Avaliação da Qatar Airways – melhor companhia do mundo

Denis Carvalho 21/09/2011 às 16:35h 46

A Qatar Airways foi eleita em 2011 a melhor companhia aérea do mundo pela prestigiada consultoria Skytrax, após pesquisa mundial com mais de 18 milhões de passageiros em mais de 100 países. Em novembro publicamos a avaliação de um voo com a empresa para a Europa e hoje apresentamos uma rota perfeita para quem deseja provar os serviços de uma companhia cinco estrelas: o voo de Guarulhos a Buenos Aires. O leitor Frederico Buzon aproveitou o feriado no país vizinho, testou e aprovou com louvor o atendimento da Qatar! Nunca vimos tantas notas 10 em uma única avaliação! Acompanhe:

Através do Melhores Destinos conheci a Qatar Airways e descobri que eles fazem a rota São Paulo / Buenos Aires. Com isso consegui uma boa oferta de passagem e fiz uma viagem com minha namorada para capital Argentina na semana do feriado de 07/09/2011.
A Qatar é a melhor companhia que já voei, tanto na educação dos seus funcionários, pontualidade e conforto.

Compra
Comprei as passagens pelo site da Qatar com muita facilidade e os bilhetes foram emitidos normalmente, sem nenhum problema. Realizei o Web check-in com 24 horas de antecedência tanto na ida quanto na volta e os assentos já estavam reservados desde a compra 17A e 17B para ida e volta. Nota 10

Check-in
Saímos de Guarulhos e como não gosto de imprevistos sempre chego cedo. Mesmo sendo feriado nacional no dia 7 de setembro o aeroporto estava tranquilo. O check-in foi muito rápido, o que se justifica também pela antecedência. O procedimento foi aberto mais de três horas antes do voo e os funcionários foram muito atenciosos! Nota 10
O embarque foi normal tanto na ida quando na volta. Primeiro, as pessoas com necessidades especiais, seguidas da classe executivas e membros do Privilege Club, depois passageiro do fundo do avião e por fim passageiros do meio do avião – que era o meu caso. Na volta seguiu-se a mesma ordem. Nota 10

Pontualidade
Na ida o voo foi pontual, somente 20 minutos depois da hora marcada, decolamos exatamente às 18 horas. Na volta houve um atraso de 40 minutos e decolamos às 23:50. Vale destacar que o atraso não foi devido à empresa , devido a passageiros mais empolgados com o freeshop do aeroporto de Ezeiza em Buenos Aires.

Voo
O Boeing B777-200LR merece mais uma nota 10. As duas primeiras partes frontais do avião eram destinadas à classe executiva na configuração 2-2-2. Nas duas últimas partes do avião ficam a classe econômica, na configuração 3-3-3. O espaço das poltronas é ótimo, muito difícil encontrar hoje em dia algo similar. Era possível esticar bem as pernas e ainda tínhamos a disposição travesseiros e mantas. Nota 10!

O único ponto negativo para a Qatar em toda a viagem foi com relação à limpeza da aeronave: na ida GRU – EZE o avião vem de Doha e faz somente a troca de equipe. É compreensível que depois de 14 horas de voo o avião não esteja totalmente limpo. Na volta tudo em perfeito estado. Nota 9

Serviço
O atendimento durante o voo da Qatar é ótimo! As comissárias e comissários são sempre simpáticos e disposto a atender a todos os pedidos. Tanto eles quanto o comandante, que somente fez avisos básicos durante o voo, falam somente inglês e árabe. Somente na volta tinha um comissário falando em português. Mesmo que as pessoas não falem o inglês eles fazem de tudo para entender. O menu das refeições está nas 3 línguas. Árabe, Inglês e Português. Como disse são distribuídos mantas, travesseiro e tapa olhos. Nota 10

Refeições
O serviço de bordo também foi excelente e merece mais uma nota 10. Apesar do tempo de voo curto– cerca de 2 horas e meia –foi servido um jantar. O menu sempre consta com duas opções: Peixe ou Frango tanto na ida e na volta. Acompanhado de salada e sobremesa. Depois é servido café ou chá. Destaque que as bebidas são à vontade: água, chá, refrigerantes, sucos, cervejas, vodka e uísque. Como disse, nota 10!

Entretenimento
A Qatar conta com sistema Oryx com telas individuais onde cada passageiro pode escolher seu entretenimento. Havia oito opções de filmes, incluindo títulos bem recentes, como Super 8, Deu a louca na Chapeuzinho 2 e Kung Fu Panda 2. Só não havia legendas ou áudio em português.

Para áudio contava com mais de 500 músicas. O que eu mais gostei é a opção de Jukebox, onde você pode montar a lista com suas músicas preferidas. A pesquisa das canções podia ser feita por país ou ritmo.

Existiam opções também de programas de TV (nenhum nacional ), notícias internacionais e informações do voo. Há ainda muitas opções de jogos – as configurações e seleções eram feitas por toque na tela ou por um controle remoto. A Qatar oferece também uma revista em inglês. Nota 10

Chegada
A retirada das bagagens em Ezeiza foi demorada por um fato curioso: no mesmo voo estavam a comissão técnica da seleção de futebol da Argentina. Na esteira os funcionários do aeroporto deram prioridade às malas e equipamentos deles – e olha que não era pouco! Na volta ao Brasil tudo normal e rápido.

Conclusão
A Qatar faz jus ao título de melhor companhia aérea do mundo. Entre seus pontos fortes estão a pontualidade, respeito com os clientes, funcionários educados e atenciosos e equipamento novos. No entanto, a empresa deveria ter mais comissários treinados para falar português , já que faz voos diários para o Brasil, além de opções de entretenimento em nossa língua. De todo modo, caso volte a Buenos Aires ou viaje a outro destino oferecido pela Qatar com certeza ela será minha primeira opção!

Agradecemos ao Frederico por compartilhar suas impressões conosco e convidamos a todos os que já voaram pela Qatar a fazer o mesmo nos comentários abaixo. Se quiser fazer a avaliação de alguma empresa que ainda não foi descrita aqui no Melhores Destinos mande um e-mail para contato@melhoresdestinos.com.br. Ficaremos felizes em publicá-lo!

  • Valdinho Pellin

    Muito bom o relato.

    Estou na expectativa da avaliação da Turkish Airlines. Viajarei em dezembro nela.

  • http://@superjunior85 Jr

    Excelente, tive a mesma impressão ao voar de Qatar ano passado pra Barcelona (via Doha). Na volta reparei também que o avião ficou sujo, mas creio que o problema se dê pq a aeronave não é completamente esvaziada, pois faz apenas escala e não uma conexão aqui no Brasil. Com o avião ainda com passageiros, fica inviável uma limpeza mais rigorosa, o que não deve ser mto confortável mesmo…

  • http://--- Rodrigo Nunes

    No ano passado, assim que lancou a nova rota da empresa Qatar Airways pro Brasil, comprei passagem pros meu pais, irmao e dois amigos da familia com destino a Barcelona! Até ai tudo bem, qnd após a compra iniciou-se os problemas e falta de compreensão da empresa…

    Primeiro problema:

    Ao preencher os dados da amiga da familia eu troquei o sobrenome da mesma, e tentamos fazer contato com a empresa que por email informou que essa modificacao nao poderia ser feita de maneira alguma e que eram regras da tarifa que foi comprada (foi promocional, mas trocar um nome que foi escrito errado?), fim da historia após inumeras tentativas e contato via telefone muito ruim não efetuaram a viagem, por isso os amigos dos meus pais cancelaram a viagem e nao puderem ter o dinheiro de volta por causa da tarifa.

    Segundo problema:

    Meu pai, com cerca de 3 meses antes da viagem teve o cartao clonado e teve que pedir um novo, o que modificou a série do cartao… Então na hora do embarque eles pediram o cartao que foi efetuado a compra o que nao existia mais e foi descartado,, e entao meus pais tiveram que pagar a mesma passagem novamente no cartão e foi dito que a compra seria estornado no mes seguinte, o que nao foi feito ate agora! isso aconteceu em Novembro do ano passado, até fevereiro desse ano tentou-se amigavelmente receber esse estorno e nao foi feito.. entao estamos recorrendo na justica!

    Ps: o primeiro problema realmente deixamos pra lá pois realmente diz que nao é possivel modifican o nome apos a compra!

    Ps2: Realmente o servico a bordo, o aviao, e tudo da companhia são excelentes e perfeitos como dito por meus pais! as companhias brasileiras poderiam seguir um pouquinho o exemplo

    • luciano

      Rodrigo você poderia informar como manteve contato com a quatar por fone,pois os números que tenho eu não consigo(11-23682146;23672146;21412100)e vc sabe o endereço da loja em SP? grato!

    • Leonardo BH

      Essa questão de erro no sobrenome é complicado mesmo. Aconteceu com parentes meus e a cia. aérea era a TAM. Foi necessário comprar outra passagem em cima da hora (bem mais cara).

    • jonathan

      Fazer alterações não é possível. na realidade, algumas (poucas) cias disponibilizam essa alteração, mas cobram para realizar tal façanha.
      A companhia não tem q ser penalizada pela sua falta de atenção.

  • Paulo Rocha

    Voei Atenas – Doha – Dubai mês passado e só posso dar nota DEZ.

    • luciano

      Paulo como você fez pra obter os vistos para Doha e Dubai? grato!

  • Marcos Reis

    Muito bom o relatorio do Frederico…

  • Nycce Alves

    Nada a acrescentar ao relato do Frederico Buzon. Utilizei a Qatar em agosto de 2010, no voo SP-Buenos Aires e nada tenho a reclamar. De fato, uma excelente companhia aérea. Merecida o avaliação da consultoria Skytrax.

  • Marco

    Bom, eu viajei com eles em 2 ocasiões, em 2005 e 2007. Em 2005 eles estavam lutando pelo reconhecimento, de fato o atendimento e principalmente o serviço de bordo foram fantásticos. A necessaire , mesmo na classe econômica era boa, cheia de "mimos".

    Bom, em 2007 a história foi outra, avião velho (airbus a300 eu acho) atendimento de bordo caiu muito e não tinha mais a necessaire. Ambas as viagens fiz na asia. Como eram voos longos, pude conversar com a tripulação, que na maioria(ou melhor, na totatlidade) eram obviamente de estrangeiros e não estavam muito contentes com a empresa.

    Bom, isto foi há algum tempo, mas digamos que tenho uma boa milhagem por aí para poder testemunhar.

  • gilmar

    Assino embaixo todos os adjetivos de ótima empresa. Quem tiver duas coisas: inteligencia e dinheiro neste momento deve, é uma obrigação viu pessoal, comprar passagens pela Qatar.

    A melhor empresa que já voei nesses meus 25 anos de passeios e trabalhos.

    Boa sorte para aqueles que desejam voar Qatar.

  • Rodrigo

    Rodrigo o que acontece é o seguinte: no sistema da Qatar quando se faz a emissão do bilhete físico no aeroporto o sistema pede OBRIGATORIAMENTE os 4 ultimos numeros do cartão com o qual foi efetuado a compra, se vc não introduzir esse numero o sistema simplesmente não emite o bilhete.

    Tbm acho um absurdo esse sistema, mas quando se faz a compra da passagem vc tem a informação que precisará apresentar esse cartão da compra. Conheço pessoas que tiveram seu cartão roubado, mas como tinham o numero do cartão conseguiram viajar pela Qatar dando apenas o numero falado.

    • Alexandro

      Eu tive um problema parecido com compra de passagem com cartão. Foi com a Ibéria. Só que no meu caso o cartão usado na compra venceu antre a compra e a data da viagem. Levei uma cópia simples do cartão antigo e não tive problemas, mas foi solicitada a apresnetação da cópia e explicação do fato tanto na ida quanto na volta, sendo que nas regras da tarifa dizia que era necessária a apresentação do cartão de compra apenas no primeiro trecho da viagem.

  • Daniel

    Já voei pela Qatar e sinceramente não gostei muito… melhor dito, não achei nada de mais e não vi todo o serviço celebrado pela midia… comparando com a Singapore, eu creio que a Singapore é melhor …

    Pela Qatar eu só voaria hoje em dia se tivesse de escolher entre Gol e a Aerolineas…

  • Nalini

    voei GRU-DOH, ooootimo o servico, realmente soh posso dar nota dez. como alguem ai comentou, o comandante soh faz comentarios realmente necessarios, e como voei de noite, eles deixam o ambiente perfeito pra dormir desde o momento que vc entra na aeronave ate a hora de chegar! bebida a vontade, comida otima tambem, e se nao for dormir, nao tem como ficar entediado: noticias, jogos, musica, filmes (recentes)… depois fiz doha – seul, e apesar de ter ido numa aeronave menor, o servico nao deixava a desejar, recomendo!!!

  • Charles Bonatti

    Eu viajei com a Qatar para Madri.. tudo nota 1000!! Quero viajar novamente, fiz conexao em Doha e ainda me levaram para o hotel descansar durante a conexao! Muito boa!!! Nunca viajei por uma companhia assim!

  • Carlos Eduardo

    conserta esse "viaJem" aí, PLMDDS!!!

    • Leonardo Marques

      heheh… tava bizarro mesmo.

  • Mauricio Leite

    Só acho q a falta de opções em portugues mereecem notas abaixo de 10. Não se deve ser solidário com a empresa. Ela é quem tem q atender o cliente satisfstoriamente.

    Pela descrição feita, um voo da Tam está parecendo melhor, pois o atendimento é muito bom, mas em portugues. O único diferencial parece ser o avião espaçoso.

  • Gustavo Costa Ribeir

    Não me surpreende o atendimento "nota 10" dado a empresa. Como os preços para voar na Qatar Airways são um dos mais caros, o mais compreensível é que a atenção ao cliente seja uma das melhores.

    O difícil é manter um preço mediano com um atendimento nesse nível da Qatar. No dia que isso existir, me avisem.

    • Ana

      Viajei pela Qatar pra Barcelona e gostei muito. Mas, já viajei pro Japão e Dubai pela Emirates e ainda acho melhor.

      Na minha opinião é 10 pra Emirates e 9,5 pra Qatar.

  • lfpinheiro

    Amigo, com todo o respeito, voce nunca voou internacional nao!?

    Após um voo de 14 horas e sem a aeronave ser limpa voce me da uma nota 9?

    2 opcoes de menu (frango e peixe) em voo internacional? Voce nao esperava o cracker recheado e a balinha de caramelo e limao da gol ne?

    Sistema de entretenimento sem opcao de audio em portugues? E a revista em ingles? pessimo!

    Enfim.. o 777-200lr eh uma aeronave que suporta realizar voo non stop de ate 17 horas, voce voou 2,5. pense nisso.

    • Frederico

      Voe de AA e Iberia, isso sim foi uma experiência ruim !

  • Franco

    Acho que vc quem nunca viajou pra BSA, fui várias vezes tanto de GOL como de TAM e nunca tive janta, muito menos sistema de entretenimento individual.

    Ponto para a Qatar na minha opinião.

  • Renan

    Voei o mesmo trecho pela Qatar em 2009… Achei bom, mas os comissários são MUITO mal educados !!! A maioria era das Filipinas, falavam um inglês enrolado, de forma que quando eu pedia ajuda e não me entendiam, ficavam nervosos (absurdo !!!)

  • Denis Rocha

    Senhores,

    Tudo nesse mundo é uma questao de custo/benefício. De todas as avaliaçoes que li, apenas uma falava em custo. Ou seja, será que todos os outros sao milionários e malucos (bobos)??? Mostra competencia quem oferece um bom serviço por um preço compensador. Isto sim é o que conta!!!! Vou verificar os preços da Qatar antes de qq decisao. Inté!

  • Rafael

    meu caro, os filipinos falam ingles desde que nasceram, eh lingua oficial naquele pais. Enrolado uma ova, enrolado deve ser o seu ingles…

  • Rafael

    A Qatar tem comissarios de mais de 100 paises, e no maximo 30% da tripulacao eh da mesma nacionalidade. Isso quer dizer que havia falantes de pelo menos 4 idiomas a bordo. O que voce espera? Que o mundo aprenda a falar portugues? Talvez seja melhor VOCE aprender ingles se for fazer viagens internacionais…

    • Marco

      As GRANDES cias tem sim tripulantes que falam português, se você já teve a chance de viajar por elas deve ter notado isto!

  • Rafael

    A Qatar oferece precos bem melhores do que os da Emirates e da Singapore. Eh soh entrar nos sites e conferir. E ainda assim ganhou o premio de melhor do mundo, de novo. Quer melhor relacao custo-beneficio do que essa?

  • lfpinheiro

    É tudo questao de aeronave.. JA fiz GRU-JFK e GIG-JFK tanto de 777 seja da tam ou da american, que sao excelentes aeronaves, assim como tambem ja fiz esse trecho de 767 que é uma carroça, sem sistema de entretenimento ou algo do tipo.

    O atendimento nao muda, mas te garanto que a aeronave sendo velha ou nova ja muda em muito a sensação de estar em um local mais aconchegante.

  • lfpinheiro

    Ja fui pra BSA pelo Ezeiza e pelo Aeroparque. Pelo eze, fui de A330 da TAM, excelente aeronave, com entretenimento a bordo, refeicao completa (Carne, frango ou pasta por sinal) e o atendimento TAM de sempre.

    Assim como quando fui para o Aeroparque fiz escala em porto alegre e esse ultimo voo so me serviram o belo e conhecido cracker. A aeronave era um A320 que faz trechos regulares nacionais em nosso pais.

  • lfpinheiro

    Em nenhum momento falei da obrigatoriedade dos comissarios falaram nossa lingua, mas ao menos 1 ou outro sao obrigados a ter o nivel basico para resolver coisas basicas dentro do voo.

    Uma companhia que tem voos regulares para o brasil deveria ter como opcao no sistema de entretenimento o audio em portugues de todos seus filmes, isso é um pequeno opcional que elas pagam a empresa responsavel pela programacao in-flight.

  • lfpinheiro

    Quanto ao meu nivel de ingles, que bom que eu sou fluente e nao preciso de audio em portugues, mas como estamos avaliando uma companhia aérea de modo geral, temos que pensar nos brasileiros que irao voar de Qatar e nao poderam sequer se comunicar com um(a) comissario(a) de bordo, nao poderao usufruir desse tao extensa e variada carta de filmes e sequer essa revista de bordo.

  • lfpinheiro

    enfim Franco, é tudo questão de aeronave. Na hora da reserva voce consegue saber qual sera a utilizada naquele voo. De preferencia, ao menos em trechos internacionais, pelas de maior porte. A330 para airbus e boeing 767-400(764) em diante ou 777..

  • Thiago A.

    Nas minhas duas viagens a Buenos Aires este anos fui de Pluna, pelo Aeroparque e de Qatar pelo Ezeiza. As diferenças são absurdas. Apesar das duas terem um custo beneficio bom, a Pluna tem avioes pequenos e apertados, verdadeiros tubos de pasta de dente, o lanche é cobrado, e tem conexão em Carrasco. A experiencia na Qatar foi ótima, voo no horario, comida boa para os padroes avião, comissarios meio relapsos, mas isso é comum, e o principal, o espaço maior entre os assentos e o sistema de entretenimento individual. Portanto RECOMENDO MUITO A QATAR. Nesse caso só posso falar da rota pra BsAs. O preço deles é pouca mais alto que o da Pluna, portanto compensa.

  • Thiago A.

    Ahh, mais uma coisa. Evitem as nacionais Gol e Tam para viagens internacionais. Nos já conhecemos bem o serviço ruim deles. Eu sempre opto pelas cias estrangeiras. Jã não basta ter que engolir a Gol e a Tam viajando pelo Brasil

  • Ana

    A Qatar Airways não está mais contratando brasileiros, acho difícil que essa ausência nos voos mude :

  • Ana

    Difícil era engolir os antigos preços de passagem.

  • Monina

    Querido..

    a lingua oficial é o tagalog. Filipinos tem como segunda língua o ingles, porem com um sotaque asiático.

  • Ana Paula

    Já fiz voos para Paris via TAM e afirmo com todas as letras que é excelente, atendimento maravilhoso, refeicoes, seguranca, tripulacao solícita e simpática. Posso comparar com outras que fiz o mesmo trecho, como Swiss, AA, entre outras, a TAM ganha disparado.

  • bruno

    olá! vou fazer uma viagem com a Qatar para Doha em janeiro… escolhi o assento 11-k na classe economica.. por acaso essa fila fia emcima da asa?????????

    aeronave 77L

  • Daltro

    Olá, assim como o Bruno eu tambem viajo no inicio do ano para Doha pela Qatar. Meu assento é o 12, e mesmo com o link sugerido pelo Denis, eu fico com duvida sobre a localizaçao: sobre a asa ou nao? Será que a asa inicia na fileira 22 mesmo? Parece que sim, mas… Se alguem tiver mais alguma informaçao fico agradecido.

  • Marco Aurélio

    Foi para a Argentina no começo de fevereiro e fiquei impressionado com o tratamento da companhia Qatar. Considero a melhor companhia do mundo. Fui bem tratado pelos comissários, comida excelente, acomodação perfeita e confortável. Parabéns a todos os colaboradores da Qatar!!! Não vejo a hora de voltar a voar nesta companhia!!!