Como é voar na primeira classe da Emirates

Denis Carvalho 14 · maio · 2014

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Um voo internacional na Primeira Classe é sempre uma grande experiência, mas quando se trata da premiadíssima First Class da Emirates, diversas premiada como a melhor do mundo, a coisa se torna ainda melhor! É o que nos traz hoje a segunda parte da avaliação do leitor Luiz Henrique Novinski, com o relato de seu voo de Dubai ao Rio de Janeiro na classe mais exclusiva do Boeing 777-300ER da Emirates. Acompanhe em detalhes essa experiência única, a começar pelo fantástico lounge da First Class no Aeroporto de Dubai! Realmente tratamento digno de um sheik! 

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The Emirates First Class Lounge 

Como eu havia mencionado anteriormente, optei em fazer o upgrade de um dos trechos de meu retorno ao Brasil com a Emirates (escolhi o mais longo, é claro!). Como meu cartão de embarque era “First”, tive a oportunidade de conhecer a área VIP da primeira classe. Eu já havia passado outras vezes pela área “Business” da Emirates neste aeroporto e já achava simplesmente incrível. Agora, a experiência de Primeira Classe realmente surpreende.

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Começando pelo início: O aeroporto de Dubai não tem “salas” VIP da Emirates; ele tem “andares” VIP de acordo com a categoria. E isso disponível em cada um dos terminais do aeroporto. Portanto, a ideia de sala VIP aqui não se aplica. Na realidade, trata-se de um andar de mais de 400 metros de comprimento por uns 150 de largura com diversos restaurantes, salas, ambientes, bares, suítes e tudo mais que possa imaginar, disponíveis “gratuitamente” para os felizardos portadores dos cartões de embarque Executivo ou de Primeira Classe.

Nesta minha última parte do trajeto eu entrei na “First Class” e pude constatar como os “sheiks” são paparicados. Tudo é perfeito, tudo é impecável. O luxo, a limpeza, o brilho e o atendimento espetacular faz com que você deseje que seu próximo voo seja em alguns dias e não horas.

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Já na entrada do lounge existe um SPA (chamado Timeless SPA) no qual você pode fazer uma massagem relaxante (gratuita) e também contratar diversos serviços disponíveis nos melhores SPAs por aí (cobrados à parte).

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Existem salas para crianças brincarem (com monitores 24 horas), salas para mulheres, quartos para dormir, salas de reunião, diversos espaços para descansar, engraxates, alguns bares, sushi-man e o principal: restaurantes internacionais 5 estrelas! Pude aproveitar meu pouco tempo disponível entre massagem, bares e no restaurante, onde tive algumas horas de “sheik” inesquecíveis!

Seguem algumas fotos:

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Embarque 

Da mesma maneira que anteriormente, o embarque foi muito tranquilo (sendo anunciado com 45 minutos de antecedência no Lounge). O que pude notar é a segregação aplicada para este voo, onde a Primeira Classe é separada da Executiva + Econômica:

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Como o avião é um Boeing 777-300ER, só existe duas portas para embarque: uma para pilotos e Primeira Classe e outra para Executiva e Econômica.

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Avião 

O voos para o Brasil (destinos Rio de Janeiro e São Paulo) são feitos somente através da aeronave Boeing 777, pois o Brasil ainda não possui infraestrutura para receber o A380. Não somente a Emirates já demonstrou grandes interesses em começar a utilizar o A380 para o Brasil, mas também outras companhias estão aguardando a adequação de nossos aeroportos.

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Mas não acho que a nova configuração do Boeing 777 seja inferior à do A380. Como já comparei as classes executivas das duas aeronaves, eu ainda prefiro o conforto superior do 777 ao A380. O espaço do passageiro é maior, a aeronave é mais estável e acho todas as minhas experiências de pousos com o 777 foram suaves, já o A380 foram mais “secas”. Mas ambos são espetaculares, sem dúvidas.

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A configuração desta aeronave é a seguinte: oito suítes privativas na Primeira Classe (quatro por fileira, apenas duas fileiras), 42 assentos na Executiva (6 fileiras de 7 poltronas) e 300 assentos na Econômica (configuração 3-4-3).

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As suítes: A Primeira Classe da Emirates conta com o conceito de suítes privativas ao invés de assentos individuais. Estas suítes têm portas automáticas acionadas pelo controle remoto “touchscreen”. Outro diferencial é a existência de um minibar automático, controlado por botões.

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O espaço interno é surpreendente. A bagagem de mão deve ser colocada sob o móvel da TV e mesmo quando o assento está transformado em cama, ainda sobra muito espaço.

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Tão logo quanto você chega à sua suíte, você recebe o kit de higiene (vou detalhá-lo no final), um pijama do seu tamanho, um par de chinelos, um kit “SPA”, um kit para escrever e os cardápios de comida, bebidas, carta de vinhos e carta de cafés.

Quando as janelas estão fechadas (e pelo fato desta classe não ter bagageiro no teto), existe uma porção de leds no teto que dão a impressão de estarmos dormindo sob um céu estrelado (mas isso existe em todas as configurações de aeronaves e em todas as classes).

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Quando o assento está na posição de cama, da mesma maneira que na classe executiva, a comissária “arruma a cama” com outro colchão menor sobre o assento. Ele fica tão confortável que é possível dormir de bruços.

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A mesa quando aberta é gigantesca e muito firme. Mesmo com algumas pequenas turbulências, toda a comida e bebida permaneceram estáticas.

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Controle Remoto “touchscreen”: com ele é possível fazer toda os ajustes do assento, configurar as massagens do assento, iluminação da suíte, privacidade e controlar o sistema de entretenimento.

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Serviço 

Diferentemente das outras categorias, na primeira classe todo o serviço de bordo é “sob demanda / à la carte”. Não existe hora certa para pedir alguma comida ou bebida. O serviço se inicia alguns minutos após a decolagem e o último prato deve ser solicitado até 90 minutos antes da aterrisagem, a fim de dar tempo para preparar quaisquer pratos do cardápio.

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Eu já considerava o serviço todo da Emirates como impecável, agora depois desta experiência de Primeira Classe não consigo achar adjetivos para qualificá-los. Perfeito é pouco para a qualidade do atendimento e cordialidade das comissárias!

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Refeições 

Os pratos oferecidos no cardápio agradam aos mais refinados gostos, pois variam desde sanduíches e pratos leves a café da manhã continental, antepastos como caviar, pato ao cajun, prato com seleções de queijos internacionais e sobremesas premiadas.

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No cardápio das bebidas é possível encontrar Whiskies como Chivas Royal Salute 21 Years, Blue Label e Glenfiddich 21 Years entre várias bebidas muito refinadas.

Na carta de vinhos (e também servido na entrada da aeronave), estão títulos como Dom Perignon Vintage 2003, Chateau Phelan Segur 2004, Coup de Foudre Pinot Noir 2010, Chateau Guiraud 1997 – Premier Cru Sauternes, Port Graham’s Vintage 1991, entre outros premiados títulos.

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Segue algumas fotos ilustrando esses incríveis rótulos/pratos:

Entretenimento 

O sistema de entretenimento para todas as aeronaves é o mesmo, chamado “I.C.E.” (acrônimo para Information, Communication and Enterteinment). Segundo o site da Emirates, este é o 9º ano consecutivo que o sistema de entretenimento a bordo da Emirates é eleito o melhor do mundo pela Skytrax.

O que difere o sistema entre as categorias é o tamanho da TV (também “touchscreen”). Médio para a classe Econômica, grande para a Executiva e realmente gigante para a Primeira Classe.

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Neste sistema de entretenimento você pode consultar todas as informações sobre o voo, mapas, posição, ver as imagens das câmeras no lado de fora do avião, usar o telefone, mandar mensagens, e, é claro, assistir dezenas de filmes. Gostei muito da programação deles, a qual é bem atualizada e tem estilos diversos.

Existem também diversos canais de áudio e também jogos, bastando usar o outro lado do “controle com fio” para virar um controle “joystick”.

Há uma série de revistas e jornais dispostas em bolsões em todas as classes dos aviões, para aqueles que preferem ler. Alguns voos já tem a possibilidade de utilizar a internet no seu próprio dispositivo através de conexão WiFi, mas creio que os valores devam ser um tanto caros.

Kits de Higiene
Tanto na classe Executiva quanto na Primeira Classe existe o Kit Higiene. Eles praticamente contêm as mesmas coisas, diferenciando somente pela bolsa de couro na Primeira Classe (masculina).

Na versão feminina também só existe a diferença do formato da nécessaire. Mas ambos os kits são da BVLGARI e são ótimos.

Na Primeira classe existe o pijama, os chinelos, o kit “SPA” e o kit de escrita.

Executiva:

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Primeira Classe:

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Dicas

Uma dica importante: a Emirates lança promoções mensais no site que valem a pena serem analisadas, como, por exemplo, em outubro quem comprasse a passagem Executiva ganhava o upgrade para a Primeira Classe; ou ainda, como em Agosto, quando quem comprava uma passagem executiva, ganhava a passagem do acompanhante na mesma classe. Basta acompanhar as noticias do site deles (aqui do Brasil mesmo!).

Conclusão
Eu já voei com outras companhias aéreas de grande importância tais como JAL, Continental, KLM, Finnair e SAS e tive experiências boas e ruins com elas. Mas como eu tive apenas quatro experiências com a Emirates e todas elas foram excelentes, eu gostaria de compartilhar a fim de ajudar outros leitores que possam estar em dúvida quanto à companhia. Tentei ser o mais imparcial possível, mas é um tanto difícil quando você acaba sendo cativado da maneira que eles fazem. De qualquer maneira, me coloco à disposição para responder quaisquer dúvidas que possam ter referente a esta revisão.

Emirates

Agradecemos ao Luiz Henrique pelas duas avaliações fantásticas da Emirates. Só ficamos pensando na dureza que deve ter sido encarar o voo do Rio a Curitiba em uma companhia nacional após experimentar o tratamento VIP da companhia árabe por tantas horas! 😀 E você? O que achou da primeira classe da Emirates? Deixe sua opinião nos comentários e participe!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe