex das 9 as 12h. Bem legal né!! Pessoas mal educadas e informações desencontradas. Zero de preucupação do cliente. Sem contar que nunca tem travesseirinho ou manta para todo mundo e o aviao sujo quando pego no meu da conexão. A única coisa que se salva é o serviço de bordo, bom e rapido. Espero nunca mais precisar viajar de taca airlines.

  • Caroline Staut

    Minha experiência foi complicada.

    Fui pra Cancun em Fevereiro e ja foi foda porque roubaram um perfume do Boticário da minha mala na volta e na ida abriram outro que vazou na mala inteira…passei o maior apuro na alfandega do mexico porque o cão farejador veio em cima da minha mala porque o cheiro tava muito forte mas graças a Deus o policial percebeu que era pela perfume ja que o cheiro se alastrou.

    Na mala que ficava no avião eu tive o maior cuidado para colocar objetos de artesanato que eram de vidro que comprei em Chichen Itza, enrolei tudo em um edredom e tinha pimenta também, quando cheguei no brasil tava tudo quebrado e eu fui reclamar a atendente da compania aqui no Brasil disse pra eu assinar um termo e disse que "IRIA" ver se eles me pagavam alguma coisa e me pediu nota fiscal! Mew como vou dar nota fiscal de algo que se compra em feirinha de artesanato? Isso 6 horas da manhã, neste período outra pessoas chegaram com as malas todas rasgadas sem ziper destruidas e essas pessoas ainda fariam conexão pra outros estados!

    Aí a menina começou a passar outras pessoas na minha frente e cagou pro meu problema e eu também me recusei a assinar o termo. Ela viu que o negócio ia ficar feio e sumiu.

    Eu sai da zona de desembarque e fui chamar meu marido pois eu estava sozinha e fomos a sala deles, a supervisora da menina de inicio nem quis ver minha mala e as coisas que estavam destruidas e simplesmente disse que eu tinha que levar em bagagem de mão! Pessoas…como vou levar vidro(considerado arma branca) em bagagem de mão se nem um creme de cabelo você pode levar???? 0_0 !!!! Fui na Anac e o menino me orientou a falar sobre um artigo 186 que era pra eu falar que iria fazer um apelo pra esse artigo! Eu ja voltei armada de argumentos até os dentes e disse que iria chamar alguém de imprensa da joven pan que faz as reportagens de aeroportos porque tenho um contato lá, falei desse artigo aí e num "passe de mágica" a supervisora da Taca "mudou" os conceitos dela e me pediu pra ver a minha mala…

    Isso já era 11 da manhã…ou seja eu passei 5 horas no aeroporto de Guarulhos fazendo barraco depois de quase 24 horas de viagem…até que ela me disse que ia me dar um voucher de 300 dolares e eu aceitei…aí ela disse que eles não tinham culpa e bla bla bla que os caras que cuidam da bagagem são terceirizados…eu falei "e o kiko?" eu pago a passagem e exijo no minimo um atendimento de qualidade e se é terceirizado vocês como cia aérea tem como obrigação junto com os aeroportos de descobrirem quem trabalha de maneira desonesta e puni-los pois os clientes não tem que pagar o pato por isso.

    Meu voucher tem validade de 1 ano e vamos ver se eles não vão dar uma de loucos e dizer que ele não tem validade!

  • Thiago

    Primeira vez que viajei eles tem um ótimo atendimento e ótimo serviço a bordo ! Mas tive minha mala extraviada e nao tenho notícias algumas ! Miami-lima-Brasília !

  • Rafael

    Uma única coisa posso dizer. Não paguem o mais barato pois o final pode ser trágico. Compensa pagar pouco menos para viajar de TACA e ter todas suas 3 malas desaparecidas? Esse é o meu caso. Corram da TACA pois podem cair no mesmo erro q caí. Uma pena não ter sido orientado antes. TACA "BAGAGENS EXTRAVIADAS" AIRLINES

  • Leo

    Para aqueles que vão esperando muito da TACA aqui vão alguns comentários sobre o voo que realizei Rio de Janeiro – Lima agora em maio/12:

    A aeronave utilizada na rota não é mais a mesma. O A320 que eles estão usando agora é mais antigo e um pouco menos confortável. Não há entretenimento individual! O espaçamento entre poltronas permanece muito bom se compararmos com as nossas cias!

    O serviço deles é bom! É melhor que os das nossas empresas e melhor que o das empresas aéreas americanas.

    Nenhum dos voos que peguei da TACA até hoje tiveram atraso de se quer um minuto. A pontualidade deles foi excelente!

    A restituição da bagagem em todos os lugares foi demorada, até mesmo em Lima, considerado o melhor aeroporto da América do Sul pela pesquisa da Skytrax.

  • Cristiano

    Algum sabe informar nos voos com A320 se na fileira 15 tem algum espaço diferente ou a fileira mais larga é a das saidas de emergencia mesmo, li em algum lugar que a fila 15 tem mais espaço, algum que utilizou poderia confirmar.

  • Taciana

    Oi pessoal. Acabei de chegar de Lima, onde viajei pela Taca. Tive uma feliz viagem e foi a primeira vez que viajei pela companhia. Fui pelo RJ e voltei por Guarulhos. Os voos foram pontuais, ótimo serviço de bordo e não tive nenhum problema com minha bagagem. Gostei muito da Taca. No próximo ano irei novamente e com certeza irei pela Taca. Recomendo.

  • Fiz um voo maluco pela Taca, fui de SP para os EUA Nesta rota:

    Janeiro 2012.

    -Guarulhos para Lima

    -Espera de 5h em Lima

    -Lima para El Salvador

    -Espera de 1h em El Salvador

    El Salvador para San Francisco/CA

    Foi divertido, pois foi minha primeira viagem pros EUA. Foi tudo pontual, sem atrasos. O Voo foi super tranquilo também. A comida era boa, o café da manhã, almoço e janta, tudo OK, aprovado, tudo quentinho e fresquinho.

    Ótimo atendimento dos comissários, todos falavam espanhol. Pouco inglês e português.

    No Voo do Peru para El Salvador eu e meu irmão fomos escolhidos por overbooking (eu acho) e vooamos de primeira classe.

    Meu deus, talheres de verdade, comida muito boa, não parava de chegar. Sobremesa 10! Cheguei em El Salvador explodindo de tanto rango, haha, adorei!

    Sobre os aviões. Eu sabia que não podia esperar muito dos jatos, os Airbus eram iguais da Tam aqui do Brasil, só tem algumas TV's no teto espalhadas pelo avião, nada de entretenimento em cada poltrona =/ Mas pelo menos os filmes eram atuais.

    O trecho GRU to LIMA foi feito com um AIRBUS A320. De Lima para El Salvador foi feito por um Embraer 195. Muito bom, tinha Tvzinha individual em cada poltrona. El Salvador to San Francisco foi via A320 novamente.

    É este meu relato. Foi legal, uma rota maluca, não sei se faria isso novamente, mas gostei da Taca.

  • Roberto

    Ivo, foi necessário o Certificado de Vacinação de Febre Amarela para as escalas em Lima e San Salvador?

  • Olá Roberto, não foi preciso. Nem me perguntaram nada, pois é só escala, nem saimos do aeroporto.

    Abs

  • Marina

    Oi eu Vou viajar dia 20 para Miami com a TACA , mas estou preocupada com a alimentação (porcausa que umas são horriveis como a TAM ) vi várias vezes do Avião Cair , e sobre a famosa tevesinha , onde ela fica ? Obrigada se responder ficarei mt agradecida !

  • Alesandra

    A TACA tem um grande problema em atingir o seu cliente como usuário: não vende passagens na moeda brasileira R$ Reais pelo site oficial TACA.com, não parcela a compra no catão de crédito e tamém não tem telefone direto para contato com as 2 lojas no Brasil, que estão somente nas capitais de SP e RJ. Ou seja, para comprar o seu bilhete você tem que voar de onde estiver para comprar pessoalmente no balcão da loja de São Paulo ou Rio de Janeiro, ou pagar o preco integral em dinheiro ou no cartão de crédito à vista e em dólares….

  • Roberto Valle

    Bem, você pode comprar pelo site decolar.com, o preço é o mesmo, as passagens são vendidas em reais e há possibilidade de parcelamento. Ou então procure um agente de viagens.

  • Roberto Valle

    Minha experiência de voo:

    Eu e minha família fizemos GIG-SFO com paradas em Lima e San Salvador.

    O embarque foi no horário certo, chegada antecipada em Lima. Como tínhamos 1 hora para trocar de avião, os agentes da TACA providenciaram a passagem mais rápida pela inspeção. Em San Salvador houve um atraso de cerca de 1 hora por problemas externos à TACA. Chegada em San Francisco, demorei um pouco na imigração, porém todas as minhas malas foram separadas e removidas da esteira.

    Excelente tratamento pelos agentes em todos os aeroportos.

    Na volta não houve nenhum atraso.

    Alimentação boa, servida com fartura. Os aviões são novos, estimo que o mais velho tinha cerca de 8 anos de uso.

    Recomendo e voltarei a voar com eles.

  • Alexandre Greg&oacut

    Viajarei pela TACA para Honduras nos dias 5 a 16 de outubro. Fiquei até mais animado em saber que a empresa tem se destacado. Espero ter uma ótima experiência voando pela TACA! 😀

  • Marce

    Caro Roberto,

    Vou pegar um voo pela Taca porem para Los Angeles, mas com essas mesmas paradas que vc fez, o atraso na ida foi de qto tempo ? Vc disse que suas malas foram removida das esteiras, ela chegou antes de vc? chegou tudo certo?

    Obrigado

  • Marcelo

    Alexandre,

    Fui Guarulho – Lima e Lima – Cuzco, não tenho que reclamar deles, sempre muito prestativos e nenhum problema com atrasos.

  • Marcelo

    Prezado Roberto !

    Obrigado pelo retorno, vou voar pela Taca de GRU – LAX, irei fazer essas 2 escalas que vc fez, esse atraso, demorou muito para chegar em SFO ? qto tempo a mais? suas malas chegaram antes ?

    Obrigado !

  • Marcelo

    Ivo, boa tarde !

    Irei fazer essa rota maluca tb ! só q o destino final será Los Angeles, suas bagagens, tanto na ida qto na volta chegou tudo bem? (essa é minha maior preocupação).

    Obrigado !

  • Marcelo

    Marina,

    Voei pela Taca GRU- LIM – Cuzco, não tive problemas algum, muito pelo contrario, só tenho q elogiar. Em Cuzco o pouso foi um pouco mais turbulento, mas depois pesquisei é normal pois é um dos mais dificeis aeroportos do mundo para se pousar.

  • Marcelo

    Priscila,

    Vi que vc voou para Los Angeles pela Taca, seu voo foi com conexões em Lima e San Salvador? Ocorreu tudo bem? suas malas chegaram direitinho?

    Obrigado !

  • Marcelo

    Boa tarde !

    Vc conseguiu fazer as conexões?

  • Marcelo

    Priscila,

    Obrigado por essa resposta fico bem mais aliviado !

  • Marcelo

    Michelly, boa tarde!

    Vou para Los Angeles no final do ano, essa conexão, havia funcionarios da Taca para te auxiliar? Foi tranquila?

    Obrigado !

  • Marcelo

    Thais Machado, boa tarde !

    Vou fazer esse voo parecido porem vou para Los Angeles, em San Salvador, quanto tempo de espera ?

    Obrigado !

  • Elaine

    Viajei pela TACA pa NY, em setembro deste ano (2012) e o que posso dizer é que a viagem foi ótima, com ótimo atendimento por parte dos comissários,e achei a comida muito boa. A princípio estava apreensiva, pois havia lido os comentários aqui, sobre extravio de bagagem, desconforto das poltronas e problemas no Check-in, mas tive sorte pois nada disso aconteceu, paguei muito barato pelas passagens, o que foi bom pois pude gastar mais em NY. Com certeza se eu fizer outras viagens em que os destinos estão na rota da TACA, não hesitarei em voar novamente com ela.

  • André

    A Taca foi a pior experiência aérea da minha vida! Já tinha passado por outros problemas anteriormente, com outras cias. aéreas, como atrasos de voos, mudanças de rotas, etc. Mas o que vivenciei com a Taca foi uma falta de respeito tremenda com o consumidor. Planejei uma viagem com dois amigos desde agosto/2012 para Cartagena. No dia 15 de novembro/2012, ao chegarmos com duas horas de antecedência do embarque no Galeão, fomos informados pela atendente, com a maior cara de pau, que não havia mais acentos no voo para Lima. Segundo ela, houve uma "reconfiguração" do sistema e todas as marcações de poltronas foram perdidas. Com isso, a cia. aérea priorizou, erradamente, os passageiros que tinham feito o web check-in. Isso não existe! Ninguém pode fazer o web check-in em um assento que estava reservado em minha passagem há mais de 3 meses. O web check-in não é um procedimento obrigatório! Conclusão: mais de 20 passageiros que chegarão depois de mim no aeroporto embarcaram no voo, inclusive dois despacharam a bagagem às 6h30, sendo que o voo saía às 6h50. Mais de 15 pessoas não conseguiram embarcar e as opções dadas foram absurdas. Para mim e meus amigos foi proposto: pegar um voo 11h pela Tam até SP. Depois 21h um voo até Lima, pela Lan. No outro dia pela manhã, pegaríamos mais dois voos pela Avianca, com conexão em Bogotá, chegando em Cartagena, às 18h do outro dia. Ou seja, chegaríamos ao nosso roteiro mais de 24 horas depois do programado. Isso se realmente conseguíssemos pegar todos os voos, pois sinceramente não tive nenhuma confiança. Além é claro do receio da bagagem. Quem me garantiria que depois de 4 voos, com 3 cias aéreas diferentes, as malas chegariam ao destino? Segundo a atendente do Galeão, o oversale (a nova forma politicamente correta de chamar overbooking) ocorre diariamente no balcão da Taca. No dia 15 de novembro, a quantidade de pessoas prejudicas foi maior em função do feriados. Ou seja, porque a Taca continua então a operar voos saindo do Rio de Janeiro se não garante os lugares comprados pelos passageiros? Mesmo que seja uma opção mais barata de voo, não recomendo a Taca para ninguém. Agora, estou em busca dos meus direitos como consumidor, pois tudo que eu quero é a restituição de todo o investimento que tive nesse pacote para Cartagena, tão planejado e sonhado. Taca nunca mais, com toda a certeza!

    • André França

      Existe sim colega, hoje em dia que faz web check in embarca no voo, mesmo chegando depois de quem não fez, mas tem um perigo, fez web check in e perdeu o voo, perde a passagem, aconteceu comigo em Dubai.

  • Roberto Valle

    Na ida, foi cerca de 1 hora. As malas chegaram juntos, porém a imigração foi demorada devio à quantidade de pessoas, só isso. Chegou tudo certo, sem nenhuma quebra ou problema.

  • Roberto Valle

    Como disse antes, cerca de 1 hora. Toda a bagagem chegou certinha.

  • Letícia

    Voei de Taca no final de 2011 quando fui para Cancún ( fiz o trecho Rio Lima e Cidade do México ) pela cia e não tive nenhum problema, mesmo lendo alguns relatos de transtornos arrisquei e adorei! As aeronaves em que viajei estavam muito limpas, comissários simpáticos e atentos e a comida também foi boa, o único incômodo realmente foi o fato dos funcionários falarem apenas em espanhol e inglês, tanto que recomendei para meus amigos que foram para Miami, mas na American Airlines já viajei com todos falando apenas em inglês, então acabou que isso tiramos de letra. Agora, irei para Lima e Santiago e optei pela mesma cia, mas lendo esses relatos vejo que os problemas com extravio continuam fiquei preocupada, será minha segunda vez com a empresa, mas estou mais apreensiva que na primeira vez. Espero que tudo dê certo!

  • Jefferson Hertz Bati

    Caracas to com medo !. tenho uma viagem marcada pro mês que vem GRUXLIMA LIMAX MIA e to meio confuso ainda a respeito da tal taxa que deve ser paga mesmo para conexões . vou ficar menos de 1h30 no aeroporto e não acho justo pagar 35 dolares

  • Augusto

    Concordo otima compania, uma grata supresa em 2011.

  • Raquel

    Ola, poderiam me informar se é necessário apresentear o passaporte na hora do embarque para cusco? Se só o Rg resolve?

  • Normelio Dengo

    Viajei com a família – casal e duas filhas – pela TACA para Nova York a partir de Porto Alegre – RS, em jan/10. Faço questão de deixar aqui meu depoimento: só tenho elogios à TACA: excelente serviço, pontual. Podem viajar tranquilos! Além de minha boa impressão quero registrar o que segue: depois de um mês nos EUA, ao retornar à NY desde Las Vegas, por outra companhia americana, o aeroporto JFK estava parcialmente encoberto de neve, esperamos dentro do avião mais de uma hora para a aeronave encostar no terminal, muito vôos cancelados em função da forte nevasca, ou seja o vôo atrasou muito. Apresentamo-nos no balcão da TACA minutos após o fechamento do nosso vôo, – repito a TACA não tinha culpa pelo nosso atraso, já que o vôo interno foi por outra cia. -, mesmo assim os funcionários da TACA nos embarcaram no dia seguinte SEM CUSTO!. Custou-nos uma noite no aeroporto, porém não perdemos as 4 passagens de retorno.Agradeço ao pessoal da TACA que soube me apoiar num momento de muita tensão.

  • Bruna Félix Locks

    Olá,

    Alguém aqui já ficou muito tempo em conexão em El Salvador?
    Estou indo para NY no dia 01/02 e tenho 6 horas de conexão lá, gostaria de saber se vale a pena sair do aeroporto e quais atrações são recomendadas.

  • JULIANA VIEIRA

    NUNCA OUVI FALAR NESSA COMPANHIA, CONFESSO QUE FIQUEI SURPRESA, VIAJEI EM 2013 COM MINHAS 2 FILHAS E FIQUEI BASTANTE SATISFEITA, RECOMENDO!

  • Juliana Vieira

    Não conhecia essa companhia aérea, viajei 2013 com minhas filhas e confesso que me surpreendi, pontualidade, atenção!

  • Mateus

    Fui para NY voando TACA e LACSA, saindo de Guarulhos e passando por Lima, El Salvador e San José, Costa Rica (passagem barata com um monte de conexões). Adorei a viagem! Poltronas espaçosas, bom serviço de bordo, pessoal simpático e aquele gostinho de viagem informal, cabine animada. Repetiria sem dúvida alguma

  • André França

    Voei com eles, econômica e business, e sempre gostei deles, acho a tripulação bem simpática, as vezes são até muito atiradinhos, mas enfim… aeronaves eram boas, agora que eles viraram Avianca, não sei como ficou.

  • luciana

    que bom saber que a Taca é uma cia, ja estava preocupada e ate pensando em pagar mais caro e ir de copa.

  • Oi Luciana, a Taca deixou de existir, agora ela é parte da Avianca. uma ótima companhia