Como é voar na Primeira Classe no novo Boeing 777 da TAM

Denis Carvalho 29 · outubro · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

No fim do ano passado, a TAM recebeu quatro novos Boeings 777, equipadas com um novo design interior, desenvolvido pelo escritório inglês Priestmangoode. Entre as novidades da aeronave, que tem capacidade para 368 passageiros, está a nova Primeira Classe, que promete colocar a TAM à altura das concorrentes internacionais. Nosso leitor Leonardo Cassol fez o trajeto de São Paulo a Miami no novo “Triple Seven” e aprovou. Confira nessa avaliação exclusiva para o Melhores Destinos o que as novas aeronaves da TAM têm a oferecer aos passageiros da classe mais luxuosa: 

Avaliacao-TAM-Primeira-classe

O serviço de Primeira Classe busca oferecer aos clientes uma experiência diferenciada, com maior privacidade e sofisticação. O público-alvo são altos executivos, personalidades ou pessoas que demandam um serviço mais personalizado e/ou que teriam a opção de voar em jatos fretados ou particulares. No meu caso, aproveitei uma excelente promoção, que também foi divulgada pelo Melhores Destinos e me aventurei a conhecer o serviço de Primeira Classe da TAM, na nova configuração do Boeing 777, reformulada pela empresa.

As novas aeronaves estão sendo operadas em todos os voos da rota São Paulo x Miami. Mas, como isso pode mudar, a dica é verificar no momento da compra se a Classe Executiva começa na fileira 11 (nova configuração) ou 12 (antiga configuração).

Dificilmente a cabine da 1ª Classe pode ser vista pelos passageiros que embarcam pela econômica, uma vez que a mesma fica localizada logo após a cabine dos pilotos (no caso da TAM, em todas as configurações). Destaco isso pois muitos passageiros confundem a 1ª Classe (FIRST) com a Classe Executiva (BUSINESS) ou com a 1ª classe em voos domésticos nos EUA, que são muito diferentes do que é proposto na primeira classe de voos transcontinentais. Portanto, imagino que muitos leitores do MD, como eu, tinham a curiosidade de conhecer mais como funciona esse serviço.

É importante ressaltar que considerei três aspectos importantes na avaliação: (1) comparação com os serviços oferecidos por outras empresas; (2) compatibilidade com o preço cobrado pelo serviço; (3) adequação ao perfil e às expectativas do público-alvo. Busquei ser o mais justo e imparcial possível, ilustrando com fotos minha experiência de viagem para que os demais leitores possam formar sua opinião.

1. Compra da passagem

A passagem foi comprada pela internet. Durante a compra houve um bloqueio preventivo do meu cartão de crédito por suspeita de fraude. Para minha surpresa, um minuto após o ocorrido recebi uma ligação do call center da TAM se oferecendo para concluir a compra da passagem. Eles aguardaram eu ligar para o cartão de crédito e assim concluíram a compra. Segundo o atendente, é um serviço oferecido para passageiros membros do Programa Fidelidade TAM que compram passagens de Primeira Classe e Executiva. Funcionou bem. O preço também foi excepcional, por conta da promoção, custando o valor usualmente cobrado pela Classe Executiva. Nota 10!

2. Check-in

Em Guarulhos o check-in é feito numa área totalmente exclusiva, em frente à loja da TAM. O ambiente lembra uma sala VIP. O atendimento foi imediato. Após despachar as bagagens fui encaminhado a Sala VIP TAM Primeira Classe.

Check-in
Check-in

Perguntei se havia serviço de banho na Sala VIP e o atendente confirmou que sim. Ao chegar à Sala VIP o atendente me informou que o local já estava pronto para meu uso. Muito eficiente. A franquia de bagagem é de três peças de até 32 quilos, mais o adicional do cartão fidelidade, se houver. Difícil de usar tudo isso. Muito bom. Nota 10!

3. Sala VIP TAM 1ª Classe

A TAM possui três salas VIP em Guarulhos, sendo uma delas exclusiva para passageiros da Primeira Classe. A sala não é muito diferente das demais salas VIP.

Sala VIP
Sala VIP

Seu diferencial é que fica quase sempre vazia e possui um espaço para banho maior que o usual, com produtos da Trousseau.

Sala-vip-tam

Pontos negativos: internet lenta e difícil de acessar, pouca variedade de lanches e quase nenhuma tomada de energia. Em relação às bebidas, a TAM costumava oferecer Whisky Green Label, mas notei que não estava disponível na data que viajei.

6 - Lanches Sala SIP

Ao entrar na sala o atendente pergunta se você gostaria de embarcar antes ou após os demais passageiros. Feita a escolha um assistente pessoal vai buscá-lo na sala e deixá-lo na aeronave. Nota 8!

7 - Bebidas Sala VIP

4. Embarque

Os quatro passageiros checados na Primeira Classe embarcaram no voo JJ 8090 antes dos demais, num serviço rápido, discreto e eficiente. Caso a aeronave não esteja parada no finger, o embarque é feito por uma van exclusiva, separado dos demais passageiros. Parece frescura, mas é um diferencial para quem pagou a mais para ter privacidade. Ao chegar à aeronave champanhe ou bebida à sua escolha, com uma degustação de aperitivos com salmão, salada e queijo com geleia. Muito gostoso. Nota 10!

foto 1

5. Cabine / interior da aeronave

Os novos Boeing 777 possuem luzes de LED e maiores telas no sistema de entretenimento. A cabine da Primeira Classe é ampla e bonita, com tecidos e acabamentos diferentes da first dos Airbus A330 e dos Boeing 777 mais antigos da TAM.

foto 3(1)

O resultado visual ficou muito bom. Nota-se uma grande evolução em relação ao modelo anterior. A Primeira Classe continua com apenas quatro assentos, na configuração 1 – 2 – 1. Todos dão acesso ao corredor. Existem dois banheiros exclusivos, ou seja, dificilmente você vai ter dificuldade para usá-los. É até um exagero, mas um diferencial positivo da TAM. Nos banheiros, decoração convencional, mas com produtos da Ritual. Nota 9!

O assento é grande, confortável e fácil de operar. Reclina 180 graus e oferece um conforto muito próximo ao de uma cama de verdade.

10 - Assento

Apesar de tantas qualidades, o produto da TAM fica atrás de algumas empresas que oferecem suítes na primeira classe, com uma cabine realmente exclusiva e com maior privacidade. A TAM até possui uma pequena baia que levanta para aumentar a privacidade, mas é muito baixa. Nota 8!

Existe um sofá na parte da frente do assento, que permite que dois passageiros possam ficar de frente ou, ainda, um jantar a dois, padrão restaurante. É uma inovação interessante e útil. O assento também possui uma opção de ajuste especial para a refeição, aproximando-se mais da mesa. Muito bom! Nota 10!

12 - Tela

A tela do sistema de entretenimento é muito grande (29 polegadas wide screen), o maior diferencial da Primeira Classe. O sistema é operado por uma espécie de Tablet touch screen, que não é muito fácil de usar pela 1ª vez.

foto 1aHavia uma boa variedade de filmes e séries de TV, o mesmo oferecido nas demais cabines, mas nada excepcional. O ponto forte para brasileiros é que a maior parte do conteúdo possuía legendas ou tradução para o português. Além disso, tomada de energia multi porta e entrada USB. Nota 8!

A cabine possui ainda um armário para cada passageiro, localizado atrás do sistema de entretenimento, com cabides e espaço para guardar a bagagem de mão. Além disso, ao lado da cadeira e abaixo da TV existem outros compartimentos onde é possível colocar objetos pessoais.

Foram entregues pelos comissários kit de amenidades com duas nécessaires, pijama, kit com travesseiro e edredom e fone de ouvido com anulador de ruídos. O material e os produtos de excelente qualidade, dentro dos padrões oferecidos por outras empresas aéreas. Após o jantar a comissária arruma a cama para o passageiro e pergunta se gostaria de ser acordado para o café da manhã. Nota 9!


15 - Necessaire

6. Serviço de bordo

17 - CardapioO serviço de jantar foi iniciado 20 minutos após a decolagem. Um diferencial positivo considerando que o voo de São Paulo a Miami tem aproximadamente oito horas de duração. Isso dá mais tempo para os passageiros descansarem.

A mesa de refeição é grande e espaçosa, com acabamento em madeira. O cardápio oferecia 2 opções de entrada, 4 de pratos principais, além de sopa, sobremesa e uma boa variedade de bebidas e vinhos. A louça, talheres e copos são personalizados e de boa qualidade. As comissárias anotaram o pedido antes da decolagem e fizeram um bom trabalho durante o voo, com poucas falhas. As primeiras opções de escolha estavam disponíveis e foram servidas com agilidade, uma por vez.

Prato de entrada
Prato de entrada

A comida estava gostosa, porém abaixo das minhas expectativas. Na entrada escolhi atum. Como prato principal escolhi salmão com arroz num voo e filé mignon com batata em outro.

19 - Salmao 20 - File

Como sobremesa foi oferecido como opção sorvete, frutas ou um prato com três doces.

21- sobremesa

No café da manhã as opções eram omelete ou croissant recheado, acompanhados de frutas, pães, geleias e bebidas variadas.

22 - Cafe manha

Em ambos os casos, não vi muita diferença do que se costuma servir na cabine da Classe Executiva da TAM ou de outras companhias.

Café da manhã
Café da manhã

Aliás, estava até um pouco abaixo do que outras empresas oferecem em termos de apresentação e sabor. Nesse quesito a primeira classe da TAM ficou devendo. Nota 7!

7. Comissários / equipe de solo da TAM

Os comissários foram gentis e atenciosos. Em alguns momentos chamavam os passageiros pelo nome em outros não, mas sempre de maneira cordial e objetiva. Fizeram um bom trabalho no voo e deixaram os passageiros muito à vontade. Na chegada fomos recebidos por outra assistente pessoal que passou conosco pela imigração, ajudou na retirada das bagagens e nos levou até o transfer gratuito oferecido aos passageiros da 1ª classe. Nota 9!

Transfer
Transfer

8. Programa de Fidelidade

Os passageiros da 1ª classe recebem uma generosa pontuação no Fidelidade TAM, 250% da pontuação normal, ou seja, 25.000 pontos numa viagem de ida e volta para os EUA. Com a bonificação do cartão fidelidade pode chegar a 50.000 pontos, o que já assegura algumas viagens dentro do Brasil e pontos para upgrade de cartão. Diferencial positivo, considerando que a TAM restringiu muito o acúmulo de pontos em voos domésticos. Nota 10!

9. Conclusão

Em síntese, um serviço muito bom, mas para poucos. Afinal, o preço usual de uma passagem em primeira classe para EUA ou Europa é de aproximadamente US$ 7.000,00 ou pouco mais de R$ 15.000,00. Só mesmo quem tem muita grana ou tem a passagem paga pela empresa pode desfrutar de um serviço assim.

Considerando também o serviço oferecido por concorrentes de peso como Singapore, Lufthansa, Qatar e United, creio que a Primeira Classe da TAM deixa um pouco a desejar. Algumas cabines de Classe Executiva oferecem uma experiência muito próxima a que tive na First, a um custo bem mais acessível. Isso de maneira alguma desqualifica o serviço oferecido pela empresa, mas indica que ela precisa ser competitiva no preço com serviços equivalentes ao que ela oferece nessa classe. De qualquer forma, tive uma experiência muito agradável e recomendo a TAM para os leitores do MD.

Agradecemos ao Leonardo pela excelente avaliação, que certamente matou um pouco da curiosidade de muitos leitores que sonham em voar na classe top da TAM. E você? Já voou de primeira classe com a companhia brasileira? Deixe sua opinião nos comentários. Fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos? Ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br. Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste postNão esqueça de dar uma passadinha no nosso Guia de Companhias Aéreas, onde você pode avaliar a TAM e as demais empresas e ler as opiniões dos demais leitores.

 

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe