Como é voar na Srilankan – segunda avaliação

Denis Carvalho 7 · janeiro · 2015

Nosso giro mundial de avaliações de companhias aéreas continua hoje com a SriLankan Airlines, a principal companhia aérea do Sri Lanka. Fundada em 1978, a companhia é uma das maiores do sul da Ásia e voa para 92 destinos asiáticps, além de Oriente Médio e Europa com uma frota de 24 aeronaves. Nossa leitora Kalynara Melo, que já nos brindou com outras avaliações assina este flight report com o que a companhia oferece no voo de Bangkok a Colombo. Acompanhe!

Cada vez mais os brasileiros estão descobrindo o Sri Lanka. Após aproveitar a dica do Melhores Destinos para a Tailândia, dei uma esticada até esse pequeno país que é um pedacinho da Índia fora dela. Com apenas três horas de voo de Bangkok para a capital Colombo, é possível aproveitar o belíssimo litoral cingalês e curiosamente escutar inúmeros sobrenomes portugueses tal como Silva, sobrenome bem comum do povo “Ceilão”. 

Avaliacao-SriLankan

Compra

A compra é muito simples feita através do site www.srilankan.com e o valor é apresentado em rúpias, no entanto, na página seguinte, ao ser selecionado o voo, o próprio sistema faz a conversão para dólar americano. O site é tão bom de navegar que mesmo selecionando uma data específica, o sistema apresenta os valores de passagens para a semana inteira, assim, fica fácil de ver o dia em que é mais barato. Além do mais, após selecionar a data desejada, o sistema ainda abre para selecionar a melhor hora de voo.

Enfim, achei tudo muito simples e na mesma hora em que comprei o bilhete, já recebi um e-mail com o e-ticket retificando meus 30 kgs de bagagem já incluídos na passagem. A única coisa que achei estranho é que o formato do bilhete é NOME/SOBRENOME, o que em geral é o contrário.

Check-in

avaliacao-srilankan-002

No check-in correu tudo muito bem. Ao chegar, a simpática funcionária me explicou que estavam com um overbooking e me ofereceu ficar em Bangkok mais um dia. Expliquei a ela que já tinha um guia me esperando no Sri Lanka e que não poderia falhar. Ela concordou gentilmente e me entregou os cartões de embarque.

avaliacao-srilankan-004

Avião

As comissárias todas recebem os passageiros a bordo com um gesto de saudação típico asiático (Añjali Mudra), ou seja, mãos unidas acrescidas de um leve gesto com a cabeça.

avaliacao-srilankan-011

A aeronave, um Airbus A320, não era luxuosa e estava disposta no formato 3 e 3. Os espaços são mais ou menos como nossas principais companhias.

avaliacao-srilankan-006

Voo

A comida estava excelente, uma salsicha de frango maravilhosa juntamente com ovos mexidos, no entanto, confesso que a água servida tinha gosto de água da torneira, o que não consegui nem tomar.

avaliacao-srilankan-009

No Sri Lanka não é possível tomar água da torneira como em alguns países e os cingaleses vivem como nós, dependentes de águas de garrafa ou talvez de um “gelágua”.

Os comissários dão um cardápio informando o que irão servir no voo e a comida, assim como a franquia de bagagem, já está incluída no bilhete aéreo.

avaliacao-srilankan-008

Um detalhe: absolutamente todas as comissárias usam Sari.

avaliacao-srilankan-014

O comandante pousou bem leve e o voo foi perfeitamente sossegado.

Conclusão

A empresa é excelente, muito bem organizada, voo tranquilo, comissários simpáticos. Recomendo sim a companhia, afinal, ela domina o aeroporto, pois até os funcionários deste usam o slogan dela, faz um trabalho sério e tem voos direto, pois companhias como a Air Asia, por exemplo, só têm voos de alguns destinos para Colombo com conexão nas Ilhas Maldivas ou em Kuala Lumpur, o que aumenta muito o tempo de viagem. Adicionalmente, o preço é compatível para um voo de três horas.

Agradecemos à Kalynara por esta ótima avaliação! E você já voou com a SriLankan? Conte como foi sua experiência nos comentários e participe!

 

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Alan Barbieri

    Voei recentemente com a Sri Lankan, fazendo Malé-Colombo e Colombo-Mumbai na executiva. A320 em boas condições, serviço cordial, refeições justas e saborosas. Boa sala vip em Colombo. Uma dica: por ser membro da Oneworld, dá pra comprar e emitir a passagem pelo site da American, pagando em real (e parcelando se permitido). E pra quem quiser um upgrade, eles tem um sistema no site no qual vc dá um lance… se sua oferta for boa, eles aceitam e confirmam dias antes do voo.

    Quem puder visitar o Sri Lanka, não tenha dúvida e vá!

    • Thiago Castro

      O que tem de bom lá?

      • Fred K. Chagas

        Ótima questão. Afinal, é um pouco longe para ser menos de espetacular…

  • Thiago Castro

    Kalynara, vc disse que o preço é condizente e tal mas não deu o valor da passagem. Acho que essa informação sempre ajuda a quem está pesquisando para balizar os preços. No mais, ótimo relato.

  • Tobias Vizzotto

    “No Sri Lanka não é possível tomar água da torneira como em alguns países e os cingaleses vivem como nós, dependentes de águas de garrafa”.

    Não entendi a frase… eu sempre tomei água de torneira.

    • Eu também. Minha vida inteira…

    • Antonio Florencio

      Então tome remédio para verme a cada 3 meses kkkkkk

    • Thiago Castro

      Eu nunca tomo água da torneira. Ou é via filtro ou mineral engarrafada. Já nos EUA e Europa, a água chega na torneira tratada e limpa e aí podemos beber numa boa.

      • Patricia

        Europa é muita coisa, hein? Dá pra confiar assim na procedência da água de qualquer país da Europa e não dá pra confiar em água de nenhum lugar do Brasil?

        • Thiago Castro

          Ok, por Europa, leia-se Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Suiça e Itália. Satisfeita? Ah, eu não confio em água nenhuma do Brasil para beber da torneira, mas fique a vontade.

      • Marcos Kenji Moriyama

        Um italiano me contou recentemente que a Itália é grande produtora de ótimas águas engarrafadas (vide San Pellegrino, Acqua Panna) porque a água da torneira do país tem tanto cálcio que, se a torneira fica aberta na pia, após algum tempo esta se torna toda esbranquiçada.

        • Erika Veroneze

          Agora que li seu post… exatamente isso! Não bebo “numa boa” jamais, muito pelo contrário…

    • Patricia

      Não sei onde os dependentes de água engarrafada vivem, mas onde vivo a água de torneira é tratada sim. E, na boa, confio muito mais na água de abastecimento do que em certas águas engarrafadas. E dá-lhe garrafa plástica vazia tomando conta de tudo! Dá uma preguiça…

      • Thiago Castro

        E onde vc vive querida? Imagino que não seja em São Paulo nem Rio de Janeiro…

  • Maurício P.

    Já tinha visto essa companhia e tinha ficado receoso. As avaliações aqui do MD sempre salvam!!! Parabéns pelo relato!
    Só discordo na parte de que “vivem como nós, dependentes das garrafas de água”. A água da torneira, nas grandes cidades brasileiras, em geral, é de melhor qualidade que muita água mineral engarrafada por aí! O que muitas vezes pode conferir gosto são as tubulações prediais ou das casas que são mais velhas.
    Grande abraço!

  • Liliane

    Acabei de voar pela cia Srilanka, vindo das Maldivas!! O valor de Dubai até Male (18/12-23/12/14), nos custou 991U$, já que na Emirates custava o dobro!! Então, achei justo o serviço oferecido pelo preço que paguei!! Achei a comida um pouco apimentada, quanto ao entretenimento eu somente usei os games, pois os filmes praticamente não tem em português e meu inglês é péssimo! Na fila para entra na aeronave fiquei chocada, fazem um fila, mas quando abrem o portão de embarque os passageiros começam a empurrar, parecendo que está saindo por uma porta de emergência com uma labareda de fogo a 1m.. Rsrs!! Em um dos trechos nos colocaram na classe executiva, aí o serviço é bem melhor.. Se eles mantiverem o preço bem mais baixo, pretendo viajar mais vezes…

    • Fred K. Chagas

      eu fui de DUBAI para MALDIVAS de emirates mesmo e não me incomodo de pagar o dobro para algo EXTREMAMENTE MELHOR. Além do que, ir de dubai atéééé o sri lanka e voltar quase até o meio o caminho, para vooooltaaaar para sri lanka e de lá, novamente, para dubai é … complicado. Seria o mesmo, para facilitar a compreensão, ir e voltar do rio para manaus via cidade do méxico…

  • Jonatas

    Gostaria de ver um relato da Finnair

  • Rafaela

    Denis Carvalho, você que manja de viagens, pode me tirar uma dúvida? Consegui comprar passagem pra Zoropa por aquele ‘erro’ da KLM pelo site do Decolar.com. Acontece que um dos trechos foi cancelado (Rio – São Paulo – De São Paulo ia pra Amsterdã), e agora obviamente eu quero cancelar a passagem e solicitar o reembolso, mas a KLM espertinha não reembolsa se tiver sido comprada por agência e a Decolar.com, mais espertinha ainda, tá me cobrando 1144 de multa por cancelamento por um trecho que eu paguei 652. Assim, ela não precisa me estornar nadinha. Como procedo? Se a Decolar.com nem e-mail tem no site deles.

    Obrigada

  • Oi Rafaela, você te direito a escolher o voo nacional que te atenda, já que a mudança foi feita pela companhia. Caso continue essa situação, o jeito é procurar o Procon e em seguida o tribunal de pequenas causas ara receber o valor. Sites como Reclame Aqui tb ajudam. Boa sorte!

  • Vivo em SP. Sempre tomei água de torneira, a única vez que tive vermes foi em uma viagem para a Índia.

    • Thiago Castro

      Parabéns pela coragem. Eu, que não confio na infraestrutura brasileira e muito menos no sistema de purificação de água da Sabesp ou Cedae, sem falar nas tubulações até a minha torneira, não bebo!!!! E até hoje não conhecia ninguém que bebesse. Parabéns para vcs todos.

  • Patricia

    São Paulo também e com saúde! E vibrando com os – pouquíssimos por enquanto – restaurantes que estão adotando a prática gentil de oferecer água de torneira aos seus clientes. Essa moda tem de pegar por aqui também!

  • Tobias Vizzotto

    Thiago, com a quantidade de cloro que as companhias adicionam no tratamento de água, acho meio difícil ter algum contaminante. A não ser que haja infiltrações e problemas na tubulação. Aqui na minha cidade tem dias que o cloro é tanto que a água chega a sair da torneira meio esbranquiçada.

  • Thiago Castro

    A questão do serviço eu até entendo, afinal não dá pra comparar a Emirates com a Srilankan (mas vai de cada querer pagar mais caro ou não), mas acho que vc exagerou no lance da distância entre o Sri Lanka e as Maldivas. Olha no mapa lá e vc vai ver que nem é isso tudo não.

  • Erika Veroneze

    Dá de jeito nenhum! Morei na Italia e a água de torneira de lá é intragável! Experimente não filtrar para você ver o que acontecerá com seus rins… muuuito calcario na água