Como é voar na SriLankan Airlines, a nova integrante da Oneworld

Denis Carvalho 18 · junho · 2014

A SriLankan Airlines ganhou notoriedade no mundo todo no mês passado ao se tornar a mais nova integrante da aliança global Oneworld, a mesma da brasileira TAM e sua parceira LAN. É a companhia aérea oficial do Sri Lanka, com hub principal no Aeroporto Internacional de Colombo e voa para 64 destinos com frota de 22 aeronaves. Nosso leitor Diogo Ávila, autor do blog Cumbicão, voou com a companhia de Bangkok a Pequim e nos conta nesta avaliação como foi sua experiência. Acompanhe!   

Caçando um modo de irmos de Bangkok para Beijing, ou Pequim como ainda preferem alguns, em meio a preços astronômicos, topei com uma daquelas ofertas que você pensa: “ir ou não ir, eis a questão”. O fato é que em algumas viagens, reduzir os gastos parece ser mais essencial do que em outras. E era exatamente o caso! 

SriLankan

Ciente disto, e principalmente que era apenas a segunda pernada da minha viagem pela Ásia, resolvi arriscar e pegar um bilhete com uma empresa que certamente poucos que por aqui passam já voaram: a SriLankan Airlines. Como o próprio nome dá a deixa, esta é a maior empresa aérea de Srilanka, Ceilão para os mais antigos. Onde fica? É uma nação insular ao sul da Índia, um daqueles lugares que talvez ainda possamos chamar de exótico.

Ainda que passados alguns dias, foi um tremendo choque sair de um A-380 da Emirates e embarcar num avião da SriLankan Airlines. Sem nenhum demérito não, mas é que não dá nem para sonhar em comparar. O mais interessante é que mesmo com uma enorme distância em termos de qualidade dos serviços, a Air Lanka (antigo nome da SriLankan Airlines) foi comprada em parte pela Emirates em 1998, que devolveu gestão dela para o governo de Srilanka dez anos depois. As semelhanças param por ai.

O fato de que muitos simplesmente desconhecem esta empresa aérea deve-se ao fato das suas rotas de voos estarem mais focadas na Ásia e Oriente Médio – fora isto, existem voos para cinco cidades europeias (Londres, Paris, Moscou, Frankfurt, Milão e Roma). Ao todo, eles voam para 65 destinos em 35 países. Alguns em codeshare, é verdade. A frota da SriLankan é composta exclusivamente de aeronaves Airbus. Hoje eles contam com aeronaves A-320; A-330 e A-340. No nosso caso, voamos num Airbus A340-300.

Compra

A compra do bilhete foi feita diretamente no site da empresa. O site é bastante intuitivo e não tive dificuldade alguma no processo de compra. Minutos depois já recebi um e-mail com a confirmação e os bilhetes eletrônicos para serem apresentados no check-in. O custo foi relativamente competitivo, principalmente se comparado com as demais empresas, THB 18.310.00 ou R$ 1.277,09 para dois adultos na econômica – detalhe importante que vocês depois entenderão o motivo…

 

Aeroporto de Bangkok
Aeroporto de Bangkok

Pelo que vi instantes atrás, o preço é mais ou menos este para a data deste post.
Infelizmente, apesar do banner da OneWorld, no site da SriLankan, na época o programa de milhagem deles (FlySmiles) não tinha conexão alguma com esta aliança nem como nenhuma empresa aérea conhecida.

Srilankan AirlinesO trecho entre Bangkok e Beijing é percorrido em praticamente cinco horas de voo.
A frequência de voos é toda segunda, quarta, sexta e domingo (na presente data), mas os horários variam conforme o dia da semana. Nós, por exemplo, partimos às 7h25 de Bangkok (aeroporto Suvarnabhumi International – BKK) e chegamos a Beijing às 13h20. Mas encontrei voos partindo às 20h25 e chegando às 2h15 em outros dias da semana. Vale sempre conferir no site da empresa.

A franquia de bagagem permitida para despacho no voo em questão foi de 30kg, apesar do site falar em 32kg que é o padrão. Seja como o for, é mais que suficiente para uma viagem como esta. Nunca é demais lembrar: se você for realizar algum outro voo interno ou até regional, deverá considerar os limites impostos pela empresa com menor franquia de bagagem, caso contrário poderá ter que pagar excesso de bagagem em algum trecho. Para bagagem de mão, eles seguem o limite de 7kg na econômica – uma mala apenas. O tamanho desta é limitado em 46x36x20 cm para tal classe.

Check-in

Hora do check-in! E da surpresa também. É como eu sempre digo, em viagem deve-se estar preparado para tudo, até para o impossível. Após um bom dia, às 4 da matina e carregado de sotaque (ela deve ter pensado o mesmo de mim!!!), a então simpática atendente, após nos perguntar o destino, questiona se precisamos mesmo voar naquele dia.

Srilankan Airlines

Como assim cara pálida? Quem conhece o que vem após esta pergunta sabe o quanto ela é temida nesta hora… Isto significa algo como “voo cheio e nós pretendemos não te embarcar”.
Dito e feito, ela informou que o voo estava cheio e que eles procuravam candidatos que gostariam de deixar de embarcar em troca de algo. Para não deixar passar em branco, resolvi perguntar “quanto me faria rir” ($$$) caso aceitasse a proposta.

Ela informou que eles trocariam para um voo da Thai Airways. Hum… Sabendo da qualidade dos voos da Thai, confesso que a moça conseguiu chamar a minha atenção. Acontece que este voo partiria mais de 6 horas depois do nosso. Em outra situação, eu certamente pensaria com mais carinho, mas para quem já estava ali desde as três da matina, esperar mais tudo isso e atrasar tanto a chegada não era uma boa opção. Com a minha negativa, a feição simpática da moça simplesmente sumiu. Xiiii…

Hora de apresentar passaporte e bilhete. Pela primeira, de muitas vezes nesta viagem, fui literalmente interrogado não só o motivo da viagem como também tive que apresentar os bilhetes de bordo e reservas de hotéis. Comecei a separar tudo pensando comigo mesmo desde quando a polícia de fronteira delegou poderes de interrogatório para o pessoal do check-in?!?! Rsss.

Respira fundo. Conta 1, 2, 3. Coloca um simpático sorriso no rosto e começa a explicar a jornada…
Ela chamou uma outra senhora da SriLankan, conversou em tailandês, mostrou os bilhetes, me fizeram mais umas perguntas do tipo qual a sua profissão, quantos dias em cada destino, endereço do hotel e etc.

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Solicitou ainda para ver o cartão usado para comprar as passagens. Mesmo que vencido ou não pretenda usar, sempre leve o cartão usado para comprar as passagens. Não contente, ainda me fez assinar uma declaração dizendo que aquele cartão de crédito era meu mesmo.
Caramba! O que mais ela iria solicitar?

Com isto, mesmo sendo o primeiro da fila, o nosso check-in demorou uns 20 minutos só de balcão.
Depois, pensando sobre estes questionamentos que se repetiram tanto nas chegadas quanto partidas, notei que de fato é pouco usual alguém fazer uma viagem voando com tantas empresas aéreas diferentes e em muitos voos só de ida, já que a volta seria também “pingada”.
Em todas estas oportunidades, tive que provar para eles que eu estava indo para não sei onde, depois para tal lugar…. e então voltando para casa voando com tal empresa.
Passei a deixar uma copia à mão mesmo dos bilhetes já voados para mostrar.

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Embarque

Passado o susto de quase não ir, eles nos embarcaram e o voo decolou com uns 15 a 30 minutos de atraso. Pontualidade razoável para os padrões. Apenas um detalhe com relação ao embarque propriamente dito. Enquanto estávamos esperando na sala de embarque, vimos uma cena que não esperava ver por ali: um novo, rígido e chato procedimento de revista no portão de embarque.

Ok, já vimos isto em muitos lugares, seja por conta da empresa aérea (como quando voamos de El Al da Grécia para Israel); seja em razão do destino (coisa comum em voos de / para os EUA). Mas a China fazer isso? Me pareceu To much!?!?

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Boarding pass na mão, entramos no avião procurando as nossas poltronas. Estranhei o fato do número dela ser muito baixo para classe econômica… Normalmente as primeiras poltronas são reservadas para primeira classe ou classe executiva.

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Poucos passos depois de entrar no avião, olhei para uma poltrona e lá estava o número do meu boarding pass. Em plena executiva! Conferi o boarding pass e lá estava escrito economic class. Alguns segundos de dúvida, e a atendente confirmou. O fato é que, como o avião estava cheio, eles pegaram os primeiros passageiros da econômica que fizeram check-in, e os alocaram nas vagas disponíveis na executiva.

Ainda que a executiva tenha um preço que neste caso é praticamente o dobro daquele pelo qual a econômica é vendida, ao meu ver é bem mais inteligente do que simplesmente realocar os passageiros em outra empresa/voo. Ponto para a SriLankan!

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Mas não pensem vocês que tivemos serviço de bordo de executiva. Sim, por incrível que pareça, serviram na classe executiva exatamente as mesmas refeições que foram servidas na econômica. Não consegui notar se que alguém da executiva (efetivo ou realocado) teve serviço próprio de executiva.

Pois é, nunca ganhei um upgrade de empresa aérea, e quando finalmente ganho, é literalmente meia-boca! Rsss. Droga! Por que isto não acontece na Emirates?!?!? Se fosse na Emirates eu ainda estaria ainda lá na aeronave curtindo!!!

Voo

A bordo os atendentes foram muito simpáticos. Sempre defendo que a empresa aérea é a primeira imagem que temos de alguns países. Neste quesito, fiquei com uma excelente impressão dos cingaleses (sim, este é o gentílico de SriLanka). Fora as roupas que são bem diferentes.

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À parte o evidente conforto e espaço interno da poltrona da executiva, praticamente uma cama, infelizmente no quesito estado de conservação e limpeza do avião estava um pouco longe de ser bom. Poucas vezes vi uma aeronave tão bagunçada e mal conservada. Uma pena. Meio desleixada.

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Na contramão das demais empresas, eles não fornecem o kit conforto. Apenas cobertor e fone de ouvido. O sistema de entretenimento a bordo, se comparado ao de outras empresas que avaliamos, me pareceu claramente ultrapassado com uma tela de tamanho inferior às demais.

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Serviço de bordo

Dificilmente eu critico de forma veemente alguma refeição a bordo, até mesmo porque a regra geral é que comida de avião nunca é boa. Salvo exceções, comida de avião tende a ser meio sem gosto, sem sal e sem cheiro. Na minha opinião, isto serve justamente para tentar agradar o maior número de pessoas, numa espécie de homogeneização do paladar.

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Mas o que dizer quando uma empresa abusa do caráter regional nas suas refeições?? Infelizmente não tive como avaliar de forma adequada a refeição servida pela SriLankan por um simples motivo: não consegui comer. Lamento. Certo ou errado, sou meio enjoado para comida, especialmente se ela tiver cheiro muito forte.

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Ao sermos informados das opções, notei que ambas delas vinham acompanhadas de curry – uma mistura de temperos, algo mais tipicamente consumido na Índia e nos países vizinhos. Pelo seu cheiro e sabor forte, é uma daquelas coisas que ou você adora, ou odeia. Infelizmente estou no segundo grupo. Resultado? Me contentei com o acompanhamento da refeição. Ainda bem que caprichamos no café da manhã do aeroporto. Neste voo, eles serviram apenas uma refeição, que seria um café-da-manhã / almoço.

Conclusão

O que eu achei da experiência? Bem, superadas as deficiências acima apontadas, e indo bem na linha do exótico e que o que vale é a experiência, achei interessante voar com a SriLankan, mas se tivesse outra opção com um custo-benefício um pouco melhor, certamente não seria a minha primeira opção.

Agradecemos ao Diogo pela ótima avaliação, que com certeza será importante para que os demais leitores optem ou não por voar com a Srilankan. E você? Já voou com a companhia? Deixe sua opinião nos comentários e participe!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Guilherme

    O cara voa de executiva e ainda acha ruim? Pra mim as fotos não condizem com o relato, o aeroporto é organizado, sem fila no check in sem demais complicações. Por mais bagunçado e sujo que o avião seja é melhor do que passar 4 horas apertado feito sardinha em um voo interno da TAM.
    Os procedimentos de segurança e imigração nao tem absolutamente nada haver com a cia aerea e sim com o pais em questão.

    • Luis Eduardo

      Em partes sou obrigado a lhe dar razão. Algumas executivas. como da U.S por exemplo, não são muito vantajosas e levando em consideração o stress que se tem em um aeroporto distinto em que o país tem uma legislação bem diferente da nossa, eu acredito que o conforto da Business do 340 não compensou.

      • cleber

        Gosto é gosto MESMO. Deixa eu ver se eu entendi, você está falando que a executiva (aka Envoy) da US no A340 é ruim? Flatbed 180 graus, separação bem razoável… dá pra tirar um sono bom!

        Tudo bem que não é das melhores do mundo, mas é bem acima da média. Experimenta voar então nos lixões da AA ou na Envoy do 767 da US. #lixo

  • Gabriel

    Muito boa avaliação!
    Só corrigindo o "To much", deveria ser "too much", ok?
    abraços!

  • Só o espaço a mais esta valendo!!

  • Ricardo

    Tive a oportunidade de voar de Dubai a Male por essa companhia e corroboro alguns itens dessa avaliação . Realmente a comida abusa do regionalismo com muitas especiarias ! Com relação a pontualidade houve um atraso de 1 hora em Dubai por conta do movimento no aeroporto, recebi um e mail com pedido de desculpas pelo atraso.
    A tripulação foi muito simpática e prestativa e a conexão em Colombo foi bem normal. A aeronave é meio relaxada mesmo!

  • Fabio

    Imperdoável a mulambagem de servir comida de econômica só pelo fato de ter sido upgrade mas aprovo o regionalismo da culinária. Parece brasileiro que reclama de não encontrar pão de queijo em Wal Mart de Rapid City.
    De resto, acho que não me submeteria ao interrogatório da cia em um procedimento que é prerrogativa da alfandega e imigração. É exatamente por isso que me recuso a viajar para os USA em cias americanas.
    Lembrem-me de nunca viajar pela cia e nem de ir a China.

    • cleber

      Tipo a TAM diz (ou faz) com os clientes vermelho+ e black nos upgradeados? Lamentável mesmo.

  • Dênis Colli

    Diogo, não me parece refeição de classe economica, mas também não parece muito longe de classe executiva. Pode não ser uma Emirates como você disse, os talheres são de metal, somente o copo de plastico (aparentemente) onde foi servido o almoço/café da manhã. E em algumas rotas algumas empresas como SAS, Swiss, AirChina, etc servem a refeição completa, ao inves de snacks.
    Muitas empresas permitem que o cliente escolha previamente no website, antes do check-in a opção de refeição – com isso você sabe o que vai comer, evitando assim surpresas gastronomicas.
    A poltrona em sí ja vale muito a pena, afinal acordar cedo, aeroporto, imigração, etc cansa um pouco, só reclinar e descansar.
    Quanto aos processos de imigração, isso é totalmente normal, não sei se tantas perguntas, mas rola um quesionario basico… Quando você compra todos os trechos na mesma reserva – GRU-FRA-BKK-PEK-MAD-GRU por exemplo o atendente ve sua passagem de retorno, já quando você tem reservas separadas, GRU-FRA-GRU e depois FRA-BKK-PEK-SIN-LHR-FRA-JFK por exemplo, eles pedem o intinerario completo, já passei por isso… Hoje é obrigatorio o Brasileiro que saia do pais, ter passagem de retorno, exceto em alguns casos (mudança em definitivo do pais com visto-pre aprovado, estudo, dupla cidadania, etc)…
    Abs

  • Abraão

    Péssimo flight report. Será mesmo necessário explicar o que é curry para o público de um site de viagens? E por aí vai…

  • Flavio

    Final das contas… Se arrependeu de não ter ido de Thai Airlines?

  • Luis Felipe

    O pior Flight Report que já li aqui no Melhores Destinos, e para um voo de aproximadamente 5 horas está mais que o suficiente essa refeição, enquanto aos procedimentos de segurança, não vi problema nenhum, é de total autoridade do país.

  • Você estava acompanhado e lhe fizeram mil perguntas antes de embarcar. Em 2007, BKK-HKG (Emirates) e dias depois BKK-NRT-LAX (United), em ambos me fizeram duas mil peguntas (em dobro, respondi por mim e pelo amigo imaginário !). Acho que é padrão nos vôos para China e USA. Tive que provar de onde vinha e pra onde iria depois do destino, que vôos peguei antes e que vôos pegaria, onde me hospedei antes e onde me hospedaria depois, mostrar reservas de hotel, vôos e passeios, meus gifts, etc, etc ! Um saco, me senti um marginal, até que depois notei que não fui o único a ser abordado daquela forma.

  • Pedro

    Para seus próximos relatos, recomendo ser mais descritivo e menos opinativo. Tem gente que emite opiniões que acrescentam bastante. Não é o seu caso. Forte abraço.

  • Victor

    Pessoal estão todos um pouco críticos demais. Não pode falar do curry, não pode reclamar que o avião está sujo, não pode reclamar que fizeram muitas perguntas, não pode isso, não pode aquilo. A pessoa está compartilhando experiências, impressões e sensações e não um relato frio e técnico. É o que penso!

    • henrique

      Concordo plenamente com vc victor. O cara tem a boa vontade de fazer um relato com fotos e tudo e o povo ainda mete o pau? Po temos que agradecer e cada um que tire as conclusoes que quiser, mas sem desmerecer o post ou falar mal do cara…

    • Tb acho Victor. Até parece que o cara é pago pra isso. Dá o maior trabalho ficar tirando foto, lembrando da comida e do serviço e escrever tudo e a galera critica de forma arrogante (eu mesmo já pensei em fazer e desisti pq queria era dormir e acordar só no destino).

      É subjetivo mesmo, afinal, tem a ver com o juízo de valor do Diogo. Aproveitem as informações e fotos que tem e agradeçam. E quando vcs forem viajar, por favor, não fiquem de preguiça e façam melhor!!!!!

  • carlos

    Bando de mala…achei que o report estava bem bacana, não vejo nenhum problema em emitir opiniões…os chatos que façam o voo e mandem seus reports "isentos"…

  • Luiz Paulo

    Achei o comentário ok. Quanto às perguntas, tem de se submeter mesmo, sem reclamar. E quanto ao upgrade "meia boca", de fato, poderia ter sido completo (serviço de bordo, etc). Mas, vamos ficar contentes por viajar em uma poltrona mais confortável, principalmente depois de madrugar no aeroporto????? Obrigado!

  • Passei por um interrogatório semelhante em dezembro do ano passado ao voar pela American de Paris para Miami. A atendente fez perguntas até um momento que me irritei e disse que não era obrigada a responder nada para ela. ela ficou com cara de brava mas acabou me dando meu bilhete, depois do embarque, na imigração em Miami não me perguntaram absolutamente nada, apenas o "how long will you stay?"… vá entender!

  • Curti muito o relato! Posta umas fotos do lugar e hotel também! Abraços!

  • José M

    Acredito que estão precisando viajar mais antes de fazer um flight report e o Melhores Destinos fazer uma triagem antes de publicar. Nunca vi um com tanta des-informação. Como muitos dos colegas disseram aqui vários dos procedimentos são corriqueiros: comigo [1] a KLM já me pediu a passagem da volta de uma viagem que a ida era KLM e volta Lufthansa, ambas em executiva; [2] a AA em Londres faz um interrogatório sobre sua viagem e você não embarca sem responder as tais perguntas, que são todas exclusivamente de cunho pessoal, mais parece uma consulta ao psicólogo, e ai deve está o que procuram; [3] concordo que a comida me parece aquém para executiva, mas não parece ser refeição de econômica, ainda mais com um cardápio tão completo como o da foto; [4] infelizmente várias companhias oferecem bebidas em copos de plástico na executiva (lamentável); [5] oferecer refeição de econômica na executiva não é legal pois desqualifica o serviço da classe em questão e gera discriminação, mas isso não é novidade, conheço várias na Europa que fazem isto, pois o privilegio é de quem pagou, eles precisam acomodar as pessoas por causa do overbooking (que foi erro deles) mas oferecer algo sem pagar? no mundo de hoje? está complicado…
    Enfim, fiquei curioso com o flight report para saber mais sobre a SriLankan, mas não me agregou nada.

  • Diego Chrispim

    Galera! O cara não é jornalista, teve a boa vontade de fazer o relato dele e listou o que julga ser interessante! Acredito que um flight report seja feito de opiniões também! Divirjo de algumas opiniões dele também, mas vamos aproveitar o que cada um acha importante e interessante e o resto fica de entretenimento!!! Gostei do Relato! Parabéns… Abração!

  • Rogerio Bueno

    Beijing é a forma inglesa de chamar Pequim. Os franceses falam Pékin, e por aí vai. Não existe "Pequim, como preferem alguns", esta é a forma portuguesa de chamar a cidade.

  • Viktor

    Ta tao difícil falar Cartão de Embarque assim ??

    Ou essa mania de ficar misturando English with português ta pegando mesmo?

    Boarding pass my ass