Como é voar na primeira classe da United Airlines

Denis Carvalho 2 · maio · 2013

Quando pensa em um voo internacional, o que vem à sua cabeça? Horas em uma poltrona apertada e desconfortável? Comida ruim? Pois hoje vamos mostrar uma forma bem diferente de voar: uma avaliação da primeira classe da United Airlines. O melhor é que com os programas de milhas, este é um sonho cada vez mais acessível aos brasileiros. Nosso leitor André Lorente será nosso cicerone nesta avaliação da Global First do Boeing 777 da companhia. Acompanhe seu relato e saiba um pouco mais sobre como é o serviço que a United oferece aos passageiros da primeira classe:

1- Capa

Em março de 2013 tive a oportunidade de viajar de Los Angeles a São Paulo na primeira classe da United. Foram 3 voos:

Los Angeles – Chicago (Boeing 757-200)
Chicago – Washington (Boeing 737-800)
Washington – São Paulo (Boeing 777-200)

Quando emiti a passagem, fiz questão de pegar um voo com o maior número possível de conexões para que eu pudesse conhecer a configuração interna de várias aeronaves. Os dois voos domésticos (Los Angeles – Chicago – Washington) foram operados em aeronaves Boeing 757 e 737, cuja configuração interna possui apenas duas cabines: econômica e executiva. Embora a executiva dessas aeronaves já traga bastante diferenciação em relação à econômica, neste flight report limitarei o relato ao trecho entre Washington e São Paulo, voado na Global First do 777-200, essa sim sendo a verdadeira experiência em primeira classe.

É importante esclarecer que a “verdadeira” primeira classe da United (chamada de Global First) não existe nas rotas entre SP-Newark e RJ-Houston. Nessas duas rotas a aeronave utilizada é um 767 configurado com apenas duas cabines: executiva (chamada de Business First) e econômica. Em todas as outras rotas que a United opera entre Brasil e EUA (SP-Houston, SP-Chicago e SP-Washington) a configuração interna é de três cabines: Global First, Business First e Econômica.

A viagem teve pontos altos e baixos que eu vou relatar nesse meu primeiro flight report com exclusividade para o Melhores Destinos. Espero que gostem!

Compra da Passagem

Eu emiti a passagem através do TAM Fidelidade pra voar na United. Preferi emitir pela TAM porque, por incrível que pareça, a brasileira emite passagens  da United com uma pontuação menor que o cobrado pela própria United. São 60.000 Fidelidade contra 67.500 MileagePlus (pontuações mínimas para voos em alta temporada). Apenas como efeito comparativo, a mesma passagem estava disponível no site da United por algo em torno de R$15 mil.

O ponto negativo em emitir pela TAM é que você só consegue esse tipo de passagem via call center ou loja, e aí precisa obrigatoriamente pagar a taxa de emissão de R$40. O processo de emissão foi relativamente simples, mas precisei usar uma tática especial que sempre uso com os atendentes do TAM Fidelidade:

Ao invés de ligar para o call center da TAM e deixar que o atendente procure pra você datas disponíveis pra voar com a menor pontuação, faça você mesmo a pesquisa pelo site da United utilizando viagens-prêmio e veja a disponibilidade antes de ligar na TAM. Se existir voo com pontuação mínima no MileagePlus, obrigatoriamente deverá existir o mesmo voo também com pontuação mínima no Fidelidade.

Alguns atendentes do Fidelidade podem negar a informação e dizer que não existe tal voo, mas insista, porque existe. Peça educadamente que ele procure melhor e se mesmo assim ele “não encontrar”, desligue e ligue de novo. Como eu já conhecia esse truque, foram necessárias três ligações para o Fidelidade até que eu conseguisse emitir a passagem que eu estava visualizando no MileagePlus.

O que acontece é o seguinte: o atendente joga no sistema dele “Los Angeles a São Paulo” e o sistema não acusa nenhuma disponibilidade com pontuação mínima. Mas se ele fizer uma busca trecho a trecho, alternando os pontos de conexões manualmente, aí o resultado já é diferente. A própria atendente da TAM que emitiu minha passagem assumiu que isso acontece. Quando ela finalmente conseguiu encontrar a passagem que eu queria depois de uma certa insistência minha, eu perguntei: “Por que os outros dois atendentes que eu acabei de falar há menos de 10 minutos não encontraram essa passagem, e você encontrou?” E ela muito educadamente me respondeu que esse tipo de pesquisa realmente dá mais trabalho para fazer e que por isso alguns atendentes simplesmente ignoram essa possibilidade.

A emissão foi feita com uma antecedência de aproximadamente um mês e acho importante dizer que existiam diversas opções de datas com a pontuação mínima para voar na primeira classe e também na classe executiva, tanto pela United quanto pela Air Canada e também pela Copa.

2- Mapa de Assentos

Check-in

O processo foi rápido e simples, com uma fila exclusiva no balcão da United para passageiros de primeira e executiva fazerem o check-in e despacharem suas malas com mais rapidez. A fila exclusiva se estende também no momento do raio-x. Ao invés da franquia padrão de duas malas de 32kg, passageiros da Global First podem embarcar com três malas de 32kg cada sem custo adicional. Assim que sua mala é despachada, ela ganha uma etiqueta de prioridade alta e será uma das primeiras a chegar na esteira no seu destino final.

Sala Vip

A United disponibiliza em vários aeroportos do mundo as salas vip chamadas United Club, exclusivas para passageiros de classe executiva, primeira classe, passageiros com alto status no MileagePlus e portadores de alguns cartões de crédito. Já fiquei nessas salas em outras ocasiões, mas confesso que embora sejam bastante confortáveis, elas estão sempre lotadas e não é difícil você ficar sem lugar para se sentar. Mesmo assim resolvi entrar.

Para minha surpresa, assim que apresentei meu ticket no balcão de acesso, a atendente me informou que a United possuía naquele aeroporto (Washington) uma outra sala mais exclusiva ainda (Global First Lounge), sendo essa apenas para passageiros de primeira classe de voos internacionais da United.

Na prática, a sala Global First Lounge é muito semelhante à sala United Club. Sofás, tvs, jornais, revistas, internet, computadores, banheiro com chuveiro, comidas, bebidas (alcoólicas inclusive), tudo disponível e à vontade. A grande diferença dessa sala para a anterior é a quantidade de pessoas. Enquanto no United Club devia ter mais de 100 pessoas, no Global First Lounge estavam apenas eu e mais quatro.

 

Global First Lounge, sala vip exclusiva para passageiros voando na primeira classe da United
Global First Lounge, sala vip exclusiva para passageiros voando na primeira classe

Embarque

Minutos antes de iniciar o embarque, um chamado no sistema de som da sala vip avisa que o embarque para o seu voo está prestes a iniciar e que você já pode se dirigir ao portão. Nessa hora, a United cometeu uma falha. Em todos os voos internacionais de qualquer companhia sempre existe o embarque prioritário para passageiros de primeira/executiva e passageiros com necessidades especiais. Naquele voo não houve nenhum tipo de embarque preferencial.

O avião

Minha poltrona era a 1A. Assim que cheguei, uma comissária me chamando pelo meu sobrenome me perguntou se eu gostaria que ela guardasse meu blaser (que viria a ser devolvido poucos minutos antes do pouso). Acomodei minha bagagem de mão na parte superior e fui fuçar na poltrona. Confesso que senti falta de alguma instrução, pois haviam tantos compartimentos para guardar coisas e tantos botões, que você acaba perdendo alguns bons minutos até descobrir como tudo funciona.

Visual moderno e muito elegante
Visual moderno e muito elegante

Havia à disposição nos compartimentos da poltrona dois travesseiros, um lençol, um cobertor, uma necessaire com dezenas de produtos de higiene pessoal e um fone para assistir à TV, cuja tela de 15.4 polegadas parece gigante se comparada à telinha da classe econômica.

Detalhe dos itens que vêm na nécessaire
Detalhe dos itens que vêm na nécessaire

O fone de ouvido era um headphone melhor que o simples earphone da classe econômica, mas não era de nenhuma marca especial, tinha apenas o logo da United estampado nele (já voei na classe executiva da TAM onde foram oferecidos fones da Boose).

Detalhe para o painel lateral com os controles da poltrona
Detalhe para o painel lateral com os controles da poltrona

A seleção de filmes é exatamente a mesma da classe econômica, sendo o tamanho da televisão o único diferencial nesse quesito. Havia também em cada poltrona uma tomada e uma entrada USB para recarga de equipamentos eletrônicos. A poltrona possuía três posições padrões (sentado, reclinado e totalmente deitado), mas além dessas opções você podia ajustar todas as partes da poltrona do jeito que você quisesse. Dessa forma seria fácil encarar as 9 horas e 30 minutos de viagem até São Paulo!

5- Poltrona
Na posição flat bed a poltrona reclina totalmente e vira uma cama

A aeronave possuía dois banheiros na parte frontal reservados para os passageiros da primeira classe e para os tripulantes. A primeira classe possuía apenas oito assentos (contra 40 da executiva e 218 da econômica), sendo duas fileiras com quatro assentos cada (1-2-1), e duas comissárias exclusivas para atender a primeira classe. Como existiam apenas sete passageiros, a média foi de uma comissária pra cada 3,5 passageiros.

A primeira classe possui apenas 8 assentos. Detalhe para o cinto de 3 pontos
A primeira classe possui apenas 8 assentos. Detalhe para o cinto de 3 pontos

O único ponto negativo que realmente me incomodou na estrutura da primeira classe da United foi a ausência de cortinas ou qualquer outro tipo de divisória para a galley dianteira. A galley dianteira é o ponto de encontro de todos os tripulantes do avião, então a movimentação é grande durante todo o voo, e é ali que eles param para conversar enquanto os passageiros dormem. Além de ouvir o barulho vindo da galley, ficar na “linha de visão” dos comissários praticamente o voo inteiro não era muito confortável.

A ausência de cortinas para a galley dianteira é um ponto negativo na primeira classe
A ausência de cortinas para a galley dianteira é um ponto negativo na primeira classe

Os comissários

Como cada comissário na primeira classe cuidava apenas de 3 ou 4 passageiros, eu achei que seria justo fazer um tópico exclusivamente sobre eles.
A comissária que me atendeu era bastante educada, mas eu não vi um único sorriso da parte dela desde o início até o final do voo. A impressão que tive é de que ela não estava feliz com o trabalho e acho que essa é a última impressão que um passageiro da primeira classe quer ter. Sorriso da minha parte não faltou, e acho que uma retribuição da parte dela (mesmo que falso) teria representado um diferencial na minha experiência com a United.

16- Poltrona

Em certo momento do voo, minutos após retornar do banheiro, passei por uma situação um pouco deselegante com a mesma comissária. Eu estava deitado, ela se abaixou ao meu lado e perguntou:
“- Você foi no banheiro agora há pouco, né?
– Fui, por que?
– Você usou o da esquerda ou o da direita?
– O da esquerda.
– Tem certeza que o da esquerda? (apontando com a mão)
– Tenho, mas por que?
– Nós tivemos um problema no banheiro da direita e estou tentando descobrir quem foi que usou por último.”

Na hora veio um milhão de coisas na minha cabeça. O que será que tinha acontecido? Quebraram alguma coisa? Sujaram o banheiro? Alguém fumou lá dentro? Independente do motivo, acho que nunca deveria ter sido questionado daquela forma. Fiquei com sensação de culpa sem ser culpado, principalmente depois que eu percebi que ela só perguntou a mim. Será que ela esperava que eu fosse consertar ou limpar o que quer que estivesse errado?

17- Poltrona

Uma curiosidade interessante: no speech inicial antes da decolagem, a comissária chefe de voo falou que existiam quatro comissários fluentes em português naquela aeronave, incluindo ela. Mas nenhum dos quatro estavam na primeira classe. E não dá nem pra usar a desculpa de que brasileiro não viaja na primeira classe, porque todos os sete passageiros eram brasileiros!

Refeições

Sei que essa é a parte favorita de muitos leitores, então tentarei ser o mais fiel possível a realidade. Foram servidas duas refeições, o jantar e o café da manhã, além de um pequeno aperitivo de boas vindas.

Com o avião ainda em solo antes da decolagem, a comissária ofereceu uma pequena porção de amêndoas, passas e amendoim, acompanhados de uma taça de champagne e um copo d’água. Essa combinação era o aperitivo de boas vindas, com direito a repetição de champagne sempre que a taça ficava vazia. Junto com este aperitivo foi oferecido também três opções de jornais, todos americanos. Foi também neste momento que a comissária ofereceu o menu e a carta de vinhos para que escolhêssemos o jantar daquela noite.

9- Menu
Detalhe do Menu e da Carta de Vinhos
Parte interna da carta de vinhos e do menu
Parte interna da carta de vinhos e do menu

Cerca de duas horas após a decolagem, a comissária veio até a mim e montou a mesa para o jantar. É uma mesa grande, bem maior que as mesinhas da econômica. A própria comissária se encarrega de abri-la e forrá-la com um pano. Foi também nessa hora que ela trouxe um oshibori para limparmos as mãos (oshibori são aquelas toalhinhas quentes e úmidas servidas geralmente em restaurantes japoneses). O jantar foi dividido em uma entrada quente, salada e o prato principal, além da sobremesa.

Entrada Quente:
Bolinho recheado de legumes e camarão tempura com molho asiático para grelhados.

11- Entrada

Salada:
Tomates, pepinos e croutons com a escolha de tempero ranch de leitelho ou tempero caesar clássico.

12- Salada
Prato Principal:
Peito de Frango ao Estilo Osso Buco (Ragu de cogumelo chanterelle, bolo de polenta ao alho e brócolis).

13- Principal

Ficou faltando a foto da sobremesa, mas era apenas uma taça de sorvete com coberturas variadas.

Na carta de vinhos existiam seis opções disponíveis entre tintos e brancos. Pedi para que a comissária sugerisse um pra mim e foi escolhido aquele que segundo ela era o mais adequado para o meu prato. Ela fez questão de explicar a história e origem daquele vinho. O jantar inteiro estava muito gostoso e você realmente se sentia jantando em um restaurante de excelente qualidade. Mais um ponto positivo para a United nesse quesito.

Após o término do jantar, todos os itens foram recolhidos e a mesa foi fechada. Uma garrafa de água foi oferecida e terminou ali o serviço de bordo, pelo menos até o café da manhã.

Cerca de uma hora antes de chegarmos a São Paulo, foi servido o café da manhã. Foi oferecido um prato de cereal com leite, banana, salada de frutas, croissant, manteiga e geleia de frutas, além de vários tipos de sucos e também de café.

Café da Manhã
Café da Manhã

Conclusão

Valeu a pena viajar de primeira classe? Sim, porque consegui fazer a emissão com uma quantidade relativamente baixa de pontos. Mas se fosse pra comprar em dinheiro, eu sinceramente não acho que vale a pena o custo benefício. Na classe executiva você consegue ter exatamente o mesmo conforto que tem na primeira classe, com uma economia de pelo menos R$5 mil.

Já voei na classe executiva do A330 da TAM de São Paulo para Miami. Tirando o fato de a poltrona reclinar 180º na primeira classe da United, todo o resto oferecido na executiva da TAM não perdia em absolutamente nada para a United, com o plus de que na TAM as comissárias são muito simpáticas e falam português.

Espero que você tenha gostado desse flight report. Estarei de olho em todos os comentários para responder críticas, dúvidas e sugestões.

Agradecemos ao André por esse ótimo relato, que certamente foi bastante útil para saber mais sobre a primeira classe da United e se compensa investir em um upgrade. Se você voou ou vai voar com alguma companhia aérea que não esteja aqui no Melhores Destinos envie sua avaliação para nós! Entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br. Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post. Quer saber mais sobre a United? Leia mais de 40 avaliações sobre ela no nosso Guia de Companhias Aéreas.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Leandro

    Excelente relato, parabéns!

    Sinceramente, fora o fato do assento reclinar bem mais (o que, por si só, já justifica), não vejo grandes vantagens em ir de Exec ou First em relação aos serviços. De americana, então, nem se fale, conforme seu relato explicou… 🙂

    • Thiago Castro

      Acho que a poltrona flat é a grande diferença. Ainda acho incrível pagar um preço absurdo pra ir de executiva e a poltrona não reclinar toda. Meu conforto (minha opinião pessoal) estaria todo no fato de poder dormir direito.

    • André Lorente

      Leandro e Thiago, na executiva da United a potrona também reclina 180 graus.

      • Thiago Castro

        Bem, aí sim.

  • Rodrigo Mesquita

    Relato maravilhoso, ficou muito bom!

    Uma dúvida que ficou é a seguinte: o leitor conseguiu as passagens através do call-center da TAM Fidelidade. É possível emitir esse tipo de passagem por cias. parceiras também nas lojas (tanto as da TAM Viagens quanto as da TAM, por exemplo, as que ficam no aeroporto)?

    Abraços!

    • Juan

      sim, é possível. Mas como o autor do post explicou o sistema da TAM tem alguns problemas para localizar esses voos. Mas se vc souber os números dos voos e disponibilidades, vc consegue emitir! é bom lembrar que em junho a tabela de pontos da TAM vai mudar. Esse trecho que foi emitido por 65.000, vai passar a ser 120.000.

      • Juan

        Correção, o trecho foi emitido por 60.000 e vai passar a ser 120.000. Está dobrando de preço!

        • FABIANO E AVILA

          Isso mesmo Juan !!! IMPORTANTÍSSIMO ESSE ASSUNTO! Depois de 1 de junho no fidelidade tam a pontuação necessária entre pontos irá mudar, por exemplo, o trecho que hoje é possível fazer de américa do sul para áfrica do sul na executiva por 60.000 pontos não será mais assim depois de 1 de junho, e olha que a executiva que hoje pode sair por R$ 12.000,00 mais ou menos é bem barata por 60.000 pontos ida e volta, vc não acha ?! E olha que a poltrona é total flat(180 graus), já usei e aprovo.

          • Juan

            Pois é Fabiano, acho essas passagens para África o melhor custo benefício do programa da TAM, em outubro vou de classe executiva para África (região sul) pela 3a vez. Vc paga 50% a mais (em relação a econômica) em milhas por uma passagem que custa umas 4 x mais se for pagar em dinheiro. Pena que isso vai acabar, a partir de junho vc precisará de 130.000. Já até parei de pagar meus pontos turbinados do cartão de crédito. Infelizmente, alegria de pobre dura pouco!

    • Fred K. Chagas

      rodrigo, só confirmando o que já foi dito, sim é possível. Há algum tempo emiti uma passagem desde o Rio até Toronto (passando por GRU…) pela AIR CANADA em loja da TAM.

  • Thiago Ambrós

    Há tempos eu buscava um flight report deste vôo e não encontrava! Parabéns pelo excelente relato, totalmente imparcial, racional e sem qualquer excesso de emoção (Que é comum em reviews de usuários empolgados com a classe superior).

    Confesso que esperava mais por uma First Class, já assisti um review no YouTube da First Class da Emirates e da Qatar e fiquei realmente surpreso. É claro que viajar nesta primeira classe da United é uma experiência única, mas assim como o autor do texto, acho que ir de executiva pagando com dinheiro já estaria de bom tamanho, mas com milhas, são apenas 10.000 milhas a mais, acho que compensa!

    • André Lorente

      Exatamente Thiago!

      Com pontuação mínima, compensa…

      Pagando, só se tiver dinheiro realmente sobrando, rs.

  • Thiago Castro

    O relato mais completo que eu já por aqui. Muito bom!!

    Sempre penso em ir numa classe superior, mas como sou pobre (e não acumulo tantas milhas qto gostaria) sempre faço a conta de que um trecho na First são 3 na econômica. Aí não rola!!!

    Mas quem sabe um dia eu tome coragem. Só teria q ser um vôo mais longo e numa empresa melhor (talvez uma Lufthansa para a Europa).

    • André Lorente

      Pois é Thiago, eu também pensei na relação "1 trecho na First = 3 trechos na Economy".

      Mas quis me dar esse presente. Acho que a experiência valeu a pena!

  • Juan

    Já voei na United de classe econômica e executiva. Pela minha experiência de econômica, classifico a United como uma das piores companhias aéreas do padrão. Comida horrível, dificuldade para marcar assento, funcionários grosseiros…

    Quanto a experiência na executiva, não posso dizer que foi ruim (aliás emiti com 40.000 ptos de Brasília a Cozumel com conexões em Guarulhos e Houston), mas posso dizer que a classe executiva da South Africa é infinitamente melhor!

    • André Lorente

      Juan, na rota entre SP e Houston a United usa um 767 velhinho. Embora ele também tenha as 3 classes, pode ser que a executiva que vc pegou ainda seja na configuração antiga e por isso não agradou tanto!

  • Mauro Martins

    Muito ítil, especialmente por falar de como comprar com pontos pelo Fidelidade da TAM. Realmente a First das Cias. Americanas deixam a desejar quando comparadas a algumas europeias e, especialmente as asiáticas. Relato muito bem detalhado.

    • André Lorente

      Verdade Mauro, as comissárias americanas são as campeãs do mundo no quesito falta de simpatia. Eu já sabia disso, mas mesmo assim fui com uma expectativa alta porque eu achava que na primeira seria diferente… e não é!

  • Fred K. Chagas

    Também faço coro às demais opiniões: MUITO BOM o relato do amigo, muito claro e objetivo. E, quanto ao serviço, decepcionante. Os itens de conforto (observados na foto; colgate?!?! não dá né…), a falta de privacidade, a GROSSERIA da comissária.

    • André Lorente

      Obrigado por ter curtido Fred!

      Nada contra a Colgate, rs, acho que essa escolha é porque é uma marca que vai servir pra qualquer passageiro de qualquer canto do mundo…

      Agora a falta de privacidade realmente foi algo bem chato!

  • Thomas H.

    Parabéns pelo relato, rico em detalhes e como disse alguém lá em cima, isento de emoções imparciais.

    Só tenho que discordar um ponto.. o conforto dessa first da United é bem maior que da business nos 777, 747 e 767 (os que dispões de first). A business da United, ainda que flat beds, são apertadíssimas, quase da largura da economica. No 777 e 747 eles colocam 8 (!) poltronas por fila (2-4-2), somente uma a mais que na eco (3-3-3 ou 3-4-3 no caso do 747). A businessfirst (ex-Continental) são muito mais confortáveis e estão presentes em apenas alguns 777 e 767 da United (oriundas da finada cia.)

    • Thiago Castro

      Thomas, o relato é isento de emoções E imparcial. Não tudo junto! rs 🙂

      Tinha entendido – por um comentário aí em cima – que a business da United não tinha poltrona flat. Tem certeza q não é uma lie flat?

      • André Lorente

        Pessoal, acho que eu mesmo acabei confundindo vocês no texto, rs.

        A Business da United é flat bed sim. A Business da TAM, não.

      • Thomas H.

        Sim, E imparcial. Depois vi a quantidade de erros que fiz, sem revisar…hehe

    • André Lorente

      Oi Thomas, legal saber a opinião de alguém que voou na Business deles! Mas será que quando você voou ainda era a configuração da business antiga? Por que quando eu passei pelas poltronas da business, a impressão que eu tive é que lá tinha exatamente o mesmo conforto da primeira… Concordo que a cabine é "apertada" no sentido de ter muito mais poltronas, mas a poltrona em si me pareceu muito semelhante uma com a outra.

  • Douglas

    Além das dicas e do excelente post sobre essa experiência destaco que além do call center e lojas da Tam, também é possível saber se tem vôos disponíveis com poucas milhas no Lifemiles.com. Faça a pesquisa no site e havendo pode ligar no call center da Tam que de uma forma ou de outras eles vão encontrar nem que seja fazendo 2 ou 3 ligações (como também já fiz). As lojas da Tam Viagens também fazem esse tipo de consulta/emissão. Um ponto que realmente existe não apenas na United mas nas demais 3 gigantes americanas (American, Delta e US Airways) é falta de simpatia da equipe de bordo, de uma forma geral.

    • André Lorente

      Verdade Douglas… Aliás, se bobear acho que toda companhia membro da Star Alliance permite visualizar o voo de todas outras através do seu sistema de busca online. Menos a TAM! rs.

  • Marcia

    "Mas se ele fizer uma busca trecho a trecho, alternando os pontos de conexões manualmente, aí o resultado já é diferente."

    Possivelmente esta última funcionária fez algo contra o regulamento da empresa. Até onde sei vender voo ponto a ponto é irregular em qualquer companhia (qualquer uma decente, ao menos, lol). Na minha, se alguém é pego fazendo isso, vai tomar uma mega chamada. Existe um motivo de as tarifas (e milhagens) serem origem/destino (com quebras, se houver, se o sistema determinar). Nada assim pode ser feito manualmente sem autorização de superiores documentada na reserva.

    De qualquer forma, achei caidíssima a primeira classe da United. Só o fato de não ter múltiplas opções de sobremesa já me deixa chocada. E eu achava que a minha cia era meio caidinha…

    • Marcia

      Só para completar, especificar ponto de conexão manualmente não é problema, e todo funcionário tem que fazer. Absurdo não querer "se dar ao trabalho". Mas vender trecho a trecho, isso não pode rolar. E quem trabalha em companhia aérea internacional não quer perder o emprego. Tem que ser muito doido para fazer algo fora do penico. Boa parte das empresas (como a minha) libera sempre a classe mais alta disponível de graça para funcionários viajarem pagando só taxas. Ninguém quer deixar de viajar First Class pelo mundo de graça.

      Quanto a cia nacional… ninguém se importa mesmo. lol

      • Thiago Castro

        Mas a funcionária q ele citou é da TAM Fidelidade. Nem da Cia Aérea é. E tem certeza q no programa de milhagem não pode fazer manualmente? Pelo q entendi, vc trabalha numa cia aérea, talvez as regras sejam diferentes.

      • André Lorente

        Olha Marcia, não sei exatamente como as coisas funcionam nos bastidores… Essa atendente de cara também não encontrou meu voo, mas aí eu fui orientando ela trecho a trecho (é um que sai de LA, faz conexão em Chicago e depois em Washington pra finalmente seguir pra SP) e aí ela prontamente encontrou.

        E sinceramente acredito que ela não esteja descumprindo regras, porque ela foi muito firme em dizer que se os outros atendentes não fizeram esse procedimento eles estavam errados, e que eu estava certo em "cobrar".

        • Juan

          Na TAM realmente é possível fazer o procedimento manual, já consegui isso mais do que uma vez. O funcionário informa ao sistema a origem e destino, e o sistema informa as combinações possíveis. O problema quando há conexão, é que o sistema não retorna todas as combinações possíveis, e assim, se vc informar trecho a trecho (não tendo nenhuma conexão superior a 24hrs)o funcionário consegue montar a viagem.

  • Bernardo Cretton Vie

    André, muito bom o relato! Realmente, para se pagar, não vale a pena a First. Já voei, pagando, de Executiva TAM, no A330 (até postei o relato aqui no MD), fazendo GIG-GRU-JFK (porque queria experimentar o voo diurno na ida) e JFK-GIG na volta. Consegui um excelente preço e o que notei de diferença era que a poltrona era somente um pouco mais larga e a tela umas 2 polegadas maior. todo o resto era igual, aí não vejo vantagem em pagar quase o triplo da executiva para se ter só isso de vantagem. Sem contar que esse meu voo me permitiu ganhar milhas da compra da passagem e 150% das milhas do voo, ou seja, 15.000 pontos. Abraço!

    • André Lorente

      Bernardo, especificamente na TAM existe uma diferença "grande" entre a executiva e primeira, que é o fato da poltrona ser flat bed na primeira mas na executiva não. Mas pra mim esse detalhe ainda não justifica o preço cobrado por uma primeira classe.

      Na United, tanto executiva quanto primeira deitam totalmente, então acho que fica mais injustificável ainda o salto no preço de uma pra outra!

      Sabe qual foi minha impressão? Que a primeira classe (quando pagando), é só pra celebridade que quer privacidade na viagem. Manja celebridade gringa que vem pro Brasil, cheia da grana, mas não a ponto de fretar um jatinho particular? Então, rs.

      Sorte da gente, pobres mortais, que existem os programas de milhagens para "queimar" esses assentos!

  • Marcelo

    Fantástico relato, só gostaria de comentar sobre as salas Vip da United. São as mais fracas possíveis, tanto em Newark quanto em Washington soó existem snacks café e água, qualquer outro bebida vc tem que ir ao bar aguardar a boa vontade do atendende para te servir um copo. Revistas somente as de desinteresse geral, a grande vantagem em relação ao Brasil é o wifi que funciona e a disponibilidade de chuveiros…

  • Ivo Duran Filho

    Obrigado pelo review André, as fotos ficaram ótimas. Abs

  • Du Du

    O quê fazer com 19.127 pontos no mileageplus expirando no fim de setembro?

    • André Lorente

      Du Du, não consegue fazer nada… A pontuação mínima para resgate no MileagePlus são 30mil pra passagem na econômica! No MileagePlus dá pra vc comprar milha adicional pra completar o tanto que vc precisa, mas aí precisa fazer a conta pra ver se vale a pena… Vc precisaria comprar ainda 11mil milhas, o que não deve ser muito barato!

  • Marco Correia

    Se tiver um ticket da economica comprado, vc compra 11700 milhas por 271 dolares…mas n!ao vale para subir seu status de premier….Apenas para resgate!! Para Subir de status, o valor mais baixo é de 878 dolares..

  • Bruno Pacelly

    Excelente relato. Obrigado !