Como é voar na primeira classe da Emirates

Denis Carvalho 14 · maio · 2014

Um voo internacional na Primeira Classe é sempre uma grande experiência, mas quando se trata da premiadíssima First Class da Emirates, diversas premiada como a melhor do mundo, a coisa se torna ainda melhor! É o que nos traz hoje a segunda parte da avaliação do leitor Luiz Henrique Novinski, com o relato de seu voo de Dubai ao Rio de Janeiro na classe mais exclusiva do Boeing 777-300ER da Emirates. Acompanhe em detalhes essa experiência única, a começar pelo fantástico lounge da First Class no Aeroporto de Dubai! Realmente tratamento digno de um sheik! 

avaliacao-emirates-primeira-classe

The Emirates First Class Lounge 

Como eu havia mencionado anteriormente, optei em fazer o upgrade de um dos trechos de meu retorno ao Brasil com a Emirates (escolhi o mais longo, é claro!). Como meu cartão de embarque era “First”, tive a oportunidade de conhecer a área VIP da primeira classe. Eu já havia passado outras vezes pela área “Business” da Emirates neste aeroporto e já achava simplesmente incrível. Agora, a experiência de Primeira Classe realmente surpreende.

Foto30

Começando pelo início: O aeroporto de Dubai não tem “salas” VIP da Emirates; ele tem “andares” VIP de acordo com a categoria. E isso disponível em cada um dos terminais do aeroporto. Portanto, a ideia de sala VIP aqui não se aplica. Na realidade, trata-se de um andar de mais de 400 metros de comprimento por uns 150 de largura com diversos restaurantes, salas, ambientes, bares, suítes e tudo mais que possa imaginar, disponíveis “gratuitamente” para os felizardos portadores dos cartões de embarque Executivo ou de Primeira Classe.

Nesta minha última parte do trajeto eu entrei na “First Class” e pude constatar como os “sheiks” são paparicados. Tudo é perfeito, tudo é impecável. O luxo, a limpeza, o brilho e o atendimento espetacular faz com que você deseje que seu próximo voo seja em alguns dias e não horas.

Foto32

Já na entrada do lounge existe um SPA (chamado Timeless SPA) no qual você pode fazer uma massagem relaxante (gratuita) e também contratar diversos serviços disponíveis nos melhores SPAs por aí (cobrados à parte).

Foto33

Existem salas para crianças brincarem (com monitores 24 horas), salas para mulheres, quartos para dormir, salas de reunião, diversos espaços para descansar, engraxates, alguns bares, sushi-man e o principal: restaurantes internacionais 5 estrelas! Pude aproveitar meu pouco tempo disponível entre massagem, bares e no restaurante, onde tive algumas horas de “sheik” inesquecíveis!

Seguem algumas fotos:

Foto34 Foto35 Foto36 Foto37 Foto38 Foto39 Foto40

Embarque 

Da mesma maneira que anteriormente, o embarque foi muito tranquilo (sendo anunciado com 45 minutos de antecedência no Lounge). O que pude notar é a segregação aplicada para este voo, onde a Primeira Classe é separada da Executiva + Econômica:

Foto41

Como o avião é um Boeing 777-300ER, só existe duas portas para embarque: uma para pilotos e Primeira Classe e outra para Executiva e Econômica.

Foto42

Avião 

O voos para o Brasil (destinos Rio de Janeiro e São Paulo) são feitos somente através da aeronave Boeing 777, pois o Brasil ainda não possui infraestrutura para receber o A380. Não somente a Emirates já demonstrou grandes interesses em começar a utilizar o A380 para o Brasil, mas também outras companhias estão aguardando a adequação de nossos aeroportos.

Foto43

Mas não acho que a nova configuração do Boeing 777 seja inferior à do A380. Como já comparei as classes executivas das duas aeronaves, eu ainda prefiro o conforto superior do 777 ao A380. O espaço do passageiro é maior, a aeronave é mais estável e acho todas as minhas experiências de pousos com o 777 foram suaves, já o A380 foram mais “secas”. Mas ambos são espetaculares, sem dúvidas.

Foto44

A configuração desta aeronave é a seguinte: oito suítes privativas na Primeira Classe (quatro por fileira, apenas duas fileiras), 42 assentos na Executiva (6 fileiras de 7 poltronas) e 300 assentos na Econômica (configuração 3-4-3).

Foto45

As suítes: A Primeira Classe da Emirates conta com o conceito de suítes privativas ao invés de assentos individuais. Estas suítes têm portas automáticas acionadas pelo controle remoto “touchscreen”. Outro diferencial é a existência de um minibar automático, controlado por botões.

Foto46

O espaço interno é surpreendente. A bagagem de mão deve ser colocada sob o móvel da TV e mesmo quando o assento está transformado em cama, ainda sobra muito espaço.

Foto47

Tão logo quanto você chega à sua suíte, você recebe o kit de higiene (vou detalhá-lo no final), um pijama do seu tamanho, um par de chinelos, um kit “SPA”, um kit para escrever e os cardápios de comida, bebidas, carta de vinhos e carta de cafés.

Quando as janelas estão fechadas (e pelo fato desta classe não ter bagageiro no teto), existe uma porção de leds no teto que dão a impressão de estarmos dormindo sob um céu estrelado (mas isso existe em todas as configurações de aeronaves e em todas as classes).

Foto48

Quando o assento está na posição de cama, da mesma maneira que na classe executiva, a comissária “arruma a cama” com outro colchão menor sobre o assento. Ele fica tão confortável que é possível dormir de bruços.

Foto49

A mesa quando aberta é gigantesca e muito firme. Mesmo com algumas pequenas turbulências, toda a comida e bebida permaneceram estáticas.

Foto51

Controle Remoto “touchscreen”: com ele é possível fazer toda os ajustes do assento, configurar as massagens do assento, iluminação da suíte, privacidade e controlar o sistema de entretenimento.

Foto52 Foto53

Serviço 

Diferentemente das outras categorias, na primeira classe todo o serviço de bordo é “sob demanda / à la carte”. Não existe hora certa para pedir alguma comida ou bebida. O serviço se inicia alguns minutos após a decolagem e o último prato deve ser solicitado até 90 minutos antes da aterrisagem, a fim de dar tempo para preparar quaisquer pratos do cardápio.

Foto54

Eu já considerava o serviço todo da Emirates como impecável, agora depois desta experiência de Primeira Classe não consigo achar adjetivos para qualificá-los. Perfeito é pouco para a qualidade do atendimento e cordialidade das comissárias!

Foto55

Refeições 

Os pratos oferecidos no cardápio agradam aos mais refinados gostos, pois variam desde sanduíches e pratos leves a café da manhã continental, antepastos como caviar, pato ao cajun, prato com seleções de queijos internacionais e sobremesas premiadas.

Foto56

No cardápio das bebidas é possível encontrar Whiskies como Chivas Royal Salute 21 Years, Blue Label e Glenfiddich 21 Years entre várias bebidas muito refinadas.

Na carta de vinhos (e também servido na entrada da aeronave), estão títulos como Dom Perignon Vintage 2003, Chateau Phelan Segur 2004, Coup de Foudre Pinot Noir 2010, Chateau Guiraud 1997 – Premier Cru Sauternes, Port Graham’s Vintage 1991, entre outros premiados títulos.

Foto58

Segue algumas fotos ilustrando esses incríveis rótulos/pratos:

Entretenimento 

O sistema de entretenimento para todas as aeronaves é o mesmo, chamado “I.C.E.” (acrônimo para Information, Communication and Enterteinment). Segundo o site da Emirates, este é o 9º ano consecutivo que o sistema de entretenimento a bordo da Emirates é eleito o melhor do mundo pela Skytrax.

O que difere o sistema entre as categorias é o tamanho da TV (também “touchscreen”). Médio para a classe Econômica, grande para a Executiva e realmente gigante para a Primeira Classe.

Foto50

Neste sistema de entretenimento você pode consultar todas as informações sobre o voo, mapas, posição, ver as imagens das câmeras no lado de fora do avião, usar o telefone, mandar mensagens, e, é claro, assistir dezenas de filmes. Gostei muito da programação deles, a qual é bem atualizada e tem estilos diversos.

Existem também diversos canais de áudio e também jogos, bastando usar o outro lado do “controle com fio” para virar um controle “joystick”.

Há uma série de revistas e jornais dispostas em bolsões em todas as classes dos aviões, para aqueles que preferem ler. Alguns voos já tem a possibilidade de utilizar a internet no seu próprio dispositivo através de conexão WiFi, mas creio que os valores devam ser um tanto caros.

Kits de Higiene
Tanto na classe Executiva quanto na Primeira Classe existe o Kit Higiene. Eles praticamente contêm as mesmas coisas, diferenciando somente pela bolsa de couro na Primeira Classe (masculina).

Na versão feminina também só existe a diferença do formato da nécessaire. Mas ambos os kits são da BVLGARI e são ótimos.

Na Primeira classe existe o pijama, os chinelos, o kit “SPA” e o kit de escrita.

Executiva:

Foto65

Primeira Classe:

Foto66 Foto67

Dicas

Uma dica importante: a Emirates lança promoções mensais no site que valem a pena serem analisadas, como, por exemplo, em outubro quem comprasse a passagem Executiva ganhava o upgrade para a Primeira Classe; ou ainda, como em Agosto, quando quem comprava uma passagem executiva, ganhava a passagem do acompanhante na mesma classe. Basta acompanhar as noticias do site deles (aqui do Brasil mesmo!).

Conclusão
Eu já voei com outras companhias aéreas de grande importância tais como JAL, Continental, KLM, Finnair e SAS e tive experiências boas e ruins com elas. Mas como eu tive apenas quatro experiências com a Emirates e todas elas foram excelentes, eu gostaria de compartilhar a fim de ajudar outros leitores que possam estar em dúvida quanto à companhia. Tentei ser o mais imparcial possível, mas é um tanto difícil quando você acaba sendo cativado da maneira que eles fazem. De qualquer maneira, me coloco à disposição para responder quaisquer dúvidas que possam ter referente a esta revisão.

Emirates

Agradecemos ao Luiz Henrique pelas duas avaliações fantásticas da Emirates. Só ficamos pensando na dureza que deve ter sido encarar o voo do Rio a Curitiba em uma companhia nacional após experimentar o tratamento VIP da companhia árabe por tantas horas! 😀 E você? O que achou da primeira classe da Emirates? Deixe sua opinião nos comentários e participe!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Rodolfo

    Parabéns pela ótima avaliação! Ano passado fui eu quem dei uma dica para o MD publicar passagens da TAM na First… Tomara que apareçam boas oportunidades para aproveitarmos!!!!! Mais uma vez Parabéns

    • Show de bola! 🙂 Abraços!

      • Roberto

        Oi Luiz Henrique! tudo bem? Li a sua experiencia e adorei, mas como foi a chegada no Rio?

        • Olá Roberto! A chegada foi tranquila, trise porque acabou, mas tranquila… 🙂 No desembarque, a primeira classe recebe suas malas por primeiro! 🙂 Ganhei uns 15 minutos devido à isso e consegui antecipar meu voo para Curitiba. Abraços!

  • Realmente um show…pena que é para poucos!

  • Jerônimo Rosado

    Parabéns ao Luiz Henrique! Muito bom o relato.

  • izabella

    Que sonho!!! Magnífico o relato!! Estão de parabéns!!

  • Nathan

    Muito show mesmo … eu sou fãs de aviões e realmente admiro tudo nos mínimos detalhes ….
    Nunca houve uma oportunidade de viajar em primeira classe, mas nunca se sabe o dia de amanhã …
    Esse post ficou excelente muito muito detalhado mesmo… Quem dera se todas companhias desses informações assim em seus sites …
    Nem que fosse um simples vôo interno … ou uma low cost… Acho que para conquistar clientes mesmo que não tenha muito a oferecer deveriam mostrar em maneira confortável os tais dotes que possuem…
    Já viajei uma vez com emirates … de turistica é claro xD
    Mas percebi que não param de servir alimentos e refeições … e fiz uma procura sobre o porque tanto assim…
    E descobri que eles tem um conceito bem claro:
    1- tratar bem seus clientes
    2- porque estando em altas altitudes o corpo desidrata muito…
    Então tomando líquidos e se nutrindo corretamente você mantém seu corpo idratado. ..
    Aí pensei comigo mesmo:
    Poxa, essa companhia tem mesmo o carinho e a paixão de servir seis clientes .. Como a si mesmos …
    Nota 100 …
    Quem dera se todas fossem assim !!!
    Também queria elogiar o criador da aplicação …
    Super super útil. ..
    Eu moro na italia .. mas eh super saber que no Brasil atrás coisas estão se movendo ….
    até logo !!

  • titobosco

    Queria estar pobre um dia… Pq estar todos os dias é tão ruim….

    Parabens pelo relato, muito rico de detalhes e bem escrito.
    Pena que para o A380 voar para o Brasil ainda vá demorar um tanto, daqui que nossos aeroportos se adequem já estará voando o A510…

    • Matheus

      Verdade. Acho que se fosse eu não saberia nem falar o nome das comidas ou sequer saber de que elas eram feitas. Bebidas então… Hehe.

      Tenho vontade de voar Emirates, por enquanto intl só Copa e United. Um dia chego lá!

      Parabéns Luiz Henrique, show de bola!

    • Excelente Titobosco! Mas logo chega a usa vez voar na First também! 🙂

  • Juarez Novinski

    Muito bom mesmo, parabens pelo relato.

  • Excelente relato! Já tive experiências maravilhosas na econômica da Emirates, quem sabe um dia viajo de first com eles usando as milhas acumuladas…

  • Fantástica avaliação!

  • Jonas

    Avaliação muito bem feita. Parabéns.

  • Michelle Shallon

    Se a classe economica já é incrivel (comparando com várias outras concorrentes) eu faço ideia do que seja a primeira classe. Quer dizer agora faço ideia mesmo! Otimo relato!

  • JDIRENNA

    Quando se trata de Emirates, qualquer classe é benvinda. Claro que na first o tratamento é diferenciado na mesma proporção que as demais. Mesmo assim, vale sempre à pena viajar ao redor do mundo a bordo de uma boa companhia como esta dos EAU.

  • Mariana G.

    Excelente relato, mto detalhado! Essas avaliações de 1ª classe são as que eu mais gosto de ler aqui no MD… porque, por enquanto, só assim pra eu conhecer a 1ª classe 😉

  • Ate ontem o melhor relato que eu ja tinha lido no MD foi do proprio Luiz sobre a classe executiva! mas o relato de hoje superou o dele mesmo. DEMAIS!!!!! todos os detalhes , fotos, incrivel! Parabens e obrigado por compartilhar!! 🙂

    • Muitíssimo obrigado Beni – suas palavras fizeram valer a pena a madrugada que virei para poder escrever tudo isso e separar as fotos para ilustrar. Um excelente dia pra ti! Abraços!

  • Carlos Junior

    Muito bom relato! Está de realmente de Parabéns! Detalhado e muito rico em informações!

  • Oscar Luiz

    Parabéns. Excelente relato.

  • Kantynho

    Conclusão: Eu sou muito pobre! Sorte de quem pode pagar por tanto luxo.

    • Oi Kantynho! Discordo de você… também tive um pouco de sorte, porém não em pagar por isso, mas sim conseguir me encaixar nas melhores datas para que eu tivesse milhagem mais rapidamente e pudesse realizar esse sonho. Teve muito planejamento, isso sim! 🙂

  • Ernesto, o pato

    Belo Flight report, e obrigado por compartilhar.

  • Giovanna

    Dei uma parada no trabalho pra ler o relato….que sonho….
    Tem um ditado que diz que “Quem trabalha não tem tempo pra ganhar dinheiro”.
    Vou parar tudo pra ver se viajo assim um dia. Parabéns!!!! AMEI.

  • joao_alberto

    Já estou curioso para a econômica da Qatar (em setembro próximo), imagina se fosse a primeira classe da Emirates… Sonho.
    Viajei na executiva da Delta no mês passado e já fiquei de cara, nesse apartamento aí da Emirates não deve dar vontade de dormir e fica o desejo de que a viagem dure 30 horas.

    • Oi João! Você está repleto de razão: nessa viagem de 14,5 horas eu deveria ter descansado um pouco, mas o máximo que consegui dormir foram 2 sonecas de 45 minutos cada… não dá para "perder tempo" dormindo quanto se tem tanto para aproveitar e conhecer em tão "pouco tempo". Deixei para hibernar quando cheguei em casa! 🙂

  • Henry

    Luiz Henrique…
    Parabéns pelo relato: detalhado.. perfeito..
    Uma dúvida:
    Eu vi a foto do kit e tem um espécie de tubo com a marca Gillete (parece um tubo de cola Pritt)…
    Há anos eu procuro um produto para passar no rosto, antes do barbear, e que seja uma espécie de gel sólido para lubrificar o rosto, para quando passar o aparelho de barba ele deslizar e facilitar o corte.. não uso creme de barba porque suja muito o rosto.. tenho pouca barba e ela é muito rasteira..
    Por acaso este tubo da Gillete é isto ?????????

    • Não, é um tubo de espuma de barba, normal, só que tamanho de viagem, nos EUA vendem por 1 dólar no Walmart, desta mesma marca

      • Olá Henry e Douglas!

        É exatamente isso que o Douglas falou: é tubo de espuma de barbear que dura mais de 1 mês – show de bola! E uma coisa que não comentei antes: Tanto na ida quanto na volta (nos 4 voos), eu pedi se poderia levar um kit extra e em todos os voos eles gentilmente me forneceram. Isso é uma boa lembrança para dar aos amigos mais próximos, fora que o kit é da Bvlgari! 🙂 Abraços!

  • Gustavo Almeida

    Excelente relato Luiz! So uma perguntinha… Como vc fez para pegar o upgrade da executiva para a primeira classe? Foi com milhas, taxa extra ou de alguma outra forma?!

    • Oi Gustavo, boa noite! O upgrade foi através do site mesmo, usando minhas milhas apenas. Tudo que tive que fazer foi aguardar chegar no meu destino (para que a primeira parte das milhas fosse creditada – realmente fazem isso 24 horas após o voo) e depois fiz upgrade para a minha volta no trecho que era mais longo! 🙂 Creio que a Emirates só trabalha com upgrades dessa forma, mas seria legal você confirmar isso com eles! Abraços!

  • Andre816

    Arrazo total!!

  • Eu voei pela Etihad GRU – Abu Dhabi de primeira classe em janeiro agora e achei fantastico, pela foto percebo que a recepção externa da Emirates é superior, porem o conforto e luxo interno da Etihad é bem mais robusto.

    • Oi Luan, boa noite! Que legal essa sua comparação! Você tem fotos de Classe executiva da Ethiad? Gostaria de ver também, se possivel! Abraços!

      • Luiz, não tenho da executiva mas tenho da primeira classe. Tenho varias fotos, até gostaria depois de fazer uma descriçao, pena que muitas fotos foram do celular entao nao tem toda essa qualidade que voce mostrou. Mas o Luxo das duas empresas é fantástico. Achei sua descriçao fantastica.

        Emirados Arabes é coisa de louco.

        • Oi Luan,

          Compartilha de qualquer maneira – é muito interessante para todos poder ver e comparar os “mimos”. 🙂 Ou publica em algum lugar e envia o link aqui ou por email.
          Abraços!

  • Mariana Teixeira

    Adorei a resenha, Luiz Henrique!
    Quanto conforto, uma delícia viajar assim! muito obrigada por compartilhar a sua experiência com a gente!

  • IVANA

    Parabéns pelo relato! Muito bom!!!
    Espero um dia poder vivenciar uma experiência dessa também!!

  • Marcos Sobral

    E ainda dizem que dinheiro não traz felicidade. Quem pensar deste jeito, me dê seu dinheiro e seja feliz.

    • Concordo contigo mesmo Marcos! 🙂 EHEHEHE! E se quiser começar com esse movimento, me avisa que eu passo meus dados bancários para que você doe tudo e seja muito feliz! 🙂

  • Carolina

    Belo relato. A fineza nas palavras, pelo jeito, reflete a personalidade do Sr. Luiz Henrique. Merecedor de estar lá desfrutando de uma first!

    • Oi Carolina! Obrigado pelas suas palavras, mas não atrelo esse meu relato à questão de merecer ou não. Como mencionei antes, apenas consegui coordenar a necessidade da viagem de negócios às melhores datas para ter a pontuação adequada para meu upgrade – isso sem envolver nada de dinheiro! 🙂

  • Ótima reportagem…obrigado por repassar essa ótima experiência Luiz!!!
    Gostaria de tirar uma dúvida. Em algum site/blog, não me recordo qual, eu li que os passageiros da classe econômica podem pagar uma "taxa simbólica" (US$ 30,00 – US$50,00 se não me engano) e também ter acesso à área vip, você sabe se procede essa informação!??

    • Obrigado William! Porém eu desconheço essa informação sobre utilizar a área VIP. Se você descobrir isso, coloque essa informação por aqui. Abraços!

  • Pieter

    Usou milhas de qual programa?
    Foi facil conseguir o upgrade com milhas?
    Se puder fale um pouco mais a respeito!
    Abs.

    • Prezado Pieter, boa noite!
      Quando voei pela primeira vez com a Emirates (Agosto/13, Executiva, CWB -> BKK -> CWB), eu me filiei ao Emirates Skywards e vi que eles tem um programa chamado Acelerador de Milhas (todas as informações no site!). Quando eu tive que voltar para Bangkok em novembro (essa viagem reportada), eu coordenei para que a viagem coincidisse com o melhor periodo de milhas bonus + acelerador, praticamente duplicando minhas milhas. Logo, no meio da segunda viagem já tinha milhas suficientes para fazer upgrade de 2 trechos ou resgatar uma passagem "free" para qualquer parte do mundo (na
      economica). Logo optei por fazer aquilo que me parecia mais conveniente! 🙂
      Em resumo, foi isso. Se precisar de maiores detalhes basta postar aqui que lhe respondo com o maior prazer! Abraços!

  • Alvaro

    Sonho de consumo!!!

  • JJLL

    ótima reportagem!Que pena não tenho chance pra fazer uma viagem em classe executiva ,mesma primeira!

  • Humberto Oliveira

    Pesquisei no site e vi que custa nada menos que 36000 (trinta e seis mil reais) uma passagem na primeira classe…. realmente só para uma pequena classe…. realmente o serviço é excelente…. mas também por esse preço…..

    • Ola Humberto! Você está certo, 36000 é um absurdo para nós meros "mortais". Porém para os Sheiks do oriente médio, isso não é nada… por isso pagam tranquilamente e são tão paparicados! 🙂 Abraços!

  • ANA PAULA LIMA

    É A CIA AÉREA DO FILME SEXY AND THE CITY 2 . PENSAVA QUE ERA APENAS FEITO PARA O FILME!!!

    SHOWWWWWWWWWW PARABENS !!

    • Oi Ana Paula! Realmente é tudo de verdade sim… apesar de depois de desembarcar você pensar que esteve sonhando… 🙂

  • Joao Franca

    Que foi isso!!! Increible!!

  • Alysson

    Viajei junto com o post. EK é um espetaculo!

  • Thiago

    excelente experiência a que foi descrita pelo viajante, o que foi descrito aqui é o que chegarei mais perto da 1a classe da emirates rsrsrsr veja, por 36.000 reais ida e volta de dubai a sp mais barata (simulei no site agora) tá justo o que foi servido… tá de sacanagem… dá pra fazer uma viagem de no mínimo um mês tendo do bom e melhor ao redor do mundo com esse valor…

    • Olá Thiago! Você tem razão… por esse valor, dá pra fazer muitas outras coisas com melhor benefício. Mas como eu mencionei anteriormente, para os Sheiks que viajam nesta classe isso não é nada! É apenas um choque para nós, "meros mortais". 🙂

  • Que vontade de conhecer! Faz a viagem de 15 horas ficar bem mais agradável…

    • Oi Patricia! Pois é, a viagem de 14,5 parece que passou em muito menos tempo. Faltou tempo e espaço no estomago para experimentar tudo que eles tinham disponíveis. 🙂

  • gevasio

    Muito bom. Um dia chegaremos lá.

  • Caro Luiz Henrique…__Sempre tive essa dúvida e nunca souberam me responder: nos voos das companhias aéreas árabes que partem do Brasil para seu país de origem, já vi usuários dizerem que as cortinas são fechadas. Para aqueles que curtem viajar na janela e apreciar a vista, como fica a situação? Por qual motivo as janelas são fechadas? Por qual motivo, causa, razão ou circunstância isso acontece? Nunca entendi isso…_Ahhh, parabéns pelo relato. Deve ter sido mesmo uma experiência incrível!_Abrçs…

    • Boa noite Wagner! Realmente isso acontece. Mas vamos aos fatos: a primeira parte do voo na ida é noturno. Logo após servirem o jantar, eles apagam as luzes da cabine e fecham as janelas externas para que todos possam dormir e principalmente para que o sol (que nasce no horizonte mais cedo pelo novo fuso horario + altitude) não venha a atrapalhar aqueles que querem dormir. Mas eu sou sempre muito curioso e descobri que um pouco antes de servirem o café da manhã o controle das janelas volta para os passageiros.
      No voo de retorno (diurno), logo após a decolagem eles sugerem que todos fechem suas janelas para induzir ao sono. Assim os passageiros podem se adaptar melhor ao fuso horario de destino, sofrendo menos na chegada.
      Para mim isso não funciona, pois não tenho Jetlag nunca (tenho uma formula para isso!).
      Abraços!

  • Eu tou aqui babando nas fotos.. Sempre quis voar na Emirates, mesmo na econômica, só pra saber como é, pois a melhor companhia aérea do mundo me causa uma curiosidade gigantesca em conhecer. O Luiz Henrique teve tratamento de sheik mesmo, e como tudo o que vem dos Emirados, o requinte e a qualidade são de magnitude máxima. Viajei um pouquinho nas fotos e no relato!
    Quem sabe um dia eu dou esse up na minha vida de viajante 'econômica', ou que seja pelo menos na Emirates. Quando eu ganhar na mega quem sabe 😛

    • Oi Carolina, boa noite! É realmente um sonho viajar nessa classe e o upgrade é o melhor caminho, sem dúvida (veja meu relato acima sobre isso!). Mas logo chega sua vez também e você postar aqui como foi sua experiência! 🙂 Por falar em Sheik, existe uma história minha que aconteceu na sala VIP de Bangkok, quando comecei a conversar com um jovem senhor para passar o tempo e não sabia que ele era Sheik (estava vestido casual). Conversamos por mais de 30 minutos, numa boa (tecnologia, mobilidade, carros, etc.), porém quando chegou neste assunto de carros, aí sim eu descobri quem ele era e vi o gigante abismo que existia entre os "meros mortais" e esses felizardos! 🙂

  • Carol Ramos

    Simplesmente…BABANDO! rs

  • Maria do Rosário

    Quando será que vou realizar este sonho? Me ajudemmmmmmmmmmmmmmmm

  • Viajo desde 2007 para paises asiáticos utilizando a executiva da Emirates . não conheço companhia aérea melhor que a Emirates , o skywards é simplesmente fantástico para pontuar , esqueça os outros . o lounge do A380 No andar superior do avião é coisa de cinema . tive 4 vezes na First e comprovadamente a melhor do mundo . dica junte pontos na econômica , e parceiros skywards e depois compre bilhetes de executiva com antecedência e depois upgrades da executiva para First. Utilizando este mecanismo juntei 300 mil pontos , agora sob executiva e first.

  • José

    Ótimo relato! Já voei pela primeira classe da Etihad quando estive na Índia e a experiência foi ótima. Quando voei de Emirates não tive a mesma oportunidade, porque na Etihad para a maioria dos voos que não estão lotados eles oferecem upgrades para a primeira classe num sistema de 'leilão', você diz quanto está disposto a pagar (começando em 1000 dólares aprox) e a partir daí você pode conseguir ou não uma vaga. Aparentemente ninguém tinha participado quando fui, pois dei o lance mínimo e consegui viajar de primeira. Como alguém aí em cima disse, os aviões da Etihad são menos novos que os da Emirates mas achei a primeira classe bem mais luxuosa, com o diferencial de você poder fazer esse upgrade por um preço bem amigável. No meu caso paguei 5k na passagem normal saindo de SP com stopover de 3 dias em Abu Dhabi + 2k do upgrade para a primeira classe no trecho SP – Abu. Valeu a pena!

  • Justina

    morro d vergonha! jamais pediria "gifts" extras ou pijama, deixaria intacto. Nem de hotel levo… prefiro usar minha própria necessaire. Mas ficaria com vontade d usar e levar o chinelinho q é fofo! mas ñ levaria p/ casa ñ.
    ótimo relato, muito detalhado.

    • Oi Justina!

      Não é coisa de pedir gifts ou coisas para a companhia. É seu pelo direito de ter comprado a passagem nesta categoria.

      Abraços!

  • Aida F. Perruc

    Prezado Luis,
    Sua avaliação foi show. Nota 1000. Fiquei babando, espumando, só de imaginar o que é viajar na first class da Emirates.
    Como infelizmente, costumo usar as empresas aéreas mais furrecas e baratinhas (tipo custo-benefício-coisa-de-pobre-rsrsrsrsrsr), só me resta esperar, que pessoas generosas como vc, compartilhem conosco as suas experiências requintadas de voos em empresas "chics" como a Emirate.
    Valeu!
    Qualquer dia desses eu chego lá.

  • Helio

    Como ja comentado varias vezes aqui… Excelente relato Luiz! Muito bem escrito e repleto de detalhes que nos fazem literalmente viajar!
    Parabens e obrigado!
    Abracao.

    • Oi Helio,

      Obrigado pelas palavras! Fico feliz em poder fazer isso… gostaria muito de que pudessem ter feito isso antes para mim tambem! 🙂

      Abraços!

  • David

    Qual a ligua falada no voo

  • lucianomende

    Excelente avaliação…..fiz uma viagem na primeira classe na Qantas entre Sydney e Perth, depois voltei de Trem até Adelaide….conheci os desertos do sudoeste da Australia pelo ar e por terra.

  • carlos

    ótima avaliação, porém fiquei com uma dúvida, os filmes do sistema de entretenimento tem como opção legendas em portugues?