Como é voar na Scandinavian Airlines SAS – ainda em busca da aurora boreal!

Redação 20 · maio · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Nesta semana fez um enorme sucesso a avaliação que postamos da Norwegian Air. O motivo nem foi tanto a simpática companhia, mas sim pelo fabuloso fenômeno da aurora boreal, registrado em fotos pelo nosso leitor Marco Brotto. Hoje vamos repetir a dose com mais uma avaliação dele, desta vez sobre a Scandinavian Airlines System, mais conhecida como SAS. Para quem não conhece,  a SAS é a principal companhia aérea (flag carrier) de três países: Suécia, Noruega e Dinamarca. É também um dos membros fundadores da Star Alliance, a maior aliança de companhias aéreas do mundo. Com uma frota de mais de 135 aeronaves, ela voa para mais de 90 destinos. Acompanhe a avaliação de mais essa companheira do nosso caçador de auroras Marco Brotto: 

avaliacao-scandinavian-sas

A aurora boreal é o mais lindo fenômeno da natureza e sua observação tem se tornado um dos passeios mais desejados pelos aventureiros do mundo todo. Já tive a oportunidade de acompanhar esse fenômeno em Svalbard, Islândia, Finlândia, Noruega, Alasca e Suécia e nessas viagens conheci várias companhias aéreas, entre elas a SAS, que também usei na última expedição.

Já tinha voado pela SAS do aeroporto de Linate em Milão até Copenhage e de Tromsø ate Svalbard – o mais remoto aeroporto, apenas mil quilômetros do  polo norte. Em todas as ocasiões eu gostei dos serviços da companhia.

SAS

Compra

foto 4Para conseguir encaixar horários no meu retorno, tive que comprar uma perna só de Tromsø ate Oslo e o preço, pelos padrões escandinavos, foi mediano. A compra foi super tranquila, o site tem diversas opções de idioma e a navegação é intuitiva.

A escolha de assentos especiais e bagagem extra podem ser feitas pelo site e um detalhe muito legal é que temos 24 horas para trocar ou cancelar totalmente a compra.

 

Check-in

Check-in SASO check in não poderia ser mais breve e tranquilo! Cheguei direto ao totem de auto serviço, sem nenhuma fila. Com o número da reserva você consegue emitir os cartões de embarque e tags para despachar malas. Self service total: você mesmo coloca a bagagem na esteira, passa leitor do código barras e vê sua mala sendo despachada.

Uma dica importante: lembrem-se sempre que o excesso de bagagem deve ser comprado com antecedência. Como a etiquetagem na maioria dos aeroportos é automática vale pena pagar na compra um pouquinho a mais e evitar as taxas no check-in!

Embarque

O embarque foi tranquilo e em nenhum momento foram pedidos documentos. Realizaram somente uma rígida inspeção na bagagem mão. Como sempre, ouvi risos dos funcionários pela quantidade de baterias, fios, lentes e artigos para fotos. Faz parte da caçada à bela dama da noite!

SAS

O voo foi feito em um Boeing 737 next gen novo e muito limpo. As poltronas oferecem bastante espaço  e o voo foi tranquilíssimo. Havia opção de serviço de bordo simples, que era pago à parte.

Os funcionários foram sempre educados, formais e profissionais. No voo para Svalbard, me lembro de uma senhora da tripulação bastante sorridente que se destacava dos outros comissários, brincando que eu iria congelar quando disse que era brasileiro. Tivemos uma conexão e em incríveis 20 minutos o avião decolou novamente, sem transtornos ou comentários negativos.

IMG_5570 4

Conclusão

Ficamos muito satisfeitos e recomendo SAS. Com relação às companhias escandinavas, Finnair e SAS se destacam um pouco mais, porém as três estão acima da média. Destaco a Norwegian por ser low cost sem deixar a comodidade de lado.

Aurora Boreal

Meu Facebook, para quem quiser ver mais fotos ou entrar em contato é www.facebook/brottomarco

Agradecemos ao Marco por mais essa avaliação excelente, que certamente ajudará a muitos leitores a optarem ou não pela SAS em suas viagens pela Ecandinávia – e pelos comentários do post anterior, serão muitos! Se quiser fazer a avaliação de alguma companhia aérea entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br.

Já publicamos quase 100 avaliações de companhias aéreas! Veja todas as outras

Conheça nosso Ranking de Companhias Aéreas, com centenas de avaliações de nossos leitores!

Autor

Redação - Equipe Melhores Destinos