Como é voar na Scandinavian Airlines SAS – ainda em busca da aurora boreal!

Redação 20 · maio · 2013

Nesta semana fez um enorme sucesso a avaliação que postamos da Norwegian Air. O motivo nem foi tanto a simpática companhia, mas sim pelo fabuloso fenômeno da aurora boreal, registrado em fotos pelo nosso leitor Marco Brotto. Hoje vamos repetir a dose com mais uma avaliação dele, desta vez sobre a Scandinavian Airlines System, mais conhecida como SAS. Para quem não conhece,  a SAS é a principal companhia aérea (flag carrier) de três países: Suécia, Noruega e Dinamarca. É também um dos membros fundadores da Star Alliance, a maior aliança de companhias aéreas do mundo. Com uma frota de mais de 135 aeronaves, ela voa para mais de 90 destinos. Acompanhe a avaliação de mais essa companheira do nosso caçador de auroras Marco Brotto: 

avaliacao-scandinavian-sas

A aurora boreal é o mais lindo fenômeno da natureza e sua observação tem se tornado um dos passeios mais desejados pelos aventureiros do mundo todo. Já tive a oportunidade de acompanhar esse fenômeno em Svalbard, Islândia, Finlândia, Noruega, Alasca e Suécia e nessas viagens conheci várias companhias aéreas, entre elas a SAS, que também usei na última expedição.

Já tinha voado pela SAS do aeroporto de Linate em Milão até Copenhage e de Tromsø ate Svalbard – o mais remoto aeroporto, apenas mil quilômetros do  polo norte. Em todas as ocasiões eu gostei dos serviços da companhia.

SAS

Compra

foto 4Para conseguir encaixar horários no meu retorno, tive que comprar uma perna só de Tromsø ate Oslo e o preço, pelos padrões escandinavos, foi mediano. A compra foi super tranquila, o site tem diversas opções de idioma e a navegação é intuitiva.

A escolha de assentos especiais e bagagem extra podem ser feitas pelo site e um detalhe muito legal é que temos 24 horas para trocar ou cancelar totalmente a compra.

 

Check-in

Check-in SASO check in não poderia ser mais breve e tranquilo! Cheguei direto ao totem de auto serviço, sem nenhuma fila. Com o número da reserva você consegue emitir os cartões de embarque e tags para despachar malas. Self service total: você mesmo coloca a bagagem na esteira, passa leitor do código barras e vê sua mala sendo despachada.

Uma dica importante: lembrem-se sempre que o excesso de bagagem deve ser comprado com antecedência. Como a etiquetagem na maioria dos aeroportos é automática vale pena pagar na compra um pouquinho a mais e evitar as taxas no check-in!

Embarque

O embarque foi tranquilo e em nenhum momento foram pedidos documentos. Realizaram somente uma rígida inspeção na bagagem mão. Como sempre, ouvi risos dos funcionários pela quantidade de baterias, fios, lentes e artigos para fotos. Faz parte da caçada à bela dama da noite!

SAS

O voo foi feito em um Boeing 737 next gen novo e muito limpo. As poltronas oferecem bastante espaço  e o voo foi tranquilíssimo. Havia opção de serviço de bordo simples, que era pago à parte.

Os funcionários foram sempre educados, formais e profissionais. No voo para Svalbard, me lembro de uma senhora da tripulação bastante sorridente que se destacava dos outros comissários, brincando que eu iria congelar quando disse que era brasileiro. Tivemos uma conexão e em incríveis 20 minutos o avião decolou novamente, sem transtornos ou comentários negativos.

IMG_5570 4

Conclusão

Ficamos muito satisfeitos e recomendo SAS. Com relação às companhias escandinavas, Finnair e SAS se destacam um pouco mais, porém as três estão acima da média. Destaco a Norwegian por ser low cost sem deixar a comodidade de lado.

Aurora Boreal

Meu Facebook, para quem quiser ver mais fotos ou entrar em contato é www.facebook/brottomarco

Agradecemos ao Marco por mais essa avaliação excelente, que certamente ajudará a muitos leitores a optarem ou não pela SAS em suas viagens pela Ecandinávia – e pelos comentários do post anterior, serão muitos! Se quiser fazer a avaliação de alguma companhia aérea entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br.

Já publicamos quase 100 avaliações de companhias aéreas! Veja todas as outras

Conheça nosso Ranking de Companhias Aéreas, com centenas de avaliações de nossos leitores!

Publicado por

Redação

redacao

  • Gabriel Hoff

    Muito legais seus relatos Marco.

    Agora não posso negar que a primeira coisa que me veio à cabeça, vendo as fotos do avião na neve, foi que aqui em Porto Alegre basta uma neblinazinha para o aeroporto fechar… e na Escandinávia nem uma nevasca é páreo. Nada como um aeroporto bem equipado hehe.

    Abraço.

    • Carolina

      Pensei a mesma coisa, Gabriel!! Acredito que por ser o clima predominante, ainda mais assim tão próximo ao polo norte, os pilotos da SAS e a Norwegian já devem ser treinados pra pilotar nesses extremos, sem falar dos aviões que já devem ser adequados.

    • Thiago Castro

      Qdo saí de Toronto no inverno, antes da decolagem, um equipamento deu um banho no avião com um líquido verde e depois com um rosa. Acho que era um líquido anti-congelante. Bem interessante.

  • Carolina

    Um dia realizo esse sonho!! Já fui à cidade povoada mais austral do planeta, agora só me resta ver a aurora boreal na mais setentrional! Que Roma, Paris, Londres que nada! Eu gosto mesmo é de lugares exóticos!!!!!!!!

    • Thiago Castro

      Totalmente de acordo. Acabei de voltar de Ushuaia e gostei muito. Agora Svalbard, Islândia, Noruega estão no topo da lista!!!!! Qqer dia eu to por aí. 🙂

  • Vinicius Freitas

    A SAS também serve café-da-manhã como serviço de bordo nos voos que decolam antes das 9h da manhã na origem de graça. E o preço das passagens nesse horários não é superior a outros.

    Também vale comentar que a Norwegian possui ótimas promoções para compras antecipadas, mas passagens mais perto da data de embarque quase sempre a SAS oferece um preço mais atraente, então vale a pena pesquisar.

  • Vinicius Freitas

    Ahh, para quem vai para a Escandinávia e quer procurar passagens baratas pode procurar nesse site http://reise.kelkoo.no/c-172201-flybilletter.html ele faz a pesquisa em várias companhias européias e transfere direto para o site delas para fazer a compra.

  • Marco Brotto

    Gabriel, infelizmente eh outra realidade. Em Svalbard voce escorrega ate chegar no aviao a camada de gelo eh impressionante.

    Que bom que gostou dos relatos.

    abracos

  • Marco Brotto

    Carolina e Thiago, eh muito legal eles " lavam " os avioes com o liquido anti-congelante . Eh uma operacao que reune muita gente colocar um aviao no ar nessas circuntancias.Abracos

  • Marco Brotto

    Carol,Thiago add no face e vejam as fotos da Islandia e Svalbard ,espero que gostem. abx

  • Marco Brotto

    Vinicius, vc tem razao. As vezes aparece alguns precos muito loucos e a qualidade dos voos/aeroportos/estrutura em geral vale cada centavo.

    abx

  • Vinicius Condina

    Parabéns pelo relato. Meu sonho viajar a um lugar desse.

    Pretende fazer relato da Finnair? Sempre quis saber sobre ela.

    Abraço

    • Marco Brotto

      Oi Vinicius. Eu fiz um voo FINNAIR de Rovaniemi na Finlandia ate Cracovia com escala em Helsinque. A qualidade dos voos eh tao bom quanto os da Norwegian e SAS.Outro voo que comprei foi Paris Helsique mas foi operado pela Air France. Eh bom saber qu epor la tudo funciona, no horario,sem correria e um conselho pra quem gosta de sair do BEABA. Se for subir ate a regiao da Laponia na Finlandia pegue o EXPRESSO POLAR ,aquele mesmo do filme que vai ate Rovaniemi(cidade do Sta Claus). Abx

  • Thiago Gonzalez

    O problema não é decolar a aeronave com na neve mas sim pousar sem perder a estabilidade. ja pousei no Maine em muita neve foi tenso o avião pousou dançando adocica.

  • João Lu&iacut

    Tinha entretenimento individual nesse avião?

  • miguel

    Posso comprar no site da SAS aqui no Brasil?

    • Eduardo Ribeiro

      tenho a mesma dúvida!!