Como é viajar de ônibus entre Buenos Aires e Santiago do Chile de primeira classe com a Andesmar

Denis Carvalho
24/11/2015 às 17:40

Muitos leitores já tiveram a oportunidade de voar de Buenos Aires a Santiago do Chile, duas das capitais mais visitadas pelos brasileiros no continente. Mas, que tal fazer esse mesmo percurso de ônibus? Já imaginou encarar uma jornada de 1.400 km, com direito à travessia da Cordilheira dos Andes? Nosso leitor Rômulo Tavares e sua esposa fizeram o trajeto com a empresa Andesmar e garantem: a experiência vale a pena! Confira nessa avaliação exclusiva e cheia de imagens como é viajar da Argentina ao Chile de ônibus!

Leia também: O que fazer em Santiago – roteiro completo e dicas para a sua viagem!

Como é viajar de ônibus de Buenos Aires a Santiago

No final de mês de agosto deste ano fiz uma viagem internacional com minha esposa para Argentina e Chile, com ida e volta saindo de minha cidade, Teresina (PI), pela TAM. Fui primeiro pra Buenos Aires e aproveite bem vários pontos turísticos dessa linda e aconchegante cidade, ficando na mesma por um período de quatro dias. Depois, fui para cidade de Santiago do Chile a qual fica a uma distância aproximada de 1.400 km da cidade de Buenos Aires, uma viagem em torno de 17 horas de duração. Resolvi fazer este trecho de ônibus e assim aproveitar as lindas paisagens que encantam qualquer amante de viagens como eu e minha esposa.

Li muitas experiências na internet de pessoas que já haviam feito esse trecho de viagem. Percebi que o ponto comum de tais comentários era sobre o excelente serviço de ônibus que várias empresas disponibilizam para tal viagem e as já comentadas lindas paisagens que poderia desfrutar ao longo da viagem. Entre as várias empresas resolvi escolher a Andesmar em decorrência do horário de saída, chegada e também pelos vários comentários positivos sobre a empresa.

Andesmar

Leia mais:
O que fazer em Buenos Aires: 43 dicas para a sua viagem!
20 passeios grátis para se fazer em Buenos Aires!
Onde comer em Buenos Aires
Dicas de compras em Buenos Aires
Dicas de transporte em Buenos Aires
Como ir de Ezeiza a Buenos Aires

Compra da passagem

A compra é no próprio site da empresa e não tive nenhuma dificuldade. O pagamento foi feito com cartão de crédito. Após confirmação de pagamento você recebe um e-mail de confirmação com instruções para impressão da passagem. Paguei o valor de R$ 340, convertidos de pesos argentinos, por pessoa, pra viajar com serviço de primeira classe, incluindo jantar, café da manha e dois lanches. A prática tarifária é semelhante aos das empresas aéreas, ou seja, quanto maior antecipação na compra na passagem o preço tende a ser menor.

Andesmar 2

Embarque

A saída estava marcada para 19h45, então chegamos duas horas antes para conhecermos melhor a Rodoviária de Buenos Aires, chamada de La Terminal de Retiro. Ela é ampla com um ótimo espaço de alimentação, muitas lojas com produtos e lembrancinhas da cidade além de vários espaços de espera. Os banheiros, em um número considerável, são relativamente limpos e organizados. Porém, como em qualquer lugar com grande números de pessoas, devemos estar sempre atentos pra nossos pertences e assim dificilmente ocorrerá algum imprevisto indesejável.

O ônibus

O ônibus chegou 30 minutos antecipado e fomos bem recepcionados pelo motorista e uma simpática rodomoça que sempre estava atenta a algum pedido. O veículo tem algo em torno de oito anos de uso, porém é bem conservado e limpo. Acompanhei o embarque de nossas malas e logo em seguida entrei no ônibus a procura de nossas poltronas.

Motorista e Rodomoça

A configuração das poltronas é 2 – 1, sendo 26 no piso superior e seis no piso inferior e um banheiro químico. Cada passageiro recebe um quite com uma manta e uma almofada o que ajuda a resistir ao frio durante a noite de viagem.

Onibus-chile-argentina Onibus-chile-argentina-1

A poltrona é bastante confortável e reclina 180°, transformando-se assim, numa cama. Os assentos configurados em dupla possuem uma cortina no meio que pode proporcionar uma maior privacidade do passageiro que viaja ao lado.

andesmar-onibus

O ônibus possuía um sistema de telas individuais, touchscreen, com muitos filmes recentes, musicais, seriados e documentários, algo muito semelhante ao dos aviões. O áudio era em inglês ou espanhol e alguns com legenda em espanhol. Um sistema muito fácil de manusear. O ônibus também possuía internet wifi, que funcionava em ótima velocidade sempre que passávamos por alguma cidade com sinal de celular.
Onibus-chile-argentina-3

Meia hora após a partida a rodomoça realizou um bingo, bem interessante por sinal, de uma garrafa de vinho argentino. Fiquei no “quase” para ganhá-lo. (Risos)

Onibus-santiago-buenos-aires-1

Serviço de bordo

O serviço de bordo foi iniciado pouco antes do bingo comentado acima. Foi oferecido algumas bebidas como refrigerantes ou vinho. Meia hora após o bingo foi iniciado o serviço de jantar com talheres em metal, o qual foi dividido em uma farta entrada, prato principal e sobremesa. A poltrona possui um sistema de encaixe, no qual é ajustado uma mesinha para as refeições.

A entrada foi composta de queijo, presunto, um rocambole com creme de vegetais, folheado com creme de espinafre, dois pães e um bolinho com creme de caramelo, além de um molho com azeite de oliva. Tudo macio e com gosto muito agradável.

Onibus-chile-argentina-5

O prato principal também me surpreendeu pela qualidade e sabor. Foram oferecidas duas opções entre creme de frango e filé de carne, ambos acompanhados de vegetais. Escolhi a segunda opção e apreciei muito bem. Em seguida a rodomoça, que foi muito eficiente, passou oferecendo refrigerantes, vinho ou espumante.

Onibus-chile-argentina-6

Já de manhã, por volta das 7 horas, a rodomoça iniciou o serviço de café, o qual também foi bem farto e com variedade entre alguns bolinhos. Servido juntamente com um sanduíche quente de queijo e presunto, bebida quente como café, leite ou chá e suco em caixa. Enfim, um café bem saboroso.

Onibus-santiago-buenos-aires-2

Onibus-santiago-buenos-aires-4

Restante da viagem
Pouco antes das 8 horas, chegamos à rodoviária da cidade argentina de Mendoza, onde fizemos uma breve parada para troca de ônibus e assim continuarmos mais 350 km até a cidade de Santiago do Chile. Aproveitamos a parada e conhecemos um pouco da rodoviária que também é ampla e bem organizada. Por volta das 9 horas iniciamos o segundo trecho da viagem com destino à bela Cordilheira dos Andes e aproveitarmos a maravilhosa paisagem ao logo da viagem durante o dia.

Onibus-santiago-buenos-aires-6 Onibus-santiago-buenos-aires-7

Ao meio dia, chegamos à fronteira entre Argentina e Chile, a qual estava com muita neve e tive a oportunidade e privilégio de pela primeira vez ver a neve caindo do céu. Passamos em torno de uma hora para os procedimentos de migração chilena. Logo depois foi oferecido um lanche.

Onibus-santiago-buenos-aires-8estrada-santiago-buenos-aires

Em seguida começamos a descida da Cordilheira dos Andes aproveitando toda a visão que a natureza pode nos proporcionar até nossa chegada, por volta das 17 horas (hora local), à capital do Chile.

estrada-santiago-buenos-aires-2 estrada-santiago-buenos-aires-1

Em síntese, um serviço de ótima qualidade e uma experiência inesquecível que, apesar do tempo de percurso, nos oferece uma oportunidade ímpar de vermos o quão Deus é perfeito ao “desenhar” a natureza. Recomendo aos demais leitores, que por ventura venha conhecer os dois países numa só viagem, a fazer este percurso por ônibus,o qual é confortável e muito seguro. Abraços! Deus nos abençoe!

Onibus-santiago-buenos-aires-5

Agradecemos ao Rômulo por partilhar conosco essa experiência, que certamente vai deixar muitos leitores com vontade ou pelo menos curiosidade de experimentar. E você, já fez este trajeto? Conte nos comentários como foi! Se quiser mandar uma avaliação de companhia aérea, de ônibus ou de trem para o Melhores Destinos entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br