Avaliação da Qatar Airways – melhor companhia do mundo

Denis Carvalho 21/09/2011 às 16:35h 46 Comentários

A Qatar Airways foi eleita em 2011 a melhor companhia aérea do mundo pela prestigiada consultoria Skytrax, após pesquisa mundial com mais de 18 milhões de passageiros em mais de 100 países. Em novembro publicamos a avaliação de um voo com a empresa para a Europa e hoje apresentamos uma rota perfeita para quem deseja provar os serviços de uma companhia cinco estrelas: o voo de Guarulhos a Buenos Aires. O leitor Frederico Buzon aproveitou o feriado no país vizinho, testou e aprovou com louvor o atendimento da Qatar! Nunca vimos tantas notas 10 em uma única avaliação! Acompanhe:

Através do Melhores Destinos conheci a Qatar Airways e descobri que eles fazem a rota São Paulo / Buenos Aires. Com isso consegui uma boa oferta de passagem e fiz uma viagem com minha namorada para capital Argentina na semana do feriado de 07/09/2011.
A Qatar é a melhor companhia que já voei, tanto na educação dos seus funcionários, pontualidade e conforto.

Compra
Comprei as passagens pelo site da Qatar com muita facilidade e os bilhetes foram emitidos normalmente, sem nenhum problema. Realizei o Web check-in com 24 horas de antecedência tanto na ida quanto na volta e os assentos já estavam reservados desde a compra 17A e 17B para ida e volta. Nota 10

Check-in
Saímos de Guarulhos e como não gosto de imprevistos sempre chego cedo. Mesmo sendo feriado nacional no dia 7 de setembro o aeroporto estava tranquilo. O check-in foi muito rápido, o que se justifica também pela antecedência. O procedimento foi aberto mais de três horas antes do voo e os funcionários foram muito atenciosos! Nota 10
O embarque foi normal tanto na ida quando na volta. Primeiro, as pessoas com necessidades especiais, seguidas da classe executivas e membros do Privilege Club, depois passageiro do fundo do avião e por fim passageiros do meio do avião – que era o meu caso. Na volta seguiu-se a mesma ordem. Nota 10

Pontualidade
Na ida o voo foi pontual, somente 20 minutos depois da hora marcada, decolamos exatamente às 18 horas. Na volta houve um atraso de 40 minutos e decolamos às 23:50. Vale destacar que o atraso não foi devido à empresa , devido a passageiros mais empolgados com o freeshop do aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires.

Voo
O Boeing B777-200LR merece mais uma nota 10. As duas primeiras partes frontais do avião eram destinadas à classe executiva na configuração 2-2-2. Nas duas últimas partes do avião ficam a classe econômica, na configuração 3-3-3. O espaço das poltronas é ótimo, muito difícil encontrar hoje em dia algo similar. Era possível esticar bem as pernas e ainda tínhamos a disposição travesseiros e mantas. Nota 10!

O único ponto negativo para a Qatar em toda a viagem foi com relação à limpeza da aeronave: na ida GRU – EZE o avião vem de Doha e faz somente a troca de equipe. É compreensível que depois de 14 horas de voo o avião não esteja totalmente limpo. Na volta tudo em perfeito estado. Nota 9

Serviço
O atendimento durante o voo da Qatar é ótimo! As comissárias e comissários são sempre simpáticos e disposto a atender a todos os pedidos. Tanto eles quanto o comandante, que somente fez avisos básicos durante o voo, falam somente inglês e árabe. Somente na volta tinha um comissário falando em português. Mesmo que as pessoas não falem o inglês eles fazem de tudo para entender. O menu das refeições está nas 3 línguas. Árabe, Inglês e Português. Como disse são distribuídos mantas, travesseiro e tapa olhos. Nota 10

Refeições
O serviço de bordo também foi excelente e merece mais uma nota 10. Apesar do tempo de voo curto– cerca de 2 horas e meia –foi servido um jantar. O menu sempre consta com duas opções: Peixe ou Frango tanto na ida e na volta. Acompanhado de salada e sobremesa. Depois é servido café ou chá. Destaque que as bebidas são à vontade: água, chá, refrigerantes, sucos, cervejas, vodka e uísque. Como disse, nota 10!

Entretenimento
A Qatar conta com sistema Oryx com telas individuais onde cada passageiro pode escolher seu entretenimento. Havia oito opções de filmes, incluindo títulos bem recentes, como Super 8, Deu a louca na Chapeuzinho 2 e Kung Fu Panda 2. Só não havia legendas ou áudio em português.

Para áudio contava com mais de 500 músicas. O que eu mais gostei é a opção de Jukebox, onde você pode montar a lista com suas músicas preferidas. A pesquisa das canções podia ser feita por país ou ritmo.

Existiam opções também de programas de TV (nenhum nacional ), notícias internacionais e informações do voo. Há ainda muitas opções de jogos – as configurações e seleções eram feitas por toque na tela ou por um controle remoto. A Qatar oferece também uma revista em inglês. Nota 10

Chegada
A retirada das bagagens em Ezeiza foi demorada por um fato curioso: no mesmo voo estavam a comissão técnica da seleção de futebol da Argentina. Na esteira os funcionários do aeroporto deram prioridade às malas e equipamentos deles – e olha que não era pouco! Na volta ao Brasil tudo normal e rápido.

Conclusão
A Qatar faz jus ao título de melhor companhia aérea do mundo. Entre seus pontos fortes estão a pontualidade, respeito com os clientes, funcionários educados e atenciosos e equipamento novos. No entanto, a empresa deveria ter mais comissários treinados para falar português , já que faz voos diários para o Brasil, além de opções de entretenimento em nossa língua. De todo modo, caso volte a Buenos Aires ou viaje a outro destino oferecido pela Qatar com certeza ela será minha primeira opção!

Agradecemos ao Frederico por compartilhar suas impressões conosco e convidamos a todos os que já voaram pela Qatar a fazer o mesmo nos comentários abaixo. Se quiser fazer a avaliação de alguma empresa que ainda não foi descrita aqui no Melhores Destinos mande um e-mail para contato@melhoresdestinos.com.br. Ficaremos felizes em publicá-lo!

46 comentários para “Avaliação da Qatar Airways – melhor companhia do mundo

  1. Valdinho Pellin

    Muito bom o relato.

    Estou na expectativa da avaliação da Turkish Airlines. Viajarei em dezembro nela.

    Responder
  2. Jr

    Excelente, tive a mesma impressão ao voar de Qatar ano passado pra Barcelona (via Doha). Na volta reparei também que o avião ficou sujo, mas creio que o problema se dê pq a aeronave não é completamente esvaziada, pois faz apenas escala e não uma conexão aqui no Brasil. Com o avião ainda com passageiros, fica inviável uma limpeza mais rigorosa, o que não deve ser mto confortável mesmo…

    Responder
  3. Rodrigo Nunes

    No ano passado, assim que lancou a nova rota da empresa Qatar Airways pro Brasil, comprei passagem pros meu pais, irmao e dois amigos da familia com destino a Barcelona! Até ai tudo bem, qnd após a compra iniciou-se os problemas e falta de compreensão da empresa…

    Primeiro problema:

    Ao preencher os dados da amiga da familia eu troquei o sobrenome da mesma, e tentamos fazer contato com a empresa que por email informou que essa modificacao nao poderia ser feita de maneira alguma e que eram regras da tarifa que foi comprada (foi promocional, mas trocar um nome que foi escrito errado?), fim da historia após inumeras tentativas e contato via telefone muito ruim não efetuaram a viagem, por isso os amigos dos meus pais cancelaram a viagem e nao puderem ter o dinheiro de volta por causa da tarifa.

    Segundo problema:

    Meu pai, com cerca de 3 meses antes da viagem teve o cartao clonado e teve que pedir um novo, o que modificou a série do cartao… Então na hora do embarque eles pediram o cartao que foi efetuado a compra o que nao existia mais e foi descartado,, e entao meus pais tiveram que pagar a mesma passagem novamente no cartão e foi dito que a compra seria estornado no mes seguinte, o que nao foi feito ate agora! isso aconteceu em Novembro do ano passado, até fevereiro desse ano tentou-se amigavelmente receber esse estorno e nao foi feito.. entao estamos recorrendo na justica!

    Ps: o primeiro problema realmente deixamos pra lá pois realmente diz que nao é possivel modifican o nome apos a compra!

    Ps2: Realmente o servico a bordo, o aviao, e tudo da companhia são excelentes e perfeitos como dito por meus pais! as companhias brasileiras poderiam seguir um pouquinho o exemplo

    Responder
    1. luciano

      Rodrigo você poderia informar como manteve contato com a quatar por fone,pois os números que tenho eu não consigo(11-23682146;23672146;21412100)e vc sabe o endereço da loja em SP? grato!

      Responder
    2. Leonardo BH

      Essa questão de erro no sobrenome é complicado mesmo. Aconteceu com parentes meus e a cia. aérea era a TAM. Foi necessário comprar outra passagem em cima da hora (bem mais cara).

      Responder
    3. jonathan

      Fazer alterações não é possível. na realidade, algumas (poucas) cias disponibilizam essa alteração, mas cobram para realizar tal façanha.
      A companhia não tem q ser penalizada pela sua falta de atenção.

      Responder
  4. Paulo Rocha

    Voei Atenas – Doha – Dubai mês passado e só posso dar nota DEZ.

    Responder
    1. luciano

      Paulo como você fez pra obter os vistos para Doha e Dubai? grato!

      Responder
  5. Marcos Reis

    Muito bom o relatorio do Frederico…

    Responder
  6. Nycce Alves

    Nada a acrescentar ao relato do Frederico Buzon. Utilizei a Qatar em agosto de 2010, no voo SP-Buenos Aires e nada tenho a reclamar. De fato, uma excelente companhia aérea. Merecida o avaliação da consultoria Skytrax.

    Responder
  7. Marco

    Bom, eu viajei com eles em 2 ocasiões, em 2005 e 2007. Em 2005 eles estavam lutando pelo reconhecimento, de fato o atendimento e principalmente o serviço de bordo foram fantásticos. A necessaire , mesmo na classe econômica era boa, cheia de "mimos".

    Bom, em 2007 a história foi outra, avião velho (airbus a300 eu acho) atendimento de bordo caiu muito e não tinha mais a necessaire. Ambas as viagens fiz na asia. Como eram voos longos, pude conversar com a tripulação, que na maioria(ou melhor, na totatlidade) eram obviamente de estrangeiros e não estavam muito contentes com a empresa.

    Bom, isto foi há algum tempo, mas digamos que tenho uma boa milhagem por aí para poder testemunhar.

    Responder
  8. gilmar

    Assino embaixo todos os adjetivos de ótima empresa. Quem tiver duas coisas: inteligencia e dinheiro neste momento deve, é uma obrigação viu pessoal, comprar passagens pela Qatar.

    A melhor empresa que já voei nesses meus 25 anos de passeios e trabalhos.

    Boa sorte para aqueles que desejam voar Qatar.

    Responder
  9. Rodrigo

    Rodrigo o que acontece é o seguinte: no sistema da Qatar quando se faz a emissão do bilhete físico no aeroporto o sistema pede OBRIGATORIAMENTE os 4 ultimos numeros do cartão com o qual foi efetuado a compra, se vc não introduzir esse numero o sistema simplesmente não emite o bilhete.

    Tbm acho um absurdo esse sistema, mas quando se faz a compra da passagem vc tem a informação que precisará apresentar esse cartão da compra. Conheço pessoas que tiveram seu cartão roubado, mas como tinham o numero do cartão conseguiram viajar pela Qatar dando apenas o numero falado.

    Responder
    1. Alexandro

      Eu tive um problema parecido com compra de passagem com cartão. Foi com a Ibéria. Só que no meu caso o cartão usado na compra venceu antre a compra e a data da viagem. Levei uma cópia simples do cartão antigo e não tive problemas, mas foi solicitada a apresnetação da cópia e explicação do fato tanto na ida quanto na volta, sendo que nas regras da tarifa dizia que era necessária a apresentação do cartão de compra apenas no primeiro trecho da viagem.

      Responder
  10. Daniel

    Já voei pela Qatar e sinceramente não gostei muito… melhor dito, não achei nada de mais e não vi todo o serviço celebrado pela midia… comparando com a Singapore, eu creio que a Singapore é melhor …

    Pela Qatar eu só voaria hoje em dia se tivesse de escolher entre Gol e a Aerolineas…

    Responder
  11. Nalini

    voei GRU-DOH, ooootimo o servico, realmente soh posso dar nota dez. como alguem ai comentou, o comandante soh faz comentarios realmente necessarios, e como voei de noite, eles deixam o ambiente perfeito pra dormir desde o momento que vc entra na aeronave ate a hora de chegar! bebida a vontade, comida otima tambem, e se nao for dormir, nao tem como ficar entediado: noticias, jogos, musica, filmes (recentes)… depois fiz doha – seul, e apesar de ter ido numa aeronave menor, o servico nao deixava a desejar, recomendo!!!

    Responder
  12. Charles Bonatti

    Eu viajei com a Qatar para Madri.. tudo nota 1000!! Quero viajar novamente, fiz conexao em Doha e ainda me levaram para o hotel descansar durante a conexao! Muito boa!!! Nunca viajei por uma companhia assim!

    Responder
  13. Carlos Eduardo

    conserta esse "viaJem" aí, PLMDDS!!!

    Responder
    1. Leonardo Marques

      heheh… tava bizarro mesmo.

      Responder
  14. Mauricio Leite

    Só acho q a falta de opções em portugues mereecem notas abaixo de 10. Não se deve ser solidário com a empresa. Ela é quem tem q atender o cliente satisfstoriamente.

    Pela descrição feita, um voo da Tam está parecendo melhor, pois o atendimento é muito bom, mas em portugues. O único diferencial parece ser o avião espaçoso.

    Responder
  15. Gustavo Costa Ribeir

    Não me surpreende o atendimento "nota 10" dado a empresa. Como os preços para voar na Qatar Airways são um dos mais caros, o mais compreensível é que a atenção ao cliente seja uma das melhores.

    O difícil é manter um preço mediano com um atendimento nesse nível da Qatar. No dia que isso existir, me avisem.

    Responder
    1. Ana

      Viajei pela Qatar pra Barcelona e gostei muito. Mas, já viajei pro Japão e Dubai pela Emirates e ainda acho melhor.

      Na minha opinião é 10 pra Emirates e 9,5 pra Qatar.

      Responder
  16. lfpinheiro

    Amigo, com todo o respeito, voce nunca voou internacional nao!?

    Após um voo de 14 horas e sem a aeronave ser limpa voce me da uma nota 9?

    2 opcoes de menu (frango e peixe) em voo internacional? Voce nao esperava o cracker recheado e a balinha de caramelo e limao da gol ne?

    Sistema de entretenimento sem opcao de audio em portugues? E a revista em ingles? pessimo!

    Enfim.. o 777-200lr eh uma aeronave que suporta realizar voo non stop de ate 17 horas, voce voou 2,5. pense nisso.

    Responder
    1. Frederico

      Voe de AA e Iberia, isso sim foi uma experiência ruim !

      Responder
  17. Franco

    Acho que vc quem nunca viajou pra BSA, fui várias vezes tanto de GOL como de TAM e nunca tive janta, muito menos sistema de entretenimento individual.

    Ponto para a Qatar na minha opinião.

    Responder
  18. Renan

    Voei o mesmo trecho pela Qatar em 2009… Achei bom, mas os comissários são MUITO mal educados !!! A maioria era das Filipinas, falavam um inglês enrolado, de forma que quando eu pedia ajuda e não me entendiam, ficavam nervosos (absurdo !!!)

    Responder
  19. Denis Rocha

    Senhores,

    Tudo nesse mundo é uma questao de custo/benefício. De todas as avaliaçoes que li, apenas uma falava em custo. Ou seja, será que todos os outros sao milionários e malucos (bobos)??? Mostra competencia quem oferece um bom serviço por um preço compensador. Isto sim é o que conta!!!! Vou verificar os preços da Qatar antes de qq decisao. Inté!

    Responder
  20. Rafael

    meu caro, os filipinos falam ingles desde que nasceram, eh lingua oficial naquele pais. Enrolado uma ova, enrolado deve ser o seu ingles…

    Responder
  21. Rafael

    A Qatar tem comissarios de mais de 100 paises, e no maximo 30% da tripulacao eh da mesma nacionalidade. Isso quer dizer que havia falantes de pelo menos 4 idiomas a bordo. O que voce espera? Que o mundo aprenda a falar portugues? Talvez seja melhor VOCE aprender ingles se for fazer viagens internacionais…

    Responder
    1. Marco

      As GRANDES cias tem sim tripulantes que falam português, se você já teve a chance de viajar por elas deve ter notado isto!

      Responder
  22. Rafael

    A Qatar oferece precos bem melhores do que os da Emirates e da Singapore. Eh soh entrar nos sites e conferir. E ainda assim ganhou o premio de melhor do mundo, de novo. Quer melhor relacao custo-beneficio do que essa?

    Responder
  23. lfpinheiro

    É tudo questao de aeronave.. JA fiz GRU-JFK e GIG-JFK tanto de 777 seja da tam ou da american, que sao excelentes aeronaves, assim como tambem ja fiz esse trecho de 767 que é uma carroça, sem sistema de entretenimento ou algo do tipo.

    O atendimento nao muda, mas te garanto que a aeronave sendo velha ou nova ja muda em muito a sensação de estar em um local mais aconchegante.

    Responder
  24. lfpinheiro

    Ja fui pra BSA pelo Ezeiza e pelo Aeroparque. Pelo eze, fui de A330 da TAM, excelente aeronave, com entretenimento a bordo, refeicao completa (Carne, frango ou pasta por sinal) e o atendimento TAM de sempre.

    Assim como quando fui para o Aeroparque fiz escala em porto alegre e esse ultimo voo so me serviram o belo e conhecido cracker. A aeronave era um A320 que faz trechos regulares nacionais em nosso pais.

    Responder
  25. lfpinheiro

    Em nenhum momento falei da obrigatoriedade dos comissarios falaram nossa lingua, mas ao menos 1 ou outro sao obrigados a ter o nivel basico para resolver coisas basicas dentro do voo.

    Uma companhia que tem voos regulares para o brasil deveria ter como opcao no sistema de entretenimento o audio em portugues de todos seus filmes, isso é um pequeno opcional que elas pagam a empresa responsavel pela programacao in-flight.

    Responder
  26. lfpinheiro

    Quanto ao meu nivel de ingles, que bom que eu sou fluente e nao preciso de audio em portugues, mas como estamos avaliando uma companhia aérea de modo geral, temos que pensar nos brasileiros que irao voar de Qatar e nao poderam sequer se comunicar com um(a) comissario(a) de bordo, nao poderao usufruir desse tao extensa e variada carta de filmes e sequer essa revista de bordo.

    Responder
  27. lfpinheiro

    enfim Franco, é tudo questão de aeronave. Na hora da reserva voce consegue saber qual sera a utilizada naquele voo. De preferencia, ao menos em trechos internacionais, pelas de maior porte. A330 para airbus e boeing 767-400(764) em diante ou 777..

    Responder
  28. Thiago A.

    Nas minhas duas viagens a Buenos Aires este anos fui de Pluna, pelo Aeroparque e de Qatar pelo Ezeiza. As diferenças são absurdas. Apesar das duas terem um custo beneficio bom, a Pluna tem avioes pequenos e apertados, verdadeiros tubos de pasta de dente, o lanche é cobrado, e tem conexão em Carrasco. A experiencia na Qatar foi ótima, voo no horario, comida boa para os padroes avião, comissarios meio relapsos, mas isso é comum, e o principal, o espaço maior entre os assentos e o sistema de entretenimento individual. Portanto RECOMENDO MUITO A QATAR. Nesse caso só posso falar da rota pra BsAs. O preço deles é pouca mais alto que o da Pluna, portanto compensa.

    Responder
  29. Thiago A.

    Ahh, mais uma coisa. Evitem as nacionais Gol e Tam para viagens internacionais. Nos já conhecemos bem o serviço ruim deles. Eu sempre opto pelas cias estrangeiras. Jã não basta ter que engolir a Gol e a Tam viajando pelo Brasil

    Responder
  30. Ana

    A Qatar Airways não está mais contratando brasileiros, acho difícil que essa ausência nos voos mude :

    Responder
  31. Ana

    Difícil era engolir os antigos preços de passagem.

    Responder
  32. Monina

    Querido..

    a lingua oficial é o tagalog. Filipinos tem como segunda língua o ingles, porem com um sotaque asiático.

    Responder
  33. Ana Paula

    Já fiz voos para Paris via TAM e afirmo com todas as letras que é excelente, atendimento maravilhoso, refeicoes, seguranca, tripulacao solícita e simpática. Posso comparar com outras que fiz o mesmo trecho, como Swiss, AA, entre outras, a TAM ganha disparado.

    Responder
  34. bruno

    olá! vou fazer uma viagem com a Qatar para Doha em janeiro… escolhi o assento 11-k na classe economica.. por acaso essa fila fia emcima da asa?????????

    aeronave 77L

    Responder
  35. Daltro

    Olá, assim como o Bruno eu tambem viajo no inicio do ano para Doha pela Qatar. Meu assento é o 12, e mesmo com o link sugerido pelo Denis, eu fico com duvida sobre a localizaçao: sobre a asa ou nao? Será que a asa inicia na fileira 22 mesmo? Parece que sim, mas… Se alguem tiver mais alguma informaçao fico agradecido.

    Responder
  36. Marco Aurélio

    Foi para a Argentina no começo de fevereiro e fiquei impressionado com o tratamento da companhia Qatar. Considero a melhor companhia do mundo. Fui bem tratado pelos comissários, comida excelente, acomodação perfeita e confortável. Parabéns a todos os colaboradores da Qatar!!! Não vejo a hora de voltar a voar nesta companhia!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>