Avaliação da Swiss

Leonardo Marques 3 · abril · 2012

A Swiss International Airlines é a maior companhia aérea da Suíça e figura sempre na lista das melhores companhias aéreas da Europa. Com voos diários de São Paulo a Zurique, ela oferece conexões para 48 destinos europeus. No mundo todo, a companhia opera  72 destinos em 39 países entre Europa, Oriente Médio, Ásia, África e Américas, com uma moderna frota de 88 aeronaves. Parte do grupo Lufthansa, a companhia é membro da aliança global Star Alliance, permitindo o acúmulo de milhas no programa Miles&More ou em programas de dezenas de companhias parceiras.O leitor Ricardo Sartorelli foi conferir de perto os atributos da empresa e ficou bastante satisfeito com seus serviços – da cordialidade e atenção da tripulação aos saborosos chocolates suíços servidos em todos os voos. Acompanhe a avaliação detalhada que ele fez de sua viagem com exclusividade para os leitores do Melhores Destinos:

No final do ano 2011 estava acompanhando todas as promoções de passagens aéreas aqui pelo Melhores Destinos e babando com cada uma que surgia. Uma melhor que a outra.

Além de acompanhar por aqui costumo sempre dar uma pesquisada a mais
pelos sites Decolar, Submarino Viagens e
Rumbo, sempre em busca de alguma outra promoção que porventura tenha passado despercebida.

No início de dezembro vi alguns posts sobre promoções para Europa aqui pelo site e iniciei minhas pesquisas, já que entraria de férias junto com o carnaval.

Pensei comigo: já que posso viajar a partir de 17/02/2012 a noite começarei por esta data e o retorno em 10/03/2012, destino: Milão, na Itália, onde começaria um grande tour de norte a sul do país.

Para sair daqui em 17 ou 18 de fevereiro os preços estavam uma verdadeira fábula,  por ser início de carnaval, com as menores tarifas a partir de R$ 2.100 sem as taxas de embarque. Dei preferência para partir do Brasil em 19/02 e retorno, a princípio, em 07/03, o menor preço era TAM, num voo direto de Guarulhos a Milão. Preço: R$ 1.720 com as taxas de embarque inclusas.

Resolvi procurar nos sites mencionados acima e encontrei a menor tarifa pela Swiss International Airlines por R$ 1.744, já com as taxas inclusas e justamente nas datas que eu queria: ida em 19/02 e retorno em 10/03, chegando ao Brasil na manhã do dia seguinte. Não hesitei e comprei pois já havia voado pela Swiss em 2004 e a companhia é excelente, além da oportunidade de dar uma voltinha pelo centro de Zurich, onde é o hub da empresa.

Chegou o grande dia, tudo planejado e pronto para viajar. Fui para o aeroporto de Cumbica já com o check-in feito pela web. O voo partiria as 20h30, cheguei ao aeroporto às 17h20, horário com boa folga para os procedimentos, por se tratar de um voo internacional.

Como fiz o web check-in fui direto à fila de despacho das bagagens. Havia um balcão para atendimento First Class, dois balcões para atendimento Business Class, um balcão para atendimento Web Check-In e três balcões para atendimento Economy, este último, naquele momento, operando com apenas um balcão, devido a ter poucos passageiros naquela hora.

Fui chamado às 17h27: 7 minutos de espera para ser atendido. O despacho foi realizado em quatro minutos, sendo liberado as 17h31. Achei bem rápido e a atendente foi muito simpática. Brincando comigo me
perguntava indignada porquê eu não iria parar na Suíça, que eu não sabia o que estava perdendo…
As bagagens foram despachadas diretamente para Milão.

Nota: 9

Embarque

Cheguei ao portão de embarque faltando uma hora para início do procedimento e escutei meu nome sendo anunciado no sistema de som. Fui ver o que era e, para a minha surpresa, era a mesma simpática garota que
despachou as minhas bagagens querendo me fazer uma proposta.

Primeiro pensei comigo: deu overbooking e irá me oferecer para ir no dia seguinte. Para minha surpresa ainda maior, ela disse que precisava colocar uma família inteira na fileira em que eu estava e o meu assento resolveria o problema. Para isso, ela estava me oferecendo outra poltrona, trocando do 31A para 30K,que era uma janela na saída de emergência. Aceitei de imediato e agradeci imensamente, pois tenho 1,88 m de altura e seria bem mais confortável para um voo noturno com 11h30 de duração.

O embarque foi iniciado pontualmente as 19h45. O embarque foi concluído em tempo para o horário programado para partida, as portas foram fechadas às 20h27 e o atraso de 5 minutos se deu pela chegada do “push back” (o veículo que arrasta o avião para trás).

Aeronave

O equipamento utilizado pela Swiss para realizar os voos entre Zurich e São Paulo (LX0093) é o Airbus A340-300, que eu calculo ter de 9 a 12 anos de operação. Ao se falar de aviões, é praticamente nova. Ao embarcar já se encontravam à nossa disposição, nas poltronas manta, travesseiro e fones de ouvidos.

A aeronave estava bem conservada e limpa. O avião tem 8 poltronas por fileira, na configuração 2-4-2. Como disse anteriormente, não tive problemas na ida com o espaço pois estava numa generosa saída de emergência e podia sair de meu assento, já que estava na janela, sem incomodar o passageiro ao meu lado.

Sistema de entretenimento

A Swiss oferece sistema de entretenimento “on demand”, com várias opções de filmes, músicas, rádio e jogos, além de sistema para acompanhar o voo com câmera frontal, câmera abaixo do avião e o mapa para localizar por onde estávamos passando, com informações de velocidade, altitude, tempo restante de voo, horário local, horário no destino, temperatura externa, temperatura no destino e horário do pouso.

Filmes encontrei poucas opções em português, a maioria era em inglês, alemão, francês e italiano. Havia também filmes com legendas em chinês. Na ida optei por ouvir o CD da Adele e depois nas informações do voo,
coloquei meu iPod no ouvido e dormi.

Nota 8

Serviço de bordo

Aqui acredito que merece um destaque a tripulação. De todas as companhias que já utilizei em minha vida, os tripulantes da Swiss se destacam pela presteza, simpatia e agilidade. A tripulação não é composta de pessoas novas, são profissionais experientes com uma idade média de 40 a 45 anos.

Como muitos devem já ser pais de família, eles têm uma atenção inacreditável com crianças e principalmente bebês, sempre verificando se a mamãe e o bebê necessitam de mais alguma coisa. Tiro o meu chapéu
para os quatro voos que peguei entre ida e volta para Milão com o pessoal da Swiss, a atenção deles foi sensacional em todos os trechos.

A tripulação da Swiss se esforça para falar português, a maioria deles fala o básico para um atendimento de voo. As instruções foram transmitidas pelo sistema de entretenimento em inglês, alemão e francês e depois repetidas por uma comissária que falava português e estava atendendo a First Class (apenas nos voos entre Brasil e Suíça e vice-versa).

Acredito que nestes voos para o Brasil a Swiss sempre tenha ao menos um membro da tripulação que seja brasileiro, pois tanto na ida quanto na volta havia um. Da cabine de comando, somente eram dadas informações em inglês, francês e alemão.

Nota: 9

Refeições

Logo após a decolagem foi servido um pacote de biscoito salgado com bebida, tendo à disposição refrigerante, suco, água, cerveja, vinho tinto e branco. Depois de uma hora de voo foi servido o jantar: massa recheada com queijo, abobrinha, salada, pão, Polenghinho e novamente as bebidas. Sobremesa: bombocado. Detalhe que chamou atenção: garfo de metal e faca de plástico. A refeição estava muito boa. Após o jantar foi servido café.

Antes de iniciar o serviço de café da manhã, foi distribuído toalhas umedecidas e quentes para higiene. Duas horas antes do pouso foi servido o café da manhã, tendo no cardápio croissant, suco de laranja, iogurte de morango, geleia, margarina, requeijão, café e leite para quem quisesse incrementar o café e queijo gruyère.

Antes do pouso foi distribuído chocolate suíço aos passageiros.

Curiosidades

O pouso em Zurich ocorreu as 11h01. Lá eu fiz uma conexão de seis horas. Por que este tempo todo? Eu optei por este período para poder ir até o centro de Zurich conhecer um pouco da cidade, que é linda, muito limpa e organizada.

A Suíça está sempre surpreendendo. Ao sair do aeroporto, um policial federal quis passar minha mochila pelo raio x e revistá-la, me perguntou de onde eu vinha e quando respondi que era do Brasil, para minha surpresa ele começou a falar em português comigo, mesmo que bem enrolado pelo carregado sotaque alemão.

Conexão para Milão

De volta ao aeroporto de Zurich, hora de pegar o voo para Milão (LX1636). Localizei o meu portão de embarque e me dirigi diretamente para lá, passando por várias esteiras rolantes. A chamada para o embarque remoto estava programado para iniciar às 17h20, iniciando somente 10 minutos depois, ou seja, às 17h30.

Mesmo com este atraso, pelo voo ser realizado em uma aeronave pequena, um britânico AVRO RJ100, que era da Swiss Army, e pelo baixo número de passageiros a pegar este voo, tudo ocorreu dentro do tempo previsto
para início da partida.

O avião começou a se movimentar pela pista exatamente no horário programado, às 17h45min. O aeroporto é bem grande e tivemos que rodar bastante para chegar à cabeceira da pista. Porém quando lá chegamos
ainda ficamos um bom tempo aguardando autorização para decolagem, que ocorreu somente às 18h10min. Segundo informou o piloto, ao se desculpar, o problema foi o tráfego um pouco intenso.

O pouso em Milão ocorreu as 18h50min, 10 minutos depois do previsto. A aeronave é pequena mas até que é confortável. As poltronas são na configuração 2-3, com divisão da aeronave em Business e Economy, diferenciado apenas pelo tipo de serviço, pois o espaço entre as poltronas é o mesmo nas duas classes.

A tripulação foi simpática. Neste voo foi servido apenas bebidas, tendo à disposição chá, café, refrigerante, suco ou vinho. Antes do pouso a tripulação ofereceu o tradicional chocolate suíço aos passageiros.

Retorno ao Brasil

Cheguei ao aeroporto de Milão (Malpensa) às 19h20. O voo LX1637 para Zurich estava programado para as 20h40. Eu tinha pouco tempo para fazer o check-in e despachar as bagagens para o Brasil. Estava
praticamente em pânico por causa do horário, mas quando cheguei ao balcão da Swiss não havia qualquer outro passageiro na frente, apenas duas atendentes aguardando.

O check-in foi efetuado em menos de três minutos e as bagagens despachadas diretamente para retirada no Brasil. Na chamada para o embarque, que ocorreu as 20h10, havia menos de 30 passageiros, foi muito rápido e a partida se deu exatamente às 20h40, como programado.

A aeronave era um AVRO RJ100 com interior bem novo. A decolagem ocorreu às 20h48, pois o aeroporto também é bem grande. No voo foi servido apenas bebidas, tais como vinho, suco, refrigerante, água e café. Antes do pouso também foi distribuído chocolate suíço.

O início da descida começou as 21h05 e o pouso às 21h23. Destaque para a atenção e simpatia dos dois comissários presentes no voo, um homem e uma mulher.
Conexão em Zurich

A conexão foi bem tranquila pois neste horário são operados  poucos voos naquele aeroporto. Ao trocar de terminal o E, onde são operadas as grandes rotas internacionais, mais uma surpresa no balcão da polícia de imigração, que nada perguntou e ainda recebi um agradecimento em sonoro português. Parabéns à Suíça pela receptividade e atenção com os estrangeiros.

O início do embarque do voo LX0092 se deu às 22h10 e pelo pouco tempo que havia para acomodar aquele monte de passageiros num Airbuss A340-300 pensei comigo: vai atrasar e muito.

Acreditem: o voo partiu sem atrasos. O motivo é que a checagem do cartão de embarque e documento é realizada num balcão antes do portão de embarque. Como funciona: o passageiro se apresenta neste primeiro
balcão com cartão e passaporte, o agente efetua a conferência e bate um carimbo com numeração sequencial que já serve de controle do número de pessoas que se apresentaram no portão. A partir daí é só se dirigir à fila de embarque e apresentar o cartão no portão onde o mesmo é passado no leitor de código de barras e embarcar.

Por incrível que pareça, em 30 minutos da abertura do portão, TODOS os passageiros estavam acomodados e aeronave partindo. A partida ocorreu as 22h40. A decolagem as 22h50.

Nota: 10

Serviço de bordo

Uma hora após a decolagem foi servido o jantar: espaguete ao brócolis com frango, pão, bebidas (vinho, água, suco, refrigerante e café). Depois foi servida mais uma rodada de bebidas. Neste voo os talheres foram de metal.

Outro destaque: os comissários passavam a cada 10 minutos exatos nos corredores da aeronave oferecendo água aos passageiros.

Duas horas antes do pouso foi servido o café da manhã, tendo no cardápio pão salgado, croissant, suco de laranja, café, requeijão, manteiga e queijo Gruyère. Após o café da manhã foi distribuído chocolate suíço.

Pouso: 6h22 – 28 minutos antes do previsto. A tripulação deste voo, tal como nos outros foi muito simpática.

Nota: 8

Aprovo totalmente os serviços prestados pela Swiss. Gostei muito da agilidade nos atendimentos prestados, destacando a cordialidade e simpatia tanto do pessoal de solo no Brasil, em Milão e na Suíça. Outro destaque é a prontidão e atenção dispensada pela equipe de voo. Em todos os trechos que utilizei, a tripulação foi impecável, dando toda assistência aos clientes, estejam eles em qualquer classe. Merecem maior destaque ainda os passageiros que tinham crianças nos voos – os comissários cuidavam deles como se fossem filhos, dando atenção especial às mães e filhos. Acredito que um ponto de melhoria possa ser a aeronave, pois apesar de novas, cerca de dez anos de uso aparentemente, creio que possam ser renovadas, mas não tenho queixas pois as mesmas são muito boas e com bom espaço para as pernas na classe econômica.

Aproveitem quando acharem uma promoção, pois a Swiss é uma ótima empresa e vale a pena voar com ela. Com certeza pretendo voltar a utilizar seus serviços. Minha nota final para a Swiss é 8, pois não tive qualquer problema nos quatro voos utilizados e a imigração na Suíça (hub da empresa) para se ter acesso a Europa é tranquila demais.

Veja as fotos dos voos:

Agradecemos ao Ricardo pelo ótimo relato detalhado de sua viagem com a Swiss, que certamente será importante para outros leitores que pretendem voar com a empresa. E você? Já viajou com a Swiss? Deixe sua impressão nos comentários abaixo! Se fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato com a gente pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você  pode conferir todas as avaliações publicadas neste post.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Guilherme Ortale

Ouso discordar. Espero que o A340 continue por muitos anos voando na Swiss e Lufthansa. O avião é maravilhoso, voa suave como um pássaro. E a cidade de Zurich realmente é linda. Mesmo com uma garoa e no frio, eu passei o dia lá e adorei. Tudo perfeito lá.

Uma coisa que me chamou atenção foi que os taxistas são em geral senhores de mais de 60 anos dirigindo Taxis Mercedes que aqui custam mais de R$ 200.000,00 🙂 !!!

To ficando bom nesse negócio de ser o primeiro a comentar, hehehe !!!

• Mari

Dica: Acabei de encontrar Manaus – Miami pela TAM por R$1.155 pra junho (ida dia 20 e volta 26)!! O preço está ótimo, desde o ano passado que a TAM não baixava de 2 mil reais esse trecho!!

• Thiago Machado

Já voei duas vezes pela Swiss, e recomendo sempre!

Empresa excelente e profissionais atenciosos e cordiais!

O Aeroporte de Zurique é tranquilo e muito organizado!!

Parabéns pelo Relato!

• Bruno

Descrição sensacional. obrigado.

• Ricardo Rocha

meu primeiro voo para a Europa foi pela Swiss, quando ainda era Swissair. foi há 11 anos atrás.

foi o melhor serviço de bordo que tive em todos os vôos para o exterior. durante toda a noite os comissários passavam oferecendo guloseimas (croissant) para quem não estivesse conseguindo dormir.

muito pode ter mudado de lá para cá, mas a gentileza dos comissários daquele vôo nunca foi superada.

• Aloisio

Olá Ricardo,

Rica a sua informação, parabéns.

Gostaria mais, de saber quanto ao seu tour pela Italia: o que fez, onde foi, onde ficou… tudo aquilo que um turista gosta de saber, inclusive e principalmente: preços. Quanto a isso fico muito à vontade pois me dei conta que até os E$ e US$ pechincham aqui no Brasil. Tenho assitido isso nas viagens ao nordeste.

desde já, obrigado e um abraço.

amrogerio@oi.com.br

• Dolly

Nunca viajei pela Swiss, mas eu viajei a Europa no ano passado pela KLM e Air France. Tambem me surpreendi com o bom atendimento e cordialidade dos atendimento de bordo, bom sistema de entretinimento (igual ao relatado nesse post) e boa refeiçao, tambem com direito a vinho tinto ou branco e cerveja Heineken. Só faltou os talheres de metal e o chocolate suiço!

Não me atentei aos horario e atrasos dos voos qndo viajei, mas nao lembro de grandes problemas em relaçao a isso.

• nelson

Mentira, a Swiss foi a pior companhia que já voei.

– eles colocam o ar condicionado o mais frio possivel. Parece que a intenção é deixar o passageiro sem congelado para que ele não saia do seu assento.

– Os atendentes somente consegue dar respostas monosilabicas.

– as conexões em Zurich, são muito longas, algumas com mais de 3 horas de espera.

– Viajei mais de 10X na swiss, sempre foi da mesma forma. Mas a ultima vez foi a gota d´agua….

– Pedir na reserva, o uso do bassinet, tanto na ida como na volta. Na ida, funcionou tudo ok, mesmo naquele avião apertado que eles têm para um voo transcontinental.

Agora na volta, deram o bassinet para outra pessoa, e não contente ainda mudaram nosso assento. Eu e a minha mulher com um bebê de 5 meses. Não tinha nem como acomodar a criança, e nem no chão foi possivel. Até o comandante foi falar comigo, mas não aceitei as desculpas, porque não tinha espaço nem para movimentar as pernas. A minha sorte que eu falo françes, porque uma das aeromoças se recusava ou fazia de conta que não estava entendendo o que a minha mulher estava falando.

Swiss, NUNCA MAIS !!!!!!

• nelson

Tenho inumeras fotos que provam a situação vivida.

Resta saber se o moderador vai aceitar comentários contrários a swiss.

• Denis Martins

Nelson, nós não temos problemas em publicar críticas sobre qualquer empresa, fique à vontade, pois o espaço é justamente para isso (leia as avaliações da Iberia e TAP e vai comprovar).
      Mas uma coisa eu tenho que ressaltar: o fato de você não gostar da Swiss não torna a avaliação de outro leitor uma "mentira" como você disse. Respeite a opinião dele, mesmo que seja contrária à sua, ok? Um abraço!

• Thiago Castro

Uma coisa q eu não entendo é pq tanta gente tem colocado suas opiniões e experiências de forma tão grosseira e sem bom senso.

Pq o MD não aceitaria críticas à Swiss? Faz sentido isso?

• nelson

Sem contar o inumeros "professionais" da profissão mais antiga do mundo que por alto, chega a mais de 15% dos usuários.

Só quem realmente já viajou de swiss pode confirmar a veracidade.

• Thiago Castro

Ótimo relato!! Sempre quis voar pela Swiss mas ainda não encontrei promoções por ela. Normalmente os preços estão um pouco mais altos. Mas fica no radar!!

E a menina do balcão não estava mentindo. A Suiça é um país lindo demais!!! Estive lá em fevereiro e vale super a pena. Com certeza voltarei!!!

Só não entendi um ponto. Como é que vc, estando na janela, conseguia sair do seu assento sem incomodar o cara do seu lado??

"não tive problemas na ida com o espaço pois estava numa generosa saída de emergência e podia sair de meu assento, já que estava na janela, sem incomodar o passageiro ao meu lado."

• nelson

E para finalizar meu comentário, se é que ele vai aparecer.

Um A340 para um voo de 9 horas a 11 horas ?

Ele serve para um voo na america latina, dá para aguentar até umas 6 horas neste avião apertado. Mas o a340 não serve para um voo tão longo, a menos que você seja pequeno e de baixa estatura.

Até um 737-700 seria mais adequado que ele.

• Thiago Castro

737-700??? Fala sério!! Acho melhor vc voar apenas de Emirates agora…boa sorte na proxima.

• nelson

4 vez…2 para doha e 2 até taipei.

• Guilherme Ortale

Tá de brincadeira né ? 737 ?

Voei de A340 em Janeiro, fiz até uma avaliação da lufthansa (mesmo grupo que swiss) aqui para o site e os assentos não são da forma que você está dizendo. Estão na média das outras Cias, aliás bem melhor que no 747.

Agora 737 é tortura pra qualquer vôo com mais de 3 horas.

Você está bravo com Cia e ai está botando defeito em tudo.

Aliás, você então gosta de sofrer já que disse que já viajou mais de 10 vezes de Swiss ????, sendo que nas mesmíssimas rotas que ela opera tem pelo menos umas 5 cias aéreas concorrente.

• Voei com eles em 2001..faz tempo, mas vejo que eles continuam uma empresa de ponta.

• Rodrigo Jorge

Muito bom o relato, parabéns.

No entanto vale destaque para a Air Canada. Viajei de São Paulo para Tóquio com conexão em Toronto e foi a melhor companhia que já voei. Tudo de primeira qualidade.

[]'s

Rodrigo

• nelson

Faz, até 2 anos atrás, muitos comentário com criticas não eram colocados.

È so olhar antigos posts ( antes de 2011) e/ou comentários no fb, twitter e outros sites de viagem, que md.com.br não estavam deixando colocar criticas.

• Denis Martins

Nelson, tenho que discordar: sempre aprovamos comentários com críticas! Olhe no arquivo do site: desde o princípio o Leonardo sempre manteve o MD o mais democrático possível.

• Ricardo Sartorelli

Guilherme, em nenhum momento disse sobre retirar de operação os A340 da Swiss. Elas são muito boas e com boa manutenção. Só achei que os assentos estão se deteriorando um pouco mas nada que incomode.

• nelson

Compra corporativa, fui obrigado a viajar de swiss. E a minha viagem, foi usando os pontos, justamente por causa das viagem.

a configuração que a swiss usa nos assentos é o mais apertado possivel. A mesma coisa que a United fez durante anos.

Pegar um a340, apertado, para fazer a mesma coisa que um MD11 é o fim da picada. Pegar um a340 lotado é pior que um fokker 100. Nesta viagem, tanto na ida como na volta, estava lotado.

• Ricardo Sartorelli

Ricardo, algumas coisas realmente mudaram, quando viajei em 2004 realmente haviam guloseimas o tempo todo e quando quisesse um chocolate suíço extra era só ir na parte traseira da aeronave que lá havia um cesto com os chocolates a disposição.

Mas mesmo assim o serviço continua bom. Como disse, a cada 10 minutos um comissário rodava os corredores da aenonave com uma garrafa de água e copos descartáveis para quem desejasse.

Aloísio,

Comecei meu tour na Itália por Milão, bela cidade e que vale a pena ficar um ou dois dias no máximo. Inclusive consegui assistir show de ópera no Alla Scalla por 25 euros, comprado na hora com cambista, mas se passar antes na bilheteria, durante o dia, conseguirá comprar ingresso por 12 euros para o mais importante teatro de ópera do mundo.

Sequência das cidades depois de Milão:

Desenzano del Garda (Lago di Garda)

Verona

Padova

Venezia

Firenze (em português Florença)

Assisi

Roma

Amalfi

Taormina

Reggio di Calabria

Nestas cidades optei por ficar em Hostel em Milão e Florença. Nas demais cidades fiquei em hotéis que achei através do Hotéis.com

Lá tem como dar uma pechinchada nos preços nas lojas de roupas, consegui algum desconto, nos demais estabelecimentos nada consegui.

Comi em bons restaurantes na Itália gastando por refeição no máximo 15 euros inclusos uma taça de vinho e uma garrafa de água.

O povo italiano achei muito simpático também, não tive problemas… Qualquer outra dúvida fique a vontade para perguntar.

Abraço.

• Jonathan

Nelson, fala sério. Você trabalha no programa Silvio Santos? Você quer me dizer que a configuração de assentos 3-3 de um B737-700 é mais confortável que a 2-4-2 de um A340. Ou é pegadinha ou você está confundindo o A340 com o A320.

• Ricardo Sartorelli

Nelson, o que relatei não é mentira, mas também não duvido que tenha passado por esta situação.

Eu presenciei muita atenção por parte dos comissários, principalmente com as pessoas que tinham bebês a bordo.

Temperatura dentro da aeronave para mim estava agradável, como também haviam passageiros reclamando que estava frio e outra reclamando que estava muito quente… Acho isso relativo, pra mim estava agradável, para outros não.

As conexões você pode verificar no site antes de comprar as passagens, ou seja, você não foi pego de surpresa com uma conexão de três horas.

Eu poderia ter feito minha conexão para Milão em 45 minutos do pouso deste vôo do Brasil, mas EU escolhi uma de 6 horas para ir visitar o centro de Zurich.

• Ricardo

Denis, se quiser apelar diga: "Leia os comentarios da Aerolineas Argentina" rss..

Parabens Ricardo pelo relato..

Sobre o que você disse: "Acredito que nestes voos para o Brasil a Swiss sempre tenha ao menos um membro da tripulação que seja brasileiro, pois tanto na ida quanto na volta havia um."

Conversei uma vez com uma aeromoça portuguesa que me disse que isso era uma regra da infraero. Nao precisa ser brasileiro, mas precisa ter pelo menos uma pessoa na tripulação que fale portugues.

• Ricardo Sartorelli

Realmente, os profissionais dos quatro vôos que utilizei não são jovens… Foi realmente a tripulação de maior idade que já vi, mas achei muito atenciosos, mais que os de nossas companhias brasileiras.

• titobosco

É verdade Thiago,o pessoal ta criticando pq nao tem promocao para Troboslavia do Norte x Sao Paulo, quanto mais falarem da Swiss.

• Ricardo Sartorelli

Thiago, a frente de minhas pernas havia mais de um metro de espaço… Eu pude sair no momento que quisesse pois havia espaço de sobra…

• Angélica

Só não entendi porque tantas notas "8"… o que fez a cia perder pontos?

Nelson,

Agora você disse uma coisa que terei de discordar.

Tenho 1m88 de altura e voltei confortavelmente no meu assento. Na volta não fiquei na saída de emergência, como na ida, havia uma poltrona a minha frente e me acomodei muito bem… Não raspava meu joelho na poltrona da frente e conseguia esticar perfeitamente minhas pernas por debaixo da poltrona que ficava a minha frente…

• Livia

Se correu tudo tão bem, não entendi a razão da nota 8. Sempre ouço elogios em relação à swiss, uma pena não terem voo para o Rio.

• Giselle Gomes

Rapaz, pelo relato do nosso amigo Ricardo que foi detalhado, muito bom pra quem não conhece a empresa, eu daria 10 a Swiss por tudo que ele relatou. E concordo plenamente quando ele mencionou a organização do aeroporto e da cidade de Zurique que realmente é linda.

• Gilberto Souza

Esse nelson eh mto babaca

• Adorei o relato! Quer dizer, adoro todos. Estou tentando enviar da Volaris (México) e da TAME (Equador), mas não consigo contato.

Obrigado

• Marcelo Nannini

Eu já fui para Stutgart de Swiss, achei o serviço ótimo, sem restrição de bebida, atendimento e cordialidade excelente.

Voaria mais vezes com a Swiss tranquilamente.

Minha viagem foi em dez/10.

Obrigada pela atenção,

• Schalke

Eu também tive a mesma dúvida… Li o relato inteiro e não houve nenhuma crítica, em que a companhia perdeu 2 pontos???

Ricardo,

Obrigado pelo esclarecimento, não sabia dessa necessidade. Acho totalmente coerente.

Angélica,

Sempre há algo mínimo que pode retirar a nota de algo, por menor que seja.

Foi tudo muito bom, porém não considero que seja 10.

• nelson

A320 com configuração 2-4-2 ??? Isto existe ? que eu saiba nunca existiu !

Fio, só pode ser A340, assentos em frente a instalação do segundo bassinet.

Só que eles empurarram todas os assentos para frente, provavelmente para colocar mais assentos.

Então você fica sentado, a ponta do pé está praticamente encostada na parede da frente. E quem está no meio das fileiras, o assento só recostava um ponto.

E não foi a unica vez que peguei voo da swiss com esta configuração de assento. Que eles usam a configuração maxima de assento possiveis no a340. Conforto só se dormir no banheiro.

Como deixei de viajar com eles, prefiro encarar a Iberia, para não ter que ir até frankfurt. Talvez a swiss tenham mudado a configuração dos assentos pelas reclamações recebidas.

• nelson

well..me expressei mal. Não falei da tripulação.

Passageiros, homens gls, vestido a caracter. Nada contra, mas como quase todos são grandes, é o a340 ficava menor ainda.

• Gilberto P Filho

Ricardo acho que vc não entendeu o que foi dito, eu também não havia entendido porque tive que ler umas 3 vezes, ele está querendo dizer que o voo era frequentado por (profissionais da profissão mais antiga do mundo) prostitutas (os) em um percentual de 15%… não sei como uma pessoa consegue identificá-las (os) pela aparência sem correr o sério risco de cometer um grande erro de julgamento. Uma pena realmente alguém tentar menosprezar o trabalho alheio com comentários tão pequenos e preconceituosos. Ricardo o seu relato está impecável com fotos e mostra sua dedicação e bom senso. Espero que vc continue fazendo excelentes viagens e traga sempre relatos impecáveis como este. Nunca viajei pela Swiss mas não exitarei em fazê-lo graças a sua fiel descrição. Parabéns!

Ricardo enquanto eu escrevia o Sr. tentou explicar o que ele havia escrito… acho que ele confunde o público gay (gls para ele tentando ser não preconceituoso)com prostitutos (as) e diz que não tem nada contra, ainda bem, porque se tivesse ter-los-ia colocado para fora do A340. Está explicado!

• nelson

Gilberto, então me diga como escrever "politicamente correto " ???

Tentei escrever sem chocar, mas já que eu não consegui, desculpa fio.

Na proxima, vou consultar antes.

• nelson

Para finalizar a minha critica.

O fato é, para qualquer tipo de passageiro, comum ou frequente, basta uma viagem ruim para ter uma má impressão.

Eu viajei mais de 10x na swiss, então não foi a primeira vez. Ainda devo ter uns 5 aviãozinhos deles em casa.

A baldeação em Zurich sempre foi ruim, de um terminal para outro feito de onibus em alguns casos. Frio e vento de rachar no inverno, sendo que um dos terminais de espera não têm nem um cafeteria até hoje. Mas isto, não têm nada a ver com a swiss.

Talvez eles tenham mudado e/ou se adequado a concorrência nos ultimos 2/3 anos, mas voltar a viajar com eles, só se for de graça.

• Larissa

Muito legal seu relato!

Para mim, a Swiss é a melhor companhia para se voar à Europa.

Certa vez fiz um voo de Estocolmo para Zurique e estava chorando (discretamente) pois tinha acabado de me despedir do meu marido, que iria ficar mais 6 meses na Suécia. Um pouco depois da decolagem, uma comissária muito simpática veio perguntar se estava tudo bem e me entregou vários chocolates suíços!! 🙂

Excesso de Michel télo…

• lucas

Voei pela swiss no carnaval e gostei bastante, porém até agora não consegui pontuar no TAM fidelidade…

• nelson

A320 com configuração 2-4-2 ??? Isto existe ? que eu saiba nunca existiu !

Fio, só pode ser A340, assentos em frente a instalação do segundo bassinet.

Como deixei de viajar com eles – e para não ter que ir até fra via lufthansa – hoje prefiro ir e encarar a Iberia.

• Já sim, mas vou mandar hoje de novo. Obrigado, abraços

• FATIMA

Quero agradecer a todos que aqui deixaram seu relato, e, especialmente ao Ricardo Sartorelli pela gentileza de compartilhar conoco sua experiência com a cia aérea Swiss. Foi esclarecedor para mim e, com certeza, para aqueles que ainda estão formando seu convencimento quanto a qual cia aérea escolher .

• Helio Rodak

A Swiss foi a melhor companhia para que voamos para Europa.

Viagem perfeita, atendimento, ótimos, cardápio e bebidas excelentes. O mais importante, ganhamos as milhas na TAM ( STAR ALLIANCE), enquanto que na TAP nao ganhamos nada.

PRETENDO VOAR NOVAMENTE PELA sWISS.

• Henrique

Depois dessa descrição detalhada dá até vontade de viajar por essa companhia… alguém sabe se os pontos da TAP(star alliance) valem para a Swiss tb?

Valem sim, Henrique!

• Se eu baixar um pouquinho a Asa do Avião de capa da nossa página no Facebook, (http://www.facebook.com/leite.walter)vocês verão que estamos num voo da Swiss. foto eu tirei já nas proximidade de Zurique. Excelente voar com a Swiss, é tudo isso que o Ricardo comenta. Parabéns ao Ricardo.

• Luiz Egidio

Parabéns pela descrição do Ricardo, mas acho que merecia um 9 ou 10.

Voei em várias companhias e a Swiss é uma das melhores.

O Sr. Nelson é um daqueles clientes extremamente exigentes, pelo comentário um tanto arrogante.

Mas quando você trabalha com gente, têm que ter paciência. E paciência é o que não falta à equipe da Swiss.

Pessoal bem treinado, prestativo e educado.

• Ndo

Já viajei pela Swiss e acho uma das melhores cias aéreas do mundo. O aeroporto de Zurique é grande, limpo e mto agradável (padrão suíço)…..a companhia em si eh otima em tudo, gostei mto e sempre recomendo…..

• Daniela Denardi

Viajamos pela Swiss em setembro/2011, tendo como destino final Roma. O atendimento é realmente muito bom desde o aeroporto. Todos os voos contavem com uma comissária falando português. Única ressalva é quanto ao sistema de entretenimento, no voo de ida não havia filmes com legendas em português. Na volta ficamos 3 noite em Zurich, conhecemos Interlaken e Luzerna, adoramos o país. Ah, os chocolates suíços distribuídos no voo são deliciosos (se puder, pegue mais de um!).

• Thiago Castro

hahaha…é verdade Tito. Outro dia reclamaram pq não tinha promoção pra Croácia!! haha

Tb não duvido q tenha havido problema entre ele e a Swiss. Mas 10x é demais!! Deve ter tido uma experiência ruim na primeira vez e aí vc já olha toda viagem com um pé atras.

Tb concordo q foi desnecessário esse comentário dele…

• Thiago Castro

O melhor é ignorar o Nelson. Já entendemos que ele não gosta da Swiss e nada do q tem num avião da Swiss e nunca mais voará nela. Ok. Se eu puder, voaria por ela com certeza.

hahaha

Ok. Tchau.

• Marcos

Péssima companhia! Fui tratado de forma mal educada pelo pessoal de terra da Swiss em Nova Delhi durante um embarque para Paris. Apesar de ter embarcado com apenas uma mala e no mesmo peso da viagem de ida, só consegui embarcar após pagar tarifas de excesso de bagagem. Estou acionando eles na justiça e nunca mais vou voar com essa companhia. Péssimo!

• Ricardo Sartorelli

Nossa, entendi. Reli o que foi escrito. Me desculpe mas ele pelo isto é bom conhecedor tanto destes profissionais quanto de identificar quem é do público GLS.

LAMENTÁVEL, Nelson mas infelizmente você pegou uma birra terrível de uma das melhores companhias aéreas da Europa.

Farei de conta que não li nada disso que ele escreveu.

Nelson,

Aonde você viu escrito A320? Eu não isso em qualquer momento que era A320, camarada.

Utilizei o mesmo A340-300 utilizado por você e disse que viajei com uma poltrona a minha frente e conseguia esticar minhas pernas tranquilamente

Entendi sua intenção.

Lucas, também voei no carnaval e estou com o mesmo problema. Entrei em contato com a TAM e eles me passaram o procedimento a seguir. Bem fácil e rápido. Entra lá no site deles e liga para a central de atendimento.

Pois é, de todos os relatos apenas dois não gostaram da empresa. Tirem suas próprias conclusões.

• Ana Paula

Na minha opniao a melhor companhia em que viajei entre KLM,American Air Lines, Copa, Lan, a SWISS com certeza a melhor!!!

• Cleiton

Ineressante… é ruim e viajou mais de 10x…. interessante…

• William Boscardini

E a gente ali no tópico ao lado discutindo o serviço de bordo da Gol… como é dura a realidade!!

• Fabio

EXcelente relato Ricardo, muito obrigado. Das 3 vezes que fui à Europa fui de TAM, sempre com pontos, tenho muita vontade de voar com outra Cia para poder comparar os serviços e seu relato deu muita água na boca e pontos positivos para a Swiss. Já em relação ao Nelson e o Marcos lembrem-se que nem Jesus Cristo conseguiu agradar à todos!!!

• Aloisio

Muito obrigado, Ricardo.

abraços

• Nelson Godoy

Parabéns pelo relato. Muito completo e detalhado!

• Feliciano Martins

Com toda essa comilança e até chocolate suíço, você deu só nota 8? Não entendi!!

• Fabio Borba

Por favor , vou viajar para a Italia e tenho duas possibilidades boas pela KLM ou Swiss, alguem pode me dizer se eu escolher uma delas é uma boa escolha? Dizem que são do mesmo nivel.

Grato

• Denis Martins

Fábio, as duas são ótimas empresas. Leia as avaliações de ambas aqui no MD e os comentários.

• Franklin Guerra

Nesse post..voçe acompanha um relato e ganha uma viagem pela Swiss..muito bom…leitura e texto..perfeito..o Ricardo é jornalista?..

Feliciano,

Sempre tem algo que pode ser melhorado… Considerei tudo muito bom, mas algumas coisas poderiam ser melhoradas.

Os cobertores achei um pouco desgastados e curtos para uma pessoa de 1m88, se cobria até o ombro descobria os pés… rs

Fabio,

Nunca viajei com a KLM mas é o que o Dênis falou, ela também é ótima e tenho amigos que já viajaram com ela e elogiaram.

Posso falar pela Swiss, acho excelente e foi a segunda vez que viajei com ela.

Hahahaha…

Não Franklin, não sou jornalista, mas sou bem detalhista.

Costumo observar tudo que acontece ao meu redor em todas as minhas viagens…

Uma vez peguei um vôo com um A330 da TAM de Manaus para São Paulo que parecia que o avião iria se despedaçar no ar, muitos rangidos das partes plásticas e barulho de metal que parecia se partir, mas claro que isso não aconteceu, pois estou aqui contando essa história… rs

• Gabi

Comprei uma passagem da Swiss por uma promoção achada aqui no MD. Voei em março e voltei segunda. Gostei muito da companhia, minhas conexões não foram longas, comissários realmente atenciosos, porém, eu dei um azar danado. Na ida E na volta o sistema de entretenimento da minha poltrona não funcionou direito. Mas em ambos os casos, as comissárias me arrumaram outra poltrona, na qual estava tudo funcionado.

E pra finalizar, meu voo era Londres-SP por Zurique, e o voo de Londres para Zurique atrasou mais de hora. A conexão era super apertada, e eu fiquei em pânico de perder o voo para o Brasil.

O avião vindo de Londres acabou pousando no terminal E, de onde saem os voos para fora da Europa, para facilitar para quem estava atrasado para as conexões, o pessoal da Swiss estava me esperando, agilizou a troca da bagagem, e eu e minhas malas embarcamos pro Brasil.

Problemas acontecem, e acho que o diferencial de uma companhia está em como ela os resolve. Nesse caso, ponto pra Swiss!

• Thiago Castro

Parece que estão no mesmo nível mesmo, então vc poderia escolher pelo tempo de conexão ou pela vontade de conhecer Zurique ou Amsterdã num possível stop.

• Luciano Medeiros

Mais de 10 x viajando em uma companhia que só tem problemas??? vc gosta de sofrer hein amigo?? Bem, gostei do relato do Ricardo e na minha o opinião é VERDADEIRO. Fiz o trecho São Paulo – Zurich – Londres-Zurich-São Paulo em 21 de janeiro e 09 de fevereiro de 2012, respectivamente,e tive a mesma impressão sobre a companhia. Serviço mais que satisfatório! Tripulação super eficiente e atenciosa, serviam água durante toda a madrugada, se esforçavam para falar o português, sempre com um sorriso e muita cordialidade. Agora, vamos combinar, gentileza gera gentileza… ninguém é obrigado a aturar passageiro "azedo" e continuar com um sorriso no rosto! Já tinha viajado outras 2 vezes pela Swiss, quando ainda era Swissair (1987 e 1989) nos saudosos MD11, e a impressão que tive agora foi a mesma! Excelente companhia! Gosto também da British Airways e KLM! Mas será que o nosso amigo aí já viajou pela American Airlines para sentir o que é aperto e serviço deficiente?

Caramba! kkkk só rindo mesmo. Tá explicado porque as "comissárias" deram um gelo nesse cara! Ele é muito chato! kkk. E, francamente, pelo relato, modo de se expressar e o português utilizado, não acredito que tenha tanta experiência com companhias internacionais (estou sendo preconceituoso?? kkkkk). Pessoal, a SWISS é realmente uma companhia nota 10!

• Mar

Vc vai ADORAR a Ibéria!!! 🙂

Pela Swiss! É mais rápido,pq a conexão é em Zurich(menos horas de vôo pela proximidade com a Itália).Faço esse roteiro mês que vem! Tinha opções pela Luthfansa e KLM.Optei por Swiss,pq para mim esses vôos intercontinentais são muito cansativos.Então acho interessante encurtar o trajeto…

• Henrique

Nossa! to com o Claiton e o Luciano, depois da segunda decepção embarcar mais 8 vezes na mesma CIA é gostar de sofrer, mas tudo bem não posso falar nada eu sou corinthiano! kkkk

• Paola

Ótimo depoimento! Eu viagem pela Swiss em outubro do ano passado e virei fã de carteirinha! Sempre que for pra Europa vou priorizar essa companhia, o serviço de bordo é ótimo e os aviões confortáveis.. até a comida é gostosa!

• Café

Desculpe Nelson, você deve ter alguma raiva da Swiss por algum motivo e está fazendo comentários que não são verdadeiros. Já viajei várias vezes de Swiss, tenho 1,87m de altura e meu joelho nunca encosta no assento da frente. Ainda sobram uns 2 ou 3 dedos de folga. Consigo movimentar minha perna, dobrar, esticar completamente e ela nunca encosta no assento da frente. Pra quem é alto, recomendo a Swiss sem hesitar.

• Antonio

Também fiz uma viagem de ida e volta (roma/zurique/guarulhos) pela SWISS foi a melhor companhia aérea que eu já voei. A passagem saindo de Roma saiu por 800,00 euro enquanto outras companhia passavam dos 900,00 euro. Os aviões Super limpos e conservados não tem comparação com o teco teco da TAP e nem com os lixos da IBERIA.

Amo e recomendo SWISS…

• bethania

Uma dúvida… com o Ricardo citou que fez conexão de 6 horas e foi conhecer Zurique, queria saber como isso funciona. Tem alguma regra pra poder sair do aeroporto e visitar a cidade, ou todo mundo que faz conexão lá pode fazer isso? Tem a ver com o stopover ou não?

• Felipe Cinquini

Para um cara que diz que já viajou tanto pelo mundo, escrever "baldeação" ao invés de conexão, parece ser um pouco estranho. Acho que ele se sentiria muito à vontade em voar pela Iberia e Ryanair!!

Bethania,

Não sei bem se isso seria um stopover, mas durante sua conexão em Zurich, se houver tempo hábil, poderá sair do aeroporto e dar uma volta pelo centro da cidade, que é muito bonita…

• Igor Fellipe

Fiz essa mesma rota ano passado também só que o meu voo foi em junho,os talheres assim como o garfo que era de metal a faca e a colher também era de metal,algos que me deixo um tanto quanto chocado,porque já havia lido desde 11 de setembro não era permitido talheres de metal em aviões.O serviço de bordo foi impecável,fui muito bem servido,o único problema era que os comissários de bordo da econômica não falam português,mais o empenho delas em entender o que o passageiro quer e adimiravel e logico não cometiam erros!

• Café

Brasileiro não precisa de visto pra Suíça, então se sua conexão for mais longa, dá pra sair do aeroporto e ir passear na cidade. Compre no aeroporto um passe chamado Zurich Card (acho que é isso), que custa uns R$ 35,00 e inclui a passagem de trem ida e volta do aeroporto ao centro da cidade e também qualquer transporte público na cidade entre bondinhos e até barco pra passear no lago de Zurique. Do aeroporto ao centro da cidade leva uns 15 minutos de trem. Pra voltar ao aeroporto não tem erro, basta programar o horário que quer pegar o trem, que nunca atrasa, e voltar pro aeroporto a tempo de pegar sua conexão.

• Daniel

Ricardo, pretendo fazer a mesma conexão que você fez em Zurich (6 horas) e tenho como destino final Roma. No que diz respeito à conexão, você teve que pegar suas malas ou você pegou no seu destino final? Pergunto isso porque você utiizou o seu tempo para conhecer o centro de Zurich e, se pegou as malas, deve ter sido um pouco trabalhoso.

Daniel,

As malas vão direto pra Roma, não irá retirar nada na Suíça.

Obrigado Ricardo.

• Débora

Tenho viagem marcada em outubro e vi no site restrições bem específicas para a bagagem de mão: 55x40x23. É isso mesmo? Todas as malas que procuro tem medidas do tipo: 57x36x30…Você encontrou problemas com sua bagagem de mão? Você teria alguma dica?

• Ricardo Sartorelli

Relaxa, Débora… Tem gente que leva mala de mão com rodinhas para dentro da aeronave.

Claro, não exagere no tamanho e peso, mas dá para levar na boa.

• Daniel

Ricardo, o período que vc ficou em Zurique foi necessário adquirir franco suíço? Vc sabe se as lojas também aceitam euro?

• Fatima Loureiro

Ricardo,vc.nao imagina como estou feliz em ter sem querer descberto esse site .Vou pela prim.vez ah Europa Italia:Veneza,verona,lucca,Siena,Florenza.Conexao Zurich.Vou p.Swiss,sem menor ideia da Empresa.Agradeço demais a sua avaliaçao,vou tranquila!!! Grata. Voce eh 1000!!!!!!!!!Abraços fatima

• Nena

No começo do mês fui à Europa pela Swiss e o voo (LX 93) foi extremamente desconfortável. Eu me senti uma sardinha na lata e fui amaldiçoando a classe econômica durante a viagem inteira. O assento é muito estreito e duro e não havia espaço mover os braços lateralmente sem esbarrar nos outros passageiros e muito menos para esticar um pouquinho as pernas – e olha que tenho só 1,60 m de altura e 56 kg, imagino como se sentem mal as pessoas grandes num voo de longa duração como esse. O que salvou a viagem foi a simpatia da equipe da empresa, tanto em terra quanto no ar. Voltei pela Lufthansa (voo LH 506), também na classe econômica, e a viagem foi bem menos desconfortável, pois o assento era mais largo e eu conseguia esticar as pernas para mudar de posição. Deu até pra dormir um pouquinho.

• raulciampo

Ricardo e Pessoal,

Vou à Europa em Fevereiro. Estou na dúvida se uso a Singapore para Barcelona ou a Swiss para Zurich, ambas de econômica. Qual a sugestão?

Excelente post Ricardo, rico em detalhes!! PARABÉNS!!

ABS

• Fernando Nunes Agra

Ola sr. Nelson! Eu discordo da sua opiniao pelo simples facto de que o senhor (segundo o s/proprio comentario) ainda assim viajou 1ox com a SWISS apesar do mau servico prestado!!Nao podemos "generalisar" porque a companhia ja foi e (apesar de se encontrar momentaneamente em restruturacao com a ajuda financeira da LUFTHANSA) ainda e uma boa companhia aerea; eu nao troco por nenhuma na Europa nem ate mesmo no mundo inteiro, e eu sou portugues. Que raro, deve estar a pensar!! Nao e raridade, sao factos! P.s. -em questao de seguranca aerea a TAP para mim e a melhor no mundo; unica companhia a nivel mundial somente com 1 acidente aereo ocorrido em Novembro de 1977 no Funchal, ilha da Madeira (disto muitos nao comentam porque sao uns patriotas fanaticos)! Desejo-lhe melhor sorte mas nao se esqueca repito, da seguranca aerea. Entao neste caso concreto e melhor a TAP que SWISS, sei do que falo, que ninguem duvide da minha versao. BEM HAJA!

Nossa o sr. Nelson ainda esta traumatizado pessoal! A "SWISS" em gentileza, educacao, pontualidade, profissionalidade e poligotismo nao deve nada a ninguem em comparacao. Inclusivamente distribuia jornais a bordo (qdo ainda era a SWISSAIR)coisa que nenhuma outra companhia fazia ou tinha. Viajei em mtas. companhias aereas europeias e tbem nao europeias e reafirmo que a extinta SWISSAIR ainda vai dar que falar daqui a 3 ou 4 anos no maximo, e so esperar ate la! Sobre a questao de Gays ou nao, isso ha em toda a parte do mundo, so no Brasil e que nao existem…kkkkkkkkk

Ah! Ja estava esquecendo-me que a ex-Swissair quando voava para o Brasil e ate mesmo para Portugal tinham (acho que continuam com o mesmo sistema) sempre alguem que falava portugues. Isto nao se via nas outras companhias. A extinta Swissair ou a actual Swiss "sempre se preocupou e preocupa-se com o conforto e bem-estar do seu passageiro", sou testemunha ocular. Em quantas companhias acontece isto? Em quase nenhuma ou nenhuma mesmo!! Ou falas frances, ingles, alemao, italiano ou espanhol ou entao estas tramado, nao vais entender nada do que estas a ouvir… Com a Swiss nao e assim ! E creio que nao e nenhuma obrigacao mas a finalidade deste exemplar servico vai em prol do bom nome da companhia. Vender sim mas algo mais tbem e importante, repito uma vez mais, . "CONGRATULATIONS SWISS INTERNATIONAL AIRLINES", NOTHING COMPARE TO YOU IN THIS CASE!!

• Fernando Nunes Agra

A Moderacao cortou-me casualmente uma frase que nao foi publicada quase no final quando dizia: repito, preocupa-se sempre com o bem-estar e conforto do seu passageiro, tbem na questao linguistica. SO NAO ACONTECEU INFELIZMENTE COM O SR. NELSON!!

• Fernando, nós nunca cortamos comentários de leitores

• maria cerli vidulin

Minha nora morre de mede de voar vamos viajar e maio será que vão conseguir tranquiliza la durante o voo

• Aline

Este ano farei minha primeira viagem pela Swiss, vou de São Paulo à Grecia com escala em Zurique.
    Aos que tiveram experiências com a Swiss e escala em Zurique, meu tempo de escala é de apenas 2 horas, é tempo suficiente ou corro risco de perder o próximo vôo?

• Ricardo, belissimo retrato sobre a Swiss! Vou em fevereiro para Roma, pela Swiss e confesso que estou mais ansioso pelo vôo do que pela viagem em si, rsrs. também terei as mesmas 06 horas de conexão, me conta um pouco mais sobre ir pro centro de Zurich, chegarei as 11:05 e o vôo para Roma é 17:35. É tranquilo sair, as malas já serão despachadas diretamente? Qual a melhor maneira de deslocar entre o aeroporto e o centro, o que eu não poderia deixar de fazer uma visita?

• Rodrigo Costa

Viajei pela Swiss mês passado e foi a pior experiência da minha vida. O avião (velho) decolou com o ar condicionado desligado, cerca de 1 hora depois de embarcarem todos os passageiros. Algumas pessoas passaram mal, chegando a desmaiar. Os comissários precisaram localizar médicos dentro do avião. INADMISSÍVEL. Foi o vôo do terror, as 3 classes sofreram bastante até conseguirem reiniciar o sistema de refrigeração. O sistema de entretenimento também deu problema 3x durante o vôo, sendo que alguns monitores simplesmente não voltaram a funcionar.

• Helio Rodak

Olha, voei pela terceira vez na Swiss. Mas agora vejo que não é legal, pois precisei voltar com uma segunda mala, ai complicou, uma malas a mais custa 350 dolares para trazer. Um absurdo. Apenas uma mala de 23Kg. claro ale da de bordo de 8Kg.

• Sergio

Propaganda enganosa, a Swiss pra mim que viajei SP / Zurich, tanto na ida como na volta FOI PÉSSIMO . Os pilotos são excelentes no pouso e decolagem, mas o serviço de bordo, só escapou a refeição. Eles mantêm a aeronave numa temperatura alta, não adianta pedir para abaixar, É QUENTE e vai continuar quente, porque o pessoal de bordo não dá atenção e não falam a sua língua. É um calor infernal durante 12 e 14 h de vôo. Não recomendo nem pros meus inimigos viajar por essa cia. Além de tudo não tem milhagem, eles operam numa categoria que não tem direito a milhagem.

• André França

Evitem, o atendimento é péssimo, mesmo na suíça, a velha atitude de “estou fazendo um favor pra você, não gostou? vá de klm” bem assim… em voo de uma hora servem apenas um suco de laranja em caixinha, até a air Zimbábue deve servir algo melhor… a única coisa boa: o voo saiu no horário, pelo menos isso!

• Juliana Teixeira

Dúvida de quem tá de olho em passagens pra 2017: Existe parcelamento na compra direta ?

• Machado Oliveira

Liga pro callcenter da SWISS no Brasil: 11 4700-8910 o atendimento é sempre muito bom. O pagamento parcelado é válido para
      viagens em qualquer período e em qualquer classe de reserva, utilizando cartões de créditos emitidos no Brasil. Geralmente eles parcelam em 5x. Durante alguns períodos promocionais, parcelam em 10x. Em ambos os casos, o parcelamento só pode ser feito em compras pelo callcenter. Só não tenho certeza se o parcelamento vale para as outras empresas do grupo que operam vôos para o Brasil (Lufthansa, Edelweiss).

• Marcelo Barbosa

Uma merda de avião!
    11 hs espremido em um assento que mal cabia uma criança… serviço de bordo + -, entretenimento meia boca…mas o pior msm é o avião, que era mais velho que o Sarney!
    Pra acomodar pessoas com mais de 1.90, eles são péssimos!