Como é voar na Philippine Airlines, que está planejando voos para o Brasil

Redação 15 · julho · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A Philippine Airlines, mais conhecida como PAL, é a principal companhia aérea (flag carrier) das Filipinas e voa para mais de 45 destinos. A empresa anunciou recentemente que pretende iniciar voos de longo curso e entre os destinos escolhidos está São Paulo. Se tudo der certo, até o final do ano a PAL inicia seu voo saindo de Manila com escala em Los Angeles, sendo mais uma opção inclusive entre a capital paulista e a cidade da Costa Oeste americana. Enquanto aguardamos, podemos conhecer um pouco mais dos serviços da companhia graças à leitora Kalynara Melo, que nos enviou este relato de seu voo com a Philinne entre Manila e Kuala Lumpur. Apesar de operado pela PAL Express, sua versão low cost, a rota já oferece um gostinho da companhia, que em breve poderá ser mais uma opção para seus voos internacionais:

avaliacao-philippine-PAL

A Philippine Airlines é a maior companhia aérea das Filipinas. Criada em 1941, a PAL Express atua em boa parte do terminal 2 do aeroporto Ninoy Aquino em Manila. Voa muitos trechos internos, como para a paradisíaca ilha de Boracay, e trechos do sudeste asiático como Cingapura, Malásia e Hong Kong.  Trabalha com um programa próprio de milhagens chamado Mabuhay, não tendo aliança com grandes parcerias internacionais

Compra

A compra é muito simples, feita através do site www.flypalexpress.com. Logo após escolhermos o destino fora das Filipinas, o sistema já informa que a taxa de embarque será coletada no próprio aeroporto. A princípio não compreendi, mas na hora de seguir para a imigração só me deixaram entrar após pagar US$ 13,50 de taxa de aeroporto – ou ainda 550 pesos filipinos.

329

Ao reservar o bilhete, o site cobra uma taxa de serviço de R$ 7,00 aproximadamente e taxa de combustível, que varia em função do destino. Por ser uma companhia com perfil low cost, qualquer uma das três bases tarifárias disponíveis oferece 10 kg de bagagem, do contrário, será necessário pagar uma taxa extra a cada 5 ou 10 kg a mais. No meu caso, paguei R$ 40,00 para levar minha bagagem de 20 kg. Sai mais barato reservar o peso através do site da companhia do que pagar diretamente no aeroporto. É permitido levar 7 kg de bagagem de mão.

Quanto às bases tarifárias, se não pretender mudar a data do voo e estiver realmente certo do dia da viagem, recomendo selecionar a Express Sale. É a mais barata, mas não reembolsa em caso de mudança ou não comparecimento. Ao longo da compra, a companhia oferece outros serviços como seguros e marcação de assentos. A compra é finalizada somente com cartões de crédito Visa ou Master, não havendo outras opções.

 

Check-in

O check-in foi muito tranquilo, mas recomendo de fato chegar cedo. Companhias de baixo custo costumam encerrar seu atendimento com bastante antecedência. Ninguém conferiu nossa bagagem de mão e a compra dos meus quilos extras de bagagem apareceram de cara na tela da atendente sem precisarmos mostrar o comprovante.

321

Após despacho das malas, seguimos para a imigração, porém como já mencionado, não entramos sem antes pagar a taxa de embarque. Na área de embarque há um duty free com preços razoáveis, que aceita dólares ou pesos filipinos, além de uma pequena lanchonete.

 327

Avião

O avião não surpreendeu, pois tem o mesmo aspecto dos aviões comuns que pegamos em nosso dia-a-dia no Brasil, com espaços entre as poltronas muito curto. A única coisa legal era que os bancos são em couro, o que deixa a poltrona mais macia, especialmente por causa do ar condicionado. Não existia nenhum sistema de entretenimento a bordo.

332

Apesar de o povo Filipino ser muito agradável, as comissárias não eram tão solícitas. Estas serviram bebida e um salgadinho simples de graça, mas cobravam por lanches extras tais como um folheado de presunto e queijo delicioso que comprei a bordo. Os preços não são exorbitantes.

328

A companhia chegou a antecipar o voo em 3 horas e mudar seu terminal, porém, através de e-mail e consulta com o localizador da reserva no site da Empresa, a informação foi muito clara no que diz respeito às alterações realizadas.

Conclusão

A PAL  é uma empresa boa, séria em seu trabalho e vale a pena voar nela sim. Há ainda a Cebu Pacific, também recomendada pelos filipinos. Ambas têm a mesma média de preço, mas como achei o horário da Philippine Airlines mais conveniente, não me arrependi de forma alguma da minha escolha.

334

Agradecemos à Kalynara  pela ótima avaliação, que certamente foi útil para que os leitores conhecessem um pouquinho da PAL enquanto a companhia prepara seu novo voo para o Brasil. E você? Já voou com a companhia? Deixe suas impressões nos comentários!  Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post. Não deixe de conferir também nosso Guia de Companhias Aéreas, com dezenas de avaliações e notas dos leitores.

Autor

Redação - redacao